Maria da Conceição Vilela Franco

Doutora (em 2019) e Mestre (em 2009) em História Social, respectivamente, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Graduada (2006) em História pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Foi professora no Ensino Básico no C. E. M. Raul Veiga/ Glicério, Macaé/RJ, professora-tutora de História do Brasil I e História Moderna II do Curso de Graduação Semipresencial em História da UNIRIO/ Polo Cantagalo - RJ e na Rede Estadual de Ensino no C. E. Matias Neto/Macaé, RJ. Atualmente é professora de História Contemporânea I, Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em História, História e Fontes Visuais, História do Rio de Janeiro, Brasil Colônia e República III no Curso de Licenciatura em História na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA/RJ). Desenvolve pesquisas na área de História Regional, com ênfase em Escravidão, História da Morte, especialmente sobre os Cemitérios, Sepulturas e Religiosidades. Teve a sua Dissertação de Mestrado premiada no Concurso Literário da Funemac (2015) - Prefeitura de Macaé. E-mail: cvilelafranco@yahoo.com.br

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em História

2014 - 2019

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: DE CAMPO SANTO À NECRÓPOLE MONUMENTALIZADA: criação e o processo de transformação do Cemitério Público de Campos dos Goytacazes no Século XIX
Profª Drª Claudia Rodrigues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Campos dos Goytacazes; Cemitério Extramuros; Campo Santo; Processo de Monumentalização.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

2007 - 2009

Universidade Salgado de Oliveira
Título: A morte conta a vida: os cemitérios como lugar de memória na antiga Macaé, entre 1855 e 1910,Ano de Obtenção: 2009
Cláudia Rodrigues.Palavras-chave: memória; Cemtérios macaenses.

Graduação em História

2003 - 2006

Universidade Salgado de Oliveira
Título: A Morte Conta a Vida - Os Cemitérios como fonte de pesquisa para a História de Macaé
Orientador: Gissele Viana Carvalho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 -

Extensão universitária em Historiografia e fontes sobre a escravidão. , Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.

2004 - 2004

Conservação Fotográfica. (Carga horária: 20h). , Prefeitura de Macaé/Fundação Macaé de Cultura, FMC, Brasil.

2004 - 2004

Organização em arquivos e Coleçôes Fotográficas. (Carga horária: 20h). , Prefeitura de Macaé/Fundação Macaé de Cultura, FMC, Brasil.

2003 - 2003

Formação de Pesquisador. (Carga horária: 60h). , Prefeitura de Macaé/Fundação Macaé de Cultura, FMC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRANCO, M. C. V. . III Jornada de História. 2011. (Congresso).

FRANCO, M. C. V. . Curso: Noções Básicas de Organização de Arquivos Municipais. 2008. (Outro).

FRANCO, M. C. V. . I Encontro- Profissão: Professor Investigador, o ensino da ´história local. 2007. (Outro).

FRANCO, M. C. V. ; RODRIGUES, C. ; AMANTINO, M. . I Encontro Macaé em Fontes Primárias: Escravidão,Cultura e sociedade. 2007. (Congresso).

FRANCO, M. C. V. . I Encontro- Profissão: Professor Investigador, o ensino da ´história local. 2006. (Outro).

FRANCO, M. C. V. . I Encontro- Profissão: Professor Investigador, o ensino da História Local. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Semana de História - Fafima.Olhares Regionais: Campos e Macaé no Século XIX. 2019. (Simpósio).

Seminário Interno de Discussão de Textos:2016. Debatedora. 2016. (Congresso).

II Jornada Imagens da Morte ? Promovido pelo grupo de pesquisa Imagens da Morte/ CNPq ? Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. 2015. (Seminário).

X Semana de História Política: minorias étnicas de gênero e religiosas/ VII Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade.NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E SECULARIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS BRASILEIROS: o caso da primeira necrópole pública em Campos dos Goytacazes, entre o Império e a República. 2015. (Simpósio).

1ª Conferência Municipal de Cultura. O Patrimônio Cultural Macaense. 2008. (Congresso).

II Semana Universitária/Fundação Educacional de Macaé.Diálogos entre a memória, a história e a sociedade: Macaé frente aos novos desafios. 2008. (Encontro).

Profissão: professor investigador/ O ensino de História Local.Motta Coqueiro: entre a memória e a história. 2008. (Encontro).

Profissão: professor investigador/ O ensino de História Local.Ocupação e povoamento do território macaense. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Antônio José Vieira da Cruz Vitória

ANDRADE, V. F. S.; AMANTINO, M.;FRANCO, M. C. V.. POPULAÇÃO E ESCRAVIDÃO NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES (1809-1822). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: Felipe Leite Valadares

CARVALHO, W.;FRANCO, M. C. V.. A PRESENÇA JUDIA NO NORDESTE BRASILEIRO (1653 ? 1654). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé.

Aluno: Wanderley Mello Batista

CARVALHO, W.;FRANCO, M. C. V.. História das Epidemias em Campos dos Goytacazes (1850-1867). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé.

Aluno: Natanael do Espirito Santo Silva

CARVALHO, W.;FRANCO, M. C. V.. ASCENSÃODO DA CRISTIANIZAÇÃO E A LEGITIMAÇÃO DO ESTADO: UM BREVE ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DA ELITE DINAMARQUESA AO CRISTIANISMO (ENTRE FINAIS DO SÉCULO X INÍCIO DO SÉCULO XI). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé.

Aluno: Jessica Cristina da Silva

CARVALHO, W.; PENHA, A. L. N.;FRANCO, M. C. V.. Vida Privada e Participação Feminina na Sociedade Colonial: Campos dos Goytacazes(1674-1748). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé.

Aluno: Evando Freitas Soares

FRANCO, M. C. V.. CATACUMBAS EM SÃO FIDÉLIS: Ritos fúnebres e arquitetura da morte no interior da Igreja Matriz de São Fidelis (séculos XVIII-XIX). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Pinto Teixeira

FRANCO, M. C. V.; RODRIGUES, C.. A construção da Comunidade Alemã Luterana na primeira metade do Século XIX: religião e redes de sociabilidade: o caso de Nova Friburgo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sandrianne Diniz Marchito Gripp

FRANCO, M. C. V.; OLIVEIRA, A. J. M.. O PROTESTANTISMO BATISTA E SUA EXPANSÃO PELA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ronald Lopes de Oliveira

FRANCO, M. C. V.; OLIVEIRA, A.. A Implantação do Luteranismo no Brasil ? caso de Nova Friburgo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Roberto da conceição

FRANCO, M. C. V.. TRÁFICO NEGREIRO PARA A AMÉRICA PORTUGUESA: uma síntese das relações dos traficantes do Rio de Janeiro com as autoridades africanas (séculos XVIII e XIX). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mateus Barradas Teixeira

FRANCO, M. C. V.. Conflitos em torno da instalação dos protestantes Luteranos no Brasil do século XIX: O caso de Nova Friburgo (1824-1864). 2014.

Aluno: Adriana da Silva Santos

FRANCO, M. C. V.; MONTEIRO, L. N.. Banhos matrimoniais: casamento de negros ou forros na Vila de Cantagalo na primeira metade do século XIX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: CLAUDIA LESSATOMAZ

FRANCO, M. C. V.; RODRIGUES, C.. CAFÉ COM ESCRAVIDÃO: a dinâmica do trabalho escravo na freguesia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo e a implantação da economia cafeeira no início do século XIX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mary Lucy Murray Del Priore

PRIORE, M. L. M.. ?A morte conta a vida: sentenciamentos, assassinatos e sepulturas como elemento de construção da memória macaense, 91855-1910)?. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Sheila Siqueira de Castro Faria

FARIA, S. S. C.; RODRIGUES, Cláudia; ALMEIDA, Marcelina das Graças de; CARNEIRO, Maristela; DILLMANN, Mauro. De Campo Santo à necrópole monumentalizada: criação e transformação do Cemitério Público de Campos dos Goytacazes no século XIX. 2019. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Cláudia Rodrigues

KNAUSS, P.; PRIORE, M.;RODRIGUES, C.. A morte conta a vida: sentenciamento, assassinatos e sepulturas como elementos de construção da memória macaense (1855-1910). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Cláudia Rodrigues

RODRIGUES, C.; FARIA, Sheila de Castro;TAVARES, M. D.ALMEIDA, M.; CARNEIRO, M.. De campo santo à necrópole monumentalizada: criaçao e transformação do Cemitério Público de Campos dos Goytacazes/RJ no século XIX. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História/PPGH-UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Cláudia Rodrigues

RODRIGUES, C.; FARIA, Sheila de Castro;TAVARES, M. D.ALMEIDA, M.. De campo santo a necrópole secularizada: o processo de transformação do cemitério público nos Campos dos Goytacazes (1855-1934). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em HIstória) - Programa de Pós-Graduação em HIstória da UNIRIO.

Cláudia Rodrigues

RODRIGUES, C.; KNAUSS, P.; PRIORE, M.. A morte conta a vida: os cemitérios como lugar de memória na antiga Macaé (1798-1910). 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Paulo Knauss de Mendonça

DEL PRIORE, Mary; RODRIGUES, Claudia;KNAUSS, Paulo. A morte conta a vida: sentenciamento, assassinatos e sepulturas como elementos de construção da memória macaense. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Mauro Dillmann Tavares

DILLMANN, Mauro; ALMEIDA, Marcelina; CARNEIRO, Maristela; FARIA, Sheila de Castro; RODRIGUES, Cláudia (orientadora). De Campo Santo à Necrópole Monumentalizada: criação e transformação do cemitério público de Campos dos Goytacazes no século XIX. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Mauro Dillmann Tavares

DILLMANN, Mauro; FARIA, Sheila de Castro; ALMEIDA, Marcelina; RODRIGUES, Cláudia (orientadora). De Campo Santo a Necrópole Secularizada: o processo de transformação do cemitério público nos Campos dos Goytacazes (1855-1934). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcelo Marques de Oliveira

Demografia Histórica, a ocupação e o estatuto do Padroado Régio na Macaé Colonial: um estudo de caso; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; (Orientador);

Tatiana Costa de Souza Pereira

O OUTRO LADO DO MUNDO DOS MORTOS: a Aroeira no processo de expansão da urbe macaense (primeira metade do século XIX); ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; (Orientador);

Felipe Leite Valadares

A PRESENÇA JUDIA NO NORDESTE BRASILEIRO (1653 ? 1654); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; Orientador: Conceição Franco;

Wanderley Mello Batista

História das Epidemias em Campos dos Goytacazes (1850-1867); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; Orientador: Conceição Franco;

Tatiana Costa de Souza Pereira

O OUTRO LADO DO MUNDO DOS MORTOS: a Aroeira no processo de expansão da urbe macaense (primeira metade do século XIX); Graduação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Macaé; Orientador: Conceição Franco;

Adriana da Silva Santos

Banhos matrimoniais: casamento de negros ou forros na Vila de Cantagalo na primeira metade do século XIX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Conceição Franco;

José Roberto da conceição

TRÁFICO NEGREIRO PARA A AMÉRICA PORTUGUESA: uma síntese das relações dos traficantes do Rio de Janeiro com as autoridades africanas (séculos XVIII e XIX); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Conceição Franco;

Cláudia Lessa Tomaz

CAFÉ COM ESCRAVIDÃO: A dinâmica do trabalho escravo na freguesia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo e a implantação da economia cafeeira no início do século XIX; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Conceição Franco;

Ronald Lopes de Oliveira

A Implantação do Luteranismo no Brasil ? O caso de Nova Friburgo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História EAD) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Conceição Franco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Rodrigues

A morte conta a vida: sentenciamento, assassinatos e sepulturas na construção na memória no município de Macaé (Rio de Janeiro, 1855-1910); 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Claudia Rodrigues;

Cláudia Rodrigues

De campo santo à necrópole monumentalizada: criaçao e transformação do Cemitério Público de Campos dos Goytacazes/RJ no século XIX; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História/PPGH-UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANCO, M. C. V. ; SANTOS, G. M. ; BARRETO, C. . imagens & Poder: Administração Municipal de Macaé. Macaé: Prefeitura de Macaé, 2006. v. 1. 55p .

  • FRANCO, M. C. V. . A Trama Republicana no Norte Fluminense(1888-1910). In: CÔRTE, Andréa Telo da.. (Org.). História Fluminense: novos estudos. 1ªed.Niterói/RJ: FUNARJ/Imprensa Oficial, 2012, v. 1, p. 102-138.

  • RODRIGUES, C. ; FRANCO, M. C. V. . Notas sobre a presença e a atuação da Igreja católica na Antiga Macaé. In: AMANTINO, Márcia; RODRIGUES, Claudia; ENGEMANN, Carlos; FREIRE, Jonis.. (Org.). Povoamento, catolicismo e escravidão na antiga Macaé (Séculos XVII ao XIX).. 1ªed.Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, v. 1, p. 61-99.

  • RODRIGUES, C. ; FRANCO, M. C. V. . O corpo morto e o corpo do morto entre a Colônia e o Império. In: PRIORE, Mary Del; AMANTINO, Márcia.. (Org.). História do corpo no Brasil. 1ªed.São Paulo: UNESP, 2011, v. 1, p. 157-183.

  • FRANCO, M. C. V. . O Cemitério do Caju como um campo santo e a conjuntura laicizadora da crise do Império brasileiro. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília/DF. CADERNO DO XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia. Brasilia/DF: Associação Nacional de História. p. 01-2334.

  • FRANCO, M. C. V. . A cidade de São Salvador dos Campos dos Goitacazes: O fim dos sepultamentos nas igrejas (1835-1841). In: IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História / Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016, São Gonçalo - RJ. IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História / Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016.

  • FRANCO, M. C. V. . O Cemitério do Caju no Império: nasceu monumentalizado? Chegou a ser secularizado?. In: VII Congresso Internacional Imagens da Morte: Tempo e Espaços da Morte na Sociedade, 2016, São Paulo - Brasil. VII Congresso Internacional Imagens da Morte: Tempo e Espaços da Morte na Sociedade, 2016.

  • FRANCO, M. C. V. . O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DOS SEPULTAMENTOS NAS IGREJAS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES ENTRE 1835 e 1855. In: XI Semana de História Política - Relações de poder: crise, democracia e possibilidades, 2016, Rio de Janeiro. VIII Seminário Nacional de História politica, cultura e sociedade, 2016.

  • FRANCO, M. C. V. . NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E SECULARIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS BRASILEIROS: o caso da primeira necrópole pública em Campos dos Goytacazes, entre o Império e a República. In: X Semana de História Política: minorias étnicas de gênero e religiosas/ VII Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. VII Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade, 2015. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. p. 1943-1951.

  • FRANCO, M. C. V. . Cemitério e Patrimônio no Entrelaçar de memórias ( Campos dos Goytacazes - segunda metade do século XIX). In: VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, 2013, Belo Horizonte. Patrimônio, Memória e Arte: Diálogos Interdisciplinares sobre a morte e o culto aos mortos, 2013.

  • FRANCO, M. C. V. . Morte, Memória e História: a sepultura de Motta Coqueiro como lugar de reprodução histórica do imaginário social. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História- ANPUH. São Paulo: ANPUH, 2011.

  • FRANCO, M. C. V. . Morte, sepultura e túmulos na construção da memória no município de Macaé/Rio de Janeiro, 1855-1910. In: IV Congresso Latino-americano de Ciências e Humanidades: Imagens da Morte, 2010, Níterói. CONGRESSO IMAGENS DE LA MUERTE, 2010.

  • FRANCO, M. C. V. . A Morte conta a vida: os cemitérios como lugar de memória na antiga Macaé, entre 1855 e 1910. In: XIII Encontro de História ANPUH-RJ, 2008, Seropédica/RJ. Caderno de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2008. v. 1. p. 241-241.

  • FRANCO, M. C. V. . O Cemitério do Caju no Império: nasceu monumentalizado? Chegou a ser secularizado?. In: VII Congresso Internacional Imagens da Morte: Tempo e Espaços da Morte na Sociedade, 2016, 2016, São Paulo. Anais VII Congresso Internacional Imagens da Morte: Tempo e Espaços da Morte na Sociedade. p. 63-65.

  • FRANCO, M. C. V. . O Cemitério do Caju como um campo santo e a conjuntura laicizadora da crise do Império brasileiro. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília/DF. CADERNO DE RESUMOS DO XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia. Brasília/DF: Associação Nacional de História, 2017. p. 01-2334.

  • FRANCO, M. C. V. . O cemitério público da cidade de Campos dos Goytacazes na conjuntura da ação modernizadora das cidades do Império Brasileiro. In: XII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA - IX SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE, 2017, Rio de Janeiro. XII Semana de História Política | IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas., 2017. p. 279-279.

  • FRANCO, M. C. V. . A cidade de São Salvador dos Campos dos Goitacazes: O fim dos sepultamentos nas igrejas (1835-1841). In: IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2016, São Gonçalo - RJ. IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.

  • FRANCO, M. C. V. . O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DOS SEPULTAMENTOS NAS IGREJAS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES ENTRE 1835 e 1855. In: XI Semana de História Política - VIII Seminário Nacional de História, 2016, Rio de Janeiro. XI Semana de História Política - Relações de Poder: crise, democracia e possibilidades, 2016.

  • FRANCO, M. C. V. . DE CAMPO SANTO A NECRÓPOLE SECULARIZADA: o processo de transformação do cemitério público nos Campos dos Goytacazes (1855-1934). In: XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil)/ Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios., 2015, Florianópolis/SC. XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015. p. 223-223.

  • FRANCO, M. C. V. . NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E SECULARIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS BRASILEIROS: o caso da primeira necrópole pública em Campos dos Goytacazes, entre o Império e a República. In: X Semana de História Política: minorias étnicas de gênero e religiosas/ VII Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. VII Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade, 2015. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. p. 322-322.

  • FRANCO, M. C. V. . Sepulturas e túmulos como objetos de investigação para a História de Macaé, entre 1855-1910. In: X Jornada Científica/UNIVERSO, 2008, Niterói. IX Encontro de Iniciação Científica, 2008.

  • FRANCO, M. C. V. . A morte conta a vida: os cemitérios como lugar de memória na antiga Macaé, entre 1855 e 1910. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008, Seropédica. Anais do XIII Encontro Regional da ANPUH--RJ. Seropédica: UFRRJ, 2008. v. 1. p. 15.

  • FRANCO, M. C. V. ; RODRIGUES, C. . Notas sobre a presença e a atuação da Igreja Católica na Antiga Macaé.. In: I Encontro Macaé em Fontes Primárias: escravidão, cultura e sociedade, 2007, Macaé/RJ. Caderno de Programação e Resumos. Macaé: UNIVERSO e Prefeitura de Macaé, 2007. v. 1. p. 10-10.

  • FRANCO, M. C. V. . A morte conta a vida: os cemitérios como lugares da memória macaense. In: I Encontro Macaé em Fontes Primárias, 2007, Macaé. Caderno de Programação e resumo. Macaé: UNIVERSO/Prefeitura de Macaé, 2007. v. 1. p. 14-14.

  • FRANCO, M. C. V. . A morte de Motta Coqueiro e o imaginário macaense (1855-1910). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . O Cemitério do Caju como um campo santo e a conjuntura laicizadora da crise do Império brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, M. C. V. . O cemitério público da cidade de Campos dos Goytacazes na conjuntura da ação modernizadora das cidades do Império Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, M. C. V. . A Morte de Motta Coqueiro e o imaginário macaense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . A importância dos acervos jurídico-cartoriais de Macaé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . Oficina Plano Museológico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANCO, M. C. V. . O Cemitério do Caju no Império: nasceu monumentalizado? Chegou a ser secularizado?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, M. C. V. ; RODRIGUES, C. . De campo santo à necrópole secularizada: o processo de transformação do cemitério público nos Campos dos Goytacazes(1855-1934). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANCO, M. C. V. . Discussão de textos - 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCO, M. C. V. . XI Semana de História Política/ VIII Seminário Nacional de História Relações e Poder: crise, democracia e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCO, M. C. V. . A cidade de São Salvador dos Campos dos Goytacazes: O fim dos sepultamentos nas igrejas (1835-1841). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCO, M. C. V. . Escravidão e Patrimônio: os casos de Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANCO, M. C. V. . Patrimônio e escravidão sob o olhar historiográfico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANCO, M. C. V. . PATRIMÔNIO E MEMÓRIA NOS CAMPOS DOS GOYTACAZES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . A MARCA DA CRUZ: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS CRUZES NA NECRÓPOLE PÚBLICA DOS CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ ? ENTRE O IMPÉRIO E A REPÚBLICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, M. C. V. . DE CAMPO SANTO A NECRÓPOLE SECULARIZADA: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO CEMITÉRIO PÚBLICO NOS CAMPOS DOS GOYTACAZES (1855-1934). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANCO, M. C. V. . NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E SECULARIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS BRASILEIROS: o caso da primeira necrópole pública em Campos dos Goytacazes, entre o Império e a República. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, M. C. V. . NOTAS SOBRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E SECULARIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS BRASILEIROS: o caso da primeira necrópole pública em Campos dos Goytacazes, entre o Império e a República. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANCO, M. C. V. . A formação das cidades coloniais e as Câmaras municipais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . Ensino e História Regional: a Região Norte Fluminense e os novos espaços para a pesquisa histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . Um Estudo para Fotografia da Arte Funerária no Município de Macaé. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. J. M. ; RODRIGUES, C. ; FRANCO, M. C. V. . I Colóquio Internacional ? Ecclesia/Imagens da Morte ? dimensões do catolicismo entre a vida e a morte na Ibero-América (séculos XVI-XIX). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . A Relevância de Macaé em Trezentos Anos de História do Norte Fluminense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . A Morte conta a vida: os cemitérios como lugar de memória na antiga Macaé, entre 1855 e 1910. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, M. C. V. . Sepulturas e túmulos como objetos de investigação para a História de Macaé, entre 1855-1910. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, M. C. V. . O Patrimônio Cultural Macaense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . A Morte contando a vida a partir de túmulos macaenses do período da Primeira República. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANCO, M. C. V. . A morte conta a vida: os cemitérios como lugares da memória macaense. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCO, M. C. V. . Macaé Literária: prosa e memória de Macaé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANCO, M. C. V. . Do Sertão Para o Mar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, M. C. V. . Alaide Emmerick. Macaé;RJ: Macaé Offshore, 2006 (Verbete).

  • FRANCO, M. C. V. . Dona Ivanir _ Joany Viana Jatobá. Macaé: Macaé Offshore, 2006 (Verbete).

  • FRANCO, M. C. V. . Palmira Grion Nocchi. Macaé: Macaé Offshore, 2006 (Verbete).

  • FRANCO, M. C. V. . Zélia Souza de Aguiar. Macaé: Macaé Offshore, 2006 (Verbete).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRANCO, M. C. V. . Parecerista ad hoc para a Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer. 2019.

FRANCO, M. C. V. . Progarma Africanidade. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, L. F. ; FRANCO, M. C. V. . Oficina Plano Museologico. 2017. .

FRANCO, M. C. V. . Entrevista: Imigração Japonesa: Macaé antecede em dois anos a chegada dos japoneses ao Brasil. 2008.

FRANCO, M. C. V. . Entrevista: Protegendo a História Macaense. 2008.

FRANCO, M. C. V. . Entrevista: História que não morre: O Monitor serve de fonte de pesquisa sobre Manoel da Motta Coqueiro. 2008.

FRANCO, M. C. V. . Entrevista dada para o jornal RJ-TV para divugação do I Encontro Macaé em Fontes Primárias. 2007.

FRANCO, M. C. V. . Entrevista dada ao jornal RJ-TV para falar sobre importância do trabalho de preservação de acervo. 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Programa de Educação Patrimonial ? Integração Museu Escola, Descrição: segundo busca o incentivo e a transmissão dos valores culturais locais, procurando o sentido de pertencimento e preservação do patrimônio cultural, através da identificação dos vários pontos de intercessões entre as histórias pessoais e as coletivas, que existem ao nosso redor e podem ser vistos e interpretados pelo olhar da memória. No espaço do Solar dos Mellos - Museu da cidade de Macaé, recebemos as escolas ? públicas e privadas do município - e as instituições ? como empresas ligadas à área petrolífera, etc ?, para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, voltadas para a promoção e preservação do nosso patrimônio cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Conceição Franco - Coordenador / Gisele M. dos Santos - Integrante.

  • 2011 - Atual

    O Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo e a preservação da memória local através das fontes eclesiásticas (séculos XVIII-XIX), Descrição: O projeto visa fornecer melhor ifraestrutura ao Cento de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo (CMPD-Cantagalo) instalado em um dos pólos do Ensino à Distância vinculado ao Curso de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Unirio. A partir do tratamento e digitalização da documentação eclesiástica de Cantagalo existente para os séculos XVIII e XIX, procurar-se-á fortalecer as iniciativas de preservação da memória da região bem como estimular as atividades de pesquisa discentes e docentes no âmbito da graduação e da pós-graduação vinculadas ao Departamento de História da Unirio. A proposta conta com a integração de professores do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Unirio, de profissionais da Fundação D. João VI de Nova Friburgo, de professores tutores do Pólo do Ensino à Distância de Cantagalo e de graduandos em História do curso à distância do Pólo Cantagalo. Com efeito, destaca-se que o estímulo ao fortalecimento das atividades do CMPD-Cantagalo está em consonância com o novo Plano Nacional de Educação, especialmente nos itens: ampliação da interação dos programas de pós-graduação e da Universidade Aberta do Brasil com os cursos de licenciatura, no sentido da promoção da melhoria da qualidade da formação dos professores; estímulo à participação de cursos de pós-graduação de outras áreas do conhecimento além da Educação nas questões relativas à melhoria da qualidade da educação básica. Diante do que é proposto, o egresso do Curso é o licenciado em História, com ênfase no conhecimento e pesquisa da história regional, capaz de atuar no Ensino Fundamental e Médio, e de promover uma maior interação entre a escola básica e os acervos históricos e culturais das regiões em que os pólos estão implantados, contribuindo, sobremaneira, para a ação e reflexão das questões ligadas à memória e ao patrimônio da região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Conceição Franco - Coordenador / Cláudia Rodrigues - Integrante / Anderson Oliveira - Integrante / Mariana Muaze - Integrante / Leila Bianchi - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    A Morte Conta a Vida: os Cemitérios como Lugar de Memória na Antiga Macaé ente 1855-1910, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Conceição Franco - Coordenador.

  • 2006 - Atual

    Professor Investigador: O Ensino da História Local, Descrição: objetiva promover a integração dos profissionais de ensino do Município de Macaé, destacando a importância do estudo da história local nas séries iniciais do ensino fundamental. Os encontros pretendem colaborar para a formação dos professores, no que se refere à fundamentação geo-histórica ? visto que abarca também os professores de Geografia ?, para que a prática docente se torne investigativa e reflexiva sobre a região e seu passado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Conceição Franco - Integrante / Gisele M. dos Santos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

1º Lugar no I Concurso de Publicação de Livros com o Título: A Morte Conta a Vida nas Memórias da Antiga Macaé (1855-1910), Fundação Educacional de Macaé - FUNEMAC.

2015

Medalha Darcy Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação de Macaé/Rio de Janeiro.

2014

Bolsista, CAPES.

2014

Medalha do Mérito Social Carucango, Coordenadoria de Igualdade Racial de Macaé/ Prefeitura Municipal de Macaé.

2014

!º LUGAR NO PROCESSO SELETIVO DISCENTE ? DOUTORADO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé, FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE MACAÉ. , Rua Ten. Rui Lopes Ribeiro, 200, Centro, 27910340 - Macaé, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27621457

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Rio de Janeiro (2014.2, 2016.2); História do Brasil República( 2015.1); Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em História(2015.2); História e Fonte Visuais(2016.1); História do Brasil Colônia(2017.1,2017.2); História Geral - Idade Cont

2007 - 2009

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Aluna do Mestrado em História, Enquadramento Funcional: Aluna

Atividades

  • 03/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Linhas de pesquisa

2005 - 2012

Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Hist[órico

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2006 - 01/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé- RJ, .,Linhas de pesquisa

2011 - Atual

Centro de Memória Pesquisa e Documentação - Cantagalo

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor-Tutor

1984 - 2014

Secretaria de Estado e Educação

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prof Docente II B Ref D, Carga horária: 20

2013 - 2018

Vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico/Fundação Macaé de Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Solar dos Mellos, Carga horária: 40

Outras informações:
Órgão que substituiu a antiga Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé/SEMAPH