José Bezerra de Souza

Professor Efetivo de Língua Inglesa pelo Município de Aracati/CE. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). Graduado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros. Atualmente, membro dos Grupos de Pesquisa: Estudos Críticos da Literatura (GECLIT); o extinto grupo Literaturas Estrangeiras e Comparadas (LEC), sendo anteriormente bolsista PIBIC CNPq 2014/2015; e voluntário no projeto de extensão Museu de Cultura Sertaneja (MCS). No mais, foi membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF), também na qualidade de bolsista PIBIC CNPq 2013/2014.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Os pais do órfão: uma análise das figuras paternas em Harry Potter, de J. K. Rowling,Ano de Obtenção: 2018
Prof. Dr. Charles Albuquerque Pontes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Literatura; Psicanálise; Harry Potter.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras - Inglês

2012 - 2016

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: A construção da personalidade de Norman Bates do filme Psicose, de Alfred Hitchcock
Orientador: Prof. Dr. Charles Albuquerque Pontes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Oficina de Fotografia. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2013 - 2013

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Literatura da Língua Inglesa e Cinema I. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2012 - 2012

O encanto do cordel. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2012 - 2012

O ensino de inglês numa perspectiva pluricêntrica. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2012 - 2012

O blog como estímulo à leitura e produção textual. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2012 - 2012

Pela garantia da leitura literária na escola. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PONTE, C. A. ; SOUZA, J. B. ; COSTA, M. B. . III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura. 2018. (Outro).

PONTE, C. A. ; SOUZA, J. B. . Refletindo sobre a pesquisa em literatura. 2018. (Outro).

PONTE, C. A. ; SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Bicentenário da morte de Jane Austen. 2017. (Outro).

SOUZA, J. B. ; MEDEIROS, A. G. V. ; SILVA, S. A. . III Semana de Museus. 2016. (Outro).

PONTE, C. A. ; SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. ; LINS, D. L. . O teatro shakesperiano e seu legado. 2016. (Outro).

S. FILHO, I. O. ; BARBOSA, M. S. M. F. ; SOUZA, J. B. . I Colóquio Nacional de Análise do Discurso. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura. 2018. (Outra).

I Seminário de Discurso & Ensino.Homens Loucos de nada sabem: as técnicas argumentativas de um assassino em O coração delator, de Edgar Allan Poe,. 2017. (Seminário).

Seminário de Planejamento do Programa Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT) ? 4ª edição. 2017. (Seminário).

I Colóquio de Estudos de Linguagem e Sociedade (I CELIS). 2016. (Outra).

III Semana de Museus.A poesia na vida e a vida na poesia: o entrelaçar das memórias. 2016. (Outra).

I Semana Nacional de Letras - UAL/CFP/UFCG. 2016. (Outra).

XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades (XII CONAGES). A personagem Hermione Granger na constituição de um aspecto moral freudiano em Harry Potter e a Pedra Filosofal. 2016. (Congresso).

III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (III SCTI UERN).Sociedade da excitação espetacular: Uma análise ambígua no conto. 2015. (Outra).

Cerimônia de Abertura III Exposição Temática "Memórias dos Engenhos e das casas de farinha. 2014. (Exposição).

II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN: Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social (II SCTI UERN).Considerações sobre o ensino de gramática a partir da proposta pedagógica em cursos de letras. 2014. (Outra).

II Encontro Acadêmico-Cultural de Línguas - II ENACLI. 2013. (Encontro).

II Seminário de Estudos e Práticas Educativas em Alfabetização: Oralidade, Leitura e Escrita em foco - II SEPAL. 2013. (Seminário).

I Encontro Acadêmico Cultural de Línguas - I ENACLI. 2012. (Encontro).

II Simpósio Nacional de Texto e Ensino - II SINATE. 2012. (Simpósio).

XVI Semana Universitária do CAMEAM/UERN. 2012. (Outra).

II Semana de Formação para Vida, Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nislândya Fernandes Silva

PONTE, C. A.;SOUZA, J. B.; SANTOS, F. R. S.. Dumbledore: a construção da personagem na obra Harry Potter e as Relíquias da Morte. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Charles Albuquerque Ponte

PONTE, C. A.; TEIXEIRA, M. L . B.; QUEIROGA, M. G.; RODRIGUES, L. O.. Os pais do órfão: uma análise das figuras paternas em Harry Potter, de J. K. Rolling. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Charles Albuquerque Ponte

PONTE, C. A.; TEIXEIRA, M. L . B.; RODRIGUES, L. O.; SANTOS, E. G.. Os pais do órfão: uma leitura das figuras paternas em Harry Potter, de J. K. Rowling. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Charles Albuquerque Ponte

PONTE, C. A.; MANGUEIRA, J. V.; ARAUJO, J. M. S.. A construção da personalidade de Norman Bates no filme Psicose, de Alfred Hitchcock. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Lilian de Oliveira Rodrigues

PONTE, C. A.;RODRIGUES, L. O.; TEIXEIRA, M. L. B.. Os pais do órfão: uma leitura das figuras paternas em Harry Potter, de J. K. Rowling. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mona Lisa Bezerra Teixeira

PONTE, C. A.;TEIXEIRA, Mona Lisa Bezerra; QUEIROGA, M. G.; RODRIGUES, L. O.. Os pais do órfão: uma análise das figuras paternas em J. K. Rowling. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mona Lisa Bezerra Teixeira

PONTE, C. A.; RODRIGUES, L. O.;TEIXEIRA, Mona Lisa Bezerra. Os pais do orfão: uma leitura das figuras paternas em J. K. Rowling. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

José Vilian Mangueira

PONTES, C. A.;MANGUEIRA, J. V.. A construção da personalidade de Norman Bates no filme Psicose, de Alfred Hitchcock. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosângela Maria Bessa Vidal

O ensino de gramática na universidade: análise da proposta pedagógica em cursos de Letras de IES brasileiras; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosângela Maria Bessa Vidal;

Rosângela Maria Bessa Vidal

O ensino de gramática na universidade: análise da proposta pedagógica em cursos de Letras de IES brasileiras (2ª etapa); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosângela Maria Bessa Vidal;

Charles Albuquerque Ponte

Os pais do órfão: uma análise das figuras paternas em Harry Potter, de J; K; Rolling; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Charles Albuquerque Ponte;

Charles Albuquerque Ponte

A construção da personalidade de Norman Bates no filme Psicose, de Alfred Hitchcock; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Charles Albuquerque Ponte;

Charles Albuquerque Ponte

Indústria cultural e ambiguidade em Donald Barthelme; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Charles Albuquerque Ponte;

Elen Karla Sousa da Silva

A importância da Literatura de Cordel na sala de aula; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Educação São Francisco; Orientador: Elen Karla Sousa da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . A estratégia do recalque: uma análise do sonho e sua interpretação em Quando fala o coração, de Alfred Hitchcock. ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 20, p. 269-279, 2018.

  • SOUZA, J. B. ; MANGUEIRA, J. V. . O gênero distopia numa relação ambígua entre 1984 e Harry Potter e as Reliquias da Morte. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 7, p. 17-28, 2016.

  • SOUZA, J. B. . Nebulosa. 1. ed. São Paulo: Editora Arwen, 2015. v. 1. 359p .

  • SOUZA, J. B. . Filho da Morte: O Quinto Cavaleiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2012. v. 1. 314p .

  • SOUZA, J. B. . Nunca estarei sozinha. In: Frodo Oliveira. (Org.). Conte uma música. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2014, v. 1, p. 97-99.

  • SOUZA, J. B. . Capitu. In: Frodo Oliveira. (Org.). Ponto G. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2013, v. 1, p. 87-94.

  • SOUZA, J. B. . Meu professor. In: Claudio Quirino; Zélia Oliveira. (Org.). Coletânea contos eróticos. 1ed.Rio de Janeiro: APED, 2013, v. 1, p. 117-119.

  • LINS, D. L. ; SOUZA, J. B. . Silêncio pela casa: O apagamento de Bertha Mason em Jane Eyre, de Charlotte Brontë. In: III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura, 2018, Pau dos Ferros. Anais III CECLIT - 10 anos do GECLIT. Pau dos Ferros: Biblioteca Setorial de Pau dos Ferros/RN, 2018. p. 72-79.

  • SOUZA, J. B. ; LINS, D. L. ; SANTOS, P. H. R. . A função do sexo em ?Coelho em crise?, de John Updike. In: III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura, 2018, Pau dos Ferros. Anais III CECLIT - 10 anos do GECLIT. Pau dos Ferros: Biblioteca Setorial de Pau dos Ferros/RN, 2018. p. 169-182.

  • SANTOS, P. H. R. ; SOUZA, J. B. ; CASTRO, N. M. S. . O poder e as relações de poder em A Revolução dos Bichos. In: III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura, 2018, Pau dos Ferros. Anais III CECLIT - 10 anos do GECLIT. Pau dos Ferros: Biblioteca Setorial de Pau dos Ferros/RN, 2018. p. 307-315.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Homens loucos de nada sabem: as técnicas argumentativas de um assassino em O coração delator, de Edgar Allan Poe. In: I Seminário de Discurso e Ensino, 2017, Pau dos Ferros. Anais do I Seminário de Discurso e Ensino, 2017. p. 328-336.

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . A personagem Hermione Granger na constituição de um aspecto moral freudiano em Harry Potter e a Pedra Filosofal. In: XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades (XII CONAGES), 2016, Campina Grande - PB. Anais XII CONAGES. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2016. v. 1.

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . Uma análise ambígua da indústria cultural no conto 'Como escrevo as minhas músicas', de Donald Barthelme. In: II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia ? II ENELF, 2016, Fortaleza. Anais Eletrônicos do II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia ? II ENELF. Fortaleza: Departamento de Letras da Universidade Federal do Ceará, 2016. v. 1. p. 285-294.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Mr. Utterson e a efetivação do fantástico investigativo em The Strange Case of Dr. Jakyll and Mr. Hyde. In: I Semana Nacional de Letras - UAL/CFP/UFCG, 2016, Cajazeiras. Anais da I Semana Nacional de Letras: linguagem e ensino - homenagem a Luiz Antonio Marcuschi. Cajazeiras: Editora, 2016. p. 695-702.

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . O édipo o do menino: o papel de Santiago na construção da identidade de Manolin em O Velho e o Mar. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino (II SINALLE), 2016, Mossoró. Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 207-214.

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . Sociedade da excitação espetacular: Uma análise ambígua no conto 'Robert Kennedy, salvo das águas', de Donald Barthelme. In: III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (III SCTI UERN), 2015, Mossoró. Anais do XI Salão de Iniciação Científica da UERN. Mossoró: PROEX/UERN, 2015. p. 1674-1685.

  • SOUZA, J. B. ; VIDAL, R. M. B. . O ensino de gramática nas IES Brasileiras: Uma Análise da proposta pedagógica em cursos de Letras. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. p. 827-834.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . O interdiscurso na construção de sentido em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. p. 1025-1033.

  • SOUZA, J. B. ; VIDAL, R. M. B. . Considerações sobre o ensino de gramática a partir da proposta pedagógica em cursos de letras. In: II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN: Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social (II SCTI UERN), 2014, Mossoró. Anais do X Salão de Iniciação de Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró: Edições UERN, 2014. p. 1314-1323.

  • BEZERRA, M. K. S. ; OLIVEIRA, F. C. ; SOUZA, J. B. ; VIDAL, R. M. B. . A gramática como componente no ensino de língua portuguesa: uma abordagem funcional. In: II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas/II Simpósio de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste, 2013, Açu. II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas/II Simpósio de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste, 2013. p. 460-470.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. ; LUZ, F. M. O. . Teaching Reading: O ensino de leitura nas aulas de Língua Inglesa. In: III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2013, Mossoró. Anais do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2013. p. 1799-1805.

  • LINS, D. L. ; SOUZA, J. B. . Silêncio pela casa: O apagamento de Bertha Mason em Jane eyre, de Charlotte Brontë. In: III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura (III CECLIT), 2018, Pau dos Ferros. Caderno de Resumos do III CECLIT - 10 anos do GECLIT, 2018. p. 21-21.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. ; LINS, D. L. . A função do sexo em ?Coelho em crise?, de John Updike. In: III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura, 2018, Pau dos Ferros. Caderno de Resumos do III CECLIT - 10 anos do GECLIT, 2018. p. 22-22.

  • SANTOS, P. H. R. ; SOUZA, J. B. ; CASTRO, N. M. S. . O poder e as relações de poder em A Revolução dos Bichos. In: III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura, 2018, Pau dos Ferros. Caderno de Resumo do III CECLIT - 10 anos do GECLIT, 2018. p. 14-14.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Homens loucos de nada sabem: as técnicas argumentativas de um assassino em O coração delator, de Edgar Allan Poe. In: I Seminário de Discurso e Ensino, 2017, Pau dos Ferros. Anais do I Seminário de Discurso e Ensino, 2017. p. 42.

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . A personagem Hermione Granger na constituição de um aspecto moral freudiano em Harry Potter e a Pedra Filosofal. In: XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades (XII CONAGES), 2016, Campina Grande - PB. Anais XII CONAGES. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2016. v. 1.

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . O édipo do menino: o papel de Santiago na construção da identidade de Manolin em O Velho e o Mar. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino (II SINALLE), 2016, Mossoró/RN. Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró/RN: Edições UERN, 2016. p. 54.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Mr. Utterson e a efetivação do fantástico investigativo em The Strange Case of Dr. Jakyll and Mr. Hyde. In: I Semana Nacional de Letras - UAL/CFP/UFCG, 2016, Cajazeiras. Anais da I Semana Nacional de Letras: linguagem e ensino - homenagem a Luiz Antonio Marcuschi. Cajazeiras: Editora, 2016. p. 67-68.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . O interdiscurso na construção de sentido em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. p. 151.

  • SOUZA, J. B. ; VIDAL, R. M. B. . O ensino de gramática nas IES Brasileiras: Uma Análise da proposta pedagógica em cursos de Letras. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD), 2014, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. p. 132.

  • BEZERRA, M. K. S. ; OLIVEIRA, F. C. ; SOUZA, J. B. ; VIDAL, R. M. B. . A gramática como componente no ensino de língua portuguesa: uma abordagem funcional. In: II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas/II Simpósio de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste, 2013, Açu. II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas/II Simpósio de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste, 2013.

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Teaching Reading: O ensino de leitura nas aulas de Língua Inglesa. In: III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - III CONLID, 2013, Mossoró. Práticas Discursivas, Linguagens e Ensino, 2013.

  • SANTOS, P. H. R. ; SOUZA, J. B. ; CASTRO, N. M. S. . O poder e as relações de poder em A Revolução dos Bichos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, D. L. ; SOUZA, J. B. . Silêncio pela casa: O apagamento de Bertha Mason em Jane Eyre, de Charlotte Brontë. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Homens loucos de nada sabem: as técnicas argumentativas de um assassino em O coração delator, de Edgar Allan Poe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, J. B. . Um fantasma chamado ABNT: Aprendendo a exorcizar esse mal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . A personagem Hermione Granger na constituição de um aspecto moral freudiano em Harry Potter e a Pedra Filosofal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . O édipo do menino: o papel de Santiago na construção da identidade de Manolin em O Velho e o Mar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Mr. Utterson e a efetivação do fantástico investigativo em The Strange Case of Dr. Jakyll and Mr. Hyde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . Uma análise ambígua da indústria cultural no conto 'Como escrevo as minhas músicas', de Donald Barthelme. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . Sociedade da excitação espetacular: Uma análise ambígua no conto 'Robert Kennedy, salvo das águas', de Donald Barthelme. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, J. B. ; VIDAL, R. M. B. . Considerações sobre o ensino de gramática a partir da proposta pedagógica em cursos de letras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . Teaching Reading: O ensino de leitura nas aulas de Língua Inglesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, J. B. ; SANTOS, P. H. R. . A pesquisa em Literatura e cinema no PPGL/UERN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUZA, J. B. ; OLIVEIRA, W. M. . Conte de cá que eu conto de lá: produção escrita sobre a cultura sertaneja e a ficção literária. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PONTE, C. A. ; SOUZA, J. B. ; COSTA, M. B. . III Colóquio de Estudos Críticos da Literatura (III CECLIT). 2018. (Editoração/Anais).

SOUZA, J. B. ; LINS, D. L. . Hamlet, de William Shakespeare. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, J. B. . Literatura infantil e Psicanálise: a obra Harry Potter na metaforização de uma constituição de sujeito. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, J. B. ; LINS, D. L. ; PONTE, C. A. . Literatura e Cinema II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, J. B. ; PONTE, C. A. . Relatório final do PIBIC Edição 2014/2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, J. B. ; LINS, D. L. ; PONTE, C. A. . Literatura e Cinema I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NASCIMENTO, M. E. F. ; SANTOS, F. R. S. ; SOUZA, J. B. . I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD). 2014. (Editoração/Anais).

SOUZA, J. B. ; VIDAL, R. M. B. . Relatório final do PIBIC Edição 2013/2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    O horror do passado em Invocação do mal, Descrição: As modificações das formas narrativas nos últimos sessenta anos suscitaram discussões teóricas variadas acerca da natureza dessas artes, como se estruturam e suas relações com outros campos científicos. Dentre estes, um elemento a ser explorado é o paralelo com a história, vislumbrando dialeticamente como o passado pode ser reconstruído e/ou transformado. Isso, claro, enquanto forma de representação, inclui outras obras de arte realizadas durante o período-fonte, importantes para a memória narrativa da época em questão. Assim, o objetivo dessa pesquisa é o de investigar de que modo o filme de horror Invocação do mal (2013) dialoga com o passado, em termos de reconstrução de costumes e cultura reconhecíveis (na década de 1970) e de enquadramento ao gênero horror. Para isso, será conduzido um estudo de natureza bibliográfica, com enfoque qualitativo e interpretativista, com toques dialéticos, a partir do exame de elementos temático-estruturais constitutivos do corpus. Esses aspectos abrangerão elementos conteudísticos da obra estudada, incluindo vestuário, trilha sonora, personagens, e elementos estruturais, como fotografia, montagem e escolhas do diretor, por exemplo foco narrativo e movimentos de câmera. Em termos de fundamentação teórica, tomaremos duas vertentes principais e complementares: primeiramente, as considerações sobre a arte produzida no chamado pós-modernismo e sua relação com os estilos do passado, especialmente Santos (1986), Jameson (2003; 2006) e Hutcheon (1991); segundo, haverá a necessidade de discussão acerca do gênero horror no cinema, sua estrutura e características, incluindo a possibilidade de hibridização ou sincretismo de gêneros e os períodos em que esse expediente foi mais utilizado, como vemos em Altman (2009), Langford (2005), White (2000) e Ponte (2011). Esperamos com esta pesquisa uma contribuição dupla: globalmente, à área de estudos de teoria literária contemporânea, amplificar o debate sobre os gêneros contemporâneos e sua função na crítica; localmente, aos alunos da graduação, a ampliação de seu instrumental crítico para incorporar ferramentas semióticas de análise fílmica, possivelmente preparando-os para trabalhos posteriores na pós-graduação stricto sensu.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: José Bezerra de Souza - Integrante / Paulo Henrique Raulino dos Santos - Integrante / Charles Albuquerque Ponte - Coordenador / Carla Caren Virginio - Integrante / Guilherme Mateus Maniçoba Formiga - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Indústria cultural e ambiguidade em Donald Barthelme, Descrição: Com a intensificação do capitalismo para todas as áreas da vida humana, a indústria cultural vem cada vez mais influenciando forma e conteúdo na produção de objetos culturais, bem como sua recepção. Nesse âmbito, as obras ficcionais carregam em si uma relação dialética com esse sistema, de forma que, mesmo quando o criticam, acabam simultaneamente por reforçá-lo e até defendê-lo. Assim, esta pesquisa se propõe a examinar a ambiguidade entre a obra de um contista estadunidense contemporâneo, Donald Barthelme, e esses mecanismos de dominação e regressão da indústria cultural, em especial pensando até que ponto as escolhas formais e de gênero literário reforçam essa ambiguidade. Para tal, cada pesquisador elegerá dois contos e trabalhará com eles ao longo de um ano, através de uma pesquisa bibliográfica e de cunho interpretativo qualitativo, embasado tanto em teorias de exploração do conceito de indústria cultural, como Adorno e Horkheimer (1985), Adorno (1987; 2007), Duarte (2007), Nobre (2008) e Durão, Zuin e Vaz (2008), quanto com pensadores que trabalham a espetacularização da vida no mundo contemporâneo, como Debord (1997) e Türcke (2010). Esperamos com essa pesquisa contribuir para os estudos sobre literatura contemporânea e de teoria crítica, mas também para a formação em pesquisa dos alunos de graduação desta universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Bezerra de Souza - Integrante / Charles Albuquerque Ponte - Coordenador / Paulo David de Souza Rêgo Pinto - Integrante.

  • 2013 - 2014

    O ensino de gramática da universidade: Análise da proposta pedagógica em cursos de Letras de IES Brasileiras, Descrição: A questão fundamental discutida ao longo deste projeto incide sobre o ensino de gramática em cursos de Letras de IES brasileiras, especialmente investigando as propostas pedagógicas de cursos presenciais de Licenciatura em Letras desenvolvidas na UERN, na USP e na UFMA. A temática escolhida justifica-se, sobretudo, pela intenção de compreender melhor como se efetiva o funcionamento do ensino de gramática na educação superior e, por extensão, a sua repercussão na escola básica. O ensino de gramática constitui-se como objeto de interesse investigativo no cenário acadêmico em razão das dificuldades , em relação aos aspectos linguístico e gramaticais, enunciadas em diversos trabalhos já produzidos, como também pelo fato de que a discussão sobre as novas diretrizes curriculares para as licenciaturas e a interface teoria e prática apontam a necessidade de uma nova dimensão para o estudo da gramática, no âmbito do ensino de língua portuguesa. Nesse espaço de pesquisa, muitos questionamentos recaem sobre a atuação dos egressos de Letras como profissionais, no sentido de investigar se as discussões teóricas, como propostas na graduação, permitem o trabalho com a gramática. Motivados pela perspectiva de contribuir para o ensino de português, objetivamos averiguar o desenvolvimento das aulas de gramática no curso Letras na UERN, na USP e na UFMA, privilegiando as propostas de metodologia do ensino de língua materna, sobretudo o ensino de gramática. Dessa forma, interessa investigar as concepções de gramática que dão formatação aos Programas de disciplinas (PGD) e/ou às proposta de ensino de gramática. O subsídio teórico que dá sustentação a esta pesquisa concentra-se nos estudos interacionistas da linguagem (BAKHTIN 2003,1995;GERALDI,2004;BRONCKART, 1999; NEVES, 2006; FURTADO DA CUNHA;TAVARES, 2007). É pesquisa de caráter bibliográfico e documental, com dados oriundos dos PGD e das propostas de ensino dos cursos em apreciação. De forma pontual, espera-se obter dados fiei.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Bezerra de Souza - Integrante / Rosângela Maria Bessa Vidal - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Pesquisa PIBIC CNPq 2014/2015

  • 2013 - 2014

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Pesquisa PIBIC CNPq 2013/2014

  • 2018 - 2018

    Colégio e Curso Evolução

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 25

  • 2018 - 2018

    Faculdade de Quixeramobim

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação (Lato Sensu)

    Outras informações:
    Lecionou a disciplina de Leitura e escrita de Textos Acadêmicos

  • 2018 - 2018

    Faculdade de Quixeramobim

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação (Lato Sensu)

    Outras informações:
    Lecionou a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico

  • 2019 - Atual

    E.E.F. Prof. Regis Bernardo de Souza

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20