Renata Patrícia Forain de Valentim
Possui doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. É procientista e professora adjunta no curso de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: História dos Saberes Psicológicos; Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Informações coletadas do Lattes em 12/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2006 - 2011
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Os três tempos da memória: aspectos psicossociais da memória social entre quilombolas do norte do Espírito Santo
, Ano de obtenção: 2011. Zeidi Araújo Trindade. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Memória Social; Identidade; populações tradicionais; quilombolas.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Letras
1999 - 2002
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: O encaixe de Nelson Rodrigues, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Olga Maria Machado
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Pós-doutorado
2011 - 2012
Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Saúde mental raça, classe e gênero: Uma análise das políticas públicas de saúde mental no Brasil republicano através dos marcadores sociais da diferença., Descrição: O objetivo desta pesquisa é a circunscrição das políticas públicas de saúde mental no Brasil republicano, desde as primeiras legislações, que datam de 1890, até as leis antimanicomiais que inauguraram o século XXI. A hipótese é a de que as políticas que orientaram a assistência pública à saúde mental são a ratificação de uma diretriz que extrapola o saber psiquiátrico e faz confluir temas e discursos diversos, tais como republicanismo, raça, pobreza e gênero. Através da análise do diálogo entre esses temas, pretende-se então compreender as intervenções sobre aqueles comportamentos considerados desviantes e inadequados à ordem republicana e inserir o aparecimento dessas ideias em uma perspectiva mais ampla, adequada ao conjunto de instrumentos de regulação social que precisaram ser construídos (ou reconstruídos) após cada crise institucional dos governos republicanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Renata Patricia Forain de Valentim - Coordenador.
-
2012 - 2018
As Escolas Normais da Corte e do Distrito Federal e a Emergência do Pensamento Psicológico no Brasil, Descrição: Partindo da já estabelecida relação entre a Educação e a difusão da Psicologia no Brasil, este projeto tem como objetivo analisar a presença das ideias psicológicas na formação dos professores oferecida pela Escola Normal da Corte, mais tarde Escola Normal do Distrito Federal. Investigando, particularmente, como este ensino e suas práticas correlatas foram se transformando ao longo das sucessivas reformas sofridas por esta instituição neste ínterim; circunscrevendo suas bases; suas reconfigurações e suas relações com o contexto histórico geral de reformulação política e social. Para tanto, a pesquisa se concentra no período entre o primeiro decreto da fundação da Escola, em 1880; até 1932, ano de sua transformação em Instituto de Educação. Passando, entre outros, pelo decreto de 1888, que institui o ensino da Psicologia e normatiza seu ensino nesta instituição; por sua renomeação em Escola Normal de Distrito Federal, em 1889; pela reforma positivista de Benjamin Constant em 1890; pela gestão de Fernando de Azevedo na Instrução Pública em 1927/30; até sua reformulação geral em 1932, quando se torna definitivamente Instituto de Educação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renata Patricia Forain de Valentim - Coordenador / Rafael Pires Leite - Integrante / Bárbara Albuquerque Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2011 - 2012
Grupo de Pesquisa Subjetividade e História, Descrição: Este grupo de pesquisa foi instituído em 1998 com o início das atividades do Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia Clio-Psyché, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da UERJ. Ao longo dos anos o grupo tem se ampliado a partir de alianças com pesquisadores da UFRJ e do CEFET. O doutoramento de alguns integrantes, atualmente professores de outras instituições de ensino, tem reforçado a articulação almejada pelas pesquisas do Grupo entre História e Psicologia. A repercussão do grupo é grande, decorrente principalmente da organização dos "Encontros Clio-Psyché", atualmente em sua nona edição. O grupo tem publicação consistente em diversos periódicos científicos e participação em eventos científicos os mais diversos, notadamente os referidos à interrelação história e saberes psi. Os participantes do Grupo integram também os Grupos de Trabalho (GT) em História da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e da SIP (Sociedade Interamericana de Psicologia), tendo iniciado seus contatos com as sociedades européia e americana de história da psicologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Renata Patricia Forain de Valentim - Integrante / Ana Maria Jacó-Vilela - Coordenador / Francisco Portugal - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / CNPQ - Bolsa.
-
2011 - 2012
Arquitetando um projeto de nação: ideias e técnicas psicológicas desenvolvidas pelo Exército brasileiro durante o Estado Novo., Descrição: Tomando o Exército como um dos pilares de instauração e sustentação do Estado Novo, e considerando, tanto seu interesse pioneiro pelas ideias psicológicas, quanto sua necessidade de criar mecanismos internos e externos que mantivessem sua posição no jogo das forças políticas; esta pesquisa tem por objetivo circunscrever e sistematizar as ideias psicológicas desenvolvidas e difundidas por esta instituição durante este período. Em particular, aquelas que se referem à construção dos ideais de povo e nação brasileira, suas formas de sua difusão, função social, prática e bases teóricas e metodológicas. Para tanto, pretende-se levantar os artigos de temática psi de autoria de oficiais ou civis, dirigidos ao público militar em geral e publicados em manuais, livros e revistas pelo Exército brasileiro entre 1930 e 1945. Estes artigos, examinados a partir da técnica de análise de discurso serão relacionados na forma de uma ?historiografia cartográfica? aos principais ideários da época e relacionados às demais produções psicológicas nacionais deste mesmo período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Renata Patricia Forain de Valentim - Coordenador / Ana Maria Jacó-Vilela - Integrante / Márcia Biavati Messias - Integrante / Rafael Pires Leite - Integrante / Celeria Ribeiro - Integrante / Anne Severino - Integrante.
Prêmios
2019
Menção honrosa prêmio Anísio Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia Social e Institucional. , Rua São Francisco Xavier, 524/sl 10120, Maracanã, 22590900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877903
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área da Saúde -
COREMU/UERJ
2012 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - 2022
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicanalise e Politicas Publicas
2011 - 2012
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista recém doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2019
Ensino, Mestrado profissional em psicanálise e políticas públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde mental e atenção psicossocial
-
01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia Uerj.,Cargo ou função, Comissão de Seleção para Mestrado e Doutorado PPGPS/ UERJ.
-
03/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Discurso em Psicologia Social, Emergência das ideias psicológicas, Psicologia aplicada à Comunicação Social
-
01/2013
Direção e administração, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, sub-chefe Departamento Psicologia Social e Institucional.
-
07/2013 - 01/2014
Ensino, Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso em Psicologia Social, Seminário de História da Psicologia: Memória e História
2003 - 2005
Fundação de Assistência e EducaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2003 - 08/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos Humanos II, Recursos Humanos I, psicologia organizacional
2003 - 2003
SOCIEDADE CAPIXABA DE EDUCAÇAOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora pós-graduação lato sensu, Carga horária: 20
2002 - 2003
SOCIEDADE CAPIXABA DE EDUCAÇAOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2002 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira IV, Literatura Brasileira II, Literatura Brasileira I, Teoria Literária II
-
09/2003 - 09/2003
Ensino, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Contribuições da Psicanáise à Psicopedagogia
Você é Renata Patrícia Forain de Valentim?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renata Patrícia Forain de Valentim e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?