Cristiane Pereira Vargas Cousseau

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2017). Atualmente é mestranda no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) - Hospital de Câncer de Berretos, Fundação Pio XII, trabalha com miRNAs como possíveis biomarcadores preditores de metástase linfonodal em Câncer de Cavidade oral, faz parte do grupo de pesquisa de Câncer de Cabeça e Pescoço. Colaboradora do Grupo GATU, especializado em comunicação científica. Presidente da Liga Nacional de Comunicação Científica. Professora do Curso de Extensão em Iniciação Científica no Instituto de Ensino Superior de Barretos (ISEB). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: biomarcadores, miRNAs, clonagem gênica; e também na área de Comunicação e Divulgação Científica.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em ONCOLOGIA

2017 - Atual

Fundação Pio XII
Título: Análise de miRNAs como marcadores preditores de metástase linfonodal em pacientes com carcinoma epidermóide de cavidade oral,Orientador: André Lopes Carvalho
Coorientador: Lidia Maria Rebolho Arantes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2017

Universidade do Oeste de Santa Catarina
Título: Efeito do guaraná (Paulinia cupana) na atividade das enzimas antioxidantes presentes no fígado de camundongos infectados com Trypanosoma cruzi e tratados com Benznidazol
Orientador: Dr. Geisson Marcos Nardi
Bolsista do(a): Fundo de Desenvolvimento Social, FUNDOSOCIAL, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2011

Colégio Carlos Drummond de Andrade

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2010

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Monioria em Biologia Molecular. (Carga horária: 60h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

2016 - 2016

Estágio em 'Clonagem e expressão de proteínas'. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Estágio em Expressão Heteróloga de Proteínas. (Carga horária: 168h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Toxicologia Ambiental. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

2014 - 2014

Bom Funcionamento da Unidade Móvel III. (Carga horária: 20h). , Hospital do Câncer de Barretos, HCB, Brasil.

2014 - 2014

Estágio Centro de Pesquisa Oncologia Molecular. (Carga horária: 120h). , Hospital de Câncer de Barretos - Fundação Pio XII, HCB - PIO XII, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Taxidermia Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Entomologia Aquat. e Bioindicadores Qualidade Amb.. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Oratória-Perca o Medo de Falar em Público. (Carga horária: 12h). , Associação Empresarial Baixo Vale do Rio do Peixe, ACIRP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COUSSEAU, C. . Pint of Science Santos. 2018. (Festival).

COUSSEAU, C. . EURAXESS Training in Communication skills 2018 & EURAXESS Science Slam 2018. 2018. (Concurso).

COUSSEAU, C. ; NASCIMENTO, L. P. S. ; OLIVEIRA, A. G. ; PAIXAO, L. M. ; SALVIATTO, R. C. . LIGAndo a Ciência. 2018. (Concurso).

COUSSEAU, C. . EURAXESS Training in communication skills 2017 & EURAXESS Science Slam 2017. 2017. (Concurso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Encontro Científico Hospital de Câncer de Barretos.Análise de microRNAS como biomarcadores preditores de metástase linfonodal em pacientes com carcinoma epidermoide de cavidade oral. 2018. (Encontro).

III Curso de Inverno em Oncologia Molecular. 2017. (Congresso).

XXII Seminário de Iniciação Científica IX Seminário integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão VII Mostra Universitária.Caracterização molecular de uma proteína hipotética de superfície de Trypanosoma rangeli. 2016. (Seminário).

I Curso Internacional de Proteômica de micro-organismos. 2015. (Outra).

XI Semana Acadêmica deBiologia. 2015. (Outra).

X Semana Acadêmica de Biologia. 2014. (Outra).

9ª Semana Acadêmica de Biologia. 2013. (Outra).

8ª Semana Acadêmica de Biologia. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabio José Dallanora

DALAVEQUIA, M. A.; NARDI, G. M.;DALLANORA, Fábio José. EFEITO DO GUARANÁ (Paulinia cupana) NA ATIVIDADE DAS ENZIMAS ANTIOXIDANTES PRESENTES NO FÍGADO DE CAMUNDONGOS INFECTADOS COM Trypanosoma cruzi E TRATADOS COM BENZNIDAZOL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lidia Maria Rebolho Batista Arantes

Análise de miRNAs como biomarcadores preditores de metástase linfonodal em pacientes com carcinoma epidermóide de cavidade oral; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Saúde - Oncologia) - Hospital de Câncer de Barretos - Fundação Pio XII, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COUSSEAU, C. . Aprender pode ser divertido. In: III Simpósio de Educação e Saúde - Educação em Saúde à Perspectiva de Paradigmas Metodológicos, 2019, Barretos, SP. III Simpósio de Educação em Saúde, 2019. v. 1. p. 21-22.

  • COUSSEAU, C. ; WAGNER, G ; NARDI, G. M. ; KROTH, A. . CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE UMA PROTEÍNA HIPOTÉTICA DE SUPERFÍCIE DE Trypanosoma rangeli. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E MOSTRA CIENTÍFICA, 2016, Chapecó-SC. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE UMA PROTEÍNA HIPOTÉTICA DE SUPERFÍCIE DE TRYPANOSOMA RANGELI. Joaçaba-SC: Editora Unoesc, 2016. p. 6275-6275.

  • MIOLA, V. B. ; ANDRIONI, P. ; COUSSEAU, C. ; SOUZA JUNIOR, Antonio Euclides Pereira de ; WAGNER, G . POLIMORFISMO P72R DO GENE TP53 EM PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA NA REGIÃO DO MEIO OESTE CATARINENSE. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E MOSTRA CIENTÍFICA, 2015, Videira. POLIMORFISMO P72R DO GENE TP53 EM PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA NA REGIÃO DO MEIO OESTE CATARINENSE. Joaçaba: Editora Unoesc, 2015. p. 4476-4476.

  • COUSSEAU, C. ; NASCIMENTO, L. P. S. . Como falar de ciência na internet - Webinário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COUSSEAU, C. . Aprender pode ser divertido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COUSSEAU, C. ; NASCIMENTO, L. P. S. . Aprimorando quem fala para valorizar quem ouve - Workshop. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COUSSEAU, C. ; NARDI, G. M. ; WAGNER, G ; KROTH, A. . Caracterização molecular de uma proteína hipotética de superfície de Trypanosoma rangeli. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COUSSEAU, C. ; NASCIMENTO, L. P. S. . Como falar de Ciência na Internet. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

COUSSEAU, C. . Introdução à Iniciação, Metodologia e Comunicação Científica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COUSSEAU, C. . Prosa com ciência - Câncer. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COUSSEAU, C. ; NASCIMENTO, L. P. S. . Workshop de Comunicação Científica. 2018. .

COUSSEAU, C. ; NASCIMENTO, L. P. S. . Workshop de Divulgação Científica. 2018. .

COUSSEAU, C. ; NASCIMENTO, L. P. S. . A Ciência de Falar Ciência. 2018. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    ANÁLISE DE miRNAs COMO BIOMARCADORES PREDITORES DE METÁSTASE LINFONODAL EM PACIENTES COM CARCINOMA EPIDERMOIDE DE CAVIDADE ORAL, Descrição: Em OSCC, um pior prognóstico é esperado em pacientes com metástase linfonodal, o que é agravado com a presença de extravasamento extracapsular. Além de ser um importante indicador de prognóstico, a presença de doença metastática nos linfonodos também influencia a escolha do tratamento inicial e a terapia adjuvante para diminuir a taxa de recorrência da doença. Há uma estratégia bem aceita para o tratamento de pacientes com linfonodos clinicamente positivos. No entanto, a escolha de tratamento para pacientes sem evidências clínicas de metástases cervicais permanece controversa. Cerca de 70 a 80% de pacientes com pescoço clinicamente N0 são submetidos à morbidade desnecessária dos tratamentos cirúrgicos. Neste contexto, a detecção de biomarcadores no tumor primário que pudessem predizer a presença ou não de metástase poderia selecionar aqueles pacientes que se beneficiariam do estadiamento cirúrgico do pescoço, enquanto que pouparia os demais pacientes de um estadiamento cirúrgico desnecessário. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar microRNAs diferencialmente expressos em amostras tumorais de pacientes com carcinoma epidermoide de cavidade oral clinicamente livres de metástase capazes de distinguir casos com linfonodos patologicamente positivos e negativos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Pereira Vargas Cousseau - Integrante / André Lopes Carvalho - Coordenador / Lidia Maria Rebolho Arantes - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Caracterização molecular de uma proteína hipotética de superfície de Trypanosoma rangeli, Descrição: O projeto tem como objetivo estudar e caracterizar molecularmente uma proteína hipotética de superfície de Trypanosoma rangeli. As proteínas de superfície são importantes marcadores para o diagnóstico diferencial. Algumas destas proteínas são caracterizadas como hipotéticas, contudo a função e o potencial antigênico destas proteínas não é caracterizado, apesar destas proteínas serem encontradas na superfície destes parasitos e ter um gene com expressão conhecida através de dados de espectrometria de massas. dai a importância de estudá-las e encontrar um importante marcado rpara diagnóstico diferencial entre T. cruzi e T. rangeli, evitando reatividade sorológica cruzada e resultados falsos- positivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristiane Pereira Vargas Cousseau - Integrante / Glauber Wagner - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    EFEITO DO GUARANÁ (Paulinia cupana) NA ATIVIDADE DAS ENZIMAS ANTIOXIDANTES PRESENTES NO FÍGADO DE CAMUNDONGOS INFECTADOS COM Trypanosoma cruzi E TRATADOS COM BENZNIDAZOL, Descrição: Evidências científicas sugerem que o estresse oxidativo possui grande impacto no envelhecimento biológico e na evolução de doenças crônicas não transmissíveis. Além disto, fatores ambientais bióticos, como a exposição a contaminação por agentes infecto-parasitários podem causar um estresse oxidativo crônico que contribuem na aceleração do envelhecimento e no aparecimento de complicações clínicas nos indivíduos afetados, incluindo diminuição ou perda da função hepática. No Estado de Santa, doenças endêmicas infectoparasitárias como é o caso da doença de chagas, causada pela infecção do Trypanosoma cruzi, também ocorrem no Estado causando efeitos negativos à saúde da população. No caso, um dos problemas associados à infecção por T. cruzi diz respeito à alta toxicidade dos fármacos utilizados para o combate deste parasita, no caso o benznidazol. Tal fármaco causa efeitos adversos via aumento do estresse oxidativo incluindo hepatotoxicidade. A partir de evidências prévias postula-se que a diminuição das complicações clínicas poderiam ser diminuídas via uso de suplementos alimentares com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e hepatoprotetores comprovados, como é o caso do guaraná (Paullinia cupana). Neste sentido, este projeto visa investigar o efeito hepatoprotetor in vivo utilizando camundongos experimentalmente infectados com T. cruzi suplementados com guaraná. Para tal, o delineamento do estudo envolve ensaios para avaliar a expressão de genes como a superóxido dismutase 2 (Mn/SOD) e glutationa peroxidase (GPx) em fígado de camundongos adultos experimentalmente infectados com o parasito e tratados com benznidazol. Para isto, será avaliada a modulação de marcadores do metabolismo oxidativo através de técnicas expressão gênica por PCR de genes e da expressão destas proteínas por meio de Western Blotting. Considera-se o estudo de relevância regional e científica por ter foco em problemas de saúde historicamente negligenciados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristiane Pereira Vargas Cousseau - Coordenador / Glauber Wagner - Integrante / Geisson Marcos Nardi - Integrante / Marco Aurélio Echart Montano - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PERFIL GENOTÍPICO DO GENE P53 EM PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA NA REGIÃO DO MEIO OESTE CATARINENSE, Descrição: O presente trabalho teve por objetivo avaliar a frequência de polimorfismos de genes associados ao reparo do DNA em pacientes com câncer de próstata da região do Meio-Oeste Catarinense., através das técnicas de PCR-RFLP de amostras de mucosa oral obtidas de pacientes da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristiane Pereira Vargas Cousseau - Integrante / Glauber Wagner - Coordenador / Vinícius Benetti Miola - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Mérito Tecnológico, Unoesc - PIBITI/ CNPq.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Oeste de Santa Catarina. , Rua Getúlio Vargas,2125, Flor da Serra, 89600000 - Joaçaba, SC - Brasil, Telefone: (49) 35512000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Hospital do Câncer de Barretos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2016

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Bolsista PIBTI/CNPq, Carga horária: 20

  • 2014 - 2015

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 4

  • 2014 - 2016

    Prefeitura de Capinzal

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária/Bolsista, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagiária no Laboratório de Análises Clínicas da Unidade Central de Saúde do município, sem vínculo empregatício.

  • 2016 - 2016

    Colégio Luterano Santíssima Trindade

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professora de Ciências e Biologia, Ensino Fundamental II e Ens. Médio.

  • 2016 - 2017

    CETESC Cursos Profissionalizantes

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professora Curso Atendente de Farmácia.

  • 2017 - Atual

    Instituto Social Hospital de Câncer de Barretos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - Atual

    Grupo GATU

    Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Colaboradora e Palestrante, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Palestras, Treinamentos e Workshops em comunicação científica.