Gislaine de Paula
Professora de Direito no IFPR. Doutora em Direito PPGD-UFSC, Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), na área de Teoria, Filosofia e História do Direito, possui graduação em Direito pela mesma instituição (2011). É membro do Núcleo de Estudos em Filosofia e Teoria do Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa na área de Direito e Psicanálise, Filosofia do Direito e Direito e Literatura.
Contato via email: gislaine.paula@ifpr.edu.br
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Direito
2015 - 2020
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Neoliberalismo, Direito e Mal-estar
, Ano de obtenção: 2020. Jeanine Nicolazzi Philippi.
Mestrado em Direito
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Lei e o Mal-estar
, Ano de Obtenção: 2014.Jeanine Nicolazzi Philippi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Direito
2006 - 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O jeitinho, a Lei e as leis
Orientador: Jeanine Nicolazzi Philippi
Formação complementar
2014 - 2014
Módulo I do Curso de Preparação para Magistratura do Estado de SC. (Carga horária: 360h). , Escola Superior da Magistratura Catarinense, ESMESC, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação para Professor: Metodologia UnisulVirtual. (Carga horária: 45h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Psicanálise da Orientação Lacaniana. (Carga horária: 88h). , Escola Brasileira de Psicanálise - Seção SC, EBP-SC, Brasil.
2011 - 2011
Francês língua geral. (Carga horária: 100h). , Alliance Française, AF, França.
2008 - 2009
Curso de Formação em Teoria Psicanalítica. (Carga horária: 272h). , Escola Brasileira de Psicanálise - Seção SC, EBP-SC, Brasil.
2008 - 2008
Filosofia da Psicanálise. (Carga horária: 72h). , Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, CFH, Brasil.
2007 - 2007
Conferências Introdutórias à Psicanálise. (Carga horária: 20h). , Escola Brasileira de Psicanálise - Seção SC, EBP-SC, Brasil.
2007 - 2007
Antropologia Filosófica I. , Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, CFH, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito e Psicanálise.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Antropologia Jurídica.
Participação em eventos
a X Contextos e Conceitos - Mostra de Produção Científica e Extensão.DIÁLOGOS ENTRE DIREITO E LITERATURA A PARTIR DE ?CONSTRUÇÃO?, DE CHICO BUARQU. 2020. (Oficina).
V Encontro 13 Luas - O Direito no Encontro de Kant com Sade, de Lacan. 2010. (Encontro).
VII Jornadas de Direito e Psicanálise: Interseções e Interlocuções a partir de O Senhor das Moscas - de Willian Golding. 2010. (Outra).
Felicidade pronta entrega: felizes a qualquer preço?. 2008. (Congresso).
II Congresso dos Centros Acadêmicos de Direito de Santa Catarina. 2007. (Congresso).
Curso de Extensão "Produção de Vídeo como Técnica de Expressão e Pesquisa". 2006. (Oficina).
Participação em bancas
PHILIPPI, J. N.; ESPÍNDOLA, A.;PAULA, G.. Direito-como-literatura: uma possibilidade de desativar o direito enquanto dispositivo neoliberal. 2021. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PAULA, G.; HEINEN, L. R.; CHEROBIN, R.; FERRAZZO, D.. A justiça com pressa: direito e tempo sob a ordem neoliberal no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PAULA, G.; RADAELLI, S. M.; SILVA, F. A.. O cárcere como pena no combate à criminalidade ou depósito de indesejáveis: uma análise da realidade social brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
MEDEIROS, P. V.; SILVA, F. A.;PAULA, G.. A divergência doutrinária acerca do instituto jurídica da coisa julgada no julgamento antecipado parcial do mérito. 2019 - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
MEDEIROS, P. V.;PAULA, G.; Vieira, R.. A divergência na interpretação do rol do artigo 1016 do Código de Processo Civil de 2015. 2019.
GALVÃO, L. M.;PAULA, G.. Pela construção de uma criminologia feminista: análise da lei do feminicídio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
ROMAN, J. F.;PAULA, G.; GALVÃO, L. M.. A responsabilidade civil por dano moral decorrente de abandono afetivo: possibilidade jurídica da indenização. 2017.
KIERECZ, M. S.;PAULA, G.; LEOPOLDINO, C.. A aplicação das medidas de segurança e os estabelecimentos de custódia e tratamento psiquiátrico no Brasil (ECTPs) pela análise do censo de 2011. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
PAULA, G.; KIERECZ, M. S.; GALVÃO, L. M.. Pirataria no mundo contemporâneo e liberdade cultural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
PAULA, G.; MEDEIROS, P. V.; PERUZZO, B.. O Meio Ambiente de trabalho e a sua implicância na saúde e segurança dos trabalhadores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
PAULA, G.; MACEDO, J. A. C.; GALVÃO, L. M.. Do proibicionismo à regulamentação: reflexões sobre a prostituição do direito brasileiro à luz de uma perspectiva de gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
PAULA, G.; MACEDO, J. A. C.; GALVÃO, L. M.. Recall Político: uma perspectiva de aprofundamento da accountability vertical no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
PAULA, G.. A emissão de normas pelas agências reguladoras, sua validade e limites na atualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Banalização do Dano Moral; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Gislaine de Paula;
A improcedência liminar do pedido no processo civil brasileiro: uma análise jurídica no Tribunal de Justiça do Paraná; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Gislaine de Paula;
O filho de direito materno como forma-sujeito jurídica a partir da leitura de Um Amor Anarquista - uma mulher para três homens, uma terra para todos, um amor para sempre; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Gislaine de Paula;
Produções bibliográficas
-
PAULA, G. . Brasil, Jeitinho e Flexibilização da Ordem Jurídica. Discenso , v. 1, p. 245-264, 2010.
-
PAULA, G. . Jeitinho Brasileiro e Instrumentalização das leis. Revista de Direito e Psicanálise , v. 2, p. 38-48, 2010.
-
PAULA, G. . Angústia. Revista de Direito e Psicanálise , v. 1, p. 51-55, 2009.
-
PAULA, G. . Neoliberalismo, Direito e Mal-estar. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2021.
-
PAULA, G. . Zeus, Hércules e Hades: conceitos de direito. In: Luiz Henrique Urquhart Cademartori; Sergio Luiz Ferreira Mota. (Org.). Direito, Teorias e Sistemas: estudos desenvolvidos no programa de pós-graduação em direito na UFSC. 1ed.Florianópolis: Insular, 2015, v. 1, p. 93-103.
-
PAULA, G. . Sade com Hobbes, Locke e Rousseau: o retorno ao estado de natureza. In: XII Congreso Nacional y V Internacional sobre Democracia, 2016, Rosario. Memorias del XII Congreso Nacional y V Internacional sobre Democracia. Rosario: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2016. v. 2. p. 521-536.
-
PAULA, G. . O Mestre em Declínio e o Dis-curso Capitalista. In: SEPS-Rio ? Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica, 2015, Rio de Janeiro. Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica Inovação em psicanálise: rumos e perspectivas na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica - UFRJ, 2015. v. 1. p. 121-126.
-
PAULA, G. . Como ficam as leis no país do jeitinho?. In: II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012, Niterói. Anais do II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012.
-
PAULA, G. . Revisitando Antígona: uma outra compreensão de legalidade. In: I Colóquio Internacional de Direito e Literatura, 2012, Passo Fundo. ANAIS DO CIDIL. Passo Fundo: IMED; FAPERGS, 2012. v. 1. p. 49-58.
-
PAULA, G. . Jeitinho brasileiro: um modo de desresponsabilizar-se perante as leis?. In: III Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura, 2011, Nova Lima. Anais do III Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura: responsabilidade e resposta. Nova Lima: Faculdade de Direito Milton Campos, 2011. p. 136-147.
-
PAULA, G. ; RADAELLI, S. M. ; MEDEIROS, P. V. . Conversação sobre Direito e Literatura a partir de 'Se eu fosse eu', de Clarice Lispector?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, G. . Janela para o horror: direito e subjetividade em tempos de crise e isolamento. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAULA, G. . Uma análise crítica do livro Dom Casmurro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAULA, G. ; MEDEIROS, P. V. ; CONCEICAO, Kátia C. S. S. . DIÁLOGOS ENTRE DIREITO E LITERATURA A PARTIR DE ?CONSTRUÇÃO?, DE CHICO BUARQU. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, G. . INTRODUÇÃO AO DIÁLOGO ENTRE O DIREITO E A PSICANÁLISE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, G. . Como ficam as leis no país do jeitinho?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA, G. . Revisitando Antígona: uma outra compreensão de legalidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, G. . O Dilema da Cidadania no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, G. . Democracia e laço social em tempos de deriva subjetiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, G. . Jeitinho brasileiro: um modo de desresponsabilizar-se perante as leis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAULA, G. . Um modo brasileiro de lidar com as leis: o jeitinho a partir da interlocução entre o Direito e a Psicanálise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, G. . Jeitinho Brasileiro: instrumentalização das leis?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, G. . Brasil, "Jeito" e Flexibilização da Ordem Jurídica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, G. . As modulações do Direito contemporâneo: a flexibilização da ordem jurídica e a crise de legalidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, G. . Prefácio. São Paulo, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Direito, sujeito e neoliberalismo, Descrição: Tomando como ponto de partida o "Nascimento da Biopolítica", de Foucault, esta pesquisa busca compreender os efeitos do neoliberalismo na legalidade e na subjetividade. Primeiramente, é preciso estudar em que consiste (ou consistiu) o liberalismo, nos planos da teoria do direito e da economia política, para, só então, observar as transformações que ocorreram nestes campos no século XX. Finalmente, analisamos os efeitos subjetivos de tais mudanças (legais, políticas, econômicas e sociais) por meio da teoria psicanalítica de orientação lacaniana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gislaine de Paula - Coordenador.
-
2016 - 2018
O papel do Direito nas sociedades ocidentais : uma interlocução entre o Direito e a Psicanálise, Descrição: Em tempos supermodernos pelos quais perpassam as sociedades ocidentais, isto é, em uma época de aceleração social e deriva subjetiva, não parece ser possível afirmar que padecemos do mesmo mal-estar na civilização descrito por Freud na primeira metade do século XX. Neste sentido, o progresso brutal da ideologia individualista e o liberalismo econômico, filhos da modernidade, impõem que a ordem jurídica opere em consonância com os imperativos de gozo, fazendo com que o Direito seja a instância responsável por satisfazer quaisquer demandas ? sejam elas do mercado, do Estado ou de indivíduos ?, sem levar em consideração as diferenças subjetivas e, muito menos, a dimensão de alteridade. Isso contribui para que o mal-estar na civilização contemporânea se manifeste de forma feroz, já que os sujeitos, ainda não bem ajustados a este admirável mundo novo que começa a se formar na década de 90 do século XX, possuem frágeis anteparos simbólicos e legais para lidar com as perdas e o sofrimento psíquico. A partir disso, pergunta-se: qual a relação entre legalidade e subjetividade? Qual a relação entre o Direito e o mal-estar? Para responder a essas questões, a pesquisadora se utilizará de pesquisa bibliográfica com enfoque crítico multidisciplinar. A presente pesquisa, portanto, se propõe a formular, a partir da compreensão das relações que existem entre legalidade e mal-estar ? sempre compreendido como um mal-estar próprio da vida entre outros, isto é, mal-estar na civilização ? uma nova função para o Direito, que passe a levar em consideração as dimensões de alteridade e subjetividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gislaine de Paula - Coordenador.
-
2013 - Atual
Diagnóstico da pesquisa acadêmica em Teoria e Filosofia do Direito no Brasil, Descrição: O projeto consiste numa atividade de mapeamento e análise da produção acadêmica na área de teoria do direito no Brasil, englobando as subáreas filosofia, antropologia, sociologia e história do direito, a fim de compreender, em sua relação com a dimensão efetiva do fenômeno jurídico, qual o horizonte da teoria do direito na realidade brasileira... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Gislaine de Paula - Integrante / Jeanine Nicolazzi Philippi - Coordenador / Victor Cavallini - Integrante / Marcel Soares de Souza - Integrante / Guilherme de Souza Demaria - Integrante / Rafael Caetano Cherobin - Integrante / Walter Marquezan Augusto - Integrante / Elton Fogaça da Costa - Integrante / Guilherme Filipe Andrade dos Santos - Integrante / Joanir Fernando Rigo - Integrante / Patrícia Soster Bortolotto - Integrante / Melissa Mendes de Novais - Integrante / Macell Cunha Leitão - Integrante / Júlia Bordin Mandelli Correa - Integrante.
-
2007 - 2011
As transformações do direito contemporâneo: a flexibilização das ordens jurídicas estatais e a crise da legalidade analisadas a partir da interseção do direito com a psicanálise, Descrição: Existe uma relação entre a flexibilização das práticas jurídicas e a crise de legalidade que acompanha as modulações do direito contemporâneo? Como a interseção do direito com a psicanálise ajuda a compreender a perda de eficácia simbólica da lei e permite recolocar a discussão sobre a função do limite.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gislaine de Paula - Integrante / Jeanine Nicolazzi Philippi - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Membro do Núcleo de Estudos em Teoria e Filosofia do Direito
2007 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq, sob orientação da Profª Drª Jeanine Nicolazzi Philippi.
2015 - Atual
Instituto Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora dos Cursos de Graduação em Direito e do Curso Técnico de Serviços Jurídicos.
2015 - Atual
Instituto Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Direito, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2015
Direção e administração, Campus Palmas.,Cargo ou função, Membro.
-
10/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito, Ética, Teoria Geral do Processo
-
10/2015
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Aplicado à Informática
-
10/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Jurídica, Direito Empresarial I e II, Metodologia Científica, Projeto de Monografia, Teoria Geral do Processo
-
12/2016 - 12/2017
Direção e administração, Campus Palmas.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Curso Técnico em Serviços Jurídicos.
Você é Gislaine de Paula?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gislaine de Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?