Jady Mondeque de Aguiar

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa, com período de mobilidade acadêmica internacional na Universidad Autónoma de Aguascalientes. Bacharelanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), membro da organização internacional Enactus e membro da Otimiza Empresa Júnior, ambas da Universidade Federal de São Carlos. Possui interesse nas áreas de Economia Internacional, Estado e soberania.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Econômicas

2018 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Relações Internacionais

2014 - 2017

Universidade Federal do Pampa
Título: O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos e a influência na implementação de Políticas Públicas no Brasil: Estudo de caso Maria da Penha Maia Fernandes
Orientador: Rosa Maria Zaia Borges
com

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Senador Luis Nogueira Martins

Formação complementar

2013 - 2013

Français Général Intensif. (Carga horária: 60h). , Alliance Française de Nice, AF, França.

2012 - 2013

Língua Francesa. (Carga horária: 300h). , Centros de Estudos de Línguas, CELS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.

Organização de eventos

AGUIAR, J. M. ; COSTA, R. J. . 28° Ciclo de Filmes e Debates - O Cinema Político de Costa-Gravas. 2016. (Outro).

SCHUTZ, N. S. X. ; AGUIAR, J. M. ; DELIBERALI, D. ; CARVALHO, F. R. ; COSTA, G. R. ; LIMA, B. . PAMPASUL - UNIPAMPA Simulações Internacionais.. 2015. (Outro).

Participação em eventos

Workshop Extremo Sul de Pesquisa Empírica em Direito.Políticas de Segurança Pública e Criminais/penitenciárias. 2016. (Outra).

5° Semana Acadêmica Integrada da Unipampa. 2015. (Outra).

XX Encontro Nacional de Economia Política. 2015. (Encontro).

100 Anos da Primeira Guerra Mundial. 2014. (Outra).

4° Semana Acadêmica Integrada da Unipampa. 2014. (Outra).

A atuação do profissional de Relações Internacionais - uma perspectiva corporativa. 2014. (Outra).

Aula inaugural do curso de Relação Internacionais 2014: : Os 50 anos do golpe de 1964 no Brasil e na América Latina.. 2014. (Outra).

Encontro Gaúcho de Empresario Juniores. 2014. (Congresso).

MERCOSUL - Atuação e Perspectiva Futuras. 2014. (Outra).

Transferência de conhecimento da academia para o meio privado. 2014. (Outra).

V Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. 2014. (Encontro).

Educação Financeira BM&FBOVESPA. 2012. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

LETÍCIA NÚÑEZ ALMEIDA

ALMEIDA, L. N.; BORGES, R. M. Z.. O Sistema Interamericano de proteção aos Direitos Humanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Pampa.

Foi orientado por

Renato José da Costa

Cine Pampa; 2016; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal do Pampa, Programa de Desenvolvimento Acadêmico; Orientador: Renato José da Costa;

Produções bibliográficas

  • AGUIAR, J. M. ; GUIMARAES, I. P. . Bitcoin: a nova moeda internacional. In: 9° SIEPE, 2017, Santana do Livramento. Pesquisadores - Inovação, 2017.

  • AGUIAR, J. M. ; GUIMARAES, I. P. . A Concepção de Soberania e o Grande Firewall Chinês. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa (SIEPE), 2017, Santana do Livramento. 9º SIEPE, 2017.

  • AGUIAR, J. M. ; FALCOSKI, A. B. ; SOARES, B. B. . Ciberdefesa, Políticas de Segurança Pública, Direito Internacional: Brasil Pós Declarações de Edward Snowden. In: Workshop Extremo Sul de Pesquisa Empírica em Direito, 2016, Pelotas. Políticas de Segurança Pública e Criminais/penitenciárias, 2016.

  • AGUIAR, J. M. ; FALCOSKI, A. B. ; SOARES, B. B. . Ciberdefesa, Políticas de Segurança Pública, Direito Internacional: Brasil Pós Declarações de Edward Snowden. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

COSTA, G. R. ; AGUIAR, J. M. ; LIMA, B. . O Narcotráfico no MERCOSUL: políticas de combate e a atuação das FARC.. 2015. (Site).

COSTA, G. R. ; ROSSO, D. D. ; AGUIAR, J. M. . Boletim de Conjuntura - Argélia.. 2014. (Site).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Núcleo de Estudos das Religiões nas Relações Internacionais (NERRI), Descrição: Acolhe pesquisas que abordem o fenômeno religioso e sua incidência nas relações internacionais, assim como estudos de caso sobre a atuação de atores religiosos estatais e não-estatais. O objetivo é contribuir para desconstruir o mito da religião apresentado, geralmente, como elemento irracional e desnecessário. Além disso, a proposta busca construir, através das diferentes pesquisas no âmbito das relações internacionais, novas categorias conceituais que auxiliem na análise cientifica do fenômeno religioso e da atuação de seus atores estatais e não-estatais no contexto internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Jady Mondeque de Aguiar - Coordenador / Anna Carletti - Integrante / Fábio Régio Bento - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Grupo de Estudos Sobre a África - GeÁfrica, Descrição: O papel do Continente Africano nas relações internacionais, tradicionalmente, é estudado a partir da relação com a Europa, fruto do período de colonização. A compreensão da formação do Continente Africano na sua configuração atual, bem como das suas relações intra-africanas modernas, passa, necessariamente, pela análise da história da África, que não se restringe às relações com os europeus. O objetivo desse projeto de pesquisa é desenvolver pesquisas, integrando docentes e discentes, sobre a construção do Estado africano, passando pelos conflitos e problemas na delimitação das fronteiras, e a sua relação com os processos de integração no Continente Africano. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jady Mondeque de Aguiar - Integrante / Gustavo Rodrigues Costa - Integrante / Diulia Dorneles Rosso - Integrante / Nathaly Silva Xavier Schütz - Coordenador / Daniel Deliberali - Integrante / Felipe Rocha de Carvalho - Integrante.

Prêmios

2013

Prêmio de Intercâmbio Internacional, Governo do Estado de São Paulo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de projeto de extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
No intuito de ampliar as possibilidades de integração da sociedade local e gerar condições para que questões políticas e sociais fossem discutidas a partir de uma linguagem de fácil assimilação, sem que perdesse o caráter de entretenimento , em 2011 teve início o projeto de extensão, no campus Santana do Livramento da Unipampa, intitulado Cine Pampa. A partir da elaboração de ciclos temáticos de filmes, a população foi convidada a envolver-se com a arte cinematográfica e debater com convidados, um por sessão, que necessariamente não é um acadêmico sobre os temas propostos e seus possíveis tangenciamentos. Assim, o cinema se tornou uma ferramenta de debate junto à sociedade, entretanto, devido ao formato do projeto, a sociedade não é objeto, mas sim, sujeito, pois os ciclos também são propostos por ela. Com isso, os debates acabam sendo uma possibilidade de reflexão e o cinema o desencadeador do processo

2016 - Atual

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: voluntária de projeto de extensão, Carga horária: 20

2015 - Atual

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Upgrade Consultoria Junior

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora de Recursos Humanos, Carga horária: 10

Outras informações:
A Upgrade Consultoria Jr. é uma organização civil sem fins lucrativos, formada e gerida exclusivamente por alunos de graduação com o auxílio de seus professores, que presta consultoria a pequenas e micro empresas da região da cidade de Sant'Ana do Livramento, tendo por objetivo auxiliar no desenvolvimento local. A empresa por não possuir fins lucrativos, oferece um serviço de qualidade e a preços acessíveis, permitindo que os alunos vivenciem a experiência empresarial ainda no período da graduação e que os empresários locais se beneficiem, proporcionando uma maior integração entre a Universidade e a Comunidade externa e promovendo o desenvolvimento local.