Renata Patrícia Forain de Valentim

Possui doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. É procientista e professora adjunta no curso de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: História dos Saberes Psicológicos; Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Informações coletadas do Lattes em 12/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2006 - 2011

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Os três tempos da memória: aspectos psicossociais da memória social entre quilombolas do norte do Espírito Santo
, Ano de obtenção: 2011. Zeidi Araújo Trindade. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Memória Social; Identidade; populações tradicionais; quilombolas.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Letras

1999 - 2002

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: O encaixe de Nelson Rodrigues, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Olga Maria Machado
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Psicologia

1985 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Saúde mental raça, classe e gênero: Uma análise das políticas públicas de saúde mental no Brasil republicano através dos marcadores sociais da diferença., Descrição: O objetivo desta pesquisa é a circunscrição das políticas públicas de saúde mental no Brasil republicano, desde as primeiras legislações, que datam de 1890, até as leis antimanicomiais que inauguraram o século XXI. A hipótese é a de que as políticas que orientaram a assistência pública à saúde mental são a ratificação de uma diretriz que extrapola o saber psiquiátrico e faz confluir temas e discursos diversos, tais como republicanismo, raça, pobreza e gênero. Através da análise do diálogo entre esses temas, pretende-se então compreender as intervenções sobre aqueles comportamentos considerados desviantes e inadequados à ordem republicana e inserir o aparecimento dessas ideias em uma perspectiva mais ampla, adequada ao conjunto de instrumentos de regulação social que precisaram ser construídos (ou reconstruídos) após cada crise institucional dos governos republicanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Renata Patricia Forain de Valentim - Coordenador.

  • 2012 - 2018

    As Escolas Normais da Corte e do Distrito Federal e a Emergência do Pensamento Psicológico no Brasil, Descrição: Partindo da já estabelecida relação entre a Educação e a difusão da Psicologia no Brasil, este projeto tem como objetivo analisar a presença das ideias psicológicas na formação dos professores oferecida pela Escola Normal da Corte, mais tarde Escola Normal do Distrito Federal. Investigando, particularmente, como este ensino e suas práticas correlatas foram se transformando ao longo das sucessivas reformas sofridas por esta instituição neste ínterim; circunscrevendo suas bases; suas reconfigurações e suas relações com o contexto histórico geral de reformulação política e social. Para tanto, a pesquisa se concentra no período entre o primeiro decreto da fundação da Escola, em 1880; até 1932, ano de sua transformação em Instituto de Educação. Passando, entre outros, pelo decreto de 1888, que institui o ensino da Psicologia e normatiza seu ensino nesta instituição; por sua renomeação em Escola Normal de Distrito Federal, em 1889; pela reforma positivista de Benjamin Constant em 1890; pela gestão de Fernando de Azevedo na Instrução Pública em 1927/30; até sua reformulação geral em 1932, quando se torna definitivamente Instituto de Educação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renata Patricia Forain de Valentim - Coordenador / Rafael Pires Leite - Integrante / Bárbara Albuquerque Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Grupo de Pesquisa Subjetividade e História, Descrição: Este grupo de pesquisa foi instituído em 1998 com o início das atividades do Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia Clio-Psyché, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da UERJ. Ao longo dos anos o grupo tem se ampliado a partir de alianças com pesquisadores da UFRJ e do CEFET. O doutoramento de alguns integrantes, atualmente professores de outras instituições de ensino, tem reforçado a articulação almejada pelas pesquisas do Grupo entre História e Psicologia. A repercussão do grupo é grande, decorrente principalmente da organização dos "Encontros Clio-Psyché", atualmente em sua nona edição. O grupo tem publicação consistente em diversos periódicos científicos e participação em eventos científicos os mais diversos, notadamente os referidos à interrelação história e saberes psi. Os participantes do Grupo integram também os Grupos de Trabalho (GT) em História da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e da SIP (Sociedade Interamericana de Psicologia), tendo iniciado seus contatos com as sociedades européia e americana de história da psicologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Renata Patricia Forain de Valentim - Integrante / Ana Maria Jacó-Vilela - Coordenador / Francisco Portugal - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / CNPQ - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Arquitetando um projeto de nação: ideias e técnicas psicológicas desenvolvidas pelo Exército brasileiro durante o Estado Novo., Descrição: Tomando o Exército como um dos pilares de instauração e sustentação do Estado Novo, e considerando, tanto seu interesse pioneiro pelas ideias psicológicas, quanto sua necessidade de criar mecanismos internos e externos que mantivessem sua posição no jogo das forças políticas; esta pesquisa tem por objetivo circunscrever e sistematizar as ideias psicológicas desenvolvidas e difundidas por esta instituição durante este período. Em particular, aquelas que se referem à construção dos ideais de povo e nação brasileira, suas formas de sua difusão, função social, prática e bases teóricas e metodológicas. Para tanto, pretende-se levantar os artigos de temática psi de autoria de oficiais ou civis, dirigidos ao público militar em geral e publicados em manuais, livros e revistas pelo Exército brasileiro entre 1930 e 1945. Estes artigos, examinados a partir da técnica de análise de discurso serão relacionados na forma de uma ?historiografia cartográfica? aos principais ideários da época e relacionados às demais produções psicológicas nacionais deste mesmo período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Renata Patricia Forain de Valentim - Coordenador / Ana Maria Jacó-Vilela - Integrante / Márcia Biavati Messias - Integrante / Rafael Pires Leite - Integrante / Celeria Ribeiro - Integrante / Anne Severino - Integrante.

Prêmios

2019

Menção honrosa prêmio Anísio Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia Social e Institucional. , Rua São Francisco Xavier, 524/sl 10120, Maracanã, 22590900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877903

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área da Saúde - COREMU/UERJ

2012 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2022

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicanalise e Politicas Publicas

2011 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista recém doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2019

    Ensino, Mestrado profissional em psicanálise e políticas públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde mental e atenção psicossocial

  • 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia Uerj.,Cargo ou função, Comissão de Seleção para Mestrado e Doutorado PPGPS/ UERJ.

  • 03/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Discurso em Psicologia Social, Emergência das ideias psicológicas, Psicologia aplicada à Comunicação Social

  • 01/2013

    Direção e administração, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, sub-chefe Departamento Psicologia Social e Institucional.

  • 07/2013 - 01/2014

    Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso em Psicologia Social, Seminário de História da Psicologia: Memória e História

2003 - 2005

Fundação de Assistência e Educação

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2003 - 08/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos Humanos II, Recursos Humanos I, psicologia organizacional

2003 - 2003

SOCIEDADE CAPIXABA DE EDUCAÇAO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora pós-graduação lato sensu, Carga horária: 20

2002 - 2003

SOCIEDADE CAPIXABA DE EDUCAÇAO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2002 - 12/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira IV, Literatura Brasileira II, Literatura Brasileira I, Teoria Literária II

  • 09/2003 - 09/2003

    Ensino, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Contribuições da Psicanáise à Psicopedagogia