Charlene Quevedo Guareschi

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria -FADISMA. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Advogada atuante, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o n 83.113. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, sendo que possui Especialização em Processo Civil pela Universidade Anhanguera - UNIDERP, bem como Especialização em Direitos Humanos e Ressocialização pela Faculdade Dom Alberto. Ex-integrante da Comissão Especial do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Cruz Alta/RS. Ex-integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Santa Maria. Ex- integrante do Núcleo de Estudos de Direito Internacional (NEDI), da Faculdade de Direito de Santa Maria -FADISMA. Ex-integrante do Núcleo de Estudos Avançados em Processo Civil (NEAPRO) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Ex-integrante do Núcleo de Pesquisa em Direito e Marxismo (NUDMARX) da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Parecerista da Revista Disciplinarum Scientia - Série Sociais Aplicadas - ISSN 2318-678X (versão on-line), da Universidade Franciscana - UFN. Professora em cursos preparatórios para concursos públicos, ministrando, prioritariamente, as matérias de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2017 - 2020

Universidade Federal de Santa Maria
Título: REFLEXIVIDADES JURÍDICO-SOCIAIS DO DIREITO À SEGURANÇA ALIMENTAR: DO AGROTÓXICO À AGROECOLOGIA,Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Jerônimo Siqueira Tybusch

Especialização em andamento em Direitos Humanos e Ressocialização

2018 - Atual

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA

Especialização em Direito Processual Civil

2012 - 2013

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: O TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA DO INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO COMO MEIO CONSENSUAL DE RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS
Orientador: Fabiano Guadagnucci dos Santos

Graduação em andamento em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P

2019 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais

2005 - 2009

Faculdade de Direito de Santa Maria
Título: ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO AMBIENTAL E O PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Orientador: Olinda Barcellos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUARESCHI, C. Q. ; SILVA, M. B. O. . II ENCONTRO REGIONAL E MESA-REDONDA DIREITO, MARXISMO E MEIO AMBIENTE. 2017. (Outro).

GUARESCHI, C. Q. . I Jornada Jurídica OAB Subseção de Cruz Alta - RS. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II ENCONTRO REGIONAL E MESA-REDONDA DE DIREITO, MARXISMO E MEIO AMBIENTE. 2017. (Encontro).

13° SEMANA ACADÊMICA - ENTREMENTES. 2016. (Outra).

I Encontro regional e mesa redonda de Direito, marxismo e meio ambiente: diálogos em tempo de crise político-jurídica e socioambiental. 2016. (Encontro).

Oficina do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade: Biopolítica e Socioambientalistmo. 2016. (Oficina).

I Congresso de Ciências Jurídicas e Sociais da FAPAS -CPC 2015, IX Jornada Palotina de Estudos Jurídicos e Sociais -Iniciação Científica e III Encontro de Egressos do Curso de Direito. 2015. (Congresso).

11ª Semana Acadêmica e 3ª Congresso Internacional EntreMentes.. 2014. (Congresso).

A Importância da Língua Portuguesa para o Operador de Direito. 2014. (Outra).

A Reconstrução Jurídica da Filiação: da Paternidade Legal à Multiparentalidade. 2014. (Outra).

As prisões cautelares e o filtro constitucional. 2014. (Outra).

IV Encontro Estadual e III Encontro Nacional de Práticas Jurídicias. 2014. (Encontro).

Temas Atuais do Direito. 2014. (Outra).

2 Fórum Internacional Ecoinovar.A ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO AMBIENTAL E O PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2013. (Outra).

II Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política- UFSM. 2013. (Congresso).

IV Seminário Ecologia Política e Direito na América Latina. 2013. (Seminário).

Justiça restaurativa e políticas de redução de danos - metodologias e intervenções criminológicas. 2013. (Outra).

I Jornada Jurídica OAB Subseção de Cruz Alta- RS. 2012. (Outra).

A Atuação da Polícia Federal no Combate à Criminalidade. 2009. (Outra).

Atualizando o Direito 3ª edição. 2009. (Outra).

Curso de atualização para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes- ENADE. 2009. (Outra).

O Trabalho em Tempos de Crise. 2009. (Oficina).

(Re) pensando o Direito para Transformar a Sociedade. 2008. (Outra).

Ética do Advogado no Direito de Família. 2008. (Outra).

Novas Perspectivas do Direito Ambiental e Agrário na Sociedade de de risco. 2008. (Outra).

Por dentro do Congresso Nacional. 2008. (Outra).

O Diálogo Contemporâneo entre as Culturas Jurídicas e os Desafios da Internacionalização do Direito.. 2007. (Seminário).

Seminário Justiça Federal e Sociedade. 2007. (Seminário).

XI Jornada Internacional de Direito. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Beatriz Oliveira da Silva

SILVA, Maria Beatriz Oliveira da.; SILVEIRA, C. E. M.; SANTOS, D. R.. 'O veneno está na mesa': os limites do balizamento jurídico ao modelo capitalista de produção de alimentos e o retrocesso das normas reguladoras do uso de agrotóxicos no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.

Cristine Koehler Zanella

BARCELLOS, Olinda; SUPTITZ, C.E.;ZANELLA, Cristine Koehler. Análise econômica do direito ambiental e o princípio do desenvolvimento sustentável. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira

SILVA, M. B. O.;SILVEIRA, Clóvis Eduardo Malinverni da.; SANTOS, D. R.. O veneno está na mesa: os limites do balizamento jurídico ao modelo capitalista de produção de alimentos e o retrocesso das normas reguladoras do uso de agrotóxicos no Brasil de Temer. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Douglas de Barros Lages Mary Vanir Crestani Tolfo

(DES) IGUALDADE DE GÊNERO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ARGENTINA E BRASIL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais) - Faculdade de Direito de Santa Maria; Orientador: Charlene Quevedo Guareschi;

Douglas De Barros Lages, Mary Vanir Crestani Tolfo

DA ESQUERA PARA A DIREITA ? KIRCHNERISMO Y ROUSSEFISMO VERSUS MACRISISTA Y TEMERISMO; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais) - Faculdade de Direito de Santa Maria; Orientador: Charlene Quevedo Guareschi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Olinda Barcellos

Direito ambiental econômico: o princípio da eficiência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria; Orientador: Olinda Barcellos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Grupo de Pesquisa e Estudos em Temas Contemporâneos de Direito Internacional vinculado ao Núcleo de Estudos de Direito Internacional (NEDI), Descrição: Devido à sua preocupação com o ensino e à sua busca por desenvolver um trabalho que inserisse o aluno em uma dinâmica de problematização, questionamento e reflexão sobre assuntos da seara nacional articulada com a internacional, auferindo sentido à atividade de estudar, é que a FADISMA estruturou o Núcleo de Estudos de Direito Internacional (NEDI). Hoje, o Núcleo organiza e discute com a realidade local, regional e nacional, eventos contemporâneos coerentes com a matriz de pensamento do Direito Internacional. O objetivo do NEDI é o desenvolvimento de debates e pesquisas que permitam aos interessados construir sentido sobre a realidade em que estamos inseridos. Pretende-se, ainda, provocar o questionamento acerca dos atores, das dinâmicas e dos fenômenos sociais que passam desapercebidos, apesar de estarem presentes em nosso dia a dia. Por fim, o NEDI também visa à prestação de serviços educacionais de ensino, pesquisa e extensão, bem como à assessoria nas áreas afetas ao Direito Internacional. O NEDI é composto por docentes, discentes e egressos da Graduação e da Pós-graduação da Instituição, por docentes e discentes colaboradores de outras Instituições de Ensino e por profissionais colaboradores oriundos de diferentes áreas de conhecimento de interesse afins ao Direito e às Relações Internacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Charlene Quevedo Guareschi - Integrante / Fábio Rijo Duarte - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Núcleo de Estudos Avançados em Processo Civil, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) e ao Curso Graduação de Direito da Universidade Federal de Santa Maria., Descrição: O NEAPRO/UFSM tem como premissa fundamental a necessidade, em pleno século XXI, de se construir um novo direito processual civil. Isso por que a jurisdição processual está imersa em um déficit de realidade, oriundo principalmente da supervalorização do processo de conhecimento e seu corolário rito ordinário (por natureza plenário e declaratório), que tradicionalmente vem mantendo o processo no interior da filosofia da consciência e do liberalismo político, sobrelevando a consciência do magistrado e a obsessão pelo encontro de certezas e verdades eternas no trato de direitos subjetivos individuais. Diante disso, a missão principal do NEAPRO/UFSM é a de fomentar a construção de um processo civil voltado para um tempo social-histórico, produto da história, o que leva à necessidade de uma maior proteção-satisfação dos direitos sociais, estes relacionados ao assistencialismo social, à saúde, aos direitos de solidariedade e fraternidade, de titularidade coletiva ou difusa, tais como o direito a um meio ambiente saudável, do consumidor, da bioética, do biodireito, da bioengenharia, dos advindos da virtualização do mundo, etc.. Tal missão se justifica porque é o Estado democrático de direito quem clama por um processo e por uma atuação jurisdicional democrática, compartilhada, anti-arbitrária e anti-positivista, fulcrada em ambientes processuais que proporcionem o fortalecimento (coerente) da Constituição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Charlene Quevedo Guareschi - Integrante / Cristiano Becker Isaia - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    DIREITO, MARXISMO E MEIO AMBIENTE: antigos conceitos em novos diálogos sobre o conflito entre o meio ambiente como bem (de uso) comum e a mercantilização da natureza., Descrição: Segundo o professor Frigotto , quando iniciamos uma pesquisa antes de termos exatamente um "problema" temos uma problemática. E começaríamos por dizer que problemática, aqui, está sendo extraída de uma realidade conflitual que define, no campo Jurídico, o meio ambiente como bem comum ou, no caso da constituição brasileira, como "bem de uso comum do povo"- quando no campo das relações econômicas avança um processo mercantilização e privatização do meio ambiente natural , ou, simplificando, de mercantilização da natureza. A partir deste quadro poderíamos começar por questionar: É possível nos marcos do capitalismo falar-se em meio ambiente como "bem (de uso) comum" ou é da gênese (e da própria sobrevivência) do capitalismo transformar tudo em mercadoria, inclusive a natureza? Deste questionamento outro advém: Em que medida esta questão pode encontrar reposta tendo como suporte a teoria marxista?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Charlene Quevedo Guareschi - Coordenador / MARIA BEATRIZ OLIVEIRA DA SILVA - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno

2009 - Atual

Faculdade de Direito de Santa Maria

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno