Isadora Victorino Evangelista

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), vinculada a Linha de Pesquisa: Produção e Organização da Informação, Eixo Temático - Organização da Informação. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Marília. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ética na Representação do Conhecimento.Atualmente, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. ORCID Id: https://orcid.org/0000-0002-4682-9813.

Informações coletadas do Lattes em 26/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência da Informação

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Comunidades Epistêmicas no âmbito da Ética em Organização e Representação do Conhecimento: uma análise da literatura da área,
José Augusto Chaves Guimarães. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação

2014 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A exaustividade e a especificidade como valores éticos no processo de indexação: um estudo e bibliotecas universitárias publicas paulistas,Ano de Obtenção: 2016
José Augusto Chaves Guimarães.Coorientador: Maria Graça Melo Simões. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Biblioteconomia

2010 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise atualizada de valores e problemas a partir da literatura internacional da área
Orientador: José Augusto Chaves Guimarães

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

E. E. Dr. Clybas Pinto Ferraz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Aspectos éticos em organização do conhecimento. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2007 - 2009

Inglês. (Carga horária: 180h). , Fisk - Escola de Inglês, FISK, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Ética na Representação do Conhecimento.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

EVANGELISTA, I. V. . III Congresso ISKO Brasil. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congreso ISKO España-Portugal (XIV Congreso ISKO España). A representação do domínio da Ética em Organização do Conhecimento nas bases de dados Scopus e KO Literature. 2019. (Congresso).

IX Encuentro Ibérico de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC).ACESSO À INFORMAÇÃO COMO SUPRAVALOR ÉTICO: uma análise a partir da Lei de Acesso à Informação brasileira e a transparência administrativa. 2019. (Encontro).

IX Encuentro Ibérico de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC).Uma análise do discurso sobre a temática acesso aberto nos anais do EDICIC Ibérico no período de 2013 a 2017. 2019. (Encontro).

V Congresso Brasileiro em Organização do Conhecimento - ISKO Brasil. A presença da produção científica brasileira na revista Knowledge Organization no século XXI. 2019. (Congresso).

V Congresso Brasileiro em Organização do Conhecimento - ISKO Brasil. Valores éticos em Organização do Conhecimento: uma análise a partir dos estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia da UNESP/Marília. 2019. (Congresso).

15º International ISKO Conference.Epistemic communities, domain analysis, and Kuhn: dialogs and intersections in Knowledge Organization. 2018. (Outra).

X ENCONTRO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E AÇÃO.Ética do professional da informação: uma análise dos códigos de valores dos profissionais arquivistas e bibliotecários. 2018. (Encontro).

II Congresso ISKO Espanha-Portugal. Exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de conteúdo como perspectiva de investigação sobre o tema.. 2015. (Congresso).

III Congresso ISKO Brasil. Terminologia, exaustividade e especificidade: uma relação conceitual. 2015. (Congresso).

VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015.?Referentes teóricos internacionais na temática exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de domínio. 2015. (Encontro).

Workshop para os alunos do curso de mestrado Ciência de Informação da Universidade de Coimbra."A exaustividade e a especificidade como valores éticos". 2015. (Outra).

?Modelos de evaluación en archivos". 2014. (Outra).

"O resumo como um processo de [des]construção". 2014. (Outra).

"Perspectivas para a biblioteca escolar na contemporaneidade: desafios para a sociedade do conhecimento",. 2014. (Outra).

"Taxonomias: continuidade e metamorfoses". 2014. (Outra).

Reunião de Estudos Grupo de Pesquisa Análise Documentária e Formação e Atuação Profissional em Organização da Informação. Texto Discutido: BoOLSON, Hope A. Patriarchal structures of subject access and subversive techniques for change.. 2014. (Outra).

Reunião de Estudos Grupo de Pesquisa Análise Documentária e Formação e Atuação Profissional em Organização da Informação. Texto Discutido: BUBUCKLAND, Michael K. Information as thing. Jo. 2014. (Outra).

Reunião de Estudos Grupo de Pesquisa Análise Documentária e Formação e Atuação Profissional em Organização da Informação. Texto Discutido: oi COOK, Terry. Arquivologia e pós-modernismo: novas formulações para velhos conceitos. Informação Arquivística,. 2014. (Outra).

Reunião de Estudos Grupo de Pesquisa Análise Documentária e Formação e Atuação Profissional em Organização da Informação. Texto Discutido: SOUSA, R. T. Classificação de documentos arquivísticos: trajetória de um conceito. Arquivística.net RA. 2014. (Outra).

XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação ENANCIB).A SEMIÓTICA COMO SUBSÍDIO PARA A REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL SOBRE O TEMA. 2014. (Encontro).

"Conhecimento científico: produção, avaliação e uso em ambientes informacionais". 2013. (Outra).

"Indicadores de Produção Científica". 2013. (Outra).

"Organização do conhecimento comprometida com a realidade social". 2013. (Outra).

2º fase XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. "ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área (1991-2010). 2013. (Congresso).

3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Acesso à Informaçãoção. 2013. (Seminário).

Conferência: Datos e Informacion. 2013. (Outra).

II Semana de Biblioteconomia. 2013. (Seminário).

Oficina - Elaboração de redes sociais,utilizando software PAJEK.. 2013. (Oficina).

Reunião de Estudos Grupo de Pesquisa Análise Documentária e Formação e Atuação Profissional em Organização da Informação. Texto Discutido: BUDD, John M. Revisiting the importance of cognition in information Science. Journal of Information Science, v... 2013. (Outra).

Reunião de Estudos Grupo de Pesquisa Análise Documentária e Formação e Atuação Profissional em Organização da Informação. Texto Discutido: GNOLI, Claudio. Ontological foudantions in knowledge organization: the theory of integrative levels (...). 2013. (Outra).

XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. "ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área (1991-2010). 2013. (Congresso).

"A biblioteca escolar sob a ótica da Lei 12.244/10". 2012. (Seminário).

"A reformatação de documentos a serviço da preservação de acervos". 2012. (Outra).

"Desenvolvimento do Trabalho Científico". 2012. (Outra).

"Las nuevas 'fronteiras' de investigación y aplicación de la alfabetización en información". 2012. (Outra).

"Organização do conhecimento comprometida com a realidade social. 2012. (Seminário).

1º Semana de Biblioteconomia. 2012. (Simpósio).

Feira do Livro Caminhos da Leitura. 2012. (Outra).

II Workshop: Vivenciando Experiências. 2012. (Outra).

Oficina de Libras. 2012. (Oficina).

T.I.D.I.: Como a FFC/Unesp pode contribuir com a sociedade?. 2012. (Seminário).

Workshop: Sintaxe da Imagem. 2012. (Oficina).

"2º Seminário de Arquivologia e Biblioteconomia: Usos e Usuários da Informação". 2011. (Seminário).

"Aspectos culturais a organização do conhecimento". 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Cândido de Almeida

GUIMARÃES, J. A. C.ALMEIDA, C. C.MOREIRA, W.. Ética em representação do conhecimento: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Walter Moreira

GUIMARÃES, J. A. C.;MOREIRA, W.ALMEIDA, C. C.. Ética em representação do conhecimento: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Fabio Assis Pinho

GUIMARÃES, J. A. C.PINHO, F. A.MILANI, S. O.. A exaustividade e a especificidade como valores éticos no processo de indexação: aspectos conceituais e deontológicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Augusto Chaves Guimarães

GUIMARÃES, J.A.C.PINHO, F. A.; MILANI, S. de O.. A Exaustividade e a Especificidade como valores éticos no processo de indexação: aspectos conceituais e deontológicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Augusto Chaves Guimarães

GUIMARÃES, J.A.C.GRACIO, M. C. C.; CAMPBELL, D. G.. Comunidades epistêmicas no âmbito da ética em organização e representação do conhecimento: uma análise da literatura da área. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Augusto Chaves Guimarães

GUIMARÃES, J.A.C.MARTÍNEZ-ÁVILA, DANIEL; MILANI, S. de O.. A exaustividade e a especificidade como valores éticos no processo de indexação: aspectos conceituais e deontológicos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Augusto Chaves Guimarães

GUIMARÃES, J.A.C.; MOREIRA, W.; ALMEIDA, C. C.. Ética em Representação do Conhecimento: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Suellen Oliveira Milani

GUIMARÃES, JOSÉ AUGUSTO CHAVESMILANI, SUELLEN OLIVEIRA. A exaustividade e a especificidade como valores éticos no processo de indexação: aspectos conceituais e deontológicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Suellen Oliveira Milani

GUIMARÃES, JOSÉ AUGUSTO CHAVES; MARTINEZ-AVILA, Daniel;MILANI, SUELLEN OLIVEIRA. A exaustividade e a especificidade como valores éticos no processo de indexação: aspectos conceituais e deontológicos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Daniel Martinez-Avila

GUIMARAES, J. A. C.MARTÍNEZ-ÁVILA, DANIELMILANI, S.O.. A exaustividade e a especificidade como valores éticos no processo de indexação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria da Graça de Melo Simões

A exaustividade e a especificidade como valores éticos na indexação: aspetos conceituais e deontológicos; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria da Graça de Melo Simões;

José Augusto Chaves Guimarães

Comunidades epistêmicas no âmbito da ética em organização e representação do conhecimento: uma análise da literatura da área; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

José Augusto Chaves Guimarães

A exaustividade e a especificidade como valores éticos no processo de indexação: um estudo e bibliotecas universitárias publicas paulistas; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: José Augusto Chaves Guimarães;

José Augusto Chaves Guimarães

Ética em Representação do Conhecimento: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: José Augusto Chaves Guimarães;

José Augusto Chaves Guimarães

Ética em representação do conhecimento: uma análise atualizada de valores e problemas a partir da literatura internacional da área; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: José Augusto Chaves Guimarães;

Suellen Oliveira Milani

Ética em representação do conhecimento: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Suellen Oliveira Milani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. ; LUZ, G. A. M. ; OSAWA, H. F. . A dimensão cultural da organização do conhecimento: uma análise no contexto internacional da Ciência da Informação. SCIRE (ZARAGOZA) , v. 25, p. 25-36, 2019.

  • EVANGELISTA, I. V. ; BARROS, Thiago Henrique Bragato ; MORAES, J. B. E. . Uma análise do discurso da dimensão cultural da ISKO. Informacao & Sociedade-Estudos , v. 28, p. 37-47, 2018.

  • MARTINEZ-AVILA, D. ; GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. . Epistemic communities in Knowledge Organization: An analysis of the NASKO meetings proceedings. NASKO , v. 6, p. 113-123, 2017.

  • EVANGELISTA, I. V. ; Simões, M.G.M. ; GUIMARÃES, J.A.C. . A exaustividae e a especificidades como valores éticos na indexação. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas , v. 3a. série, p. 58-75, 2016.

  • EVANGELISTA, I. V. ; SIMÕES, M. G. M. ; GUIMARÃES, J. A. C. . A EXAUSTIVIDADE E A ESPECIFICIDADE COMO VALORES ÉTICOS NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO: uma análise baseada na literatura disponibilizada em Portugal. Páginas A & B. Arquivos & Bibliotecas , v. 3, p. 22-57, 2016.

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; MILANI, S. ; EVANGELISTA, I. V. . Valores éticos na organização e representação do conhecimento. Encontros Bibli , p. 19-32, 2015.

  • SILVA, M. F. ; EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARÃES, J. A. C. . A presença da produção científica brasileira na revista Knowledge Organization no século XXI. In: BARROS, Thiago Henrique; TOGNOLI, Natália Bolfarini.. (Org.). Organização do conhecimento responsável: promovendo sociedades demorcáticas e inclusivas. 1ed.Belém: Ed. da UFPA, 2019, v. , p. 156-165.

  • SILVA, A. P. ; EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARÃES, J. A. C. . Valores éticos em Organização do Conhecimento: uma análise a partir dos estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia da UNESPMarília. In: BARROS, Thiago Henrique Bragato; TOGNOLI, Natália Bolfarini. (Org.). Organização do conhecimento responsável: promovendo sociedades demorcáticas e inclusivas. 1ed.Belém: Ed. da UFPA, 2019, v. , p. 460-467.

  • MARTINEZ-AVILA, D. ; EVANGELISTA, I. V. ; SIMÕES, M. G. M. ; GUIMARÃES, J. A. C. . Epistemic communities, domain analysis, and Kuhn: dialogs and intersections in Knowledge Organization. In: Fernanda Ribeiro; Maria Elisa Cerveira. (Org.). Challenges and Opportunities for Knowledge Organization in the Digital Age. 1ed.Wuzburg: ERGON, 2018, v. , p. 184-190.

  • SIMÕES, M. G. M. ; MARTINEZ-AVILA, D. ; RODRIGUEZ-BRAVO, B. ; ALMEIDA, P. ; EVANGELISTA, I. V. . Approaches to the concepts of exhaustivity and specificity in ISKO International meeting proceedings: 2000-2017. In: Fernanda Ribeiro; Maria Elisa Cerveira. (Org.). Challenges and Opportunities for Knowledge Organization in the Digital Age. 1ed.Wuzburg: ERGON, 2018, v. , p. 57-65.

  • GOMES, Pedro Henrique Carvalho ; EVANGELISTA, I. V. ; MARTINEZ-AVILA, D. ; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini . A Dimensão Cultural da Organização do Conhecimento: análise das Comunidades Epistêmicas a partir dos Congressos da ISKO-Brasil. In: PINHO, Fábio de Assis; GUIMARÃES, José Augusto Chaves. (Org.). Memória, tecnologia e cultura na organização do conhecimento. 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2017, v. 4, p. 383-393.

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. . Referentes teóricos internacionais na temática exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de domínio.. In: ZABALA VÁSQUEZ, J.; SÁNCHES JIMÉNEZ, R.; GARCÍA MORENO, M. A.. (Org.). Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. 1ed.Madrid: EHU, 2015, v. 1, p. 1-9.

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. . Exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de conteúdo como perspectiva de investigação sobre o tema.. In: RODRÍGUEZ MUÑOZ, J.V., GIL-LEIVA, I, DÍAZ ORTUÑO, P. y MARTÍNEZ MÉNDEZ, F.J.. (Org.). Organización del conocimiento: sistemas de información abiertos.. 1ed.Murcia: , 2015, v. 1, p. 527-531.

  • EVANGELISTA, I. V. ; MOREIRA, W. ; MORAES, J. B. E. . Terminologia, exaustividade e especificidade: uma relação conceitual. In: DODEBEI, V.; GUIMARÃES, J. A. C.. (Org.). Organização do conhecimento e diversidade cultural. 1ed.FUNDEPE: Marília, 2015, v. 1, p. 143-153.

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. . Exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de conteúdo como perspectiva de investigação sobre o tema.. In: II Congresso ISKO Espanha-Portugal, 2015, Murcia. del conocimiento: sistemas de información abiertos, 2015. v. 2.

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. . ?Referentes teóricos internacionais na temática exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de domínio. In: VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015, 2015, Madrid. Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital, 2015. v. 12.

  • EVANGELISTA, I. V. ; MOREIRA, W. ; MORAES, J. B. E. . Terminologia, exaustividade e especificidade: uma relação conceitual. In: III Conferência ISKO Brasil, 2015, Marília. Estudos Avançados em Organização do Conhecimento. Marília: FUNDEPE, 2015. v. 3. p. 143-153.

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; ALMEIDA, C. C. . A SEMIÓTICA COMO SUBSÍDIO PARA A REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL SOBRE O TEMA. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2014, Belo Horizonte. A SEMIÓTICA COMO SUBSÍDIO PARA A REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL SOBRE O TEMA, 2014. v. 15. p. 413-129.

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; MILANI, S. . 'ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área (1991-2010). In: 2ª Fase - XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Estadual Paulista, 2013, Barra Bonita. XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2013. v. IV.

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; MILANI, S. . 'ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área (1991-2010). In: XXV Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP, 2013, Marília. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXV CIC. São Paulo: PROPe - Pró-Reitoria de Pesquisa - UNESP, 2013. v. 25.

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; MILANI, S. . ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise atualizada de valores e problemas a partir da literatura internacional da área. In: XXI Simpósio Internacional de Iniciação Científica - SIICUSP, 2013, São Paulo. Simpósio Internacional de Iniciação Científica - SIICUSP. São Paulo: USP, 2013. v. 21.

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; MILANI, S. . ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: apresentação de um universo teórico.. In: XV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, 2013, Rio Grande. ?As diferentes perspectivas de atuação do profissional da informação, do social ao tecnológico: os múltiplos caminhos!?. Rio Grande: FURG, 2013. v. 15.

  • EVANGELISTA, I. V. ; BARROS, Thiago Henrique Bragato . Uma análise do discurso sobre a temática acesso aberto nos anais do EDICIC Ibérico no período de 2013 a 2017. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J. C. G. ; EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARÃES, J.A.C. ; FERNANDEZ-MOLINA, J. C. . ACESSO À INFORMAÇÃO COMO SUPRAVALOR ÉTICO: uma análise a partir da Lei de Acesso à Informação brasileira e a transparência administrativa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARÃES, J.A.C. ; MARTINEZ-AVILA, D. . A representação do domínio da Ética em Organização do Conhecimento nas bases de dados Scopus e KO Literature. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. P. ; EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARÃES, J. A. C. . Valores éticos em Organização do Conhecimento: uma análise a partir dos estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia da UNESP/Marília. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. F. ; EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARÃES, J. A. C. . A presença da produção científica brasileira na revista Knowledge Organization no século XXI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, J.A.C. ; EVANGELISTA, I. V. ; LUZ, G. A. M. ; OSAWA, H. F. . La dimension cultural de la organización del conocimiento: an analisis en el contexto internacional de la Ciencia de la Información. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINEZ-AVILA, D. ; EVANGELISTA, I. V. ; SIMÕES, M. G. M. ; GUIMARÃES, J. A. C. . Epistemic communities, domain analysis, and Kuhn: dialogs and intersections in Knowledge Organization. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. . Exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de conteúdo como perspectiva de investigação sobre o tema.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. . Referentes teóricos internacionais na temática exaustividade e especificidade na indexação: uma análise de domínio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, J. A. C. ; EVANGELISTA, I. V. . Terminologia, exaustividade e especificidade: uma relação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARÃES, J. A. C. ; ALMEIDA, C. C. . 'A semiótica como subsídio para a representação do conhecimento: uma análise conceitual sobre o tema'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; MILANI, S. . 'ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área (1991-2010). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; MILANI, S. . 'ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área (1991-2010). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; MILANI, S. . 'Ética em representação do conhecimento: apresentação de um universo teórico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • EVANGELISTA, I. V. ; GUIMARAES, J. A. ; MILANI, S. . 'ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise de valores e problemas a partir da literatura internacional da área (1991-2010). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUIMARÃES, J. A. C. ; MILANI, S. ; DODEBEI, V. ; MARTINEZ-AVILA, D. ; EVANGELISTA, I. V. . Knowledge Organization for a Sustainable World: Challenges and Perspectives for Cultural, Scientific, and Technological Sharing in a Connected Society. 2016. (Editoração/Anais).

EVANGELISTA, I. V. . A EXAUSTIVIDADE E A ESPECIFICIDADE COMO VALORES ÉTICOS NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO: aspectos conceituais e deontológicos. 2016. (Relatório de pesquisa).

EVANGELISTA, I. V. . A EXAUSTIVIDADE E A ESPECIFICIDADE COMO VALORES ÉTICOS NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO: aspectos conceituais. 2016. (Relatório de pesquisa).

EVANGELISTA, I. V. . A exaustividade e a especificidade como valores éticos em indexação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

EVANGELISTA, I. V. . Organização do conhecimento e diversidade cultural. 2015. (Editoração/Livro).

EVANGELISTA, I. V. . Brazilian Journal of Information Science. 2014. (Editoração/Periódico).

EVANGELISTA, I. V. . ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise atualizada de valores e problemas a partir da literatura internacional da área. 2014. (Relatório de pesquisa).

EVANGELISTA, I. V. . ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise atualizada de valores e problemas a partir da literatura internacional da área. 2013. (Relatório de pesquisa).

EVANGELISTA, I. V. . ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise atualizada de valores e problemas a partir da literatura internacional da área. 2012. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Comunidades Epistêmicas no âmbito da Ética em Organização e Representação do Conhecimento: uma análise da literatura da área, Descrição: O estudo da Ética no âmbito da Organização e Representação do Conhecimento está em constante crescimento e, nos últimos anos, consideráveis pesquisas contribuíram para o desenvolvimento desse universo. Aliado a isso, tem-se o estudo das comunidades epistêmicas, ainda incipiente na Ciência da Informação, mas que possui grande valia para o estudo dos colégios científicos da área. Considerando a importância desses dois fatores, questiona-se quem são os participantes das comunidades epistêmicas da Ética em Organização e Representação do Conhecimento, quais são suas relações e principais temáticas trabalhadas? Utilizará as metodologias de análise de domínio e de conteúdo da produção científica da área e, posteriormente, os resultados serão apresentados por meio de redes bibliométricas (citação, cocitação e de autoria), reconhecimento dos principais periódicos e anais de eventos que publicam sobre essa temática, além da atualização da expansão da classe 921 da Classification Scheme For Knowledge Organization Literature.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Isadora Victorino Evangelista - Integrante / José Augusto Chaves Guimarães - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    A EXAUSTIVIDADE E A ESPECIFICIDADE COMO VALORES ÉTICOS NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO: aspectos conceituais, Descrição: Considerando a natureza mediadora dos processos de organização da informação, destaca-se a necessidade de abordagem da dimensão ética desses processos, especialmente no que se refere às consequências para a recuperação da informação. Assim, coloca-se o problema relativo aos conceitos de exaustividade e especificidade na indexação, que se deslocam de simples medidas de recuperação pra constituírem valores éticos do indexador. Dessa forma, propõe-se analisar os conceitos de exaustividade e especificidade, enquanto valores éticos na área de organização da informação, a partir da análise de conteúdo dos artigos recuperados através de revisão de literatura.. Essa análise de conteúdo se dará pela metodologia proposta por Bardin (2008). Os resultados serão analisados de modo a que se possa construir um esquema que evidencie as dimensões éticas que se atrelam à questão da exaustividade e da especificidade na prática indexadora, possibilitando um diagnóstico mais efetivo sobre essa questão que viabilize traçar recomendações sobre possíveis estratégias para o aperfeiçoamento desse processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isadora Victorino Evangelista - Coordenador / José Augusto Chaves Guimarães - Integrante / Maria da Graça Melo Simões - Integrante.

  • 2015 - Atual

    A ementa como resumo do acórdão: aspectos metodológicos da condensação documental em jurisprudência no Brasil, Descrição: Considerando ser a jurisprudência uma das mais significativas fontes de pesquisa jurídica, notadamente a partir dos resumos dos acórdãos por ela gerados, denominado ementas, observa-se um paradoxo, em virtude de uma carência de literatura do Direito e da Ciência da Informação sobre ementas, ao que se alia o fato de esse tema não integrar formalmente o ensino jurídico, levando a situações em que se elaboram ementas a partir da reiteração de uma praxe, sem que se observem parâmetros metodológicos para tal, impedindo muitas vezes a ementa de atuar como resumo do que foi decidido no acórdão, destacando seus pontos fundamentais. A vista disso, e considerando terem decorrido quase duas décadas desde a pioneira pesquisa de Guimarães (1997, 2004), que propôs parâmetros metodológicos para a elaboração de ementas jurisprudenciais trabalhistas, sente-se a necessidade de averiguar, em um âmbito mais abrangente (Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, e Tribunal Superior do Trabalho), como vêm se comportando as ementas no que tange aos aspectos anteriormente mencionados. Desse modo, objetiva-se: a) identificar, nas ementas, a presença da ordem lógica dos quatro elementos (Fato, Instituto Jurídico, Entendimento e Argumento) para verificar as estruturas predominantes e, ainda, eventuais especificações que cada categoria pode receber em casos específicos; b) analisar o grau de precisão terminológica (presença de metáforas e jargões eruditos); e c) analisar o grau de independência do dispositivo em relação ao cabeçalho da ementa. Para tanto, a pesquisa partirá de um resgate teórico, na literatura internacional, sobre condensação documental (e em especial nos aspectos que possam ser aplicáveis a textos como as ementas) e, mais especificamente sobre conceito, características e funções da ementa jurisprudencial. Na parte aplicada, a pesquisa terá por universo os tribunais superiores brasileiros, no período entre 2009 e 2013, a partir de uma amostragem, com critério de seleção ainda a ser definido. Com isso, espera-se construir elementos para uma obra de natureza teórico-prática sobre elaboração ementas jurisprudenciais que possa subsidiar o trabalho em gabinetes e em seções de jurisprudência e análise de acórdãos de tribunais brasileiros, facilitando a pesquisa e a recuperação da informação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Isadora Victorino Evangelista - Integrante / Carlos Cândido de Almeida - Integrante / José Augusto Chaves Guimarães - Coordenador / Joseph T. Tennis - Integrante / João Batista Ernesto de Moraes - Integrante / Daniel Martinez-Ávila - Integrante / Francisco Javier Garcia-Marco - Integrante / Juan Carlos Fernandez-Molina - Integrante / Mario Barité - Integrante / Fabio Assis Pinho - Integrante / Rodrigo de Sales - Integrante / Walter Moreira - Integrante / Natália Bolfarini Tognoli - Integrante / Jane Coelho Danuelo - Integrante / Aline Arboit - Integrante / Andrieli Pachu da Silva - Integrante / Gilberto Gomes Candido - Integrante / Laura Maria do Rego - Integrante / André Ynada dos Santos - Integrante / Daniela Fernanda de Oliveira Matos - Integrante / Lilian Presumido Cerqueira Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    A EXAUSTIVIDADE E A ESPECIFICIDADE COMO VALORES ÉTICOS NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO: aspectos conceituais e deontológicos, Descrição: Considerando a natureza mediadora dos processos de organização da informação, destaca-se a necessidade de abordagem da dimensão ética desses processos, mais especialmente no que se refere às consequências para a recuperação da informação. Assim, coloca-se o problema relativo aos conceitos de exaustividade e especificidade na indexação, que se deslocam de simples medidas de recuperação pra constituírem valores éticos do indexador. Dessa forma, propõe-se analisar os conceitos de exaustividade e especificidade, enquanto valores éticos na área de organização da informação, a partir da análise de conteúdo dos artigos recuperados através da revisão de literatura nas bases de dados SCIELO e SCOPUS e dos códigos de ética profissionais dos bibliotecários, encontrados no site da IFLA. Essa análise de conteúdo se dará pela metodologia proposta por Bardin (2008). Os resultados serão analisados de modo a que se possa construir um esquema que evidencie as dimensões éticas que se atrelam à questão da exaustividade e da especificidade na prática indexadora, possibilitando um dia.gnóstico mais efetivo sobre essa questão que viabilize traçar recomendações sobre possíveis estratégias para o aperfeiçoamento desse processo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isadora Victorino Evangelista - Coordenador / JOSÉ AUGUSTO GUIMARÃES - Integrante.

  • 2012 - 2013

    ÉTICA EM REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: uma análise atualizada de valores e problemas a partir da literatura internacional da área, Descrição: A Representação do Conhecimento, no seu todo - seus processos, instrumentos e produtos ? estão aptos a receber influências dos valores morais intrínsecos a sociedade. Constatado esse aspecto, vê-se a necessidade de maior estudo na área, para que os usuários não se sintam prejudicados dentro da Unidade de Informação. A presente pesquisa visa atualizar os resultados de Guimarães et al. (2008). Desse modo, e objetivando contribuir para a reflexão sobre a carência de literatura científica na área de ética em representação do conhecimento, propõe-se analisar a produção dos periódicos Cataloging and Classification Quarterly, Ethics and Information Technology, Journal of Documentation, Journal of the American Society for Information Science and Technology, Knowledge Organization, The Indexer, e os anais da International Society for Knowledge Organization no período entre 1991 e 2010. Para tanto, foram delimitados dois domínios conceituais: ética (por meio dos termos: ethical, ethos, deontology, values, conduct e moral) e representação do conhecimento (por meio dos termos: knowledge organization, knowledge representation, indexing, classification, subject cataloging (cataloguing), subject analysis, content analysis, abstracting, thesauros e subject headings). A análise dos artigos se dará a partir de suas áreas de maior conteúdo informativo - título, subtítulo, resumo, palavras-chave - sendo excluídos da análise textos como: introdução, editoriais, instruções para os autores, anúncios e resenhas por não apresentarem a estrutura formal de um artigo científico. Uma vez selecionados, cada artigo será minuciosamente analisado de modo a identificar valores e problemas éticos no tocante à representação do conhecimento, gerando, assim, fichas de registro para análise posterior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Isadora Victorino Evangelista - Coordenador / JOSÉ AUGUSTO GUIMARÃES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília. , Rua: Hygino Muzzi Filho,773, Cidade Universitaria, 17500-000 - Marilia, SP - Brasil, Telefone: (14) 34021300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio realizado na disciplina de Introdução à Biblioteconomia aos alunos do primeiro e segundo ano de Biblioteconomia da Universidade Estadual Paulista, sob supervisão do professor José Augusto Chaves Guimarães.

  • 2014 - 2015

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio realizado na disciplina de Elementos de Organização do Conhecimento, aos alunos do primeiro ano de Biblioteconomia da Universidade Estadual Paulista, sob supervisão do professor José Augusto Chaves Guimarães.

  • 2012 - 2013

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica FAPESP, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.