Daniel da Silva Toledo

Graduado em Filosofia (UFJF), mestre, doutor e pós-doutor na área de concentração em Filosofia da Religião pelo PPCIR-UFJF e pela PUC-MG. Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Religião (SBFR). Desde a graduação desenvolve projetos de pesquisa acerca do pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger, sobretudo nos campos da ontologia, metafísica e niiliismo. Detém experiências de intercâmbio com a Universidade de Passau (Passau Universität-Alemanha) durante a graduação e com a Universidade de Freiburg (Albert-Ludwig Universität-Alemanha) durante o doutorado (PDEE). Teve sua tese de doutorado publicada e indicada ao Prêmio Capes de Tese - Edição 2013. Recentemente foi professor substituto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, pela qual também já atuou como professor substituto junto ao Departamento de Ciência da Religião.

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Religião

2008 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger
Orientador: em Universität Freiburg ( Hans-Helmuth Gander)
com Paulo Afonso de Araújo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Niilismo; Tragédia.

Mestrado em Ciência da Religião

2005 - 2007

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Dinâmica do Sagrado em um Horizonte Pré-Metafísico: Heidegger os Pensadores da Origem,Ano de Obtenção: 2007
Paulo Afonso de Araújo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Heidegger; Origem; Sagrado; Pensadores Originários; Hölderlin.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica / Especialidade: Ontologia.

Graduação em Filosofia

2000 - 2004

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Condição Trágica do Homem em Heidegger
Orientador: Paulo Afonso de Araújo
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Filosofia da Religião.

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Filosofia da Religião.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Latim

, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ensino Religioso.

Participação em eventos

Colóquio GT Ética e Religião PUC-MG.A confrontação entre o Deus da metafísica e o último deus em Heidegger. 2016. (Seminário).

Minicurso "Um livro à procura de um mundo: as 'Contribuições à Filosofia', de Heidegger", por Marco Casanova.XIII ANPOF. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Luan Alves dos Santos Ribeiro

Luan Ribeiro; ARAÚJO; Elena Pagni;TOLEDO, D. S.. A arte como caminho para o desvelamento do ser em Martin Heidegger. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rondnelly Diniz Leite

ARAÚJO; MARTINS, Antonio H. C.; NOÉ, Sidnei Vilmar; DRAWIN, C. R.;TOLEDO, D. S.. O problema de Deus em Bernhard Welte: da experiência do nada ao Deus pessoal e divino. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Ângelo Pernisa

ARAÚJO; PIRES;TOLEDO, D. S.; ALVES, Paula Renata; CARRARA, P. S.. A relação entre pensamento, poesia e sagrado na interpretação da obra de arte em Heidegger. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcos Vinicius da Costa Meireles

TOLEDO, D. S.; ARAÚJO; PIRES. O elemento religioso e sua compreensão a partir da análise existencial do ente humano. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Mário Paes Camacho

ARAÚJO; NOÉ, Sidnei Vilmar;TOLEDO, D. S.. Morte, pessimismo e abertura religiosa nos romances de Machado de Assis da segunda fase. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rondnelly Diniz Leite

ARAÚJO;TOLEDO, D. S.; PIRES. O problema de Deus em Bernhard Welte. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Ângelo Pernisa

ARAÚJO;TOLEDO, D. S.; PIRES. A essência da Verdade: aproximação da alegoria da caverna e Teeteto de Platão. 2013 - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Gross

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; Fernando Santoro. A dinâmica do sagrado em um horizonte "pré-metafísico": Heidegger e os pensadores da origem. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

ARAUJO, P. A.; GROSS,;PIRES, F. P.; BEZERRA, C. C.; ALMEIDA, Rogério de Miranda. O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

PIRES, F. P.; DREHER, L.H.; ARAUJO, P. A.. O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luís Henrique Dreher

DREHER, L. H.; ARAÚJO, Paulo Afonso; PIRES, Frederico Pieper. O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paulo Afonso de Araújo

ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; MOREIRA, Fernando José de Santoro. A dinâmica do sagrado em um horizonte pré-metafísico: Heidegger e os pensadores da origem. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paulo Afonso de Araújo

ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.; ALMEIDA, Rogério Miranda; BEZERRA, Cícero Cunha. O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paulo Afonso de Araújo

ARAÚJO, P. A.; DREHER, Luís Henrique; PIRES, F.P.. O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Foi orientado por

Luís Henrique Dreher

Por uma filosofia da religião a partir de um método hermenêutico-fenomenológico apoiado na ontologia de Martin Heidegger; 2014; Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Luís Henrique Dreher;

Paulo Afonso de Araújo

A dinâmica do sagrado em um horizonte pré-metafísico: Heidegger e os pensadores da origem; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;

Paulo Afonso de Araújo

O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger; 2012; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;

Paulo Afonso de Araújo

Filosofia e Religião diante do niilismo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;

Produções bibliográficas

  • TOLEDO, D. S. . A idiossincrasia de Nietzsche frente a Eurípides. TRÁGICA: ESTUDOS SOBRE NIETZSCHE , v. 13, p. 57-74, 2020.

  • TOLEDO, D. S. . A relação dos deuses gregos com a ontologia de Heidegger. Periagoge , v. 2, p. 30-38, 2020.

  • TOLEDO, D. S. . Existential precariousness as an essential condition of understanding for religious experience in contemporaneity. International Journal of Arts, Humanities & Social Science , v. 01, p. 96-104, 2020.

  • TOLEDO, D. S. . A ORIGEM DO CONFLITO TRANSCEDENTAL ENTRE A LIBERDADE HUMANA E A DISPOSIÇÃO DIVINA: A TRAGÉDIA GREGA ENTRE O ONTOLÓGICO E O METAFÍSICO. Boletim de Estudos Clássicos , v. 65, p. 13-34, 2020.

  • TOLEDO, D. S. . A REDENÇÃO COMO SUPRESSÃO DO TRÁGICO ENTRE OS ÉDIPOS DE SÓFOCLES. HYPNOS: REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DE ANTIGUIDADE , v. 42, p. 28-49, 2019.

  • TOLEDO, D. S. . A fenomenologia hermenêutica de Heidegger como condição de superação transcendental frente às ciências ônticas das religiões. REVISTA BRASILEIRA DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO , v. 5, p. 43-66, 2019.

  • TOLEDO, DANIEL . O fundamento trágico da metafísica em Heidegger. Poiesis , v. 16, p. 71-82, 2019.

  • TOLEDO, DANIEL . A conciliação dialética como afirmação do divino na 'Antígona' de Sófocles. Humanitas (Universidade de Coimbra) , v. 72, p. 9-22, 2018.

  • TOLEDO, DANIEL . Heidegger e a dimensão originariamente trágica da finitude em sua temporalidade histórica. REVISTA IDEAÇÃO , v. 1, p. 200-216, 2018.

  • TOLEDO, D. S. . A DIALÉTICA METAFÍSICO-ONTOLÓGICA COMO AFIRMAÇÃO DO DIVINO EM AS BACANTES DE EURÍPIDES. BEC - Boletim de Estudos Clássicos (Coimbra) , v. 62, p. 13-29, 2017.

  • TOLEDO, DANIEL . A precariedade existencial como condição essencial de compreensão para a experiência religiosa na contemporaneidade. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE) , v. 15, p. 472-486, 2017.

  • TOLEDO, D. S. . A DINÂMICA ONTOLÓGICA DE HEIDEGGER COMO CHAVE DE COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA PARA O MOVIMENTO ESSENCIAL DE RECUO DA DEIDADE. SYNESIS (ON LINE) , v. 9, p. 58-79, 2017.

  • TOLEDO, D. S. . HAVERIA EFETIVAMENTE UMA CONDIÇÃO DE CONCRETIZAÇÃO FÁTICA PARA A DIMENSÃO DA AUTENTICIDADE NO APELO DA CONSCIÊNCIA ONTOLÓGICA EM HEIDEGGER?. KÍNESIS (MARÍLIA) , v. 9, p. 31-60, 2017.

  • TOLEDO, D. S. . A tensão entre o 'último Deus' e o 'Deus da metafísica' em Heidegger. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião , v. 17, p. 13-32, 2015.

  • TOLEDO, D. S. . A precariedade histórico-ontológica como fundamento abissal da metafísica do Dasein. Kínesis (Marília) , v. VII, p. 72-85, 2015.

  • TOLEDO, D. S. . FENOMENOLOGIA DA AUSÊNCIA COMO CHAVE DE COMPREENSÃO PARA A RELAÇÃO ENTRE SER E DEIDADE A PARTIR DO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER. Sapere Aude: Revista de Filosofia , v. 6, p. 513-526, 2015.

  • TOLEDO, D. S. . A precariedade essencial do ser-no-mundo a partir da ontologia de Heidegger. Synesis (on line) , v. 7, p. 18-31, 2015.

  • TOLEDO, D. S. . A metafísica incipiente a partir do predomínio tácito do apolíneo em 'O nascimento da Tragédia'. Trágica: Estudos sobre Nietzsche , v. 4, p. 1-24, 2011.

  • TOLEDO, D. S. . Traços hermenêuticos para a compressão do fenômeno do sagrado em Heidegger. Kínesis (Marília) , v. 3, p. 198-224, 2011.

  • TOLEDO, D. S. . Pode a ontologia heideggeriana servir de índice de finitude para o divino?. Synesis (on line) , v. 3, p. 19-35, 2011.

  • TOLEDO, D. S. . Heidegger e a dimensão do sagrado no pensamento originário. Ítaca (UFRJ) , v. 13, p. 159-168, 2009.

  • TOLEDO, D. S. . A estrutura ambivalente da 'verdade' a partir de 'Sein und Zeit'. Ética e Filosofia Política , v. 10, p. 1/5, 2007.

  • TOLEDO, D. S. . O Fundamento Trágico da Metafísica a partir da Ontologia de Heidegger: a originária correlação histórico-existencial entre tragédia e niilismo. 1ª. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas - NEA, 2015. v. 1. 684p .

  • TOLEDO, D. S. . Por uma filosofia da religião a partir de um método hermenêutico-fenomenológico apoiado na ontologia de Martin Heidegger. In: Carvalho;Filho;Macedo;Carone. (Org.). Fenomenologia, religião e psicanálise. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. 1, p. 232-240.

  • TOLEDO, D. S. . A restrição de Heidegger à morte de Deus. In: II Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea, 2009, Belo Horizonte. Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea. Belo Horizonte: Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais, 2009.

  • TOLEDO, D. S. . O "demoníaco" como o "extra-ordinário" em Heidegger. In: II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2007, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2007.

  • TOLEDO, D. S. . Por uma delimitação interna do essencialismo às ciências da religião a partir da fenomenologia de Heidegger. In: II Congresso Internacional da Faculdades EST, 2014, São Leopoldo. Caderno de Resumos. São Leopoldo: EST, 2014. v. 1. p. 250-250.

  • TOLEDO, D. S. . Hermenêutica do último Deus. In: IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2011, Brasília. Anais do IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Brasília: Associação Brasileira de Filosofia da Religião, 2011. v. 1. p. 22-22.

  • TOLEDO, D. S. . A Sentença de Heidegger contraria à morte de Deus. In: III Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2009, Brasília. Anais do III Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. p. 26-26.

  • TOLEDO, D. S. . A tensão entre o 'Deus da metafísica' e 'o último Deus' em Heidegger. In: III Colóquio Internacional de Metafísica, 2009, Natal-RN. Programação e Caderno de Resumos, 2009. v. 1. p. 87-88.

  • TOLEDO, D. S. . A restrição de Heidegger à morte de Deus. In: II Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea, 2009, Belo Horizonte-MG. Livro de Resumos. Belo Horizonte-MG: Primacor, 2009. v. 1. p. 101-102.

  • TOLEDO, D. S. . O fundamento trágico do niilismo em Heidegger. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia, 2008, Canela-RS. Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia-ANPOF. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2008. p. 160-160.

  • TOLEDO, D. S. . O 'Demoníaco' como o 'extra-ordinário' em Heidegger. In: II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2007, Belo Horizonte. Anais II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Belo Horizonte: Emgraf, 2007. p. 73-74.

  • TOLEDO, D. S. . Heidegger e a possibilidade do Sagrado no Pensamento Originário. In: XII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2006, Salvador. Atas do XII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Campinas-SP: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2006. p. 126-126.

  • TOLEDO, D. S. . A vizinhança abisal entre pensamento e poesia a partir de um diálogo entre Heidegger e Hölderlin. In: Colóquio Nacional O Cômico e o Trágico, 2006, Ouro Preto-MG. Livro de Resumos, 2006. v. 1. p. 49-49.

  • TOLEDO, D. S. . Fenomenologia da ausência como chave de compreensão para a relação entre ser e deidade a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . Por uma filosofia da religião a partir de um método hermenêutico-fenomenológico apoiado na ontologia de Martin Heidegger. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . Por uma delimitação interna do essencialismo às ciências da religião a partir da fenomenologia de Heidegger. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . Hermenêutica do último Deus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . A restrição de Heidegger à morte de Deus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . A tensão entre o Deus da Metafísica e o Último Deus em Heidegger. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . O fundamento trágico do niilismo em Heidegger. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . O 'demoníaco' como o 'extra-ordinário' em Heidegger. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . A vizinhança abissal entre pensamento e poesia a partir de um diálogo entre Heidegger e Hölderlin. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . Heidegger e a possibilidade do Sagrado no Pensamento Originário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . Heidegger e a dimensão do sagrado no 'Pensamento Originário'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. . Heidegger e a Dimensão do Sagrado no 'Pensamento Originário'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, D. S. ; CABRAL, J. S. . Apresentação Revista Numen-17/2. Juiz de Fora: UFJF, 2015 (Editorial).

Outras produções

TOLEDO, D. S. ; Paiva, M. . A confrontação entre o Deus da metafísica e o 'último deus' em Heidegger. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2005

    Filosofia e Religião diante do Niilismo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniel da Silva Toledo - Coordenador / Laura Meirelles Beghelli - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelas disciplinas "Ética I", "Ética II", "Humanidades como campo do conhecimento I", "Humanidades como campo do conhecimento II", "História da Filosofia Contemporânea I" e "Seminário de Temas Filosóficos".

2015 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável por ministrar as disciplinas "Catolicismo", "Linguagens da Religião I", "Linguagens da Religião II", "Religião, Pós-Modernidade e Pós-Colonialidade" e "Práticas Escolares em Ensino Religioso".

2014 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiário docente como atividade da condição de bolsista de pós-doutorado do PPCIR-UFJF responsável por ministrar as disciplinas Filosofia da Religião I, Filosofia da Religião II (do curso de Bacharelado em Ciências Humanas da UFJF) e Questões de Filosofia e Fenomenologia da Religião (para a turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora - PPCIR / UFJF).

2013 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Estagiário docente responsável pela disciplina Introdução à Ciência da Religião oferecida pelo Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFJF

2005 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador

2016 - 2017

instituto estadual de educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor concursado, Carga horária: 16

Outras informações:
Disciplina: Ensino Religioso