Ernandes de Queiroz Pereira

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Foi tutor à distância da Universidade Federal da Paraíba/Universidade Aberta do Brasil-UAB; Professor do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Acaraú; professor e coordenador de Pesquisa e Extensão da Escola Superior de Marketing e Faculdade de Tecnologia - FAMA; Professor da Faculdade Maurício de Nassau; Professor da Faculdade Santa Catarina; professor substituto da Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória - CAV. Atua principalmente nos seguintes temas: Ética e responsabilidade social, Teoria Política, Terceiro Setor, Políticas educacionais; educação popular; movimentos sociais e educação, educação popular do campo; fundamentos da educação; educação e cidadania; avaliação da aprendizagem; currículo; didática. Foi Bolsista do Programa Internacional de Pós graduação da Fundação Ford. Comentarista Da TV online CTVPB.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Currículo)

2010 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A SEMENTE PLANTADA: Educação Popular e o Cultivo do Realismo Utópico nas Áreas de Assentamentos Rurais
Ana Maria Saul. Bolsista do(a): Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, IFP, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2005 - 2007

Universidade Federal da Paraíba
Título: A contribuição da educação popular na organização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo: do acampamento ao assentamento: quais os desafios?,Ano de Obtenção: 2007
Maria do Socorro Xavier Batista.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Assentamento-educação popular-trabalho-MST.

Graduação em Comunicaçao Social

1999 - 2004

Universidade Estadual da Paraíba
Título: O cordel como fonte de informação
Orientador: Francisco de Assis Batista

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 -

A educação como prática da liberdade. , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2018 - 2018

PNE e BNCC ? Metas e Competências comprometidas com a aprendizagem de quali. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Como a educação formal e não ? formal contribui para a sustentabilidade no. (Carga horária: 1h). , EMBRAPA - PI, EMBRAPA, Brasil.

2011 - 2011

Teorias para os estudos dos Movimentos Sociais Latinoamericanos. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.

2009 - 2009

DIALÉTICA EM MARX. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2007 - 2007

Oficina em Educação Popular e Economia Solidária. (Carga horária: 6h). , Programa de Pós-graduação em educação da UFAL, PPGE/UFAL, Brasil.

2007 - 2007

Formação do Plano de Metas (PAR) MEC/CENPEC. (Carga horária: 2007h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2002 - 2002

Windows xp, Word xp, excel xp. (Carga horária: 40h). , WB informática, WBI, Brasil.

1999 - 1999

oratória. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e do V Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo do Estado da Paraíba.A EDUCAÇÃO POPULAR NAS ÁREAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS: DESAFIOS PARA AS FAMILIAS ASSENTADA. 2019. (Seminário).

Seminário Internacional: Superar Violência, Construir Alternativas, Escrever um Novo Mundo - IV Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina - IV Seminário Internacional Curupiras.UTOPIAS REVOLUCIONARIOS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: POSSIBILIDADES, LIMITES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR. 2019. (Seminário).

VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares (FLUEX EV123-2018), III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo. A PERSPECTIVA UTÓPICA DO CURRÍCULO DE PRAXIS NO CONTEXTO DO MST. 2018. (Congresso).

X Colóquio Internacional Paulo Freire - 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: opressão e libertação na atualidade. Asas e Raízes: O MST e o Cultivo do Inédito ? viável nas áreas de assentamentos rurais. 2018. (Congresso).

IX Colóquio Internacional Paulo Freire: Educação e Justiça Social. Educação Popular e Movimentos Sociais, com apresentação. 2016. (Congresso).

VII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES. 2015. (Outra).

VII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2015. (Seminário).

XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2014. (Encontro).

V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. O Currículo de Praxis no Contexto do MST: Uma Construção Utópica?. 2011. (Congresso).

VIII Encontro Brasileiro de Bolsistas do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação Fundação Ford: Pesquisas Sobre Educação Brasileira - Desigualdade e Diversidade.Movimentos Sociais do Campo e Educação: Um Olhar para a Educação do Campo no Contexto do MST. 2011. (Encontro).

XXV Simpósio Brasileiro; II Congresso IBERO - Americano de Políticas e Administração da Educação. 2011. (Congresso).

VII Colóquio Internacional Paulo Freire. 2010. (Outra).

XIX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.A Educação que se faz na luta: lições de resistência e desafios no campo. 2009. (Encontro).

II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre educação superior e as políticas para o desenvolvimento do campo brasileiro.O MST e a Educação: análise das práticas político-educativas do movimento para a organização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.. 2008. (Encontro).

V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS.DAS LUTAS INDÍGENAS AO MST: UM BREVE HISTÓRICO DAS LUTAS. 2008. (Seminário).

V SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE E VI ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/RN: Política, Gestão e Qualidade de Ensino.OS PRINCÍPIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DO MST: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO A PARTIR DAS IDÉIAS GRAMSCIANAS. 2008. (Seminário).

18 EPENN -Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O MST e A Construção de Uma Autopedagogia: Reflexões Acerca do Movimento como Princípio educativo. 2007. (Encontro).

18 EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Consonâncias Entre os Princípios Político-educativos do MST e o Pensamento Político-pedagógico de Antônio Gramsci. 2007. (Encontro).

III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares:GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: currículo, espaço em litígio?.Do Individual ao Coletivo nas Áreas de Assentamentos Rurais: A Contribuição da Educação Popular na Organização dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo. 2007. (Outra).

III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares:GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: currículo, espaço em litígio?.Do Individual ao Coletivo nas Áreas de Assentamentos Rurais: A Contribuição da Educação Popular na Organização dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo. 2007. (Outra).

II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES. 2005. (Outra).

II Colóquio Internacional Políticas e Páticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Chizzotti

SAUL, A. M.;CHIZZOTTI, A.; SILVA, A. F. G.; SILVEIRA, N. D. R.; ZANARDI, T. A. C.. A semente plantada:educação popular e o cultivo do realismo utópico nas áreas de assentamentos rurais. 2013. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Nadia Dumara Ruiz Silveira

SILVEIRA, Nadia Dumara Ruiz. SEMENTE PLANTADA: Educação Popular e o Cultivo do Realismo Utópico nas Áreas de Assentamentos Rurais. 2013. Tese (Doutorado em Programa Estudos Pós Graduados Educação:Currículo) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Edineide Jezine

Batista, Maria do Socorro Xavier;JEZINE, Edineide; SILVA, S. B.. Da Ousadia do Acampamento aos Desafios do Assentamento: a contribuição da Educação Popular na Aprendizagem de relações sociais coletivas e solidárias. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Popular) - Universidade Federal da Paraíba.

Edineide Jezine

XAVIER, Maria Do Socorro;JEZINE, Edineide; OLIVEIRA, Roberto Veras. A Contribuição da educação popular na organização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo: do acampamento ao assentamento quais os desafios. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Popular) - Universidade Federal da Paraíba.

Antonio Fernando Gouvêa da Silva

SILVA, A. F. G.SAUL, A. M.. A Semente Plantada: a contribuição da educação popular no processo de reinvenção e construção do saber social e político nos assentamentos rurais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Maria Saul

SAUL, Ana Maria.; WANDERLEY, L. E.;SILVA, A. F. G. DA. A semente plantada: a educação popular e o cultivo do realismo utópico nas áreas de assentamentos rurais.. 2012. Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Roberto Véras de Oliveira

BATISTA, M. S. X.; MESQUITA, Edilene Jezine;VÉRAS DE OLIVEIRA, R.. A contribuição da educação popular na organização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo: do acampamento ao assentamento - quais os desafios?. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

EDUARDO FELLIPE DOS SANTOS PEREIRA

ATUAÇÃO DO SINDICATO NA VIDA E NA GARANTIA POR DIREITOS DOS TRABALHADORES RURAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Heloísa de Fátima Guedes Silva

TRABALHO INFANTIL NA FEIRA LIVRE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O EMPREGO DA MÃO DE OBRA INFANTIL NA FEIRA LIVRE NO MUNICIPIO DE TACAIMBÓ AGRESTE PERNAMBUCANO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Eduardo Nascimento Lima

Inclusão Social em uma Perspectiva Étnico Racial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Maria Márcia Bezerra de Santana

Educação do Campo: Alguns desafios da educação básica rural no Município de Brejo da Madre de Deus; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Daniela Simone da Silva

EDUCAÇÃO DO CAMPO: TURMAS MULTISSERIADAS E OUTROS DESAFIOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Walison Givanildo da Silva

O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA DO ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Jayne Ferreira Gomes da Silva

AS NARRATIVAS DE VIDA DO TRABALHO INFANTIL NA CIDADE DE SURUBIM ? PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

DIOGO PEDRO DA SILVA

A RELAÇÃO ENTRE O TERCEIRO SETOR E O ESTADO: A PARCERIA COMO IDEOLOGIA CONSENSUAL AO PROJETO DO CAPITAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

BRUNA CAMILA DE CASTRO PESSOA

A ÓTICA DO OPRIMIDO SOBRE O OLHAR DO OPRESSOR: EXPRESSÕES DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITOS VISTAS PELO OLHAR DA POPULAÇÃO DE RUA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Marília Barros Lucio

A HEGEMONIA NEOLIBERAL NO CONTEXTO DE PARCERIA ENTRE O ESTADO E O TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO A PARTIR D ÓTICA DO MST; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Aline Josefa de Lima

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UM CONRAPONTO A LÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSERVADORA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

MARIA ALÉXCIA MICHELLE FERREIRA DE LIMA

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMANA IDEOLOGIAS: UM ESTUDO DE AÇÕES EMPRESARIAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Laís Bárbara de Lima Silva

Educação para transformar: a formação política dos estudantes de serviço social para além da prática profissional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Fábia Roseana Souza Oliveira

Educação para Autonomia: Contribuições freireanas para o projeto político- pedagógico do movimento dos atingidos por barragens - MAB; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Elaine Cristina Santos

A Agricultura Familiar na Ótica dos Movimentos Sociais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A Cidade Segura para as Mulheres: O diálogo como processo de reconhecimento e emancipação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Maurício de Nassau - Caruaru (PE); Orientador: Ernandes de Queiroz Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria do Socorro Xavier Batista

Educação popular e reforma agrária:; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria do Socorro Xavier Batista;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . Asas e Raízes: O MST e o Cultivo do Inédito ? viável nas áreas de assentamentos rurais. In: X Colóquio Internacional Paulo Freire - 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: opressão e libertação na atualidade, 2018, Recife. X Colóquio Internacional Paulo Freire - 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: opressão e libertação na atualidade, 2018.

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . A PERSPECTIVA UTÓPICA DO CURRÍCULO DE PRAXIS NO CONTEXTO DO MST. In: VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares (FLUEX EV123-2018), III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo, 2018, João Pessoa. VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares (FLUEX EV123-2018), III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo, 2018.

  • PEREIRA, E. Q. . O Currículo de práxis: enraizamento da matriz educativa conduzida pelo MST nas relações cotidianas. In: VII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2015, João Pessoa. VII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2015.

  • PEREIRA, E. Q. . A EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS NAS ÁREAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2015, João Pessoa. VII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2015.

  • PEREIRA, E. Q. . A EDUCAÇÃO POPULAR HOJE: MÚLTIPLAS DIMENSÕES ENTRE VELHOS E NOVOS DESAFIOS. In: XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2014, NATAL. XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2014.

  • PEREIRA, E. Q. . O Currículo de Praxis no Contexto do MST: Uma Construção Utópica?. In: V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2011, Jião Pessoa. Avalição das Políticas Currículares: Da educação básica ao ensino superior, 2011.

  • PEREIRA, E. Q. . Movimentos Sociais do Campo e Educação: Um Olhar para a Educação do Campo no Contexto do MST. In: VIII Encontro Brasileiro de Bolsistas do Programa Internacional de Pós-Graduação da Fundação Ford, 2011, São Paulo. Pesquisas Sobre Educação: desigualdade e Diversidade, 2011.

  • PEREIRA, E. Q. . A VIDA NOS ASSENTAMENTOS DO MST: QUAIS OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR. In: I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa - PB. I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação De Jovens e Adultos, 2010.

  • PEREIRA, E. Q. . A PEDAGOGIA DO MST: rompendo a pedagogia do silêncio e recriando novas Práticas pedagógicas de luta e resistência no Cariri paraibano. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em educação do Campo; III Seminário Sobre Educação e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro e I Encontro Internacional de Educação do Campo, 2010, Brasilia - Brasil. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2010.

  • PEREIRA, E. Q. . Os princípios da educação do MST: um olhar a partir das idéias freireanas. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife - PE. VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010.

  • PEREIRA, E. Q. . A Educação que se faz na luta: lições de resitência e desafios no campo. In: XIX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2009, João Pessoa. EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO SOCIAL, 2009. p. 02-11.

  • PEREIRA, E. Q. . O MST e a Educação: análise das práticas político-educativas do movimento para a organização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação superior e as políticas para o desenvolvimento do campo brasileiro., 2008, Brasília. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e II Seminário sobre Educação superior e as políticas para o desenvolvimento do campo brasileiro., 2008.

  • PEREIRA, E. Q. . Das lutas indígenas ao MST: um breve histórico das lutas. In: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2008, JOÃO PESSOA. V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: Educação popular, saberes e inclusão - caminhos para a reinvenção da sociedade. João Pessoa: Poweredby Eddie Web Developer, 2008.

  • PEREIRA, E. Q. . O MST E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O DESPERTAR DO SUJEITO PARA O EXERCICIO DA AUTOPEDAGOGIA. In: V SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE E VI ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/R, 2008, Natal. V SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE E VI ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/RN: Política, Gestão e Qualidade de Ensino, 2008. p. 01-10.

  • PEREIRA, E. Q. . O MST e a Construção de uma Autopedagogia: Reflexões Acerca do Movimento como Princípio Educativo. In: 18 EPENN -Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 18 EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação., 2007.

  • PEREIRA, E. Q. . Do Individual ao Coletivo nas Áreas de Assentamentos Rurais: A Contribuição da Educação Popular na Organização dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo. In: III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares:GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: currículo, espaço em litígio?, 2007, João Pessoa. III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE - currículo, espaço em litígio?, 2007.

  • PEREIRA, E. Q. . Consonâncias Entre os Princípios Político-educativos do MST e o Pensamento político-pedagógico de Antônio Gramsci. In: 18 EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceíó. 18 EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 2007.

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . Formar para Empreender: concepção de educação empreendedora a partir da BNCC. In: Jornada Científica, 2021, Goiana. Jornada Científica: nossa nova jornada. Goiana, 2021.

  • PEREIRA, E. Q. . OS PRINCÍPIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DO MST: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO A PARTIR DAS IDÉIAS GRAMSCIANAS. In: V SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE E VI ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/RN, 2008, NATAL. V SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE E VI ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/RN: Política, Gestão e Qualidade de Ensino, 2008. p. 01-10.

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . A EDUCAÇÃO POPULAR NAS ÁREAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS: DESAFIOS PARA AS FAMILIAS ASSENTADA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . UTOPIAS REVOLUCIONARIOS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: POSSIBILIDADES, LIMITES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . PRINCÍPIOS EDUCATIVOS DO MAB ? EMANCIPAÇÃO COM ASAS E RAIZES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . Asas e Raízes: O MST e o Cultivo do Inédito ? viável nas áreas de assentamentos rurais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . A PERSPECTIVA UTÓPICA DO CURRÍCULO DE PRAXIS NO CONTEXTO DO MST. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. ; PEREIRA, E. Q. . O MST e o cultivo do inédito-viável nas áreas de assentamentos rurais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . O Currículo de práxis: enraizamento da matriz educativa conduzida pelo MST nas relações cotidianas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, E. Q. . A EDUCAÇÃO POPULAR HOJE: MÚLTIPLAS DIMENSÕES ENTRE VELHOS E NOVOS DESAFIOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, E. Q. . Movimentos Sociais do Campo e Educação: Um Olhar para a Educação do Campo no Contexto do MST. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, E. Q. . O Currículo de Praxis no Contexto do MST: Uma Construção Utópica?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . A VIDA NOS ASSENTAMENTOS DO MST: QUAIS OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . A PEDAGOGIA DO MST: rompendo a pedagogia do silêncio e recriando novas práticas pedagógicas de luta e resistência no Cariri paraibano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . Os princípios da educação do MST: um olhar a partir das idéias freireanas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . A educação que se faz na luta: lições de resistência e desafios no campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . O MST E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O DESPERTAR DO SUJEITO PARA O EXERCICIO DA AUTOPEDAGOGIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . OS PRINCÍPIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DO MST: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO A PARTIR DAS IDÉIAS GRAMSCIANAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, E. Q. . Das lutas indígenas ao MST: um breve histórico das lutas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . O MST e a Educação: análise das práticas político-educativas do movimento para a organização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, E. Q. . Consonâncias Entre os Princípios Político-educativos do MST e o Pensamento político-pedagógico de Antônio Gramsci. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, E. Q. . O MST e a Construção de uma Autopedagogia: Reflexões Acerca do Movimento como Princípio Educativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2019

Faculdade Maurício de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2013 - 2017

Escola Superior de Marketing e Faculdade Tecnologia

Vínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão, Carga horária: 20

2016 - 2018

Faculdade Santa Catarina

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professor

2013 - 2019

Escolo Superior de Marketing e faculdade Tecnologia

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professor

2008 - 2010

universidade do Vale do Acaraú

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pedagogia, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Metodologia do Trabalho Científico, Ética e Cidadania, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Fundamentos Sociológicos, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Políticas Públicas e organização da Educação Brasileira, Pesquisa e Prática em Educação I, Planejamento Educacional, Teoria e Organização Curricular, Projeto Pedagógico, Educação e Trabalho, Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação, Coordenação/ Supervisão Pedagógica, Avaliação Educacional, Gestão Educacional e Empresarial.

2009 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da Disciplina "Tópicos Especiais" do Curso de Especialização a Distância Escola de Gestores, na Modalidade Educação a Distância.

2009 - 2009

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Lecionei a disciplina Fundamentos Sócio_Histórico da Educação - FSHE, no curso de graduação em Licenciatura Plena em História - PEC-MSC (Programa estudante-convênio para movimentos sociais do campo), na UFPB.

2008 - 2010

Universidade Federal da Paraíba/Universidade Aberta do Brasil-UAB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor a distância da disciplina Fundamentos Sócio-Histórico da Educação do Curso de Licenciatura em Matemática.

2018 - Atual

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira

Vínculo: APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO, Enquadramento Funcional: Professor

2013 - 2019

Escola Superior de Marketing e faculdade de Tecnologia - FAMA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2007 - 2007

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Acessor técnico do MEC/CENPEC

Outras informações:
Atuação como agente do MEC na elaboração do PAR- Plano de ações articuladas/ Programa plano de Metas Compromisso Todos pela educação.

1996 - 2010

Associação Rural Beneficente de Terra Vermelha

Vínculo: Colaborador voluntário, Enquadramento Funcional: Acessoria

2002 - 2005

Radio ALTERNATIVA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor apresentador do Jornal

Outras informações:
Nesta emissora realizamos importantes trabalhos voltados para a prestação de serviço a comunidade através de programas de rádio.

2005 - 2005

Secretaria Nacional de Economia Solidária - MTE

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Mapeamento de emprendimentos solidários na Paraiba para a SENAES

2003 - 2004

Centro Caririzense de educação e Assessoria sócio-ambiental

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria

Outras informações:
Organização não governamental atuante no Cariri paraibano

2003 - 2003

Sindicato dos trabalhadores Rurais de Sumé

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria

2000 - 2001

Superintendência de tránsito e transportes publicos de Campina Grande

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Educador de trânsito, Carga horária: 20

2003 - 2003

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessoria de imprensa

Outras informações:
Projeto UNICAMPO pela universidade camponesa, curso de extensaão em desenvolvimento local sustentável realizado na escola agrotécnica de Sumé para lideranças rurais do Cariri paraibano.

2021 - Atual

Escola Técnica Estadual Cicero Dias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Contrato temporário, Carga horária: 50

Outras informações:
Professor curso técnico e coordenador de Centro de Integração Empresa - Escola.

2021 - Atual

Escola Técnica Estadual Cicero Dias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador CIEE, Carga horária: 50

Outras informações:
Coordenador do Centro de Integração Empresa - Escola com 50 horas mensal

2021 - Atual

FACULDADE DE GOIANA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da disciplina - Fundamentos Sociológicos e Filosóficos