Thaís de Araújo da Costa

Possui graduação em Letras - Português/Literaturas - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2007). Defendeu o Mestrado em Língua Portuguesa em março de 2010 na mesma instituição. Foi professora substituta no Colégio Pedro II, em 2010, e no Colégio de Aplicação da UERJ (CAP-UERJ), em 2016, onde atuou nos níveis fundamental e superior. Também no nível superior, atuou de 2011 a 2014 como professora de Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual na Escola Naval Brasileira, onde exerceu ainda a função de revisora e membro do Conselho Editorial da Revista Villegagnon, e, como substituta de Língua Portuguesa, no 2 semestre de 2019, na UERJ. Cursou doutorado, sob a orientação da Profa. Dra. Vanise Gomes de Medeiros, em Estudos da Linguagem (habilitação em Linguística) na Universidade Federal Fluminense (UFF - Defesa Maio/2016), com período de estágio doutoral (doutorado sanduíche) na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob a supervisão do Prof. Dr. Jean-Marie Fournier. Nessa ocasião, participou também de reuniões, eventos e demais atividades do Laboratoire d'Histoire des Théories Linguistiques (LAB-HTL). Em sua pesquisa de doutoramento, a partir da articulação entre a Análise de Discurso e a História das Ideias Linguísticas, investigou o funcionamento do discurso gramatical brasileiro, notadamente no que concerne aos dizeres sobe a língua no/do Brasil atribuídos ao (nome de) autor Evanildo Bechara. É integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos Arquivos de Língua (GAL), liderado por Vanise Medeiros (UFF), do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF), coordenado pelas professoras Vanise Medeiros, Bethânia Mariani e Silmara Dela-Silva, e do Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (GESD), liderado por Vânia Dutra (UERJ) e Magda B. Schlee (UERJ). É autora do livro "Discurso gramatical: permanências e rupturas" (Pontes, 2019). Atualmente, é pós-doutoranda em História das Ideias Linguísticas, sob a supervisão da Profa. Dra. Vanise Medeiros, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora colaboradora, sob a supervisão da Profa. Dra. Claudia C. Pfeiffer, no Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolve pesquisas em História das Ideias Linguísticas, Análise de Discurso e Linguística sistêmico-funcional com enfoque em descrição e história da produção do conhecimento linguístico-gramatical.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos da Linguagem

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: EVANILDO BECHARA E A(S) MODERNA(S) GRAMÁTICA(S) PORTUGUESA(S): AUTORIA, (RE)PRODUÇÃO, (RE)FORMULAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE DIZERES SOBRE A LÍNGUA NO/DO BRASIL NO SÉCULO XX
Orientador: em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 ( Jean-Marie Fournier)
com Vanise Gomes de Medeiros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Função-autor; Gramática; Imaginário de língua; Evanildo Bechara; Moderna Gramática Portuguesa; AD/HIL. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História das Ideias Linguísticas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em Letras

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Gramáticas pós-NGB: do discurso oficial a outros discursos (im)possíveis,Ano de Obtenção: 2010
Vanise Gomes de Medeiros.Palavras-chave: autoria; sentido; Análise do discurso; discurso gramatical; NGB.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise de Discurso. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Setores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Especialização em Língua Portuguesa

2018 - Atual

Liceu Literário Português

Graduação em andamento em Letras - Português e Francês

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Letras - português/literaturas

2003 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A relação contrastiva em textos argumentativos - reflexões sobre a prática de língua portuguesa como língua materna
Orientador: Vanise Gomes de Medeiros
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2020

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

eCapacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2019 ? Redaçõe. (Carga horária: 93h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2018 - 2018

GRAMÁTICA PARA PREPARADORES E REVISORES DE TEXTO. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE DO LIVRO DA FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP, UNIL, Brasil.

2018 - 2018

eCapacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2018 ? Redaçõe. (Carga horária: 93h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2013 - 2013

GRAMÁTICA HISTÓRICA E MUDANÇA LINGUÍSTICA NO PB. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2013 - 2013

SAUSSURE E A DIACRONIA CEM ANOS DEPOIS. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Linguística e ensino escolar de língua. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2012 - 2012

Neurônios espelho - ação - linguagem - emoção. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2011 - 2011

Metodologia Didática Especial. (Carga horária: 60h). , Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil, DENSM, Brasil.

2011 - 2011

Curso Expedito de Técnica de Ensino para Oficiais. (Carga horária: 105h). , Centro de Instrução Almirante Wandenkolk - Diretoria de ensino da Marinha, CIAW - DENSM, Brasil.

2009 - 2009

ENTRE AS LITERATURAS INFANTO-JUVENIL E ADULTA. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

A ANÁLISE DE DISCURSO E A NOÇÃO DE SUJEITO. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2007 - 2007

HISTÓRIA DA ORTOGRAFIA DO PORTUGUÊS DO BRASIL. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2005 - 2005

O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE LP. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História das Ideias Linguísticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística sistêmico-funcional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, THAÍS . III SEMINÁRIO SAL & I CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2019. (Congresso).

Medeiros, Vanise ; COSTA, Thais. A. . LABORATÓRIOS EM COOPERAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE BRASILE E FRANÇA. 2014. (Outro).

COSTA, Thais. A. . CONGRESSO ACADÊMICO DE DEFESA NACIONAL (CADN). 2013. (Congresso).

COSTA, Thais. A. . ENCONTRO PEDAGÓGICO DO ENSINO SUPERIOR MILITAR. 2012. (Congresso).

COSTA, Thais. A. ; Medeiros, Vanise ; TEDESCO, M. T. . V SEMINÁRIO INTGRADO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2009. (Outro).

COSTA, Thais. A. . IX FÓRUM DE ESTUDOS LINGUISTICOS / I COLÓQUIO DE SEMIÓTICA. 2007. (Congresso).

COSTA, Thais. A. . II JORNADA DE TRABALHOS DA ESPECIALIZAÇÃO / IV SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2006. (Outro).

COSTA, Thais. A. . IX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUISTICA E FILOLOGIA. 2005. (Congresso).

COSTA, Thais. A. . I JORNADA DE TRABALHOS DA ESPECIALIZAÇÃO. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III SEMINÁRIO SAL & I CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. NEOLOGISMOS EM -AÇO NO PB CONTEMPORÂNEO À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2019. (Congresso).

VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem ? Enelin 2019.Moderna Gramática Portuguesa (1999), de Evanildo Bechara: uma gramática cindida, um gramático linguista. 2019. (Encontro).

VII SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.FORMAÇÕES NEOLÓGICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO EM PERSPECTIVA FUNCIONAL: O CASO DO SUFIXO -AÇO. 2019. (Simpósio).

III SEDIAR.EVANILDO BECHARA E A MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA (1999): IMAGINÁRIO DE LÍNGUA E POLÍTICA DE GESTÃO DAS DIFERENÇAS NA GRAMÁTICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX. 2016. (Seminário).

CICLE APEB-FR - TABLE-RONDE: GRAMMAIRE ET HISTOIRE: DU PORTUGAL AU BRÉSIL.EVANILDO BECHARA ET LA MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA (1999). 2015. (Outra).

Colloque Thématique: ?L?écriture dans la Recherche. Réflexions sur le processus de l?écriture scientifique en sciences humaines et sociales.(N)a produção da escrita acadêmica: um gesto de interpretação e autoria. 2015. (Outra).

École thématique - Université d'été HTL: "Représentations du langage et représentations de l'esprit : histoire et épistémologie". 2015. (Outra).

V SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.Língua portuguesa, patrimônio cultural: Da memória que atravessa o dizer do gramático brasileiro. 2015. (Simpósio).

LABORATÓRIOS EM COOPERAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE BRASILE E FRANÇA.A LÍNGUA PORTUGUESA EM COLUNAS DE JORNAL NO SÉC. XXI: UMA LÍNGUA (TRANS)NACIONAL. 2014. (Outra).

Seminário Interno de Pesquisas do Laboratório Arquivos do Sujeito.EVANILDO BECHARA: DIZER SOBRE A LÍNGUA NAS GRAMÁTICAS E NO JORNAL. 2014. (Seminário).

II SEMINÁRIO INTERNO DE PESQUISAS DO LABORATÓRIO DE ARQUIVOS DO SUJEITO.A língua portuguesa em colunas de jornal do século XXI: uma língua (trans)nacional. 2013. (Seminário).

SEMINÁRIO LÍNGUA E DICIONÁRIO. 2013. (Seminário).

SEMINÁRIO SUJEITO, DISCURSO E IMPRENSA. 2013. (Seminário).

X CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS DEL DISCURSO. A LÍNGUA PORTUGUESA EM COLUNAS DE JORNAL: UMA LÍNGUA (TRANS)NACIONAL. 2013. (Congresso).

III Jornada de Estudos Linguísticos. 2012. (Outra).

IV ENCONTRO PEDAGÓGICO DO ENSINO SUPERIOR MILITAR. 2012. (Seminário).

III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.GRAMATICAS PÓS-NGB: DO DISCURSO OFICIAL A OUTROS DISCURSOS (IM)POSSÍVEIS. 2011. (Encontro).

XV Congresso Nacional de Linguistica e Filologia. CICATRIZES: TRAÇOS DE DISCURSOS OUTROS NAS GRAMÁTICAS PÓS-NGB. 2011. (Congresso).

V SEMINARIO INTEGRADO DE LINGUA PORTUGUESA.DIZER O MESMO PARA DIZER O OUTRO. 2009. (Seminário).

IX FÓRUM DE ESTUDOS LINGUISTICOS E I COLOQUIO DE SEMIOTICA.AS RELAÇÕES CONTRASTIVAS NO TEXTO ARGUMENTATIVO - REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA. 2007. (Outra).

XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUISTICA E FILOLOGIA. DIZ ISSO CANTANDO. 2007. (Congresso).

II JORNADA DE TRABALHOS EM ESPECIALIZAÇÃO E IV SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA EM LINGUA PORTUGUESA. 2006. (Seminário).

X Congresso de Lingüística e Filologia. A MÚSICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2006. (Congresso).

I JORNADA DE TRABALHOS DA ESPECIALIZAÇÃO. 2005. (Outra).

IX CONGRESSO DE LINGUISTICA E FILOLOGIA. 2005. (Congresso).

VII FORUM DE ESTUDOS LINGUISTICOS. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

COSTA, Thais. A.. CONCURSO PÚBLICO PARA O CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS DA MARINHA (CP-CAP). 2017. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

COSTA, Thais. A.; BRANCO, L. C.; Maciel, Milene. CONCURSO PÚBLICO DE ACESSO À ESCOLA NAVAL (CPAEN). 2016. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

COSTA, Thais. A.; BRANCO, L. C.; Maciel, Milene. CONCURSO PÚBLICO PARA O CORPO DE SAÚDE DA MARINHA - QUADRO DE MÉDICOS E CIRURGIÕES DENTISTAS (CP-CSM-MD E CD). 2016. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

COSTA, Thais. A.. CONCURSO PÚBLICO PARA O CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA (CP-CEM). 2016. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

COSTA, Thais. A.. CONCURSO PÚBLICO PARA OS QUADROS COMPLEMENTARES DE OFICIAIS DA MARINHA (CP-QC-CA E QC-FN). 2016. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

COSTA, Thais. A.. CONCURSO DE ADMISSÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AUXILIARES DA ARMADA E DE FUZILEIROS NAVAIS (CA-AA/AFN). 2017. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

COSTA, Thais. A.. BANCA DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO DOS CANDIDATOS AO PROCESSO DE ADMISSÃO DA ESCOLA SESC ENSINO MÉDIO. 2017. ESCOLA SESC.

COSTA, THAÍS. BANCA DE CORREÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL COM REDAÇÃO DO EXAME DISCURSIVO DO VESTIBULAR ESTADUAL 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CEZAR, M. C. M.; DA SILVA, FABIANA GOMES; LANINI, JANAINA DE SOUZA;COSTA, Thais. A.; DE MENDONÇA, M.H.M.F.. PROCESSO SELETIVO PARA INSTRUTOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ARMADA BOLIVIANA. 2014. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

COSTA, Thais. A.. PROCESSO SELETIVO PARA OFICIAL TEMPORÁRIO PARA O MAGISTÉRIO DA MARINHA DO BRASI. 2014. COMANDO DO 1 DISTRITO NAVAL.

CEZAR, M. C. M.;COSTA, Thais. A.; LANINI, JANAINA DE SOUZA; DE MENDONÇA, M.H.M.F.; DA SILVA, FABIANA GOMES. PROCESSO SELETIVO PARA INSTRUTOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A ACADEMIA DA ARMADA BOLIVIANA. 2013. Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Carlos Santos de Azeredo

MEDEIROS, V. G.; MARIANI, Bethania S. C.;AZEREDO, J. C. S.. Gramáticas pós-NGB: do discurso oficial a outros discursos (im)possíveis. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Carlos Santos de Azeredo

MEDEIROS, V. G.;AZEREDO, J. C. S.; CAVALIERE, Ricardo Stavola; DIAS, L. F.; BALDINI, L. J. S.; FOURNIER, J.. Evanildo Bechara e a(s) moderna(s) gramática(s) portuguesa(s): autoria, (re)formulação e circulação de dizeres sobre a língua no/do Brasil no século XX. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lauro José Siqueira Baldini

MEDEIROS, V. G.; DIAS, Luiz Francisco; CAVALIERE, R. S.; AZEVEDO, J. C. S.;BALDINI, L. J. S.. Evanildo Bechara e a(s) Moderna(s) Gramática(s) Portuguesa(s): autoria, (re)produção, (re)formulação e circulação de dizeres sobre a língua do/no Brasil no século XX. 2016. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Lauro José Siqueira Baldini

BALDINI, L. J. S.; BRANCO, L. K. A. C.; MEDEIROS, V. G.; CAVALIERI, R. S.. Evanildo Bechara: dizeres sobre as línguas nas gramáticas e nos jornais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Bethânia Sampaio Corrêa Mariani

MARIANI, B. S. C.; MEDEIROS, V. G. DE. Gramáticas pós-NGB: do discurso oficial a outros discursos (im)possíveis. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Stavola Cavaliere

MEDEIROS, V.; BALDINI, L.; BRANCO, L. K. C.;CAVALIERE, RICARDO. Evanildo Bechara: dizeres sobre as línguas nas gramáticas e nos jornais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Luiza Kátia Andrade Castello Branco

CASTELLO BRANCO, L.K.; BALDINI, L. J. S.; MEDEIROS, V. G.; CAVALIERE, R.. Evanildo Bechara: Dizer sobre as línguas nas gramáticas e no jornal. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanise Gomes de Medeiros

Início: 2020; Universidade Federal Fluminense;

Vanise Gomes de Medeiros

Gramáticas pós-NGB: do discurso oficial a outros discursos; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Vanise Gomes de Medeiros;

Vanise Gomes de Medeiros

Evanildo Bechara e a(s) Moderna(s) Gramática(s): autoria, (re)produção, (re)formulação e circulação de dizeres sobre a língua no/do Brasil no século XX; 2016; Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Vanise Gomes de Medeiros;

Vanise Gomes de Medeiros

GRAMÁTICA E HISTÓRIA: A (RE)CONSTRUÇÃO DO SABER GRAMATICAL BRASILEIRO APÓS A NGB; 2012; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Vanise Gomes de Medeiros;

Darcilia Marindir pinto Simões

PIBIC: A música e o ensino da língua portuguesa; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Darcilia Marindir Pinto Simões;

Darcilia Marindir pinto Simões

PIBIC: A música e o ensino da língua portuguesa; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Darcilia Marindir Pinto Simões;

Darcilia Marindir pinto Simões

PIBIC: A música e o ensino da língua portuguesa; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Darcilia Marindir Pinto Simões;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, THAÍS . ALGUNS APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA HIL NA FRANÇA E NO BRASIL. LÍNGUA E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS , v. 1, p. 9-34, 2019.

  • COSTA, THAÍS . EVANILDO BECHARA E A(S) MODERNA(S) GRAMÁTICA(S) PORTUGUESA(S): REFLEXÕES SOBRE A INSCRIÇÃO DO POLÍTICO NO IMAGINÁRIO DE LÍNGUA INSTITUÍDO NA/PELA GRAMÁTICA BRASILEIRA. Entremeios , v. 14, p. 243-260, 2017.

  • COSTA, Thais. A. . A gramática como lugar de materialização de dizeres sobre a língua: o caso do substantivo na 1.ª e na 37.ª edição da Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara. CONFLUÊNCIA (RIO DE JANEIRO) , v. 1, p. 154-191, 2017.

  • GIORGENON, D. ; SOUSA, L. M. A. E. ; COSTA, Thais. A. ; Medeiros, Vanise . (N)a produção da escrita acadêmica: um gesto de interpretação e autoria. Intersecções (Jundiaí) , v. 2, p. 5-19, 2015.

  • COSTA, Thais. A. ; Medeiros, Vanise . CONSIDERAÇÕES SOBRE O GESTO DE AUTORIA NA MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA (1961), DE EVANILDO BECHARA. Linguagem em (Dis)curso (Online) , v. 15, p. 385-400, 2015.

  • COSTA, Thais. A. . SIGNIFICANDO E GARANTINDO A LÍNGUA NACIONAL: O PROCESSO DE HISTORICIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL E A IMPLEMENTAÇÃO DA NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA. RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 5, p. 103-123, 2013.

  • HONORATO, H. ; COSTA, Thais. A. . ALUNOS ESTRANGEIROS EM IES MILITAR: ESPAÇOS ESCOLARES FORMAIS E NÃO FORMAIS NO APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista de Villegagnon (Impresso) , v. 8, p. 62-71, 2013.

  • COSTA, Thais. A. . Considerações a respeito da colocação pronominal nas gramáticas pós-NGB. REVISTA CONFLUÊNCIA , v. 44/45, p. 151-164, 2013.

  • COSTA, Thais. A. ; BARBUTO, A.C.C. . FERNÃO DE OLIVEIRA: HOMEM DO MAR E DAS LETRAS. Revista de Villegagnon (Impresso) , v. VII, p. 94-99, 2012.

  • COSTA, Thais. A. . Por que o cidadão brasileiro deve e precisa estudar a Língua Portuguesa?. Revista de Villegagnon (Impresso) , v. VI, p. 88-91, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, Thais. A. . APOSTILA DE REDAÇÃO 9o ANO ENSINO FUNDAMENTAL - RAIZ EDUCAÇÃO. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

COSTA, Thais. A. ; CEZAR, M. C. M. ; DE MENDONÇA, M.H.M.F. ; ENCARNAÇÃO, A. ; LANINI, JANAINA DE SOUZA ; DA SILVA, FABIANA GOMES ; BARBUTO, A.C.C. . APOSTILA DE LÍNGUA PORTUGUESA - MARINHA DO BRASIL - ESCOLA NAVAL. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ENSINO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2007

    A MÚSICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Darcilia Marindir Pinto Simões em 21/01/2019., Descrição: o projeto "A música e o ensino de língua portuguesa" teve por objetivo preparar um material didático voltado para docentes de Língua Portuguesa com estudos gramaticais em textos do gênero letra-de-música. O livro "Português se aprende cantando" publicado pela Editora Dialogarts em 2007 pode ser acessado pelo link: http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_tfc_lingua/Portugues_se_aprende_cantando.pdf. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thaís de Araujo da Costa - Integrante / Natalia Correia - Integrante / manuela Trindade - Integrante / Marilza Maia de Souza - Integrante / darcília simões - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Aprovação no Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

2019

APROVAÇÃO EM CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO DE LÍNGUA PORTUGUESA 40H, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

2017

Terceiro lugar no Concurso de Teses da Associação Latino-americana de estudos do discurso - âmbito Brasil, ALED - Brasil.

2016

Doutora em Linguística, UFF.

2016

APROVAÇÃO EM 1o LUGAR NO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO CAP-UERJ, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

2014

APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR I EDITAL SMA N. 79, DE 11/07/2014, PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

2011

APROVAÇÃO EM PROCESSO SELETIVO PARA SERVIÇO MILITAR VOLUNTÁRIO DA MARINHA DO BRASIL - QUADRO TÉCNICO: ESPECIALIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA, MARINHA DO BRASIL.

2010

Mestre em Língua Portuguesa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2009

APROVAÇÃO EM PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL 09/2009, COLÉGIO PEDRO II.

2009

APROVAÇÃO EM CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DOCENTE I DE LÍNGUA PORTUGUESA, SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO.

2008

APROVAÇÃO EM CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL CONJUNTO SMA/SME N. 65, DE 27/3/2008, PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

2008

APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DOCENTE I DE LÍNGUA PORTUGUESA, SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO.

2007

APROVAÇÃO EM PROCESSO SELETIVO DE TUTORES DA FUNDAÇÃO CECIERJ - PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, FUNDAÇÃO CECIERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2015

Escola Naval

Vínculo: OFICIAL DA RESERVA DE 2 CLASSE, Enquadramento Funcional: Professora / militar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Colégio Pedro II

Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40

2009 - 2009

Faculdade Souza Marques

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 8

2016 - 2016

Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2019 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 6

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisadora (Mestrado), Enquadramento Funcional: Mestranda

Outras informações:
Desenvolvi a dissertação "Gramáticas pós-NGB: do discurso oficial a outros discursos (im)possíveis", sob a orientação da Profa. Dra. Vanise Gomes de Medeiros.

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de pesquisa: A música e o ensino de língua portuguesa Coordenação: Profa. Dra. Darcília Simões Bolsista FAPERJ *O projeto teve como resultado a publicação do livro "Português se aprende cantando", da Editora Dialogarts, 2007.

Atividades

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Letras - português/literaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Produção Textual II

2020 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisadora (pós-doutorado), Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda

Outras informações:
Desenvolvo o projeto de pesquisa de pós-doutoramento "DIZERES DE E SOBRE SAID ALI: análise discursiva da (meta)história das ideias linguísticas no/do Brasil no final do século XIX e início do século XX", sob a supervisão da Profa. Dra. Vanise Gomes de Medeiros. Minha pesquisa vincula-se e dá continuidade ao projeto interinstitucional e internacional ?Arquivos de língua: intervenções e polêmicas? (FAPERJ/ Processo E-26/203.310/2017), ao projeto ?Das notas para os dicionários: trajetos da língua? (CNPQ/ Processo 305428/2018-7), ambos coordenados pela Profa. Dra Vanise Medeiros, e ao projeto coletivo e interinstitucional ?Produção e circulação na História das Ideias Linguísticas?, o qual se encontra em fase de implementação e é coordenado pelas Profas. Dras. Vanise Medeiros (UFF), Claudia Pfeiffer (Unicamp) e Amanda Scherer (UFSM). Além disso, sou membro do Grupo de Estudos Arquivos de Língua (GAL) , coordenado pela professora-supervisora, e do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF) , do qual Vanise Medeiros é uma das coordenadoras, ao lado das Profas. Dras. Bethania Mariani (UFF) e Silmara Dela Silva (UFF).

2015 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES-PDSE, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Doutorado sanduíche cursado, em Paris, na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob a supervisão do Prof. Dr. Jean-Marie Fournier

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisadora (doutorado), Enquadramento Funcional: Doutoranda em Estudos da Linguagem

Outras informações:
Desenvolvi a tese "Evanildo Bechara e a(s) Moderna(s) Gramática(s) Portuguesa(s): autoria, (re)produção, (re)formulação e circulação de dizeres sobre a língua no/do Brasil no século XX", sob orientação da Profa. Dra. Vanise Gomes de Medeiros.

Atividades

  • 04/2020

    Pesquisa e desenvolvimento , Pós-graduação em Estudos da Linguagem, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2012 - 05/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Pós-graduação em Estudos da Linguagem, .,Linhas de pesquisa

2017 - 2018

DÍNAMIS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 4

2010 - 2011

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa

2016 - 2019

Colégio QI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora

2009 - 2011

Colégio QI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora

2020 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora (sem bolsa)

Outras informações:
Desenvolvo pesquisa (sem bolsa ou qualquer vínculo empregatício), sob supervisão da Profa. Dra. Claudia Pfeiffer, no âmbito do projeto coletivo e interinstitucional intitulado ?Produção e circulação na História das Ideias Linguísticas?, o qual é coordenado pelas Profas. Dras. Claudia Pfeiffer (Unicamp), Vanise Medeiros (UFF) e Amanda Scherer (UFSM).

Atividades

  • 04/2020

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, .,Linhas de pesquisa