Lucas Calil Guimarães Silva

Lucas Calil é Coordenador de Linguística da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP FGV) e pesquisador sênior do DAPP Lab, o laboratório de métodos digitais da FGV DAPP dedicado à análise de redes sociais e ao desenvolvimento de metodologia e inovação aplicados ao ambiente digital. É doutor (2018) e mestre (2014) em Linguística, sob a linha de pesquisa em Semiótica, com ambos os títulos obtidos na Universidade Federal Fluminense, e bacharel em Jornalismo, em graduação realizada na mesma instituição (2010). Na FGV DAPP desde 2014, atua no monitoramento de mídias sociais e na implementação de estruturas, métodos e conceitos lingüísticos à pesquisa e análise de redes sociais, especialmente dedicado a discursos políticos, à identificação semântica de narrativas digitais e ao desenvolvimento metodológico de uma abordagem semiótica de filtragem, a partir de plataformas de mídia social, de dados textuais sobre os principais temas de políticas públicas do debate digital. Seus trabalhos foram publicados e apresentados em conferências internacionais e periódicos científicos de Lingüística, e tem policy papers e documentos de metodologias, de autoria e coautoria, divulgados editorialmente pela FGV. Além disso, participou, como colaborador convidado, de conferências e publicações internacionais de metodologia para a análise de redes sociais e dedicadas ao impacto das mídias sociais nos processos democráticos ? como, por exemplo, o documento produzido pela coalizão Supporting Democracy (SD)-Democracy Reporting International (DRI), sob financiamento da Comissão Europeia, na União Europeia, e publicado como o ?Guia da Sociedade Civil para o Monitoramento das Mídias Sociais Durante Eleições?. Também fez parceria com o SD e com pesquisadores de outras organizações da sociedade civil europeia e da Universidade de Viena para monitorar o debate político no Youtube durante as eleições parlamentares austríacas de 2019. Anteriormente, trabalhou como jornalista, cobrindo política, tecnologia e esportes, e em 2013 ganhou o Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria esportes, com reportagens sobre corrupção e má administração de fundos públicos no financiamento do Jogos Pan-Americanos de 2007 e das Olimpíadas de 2016.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM

2014 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Que das trevas se faça a luz: a fratura e renascimento do cânone
Renata Ciampone Mancini. Palavras-chave: Semiótica; Linguística; Cinema; Formas de vida; Sociologia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica.

Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM

2012 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: O lado negro da arte: as temáticas que a escuridão revela,Ano de Obtenção: 2014
Renata Ciampone Mancini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cinema; Literatura; Semiótica; Linguística.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração. Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação; Edição e edição integrada à impressão.

Graduação em Comunicação Social

2007 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Apocalypse Now e O Coração das Trevas: o embate entre indivíduo e sociedade
Orientador: Renata Ciampone Mancini

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Extensão universitária em Ciências Humanas: intercâmbio acadêmico. , Universite de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, UVSQ, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Análise de Redes Sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CALIL, Lucas . IV Jornada de Estudos de Linguagem. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro de jovens pesquisadores em semiótica do Rio de Janeiro.As temáticas reveladas do cânone da escuridão. 2014. (Encontro).

Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras da UFF.O lado negro da arte: as temáticas que a escuridão revela. 2014. (Seminário).

Encontro intermediário do GT de Semiótica da ANPOLL.O lado negro da arte: temáticas que a escuridão revela. 2013. (Encontro).

Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras da UFF.O lado negro da arte: temáticas da escuridão. 2013. (Seminário).

XII miniENAPOL de Semiótica da USP.O cânone estabelecido pelas temáticas relacionadas à escuridão. 2013. (Encontro).

III Sappil - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras.O lado negro da arte: as temáticas da escuridão. 2012. (Seminário).

IV Colóquio Internacional de Semiótica. Apocalipse Now e o Coração das Trevas: embate entre indivíduo e sociedade. 2012. (Congresso).

XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. Navalha na carne: sutilezas de oito imagens conectadas. 2012. (Congresso).

VII MiniEnapol de Semiótica (USP).A outra beleza americana. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Carlos de Morais Alt

MANCINI, R.;ALT, J. C. de M.; NERY, G.. .Apocalypse Now e o Coração das Trevas: o embate entre indivíduo e sociedade.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

Renata Ciampone Mancini

MANCINI, R.; TEIXEIRA, L.; CERDERA, F. P.. O lado negro da arte: as temáticas que a escuridão revela. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Renata Ciampone Mancini

MANCINI, R.; TEIXEIRA, L.; LOPES, I. C.; PORTELA, J. C.; MULLER, A.. Que das trevas se faça a luz: a fratura e o renascimento do cânone. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Renata Ciampone Mancini

MANCINI, R. C.; LOPES, I. C.; MULLER, A.. Que das trevas se faça a luz: a fratura do cânone. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Renata Ciampone Mancini

MANCINI, R. C.; TEIXEIRA, L.; SOUSA, S. M.. O lado negro da arte: as temáticas que a escuridão revela. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Renata Ciampone Mancini

MANCINI, R. C.; Alt, J.; NERY, G.. Apocalypse Now e o Coração das Trevas: o embate entre indivíduo e sociedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

Silvia Maria de Sousa

SOUSA, S. M.TEIXEIRA, Lucia; MANCINI, R.. O lado negro da arte: as temáticas que a escuridão revela. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Nery Atem

Mancini, R.; Alt, João;ATEM, G. N.. Apocalypse Now e O Coração das Trevas: o em indivíduo e sociedade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

Lúcia Teixeira de Siqueira e Oliveira

TEIXEIRA, Lucia; MANCINI, R. C.; CERDEIRA, Fábio Pereira. O lado negro da arte: as temáticas que a escuridão revela. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Lúcia Teixeira de Siqueira e Oliveira

MANCINI, R. C.; LOPES, Ivã Carlos; PORTELA, J.C.; MULLER, A.;TEIXEIRA, Lucia. Que das trevas se faça a luz: a fratura e o renascimento do cânone. 2018. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renata Ciampone Mancini

O lado negro da arte: as temáticas que a escuridão revela; 2014; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Ciampone Mancini;

Renata Ciampone Mancini

Que das trevas se faça a luz: a fratura e o renascimento do cânone; 2018; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Ciampone Mancini;

Renata Ciampone Mancini

Apocalypse Now e o Coração das Trevas: o embate entre indivíduo e sociedade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Renata Ciampone Mancini;

Alexandre Farbiarz

Projeto de Extensão Laboratório de Design Editorial - LDE; 2008; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexandre Farbiarz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MANCINI, RENATA CIAMPONE ; CALIL, LUCAS . Um olhar tensivo sobre o semissimbolismo em -O Senhor dos Ane-is-. Estudos Semióticos (USP) , v. 11, p. 11-20, 2015.

  • CALIL, Lucas ; MANCINI, R. . APOCALYPSE NOW E O CORAÇÃO DAS TREVAS: O EMBATE ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE. CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada (Online) , v. 12, p. 233-257, 2014.

  • CALIL, Lucas . Resenha de FIORIN, José Luiz (Org.) Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013, 206 p.. Cadernos de Letras da UFF , v. 48, p. 349-353, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Prêmio Petrobras de Jornalismo, Petrobras.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador da FGV/DAPP, Carga horária: 40

2011 - 2013

Infoglobo

Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Repórter de Esporte e Tecnologia, Carga horária: 44

Atividades

  • 02/2011 - 08/2011

    Estágios , Infoglobo/Jornal EXTRA, .,Estágio realizado, Repórter trainee de esportes no Jornal EXTRA, com produção de conteúdo informativo para as versões impressa e online..

  • 02/2010 - 01/2011

    Estágios , Infoglobo, .,Estágio realizado, Estágio em Jornalismo nos jornais EXTRA e O Globo, com acompanhamento da cobertura jornalistica em diversas editorias de ambos os jornais..

2015 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio em Docência como professor da disciplina Linguística I (Introdução à Linguística) para os alunos do 1 período da graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense

2013 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como professor substituto da disciplina Linguística XIX (Introdução à Linguística) na primeira parte do curso ministrado aos alunos do primeiro semestre de Comunicação Social/Jornalismo.

2013 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou como professor da disciplina Linguística XIX (Introdução à Linguística), em vínculo de estágio em docência, para os alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Tópicos do curso: Introdução à linguística saussuriana e ao gerativismo