Fabiane da Silva de Souza

Doutoranda em Comunicação, na Universidade de Brasília, na Linha de pesquisa "Imagem, estética e cultura contemporânea". Pesquisa teoria da fotografia, sobretudo suas transformações, pensadas como experiência histórica; mestre em Comunicação, pela mesma instituição, com a pesquisa "Fotografia e tempo na penumbra: Francesca Woodman e a dança com fantasmas"; possui graduação em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o grupo de pesquisa "Imagem, tecnologia e subjetividade". É orientada pela Profa. Dra. Cláudia Linhares Sanz.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação e Sociedade

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Sonhos e fantasmas de um mundo impaciente: os futuros na emergência das fotografias
Orientador: em Universidade Nova de Lisboa ( Margarida Medeiros)
com Cláudia Guilmar Linhares Sanz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fotografia; Experiência histórica; Contemporâneo; Fantasmas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Mestrado em Comunicação

2017 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Fotografia e tempo na penumbra: Francesca Woodman e a dança com fantasmas
, Ano de Obtenção: 2019.Cláudia Guilmar Linhares Sanz.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fotografia; Francesca Woodman; Fantasmas; Experiência histórica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Cinema

2008 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Amores suspensos: reflexões
Orientador: Mauro Eduardo Pommer

Graduação interrompida em 2007 em Jornalismo

2006 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2007

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Fantasias da prevenção no cinema norte-americano. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Imagem, tecnologia e subjetividade contemporânea. (Carga horária: 13h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2011

Grupo de Estudos de Deleuze. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Organização de eventos

SANZ, C. L. ; PESSOA, M. R. C. ; SOUZA, F. ; ALVES, I. S. . II Seminário Imagem, Tecnologia e Subjetividade: Biopolíticas do futuro. 2019. (Outro).

Participação em eventos

I Encontro da Rede Genealogias: o mal-estar no século XXI.A vida das fotografias nas telas: entre persistências e subtrações temporais. 2022. (Encontro).

II Seminário Imagem, Tecnologia e Subjetividade: Biopolíticas do futuro.Progresso, modernidade e poder. 2019. (Seminário).

II Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom/FAC - UnB..Sobre fotografia e memória na contemporaneidade. 2018. (Outra).

Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação.Fantasmas e sobrevivências na fotografia de Francesca Woodman. 2017. (Outra).

Curso de Direção de Atores e Interpretação para Cinema com Christian Duurvoort. 2011. (Oficina).

Oficina de roteiro - PROJETO SAL GROSSO - FBCU.Roteiro: Amantes suspensos. 2011. (Oficina).

IV Semana de Cinema. 2010. (Outra).

III Semana de Cinema. 2009. (Outra).

II Semana de Cinema. 2008. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Tiago Quiroga Fausto Neto

SANZ, C. L.; ENTLER, R.;Quiroga, T.. Sonhos e fantasmas de um mundo impaciente: os futuros na emergência das fotografias. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Comunicação UnB.

Susana Madeira Dobal Jordan

De Castro e Silva, Gustavo; FEIJO, Marcelo; SANZ, Cláudia L. (orientadora);DOBAL, Susana M.. Fotografia e tempo na penumbra: Francesca Woodman e a dança com fantasmas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

José Cláudio Siqueira Castanheira

CASTANHEIRA, José Cláudio Siqueira; POMMER, M. E.; SCANSANI, A. C.; SOARES, L. F. G.. Amores suspensos: reflexões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Andréa Carla Scansani

POMMER, M. E.;SCANSANI, A. C.; SOARES, L. F. G.. Amores suspensos: reflexões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi orientado por

Mauro Eduardo Pommer

Amores Suspensos - vídeo ficcional; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Mauro Eduardo Pommer;

Claudia Linhares Sanz

Fotografia e os futuros passados: entre virtualidade e história; Início: 2019; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade De Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Claudia Linhares Sanz

Fotografia e tempo na penumbra: Francesca Woodman e a dança com fantasmas; 2016; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Linhares Sanz;

Produções bibliográficas

  • SANZ, C. L. ; SOUZA, F. ; CAMPELO, L. . Vida instagramável: habitando tempos e espaços do mundo empresa. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación Online , v. 20, p. 52-62, 2021.

  • SOUZA, F. ; SANZ, C. L. . Fotografia e tempo na penumbra: Francesca Woodman e a dança com fantasmas. POLICROMIAS - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, IMAGEM E SOM , v. 5, p. 186-213, 2020.

  • LINHARES SANZ, CLAUDIA ; DE SOUZA, Fabiane . Entre fantasmas y fotografía: una alianza histórica en vías de transformarse. ACTA POÉTICA , v. 40, p. 61-75, 2019.

  • SOUZA, F. ; SANZ, C. L. . Francesca Woodman e o assombro dos fantasmas modernos. FRONTEIRAZ , p. 98, 2018.

  • SOUZA, F. . WALL-E (2008), de Andrew Stanton. Punctum: revista de cinema.

  • SOUZA, F. . Que fiz eu para merecer isto? (1984), de Pedro Almodóvar. Punctum: revista de cinema.

  • SOUZA, F. . Sem direção (sobre Amantes, 2008, de James Gray, 2008). Punctum: revista de cinema.

  • SOUZA, F. . ?mas o existido continua a doer eternamente (sobre A Falecida, 1965, de Leon Hirzsman). Punctum: revista de cinema.

  • SOUZA, F. . Personagens que movem o mundo (sobre Além da Vida, 2010, de Clint Eastwood). Punctum: revista de cinema.

  • SOUZA, F. ; OLIVEIRA, V. G. C. V. . Contos das quatro estações: o milagre e o mundo. Punctum: revista de cinema.

  • SOUZA, F. . Boletim FAM 2008: La Peli (2006), de Gustavo Postiglioli. Punctum: revista de cinema.

  • SANZ, C. L. ; SOUZA, F. ; CAMPELO, L. . No mundo empresa a tela-total: quando o tempo e vida vertem-se em instantes instagramáveis. In: 30° Encontro Anual Da Compós, 2021, São Paulo. Anais do 30° Encontro Anual Da Compós, 2021. v. 30.

  • SOUZA, F. ; SANZ, C. L. . Gesto e fotografia: entre virtualidades e o desaparecimento do invisível. In: VI Congresso Internacional de Cultura Visual, 2020, Paris. Videobook of GKA VISUAL 2020 Virtual Conference. Madri: GKA Ediciones, 2020.

  • SOUZA, Fabiane . Das janelas: os sonhos nas fotografias banais da primeira metade do século XIX e o que eles nos fazem ver a respeito do presente. In: IV Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação, 2021, Brasília. IV Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/ UnB, 2021.

  • SOUZA, F. ; VIDIGAL, M. F. S. . Sobre fotografia e memória na contemporaneidade. In: II Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2018), 2018, Brasília. Anais da II Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2018), 2018.

  • SOUZA, F. . Fantasmas e sobrevivências na fotografia de Francesca Woodman. In: I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB, 2017, Brasília. Anais da I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB, 2017.

  • SOUZA, F. ; SANZ, C. L. . Gesto e fotografia: entre virtualidades e o desaparecimento do invisível. In: VI Congresso Internacional de Cultura Visual, 2020, Paris. Actas GKA VISUAL 2020. Madrid: GKA Ediciones, 2020. p. 13.

  • SOUZA, F. . A vida das fotografias nas telas: entre persistências e subtrações temporais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANZ, C. L. ; SOUZA, F. ; CAMPELO, L. . NO MUNDO-EMPRESA, A TELA TOTAL: quando o tempo e a vida vertem-se em imagens instagramáveis. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Fabiane . Das janelas: os sonhos nas fotografias banais da primeira metade do século XIX e o que eles nos fazem ver a respeito do presente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, F. ; SANZ, C. L. . Gesto e fotografia: entre virtualidades e o desaparecimento do invisível. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, F. . Francesca Woodman: o corpo na fotografia como fantasma, fronteira entre dois regimes de imagem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, F. . Contra o progresso, escovar a história a contrapelo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, F. . Cidade recolhida 2020 (Fotografia).

Outras produções

SOUZA, F. ; MORAES, E. ; PESSOA, M. R. C. . Sete bilhões menos quatro. 2020. Filme.

SOUZA, F. ; MORAES, E. . Muito outra. 2018. Filme.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Imagem, Tecnologia e Subjetividade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudia Linhares Sanz em 03/05/2019., Descrição: O ponto de partida deste grupo de pesquisa é o entendimento de que as novas tecnologias da imagem estão no centro das transformações relevantes que o mundo contemporâneo atravessa, instaurando novas modalidades subjetivas e, portanto, alterando significativamente categorias fundantes de nossos modos de ser e viver. A atual produção imagética reconfigura os modos tradicionais de nos constituirmos como sujeitos e corpos, as maneiras de perceber e conhecer, lembrar e esquecer, narrar e arquivar, redimensionando também as maneiras de educar e aprender. Pensar a profusão de imagens de todo tipo, possibilitadas pelas novas tecnologias da comunicação, é investigar as novas condições perceptivas e a atualidade do espaço social contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiane da Silva de Souza - Integrante / Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador / Ingridde dos Santos Alves - Integrante / Mirella Ramos Costa Pessoa - Integrante / Fabíola Orlando Calazans Machado - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq - Ensino orientado, Carga horária: 4

Outras informações:
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília Ensino orientado (estágio docência): EDUCAÇÃO E LINGUAGENS TECNOLÓGICAS Orientação: Profa. Cláudia Linhares Sanz Ementa: O estatuto das tecnologias da comunicação na sociedade contemporânea. Cultura audiovisual, redes e globalização. Cruzamentos entre vigilância e visibilidade. Implicações do regime de visibilidade nos modos de ser, conhecer e educar. Tecnologias da comunicação e sua relação com o campo da Educação. A interface educação/comunicação e suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Visão crítica e criativa das linguagens dos meios de comunicação ? visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos ? e suas possibilidades na educação.

2011 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria: Projeto de Montagem, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria da disciplina de Projeto de Montagem (CMA7701) Prof. Fábio G. Salvatti.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria: Fotografia Cinematográfica, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria da disciplina Fotografia Cinematográfica (CMA5106) Prof. Charles Odair Cesconetto da Silva