Wallace de Deus Barbosa

Professor e pesquisador do Departamento de Arte (GAT) do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o quadro docente do bacharelado em Produção Cultural e do Programa de Pós Graduação CULTURA e TERRITORIALIDADES ? PPCULT ? IACS ? UFF. Doutor em antropologia pelo Museu Nacional (PPGAS-UFRJ, 2001) e Mestre em Artes Visuais pela Escola-UFRJ de Belas Artes ? UFRJ (1991). Realizou estágio pós-doutoral na área de antropologia no Instituto de Investigaciones Antropológicas (IIA) da UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) entre os anos de 2007 e 2008, realizando pesquisas sobre danças tradicionais indígenas e de populações afrodescendentes na Costa Chica (Estados de Guerrero e Oaxaca) e políticas de patrimônio cultural imaterial. Atuou como coordenador do Inventário para o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural brasileiro, entre os anos de 2006 a 2008, em uma parceria entre o LACED-UFRJ, UFF e Museu do Folclore ? DPI (IPHAN). Publicou, em 2003, o livro "Pedra do Encanto. Dilemas Culturais e Disputas Políticas entre os Kambiwá e os Pipipã" (Editora Contracapa-RJ). Foi curador do Museu Janete Costa de Arte Popular, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Niterói - RJ, entre os anos 2013 e 2016 e Diretor do MHAERJ, Museu do Ingá (vinculado à Secretaria Estadual de Cultura - RJ) entre os anos 2016 e 2017. Foi coordenador docente do "Território Criativo Paraty", vinculado ao Programa de Capacitação e Prospecção de Territórios Criativos(UFF/MINC), nos anos 2016/2-17. É vice-líder do LETRA- Laboratório de Estudos das Tradições, vinculado à UFCG e coordenador do LOAS - Laboratório de Observação de Artes e Saberes (IACS/UFF).

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

1995 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Um embate de culturas: análise de processos políticos e estratégias sócio-culturais na construção das identidades Kambiwá e Pipipã.
Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: etnogênese; etnicidade; cultura material; índios do nordeste.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Artes Visuais

1988 - 1991

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os Índios Kambiwá de Pernambuco: arte e identidade étnica.,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Maria Heloísa Fénelon Costa
Palavras-chave: arte; identidade étnica; cultura material indígena; identidade cultural.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Psicologia

1981 - 1986

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2007 - 2008

Pós-Doutorado. , Universidade Nacional Auonoma do Mexico, UNAM, México. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2008

Pósdoutorado em Antropologia. (Carga horária: 3200h). , Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Popular.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Patrimonio Cultural.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Etnologia Indígena.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: MUSEOLOGIA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARBOSA, W. D. . III Encontro de Automóveis Antigos. 2017. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Batalha das Musas. 2017. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Cineclube do Ingá - Nanook: o Esquimó. 2017. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Cineclube do Ingá - Virou o Jogo: a história de pintadas. 2017. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Cineclube do Ingá - Onde Sonham as Formigas Verdes. 2017. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Cineclube do Ingá - Jaguar. 2017. (Outro).

BARBOSA, W. D. . CicloExperiência 2017: uma tarde inteira dedicada à cultura da bicicleta. 2017. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Black in Museu. 2017. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Espelho Quebrado. 2016. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Nossos Trajetos, Nossos Caminhos. 2016. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . A Arte dos Mebengôkre Kayapó. 2016. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Sabores da Terra. 2016. (Outro).

GUELMAN, L. ; BARBOSA, W. D. . Festival Nacional de Cultura Popular - Interculturalidades. 2016. (Festival).

VERGARA, L.G.F. ; BARBOSA, W. D. ; WENDT, S. . A Arte de Contar Histórias. 2016. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Bichos e Seres de Outro Mundo. 2016. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Negro (R)existe: protagonismo e representações. 2016. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Feira de Arte urbana, Favela Cultural. 2016. .

BARBOSA, W. D. . Bandas do Ingá. 2016. (Concerto).

BARBOSA, W. D. . II Encontro de Saberes - Território Paraty. 2016. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Desafios da Cultura Popular. 2015. (Outro).

BARBOSA, W. D. . I Encontro de Saberes do Território de Paraty/RJ. 2015. (Outro).

BARBOSA, W. D. . 20 anos de Homologação da Terra Indígena e Inauguração da Casa de Reza - Aldeia Itaxim Paraty-Mirim Guarani Mbya. 2015. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Jorge Amado e seus Sabores. 2015. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Folia de Imagens - Imagens do Povo. 2015. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Arte Popular Brasileira: o acervo do Museu do Ingá. 2015. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Natureza e Sobrenatureza na obra de Jorge Brito. 2015. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . O Olhar Precioso de Darcy Ribeiro. 2015. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Tributo à Jackson do Pandeiro: Um Festejo no Museu. 2015. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Panorama da Arte Popular Brasileira: Gentes e Lugares. 2015. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Talho Mítico: Artes do Juazeiro. 2015. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Dim Brinquedim, homo ludens: Brinquetú, brincamos nós!. 2014. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Artes Indígenas e etnodesign: "vontade de beleza". 2014. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Duelo do Passinho no Museu. 2014. (Concurso).

BARBOSA, W. D. . Poética Karajá: arte Iny. 2014. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Oriximiná: saberes e fazeres. 2014. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . O Brasil de Jorge Amado. 2014. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Caminhos da Lã. 2014. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Memórias do Valongo: Capoeira, Identidade e Diversidade. 2013. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . A Roda no Museu. 2013. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Contraponto. 2013. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Keiko Mayama: os sentidos da vida. 2013. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . I Encontro 'Capoeira como Patrimônio Imaterial do Brasil'. Perspectivas para a implementação de políticas publicas para a salvaguarda da capoeira.. 2006. (Outro).

BARBOSA, W. D. . II Encontro capoeira como Patrimônio Imaterial do Brasil. 2006. (Outro).

BARBOSA, W. D. . Coordenação Acadêmica da I Araribóia Cine. 2002. (Exposição).

BARBOSA, W. D. . Artes Indígenas (Curador Associado). 2000. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Encontro Municipal de Mestres de Capoeira de 2016.Condecoração dos Mestres de Capoeira de Niterói. 2016. (Encontro).

Festival Nacional de Cultura Popular - Interculturalidades.Mesa Profano e Sagrado. 2016. (Outra).

II Encontro de Saberes - Território Paraty.Comunidades Tradicionais: manutenção da tradição e sustentabilidade. 2016. (Encontro).

1º Encontro de Saberes do Projeto Territórios Criativos Cariri.Arte, Cultura e Religiosidade Popular. 2015. (Outra).

1º Encontro de Saberes do Projeto Territórios Criativos do Cariri.Uma mão lava a outra, as duas juntas fazem arte em Juazeiro. 2015. (Outra).

5º Encontro de Culturas: Interculturalidades - Mitologias, territórios e reexistências.Arte Popular. 2015. (Outra).

I Encontro de Saberes do Território de Paraty/RJ.Roda de Conversa Tesouros Vivos de Paraty: Diálogos sobre Saberes e Ofícios Tradicionais. 2015. (Outra).

I Encontro de Saberes do Território de Paraty/RJ.Mesa de Abertura. 2015. (Outra).

II SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE TRADIÇOES - LETRA."Haoles"e "locais": gastronomia e práticas culturais em Barra de Guaratiba - RJ.. 2015. (Seminário).

Pré-Conferência de Cultura 2015.Equipamentos Culturais: Cultura e Pertencimento. 2015. (Outra).

Cantareira e suas Apropriações Culturais.Cantareira e suas Apropriações Culturais. 2014. (Seminário).

Curso Dimensões das Culturas Indígenas: economia, línguas e patrimônio cultural indígenas.Arte Indígena, etnodesign e o mercado cultural. 2014. (Outra).

I Seminário do Laboratório de Estudos sobre Tradições.As Antropologias e as Políticas de Patrimônio: cognição, educação e mediação no reconhecimento de bens culturais. 2014. (Seminário).

I Seminário do Laboratório de Estudos sobre Tradições.A Roda no Museu: ações curatoriais e performances no Museu Janete Costa de Arte Popular. 2014. (Seminário).

I Seminário do Laboratório de Estudos sobre Tradições.Os usos e abusos do patrimônio: reflexões sobre o localismo e a consciência patrimonial. 2014. (Seminário).

II Seminário Arte, Cultura e Poder.Política e Mercados da Memória: Museus e Patrimônios. 2013. (Seminário).

NOITES COM VAMPIROS. Representações e estéticas do sangue..Para onde olho há um vampiro: a onipresença do vampiro no imaginário.. 2013. (Seminário).

V Jornada de estudos em Produção Cultural.Debatedor. 2013. (Outra).

XIV SEMANA DE MONITORIA da UFF.A experiência de monitoria como mediação cultural e observação participante.. 2011. (Encontro).

CULTURA MATERIAL DOS POVOS INDÍGENAS.Sala de Conversa - Secretaria de Educação - RJ. 2010. (Oficina).

II Seminário do LEME - Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos..?El brinco de los Chinelos': breves impressões sobre o carnaval de Tepoztlán (MX).. 2009. (Seminário).

VIII ARARIBÓIA CINE - Festival de Niterói.SOMOS TODOS MACUNAÍMA. 2009. (Outra).

25ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Comunicações coordenadas: Performance, Ritual e Política.. 2006. (Congresso).

Festival latinoamericano da classe obreira (Cine vídeo).Debate sobre filmes exibidos na mostra. 2006. (Outra).

Uma antropologia às avessas: um relato de viagem dos Kayapós à França..UFF Debate Brasil. 2005. (Encontro).

Ciclo de Palestras "CORPO e SUBJETIVIDADE" da Escola Superior de Educação Física - UPE..O corpo e as perfomances dancísticas entre povos indígenas do sertão de Pernambuco.. 2004. (Encontro).

II Araribóia Cine - mostra de curtametragens: O RISO.II Araribóia Cine - mostra de curtametragens. 2003. (Outra).

Mesa de Comunicações coordenadas:.I Simpósio Internacional de Música Brasil/Alemanha. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: João Gabriel Ramos Mendes da Cunha

SILVA, A. C. C.; ODONNEL, J. G.;BARBOSA, W. D.. "Talentos da Vila Vintém": sobre fluxos, intensidades e afetos em uma companhia de teatro.. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro de Andréa Gradella

GUELMAN, L. C.;BARBOSA, W. D.; COPQUE, B.. A Câmera que Vê Também é Vista: notas para configurar um cinema indígena. 2016. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: RONDELLY SOARES CAVULLA

BARBOSA, W. D.. Centro Cultural Cartola: da Imaginação Museal ao Museu do Samba Carioca. 2015. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimönio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marivaldo Bentes da Silva

BIRIBA, R. B.; BRAZON, M. H.;BARBOSA, W. D.. A Espetacularização da Festa do Boi-Bumbá de Parintins: novos modos de produção artística.. 2009 - MESTRADO EM ARTES VISUAIS.

Aluno: Maria Cristina Rezende Campos

BARBOSA, W. D.; FRADE, I.N.; LIMA, R.G.. O Corpo Emana: elementos da plástica corporal Xavante.. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Bustos Barrera

BARBOSA, W. D.; LANGDON, E. J.; TASSINARI, A.. Novas configurações rituais. O contexto sociopolítico da realização do ngillatun entre os mapuche de Tranaman, no sul do Chile.. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jozelito Alves Arcanjo

BARBOSA, W. D.; ATHIAS, R. M.; SANDRONI, C.. Toré e Identidade Étnica: Os Pipipã de Kambixuru.. 2003. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ANTROPOLOGIA CULTURAL) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Eliane Santos de Souza

BARBOSA, W. D.; MUCCI, L.I.; CUNHA, H.P.. Uma semiologia do samba. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo F

BARBOSA, W. D.; SANTOS FILHO, V.G.; ALVAREZ, J. M. S.. A. Marendino. A Interdimensionalidade da pintura objeto. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tatiana Maria Damasceno

BARBOSA, W. D.; MELLO, A. M. de; TAVARES, J. C. S.. Da dança do candomblé ao corpo interpretante dilatado no espetáculo 'poetizando o candomblé: a dança de oxóssi e outros mitos'.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sheila Patrícia Dias de Souza

BARBOSA, W. D.. Memória da terra, Wyrykydzã Thydewá. 2002. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ARTES VISUAIS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

Aluno: Luiza Alves Bittencourt Coelho

BARBOSA, W. D.; GUERRA, P.; SA, S. M. A. P.; TROTTA, F. C.; HERSCHMANN, M.; PEREIRA, S. L.. Cidades Criativas e Desenvolvimento Territorial: Uma perspectiva de Amarante como "Cidade da Música".. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Heitor Collet Ferreira

BARBOSA, W. D.; SILVA, R. T.; ALVES, L. P.;BARBOSA, W. D.. Gambiarras, tramoias, cenas e esquemas: prática docente, memória e cotidiano na Escola de Teatro Martins Penna. 2017. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosa Claudia Lora Krstulovic

LIFSCHITZ, J. A.; GOMES, E. C.; FREIRE, J. R. B.; GONCALVES, R. S.;BARBOSA, W. D.. A transmissão do patrimônio cultural imaterial: o samba de roda do Reconcâvo Baiano. 2016. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Caravana Guelman

TEIXEIRA, L.M.F.R; LAGES, S.K.; VASSALO,L.; BARROSO, R.O.C.;BARBOSA, W. D.. A escritura do sertão: construção e derivas da imagem-sertão em obras-paradigmas da sertanidade.. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: CHAN WAN

DABUL, L.; FRANCHETTO, B.; MULLER;BARBOSA, W. D.; BRANDÃO, M.V.D.. ?Ritxoko ? a voz visual das ceramistas Karajá?. 2010. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Djalma Thurler

BARBOSA, W. D.; DIAS, A, M.; DIAS,J.; PEREIRA, V.H.A.. O Ator do Teatro da Escrita no palco entre a tradição e a modernidade: metamorfoses do teatro imaginado como forma de absorção do moderno e do cosmopolita.. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Gomes Lima

BARBOSA, W. D.; CAVALCANTI, M.L.V.C.; ARANTES, A.A.; BARROS, M.M.L.; LAGROU, E.. O Povo do Candeal. Sentidos e percursos da louça de barro.. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Barreto Biriba

BARBOSA, W. D.; MARTINS, S. M. C.; BENICIO, E.; FREIRE, L. A.. A performance do Boi-bumbá Garantido, uma abordagem etnocenológica do Festival Folclórico de Parintins ou Parintins Cidade Ritual, Boi-bumbá, performance e espetacularidade.. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rita de Cássia Maria Neves

BARBOSA, W. D.; ATHIAS, R. M.; LANGDON, E. J.; TASSINARI, A.; SAEZ. Dramas e performances: o processo de reelaboração étnica Xucuru nos rituais, festas e conflitos.. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iêda Bothelho

BARBOSA, W. D.; MALUF, Ued Martins M. A Fluidez do Ser - em Gestalt-Terapia. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosa Claudia Lora Krstulovic

LIFTCHITZ, J. A.; GOMES, E. C.;BARBOSA, W. D.. A transmissão da memória: O Samba de Roda no Recôncavo Baiano". 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Gabriel Ramos Mendes da Cunha

BARBOSA, W. D.; SILVA, A. C. C.; ODONNEL, J. G.. Talentos da Vila Vintém: uma etnografia sobre política e teatro em comunidade.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Cotrim de Carvalho

BARBOSA, W. D.; CUNHA, C. V.; BARROS, C.. A conveniência da comida: hedonismo, distinção e colonialismo nas práticas gourmet. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcus Venititus Bonato Filho

ROCHA, G.;BARBOSA, W. D.. De Mocambeiros a "Filhos do Rio": um percurso pela memória dos negros do rio Trombetas/PA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelle Schleinstein Achilles da Rocha

ROCHA, G.;BARBOSA, W. D.. Ministério do Sagrado : uma análise semiótica dos objetos de divindade da Festa do Divino Espírito Santo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Heloisa Bueno Rodrigues

RODRIGUES, L. A.;BARBOSA, W. D.; FRYDBERG, M. B.. A Obra de Expedito Celeiro pelo Viés da Economia Criativa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Talise Lima Venâncio

BARBOSA, W. D.; PORTILHO, A. S.; SOUZA, L. B.. O lugar da favela como patrimônio cultural em Miracema.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em CULTURA, EXTENSÃO e CULTURA) - Instituto Federal Fluminense.

Aluno: Malu Rueda de Almeida

BARBOSA, W. D.; ROJAS, A. A.; MORGAN, K. V.. Cultura e Educação: uma análise sobre o espaço escolar como produção da diversidade cultural brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: LUIZA ROSA NASCIMENTO SILVA

BARBOSA, W. D.; LAGES, F.; FRYDBERG, M. B.. ADMINISTRAR É PRECISO: UMA REFLEXÃO SOBRE A ADMINISTRAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL - ESTUDO DE CASO BURBURINHO CULTURAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: LUCAS MARTINEZ ROHLOFF

BARBOSA, W. D.; BITTENCOURT, L.; BARBOSA, D. D.. RIO NOVO ROCK: a relevância do circuito de shows dentro da reconfiguração da indústria da música.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: LUISA DANIELA WASSERMAN

BARBOSA, W. D.; VERGARA, L.G.F.; HARDUIM, B. M. P.. Museus de bairro - Museus de Vínculo: estudo de caso do Museu do Ingá.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Carvalho Lage

LAGES, F.;BARBOSA, W. D.; BASSOUS, D. N.. Acessibilidade Cultural para Pessoas com Deficiência: análise dos centros culturais do centro do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Silene Macedo da Silva

MELLO, M. S.; RODRIGUES, L. A.;BARBOSA, W. D.. Novos Usos da Biblioteca? - Estudo de caso da Biblioteca Parque de Niterói. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruna Freire

MARINHO, N. A.;BARBOSA, W. D.; ROJAS, A. A.. Santos Dumont e Stefan Zweig: Um Olhar Sobre Distintas Experiências de Gestão de Museus-Casas no Município de Petrópolis-RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isabele de Bragança Marinho

MENDONCA, L.;BARBOSA, W. D.; ALMEIDA, J. R.. Teatro Musical brasileiro na primeira década da ditadura militar: as suas origens, a censura e seu papel fundamental para a história cultural e política do país. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Araújo Varela

BARBOSA, W. D.; MENDONCA, L.; TEIXEIRA. C. A.. Desafios e reflexões sobre uma banda em meio a uma indústria em transição: a experiência do Rivotrio 2MG como banda independente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jeovan da Silva Barbosa Junior

GUELMAN, L.;BARBOSA, W. D.; RUFINO, L.. Encontros com a viola em São Francisco - MG: experiência de trabalho e deslocamento de olhar em torno das práticas de um instrumento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Santos Gonçalves Pinto

BARBOSA, W. D.; DOMINGUES, J.; CASTRO, M. B.. Vila Mimosa - o lugar que não estava lá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Maria Gomes Delpomo

CARVALHO, H.; RODRIGUES, L. A.;BARBOSA, W. D.. Artecaminhando. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Manuela Azevedo dos Santos Inacio

MORAES, M.T.M.; RODRIGUES, H. B.;BARBOSA, W. D.. Elaboração de um Projeto Cultural de Preservação à Cultura Popular da Folia de Reis no Morro Santa Marta - Escola de Folia de Reis Mestre Diniz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Garcia

BARBOSA, W. D.; RODRIGUES, L. A.; PRAGMACIO, M.. O Ciclista Aprendiz - pelos caminhos patrimoniais de Mário de Andrade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kyoma Silva Oliveira

BARBOSA, W. D.; CARAVANA, L.; NERCOLINI, M.. O Forró e os novos sentidos da identidade nordestina.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leandro Baptista de Almeida

BARBOSA, W. D.; ALVAREZ, J. M. S.; VERGARA, L.G.F.. O Patrimônio Cultural na formação de identidade local: Paraty e suas cachaças tradicionais.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANNA CAROLINA CHAVES VICTORINO

BARBOSA, W. D.; RODRIGUES, L. A.; GUELMAN, L.. Miguel Pereira: desenvolvimento urbano através da cultura e do turismo.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa da Almeida Pessoa

BARBOSA, W. D.; TAVARES, J. C. S.. Teledramaturgia e imaginário brasileiro: uma análise etnográfica da minisérie Hilda Furacão.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flavia da Silva Fontes

BARBOSA, W. D.; TAVARES, J. C. S.. A Cor da Cultura. Uma ação afirmativa transformada em objeto cultural.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiane Cardoso Campos

BARBOSA, W. D.; TAVARES, J. C. S.; VERGARA, L.G.F.. Curadoria e Mediação: o museu AFRO BRASIL como mídia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Alves Nunes Lacerda

BARBOSA, W. D.; GUELMAN, L.; VERGARA, L.G.F.. A "União": cultura e território na terra da Mãe de Deus.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Milena Banic de Almeida Alves

BARBOSA, W. D.; MUCCI, L.I.; RODRIGUES, L. A.. Federico Garcia Lorca e Granada: a cosntrução do lugar como espaço para o turismo cultural.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isabella Atayde Henrique

BARBOSA, W. D.; ALVAREZ, J. M. S.; VERGARA, L.G.F.. Cooperação Cultural Internacional. A Íbero-América e os desafios contemporâneos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wagner Vallim Filho

BARBOSA, W. D.; FRIAS, Fco J.L.; WERLANG, G.. O NEGRO e sua música no Novo Mundo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leticia do Amaral Rosa Gromann

BARBOSA, W. D.; MORAES, M.T.M.; SILVA,A.L.S.. "Elas não deixam o samba morrer" : o papel da mulher na transmissão cultural do samba. De Tia Ciata às Tias de hoje.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joana Swan

BARBOSA, W. D.; BRAVO, L. P.; ALVAREZ, J. M. S.. O Cinema Novo em 'Central do Brasil'.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Claudia Araujo de Omena

BARBOSA, W. D.; BRAVO, L. P.; ALVAREZ, J. M. S.. Eduardo Coutinho: trajetória e contribuição para o cinema documental brasileiro.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Nunes Nogueira

BARBOSA, W. D.; MUCCI, L.I.; TEIXEIRA. C. A.. Meia Lua Inteira: sobre a multidimensionalidade da capoeira.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa Rocha da Silva

BARBOSA, W. D.; GUELMAN, L.; LESSA, P.. Cultura - uma ecologia humana: uma abordagem da cultura a partir do pensamento ecológico.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo de Souza Lessa

BARBOSA, W. D.; ALVAREZ, J. M. S.; NASCIMENTO, I.. São Gonçalo: uma volta ao passado através da arquitetura rural para a cultura do presente.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Roberto Martins dos Santos

BARBOSA, W. D.; CRAPEZ, P.; VERGARA, L.G.F.. A Revitalização da Área Postuária do Rio de Janeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eduardo Telles Viana

BARBOSA, W. D.; SILVEIRA, D.; OLIVEIRA, L. S. de. O Visível amarelo invisível: museu, usuários e códigos disciplinares.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nelly Eugenia Schmidt Grecco

BARBOSA, W. D.; CRAPEZ, P.; ALVAREZ, J. M. S.. Metamorfose da moda: moda e costume dos anos 50 - a evolução do consumo.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

CRUZ, J. L.; CARVALHO, L.G.; CERBINO, B.;BARBOSA, W. D.. Concurso Público para PROFESSOR ADJUNTO I de ANTROPOLOGIA CULTURAL (RIR). 2009.

BARBOSA, W. D.; GOUMA, G.; COSTA, M. A. N.; BRAVO, L. M. P.. Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Planejamento Cultural. 2017. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.; COUTO, Maria de Fátima M.; MUCCI, L.I.. Banca Examinadora para Concurso Público para Professor Adjunto de Teoria da Arte - UFF. 2006. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.. CONCURSO para o MAGISTÉRIO SUPERIOR na área de ensino da arte e cultura popular. UERJ. 2005.

BARBOSA, W. D.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público para o Magistério Superior - Professor Adjunto - Dep. de Arte. 2002. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.. Geração Cultura RJ - Apoio à Criação Artística e Cultural da Juventude. 2016. Secretaria de Estado de Cultura.

BARBOSA, W. D.. XVIII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2015. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.; CARVALHO, H.; RODRIGUES, L. A.; MARA, I.; MATTOS, T.. Professor Consultor do Interfaces 2014. 2014. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.. XVII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2014. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.. XV Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2012. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.; OLIVEIRA, L. S. C.; CRAPEZ, P. G. G.. Comissão para Avaliação de Progressão Funcional dos Docentes - GAT/UFF.. 2009. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.; KASTRUP, V.. Banca de Qualificação de Johnny Menezes Alvarez - Doutorado em Psicologia. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ALVAREZ, J. M. S.;BARBOSA, W. D.; MUCCI, L.I.. Banca de Qualificação de VERÔNICA INACIOLA C. F. da CRUZ - Mestrado Ciência da Arte. 2006. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.. Banca de Qualificação de Anderson Paiva dos Santos - Mestrado em Artes Visuais - UFBA. 2006. Universidade Federal da Bahia.

BARBOSA, W. D.. Membro de Banca Interna da área de Ciências Humanas do XV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres - UFF. 2005. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, W. D.. Membro da Banca de Seleção para ingresso no Mestrado em Ciência da Arte - UFF. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Sergio Leite Lopes

BARBOSA, W. D.;LEITE LOPES, J. S.. Um embate de culturas: análise de processos políticos e estratégias sócio-culturais na construção das identidades Kambiwá e Pipipã. 2001. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Fausto

FAUSTO, C.; OLIVEIRA, J. P.; LIMA, A. C. S.. Kambiwá:Estratégias de Objetificação e Autenticação de uma Cultura. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antônio Carlos de Souza Lima

BARBOSA, W. D.;SOUZA LIMA, Antonio Carlos de. Um Emabate de culturas: Análise de processos políticos e estratégias sócio-culturais na contrução das identidades Kambiwá e Pipipã. 2001. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - PPGAS/Museu Nacional-UFRJ.

José Reginaldo Santos Gonçalves

GONCALVES. Um Embate da Culturas: análise de processos políticos e estratégias sócio-culturais na construção das identidades Kambiwá e Pipipã. 2001. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marta de Oliveira Chagas Medeiros

; FADO DE QUISSAMÃ: Redes de sociabilidade entre memorias coletivas e narrativas rurais (Quissamã ? RJ / 1980 ? 2016); ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Ana Carolina Fiuza Frazão Barros

Al Janiah e a etnicidade palestina: práticas culinárias na composição do discurso político de um grupo de imigrantes na cidade de São Paulo; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Ana Carolina Fiuza Frazão Barros

Al Janiah: diálogos entre culinária, política e etnicidade; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Marta de Oliveira Chagas Medeiros

"O Fado é de Deus porque é cruzado": tecitura da identidade e da territorialidade no "Fado de Quissamã"; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Rodrigo Cotrim de Carvalho

A conveniência da comida: hedonismo, distinção e colonialismo nas práticas gourmet; 2016; Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Victor Hugo Neves de Oliveira

Um ato de fé e(m) festa: análise do encontro entre devoção e diversão na Dança de São Gonçalo do Amarante; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Ingrid Lemos Costa

Livro, livro indígena, livro de artista: um recorte sobre a linguagem visual dos Ikpeng; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Lívia Pagano Andreozzi da Rosa

Os Emos da Galeria do Rock de São Paulo: cultura juvenil, tribalismo e comunidades estéticas; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Cláudia Garcia Padilha

Casa das Minas: um estudo da estética religiosa feminina afro maranhense; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Luiz Flávio Tournillon Alcofra

"Memórias Chorando"; Grupo ÁGUA de MORINGA; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Rubens Emerick Gripp

Grupo de Teatro Novo; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

DELFINA REIS

O mundo mágico e o universo poético de Dona Romana, do Tocantins; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

DORA ANDRADE SILVA

A dança para além da dança: a inserção do cotidiano nas construções cênicas; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Jorge Ricardo Freund

?A Praia é aqui!? Que praia é essa?; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Mariana Pettersen soares

A Poética da Morte no ritual dos encomendadores de almas no município de Oriximiná; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Cinara de Andrade Silva

Hélio Oiticica - arte como experiência participativa; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Bibiana Gutierrez Fernandes de Sá

"Alguém como recheio"; Uma análise da ciência e da arte sobre a corporeidade pós-moderna; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Jorgeli Moares Guimarães

Karamázovi; Assim na arte como na vida; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

David Nascimento Bassous

A Poética da tansformação na capoeira; Etnografia de uma performance; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Cláudia Regina da Silva Lobo

Arte Bruta, Arte Virgem, Arte do Inconsciente : estados incomuns da criação em Fernando Diniz; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Johannes Andreas Valentin

Contrários: a performance dos Boi-bumbás do Festival Folclórico de Parintins - AM; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Angelina Accetta Rojas

Discurso sensível entre arte e ciência na produção cultural contemporânea; A arte transgênica de Eduardo Kac e a mulatação de Edson Barrus; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Cristiane Nastari Villela

Reflexões sobre a ciência e a poética da comensalidade no pensamento contemporâneo; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Cristina Lopes Cavallo

O Jardim e a escada; A poética da vida e da obra de Nêgo e Selarón; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Rafael Pessôa São Paio

A arte, a cosmologia e a vida social dos índios Kanela Rãmkô'kamekra do Maranhão; Seus ritos e mitos; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Ana Paula Soares Pacheco

A Arte Através do Tempo: Uma Análise Iconográfica dos Desenhos Xinguanos; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Marieta Pimentel Moschen

Alberto da Veiga Guignard ? Interpretações dos Elementos Compositivos da Expressividade nas Pinturas Paisagísticas de Guignard no Período de 1940 a 1960; 2001; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Alice Ferreira Tavares

Artesanato com escamas e pele de peixe: um estudo sobre mulheres artesãs eM Macaé- RJ; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em CULTURA, EXTENSÃO e CULTURA) - Instituto Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Malu Rueda de Almeida

Cultura e Educação: uma análise sobre o espaço escolar como produção da diversidade cultural brasileira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Marina Ferraz de Oliveira

Feira de Antiguidade da Praça XV: atores sociais, contradições e ações de salvaguarda; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Lucas Araújo Varela

Desafios e reflexões sobre uma banda em meio a uma indústria em transição: a experiência do Rivotrio 2MG como banda independente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Mariana Santos Gonçalves Pinto

Vila Mimosa - o lugar que não estava lá; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Lucas Garcia

O Ciclista Aprendiz - pelos caminhos patrimoniais de Mário de Andrade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Sonia Maria Lopes Maciel

O Quilombo da Caveira; Um mergulho na história dos remanescentes de quilombo em São Pedro da Aldeia; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Dora Mayer Andrade Martires

O carnaval de rua no Rio de Janeiro: o caso da patrimonializaçäo da Banda de Ipanema; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Ana Rosa Cunha da Cruz

O Berimbau no território do mate: a difusão da capoeira regional em Rosário, Argentina; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

HELOISA WAIDERMAN PRANDO

Língua portuguesa: a apropriação de um bem cultural; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

BRUNA CARDOSO PIMENTA

HOUSE: Uma nova bossa no Rio; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Bárbara Tinoco Garotti

A capoeira no Brasil e sua difusão no mundo contemporâneo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Renata Monteiro Huguenin de Carvalho

Comida, cultura e patrimônio: o registro de bens culturais imateriais no Brasil; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Lúcia Beatriz Torres

Santos Reis; Estudo de manifestação cultural no município de Valença-RJ; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Raphael da Silva Cavalcante

Inventário do Patrimônio Imaterial; Antecedentes e trajetória na área patrimonial; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Norma Sueli dos Santos

Joãozinho da Goméia; Vida, religião, arte; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Mariana Pettersen soares

Círio de Santo Antônio e outras práticas culturais no município de Oriximiná - PA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Paula Spadari Carreiro Alves de Lima

UMA VISCERAL E ALTERNATIVA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; 2015; Orientação de outra natureza; (Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Bruna Freire

CULTURA E PATRIMÔNIO: O LUGAR DA ETNOGRAFIA NO PROCESSO DE REGISTRO DE UM BEM IMATERIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Bruna Freire

O OBJETO CULTURAL COMO ETNOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS RITOS DE PASSAGEM; 2013; Orientação de outra natureza; (Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Marcelo Avelino Ginu

Mediação Cultural e Observação Participante; 2012; Orientação de outra natureza; (Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Anele Camila Rodrigues da Silva

A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO PROJETO MEDIAÇÃO CULTURAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE; 2011; Orientação de outra natureza; (Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wallace de Deus Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

JOAO PACHECO DE OLIVEIRA FILHO

Os Índios Kambiwá de Pernambuco: arte e identidade étnica; 1991; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho;

JOAO PACHECO DE OLIVEIRA FILHO

Um embate de culturas': análise de processos políticos e estratégias sócio-culturais na construção das identidades Kambiwá e Pipipã; 2001; 278 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, W. D. . A capoeira e a herança afrobrasileira no contexto da realização do ?inventário da capoeira? para a Diretoria de Patrimônio Imaterial do IPHAN. VIVENCIA (UFRN) , v. I, p. 25-40, 2013.

  • BARBOSA, W. D. . ?EL BRINCO DE LOS CHINELOS?: breves reflexões sobre o carnaval em Tepoztlán,México.. Cadernos do LEME , v. 2, p. 60-74, 2010.

  • BARBOSA, W. D. . ´Interculturalidades´ e o diálogo cultural. INTERCULTURALIDADES, NITERÓI - RJ, p. 73-76, 2004.

  • BARBOSA, W. D. . Mitopoiesis contemporâneas: o ´Chupa-cabras´.. Poiesis (Niterói) , Niterói- RJ, v. 03, p. 117-124, 2001.

  • BARBOSA, W. D. . O artesanato indígena e os 'novos índios' do nordeste.. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Cessou em 1945. Cont. 0102-2571 Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístic , Rio de Janeiro - RJ, v. 28, p. 198-215, 1999.

  • BARBOSA, W. D. . La artesanía indígena y el tráfico simbólico entre poblaciones del nordeste brasileño. Artesanias de America, v. 55, p. 443, 1995.

  • BARBOSA, W. D. . Pedra do Encanto. Dilemas culturais e disputas políticas entre os Kambiwá e os Pipipã.. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Contracapa, 2003. v. 1. 200p .

  • BARBOSA, W. D. . "Interculturalidade como "troca cultural": sobre miçangas, "apropriações" e capoeira.. In: GUELMAN, Leonardo; KUTASSY, Marianna e GRADELLA, Pedro. (Org.). Territórios da Arte. 01ed.Niterói: EDUFF/FUNARTE, 2018, v. 01, p. 215-217.

  • BARBOSA, W. D. ; GUELMAN, L. C. . PARATY - localismos, cosmopolitismos e identidade insular.. In: GUELMAN, Leonardo. (Org.). Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos: desenvolvimento de potenciaiscomunitários a partir de práticas culturais nos territórios Cariri (CE), Madureira, Quilombo Machadinha e Paraty (RJ).. 001ed.Niterói -RJ: EDUFF, 2017, v. 01, p. 234-243.

  • BARBOSA, W. D. . Políticas de memória, regimes de visibilidade e localismos: usos e abusos do patrimônio, como política, conceito e categoria. In: Maurício Barros de Castro; Myrian Sepúlveda dos Santos. (Org.). Relações Raciais E Políticas De Patrimônio. 1ed.: Azougue, 2016, v. 1, p. 1-.

  • CARVALHO ; REESINK ; LISBOA ; ANDRADE ; McCALLUM ; CAVIGNAC ; ARRUTI ; GRÜNEWALD, R. DE A. ; BARBOSA, W. D. ; WADE ; LOSONCZY . Catimbó, xangô e toré: representações afro-ameríndias e categorias de acusação em Pernambuco.. In: Maria Rosário de Carvalho, Edwin Reesink, Julie Cavignac. (Org.). Negros no mundo dos índios. Imagens, reflexos, alteridades.. Natal - RN.: EDUFRN, 2011, v. 1, p. 387-399.

  • CEJAS, M. ; RUFER, M. ; PERALTA, L.S. ; HOFFMANN, O. ; MACHUCA, J.A. ; BARBOSA, W. D. . ?Las políticas del patrimonio inmaterial en Brasil y la herencia africana. El proceso del inventario y registro de la capoeira como patrimonio cultural brasileño?.. In: CASTELLANOS, Alicia. (Org.). Racismo e Identidades. Sudáfrica y afrodescendientes en las Américas.. 553ed.Ciudad de México - DF - MX: UNIVERSIDAD AUTÓNOMA METROPOLITANA - Unidade Iztapalapa, 2008, v. , p. 199-225.

  • BARBOSA, W. D. ; GRÜNEWALD, R. DE A. ; BATISTA, M.R.R. ; NEVES, R. C. M. ; MOTA, C, N da ; NASCIMENTO,M.T. . O Toré (e o Praiá) entre os Kambiwá e os Pipipã : performances, improvisações e disputas culturais.. In: Rodrigo de Azeredo Grünewald. (Org.). TORÉ. Regime Encantado do índio do Nordeste.. 2ªed.Recife: FUNDAJ / Editora Massangana, 2005, v. 01, p. 155-171.

  • BARBOSA, W. D. ; COUTO, Maria de Fátima M. . Arte (indígena) para quê? Para quem ?. In: Anais do 9º Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UFRJ. (Org.). Arte na Crise. Rio de Janeiro: Ed.da UFRJ, 2002, v. 01, p. 47-55.

  • BARBOSA, W. D. ; BULHÕES,M.A. ; KERN, M.L.B. ; WANNER, M.C.A. . Arte e cultura no pensamento contemporâneo. In: Maria Celeste de Almeida Wanner. (Org.). Artes Visuais. Pesquisa Hoje. Salvador: EDUFBA, 2001, v. 01, p. 113-124.

  • BARBOSA, W. D. . Museo Janete Costa de Arte Popular (MJCAP) y Museo do Ingá (MHAERJ). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, W. D. . Reflexões acerca dos saberes e expressões culturais no horizonte recente das políticas públicas no Brasil.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . A experiência do Museu do Ingá. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . Quebrando as bordas da Universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, W. D. ; RUFINO, L. ; SIMAS, L. A. . Mesa Profano e Sagrado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . Investigando Teoria e Prática em Arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, W. D. . 'um museu para chamar de seu'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, W. D. . Arte, Cultura e Religiosidade Popular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . A experiência da curadoria no Museu Janete Costa de Arte Popular: 'um museu para chamar de seu'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . Mesa Redonda: Os ritos, os mitos e o cotidiano dos povos indígenas no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, W. D. . Haoles e Locais: gastronomia e práticas culturais em Barra de Guaratiba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, W. D. . Cantareira e suas Apropriações Culturais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, W. D. ; BRASIL, M. ; GUELMAN, L. . Contação de Histórias - histórias na língua Forro (Saotomense) e portuguesa - Mestres Zawa e Gweva (São Tomé e Príncipe). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . Política e Mercados da Memória: Museus e Patrimônios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, W. D. . A Capoeira como expressão da cordialidade brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, W. D. . O brasileiro: que personagem é esse? (Mediador). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . Interlúdios: Arte, Ciência e Tecnologia (Coordenador de comunicações). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . Arte para quê?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, W. D. . Artes e produção cultural indígena (Coordenador de Fórum de Pesquisa). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, W. D. . Coleção e Construção de Identidades. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, W. D. . Identidades Regionais. A construção social de identidades locais em relação dialógica com a identidade nacional. (Mediador). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, W. D. . A ARTE ATRAVÉS DO TEMPO. Uma análise iconográfica dos desenhos xinguanos.. Cachoeira - BA, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BARBOSA, W. D. . Máscara Pankararú ( Le Masque Pankararú ) 2005 (Box (caixa de texto) para item de exposição indígena).

  • BARBOSA, W. D. . Contrários. A celebração da rivalidade dos Bois-Bumbás de Parintins, de Andreas Valentin. Manaus, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BARBOSA, W. D. . Cultura e mosaico. Introdução à Teoria das Estranhezas. Rio de Janeiro, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARBOSA, W. D. . Interfaces. 2014.

BARBOSA, W. D. ; CASTRO, M. B. . Inventário da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. 2008.

BARBOSA, W. D. . Projeto de recuperação da Cerâmica Terena. 2003.

BARBOSA, W. D. . Relatório circunstanciado para a identificaçäo, delimitaçäo e demarcaçäo da área indígena Pipipan.. 2010.

HOLANDA, H. B. ; BARBOSA, W. D. ; VERGARA, L.G.F. . Mesa III: Universidade das Quebradas/Quebrando as bordas da Universidade/Extensão e agenciamento da Universidade em Comunidades. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, W. D. . O BRASIL DE JORGE AMADO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BARBOSA, W. D. . Tias de Guaratiba viram estudo de antropólogo da UFF. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BARBOSA, W. D. ; GUELMAN, L. C. . Histórias Exemplares em Forro Sãotomense: Mestres Zawa e Gueva. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, W. D. . ANTROPOP - Revista audiocultural. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BARBOSA, W. D. . Arte Indígena, etnodesign e o mercado cultural. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARBOSA, W. D. . Nossa pisada, nosso natural: história e reprodução cultural do grupo indígena Pipipan, do semi-árido nordestino.. 2007. (Relatório de pesquisa).

BARBOSA, W. D. . Artes Indígenas (módulo) no curso livre de Folclore e Cultura Popular. 2006. .

BARBOSA, W. D. ; GUELMAN, L. ; FULNIÕ, Thiniá . Curso de Introdução à CULTURA BRASILEIRA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARBOSA, W. D. . Paulo BITTENCOURT. Lugares e cores.. 2018. Pintura.

BARBOSA, W. D. . Paisagens Culturais Fluminenses. Obras do artista Paulo Bittencourt.. 2017. Pintura.

BARBOSA, W. D. ; MORAES, M.T.M. ; SANZ, S. . CURTA BRASIL - Debate sobre filme 'Eh, Boi', de Sérgio Sanz - sobre o Bumba-meu-boi do Maranhão.. 2007.

BARBOSA, W. D. ; WALDECK, GUACIRA ; Francisco BARBOSA . Show do FRACISCO BARBOSA. 2006.

BARBOSA, W. D. . ANTROPOP - revista radiofônica. 2005.

BARBOSA, W. D. . Mostra de Curta-Metragens ARARIBÓIA CINE - 2002 (Coordenador acadêmico). 2002 (Coordenador de Mostra de Curta-Metragens e Ciclo de Debates.).

BARBOSA, W. D. . Mostra do Redescobrimento Brasil + 500 de Artes Visuais (Módulo ´ARTES INDÍGENAS´) - MAM / RJ - curador associado. 2000 (Curadoria de exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos UFF/MinC, Descrição: Desenvolvimento de metodologias aproximativas junto a grupos sociais/comunitários para reconhecimento de potenciais econômicos e culturais dos territórios do Cariri (na escala dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, no Ceará), Quilombo Machadinha (Quissamã, RJ), Paraty (RJ) e Madureira (município do Rio de Janeiro), visando a implementação de ações e programas orientadas para o fortalecimento de matrizes expressivas do patrimônio material e imaterial. Obs: os processos decorrentes da pesquisa encontram-se disponíveis em www.territorioscriativos.com.br O projeto realizará a publicação Territórios Criativos, Agenciamentos Expressivos (em suporte impresso e digital) com artigos e relatos de experiências dos pesquisadores docentes, discentes e articuladores/agentes culturais comunitários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (11) . , Integrantes: Wallace de Deus Barbosa - Coordenador / Luiz Mendonça - Integrante / Leonardo Caravana Guelman - Integrante / Raimundo Soares - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Cooperação.

  • 2015 - Atual

    PRÁTICAS CULTURAIS, GASTRONOMIA e TERRITORIALIDADES., Descrição: Projeto que pesquisa processos relacionados à emergência, difusão, prospecção e inventários de práticas culturais em contextos sócio-culturais distintos, com destaque para a gastronomia, práticas litorâneas tradicionais, processos de localismos e de lutas fundiárias, bem como para a produção de formas expressivas relacionadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Wallace de Deus Barbosa - Coordenador / Ued Martins M Maluf - Integrante / RODRIGO DE AZEREDO GRUNEWALD - Integrante / Rodrigo Cotrim de Carvalho - Integrante / : Ana Carolina Fiuza Frazão Barros - Integrante.

  • 2003 - 2010

    CULTURA BRASILEIRA E PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO: POÉTICAS INDÍGENAS, POPULARES E MARGINAIS., Descrição: O GRUPO de Pesquisa pretende reunir pesquisas sobre ?poéticas? contemporâneas de cunho identitário e formas de expressão que tematizem o diálogo cultural e a interação entre representações e práticas contemporâneas, fazendo-as dialogar, através de heurísticas consagradas e saberes locais, com linguagens as mais diversas - hegemônicas, estabelecidas, mas também marginais em relação ao sistema estabelecido do ?mundo da arte?, mas que se encontram em estreita relação com a vida, com o cotidiano. O Grupo de Pesquisa terá como meta investigar poéticas expressas através da ação ordinária de pessoas e grupos sociais diversos, nas mais variadas formas de intervenção crítica e/ou de inserção conformada ao sistema de produção cultural brasileiro contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wallace de Deus Barbosa - Coordenador / Carlo Alexandre Teixeira - Integrante / Francisco José Leal Frias - Integrante / Thiniá FULNIÔ - Integrante / Maurício Barros de Castro - Integrante / Cristiane Nastari Villela - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais. , Rua Lara Vilela, 126, São Domingos, 24210590 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27291822, Fax: (21) 26206377, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subchefe de departamento, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1994 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do Bacharelado em Produção Cultural e do Mestrado em Ciência da Arte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte.

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Chefe de departamento de ensino de 2006 a 2007. Sub-chefe de departamento de 2005 a 2007. Atualmente, subchefe do departamento de arte, desde 2008.

    Atividades

    • 01/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Arte - UFF, Departamento de Arte - UFF.,Atividade realizada, Programa de Monitoria em Iniciação à Docência Mediação Cultural e Observação Participante.

    • 03/2001

      Ensino, Ciências da Arte, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia das Representações Sensíveis

    • 03/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Artes.,Linhas de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Museu de História e Arte do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR, Carga horária: 20

  • 2013 - 2015

    Museu Janete Costa de Arte Popular

    Vínculo: CURADOR, Enquadramento Funcional: CURADOR, Carga horária: 20