Juliana Pessanha Rodrigues Motta

Possui graduação em Ciências Biológicas (2003), mestrado e doutorado em Biologia Humana e Experimental (2007 e 2012 respectivamente) todos os diplomas concedidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. É especialista pela Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH). Atualmente é responsável técnica do laboratório de criopreservação da UERJ e gerente do Sistema de Gestão da Qualidade no laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação da UERJ. No banco de sangue Hematologistas Associados atua na gestão de biossegurança e de equipamentos de laboratórios. Na parte de ensino colabora com o curso de especialização em biologia molecular humana também pela UERJ atuando como professora e supervisora de ensino. No Hospital Naval Marcílio Dias colaborou com a criação do Centro de Processamento Celular, onde atua como Gerente da Qualidade. Tem experiência na área de Cultura de células, Criopreservação de Células-Tronco Hematopoiéticas, Imunofenotipagem de células CD45+/CD34+ viávies, Histocompatibilidade e Sistema de Gestão da Qualidade - ISO 15189

Informações coletadas do Lattes em 22/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia

2008 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da trealose como crioprotetor natural das Células-Tronco Hematopoéticas de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário
Luis Cristóvão Moraes Sobrino Porto. Palavras-chave: CÉLULAS-TRONCO; CRIOPRESERVAÇÃO; DMSO; Trealose; Lipossoma; Espécie reativas de oxigênio.

Mestrado em Biologia Humana e Experimental

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: AVALIAÇÃO DA TREALOSE E SACAROSE COMO CRIOPROTETORES DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Ano de Obtenção: 2007
LUIS CRISTÓVÃO MORAES SOBRINO PORTO.Palavras-chave: CÉLULAS-TRONCO; CRIOPRESERVAÇÃO; HEMATOPOIESE.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia. Setores de atividade: Fabricação de Outros Produtos Químicos.

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Estudo da Interação entre taquizoítos de T. gondii e células endoteliais humanas ativadas com interferon gama
Orientador: Laís de Carvalho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunogenética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Participação em eventos

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Ossea. 2018. (Congresso).

XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Ossea. 2017. (Congresso).

XX Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Ossea. 2016. (Congresso).

XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Ossea. 2015. (Congresso).

XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Osseaea. 2014. (Congresso).

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Osseaea. 2013. (Congresso).

CONGRESSO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA. A utilização da Trealose como Crioprotetores de Células-tronco Hematopoiéticas de Sangue de cordão umbilical e placentário. 2012. (Congresso).

Curso de Atualização na Atuação do Enfermeiro na Obtenção das Células-tronco Hematopoéticas..Criopreservação e Sistema HLA. 2010. (Outra).

I WORKSHOP EM HISTOCOMPATIBILIDADE. 2009. (Outra).

XVIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. AVALIAÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO NA CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO. 2009. (Congresso).

III Simpósio de HLA e Doenças. 2008. (Simpósio).

XII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. REAÇÃO ADVERSAS RELACIONADAS À INFUSÃO DO DMSO NOS PACIENTES DO CEMO/INCA QUE RECEBERAM CTHS CRIOPRESERVADAS. 2008. (Congresso).

XVII ENCONTRO DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA/ I CONGRESSO DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA. TRANSPALNTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS-VERTENTES DA ATUAÇÃO DE BIOLÓGOS. 2008. (Congresso).

Congresso da Associação Brasileira de Transplante de órgãos. 2007. (Congresso).

II Simpósio de HLA e Doenças. 2007. (Simpósio).

XI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA. AVALIAÇÃO DA TREALOSE E SACAROSE COMO NOVOS CRIOPROTETORES PARA CÉLULAS-TRONCO DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO. 2007. (Congresso).

Primeiro Simpósio de HLA e Doenças.ASSOCIAÇÃO DE ALELOS HLA NA HEPATITE C. COMPARAÇÃO COM OS ALELOS HLA DE CLASSE I E II EM DOADORES DO REDOME DO RIO DE JANEIRO. 2006. (Simpósio).

X Congresso da Sociedade Brasileira de transplante de Medula óssea. AVALIAÇÃO DE NOVOS CRIOPROTETORES PARA AS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO. 2006. (Congresso).

Congresso de Hematologia e Hemoterapia. A utilização da trealose com crioprotetor de células hematopoiéticas. 2005. (Congresso).

Primeira Semana de Graduação.Estudo da interação de células endoteliais e Toxoplasma Gondii por microscopia eletronica de transmissão. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Thays Teixeira de Souza

MOTTA, JULIANA PESSANHA RODRIGUES. Investigação da associação entre língua geográfica e psoríase através da análise dos genes HLA e KIR em uma população miscigenada. 2016. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelle Marcolino de França

BANIC, D. M.; ZANINI, G. M.; RICCIO, L. R. P.; LUCA, P. M.;MOTTA, J.P.R.. Avaliação das alterações hematológicas e da resposta imune em indivídus coinfectados com Plasmodium spp e parasitos intestinais em populações naturalmente expostas a malária. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Vivian Alves Pereira

MOTTA, J.P.R.; ROMERO, M.. Estudos das Frequencias Alélilcas e Haplotípicas dos Antígenos Leucocitários Humanos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia Molecular Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vírgina Alves Carneiro

Carvalho S.N.;MOTTA, J.P.R.. Avaliação das CTH pré e pós descongelamento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Histocompatibilidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Helio dos Santos Dutra

DUTRA, H. S.. Análise da Trealose como Crioprotetor Natural de Células-Tronco Hematopoéticas de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário. 2012. Tese (Doutorado em Prog. Pós-Grad. em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiana Solza

SOLZA, C.; NORONHA, H.. Avaliaçõ da trealose como crioprotetor natural de células tronco hematopoieticas de sangue de cordão umbilical e placentario. 2012. Tese (Doutorado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Carolina Stumbo Machado

STUMBO, A.C.; MORANDI, V.. Avaliação de bioantioxidantes na criopreservação de sangue de cordão umbilical e placentário utilizando crioprotetores naturais e baixas concentrações de dimetilsulfóxido. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto

PORTO, L; SOLZA, C.; DUTRA, H. S.; RIBEIRO, A. A. F;PARAGUASSU-BRAGA, F. H.. Avaliação da trealose como crioprotetor natural de células-tronco hematopoéticas de sangeu de cordão umbilical e placentário. 2012. Tese (Doutorado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Marcelle Viana de Castro

Análise retrospectiva dos dados laboratoriais de pacientes submetidos a transplante autólogo de medula óssea no hospital universitário Pedro Ernesto; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia Molecular Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Paulo Ricardo Villas Boas Carvalho

Adequação do setor de criopreservação do HLA ? UERJ de acordo com a RDC 214 de 7 de fevereiro de 2018; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Histocompatibilidade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Juliana Pessanha Rodrigues Motta;

Foi orientado por

Flavio Henrique Paraguassu-Braga

Avaliação da trealose como crioprotetor natural das Células-Tronco Hematopoéticas de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário; 2012; Tese (Doutorado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Flavio Henrique Paraguassu-Braga;

Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto

Avaliação da trealose como crioprotetor natural de células-tronco hematopoéticas de sangue de cordão umbilical e placentário; 2012; Tese (Doutorado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto;

Produções bibliográficas

  • DE HOLANDA, MARIA IZABEL ; KLUMB, EVANDRO ; IMADA, ALICIA ; LIMA, LIVIA A. ; ALCÂNTARA, ISABELA ; GREGÓRIO, FLAVIA ; CHRISTIANI, LUIS FERNANDO ; MARTINS, CLARICE OLIVEIRA ; TIMONER, BRANCA ENGEL ; MOTTA, JULIANA ; POZZAN, ROBERTO ; PÔRTO, LUIS CRISTÓVÃO . The prevalence of HLA alleles in a lupus nephritis population. TRANSPLANT IMMUNOLOGY , v. 47, p. 37-43, 2018.

  • MOTTA, JULIANA PESSANHA RODRIGUES ; PARAGUASSÚ-BRAGA, FLÁVIO HENRIQUE ; BOUZAS, LUIS FERNANDO ; PORTO, LUÍS CRISTÓVÃO . Evaluation of intracellular and extracellular trehalose as a cryoprotectant of stem cells obtained from umbilical cord blood. Cryobiology (Print) , v. 68, p. 343-348, 2014.

  • MOTTA, J.P.R. ; GOMES, B. E. ; BOUZAS, L. F. ; PARAGUASSU-BRAGA, F. H. ; PORTO, L. C. . Evaluations of bioantioxidants in cryopreservation of umbilical cord blood using natural cryoprotectants and low concentrations of dimethylsulfoxide. Cryobiology (Print) , v. 60, p. 301-307, 2010.

  • RODRIGUES, J.P. ; PARAGUASSÚ-BRAGA, F.H. ; CARVALHO, L. ; ABDELHAY, E. ; BOUZAS, L.F. ; PORTO, L.C. . Evaluation of trehalose and sucrose as cryoprotectants for hematopoietic stem cells of umbilical cord blood. CRYOBIOLOGY , v. 56, p. 144-151, 2008.

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . Proposta de Metodologia de Controle de Qualidade para Bancos de Sangue de Cordão umbilical e Placentário Utilizando uma Combinação de Plataforma Accuri e Ensaio Clonogênico: Análise Preliminar. In: Congresso da Sociedade Brasileira de transplante de Medula Óssea, 2011, Rio de Janeiro. Revista do Congresso, 2011.

  • MOTTA, J.P.R. ; PORTO, L. C. M. S. . Associação alelos HLA na hepatite C. Comparação com os alelos HLA de classe I e II em doadores do Redome do Rio de Janeiro. In: 1o. simpósio Brasileiro em HLA e Doenças, 2006, Rio de Janeiro. Livro do Simpósio, 2006. v. 1.

  • LIRA, C. P. ; MOTTA, J.P.R. ; PORTO, L. C. M. S. . Validação da metodologia de plataforma simples para quantificação de células CD34+ em sangue periférico mobilizado. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Ossea, 2014, Belo Horizonte. livro do evento, 2014.

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . A utilização da Trealose como Crioprotetores de Células-tronco Hematopoiéticas de Sangue de cordão umbilical e placentário. In: CONGRESSO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA, 2012, RIO DE JANEIRO. Livro de resumo do congresso, 2012.

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . Avaliação da criopreservação das CTHs de sangue de cordão umbilical e placentário após a introdução da trealose, como crioprotetor utilizando lipossomas como veículo.. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, 2011, Rio de Janeiro. Revista do Congresso, 2011.

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . Avaliação do ácido ascórbico na criopreservação de Células-Tronco Hematopoiéticas (CTHs) de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário - SCUP. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Ossea, 2009, Curitiba. Revista do Congresso, 2009.

  • MOTTA, J.P.R. ; BOUZAS, L. F. S. ; BRAGA, F. H. P. ; SALDANHA, J. J. . REAÇÕES ADVERSAS RELACIONADAS À INFUSÃO DO DMSO NOS PACIENTES DO CEMO/INCA QUE RECEBERAM CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS CRIOPRESERVADAS. In: XII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA, 2008, SÃO PAULO. LIVRO DE RESUMO DO CONGRESSO, 2008.

  • SALDANHA, J. J. ; MOTTA, J.P.R. ; BOUZAS, L. F. S. ; BRAGA, F. H. P. . AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO CELULAR PÓS-DESCONGELAMENTO DE UNIDADES DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO: EFEITO DA LAVAGEM DAS CÉLULAS PARA A RETIRADA DO DMSO. In: XI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA, 2007, GRAMADO. LIVRO DE RESUMO DO CONGRESSO, 2007. v. XI.

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; ABDELHAY, E. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . AVALIAÇÃO DA TREALOSE E SACAROSE COMO NOVOS CRIOPROTETORES PARA CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS. In: XI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA, 2007, GRAMADO. LIVRO DE RESUMO DO CONGRESSO, 2007. v. XI.

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; ABDELHAY, E. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . Avaliação de novos crioprotetores para células-tronco hematopoiéticas. In: X Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, 2006, Curitiba. Livro de resumo do congresso, 2006.

  • MOTTA, J.P.R. ; PORTO, L. C. M. S. . A UTILIZAÇÃO DA TREALOSE COMO CRIOPROTETOR DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2005, Rio de Janeiro. Livro de resumo do congresso, 2005.

  • ALVES, L. ; MOTTA, J.P.R. ; CARVALHO, L. . Biochemical studies on the pathogenesis of leprosy:HL Host-cell tyrosine kinases(PTK), phosphatidylinositol 3-OH Kinase (PI -3K), calcium-dependent protein Kinase (PKC), but not camp-dependent protein Kinase (PKA), are essential for M. leprae interaction with schawann cells. In: XXXII Reunião Anual Programas e Resumos, 2003, Caxambu. Livros de resumos do congressos, 2003. p. 29-29.

  • PEREIRA, R. O. ; MOTTA, J.P.R. ; PORTO, L. C. M. S. ; CARVALHO, L. . Morphological Characterization of skeletal miofibrobasts of rats foetus. In: XX Congresso da sociedade Brasileira de microscopia e microanálise, 2003, caxambu. livro de resumos do congresso, 2003.

  • MOTTA, J.P.R. ; CARVALHO, L. . Study of acidic vacuoles in activaded endothelial cells during interaction with T. gondii. In: XIX Congreso da sociedade brasileira de microscopia e microanálise, 2003, Caxambu. CD de resumo do Congresso, 2003.

  • MOTTA, J.P.R. ; CARVALHO, L. ; Almeida MC . Participação de compartimentos ácidos durante a interação Toxoplasma gondii-células endoteliais ativadas com Interferon-gama.. In: 12ª Semana de Iniciação Científica, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Sub-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, 2003. v. 12. p. 75-75.

  • MOTTA, J.P.R. ; VALENCA, S. S. ; PORTO, L. C. M. S. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; CARVALHO, L. . Exposição Crônica a fumaça de cigarro na estrutura do ventrículo direito de camundongos. In: XX Congresso Brasileiro de Anatomia, 2002, Maceió. XX Congresso Brasileiro de Anatomia, 2002. p. 151-151.

  • MOTTA, J.P.R. ; CARVALHO, L. ; STUMBO, A. C. . Estudo da Interação de células endoteliais e T. gondii por microscopia eletrônica de transmissão. In: Primeira semana de graduação da UERJ, 2001, Rio de Janeiro. Catálogos de resumos do evento, 2001. p. 18-18.

  • VIANA, R. ; MOTTA, J.P.R. ; PORTO, L. C. M. S. . An NGS-based HLA haplotype analysis and population comparison between two cities in Rio de Janeiro, Brazil. Immune Response Genetics , 2020.

  • VIANNA, ROMULO ; SANTOS, ANGELA ; MOTTA, JULIANA ; PORTO, LUÍS CRISTÓVÃO . Identification of the novel HLAC*05:01:49 allele in a Brazilian candidate donor for bone marrow donation. HLA , 2019.

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . Evaluations of bioantioxidants in cryopreservation of umbilical cord blood using natural cryoprotectants and low concentrations of dimethylsulfoxide. Cryobiology (Print) , 2010.

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; ABDELHAY, E. ; CARVALHO, L. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . EVALUATION OF TREHALOSE AND SUCROSE AS CRYOPROTECTANTS FOR HEMATOPOIETIC STEM CELLS OF UMBILICAL CORD BLOOD. Cryobiology (Print) , 2008.

  • CASTRO, M. V. ; PORTO, L. C. ; HORN, P. ; MOTTA, J.P.R. . Transplante Autólogo: Uma retrospectiva laboratorial dos pacientes do hospital universitário Pedro Ernesto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTTA, J.P.R. . Descongelamento e infusão das CTH. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTTA, J.P.R. . Processamento das Células Percursoras da Medula óssea, Sangue Periférico e Sangue de Cordão Umbilical e Placentário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTTA, J.P.R. . Antígeno Leucocitário Humano - HLA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTTA, J.P.R. . Criopreservação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . AVALIAÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO NA CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICA DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALDANHA, J. J. ; GONCALVES, S. D. ; MOTTA, J.P.R. ; BOUZAS, L. F. S. ; BRAGA, F. H. P. . Comparação de métodos de processamento de amostras de sangue de cordão umbilical: método manual versus método automatizado (Sepax e AXP) em relação a recuperação celular.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTTA, J.P.R. ; SALDANHA, J. J. ; BOUZAS, L. F. S. ; BRAGA, F. H. P. . REAÇÕES ADVERSAS RELACIONADAS À INFUSÃO DO DMSO NOS PACIENTES DO CEMO/INCA QUE RECEBERAM CTHS CRIOPRESERVADAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; ABDELHAY, E. ; BOUZAS, L. F. S. ; PORTO, L. C. M. S. . AVALIAÇÃO DA TREALOSE E SACAROSE COMO NOVOS CRIOPROTETORES PARA CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALDANHA, J. J. ; MOTTA, J.P.R. ; BOUZAS, L. F. S. ; BRAGA, F. H. P. . AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO CELULAR PÓS-DESCONGELAMENTO DE UNIDADES DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO: EFEITOS DA LAVEGEM DAS CÉLULAS PARA RETIRADA DO DMSO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTTA, J.P.R. ; PORTO, L. C. M. S. ; BRAGA, F. H. P. ; BOUZAS, L. F. S. ; ABDELHAY, E. . AVALIAÇÃO DE NOVOS CRIOPROTETORES PARA AS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES MTQ ; SILVA, G. M. F. ; OLIVEIRA, D. C. ; CARDOSO, J. F. ; MOTTA, J.P.R. . ASSOCIAÇÃO DE ALELOS HLA NA HEPATITE C. COMPARAÇÃO COM OS ALELOS HLA DE CLASSE I E II EM DOADORES DO REDOME DO RIO DE JANEIRO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOTTA, J.P.R. ; BRAGA, F. H. P. ; BOUZAS, L. F. S. ; ABDELHAY, E. ; PORTO, L. C. M. S. . AVALIAÇÃO DE NOVOS CRIOPROTETORES PARA CÉLULAS HEMATOPOIÉTICAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MOTTA, J.P.R. . CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MOTTA, J.P.R. ; CORTEZ, E. A. ; Cardoso, JF ; DOMINGUES, E. M. F. L. ; Pontes, L . Curso de Histocompatibilidade para graduação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Monitoramento de rejeição e infecção no transplante. Avaliação do PRA, DSA, CD30s, de subpopulaçoes linfocitárias e da carga viral de CMV, BKV e fúngica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto em 15/10/2014., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Integrante / Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Porto - Coordenador / DANIELLI CRISTINA OLIVEIRA - Integrante / Cristiana Solza - Integrante / Stella Beatriz Gonçalves de Lucena - Integrante / agda Cristina Bernardino Castilho - Integrante / Teresa A Matuck - Integrante / Edison Régio Moraes Souza - Integrante / Deise de Bone Monteiro de Carvalho - Integrante / Gustavo Milson Fabrício da Silva - Integrante.

  • 2006 - 2009

    Distribuição de sexo, faixa etária, grau de instrução, etnia e dos grupos alélicos HLA-A*, -B* e -DRB1* em amostra do redome. mapeamento por geoprocessamento e comparação com dados do censo IBGE 2000 dos municípios fluminenses. Identificação de haplótipos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto em 15/10/2014., Descrição: A realização de transplantes de células troncos de medula óssea ou de cordão umbilical depende de moléculas presentes na superfície das células entre o possível doador em relação ao receptor. A determinação da compatibilidade molecular dos grupos alelos HLA-A, -B e -DRB1 tem permitido a realização desses transplantes e quanto maior a identidade, maiores os benefícios e menores os riscos para o paciente. Cerca de 30% doadores compatíveis são encontrados entre familiares, assim para um grande número de pacientes a busca de doador deve ser em não aparentados. O Ministério da Saúde mantém o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, já com mais de 270.000 dados de tipificação de indivíduos, permitindo a localização de possíveis doadores. Apesar do importante crescimento nos últimos anos, novas estratégias visando uma busca direcionada de determinados alelos e haplótipos em novas campanhas devem estar baseadas no conhecimento atual da distribuição dos grupos alélicos em associação com dados censitários. Dessa maneira, utilizando softwares de geoprocessamento pode-se relacionar sexo, faixa etária, grau de instrução e grupos étnicos dos indivíduos que tiveram sua tipificação no laboratório de Histocompatibilidade da UERJ entre janeiro de 2003 e junho de 2006 (n=13340) com os dados do censo demográfico 2000 do IBGE. Paralelamente serão disponibilizados os dados obtidos através de publicação em página do HLA-UERJ. Além disso, tem sido comprovada a eficácia da busca por novos doadores baseada nos haplótipos HLA. Dessa forma, pretendemos determinar os haplótipos mais freqüentes e identificar os haplótipos associados a alelos raros e identificar novos alelos HLA-A, -B e -DRB1 por sequenciamento de DNA... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Integrante / Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Porto - Coordenador / Vivian Castilho da Costa - Integrante / Marta Foeppel Ribeiro - Integrante / Liane de Azevedo Dornelles - Integrante / Thiago do Amaral Gomes - Integrante / Maria Teresa Queiroz Marques - Integrante / Mônica da Cruz Falci - Integrante / Juliana Cardoso de Oliveira - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Criopreservação de Células-Tronco Hematopoiéticas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto em 15/10/2014., Descrição: O transplante de medula óssea (TMO) consiste na infusão intravenosa de células-tronco hematopoiéticas (CTH) com o objetivo de restabelecer a função medular. As CTHs podem ser coletadas diretamente da crista ilíaca, através de múltiplas punções e aspirações da medula óssea; do sangue periférico, através de procedimentos de leucoaférese ou do Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (SCUP), para manter a viabilidade das células-tronco para realização de transplantes é necessário o congelamento das mesmas e para diminuir os efeitos destrutivos do congelamento nas células, utilizamos moléculas crioprotetoras, a mais utilizada é o Dimetilsulfóxido (DMSO). O DMSO tem sido utilizado na prática clínica na criopreservação de CTH para transplante, mantendo a viabilidade das mesmas. Contudo a infusão do DMSO está associada a diversos efeitos colaterais no paciente. A pesquisa e prospecção de novos crioprotetores podem diminuir ou eliminar tais efeitos adversos durante e logo após a infusão de células criopreservadas. Dissacarídeos, como a Trealose, estão associados à resistência ao estresse da desidratação e congelamento e tem sido utilizados no congelamento de células e tecidos. Objetivo: Avaliar formulações de DMSO e de DMSO contendo Trealose ou Sacarose na criopreservação de Células Hematopoiéticas, possibilitando a diminuição do DMSO. Materiais e Métodos: O material a ser utilizado é sangue de cordão umbilical e placentário (SCUP).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Integrante / Laís de Carvalho - Integrante / Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Porto - Coordenador / FLAVIO HENRIQUE PARAGUASSU BRAGA - Integrante / LUIS FERNANDO DA SILVA BOUZAS - Integrante / ELIANA ABDELHAY - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

  • 1998 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CRIOPRESERVAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, Descrição: UTILIZAÇÃO DE LIPOSSOMA COMO VEÍCULO PARA ENTREGA DE TREALOSE INTRACELULAR NAS CÉLULAS DE SANGUE DE CORDÃO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Juliana Pessanha Rodrigues Motta - Coordenador.

Prêmios

2007

Especialista em Histocompatibilidade - HLA, Associação Brasileira de Histocompatibilidade.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, LABORATÓRIO DE HISTOCOMPATIBILIDADE. , Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier, 20950003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23342421, Ramal: 219, Fax: (21) 23342426, URL da Homepage:

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente da qualidade, Carga horária: 24

Outras informações:
Gerente da qualidade - ISO 15189

2007 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Responsável técnica substituta e supervisora, Carga horária: 24

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista-Mestranda, Enquadramento Funcional: técnico de nível superior/desenv. pesquisa, Carga horária: 40

2004 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: BOLSISTA PROATEC, Enquadramento Funcional: TECNICO DE NÍVEL SUPERIOR, Carga horária: 40

2001 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2013

    Direção e administração, LABORATÓRIO DE HISTOCOMPATIBILIDADE.,Cargo ou função, Gerente da qualidade ISO 15189.

  • 07/2007

    Serviços técnicos especializados , LABORATÓRIO DE HISTOCOMPATIBILIDADE.,Serviço realizado, Prestação de serviços - técnico nível superior.

  • 03/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, LABORATÓRIO DE HISTOCOMPATIBILIDADE.,Linhas de pesquisa

  • 03/2004 - 01/2005

    Estágios , LABORATÓRIO DE HISTOCOMPATIBILIDADE.,Estágio realizado, HISTOCOMPATIBILIDADE.

  • 03/2002 - 09/2003

    Estágios , Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes.,Estágio realizado, iniciação científica IC.

  • 02/2001 - 02/2002

    Estágios , Centro Biomédico, Departamento de Histologia e Embriologia.,Estágio realizado, Estágio Interno Complementar.

2004 - 2005

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: BOLSISTA PROATEC, Enquadramento Funcional: MESTRADO, Carga horária: 24

2003 - 2004

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: BOLSISTA CEPUERJ, Enquadramento Funcional: TECNICO NÍVEL SUPERIOR, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2004

    Serviços técnicos especializados , Centro de Transplante da Medula Ossea.,Serviço realizado, criopreservação de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário e Medula Óssea Autólogo.

  • 08/2004 - 12/2004

    Treinamentos ministrados , Centro de Transplante da Medula Ossea.,Treinamentos ministrados, PROCESSAMENTO DE CÉLULAS DE MEDULA ÓSSEA, CRIOPRESERVAÇÃO DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO, CRIOPRESERVAÇÃO E DESCONGELAMENTO DE SANGUE PERIFÉRICO MOBILIZADO

  • 10/2003 - 02/2004

    Estágios , Centro de Transplante da Medula Ossea.,Estágio realizado, CRIOPRESERVAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA.

2011 - Atual

Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auditora Especialista

Outras informações:
Não possui vinculo empregatício

2016 - Atual

Hematologistas Associados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora de biossegurança e Equipamentos, Carga horária: 20