Elisângela Milhomem dos Santos

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (1997), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão.Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2013 - 2017

Universidade Federal do Maranhão
Título: Excreção de Sódio e Taxa de Filtração Glomerular em afrodescendentes de Alcântara-Ma
Orientador: Natalino Salgado Filho
Coorientador: Alcione Miranda dos Santos. Palavras-chave: Doença renal crônica; Excreção de Sódio; Grupos Vulneráveis; Hipertensão.

Mestrado em Ciências da Saúde

2007 - 2009

Universidade Federal do Maranhão
Título: Valor da Equação de Cockcroft-Gault para estimativa da função renal em hipertensos atendidos em uma Unidade Básica de Saúde na ciadade de São Luis-Ma,Ano de Obtenção: 2009
Natalino Salgado Filho.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Especialização em Enfermagem em Nefrologia

2009 - 2010

Universidade Federal de São Paulo
Título: Avaliação da Função Renal em Hipertensos Atendidos na Atenção Básica
Orientador: Dulce Aparecida Barbosa

Especialização em Curso de Formação Pedagógica Em Educação Profissio

2001 - 2002

Fundação Oswaldo Cruz
Bolsista do(a): Universidade Federal do Maranhão, U.F.MA, Brasil.

Graduação em Enfermagem

1992 - 1997

Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão
Bolsista do(a): Universidade Federal do Maranhão, U.F.MA, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1986 - 1989

Colégio Municipal Bandeirante - Grajaú

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfremagem em Terapia Intensiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIX Congresso Brasileiro de Nefrologia. RELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E PROTEÍNA C REATIVA EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE. 2018. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE NEFROLOGIA. CONGRESSITA. 2014. (Congresso).

9ª Conference on kidney Disease Prevention in disadvantaged population in south America and Caribbean. Valor da equação Cockcroft-Gault na triagem de função renal reduzida em pacientes com hipertensão arterial sistêmica. 2011. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Nefrologia. participante. 2010. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica. Congrssista. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brassileiro de Saúde Coletiva. Prevalência de Síndrome metabólica entre hipertensos e diabéticos atendidos em uma Unidade de Saúde. 2009. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE NEFROLOGIA. p Perfil lipidico dos pacientes em Hemodiálise de três Centros de diálise na cidade de São Luis-ma. 2008. (Congresso).

I Semana Nacional de Prevenção de Doenças Renais,II Encontro Nacional de Prevenção de Doenças Renais,a In.Congressita. 2007. (Encontro).

CURSO TRAUMA LIFE SUPPORT FOR NURSES.CURSO TLSN. 2005. (Outra).

SEMANA DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO.HEMORRAGIA E CHOQUE. 2005. (Outra).

TOTAL NUTRITIONAL THERAPY. 2005. (Outra).

XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ATEROSCLEROSE. COMO IMPLANTAR A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÂNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADES CORONARIANAS. 2005. (Congresso).

CURSO INTERDISCIPLINAR DE NUTRIÇÃO CLINICA- C.I.N.C..CURSO INTERDISCIPLINAR DE NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL. 2004. (Outra).

CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE CARDIOLOGIA. XXIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE4 CARDIOLOGIA. 2003. (Congresso).

CICLO DE PALESTRAS: INFECÇÃO NO PACIENTE CRITICO.CICLO DE PALESTRA INFECÇÃO NO PACIENTE CRITICO. 2002. (Outra).

CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. 57 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. 2002. (Congresso).

SIMPÓSIO DE CLINICA MÉDICA, CIRÚRGICA, PEDIÁTRICA E NUTRIÇÃO.SIMPÓSIO DE CLINICA MÉDICA, CIRURGIA, PEDIATRIA E NUTRIÇÃO. 2002. (Simpósio).

WORKSHOP MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA.WORKSHOP MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA. 2002. (Outra).

CONGRESSO MARANHENSE DE ENFERMAGEM DE CARDIOLOGIA EM CARDIOLOGIA. IV CONGRESSO MARANHENSE DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA DE CARDIOLOGIA EM CARDIOLOGIA. 2001. (Congresso).

IV CONGRESSO ENCONTRO MARANHENSE DE ENFERMAGEM DE CARDIOLOGIA. IV ENCONTRO DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA. 2001. (Congresso).

II CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DO HOSPITAL SÃO DOMINGOS. CONGRESSO INTERDISCIPLINAR HOSPITAL SÃO DOMINGOS. 2000. (Congresso).

CONGRESSO MARANHENSE DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E I ENCONTRO DE ENFERMAGEM EM HIPERTRENSÃO ARTERIAL. CONGRESSO MARANHENSE DE HIPERTENSÃO ARTERIAL. 1996. (Congresso).

I CONGRESSO MARANHENSE DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. I CONGRESSO MARANHENSE DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. 1996. (Congresso).

SIMPÓSIO SÃO DOMINGOS-LILY DE ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA.SIMPÓSIO SÃO DOMINGOS DE ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA. 1996. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alana Caroline Amorim de Miranda Guimarães

Barreto,Juliana Giglio Paes;SANTOS, E. M.SANTOS, A. M.; França,AKTC. Equações para Predição de Adiposidade Corporal de Pacientes com Doença Renal Crônica Submetidos à Hemodiálise. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alana Caroline Amorim de Miranda Guimarães

DOS SANTOS, ELISANGELA MILHOMEM. EQUAÇÃO PARA PREDIÇÃO DE ADIPOSIDADE CORPORAL DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Heloisa Lima Maria Gonçalves

SANTOS, E.M.. Distribuição Espacial da Cobertura vacinal contra HPV no Maranhão. 2019. Dissertação (Mestrado em REDE NORDESTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sâmea Cristina Santos Gomes

SANTOS, E.M.. ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO NO BRASIL:qualidade das informações,tendência temporal e distribuição espacial. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elane Viana Hortegal Furtado

SANTOS, E.M.. RELAÇÃO ENTRE SARCOPENIA,INFLAMAÇÃO E ÂNGULO DE FASE EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS SUBMETIDOS A HEMODIÁLISE. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Adriana Heleny Borralho de Araújo

SANTOS, E. M.. REGISTRO DO BALANÇO HÍDRICO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MULTIPROFISIONAL) - Hospital Universitário da UFMA.

Aluno: Lilian Fernanda Pereira Cavalcante

SANTOS, E. M.. IMPACTO DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D EM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MULTIPROFISIONAL) - Hospital Universitário da UFMA.

Aluno: Larissa Marques Luna

SANTOS, E. M.. Hiperpatiroidismo Secundário e Estado Nutricional de Pacientes Submetidos a Tratamento Hemodiálitico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Integrada Multiprofissional) - Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Larissa Marques Luna

SANTOS, E. M.. HIPERPATIREODISMO SECUNDÁRIO E ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRATAMENTO HEMODIALITICO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MULTIPROFISIONAL) - Hospital Universitário da UFMA.

Aluno: Kllysman Santos Ribeiro

SANTOS, E. M.. Medicamentos e Idosos:Avaliação da Padronização de Medicamentos de um Hospital Universitário. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Integrada Multiprofissional) - Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kllysmann Santos Ribeiro

SANTOS, E. M.. MEDICAMENTOS E IDOSOS: AVALIAÇÃO DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MULTIPROFISIONAL) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Juliana Vitoria de Assuncao Piorski

SANTOS, E. M.. infecção nosocomial de vias aéreas inferiores associada à ventilação mecânica:leavantamento de casos em uma UTI pública de São Luis-Ma. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de enfermagem) - Centro de Ensino Universitário do Maranhão.

Aluno: Fabíola Andrade Lima

SANTOS, E. M.. Desmame Precoce: Atitudes e contribuições maternas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de enfermagem) - Centro de Ensino Universitário do Maranhão.

Aluno: Thiago Lopes Pereira

PEREIRA, T. L.;SANTOS, E. M.. Abortamento: Avaliação da Prevalência de aborto na faixa etária de 13 a 19 anos atendidas em uma maternidade pública de São Luis-Ma. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de enfermagem) - Centro de Ensino Universitário do Maranhão.

Aluno: Sandra Raquel Gonçalves de Araújo

autores;SANTOS, E. M.. Estudo das ocorrências traumáticas em um serviço de atendimento pré hospitalar em São Luis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Centro de Ensino Universitário do Maranhão.

NUNES, S. F. L.;SANTOS, E. M.. HUMANIZAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA:ANÃILISE DA REALIDADE DA ASSISTÂNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO DE SÃO LUIS. 2006.

Serra IMRS;SANTOS,E.M; Sousa NS. de Professor Adjunto do Centro Superior de Estudos de Balsas, para a área/subárea de Microbiologia/Imunologia do Curso de Enfermagem. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.

SANTOS, E. M.. BANCA DE SELEÇÃO PROFESSOR SUBSTITUTO. 2016. Universidade Federal do Maranhão.

SANTOS, E. M.. Magistério Superior na àrea de Didática/Doenças Transmissíveis. 2010. Universidade Federal do Maranhão.

ASSAI, J. H.;SANTOS, E. M.; ALVES, K. C. G.; SILVA, I.; SANTOS, F. A. A.. Banca Examinadora para concurso professor assistente. 2010. Universidade Federal do Maranhão.

SANTOS, E. M.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM HUMANIZADA AO IDOSO: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA CLINICA MÉDICA DE UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE SÃO LUIS. 2006.

SANTOS, E. M.. HIPERTENSÃO ARTERIAL: COMPREENSÃO DO CLIENTE QUANTO AO TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO. 2006.

SANTOS, E. M.. AVALIAÇÃO COGNITIVA DE UMA POPULAÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE OS FUNDAMENTOS DO ACLS. 2005. Universidade Ceuma.

SANTOS, E. M.. OBSERVAÇÃO DA CONDUTA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO AO PROCEDIMENTO DA LAVAGEM SIMPLES DAS MÃOS. 2005. Universidade Ceuma.

SANTOS, E. M.. ADESÃO AO TRATAMNETO MEDICAMENTOSO EM PACIENTES IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. 2005. Universidade Ceuma.

SANTOS, E. M.. INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR TRAUMATISMOS CRIOENCEFÁLICO NA U.T.I DE HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA DE SÃO LUIS. 2005. Universidade Ceuma.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valdinar Sousa Ribeiro

SALGADO FILHO, N.; PIERIN, A. M. G.;RIBEIRO, V. S.. Valor da equação de Cockcroft-Gault para a estimativa da avaliação da função renal de pacientes hipertensos atendidos em Unidade Básica de Saúde de São Luís-MA. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Angela Maria Geraldo Pierin

PIERIN, A. M. G.; SALGADO FILHO, N.; FERREIRA, P. A. M.; Ribeiro,VS. Valor da Equação de Cockroft-Gault para estimativa da avaliação da função renal de pacientes hipertensos atendidos em uma Unidade Básica de Saúde São Luís -MA. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Rosângela Fernandes Lucena Batista

SALGADO FILHO, N.; Figueiredo Neto, JA;Rosangela F Batista; BELASCO, A. G. S.; BASTOS, M. G.. Excreção de sódio e taxa de filtração glomerular em afrodescendentes de Alcântara-MA. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Dorlene Maria Cardoso de Aquino

AQUINO, D. M. C.. Propsta de controle de infecção hospitalar em uma maternidade pública de São Luís.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

José Albuquerque de Figueiredo Neto

BELASCO, A. G. S.; BASTOS, M. G.; lucena batista,r.f.;FIGUEIREDO NETO, J. A.. excreção de sódio e taxa de filtração glomerular em afrodescendentes de Alcantara-MA. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

José Albuquerque de Figueiredo Neto

FIGUEIREDO NETO, J. A.; FONTENELE, A. N. M.; MONTEIRO JUNIOR, Francisco das Chaga. associação da excreçao de sodio urinario com hipertrofia ventricular esquerda em afrodescendentes de alcantara-ma. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Pedro Antônio Muniz Ferreira

FERREIRA, Pedro Antonio Muniz. valor da equacao de cockroft galt na estimativa da funcao renal em hipertensos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

ANDREA MARTINS MELO FONTENELE

FIGUEIREDO NETO JA;FONTENELE, A. M. M.; MONTEIRO JUNIOR FC. ASSOCIAÇÃO DA EXCREÇÃO DE SÓDIO URINÁRIO COM HIPERTROFIA VENTRICULAR ESQUERDA EM AFRODESCENDENTES DE ALCANTARA-MA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jéssica Alexandra Mendes da Silva

Excreção Urinária de Sódio na Doença Renal Crônica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Kaciane Gomes de Sousa

Avaliação da Aplicabilidade do Instrumento Nursing Active Score em Unidade de Terapia Intensiva Adulto: revisão integrativa; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

José Gonçalves da Rocha Neto

Determinação da Excreção Urinária de Sódio pels Equações de Tanaka e Kawasaki em amostra isolada de urina em afrodescendentes; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Rodrigo José Martins

PERFIL CLINICO EPIDEMIOLÓGICO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Ivo Mendes Araújo

Deficiência de Vitamina D e mortalidade cardíaca na doença renal crônica:revisão integrativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Ariane Cabral Rodrigues

Dor e Ansiedade em pacientes oncológicos no município de Imperatriz; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

IANNA TALYTA CAMPOS ARRUDA, WIDLANI SOUSA DA SILVA

VENTILAÇÃO MECÂNICA NO PACIENTE PORTADOR DE DPOC: PROGNÓSTICO EM TERAPIA INTENSIVA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Ceuma; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

MARIA EMILIA, VALDENIDE PEREIRA DA SILVA

IMPORTANCIA DA ANALGESIA AO PACIENTE QUEIMADO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Ceuma; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Marcela Coelho Brito Nunes

Perfil dos doentes renais crônicos em terapia hemodialítica no municipio de Imperatriz; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Pãmela Andressa Freitas Franco

Risco de doença cardiovasculares em mulheres no climatério; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Rodson Glauber Ribeiro Chaves

perfil dos homens inscritos no programa saúde do homem no município de Imperatriz; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alcione Miranda dos Santos

Valor da equação de cockroft-gault para estimar a função renal em hipertensos atendidos em uma unidade básica de saúde na cidade de São Luís- Ma; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão,; Coorientador: Alcione Miranda dos Santos;

Alcione Miranda dos Santos

Associação da excreção de sódio urinário, hipertrofia ventricular esquerda comDoença Renal Crônica entre quilombolas no município de Alcântara-MA com doença renal crônica em quilombolas no município de Alcântara-MA; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão,; Coorientador: Alcione Miranda dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALGADO-FILHO, NATALINO ; LAGES, JOYCE SANTOS ; BRITO, DYEGO JOSÉ ; SALGADO, JOÃO VICTOR ; SILVA, GYL EANES ; SANTOS, ALCIONE MIRANDA ; MONTEIRO-JÚNIOR, FRANCISCO CHAGAS ; SANTOS, ELISANGELA MILHOMEN ; SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO ; ARAÚJO, DENIZAR VIANNA ; SESSO, RICARDO CASTRO . Prevalence of chronic kidney disease and comorbidities in isolated African descent communities (PREVRENAL): methodological design of a cohort study. BMC Nephrology , v. 19, p. 2-7, 2018.

  • França,AKTC ; SANTOS, A. M. ; Salgado, JVL ; SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO ; RIBEIRO, V. S. ; CABRAL, N. A. L. ; SILVA MB ; SANTOS,E.M ; SALGADO FILHO, N. . Usefulness of visceral adipose tissue estimation in the prevention of chronic kidney disease in hypertensive patients in primary health care. Nutricion Hospitalaria , v. 4, p. 948-956, 2018.

  • SANTOS, ELISÂNGELA MILHOMEM DOS ; BRITO, DYEGO JOSÉ DE ARAÚJO ; FRANÇA, ANA KARINA DA CUNHA TEIXEIRA ; LAGES, JOYCE SANTOS ; SANTOS, ALCIONE MIRANDA DOS ; SALGADO FILHO, NATALINO . Association between estimated glomerular filtration rate and sodium excretion in urine of African descendants in Brazil: a population-based study. JORNAL BRASILEIRO DE NEFROLOGIA , v. 40, p. 248-255, 2018.

  • BRITO, DYEGO JOSÉ DE ARAÚJO ; DOS SANTOS, ELISANGELA MILHOMEM ; DIAS, RAIMUNDA SHEYLA CARNEIRO ; CALADO, ISABELA LEAL ; SILVA, GYL EANES BARROS ; LAGES, JOYCE SANTOS ; MONTEIRO JÚNIOR, FRANCISCO DAS CHAGAS ; DOS SANTOS, ALCIONE MIRANDA ; SALGADO FILHO, NATALINO . Association between renal damage markers and carotid atherosclerosis in Afro-descendants with hypertension belonging to a minority ethnic group from Brazil. RENAL FAILURE , v. 40, p. 483-491, 2018.

  • MONTEIRO JÚNIOR, F.C. ; MANDARINO, N.R. ; SANTOS, E.M. ; SANTOS, A.M. ; SALGADO, J.V. ; BRITO, D.J.A. ; SALGADO, B.J.L. ; LAGES, J.S. ; CASTELO BRANCO, G. ; SALGADO FILHO, N. . Correlation between serum 25-hydroxyvitamin D levels and carotid intima-media thickness in a Brazilian population descended from African slaves. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (on line) , v. 51, p. 1-8, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    GRAVIDADE E PERFIL DE PACIENTES CIRÚRGICOS ADMITIDOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA SEGUNDO O ESCORE DE APACHE II, Descrição: As unidades de terapia intensiva destinam-se a tratar e acolher pacientes críticos ou de alto risco, passíveis de recuperação. O escore de APACHE II, um índice de gravidade, tem como finalidade básica a descrição quantitativa do grau de disfunção orgânica de pacientes enfermos, capaz de estimar o prognóstico dos pacientes internados. Estudo terá como objetivo avaliar a gravidade dos pacientes em pós-operatório imediato admitidos em uma Unidade de Terapia Intensiva, utilizando o Escore APACHE II. Tratar-se-á de um estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra (HUUPD) São Luís-Maranhão. A amostra será formada por 720 pacientes advindos do centro cirúrgico, submetidos à cirurgia eletiva e admitidos em unidade de terapia intensiva. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão um formulário de identificação do paciente com informações sócio demográficas, clínico cirúrgicas e hemodinâmicas e aplicação do escore de APACHE II. Este escore avalia variáveis clínicas; fisiológicas e laboratoriais, acrescidos de pontuações referentes à idade e às doenças crônicas. Os dados serão organizados em planilhas no programa Excel e a análise estatística será feita no programa estatístico STATA 12.0. Os pesquisadores assumirão todas as responsabilidades financeiras do projeto. Acredita-se que este estudo possa trazer melhorias na qualidade da assistência prestada aos pacientes cirúrgicos em pós operatório em unidades de cuidados intensivo e aprimorar conhecimento da equipe de enfermagem no que diz respeito à avaliação do paciente através de ferramentas padronizadas que determinam seu possível prognóstico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elisângela Milhomem dos Santos - Integrante / Aurean D'Eça Júnior - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Validação das Equações de Tanaka e Kawasaki em afrodescendetes, Descrição: Estudo analítico, transversal com indivíduos afrodescendes acompanhados nos ambulatórios do Centro de Prevenção de Doenças Renais do HUUFMA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elisângela Milhomem dos Santos - Coordenador / Natalino Salgado Filho - Integrante / Alcione Miranda dos santos - Integrante / Isabela Leal Calado - Integrante / Ana Karina Teixeira Cunha França - Integrante / Dyego José de Araújo Brito - Integrante / Raimunda Sheyla Carneiro Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    PREVALÊNCIA DE DOENÇA RENAL CRÔNICA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS E EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ALCÂNTARA, ESTADO DO MARANHÃO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Natalino Salgado Filho em 03/05/2019., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisângela Milhomem dos Santos - Integrante / Natalino Salgado Filho - Coordenador / Hortegal,EV - Integrante / Alcione Miranda dos santos - Integrante / Isabela Leal Calado - Integrante / JOÃO VITOR LEAL SALGADO - Integrante / ELTON JOHN FREITAS SANTOS - Integrante / VINICIUS JOSÉ G. MENDES - Integrante / Dyego José de Araújo Brito - Integrante / Gisele Andrade dos Santos - Integrante / Giselle Pereira da Silva - Integrante / Joyce Santos Lages - Integrante / Francival Leite de sousa - Integrante / Ana Luiza Beselga - Integrante / Gilberto Castelo Branco de Sousa - Integrante / Ricardo Cintra Sesso - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências da Saúde. , Avenida dos Portugueses, Vila Bacanga, 65080805 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32728280, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2009

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente do Serviço de Nefrologia, Carga horária: 36

2009 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Linha de Pesquisa: Doença Renal e Excreção de sódio urinário.

2009 - 2018

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa clinica em Enfermagem na atenção a saúde renal.

2010 - 2010

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Campos, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - Atual

Faculdade Santa Terezinha

Vínculo: Professor Auxiliar II, Enquadramento Funcional: Sindicato de Classe

Outras informações:
Professor Auxiliar II da Disciplina Semiologia e Semiotécnica - Curso de Enfermagem

Atividades

  • 02/2005

    Ensino, Curso de Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiiologia e Semiotécnica em Enfermagem

2004 - 2006

HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DR.CLEMENTINO MOURA

Vínculo: COORDENADOR DE ENFERMAGEM, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE ADMINISTRATIVA, TÉCNICA, Carga horária: 30

2003 - 2009

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

2011 - 2012

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Funcionário Público, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2011 - 01/2012

    Serviços técnicos especializados , Hospital Universitário da UFMA, .,Serviço realizado, Coordenador de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva.