Ricardo Alexandre Neves
Possui graduação em Ciência da Computação pelas Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor concursado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus de São João da Boa Vista, e atuante nos Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu.
Informações coletadas do Lattes em 14/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência da Computação
2019 - 2024
Universidade Federal de São Carlos
Título: Sistema de visão e inteligência computacional em ambiente de nuvem para gestão do risco da ferrugem asiática na cultura da soja
Orientador: Paulo Estevão Cruvinel
Palavras-chave: processamento imagens; Reconhecimento de padrões; Análise Ferrugem Asiática da Soja.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
Mestrado em Ciência da Computação
2007 - 2009
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VISÕES PARA MODELAGEM DE DATA WAREHOUSE
, Ano de Obtenção: 2009.Marina Teresa Pires Vieira.Palavras-chave: Banco de Dados; Data Warehouse.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Especialização em Desenvolvimento de Software para WEB
2003 - 2004
Universidade Federal de São Carlos
Título: Sistema Acadêmico
Orientador: Prof.Dr. Antonio Francisco do Prado
Graduação em Ciência da Computação
1999 - 2002
Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa
Título: Controle de Cargas via WEB
Orientador: Prof.MSc.Fernando Vernal Salina
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica
1993 - 1995
Formação complementar
2017 - 2017
CCNA Routing and Switching: Connecting Networks. (Carga horária: 40h). , Cisco do Brasil, CISCO, Brasil.
2016 - 2017
CCNA Routing and Switching: Escalonamento de Redes. (Carga horária: 40h). , Cisco do Brasil, CISCO, Brasil.
2016 - 2016
CCNA Routing and Switching: Conceitos básicos de roteamento e switching. (Carga horária: 40h). , Cisco do Brasil, CISCO, Brasil.
2016 - 2016
Roteamento e switching CCNA: Introdução às redes. (Carga horária: 40h). , Cisco do Brasil, CISCO, Brasil.
2007 - 2007
Introdução a Java, Java para WEB e Struts. (Carga horária: 80h). , Discover Technology, DISCOVER, Brasil.
2000 - 2000
Programação em linguagem Delphi. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2000 - 2000
AutoCad R14 - 2D. (Carga horária: 40h). , Compucad, COMP, Brasil.
1999 - 1999
Eletropneumática. (Carga horária: 40h). , SENAI - Unidade Móvel, SENAI, Brasil.
1998 - 1998
Manutenção de Impressoras Videojet modelo 170i. (Carga horária: 24h). , Comprint, COMP, Brasil.
1997 - 1997
CLP 5 Curso Intensivo. (Carga horária: 40h). , Rockwell Automation, ROCKWELL, Brasil.
1994 - 1994
Manutenção de Computadores. (Carga horária: 40h). , ETE João Baptista de Lima Figueiredo, ELETRO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Outros / Área: Microeletrônica.
Organização de eventos
NEVES, R. A. . IV Semana de Tecnologia. 2011. (Exposição).
NEVES, R. A. . III Semana de Tecnologia. 2010. (Exposição).
VELLOSO, F. ; LEAL, M. ; NEVES, R. A. ; FERRAREZI, L. A. ; REGONI, W. . Evento JAVA em Mococa. 2006. (Outro).
NEVES, R. A. ; NOBREGA, V. ; CASTELLI, R. ; SONINO, R. ; NETO, A. . Primeira semana de Informatica das FATECs e ETEs da Região de Mococa. 2006. (Outro).
Participação em eventos
BI (Businesses Inteligence). 2006. (Seminário).
Evento JAVA em Mococa.Aplicações e uso de Java sob diferentes aspectos.. 2006. (Seminário).
III Simpósio Tecnológico da FATEC Mococa.Tecnologias aplicadas à gestão. 2006. (Simpósio).
Jornada Acadêmica 2006.Desenvolvimento de Aplicação com PHP e APACHE. 2006. (Simpósio).
Telefonia IP Conceitos e Aplicações. 2006. (Oficina).
Workshop de Tecnologia. 2006. (Seminário).
Workshop de Tecnologia - CEPRO.Aplicações em Java para Web utilizando Servlets.. 2006. (Simpósio).
Evento mini-curso de desenvolvimento WEB utilizando JAVA. 2005. (Outra).
SOA e BPEL : promessa ou realidade ?. 2005. (Seminário).
Workshop de Tecnologia da Informação Nestlé.Novos Rumos da Nestlé Brasil. 2005. (Encontro).
Tecnologias em armazenamento de dados. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
NEVES, R. A.. Análise da Usabilidade do Portal Institucional do IFSP - Câmpus de São João da Boa Vista Baseada em Heurísticas de Sneiderman. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
NEVES, R. A.. Uma Proposta de Implementação MDD para Geração de Código Fonte de Layout para Aplicações WEB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
NEVES, R. A.. Análise do Uso da Criptografia Completamente Homogênea em Sistemas Comerciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
NEVES, R. A.. Estudo de Caso de Adequação à Operações de Serviço do ITIL em um Departamento de T.I.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
NEVES, R. A.. Estudo sobre a Contribuição do WEB Design Responsivo para a Usabilidade de Aplicações WEB em Dispositivos Móveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
NEVES, R. A.. Análise de Ferramentas de Controle de Versões Open-Source. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
NEVES, R. A.. Aplicação de Regras de Associação em Bases de Dados Transacionais de E-Commerces. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Implementação de um Ambiente Integrado para Teste de Software. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Inteligência Artificial para Jogos Eletrônicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Proposta de Data Warehouse para Análise de Evasão Escolar do IFSP - Câmpus de São João da Boa Vista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Estudo e Aplicação de Metodologia de Mineração de Dados Fazendo Uso de Ferramenta Automatizada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Desenvolvimento de um Sistema Hardware e Software para Percepção de Sons por Pessoas com Surdez Severa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Desenvovimento de Jogos Multiplayer e Multiplataforma usando HTML 5. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Perícia Forense Computacional: Levantamento e Comparação de Técnicas e Ferramentas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Aplicação de Metodologia Ágeis para Empresas de Pequeno Porte/Médio Porte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo.
NEVES, R. A.. Desenvolvimento de Aplicação WEB: Ferramentas e Metodologias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
NEVES, R. A.. Administração de Redes através do Protocolo SNMP e Aplicativo Java. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
NEVES, R. A.. Automação no Processo do Departamento de Cópias da FATEC - Mococa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
NEVES, R. A.; SOUZA, G. H.. O Funcionamento e Desempenho de alguns dos Principios e Métodos de Ordenação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
NEVES, R. A.; FERRAREZI, L. A.. Informática para Deficientes Visuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
RIBEIRO, J. M.;NEVES, R. A.. Técnicas de Segurança no Comércio Eletrônico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
RIBEIRO, L. J. G.;NEVES, R. A.. Redes Neurais Artificiais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
ALBUQUERQUE, L. A. L.;NEVES, R. A.. Estudo da Intranet Corporativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
GOES, M.;NEVES, R. A.. Marketing Social: Ferramentas de Apoio para Deixar a Gestão de uma ONG Atrativa para Patrocínio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
GOES, M.;NEVES, R. A.. Informatização das Micro e Pequenas Empresas da Cidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa.
NEVES, R. A.. Participação em Banca de Concurso Público. 2010. Instituto Federal de São Paulo.
Orientou
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO ANDROID PARA SÍNTESE DE VOZ DE TEXTOS EXTRAÍDOS DE IMAGENS POR MEIO DE OCR; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
UMA ABORDAGEM DA QUALIDADE DE CÓDIGO EM PROJETOS DE SOFTWARE: Boas práticas usando código limpo em Java, OO e SonarQube; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Desenvolvimento de um Portal Online para Educação Ambiental com Ênfase nas Serpentes da Fauna Brasileira; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Comparação de Desempenho de Operações CRUD em Modelos de Banco de Dados Relacional e Orientado à Objetos: PostgreSQL versus DB4O; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Inteligência Artificial aplicada ao processamento de imagens com foco no controle parental; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Data Warehouse em ambiente de Computação em Nuvem: Um Estudo de Caso em Ambiente Distribuído; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Big Data: Lista de Fatores Críticos de Sucesso para Organizações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Aplicação de Tradução OCR Multiplataforma via Web Services; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Proposta de Data Warehouse para Análise de Evasão Escolar do IFSP - Câmpus de São João da Boa Vista; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
CONSTRUÇÃO DE SIMULADOR: UM APRENDIZADO PRÁTICO DE REDES ALIADO A TEORIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Estudo e Aplicação de Metodologia de Mineração de Dados Fazendo Uso de Ferramenta Automatizada; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Projeto de Data Warehouse: Uma contribuição na etapa de geração de Metadados; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Data Warehouse - Aplicações em BI; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Desenvolvimento de Aplicação WEB: Ferramentas e Metodologias; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Administração de Redes através do Protocolo SNMP e Aplicativo em Java; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Automação no processo do departamento de cópias da FATEC-Mococa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - FATEC Mococa; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Desenvolvimento de uma aplicação QUIZ usando WAP e SMS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Paulista - São José do Rio Pardo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Fabris, Denis James Pereira e Rubens dos Santos; Aperfeiçoamento da Interface Multimídia do Software Didático-Pedagógico, de uma Planta Didática de Controle de Processos, Utilizando a Tecnologia Java-FX; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Programação e Desenvol; de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA APLICADA A UMA PLANTA DIDÁTICA PARA ENSINO DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL E CONTROLE DE PROCESSOS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Programação e Desenvol; de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo, Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
O USO CORRETO E EFICIENTE DE FERRAMENTAS CASE PARA MODELAGEM DE DATA WAREHOUSE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Programação e Desenvol; de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo, Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo; Orientador: Ricardo Alexandre Neves;
Produções bibliográficas
-
NEVES, RICARDO A. ; CRUVINEL, PAULO E. . Application of Image Processing and Advanced Intelligent Computing for Determining Stage of Asian Rust in Soybean Plants. In: 2022 IEEE 16th International Conference on Semantic Computing (ICSC), 2022, Laguna Hills. 2022 IEEE 16th International Conference on Semantic Computing (ICSC), 2022. p. 280.
-
NEVES, RICARDO A. ; CRUVINEL, PAULO E. . Ontology for Structuring a Digital Databases for Decision Making in Grain Production. In: 2021 IEEE 15th International Conference on Semantic Computing (ICSC), 2021, Laguna Hills. 2021 IEEE 15th International Conference on Semantic Computing (ICSC), 2021. p. 386.
-
NEVES, RICARDO A. ; CRUVINEL, PAULO E. . Model for Semantic Base Structuring of Digital Data to Support Agricultural Management. In: 2020 IEEE 14th International Conference on Semantic Computing (ICSC), 2020, San Diego. 2020 IEEE 14th International Conference on Semantic Computing (ICSC), 2020. p. 337.
-
JOAO, G. M. ; NEVES, R. A. . VISÕES MATERIALIZADAS APLICADAS ÀS FERRAMENTAS PARA PROJETO DE BANCO DE DADOS. In: Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar ? III MICTI I Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - I FONAIC-EMT, 2008, Camboriú. VISÕES MATERIALIZADAS APLICADAS ÀS FERRAMENTAS PARA PROJETO DE BANCO DE DADOS.
-
NEVES, R. A. ; VIEIRA, Marina Tereza Pires . Automatização do processo de Criação de Visões para Modelagem de DW. In: 6.Congresso de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba, 2008, Piracicaba. 6.Congresso de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba, 2008. p. 1-5.
-
NEVES, R. A. ; CRUVINEL, P. E. . Modelo para estruturação de base de dados digitais para apoio à tomada de decisão em risco agrícola. In: Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária - Ciência, Inovação e Mercado, 2019, São Carlos. Anais do SIAGRO. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2019. p. 117-121.
-
NEVES, R. A. ; CRUVINEL, P. E. . A Cloud-Based Intelligence System for Asian Rust Risk Analysis in Soybean Crops. Agriengineering , 2025.
Outras produções
NEVES, R. A. ; FERNANDES, A. S. . WAVE - WAREHOUSE AND VIEW ENGINEERING. 2009.
NEVES, R. A. . INTERFACE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. 2009.
NEVES, R. A. . Implantação da solução de Diários Eletrônicos entre os Campi de Caraguatatuba e São João da Boa Vista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). 2013. (Transferência de Tecnologia).
NEVES, R. A. . Como Funciona o Estágio no IFSP. 2010. (Palestra).
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2010
PPV3-17, Descrição: Projeto de pesquisa financiado com recursos institucionais e do Programa "Parceiros Vitae" de Apoio ao Ensino Técnico e Agrotécnico - Concurso 2008. O referido projeto tem por objetivo disponibilizar uma ferramenta (metodologia) de integração dos diversos conceitos em um único sistema de supervisão, aquisição, envio através de redes de computadores, armazenagem de dados e monitoramento de sistemas industriais. Neste projeto, será implantado um sistema de supervisão de processo industrial a partir de uma planta didática com aquisição de dados, armazenagens de dados e imagens, com disponibilização dos mesmos através de uma rede remota para acesso pelos alunos e professores em qualquer ambiente escolar. Estão previstas ações de implantação de um Laboratório de Redes e Protocolos, capacitação docente, atualização do acervo de práticas pedagógicas, desenvolvimento de cursos extracurriculares e a implantação da rede de supervisão de uma planta didática já existente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Alexandre Neves - Integrante / Gabriel Marcelino Alves - Integrante / Luiz Cláudio Marangoni de Oliveira - Integrante / Gustavo Aurélio Prieto - Integrante / Emerson dos Reis - Coordenador.
Prêmios
2005
Prêmio Nestlé de Melhoria Contínua - 1º Lugar na categoria Gastos Variáveis, Nestlé Brasil Ltda.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus São João da Boa Vista. , Avenida Marginal, Fazenda Nossa Senhora do Jaguari, 13871298 - São João da Boa Vista, SP - Brasil, Telefone: (19) 36341100, Ramal: 1110, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2010
Centro Federal de Educação Tecnológica de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - Atual
Instituto Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador de Extensão: Período de 08/12/2011 até 27/03/2013 Coordenador de Tecnologia da Informação: Período de 27/03/2013 até 01/10/2019
Atividades
-
02/2016
Ensino, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Projeto de Redes de Computadores
-
02/2015
Ensino, Especialização em Informática para Dispositivos Móveis, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistemas para Dispositivos Móveis
-
03/2013
Direção e administração, IFSP - Campus São João da Boa Vista.,Cargo ou função, Coordenador de Tecnologia da Informação.
-
06/2007
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Sistemas Web, Projeto e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas Distribuídos para Web, Programação para Web, Programação Orientada a Objetos
-
07/2007 - 12/2013
Ensino, Técnico Concomitante/Subsequente em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Projetos de Sistemas, Ferramentas de Desenvolvimento de Aplicativos 1, Administração de Dados, Projeto de Redes
-
08/2012 - 06/2013
Direção e administração, IFSP - Campus São João da Boa Vista.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.
2016 - 2016
Programa E-Tec Brasil (FNDE)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância
1996 - 2005
Companhia Industrial e Comercial Brasileira de Produtos Alimentares NestleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Eletricista de Manutenção Pleno, Carga horária: 44
Outras informações:
Manutenção na áreas Elétrica e Eletrônica em equipamentos na área de produção da fábrica, tais como máquinas de embalagens, painéis de baixa tensão (220/380V), subestações de média tensão (13800V), motores elétricos, iluminação, impressoras
inkjet?s (impressão de data de validade);
Programação na linguagem Ladder para Controladores Lógico Programáveis CLP5 e SLC500 e de Interfaces Homem Máquina: Panel View1400e, Panel View 550, Panel View 600 da Rockwell Automation; Programação e manutenção de servo motores;
Suporte na área de Tecnologia da Informação de 01/01/2003 até 18/11/2005.
Atividades
-
07/1996 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , Nestlé - Fábrica de São José do Rio Pardo.,Serviço realizado, Manutenção Elétrica/Eletrônica/TI (Tecnologia de Informação).
2005 - 2006
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTAVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Nível Técnico, Carga horária: 12
Outras informações:
Áreas de Atuação: Curso Técnico de Informática Disciplinas - Redes de Computadores; Sistemas Operacionais II (Linux).Curso Técnico de Eletrônica Disciplinas - Eletrônica Analógica.
Atividades
-
07/2005 - 06/2006
Ensino, Curso Técnico de Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Curso Técnico de Eletrônica Disciplinas ? Eletrônica Analógica., Curso Técnico de Informática Disciplinas ? Redes de Computadores; Sistemas Operacionais II(Linux).
2007 - 2007
ETE São José do Rio PardoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 22
Atividades
-
03/2007 - 06/2007
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas II, Aplicativos para a Internet, Programação de Computadores I, Programação de Computadores II, Tecnologia e Linguagem para Banco de Dados
2006 - 2007
Faculdades da Fundação de Ensino de MococaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações:
Áreas de Atuação: Curso Ciência da Computação: Disciplinas de Engenharia de Software; Análise e Projeto de Sistemas de Informação I e II, Laboratório de Engenharia de Software.
Atividades
-
01/2006 - 08/2007
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software; Análise e Projeto de Sistemas de Informação I e II, Laboratório de Engenharia de Software.
2006 - 2007
Fatec MococaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente e coordenador de estágio, Carga horária: 40
Outras informações:
Áreas de Atuação: Curso Informática Gestão Negócios: Disciplinas - Computação Gráfica; Linguagem de programação; Segurança de Dados e da Informação.
Atividades
-
01/2006 - 03/2007
Ensino, Informática para Gestão de Negócios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica; Linguagem de programação; Segurança de Dados e da Informação, coordenador de estágios supervisionados.
2005 - 2007
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações:
Áreas de Atuação: Curso - Ciência da Computação: Disciplinas - Teoria de Redes; Sistemas Digitais, Arquitetura de Computadores, Laboratório de Linguagem de Programação, Sistemas Distribuídos.Curso - Administração: Disciplina Tecnologia da Informação.Curso - Pedagogia: Disciplina Informática: Tecnologia Aplicada à Educação.Curso Fisioterapia: Disciplina Informática em Fisioterapia.Curso Enfermagem: Disciplina Bioestatística e Informática.
Atividades
-
02/2007 - 08/2007
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática em Fisioterapia.
-
02/2007 - 08/2007
Ensino, Emfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística e Informática.
-
02/2005 - 08/2007
Ensino, Ciência da Computa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, eoria de Redes; Sistemas Digitais, Arquitetura de Computadores, Laboratório de Linguagem de Programação, Sistemas Distribuídos.
-
02/2005 - 08/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia da Informação.
-
02/2005 - 08/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática: Tecnologia Aplicada à Educação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Alexandre Neves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?