Janaína Kalsing

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e em Estudos dos Media e Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (2010). É membro do Grupo Jornalismo Digital - JORDI (PPGCOM UFRGS) e do Laboratório de Edição, Cultura e Design - LEAD (PPGCOM UFRGS). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência profissional como repórter e editora multimídia em jornais e sites (Zero Hora e GaúchaZH, de Porto Alegre, e Público, de Lisboa), com atividades nas editorias de Política, Geral, Polícia e Esporte.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação e Informação

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Jornalistas brasileiros e métricas de audiência: percepções e tensionamentos no cenário pós-industrial,
Ana Claudia Gruszynski. Palavras-chave: audiência; métricas de audiência; rotinas produtivas; jornalismo digital.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Agronegócios

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O uso de tecnologias de informação no processo de tomada de decisão de gestores de propriedades rurais associadas à Cooperativa Languiru, Vale do Taquari-RS,Ano de Obtenção: 2015
João Armando Dessimon.Coorientador: Glauco Schultz. Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); tomada de decisão; cooperativa; informação; comunicação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tomada de Decisão.

Mestrado em Estudos dos Media e Jornalismo

2009 - 2010

Universidade Nova de Lisboa
Título: Jornalismo Cívico - Uma prática ainda distante das principais redações dos jornais portugueses,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Nelson Traquina
Palavras-chave: jornalismo; jornalismo cívico; jornais portugueses.

Graduação em Jornalismo

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: El comandante está doente - Análise da cobertura jornalísticas das revistas Veja e Istoé sobre o afastamento de Fidel Castro do poder cubano.
Orientador: Rosa Nívea Pedroso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Introdução à Comunicação Não-Violenta. (Carga horária: 12h). , Comunicação Não-Violenta, CNV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Digital.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Impresso.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Edição e produção de texto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROSARIO, N. M. ; Kalsing, J. ; GEHRKE, M. ; FREITAS, F. . 3º Seminário Discente PPGCOM/UFRGS. 2018. (Outro).

DIAS, A. S. ; Kalsing, J. ; GEHRKE, M. ; FREITAS, F. ; JACOBUS, D. ; GALLAS, D. ; VIANA, A. ; DAMASCENO, P. . 2º Seminário Discente PPGCOM/UFRGS. 2017. (Outro).

Dienice Ana Bini ; Juliano Fraga Nunes ; Kalsing, J. . 1º Simpósio da Ciência do Agronegócio. 2013. (Outro).

TRAQUINA, N. ; SOUSA, J. P. ; Kalsing, J. ; MARTINS, C. ; FERREIRA, D. ; MENDES, J. . Jornalismo e Política: a cobertura jornalística das eleições 2009. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.A popularização das métricas de audiência nas redações e o jornalismo na condição pós-moderna. 2018. (Encontro).

41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Perspectivas e tensionamentos sobre a utilização de métricas de audiência no jornalismo. 2018. (Congresso).

III Seminário Discente PPGCOM/UFRGS.Tensionamentos sobre o uso de métricas de audiência nas rotinas produtivas de jornalistas. 2018. (Seminário).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo Ambiental. 2018. (Encontro).

VII Seminário Internacional América Platina e III Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços.Jornalistas sem fronteiras: profissionais organizados em rede podem ser antídoto contra questões públicas. 2018. (Seminário).

15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. De Peucer ao Jornalismo Pós-Industrial: discussões sobre jornalismo que perduram há mais de 300 anos. 2017. (Congresso).

40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Uso de tecnologias de informação no processo de tomada de decisão de gestores de propriedades rurais associadas à Cooperativa Languiru, no Vale do Taquari (RS). 2017. (Congresso).

8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo. Semelhanças e diferenças do uso do Facebook por jornalistas da mídia tradicional e da mídia alternativa. 2017. (Congresso).

Imaginalis - Jornadas de Pesquisa do PPGCOM 2017: Crises, contatos, rupturas. 2017. (Outra).

2º Simpósio da Ciência do Agronegócio. 2014. (Simpósio).

Advances in Food Processing Challenges for the Future. 2014. (Simpósio).

A educação precisa de respostas na escola.Educação e comunicação. 2012. (Encontro).

X encontro CEPAN: O Agronegócio frente à obesidade coletiva. 2012. (Seminário).

1º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo. 2011. (Seminário).

Os Media e o Ambiente ? Entre a Complexidade e a Urgência. 2009. (Outra).

4º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2006. (Encontro).

Journalism Brazil Conference: Pensando o jornalismo para além das fronteiras nacionais: novos desafios e perspectivas emergentes. 2006. (Congresso).

VIII Congresso Latino-Americano de Ciências da Comunicação. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: João Pedro de Assis Godói

Kalsing, J.STRELOW, A. A. G.. As marcas do Jornalismo Popular no Facebook: estudo da página do Diário Gaúcho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Kalsing, J.. XIV Salão de Ensino ? Vozes diversas, diferentes saberes. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Kalsing, J.. XIII Salão de Ensino ? Universidade múltipla, inovadora e inspiradora. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Kalsing, J.. 7o Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor. 2017. Universidade de São Paulo.

Kalsing, J.. Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. 2017. Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Egon Roque Frohlich

MACHADO, J. A. D.; TALAMINI, E.;FROHLICH, E. R.; LINDEMANN, C.. O uso de tecnologias de informação no processo de tomada de decisão de gestores de propriedades rurais associados à Cooperativa Languiru, Vale do Taquari-RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cassilda Golin Costa

GOLIN, Cida. El comandante está doente - análise da cobertura jornalísticas das revistas Veja e Istoé sobre o afastamento de Fidel Castro do poder cubano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Edson Talamini

MACHADO, J. A. D.;TALAMINI, E.; FROHLICH, E. R.; LINDEMANN, C.. O uso de informações no processo de tomada de decisão de gestores de propriedades rurais associadas à Cooperativa Languiru. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Edson Talamini

MACHADO, J. A. D.;TALAMINI, E.; SILVA, L. X.. O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como instrumento para tomada de decisão de produtores associados à Cooperativa Languiru (Teutônia/RS). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristiane Lindemann

MACHADO, J. A. D.;LINDEMANN, Cristiane; TALAMINI, E.; FROHLICH, E. R.. O uso de tecnologias da informação no processo de tomada de decisão de gestores de propriedades associados à Cooperativa Languiru, no Vale do Taquari. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

MARIA ANA RODRIGUES KRACK

Comunicação e Cognição: uma análise de conteúdo dos perfil de MBL e Jornalistas Livres; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Janaína Kalsing;

Christopher Sant'anna Wilbert

Jornalismo de E-sports: uma análise do jornalismo de esportes virtuais no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Janaína Kalsing;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciana Pellin Mielniczuk

Cidades verdes: análise da cobertura jornalística dos periódicos Folha de S; Paulo e Zero Hora no século XXI; (provisório); Início: 2017; Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

João Armando Dessimon Machado

O uso de tecnologias de informação no processo de tomada de decisão de gestores de propriedades rurais associadas à Cooperativa Languiru, Vale do Taquari-RS; 2015; Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: João Armando Dessimon Machado;

Glauco Schultz

Tecnologias de informação e comunicação utilizadas por agricultores sócios da Cooperativa Languiru; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Glauco Schultz;

Ana Cláudia Gruszynski

Jornalistas brasileiros e métricas de audiência: percepções e tensionamentos no cenário pós-industrial; Início: 2017; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 Kalsing, J. ; LINDEMANN, C. . Reflexões sobre o Jornalismo Cívico no contexto pós-industrial. REVISTA ESTUDOS DE JORNALISMO , v. 8, p. 23-36, 2018.

  • 2018 EICHLER, VIVIAN AUGUSTIN ; KALSING, JANAÍNA ; GRUSZYNSKI, ANA CLÁUDIA . O Globo newspaper?s ethos and the campaign against fake news. MEDIA E JORNALISMO , v. 18, p. 139-154, 2018.

  • BRIXIUS, L. J. ; Kalsing, J. . As transformações recentes do jornalismo e suas relações com Max Weber: uma análise a partir do conceito de ação social racional. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 14, p. 1-16, 2018.

  • KALSING, JANAÍNA . Dos relatos de Peucer a um ecossistema pós-industrial: elementos do jornalismo que transcendem barreiras temporais. Estudos de Jornalismo e Mídia , v. 15, p. 19-28, 2018.

  • 2017 Kalsing, J. . Uso de tecnologias de informação no processo de tomada de decisão de gestores de propriedades rurais associadas à Cooperativa Languiru, no Vale do Taquari (RS). Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 12, p. http://periodic, 2017.

  • ARTUZO, FELIPE DALZOTTO ; JANDREY, WILLIAN FONTANIVE ; KALSING, JANAÍNA ; SILVA, PEDRO XAVIER DA ; SILVA, LEONARDO XAVIER DA . Utilização da Tecnologia de Informação em Propriedades Rurais: Um Caso no Município de Getúlio Vargas (RS). RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente , v. 9, p. 305-322, 2016.

  • Kalsing, J. . Um roteiro transformador pela exótica e misteriosa Índia. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Ioga e espiritualidade na cidade sagrada de Varanasi, na Índia. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Calcutá, a dura cidade indiana adotada pela santa Madre Teresa. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Conheça Nova Délhi, a capital pluricultural da Índia. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . No Rajastão, turista encontra a Índia representada nas novelas. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Um passeio pela cultural e fervilhante Mumbai, na Índia. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Vale do Silício da Índia, Bangalore é uma grande e agradável confusão. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Goa, um pedacinho de Brasil na Índia. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Auroville, a cidade indiana que busca a unidade entre os homens. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Em alta, Sudeste Asiático é um destino exótico e barato. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Laos, um tesouro escondido no Sudeste Asiático. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Camboja tem templos incríveis e ilha deserta. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . História e belezas naturais são atrações do Vietnã. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Guia de aplicativos para smartphones e tablets será distribuído em escolas públicas de Porto Alegre. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Sri Prem Baba: 'Autoconhecimento é o remédio para a humanidade'. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Queijo coalho. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Política com amor. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. . Tailândia encanta pelo budismo e pelas praias sem igual. Jornal Zero Hora, Porto Alegre.

  • Kalsing, J. ; PITHAN, L. ; EICHLER, V. . Perspectivas e tensionamentos sobre a utilização de métricas de audiência no jornalismo. In: 41o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville (SC). 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2018.

  • BRANDAO, C. G. ; Kalsing, J. . As imagens de si: a constituição do ethos na Revista Imprensa Jornalismo e Comunicação. In: VII Encontro Regional Sul de História (Alcar Sul), 2018, Santa Maria. VII Encontro Regional Sul de História (Alcar Sul), 2018.

  • PITHAN, L. ; Kalsing, J. ; EICHLER, V. A. . A popularização das métricas de audiência nas redações e o jornalismo na condição pós-moderna. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2018, São Paulo. 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2018.

  • Kalsing, J. . Semelhanças e diferenças do uso do Facebook por jornalistas da mídia tradicional e da mídia alternativa. In: 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, 2017, Campo Grande. Anais do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, 2017.

  • Kalsing, J. . De Peucer ao 'Jornalismo Pós-Industrial': Discussões sobre jornalismo quer perduram há mais de 300 anos. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2017, São Paulo. Anais do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.

  • Kalsing, J. . Uso de tecnologias de informação no processo de tomada de decisão degestores de propriedades rurais associadas à Cooperativa Languiru, no Vale do Taquari (RS). In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

  • Kalsing, J. . Tensionamentos sobre o uso de métricas de audiência nas rotinas produtivas de jornalistas. In: III Seminário Discente PPGCOM/UFRGS ? Conexões e desvios, 2018, Porto Alegre. III Seminário Discente PPGCOM/UFRGS ? Conexões e desvios, 2018.

  • Kalsing, J. . Jornalistas sem fronteiras: profissionais organizados em rede podem ser antídoto contra questões públicas. In: VII Seminário Internacional América Platina e III Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços, 2018, Porto Alegre. VII Seminário Internacional América Platina e III Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços, 2018.

  • Kalsing, J. . Jornalistas sem fronteiras: profissionais organizados em rede podem ser antídoto contra questões públicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PITHAN, L. ; KALSING, JANAÍNA ; EICHLER, V. A. . A popularização das métricas de audiência nas redações e o jornalismo na condição pós-moderna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Kalsing, J. . Tensionamentos sobre o uso de métricas de audiência nas rotinas produtivas de jornalistas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Kalsing, J. ; PITHAN, L. ; EICHLER, V. A. . Perspectivas e tensionamentos sobre a utilização de métricas de audiência no jornalismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Kalsing, J. . De Peucer ao Jornalismo Pós-Industrial: discussões sobre jornalismo que perduram há mais de 300 anos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Kalsing, J. . Semelhanças e diferenças do uso do Facebook por jornalistas da mídia tradicional e da mídia alternativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Kalsing, J. . Uso de tecnologias de informação no processo de tomada de decisão de gestores de propriedades rurais associadas à Cooperativa Languiru, no Vale do Taquari (RS). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Kalsing, J. . Oficina de Produção Jornalística Esportiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Kalsing, J. . 8º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor). 2018. (Coordenadora de sessão).

Kalsing, J. . Revista Ícone. 2018. (Parecerista).

Kalsing, J. . Conexão que transforma. 2017. (Editoração/Outra).

Kalsing, J. . 7º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. 2017. (Coordenadora de sessão).

Kalsing, J. . 7º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. 2017. (Parecerista).

Kalsing, J. ; Camargo, Ariel ; LONGARAY, T. . Índia Misteriosa. 2017 (Exposição fotográfica).

Kalsing, J. . ?Histórias de amor à primeira vista. 2005 (Melhor Curta Universitário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O ensino do Jornalismo Guiado por Dados no Brasil, Descrição: O tema geral da pesquisa proposta neste projeto é o Jornalismo Guiado por Dados (JGD), definido como "a aplicação da computação e dos saberes das ciências sociais na coleta, processamento, interpretação e apresentação de dados, com o objetivo de ampliar a função da imprensa como defensora do interesse público". O foco é a difusão das técnicas de reportagem baseadas em coleta, extração, tratamento, análise e visualização de dados nas redações brasileiras a partir do ensino em suas várias modalidades: graduação universitária, extensão, ensino à distância (EAD), cursos oferecidos por instituições não acadêmicas, entre outros... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Janaína Kalsing - Integrante / Marcelo Ruschel Träsel - Coordenador / Thayse Uchoa de Souza Rosa - Integrante / Marlise Brenol - Integrante / Francisco Amorim - Integrante.

  • 2009 - 2009

    A cobertura das Eleições Legislativas de 2009 pelos media portugueses, Descrição: Durante as Eleições Legislativas portugueses, analisei as publicações abaixo designadas, que abordaram o tema das eleições legislativas de 2009 e referiram pelo menos uma candidatura (partido ou coligação), um representante de uma candidatura ou um apoiante de uma candidatura a estas eleições. Em termos cronológicos, o corpus foi definido pelos períodos de pré-campanha eleitoral (27/8/09 a 12/9/09), campanha eleitoral (13/9/09 a 25/9/09) e dia de reflexão (26/9/09). Os meios analisados foram: Jornais Diários: Público (diário) Diário de Notícias (diário) Jornal de Notícias (diário) I (diário) Correio da Manhã (diário) 24 Horas (diário) Jornais Semanários: Expresso (semanário) Sol (semanário) Revistas: Visão (semanário) Sábado (semanário). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaína Kalsing - Integrante / Isabel Ferin - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Inclusão e Participação Digital: Comparação de trajectórias de uso de meios digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos, Descrição: Nas sociedades com acesso aos novos media, discute-se o fosso digital, entre gerações e entre grupos sociais maioritários e minoritários. Em Portugal, as diferenças culturais e educacionais e os níveis de literacia digital distinguem o acesso e uso destes meios por parte de adultos e crianças, sendo que estas se destacam por um maior domínio destes meios, ao contrário do que acontece na maioria dos países europeus. Para isto contribui a baixa escolaridade da maioria dos adultos portugueses, o acolhimento de imigrantes com distintas origens, o diferente acesso e uso dos meios digitais entre crianças, a hegemonia da televisão entre os familiares mais velhos e as diferenças entre as práticas digitais de crianças e jovens e as dos seus pais. Estes contextos devem ser tidos em conta não só na definição de políticas de inclusão digital mas também pelas indústrias dos media.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaína Kalsing - Integrante / Cristina Ponte - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento, Grupo RBS.

2011

Mérito Comunitário, Junior Achievement.

2006

Prêmio Caixa-IAB 2006 - Concurso Nacional de Ideias e Soluções Para Habitação Social no Brasil - 1º lugar, Caixa Econômica Federal - Instituto de Arquitetos do Brasil.

2005

Melhor curta metragem universitário, Gramado Cine Vídeo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Rede Brasil Sul de Comunicação. , Avenida Ipiranga, 1075, Praia de Belas, 90169900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32184300, Ramal: 4749, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Integrante

    Outras informações:
    Integrante do Laboratório de Edição, Cultura e Design - LEAD (PPGCOM UFRGS), coordenado pela professora Dra. Ana Gruszynski. Site: https://www.ufrgs.br/lead/

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Integrante

    Outras informações:
    Integrante do Grupo Jornalismo Digital - JORDI (CNPq/PPGCOM UFRGS), coordenado pelo professor Dr. Marcelo Träsel.

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Aluna de doutorado, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão. Ministrei a disciplina Ciberjornalismo I, sob supervisão da profa. Dra. Marcia Benetti, em 2018/1, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico/UFRGS).

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Aluna de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio docente em Ciberjornalismo III, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio docente, enquanto aluna de doutorado, na disciplina de Ciberjornalismo III, ministrada pela Profa. Dra. Luciana Mielniczuk em 2017/1 na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico/UFRGS).

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do Estúdio de TV da UFRGS.

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

  • 2009 - 2009

    Universidade Nova de Lisboa

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

  • 2009 - 2009

    Público

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

  • 2012 - Atual

    Rede Brasil Sul de Comunicação

    Vínculo: Funcionária (CLT), Enquadramento Funcional: Editora de Zero Hora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Rede Brasil Sul de Comunicação

    Vínculo: Funcionária (CLT), Enquadramento Funcional: Editora no jornal Hora de Santa Catarina, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2009

    Rede Brasil Sul de Comunicação

    Vínculo: Funcionária (CLT), Enquadramento Funcional: Repórter de Zero Hora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2007

    Rede Brasil Sul de Comunicação

    Vínculo: Funcionária (CLT), Enquadramento Funcional: Auxiliar de Redação no Dário Gaúcho, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.