Diego Knack

Diego Knack é doutor em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). Autor de "Ditadura e Corrupção", livro publicado em 2018 pelo Arquivo Nacional em razão do Prêmio Memórias Reveladas. Em 2014, obteve o grau de mestre em História Social pelo PPGHIS/UFRJ e recebeu o prêmio Ana Lugão Rios de melhor dissertação de mestrado daquele ano. Atua como historiador, professor da educação básica e consultor para conteúdo audiovisual educativo. Enquanto historiador, atualmente estuda os entendimentos sobre o tema da corrupção política veiculados por membros do Estado brasileiro durante o regime militar e a atuação dos sistemas de informação, destacadamente a atividade da Comissão Geral de Investigações (CGI). Tem experiência nas áreas de Teoria e Metodologia da História e História Política, com ênfase em História do Brasil República. Também auxilia na edição do site História da Ditadura (historiadaditadura.com.br) e é membro do corpo editorial da revista Tempo Amazônico (Anpuh/AP). Enquanto professor da educação básica, ministra aulas de História para o ensino fundamental na rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro, na Escola Municipal Anísio Teixeira. Além disso, gerencia projetos de incentivo a leitura e comanda a Sala de Leitura Ilza Xavier de Faria. Participou de projetos pedagógicos ligados a experiências inovadoras em educação e no ensino de História. Participou também de projetos pedagógicos voltados para a temática dos direitos humanos. Tem experiência de trabalho no ensino médio e em preparatórios para a carreira militar. Enquanto consultor para conteúdo audiovisual educativo, auxiliou na produção da série "Show da História" (antes "Canal da História"), do Canal Futura e apresentou a versão do programa "Tempo de Estudar", do Canal MultiRio, voltado para o 8º ano do ensino fundamental.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2015 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Um tribunal de exceção na ditadura: as investigações do sistema CGI e o combate à corrupção (1968-1978)
Carlos Fico da Silva Júnior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ditadura Militar; Corrupção; CGI.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História Social

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O combate à corrupção durante a ditadura militar por meio da Comissão Geral de Investigações (1968-1978),Ano de Obtenção: 2014
Carlos Fico da Silva Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O discurso moralizante da Comissão Geral de Investigações (1968-1978)
Orientador: Carlos Fico da Silva Júnior
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

KNACK, Diego. . VI Encontro de Pesquisas de Graduação em História. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário Nacional de História da Historiografia. 2010. (Seminário).

VI Encontro de Pesquisas de Graduação em História.Caça a `corruptos` e `demagogos`: dimensões do tema da corrupção durante a ditadura militar brasileira. 2010. (Encontro).

II Seminário Internacional do PRONEX. 2009. (Seminário).

1968 - 40 anos depois: Memória e História. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denise Rollemberg Cruz

FICO, C.; ARAÚJO, M. P. N.;Rollemberg, Denise. O combate à corrupção durante a ditadura militar por meio da Comissão Geral de Investigações (1968-1978). 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Fico da Silva Junior

FICO, Carlos. O combate à corrupção durante a ditadura militar por meio da Comissão Geral de investigações (1968-1978. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Fico da Silva Junior

FICO, Carlos. Um tribunal de exceção na ditadura: as investigações do sistema CGI e o combate à corrupção. 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Fico da Silva Junior

FICO, Carlos. Os processos da Comissão Geral de Investigações (1969-1978). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Celina Soares D'Araujo

Maria Celina D'Araujo; Ferreira, Marieta de Moraes; Fico, Carlos; MARTINS FILHO, João Roberto; STARLIN, Heloisa. M. M.. Um tribunal de exceção na ditadura: as investigações dos sistema CGI e o combate à corrupção (1968-1978. 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Celina Soares D'Araujo

Fico, Carlos; Ferreira, Marieta de Moraes;D'Araujo, Maria Celina. Os processos da Comissão Geral de Investigações (1969-1978). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

maria Paula nascimento Araújo

Fico, Carlos; Rollemberg, Denise;ARAUJO, M. P. N.. O combate à corrupção durante a ditadura militar por meio da Comissão Geral de Investigações (1968-1978). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa dePós Graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; SILVA JUNIOR, C. F.; FERREIRA, M. M.; MARTINS FILHO, J. R.; DARAUJO, M. C. S.; SEDREZ, L. F.. Um tribunal de exceção na ditadura: as investigações do sistema CGI e o combate à corrupção (1968-1978). 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Fico da Silva Junior

Os processos da Comissão Geral de Investigações (1969-1978); Início: 2015; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carlos Fico da Silva Junior

Corrupção e regime militar: A Comissão Geral de Investigações; 2012; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Carlos Fico da Silva Júnior;

Carlos Fico da Silva Junior

Corrupção e regime militar: A Comissão Geral de Investigações; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Carlos Fico da Silva Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KNACK, Diego. . Os usos políticos do moralismo anticorrupção pela ditadura militar brasileira. Cadernos do NUPPOME , v. 2, p. 13-20, 2019.

  • CARVALHO, ALESSANDRA ; KNACK, DIEGO . Conhecimento histórico escolar, tempo presente e o uso de documentos audiovisuais no ensino sobre a ditadura militar na educação básica. REVISTA HISTÓRIA HOJE , v. 6, p. 98-121, 2017.

  • KNACK, Diego. . Ditadura e Corrupção. A Comissão Geral de Investigações e o confisco de bens de acusados de enriquecimento ilícito no Brasil (1968-1978). 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2018. 188p .

  • KNACK, Diego. . Moralismo Anticorrupção e práticas autoritárias: o caso da ditadura militar (1964-1985). In: Leonardo Dallacqua de Carvalho; Luiz Alves Araújo Neto. (Org.). A eterna encruzilhada brasileira: autoritarismo, totalitarismo e democracia. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2019, v. , p. 287-311.

  • KNACK, Diego. ; REIS, G. ; CARVALHO, F. . Curte, comenta e compartilha: um relato de experiência sobre a criação de um vlog para o ensino de História. In: Carla Figueira de Souza; Antônio Carlos da Silva; Carla Imenes; Elisandra Barbosa Cabral; Katia Krepsky Valladares Silva; Maria das Graças Sousa Oliveira. (Org.). Cotidianos educacionais: fazeres, imagens e formação docente. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2019, v. , p. 181-191.

  • KNACK, Diego. . Um canal de muitas histórias. In: André Libonati; Débora Garcia. (Org.). Comunicação e transformação social: Canal Futura: 20 anos de conexões e reinvenções. 1ed.Ilhéus: Editus, 2019, v. 3, p. 123-130.

  • KNACK, Diego. . Três edifícios e uma ditadura: histórias ocultas da Rua México. In: Ilmar Rohloff de Mattos. (Org.). Rio de Janeiro: histórias concisas de uma cidade de 450 anos. 1ed.: Rio de Janeiro, 2015, v. , p. 170-180.

  • KNACK, Diego. . Fontes e Pesquisas no Memórias Reveladas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, P. C. ; KNACK, Diego. . Site História da Ditadura: possibilidades para professores e estudantes de História. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • KNACK, DIEGO . O ofício do historiador e a pesquisa na área de ditadura militar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KNACK, DIEGO . A corrupção durante a ditadura militar brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARAES, D. ; STEFANELI, C. ; KNACK, DIEGO . Educação entre gerações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KNACK, Diego. . Reflexões sobre ensino de história a partir do artigo 'Três edifícios e uma ditadura'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KNACK, Diego. . Reflexões e experiências no ensino de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KNACK, Diego. . Sob as sombras do trauma: reflexões sobre história do tempo presente e memória historiográfica a partir de um estudo sobre o tema do combate à corrupção durante o regime militar brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KNACK, Diego. . ?O sistema CGI: dimensões do combate à corrupção durante a ditadura civil-militar brasileira (1968-1978)?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KNACK, Diego. . ?Moralismo e autoritarismo: a União Democrática Nacional na crise dos anos de 1960 (1961-1964)?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KNACK, Diego. . Caça a ?corruptos? e ?demagogos?: dimensões do tema da corrupção durante a ditadura militar brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KNACK, Diego. . Guia politicamente incorreto da Historia do Brasil: Uma resenha critica. 2010 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

KNACK, DIEGO . Show da História. 2018.

KNACK, Diego. . Canal da História. 2017.

GOMES, P. C. ; TEIXEIRENSE, P. ; KNACK, DIEGO . Entrevista com família Goulart. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SARAIVA, D. ; CONDE, J. ; GOMES, P. C. ; KNACK, DIEGO . Teatro e Ditadura: entrevista com Carlos Gregório. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SARAIVA, D. ; GOMES, P. C. ; KNACK, DIEGO . Dzi Croquettes - Entrevista com Claudio Tovar. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SARAIVA, D. ; GOMES, P. C. ; KNACK, DIEGO . Futebol, Política e Ditadura - Entrevista com Juca Kfouri. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KNACK, DIEGO . Mitos da ditadura: ?naquele tempo não tinha corrupção?. 2017; Tema: Corrupção durante a ditadura militar. (Site).

KNACK, DIEGO . Afinal, o que é uma ditadura?. 2017; Tema: Ditadura Militar. (Site).

KNACK, DIEGO . A corrupção que os militares disseram combater e como isso aconteceu. 2017; Tema: Corrupção durante a ditadura militar. (Site).

KNACK, DIEGO . O conceito de ditadura a partir de trechos do filme Toy Story 3. 2016; Tema: Ensino de História. (Site).

KNACK, DIEGO . O caso Juscelino: como a ditadura militar tratou as denúncias de corrupção contra JK. 2016; Tema: O processo no âmbito da CGI contra Juscelino Kubitschek. (Site).

KNACK, DIEGO . Uma ditadura contra a corrupção?. 2016; Tema: Corrupção durante a ditadura militar brasileira. (Site).

REIS, G. ; KNACK, DIEGO . Tempo de Estudar - História - 8º ano. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas digitais).

KNACK, Diego. . Canal da História: guia de uso pedagógico. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Atividades).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Tese aprovada com louvor e indicação para publicação, Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2015

Prêmio Memórias Reveladas - Edição 2014, Arquivo Nacional.

2014

Prêmio Ana Lugão RIos de melhor dissertação do ano, PPGHIS/UFRJ - Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2014

Dissertação aprovada com louvor e indicação para publicação, PPGHIS/UFRJ - Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional