Márcio de França Santos

Formado pelo Curso Técnico Subsequente de Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Graduado em bacharel e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante a graduação exerceu duas bolsas do Programa de Iniciação Científica, ambas no Departamento de Geociência, sendo a primeira no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (2012-2013) e a segunda no Laboratório de Sedimentologia Costeira (2013-2014). Exerceu também, monitoria da disciplina de Sensoriamento Remoto (2014) pelo curso de Geografia e estagiou na Assessoria de Planejamento Urbano (2015-2017), na Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis. Por fim, foi bolsista na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) entre 2017 e 2018, em uma parceria Fundação Euclides da Cunha de Apoio à Universidade Federal Fluminense (FUNDEC-UFF). Atualmente, desenvolve trabalhos na área de planejamento urbano e participação social junto à Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz no desenvolvimento do Plano Diretor Participativo (2018-2019) e do Plano Municipal de Transporte e Mobilidade (2020). Com experiência no uso de Sistemas de Informação Geográfica, exerce junto esporadicamente mini-cursos de introdução ao software QGIS para técnicos e servidores públicos. E com interesse em desenvolver pesquisas e projetos relacionados a geoprocessamento, sensoriamento remoto, pesquisas relacionadas a Zoneamento Urbano e Ambiental, Cadastro Técnico Multifinalitário, Recursos Hídricos, Climatologia, Geomorfologia, Desastres Naturais, Vegetação e produção de mapas temáticos ambientais e socioeconômicos.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Geografia

2011 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Geografia

2011 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Utilização de fotografias aéreas para elaboração de índices de vegetação, NDVI e SAVI, em ambiente Urbano
Orientador: Carlos Antônio Oliveira Vieira

Curso técnico/profissionalizante em Agrimensura

2018 - 2019

Instituto Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso a distância de autoinstrução sobre IPTU - Turma 2/2019. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2018 - 2018

Introduçào à Gestão Participativa. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Curso a distância de autoinstrução - Parcelamento, Edificação ou Utilização. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2018 - 2018

Curso a distância de autoinstrução Transferência do Direito de Construir. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2017 - 2017

Curso a distância de autoinstrução sobre Estudo de Impacto de Vizinhança -. (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Fotogrametria.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Análise Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário de Iniciação Científica.EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DOS DEPÓSITOS QUATERNÁRIOS DA PLANÍCIE COSTEIRA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. 2014. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica.PRODUÇÃO TEXTUAL PARA A PRODUÇÃO DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE MOÇAMBIQUE PARA DEFICIENTES VISUAIS. 2013. (Seminário).

VIII Congresso de Cartografia para Crianças e Escolares. A PRODUÇÃO DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE MOÇAMBIQUE PARA DEFICIENTES VISUAIS NO LABTATE.. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Antonio Oliveira Vieira

VIEIRA, C. A. O.; Oliveira, F. H.; Constantes, V. T.; SILVA, E.. Utilização de fotografias aéreas para elaboração de índices de vegetação, SAVI e NDVI, em ambiente intra-urbana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Everton da Silva

VIEIRA, C. A. O.; OLIVEIRA, F. H.; CONSTANTES, V. T.;SILVA, E.. Utilização de fotografias aéreas para elaboração de índices de vegetação, SAVI e NDVI, em ambiente intra-urbana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ruth Emilia Nogueira

Atlas Tátil e em Baixa Visão de Países de Língua Portuguesa: Moçambique; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruth Emilia Nogueira;

NORBERTO OLMIRO HORN FILHO

Evolução geológica dos depósitos quaternários da planície costeira do estado de Santa Catarina, Brasil; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFSC - Departamento de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norberto Olmiro Horn Filho;

Carlos Antonio Oliveira Vieira

Detecção de mudanças por sensoriamento remoto aplicado a escorregamento de terra; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Carlos Antonio Oliveira Vieira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, E. C. ; SANTOS, M. F. . Evolução das inundações no sul do Brasil: o caso da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. Investigaciones Geográficas , v. 0, p. 91-102, 2016.

  • SANTOS, Elaine Cristina dos ; SANTOS, M. F. . Evolução das inundações no sul do Brasil: o caso da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. Revista Investigaciones Geograficas Universidad de Chile , v. 1, p. 91-102, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OSAKO, L. S. ; HOFFMANN, G. P. ; SANTOS, M. F. . Adequação do Aplicativo computacional QGIS, um Sistema de Informações Geográficas para o público brasileiro. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, M. F. ; MACHADO, D. ; BEIRAO, C. A. ; HUNTEMANN JUNIOR, T. . Plano Diretor Participativo de Santo Amaro da Imperatriz - Versão Consolidada. 2019. (Texto Base para a tramitação do PDP-SAI).

OSAKO, L. S. ; HOFFMANN, G. P. ; SANTOS, M. F. . Minicurso Introdução ao QGIS Aplicado à Gestão Municipal - 2a EDIÇÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OSAKO, L. S. ; HOFFMANN, G. P. ; SANTOS, M. F. . Minicurso Introdução ao QGIS Aplicado à Gestão Municipal. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, M. F. ; OSAKO, L. S. . Minicurso de Introdução ao QGIS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2017

Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio não-obrigatório, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio não-obrigatório de geografia (bacharel) junto a Equipe técnica de Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José (SC) - Assessoria de Planejamento Urbano da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis.

2014 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor da disciplina de Sensoriamento Remoto do curso de Geografia, do Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Catarina.

2013 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa de caracterização e mapeamento dos sedimentos costeiros do Quaternário no Pontal de Capri, São Francisco de Assis (SC).

2012 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa para confecção de atlas tatil para deficientes visuais e baixa visão de Moçambique e outros países de língua portuguesa.

2018 - Atual

Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40

2017 - 2018

Secretaria do Patrimônio da União

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação baseia-se na catalogação, conversão cartográfica e validação visando a padronização do acervo cartográfico para disponibilizar os dados geoespaciais em um sistema único de informações da SPU. O projeto Validação e Capacitação em Metodologia para a Gestão da Geoinformação nas Unidades Regionais de Geoinformação SPU (Secretaria do Patrimônio da União) - SPU está inserido no âmbito do Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União (PMG/SPU) e conta com o apoio financeiro da Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à UFF.