Flavia Preto de Godoy Oliveira

Professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Doutora em História Social da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora da área de História da América Colonial, com interesses em crônicas e história da ciência.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2011 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Natureza Peregrina: a fauna e a flora das Índias Ocidentais nas crônicas oficiais hispânicas
Orientador: em Centro de Ciencias Humanas y Sociales del Consejo ( Juan Pimentel com bolsa financiada pela CAPES)
com Ana Paula Torres Megiani. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Natureza; América Colonial; Crônicas; América; história.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Mestrado em História

2007 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: Entre o Fabuloso e o Verossímil: crônicas e epistemologia no processo de cognição da América,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Leandro Karnal
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Natureza; Alexander von Humboldt; América Colonial; Crônicas; América.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Graduação em História

2002 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: A fauna e flora na obra Historia Natural y Moral de las Indias
Orientador: Leandro Karnal

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Detrás de las apariencias. (Carga horária: 30h). , Universidad de Alcalá, UAH, Espanha.

2012 - 2012

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

As raizes biblicas da empresa espanhola. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Introdução às Culturas Pré-hispânicas. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em A Península Ibérica na Idade Média. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Latim

Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, F. P. G. . XIII Encontro Internacional da Anphlac. 2018. (Congresso).

OLIVEIRA, F. P. G. . 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio de Pós-Graduação do IF Sul de Minas. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia.O papel e as especificidades das Histórias Naturais das Índias Ocidentais: algumas reflexões sobre cultura epistêmica e escrita no início do período moderno. 2017. (Simpósio).

Seminário Grupo Monarquia Hispânica.A História Natural e o Bom Governo: uma discussão sobre o papel dos conhecimentos sobre a fauna e a flora americanas nas crônicas oficiais de Felipe III (1598-1620). 2016. (Seminário).

VIII Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental.Animais e plantas em letras oficiais: a história natural nas crônicas oficiais das Índias Ocidentais. 2016. (Simpósio).

XXVIII Simpósio Nacional de História.Conhecimento e Governança: a solicitação de informações sobre o mundo natural e o governo das Índias Ocidentais no início do século XVII. 2015. (Simpósio).

14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. O interrogar e a governança: uma análise do Interrogatorio de 1604 e das Relaciones de Indias de Pedro de Valencia. 2014. (Congresso).

XIII Reunión Científica de la Fundación Española de Historia Moderna. Animais e plantas americanos impressos em papel: uma comparação das obras de José de Acosta e Bernardo de Vargas Machuca. 2014. (Congresso).

XVII Congreso Internacional de AHILA. Animais e plantas em cédulas e ordenanças: determinações do Consejo de las Indias na década de 1570 e a cognição do mundo natural americano. 2014. (Congresso).

I Congresso da Sharp: A cidade das Letras. O conceito de História Natural presente nas determinações do Consejo de las Indias e em obras impressas da segunda metade do século XVI: aproximações entre o saber e o governar. 2013. (Congresso).

III Encontro Internacional de Jovens Investigadores em História Moderna.A natureza das Índias sob olhos oficiais: uma análise da obra Geografía y Descripción Universal de las Indias de Juan López de Velasco. 2013. (Encontro).

XXVII Simpósio Nacional de História:Conhecimento Histórico e Diálogo Social.A apropriação política e cognitiva da natureza americana: uma análise da concepção de História Natural presente nas Ordenanzas para la formación del libro de las descripciones de Indias (1573), na Instrución y Memória (1577) e na obra Geografía y Descripc. 2013. (Simpósio).

13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A cognição do mundo natural americano em Milícia y Descripción de las Indias de Bernardo de Vargas Machuca. 2012. (Seminário).

I Escola Doutoral em História: Circulação, Circulações.A natureza das Índias sob olhos oficiais: circulação de ideias no processo de cognição do mundo natural americano. 2012. (Outra).

Seminário Mindlin 2012: Plantin e Craesbeeck. 2012. (Seminário).

5º Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual.Humboldt e o passado americano: uma análise da concepção de história de Alexander von Humboldt por meio de suas relações com as crônicas sobre o Novo Mundo. 2011. (Seminário).

XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.Epistemologia, Crônicas e Natureza: uma reflexão sobre a chamada Polêmica do Novo Mundo. 2011. (Simpósio).

IX Encontro Internacional da Anphlac.?L?AMÉRIQUE ET LES INDIGÈNES?: A VISÃO DO INDÍGENA AMERICANO NA ENCYCLOPÉDIE. 2010. (Encontro).

VIII Encontro Internacional da ANPHLAC.Alexander von Humboldt e as Crônicas do Novo Mundo: uma análise da obra Examen critique de l?histoire de la géographie du nouveau continent. 2008. (Encontro).

XII Jornadas Internacionales sobre Misiones Jesuíticas. A Fauna e a flora na obra Historia Natural y Moral de las Indias de José de Acosta. 2008. (Congresso).

V Seminário Memória, Ciência e Arte: Razão e sensibilidade na produção do conhecimento.Alexander Von Humboldt: Diálogos Múltiplos e o Processo de Reinvenção da América. 2007. (Seminário).

VII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2006. (Encontro).

?Museus: Espaços de Educação, Cultura e Memória?. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mary Hellen Silva Oliveira

ALVIM, M. H.;OLIVEIRA, F. P. G.; KAMENSKY, A. P. S. O.. "História Natural do Novo Mundo sob a ótica de Jean de Léry". 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Maria Aparecida Avelino

OLIVEIRA, F.OLIVEIRA, F. P. G.; RUI, A. J.. As abordagens da História Ibérica Medieval nos Livros Didáticos de Educação Básica. 2017. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Mary Helen Silva Oliveira

ALVIM, M. H.; KAMENSKY, A. P. S. O.;OLIVEIRA, F. P. G.. A Circulação de saberes através da flora americana na obra de Jean de Léry. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

GIAROLA, F.; LIIMA, M. C. R. D.;OLIVEIRA, F. P. G.. Concurso Público - Professor de História. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Thomas Augusto Santoro Haddad

Megiani, Ana Paula Torres; Kantor, I.; Vilardaga, J. C.;HADDAD, T. A. S.; Alvim, Márcia Helena. Natureza peregrina: a fauna e a flora das Índias Ocidentais nas crônicas oficiais hispânicas (1570-1620). 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Thomas Augusto Santoro Haddad

Megiani, Ana Paula Torres;HADDAD, T. A. S.; Alvim, Márcia Helena. Animais e plantas em plumas, tipos e papéis: fauna e flora americanas na cultura escrita hispânica (1570-1620). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Leila Mezan Algranti

KARNAL, L.;ALGRANTI, L. M.. A fauna e a flora na obra História Natural y Moral de las Indias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Silvia Fernanda de Mendonça Figueiroa

Karnal, Leandro;FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda de Mendonça; ALVES, J.. Entre o fabuloso e o verossímil: crônicas e epistemologia no processo de cognição da América.. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Estevam de Oliveira Fernandes

Leandro Karnal (orientador);FERNANDES, L. E. O.; Leila M. Algranti. A fauna e a flora na obra HistoriaNatural y Moral de las Indias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

José Carlos Vilardaga

ALVIM, M. H.; HADDAD, T. A. S.; KANTOR, I.; MEGIANI, A. P. T.;VILARDAGA, J. C.. "Natureza Peregrina: a fauna e a flora das Índias ocidentais na crônicas oficiais hispânicas (1570-1620)". 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Márcia Helena Alvim

Megiani, Ana Paula Torres;ALVIM, Marcia Helena; VILARDAGA, J. C.; Haddad, Thomás Augusto Santoro; KANTOR, I.. Natureza peregrina: a fauna e a flora das Índias Ocidentais nas crônicas oficiais hispânicas (1570 - 1620). 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Márcia Helena Alvim

Megiani, Ana Paula Torres;ALVIM, Marcia Helena; Haddad, Thomás Augusto Santoro. Animais e plantas em plumas, tipos e papéis: a fauna e a flora americanas na cultura escrita hispânica (1570-1620). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Leandro Karnal

KARNAL, L.. "Entre o fabuloso e o verossímil: crônicas e epistemologia no processo de cognição da Ámerica".. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

José Alves de Freitas Neto

KARNAL, Leandro; FIGUERÔA, S.;FREITAS NETO, José Alves de. Entre o fabuloso e o verossímil: crônicas e epistemologia no processo de cognição da América. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cássia Regina Radichi

HISTORIOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Tânia Maria de Camargo Lopes

Seguindo as marcas das tropas: uma análise dos elementos identitários sorocabanos no início do século XXI; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Nilton de Oliveira

O papel da educação na preservação do patrimônio cultural das comunidades indígenas na região de Tupã; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Maila Cristian Franco Gonzales Arfelli

Entre navegações e achamentos: uma análise de livros didáticos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Monica Maria Toscani Cseri

A influência da grande mídia em relação aos movimentos sociais: A imagem do mst na mídia; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Rogério Aparecido Dassie

Formação docente e ensino de história: uma análise bibliográfica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Rosa Maria Ribeiro

A Construção da Alteridade em Diálogo sobre a Conversão do Gentio, de Padre Manuel da Nóbrega; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Sonia Maria Cantero Vasco

Desafios e perspectivas para o ensino de história: um estudo de caso abordando a teoria e a prática na Escola Estadual Orlando Perez; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Vera Lucia Belizário

Conquista e Alteridades: uma análise de livros didáticos de História para o Ensino Médio; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Amanda de Jesus Lima

O uso de sambas em sala de aula para o ensino de história e cultura afro-brasileira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Floripes Núbia Oliveira Lima

A narrativa de Spix e Von Martius: Contribuições para as percepções ambientais no Brasil no século XIX; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Gabriel Minutti Bueno de Godoy

A Grande Enchente de 1929: O início do conflito homem x natureza na cidade de São Paulo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Hercilia Maria Caetano Ferreira

A História na Sala De Aula: Propostas e Desafios; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Marcos Henrique Repa

Urbanização e Industrialização: Um Estudo de Caso (Vila Cisper); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Rogério Augusto Singolani

Anglería, Oviedo e Acosta: Milho e Batata nas Crônicas das Índias do Século XVI; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

FÁBIO TEIXEIRA MACHADO

Frei Bernardino de Sahagún: Missionário e Cronista de Nova Espanha; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História - Redefor) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Flávia Preto de Godoy Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leandro Karnal

"A fauna e a flora na obra História Natural y Moral de las indias"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Leandro Karnal;

Ana Paula Torres Megiani

Naturezas Peregrina: a fauna e a flora das Índias ocidentaisnas cônicas oficiais hispânicas (1570-1620); 2016; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Torres Megiani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Resenha: Fontes, Historiografia e Epistemologia. Revista Eletrônica da ANPHLAC , v. 9, p. 11, 2010.

  • OLIVEIRA, F. P. G. ; FERRAZ, L. M. . ?Pedro Mártir de Anglería: A invenção do Novo Mundo?. Idéias , v. 11, p. 155-172, 2004.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A cognição do mundo natural americano em Milicia y Descripción de las Indias de Bernardo de Vargas Machuca. In: Márcia Helena ALvim. (Org.). Conhecimento, cultura e circulação de ideias. 1ed.Santo André: UFABC, 2014, v. , p. 1-232.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Humboldt e o passado americano: Uma análise da concepção de história de Alexander von Humboldt por meio de suas relações com as crônicas sobre o Novo Mundo. In: FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira. (Org.). História da América: historiografia e interpretações.. 1ed.Ouro Preto: Edufop/PPGHIS, 2012, v. , p. 1-324.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Charles de Rochefort e a Historie Naturelle et Morale des Antilles. In: Karnal, Leandro; Domínguez, Lourdes S.; Kalil, Luís Guilherme Assis; Fernandes, Luiz Estevam de O.. (Org.). Cronistas do Caribe. 1ed.Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, 2012, v. 1, p. 289-306.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Animales y plantas americanos impresos en papel: una comparación de las obras de José de Acosta y Bernardo de Vargas Machuca. In: XIII de la Reunión científica de la Fundación Española de Historia Moderna, 2015, Sevilla. Actas de la XIII de la Reunión científica de la Fundación Española de Historia Moderna. Sevilla: Editorial Universidad de Sevilla, 2014.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Animais e plantas em cédulas e ordenanças: determinações do Consejo de las Indias na década de 1570 e a cognição do mundo natural americano. In: XVII Congreso Internacional de AHILA, 2014, Berlim. Anais do XVII Congreso Internacional de Ahila, 2014.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Animales y plantas americanos impresos en papel: una comparación de las obras de José de Acosta y Bernardo de Vargas Machuca.. In: XIII Reunión Científica de la Fundación Española de Historia Moderna, 2014, Sevilla. Anales XIII Reunión Científica de la Fundación Española de Historia Moderna, 2014.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A apropriação política e cognitiva da natureza americana: uma análise da concepção de História Natural presente nas Ordenanzas para la formación del libro de las descripciones de Indias (1573), na Instrución y Memória (1577) e na obra Geografía y Descripción Universal de las Indias de Juan López de Velasco. In: XXVII Simpósio Nacional de História:Conhecimento Histórico e Diálogo Social, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Epistemologia, Crônicas e Natureza: uma reflexão sobre a chamada Polêmica do Novo Mundo. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais do XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . "L'Amérique et les indigènes": a visão do indígena americano na Encyclopédie. In: IX Encontro Internacional da Anphlac, 2010, Goiânia. Anais do IX Encontro Internacional da Anphlac, 2010.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A Fauna e a flora na obra Historia Natural y Moral de las Indias de José de Acosta. In: XII Jornadas Internacionales sobre Misiones Jesuíticas, 2008, Buenos Aires. XII Jornadas Internacionales sobre Misiones Jesuíticas. Buenos Aires: Voros, 2008.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Alexander von Humboldt e as Crônicas do Novo Mundo. In: VIII Encontro Internacional da Anphlac, 2008, Vitória. Anais do VIII Encontro Internacional da Anphlac, 2008.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Alexander von Humboldt: diálogos múltiplos e o processo de reinvenção da América. In: V Seminário Memória, Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento, 2007, Campinas. Anais do V Seminário Memória, Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento, 2007.

  • OLIVEIRA, F. P. G. . O papel e as especificidades das Histórias Naturais das Índias Ocidentais: algumas reflexões sobre cultura epistêmica e escrita no início do período moderno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Animais e plantas em letras oficiais: a história natural nas crônicas oficiais das Índias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A História Natural e o Bom Governo: uma discussão sobre o papel dos conhecimentos sobre a fauna e a flora americanas nas crônicas oficiais de Felipe III (1598-1620). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Conhecimento e Governança: a solicitação de informações sobre o mundo natural e o governo das Índias Ocidentais no início do século XVII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Animais e plantas americanos impressos em papel: uma comparação das obras de José de Acosta e Bernardo de Vargas Machuca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Animais e plantas em cédulas e ordenanças: determinações do Consejo de las Indias na década de 1570 e a cognição do mundo natural americano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . O interrogar e a governança: uma análise do Interrogatorio de 1604 e das Relaciones de Indias de Pedro de Valencia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Animales y plantas en cédulas y ordenanzas:determinaciones del Consejo de Indias en la década de 1570 y el conocimiento del mundo natural americano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A natureza das Índias sob olhos oficiais: uma análise da obra Geografía y Descripción Universal de las Indias de Juan López de Velasco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A apropriação política e cognitiva da natureza americana: uma análise da concepção de História Natural presente nas Ordenanzas para la formación del libro de las descripciones de Indias (1573), na Instrución y Memória (1577) e na obra Geografía y Descripción Universal de las Indias de Juan López de Velasco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . O conceito de História Natural presente nas determinações do Consejo de las Indias e em obras impressas da segunda metade do século XVI: aproximações entre o saber e o governar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A cognição do mundo natural americano em Milícia y Descripción de las Indias de Bernardo de Vargas Machuca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . De mucho provecho: utilitarismo e descrição da fauna e da flora americana nas crônicas coloniais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Criaturas e bestas: as descrições dos mamíferos nas obras de Gonzalo Fernández de Oviedo e Bernardo de Vargas Machuca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A natureza das Índias sob olhos oficiais: circulação de ideias no processo de cognição do mundo natural americano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Humboldt e o passado americano: uma análise da concepção de história de Alexander von Humboldt por meio de suas relações com as crônicas sobre o Novo Mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Epistemologia, Crônicas e Natureza: uma reflexão sobre a chamada Polêmica do Novo Mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . "L'Amérique et les indigènes": a visão do indígena americano na Encyclopédie. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Alexander von Humboldt e as Crônicas do Novo Mundo: uma análise da obra Examen critique de l?histoire de la géographie du nouveau continent. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . A fauna e a flora na Historia Natural y Moral de las Indias de José de Acosta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. P. G. . Alexander Von Humboldt: Diálogos Múltiplos e o Processo de Reinvenção da América. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, F. P. G. . Parecer de Trabalhos submetidos a 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IF Sul de Minas. 2017.

OLIVEIRA, F. P. G. . Parecer a artigo científico Revista História Unisinos v. 21, n. 3. 2017.

OLIVEIRA, F. P. G. . Parecer de Projeto de Pesquisa. 2017.

OLIVEIRA, F. P. G. . Parecer artigo científico da Revista Temporalidades edição 21, v. 8, n. 2. 2016.

MEGIANI, A. P. T. ; PAULA, D. C. ; LEON CONTRERA, Ximena ; OLIVEIRA, F. P. G. . Grupo de Estudos de História Ibérica Moderna GEHIM - USP. 2014; Tema: História Ibérica Moderna. (Blog).

OLIVEIRA, F. P. G. . Entre a História e a Natureza: Crônicas e o Processo de Apreensão do Mundo Natural". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, F. P. G. ; MACIEL, A. ; Toledo, O. . Pesquisa para composição de painéis. 2004. (Participação da primeira fase do restauro do Palácio dos Azulejos).

ROVINA, M. R. ; OLIVEIRA, F. P. G. . Memórias de Americana: retratos da Cidade de Outros Tempos. 2012 (Exposição de fotografias).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O papel e as especificidades das Histórias Naturais das Índias Ocidentais: algumas reflexões sobre cultura epistêmica e escrita no início do Período Moderno, Descrição: O principal objetivo desse projeto é refletir sobre uma possível especificidade do saber ibérico, sobretudo hispânico, produzido entre o final do século XVI e o início do século XVII sobre o mundo natural. Pretende-se avaliar as diferenças e as semelhanças entre as histórias naturais espanholas e aquelas produzidas em outras partes da Europa, evidenciando os diálogos, as estruturas epistemológicas partilhadas, as lacunas e as singularidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2016

    O Brasil na Monarquia Hispânica. Cultura Política, Negócios e Missionação durante a União das Coroas Ibéricas e a Guerra de Restauração. 1580-1668, Descrição: Programa USP / USAL (cooperação entre a Universidade de São Paulo e a Universidad de Salamanca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado. , Rodovia Machado Paraguaçu, KM 3, Santo Antônio, 05508900 - Machado, MG - Brasil - Caixa-postal: 6110, Telefone: (35) 32959700

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2013

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador de Disciplina, Carga horária: 24

Outras informações:
Orientadora Educacional On-Line do Curso de Especialização em História oferecido pela Universidade Estadual de Campinas aos Professores da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo como parte do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso.

2010 - 2012

Fundação para o Desenvolvimento da UNESP

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador de Disciplina, Carga horária: 24

Outras informações:
Atuação no curso semi-presencial de Pedagogia ofertado pela Unesp em parceria com a Univesp. Como tutora, tinha como responsabilidades ministrar aulas de diferentes disciplinas, como História da Educação, Sociologia da Educação, Didática aplicada ao ensino de História, Didática Geral, organizar as atividades e corrigir as avaliações dos discentes.

2004 - 2004

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria da disciplina de História da América I ? UNICAMP 1º Semestre/2004. Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp Auxílio ao professor responsável pela disciplina no que concerne materiais didáticos e organização das aulas.

2004 - 2005

Prefeitura Municipal de Campinas

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Convênio entre o Museu da Imagem e do Som e a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Campinas. Realização de um projeto sobre a memória dos servidores públicos municipais de Campinas. Execução de entrevistas com cerca de 20 aposentados, a partir das quais a equipe envolvida empreendeu uma pesquisa em arquivos, bibliotecas e museus sobre a história de Campinas e do serviço público municipal desta mesma cidade.

2009 - 2012

Q. B. Escola de Ensino Infantil e Fundamental

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3