Germano Henning

Mestrando do Instituto de Psicologia da USP - PSC. Graduado em Psicologia pela PUCSP em 2009, tem formação avançada em Acompanhamento Terapêutico pelo Núcleo Paradigma, onde também trabalhou como terapeuta comportamental. Participou do CAIS-USP (Projeto de Autismo e Inclusão Social) em 2013 e do PROTANV de 2009 a 2014. É sócio do Grupo D20 - Desenvolvimento em Habilidades Sociais. Atualmente realiza terapia individual e em grupo com adolescentes e adultos. Sócio da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) desde 2005.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Diferenciação da dimensão duração da resposta de pressão à barra e treino discriminativo de estímulos exteroceptivos.
Orientador: Denize Rosana Rubano

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Colégio Universitário de Londrina

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1998

Colégio Marista de Londrina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Contribuições analítico-comportamentais no tratamento de fobias, transtorno. (Carga horária: 5h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2019 - 2019

Psicologia Baseada em Evidências e o Futuro da Terapia Comportamental. (Carga horária: 5h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2011 - 2011

ALGUNS FUNDAMENTOS BEHAVIORISTA RADICAIS PARA A RE. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2011 - 2011

ANÁLISE DE UNIDADES COMPORTAMENTAIS E DECOMPOSIÇÃO. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2011 - 2011

O LUGAR DA ORIENTAÇÃO FAMILIAR NA TERAPIA ANALÍTIC. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2011 - 2011

Atualidades em Psicoterapia Analítica Funcional. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Making translations: developing an appropriate fra. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2011 - 2011

A Filosofia, Teorias, Princípios Básicos e Terapia. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

O trabalho comportamental com o autismo no Centro. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Aprimoramento em Acompanhamento Terapêutico e Aten. (Carga horária: 190h). , Paradigma: Núcleo de Análise do Comportamento, NÚCLEO PARADIGMA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Pressupostos filosóficos e história da prática. (Carga horária: 20h). , Paradigma: Núcleo de Análise do Comportamento, NÚCLEO PARADIGMA, Brasil.

2007 - 2007

Modelos Experimentais de Psicopatologia. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2007 - 2007

Comportamento, variação e seleção. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2006 - 2006

Usando criatividade na terapia com crianças. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2006 - 2006

Psicoterapia Analítica Funcional - FAP. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. MÉTODO D20: TERAPIA DE GRUPO COM USO DA GAMIFICAÇAO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E DE COMPETÊNCIA SOCIAL. 2019. (Congresso).

III JAC Paradigma. Habilidades Sociais e manejo de grupo em terapia analítico-comportamental. 2017. (Congresso).

V Evento Board Games UTFPR.O uso do RPG para desenvolvimento de Habilidades Sociais. 2017. (Encontro).

ABPMC. Estratégias e Intervenção para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais com clientes do TEA. 2016. (Congresso).

ABPMC. O desenvolvimento de Habilidades Sociais em Terapia Analítico-Comportamental de grupo. 2015. (Congresso).

World Congress on Brain, Behavior and Emotions. Developing Social Skills with group therapy using RPG. 2015. (Congresso).

II Jornada de Análise do Comportamento USP. 2011. (Encontro).

XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Ferramentas tecnológicas e sistemas de avaliação no CAIS-USP. 2011. (Congresso).

XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Diferenciação da duração da resposta e o controle de estímulos exteroceptivos. 2010. (Congresso).

IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A difícil articulação entre a demanda oferecida pela instituição e a identificada pelo psicólogo educacional.. 2009. (Congresso).

XVIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2009. (Congresso).

Jornada Científica e Entrega do I Prêmio Paradigma. 2008. (Outra).

XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Efeitos do uso da pontuação de categorias de comportamentos apropriados em um ambiente escolar.. 2008. (Congresso).

Contribuições da Análise do Comportamento para o Treinamento e Desenvolvimento. PsicoPuc Junior Projetos e Consultoria.. 2007. (Seminário).

XVI Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2007. (Congresso).

IV Diálogos Sobre Psicoterapia e Medicina Comportamental & IV Encontro Aberto de Terapia Analítico-Comportamental do ITECH (Instituto de Terapia e Estudo do Comportamento Humano). 2006. (Seminário).

Parceria entre psicólogos e advogados: uma estratégia de lidar com a paixão - Crime Passionais. 2006. (Seminário).

Violência na Escola. 2006. (Seminário).

XV Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2006. (Congresso).

Semana da Psicologia. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denize Rosana Rubano

Diferenciaação da dimensão duração da resposta de pressão à barra e treino discriminativo de estímulos exteroceptivos; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Denize Rosana Rubano;

Francisco Lotufo Neto

Os efeitos da intervenção do Método D20 na terapia de grupo sobre as habilidades sociais e competência social em adolescentes e jovens; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia da USP; (Orientador);

Nilza Micheletto

DIFERENCIAÇÃO DA DURAÇÃO DE RESPOSTAS E O CONTROLE DE ESTÍMULOS EXTEROCEPTIVOS; 2009; Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Nilza Micheletto;

SONIA BEATRIZ MEYER

Categorização de sessões com o The Observer; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Sonia Beatriz Meyer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HENNING, G. ; ANDRADE, M. T. P. ; Benevides, R. R. . Método D20: Terapia de grupo com uso da gamificação para o desenvolvimento de habilidades sociais e de competência social.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Benevides, R. R. ; Oliveira, R. R. ; Gallo, R. V. ; HENNING, G. . Intervenções para a promoção da generalização de habilidades sociais treinadas em consultório para contextos naturais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HENNING, G. ; ANDRADE, M. T. P. . Gamificação e modernidade: Um desafio para a terapia individual e de grupo?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HENNING, G. ; SOUZA, M. ; MANFRE, V. ; Lemos, M. S. ; HUBNER, M. . Ferramentas tecnológicas e sistemas de avaliação no CAIS-USP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HENNING, G. . A relação entre a dinâmica familiar e o vício em videogame: um caso de terapia extra-consultório. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HENNING, G. ; Micheletto, N . Diferenciação da duração da resposta e o controle de estímulos exteroceptivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HENNING, G. ; Assis, Fátima R P . O planejamento da atividade escolar no papel da mudança da percepção do aluno-instituição e no comportamento do aluno.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HENNING, G. ; Assis, Fátima R P . A difícil articulação entre a demanda oferecida pela instituição e a identificada pelo psicólogo educacional.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HENNING, G. ; Micheletto, N . Diferenciação da duração de resposta e o controle de estímulos exteroceptivos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HENNING, G. ; Rubano, D R . Diferenciação da dimensão duração da resposta de pressão à barra e treino discriminativo de estímulos exteroceptivos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HENNING, G. ; Assis, Fátima R P . Efeitos do uso da pontuação de categorias de comportamentos apropriados em um ambiente escolar.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HENNING, G. ; ANDRADE, M. T. P. ; FOCK, R. . BeholderCast 107 - RPG e o Transtorno do Espectro Autista. 2018; Tema: TEA e Habilidades Sociais. (Rede social).

ANDRADE, M. T. P. ; HENNING, G. ; FOCK, R. . BeholderCast 122 - RPG e a Depressão | A Taverna do Beholder Cego. 2018; Tema: RPG, Depressão e Terapia de Grupo. (Rede social).

HENNING, G. ; ANDRADE, M. T. P. . Dos jogos para a vida, a utilização de Role Playing Game no combate à dificuldade social. 2018; Tema: RPG e terapia de grupo. (Site).

HENNING, G. ; ANDRADE, M. T. P. ; LACER, L. . Espectro Papo - Jogos de RPG na intervenção em TEA. 2018; Tema: RPG e TEA. (Rede social).

HENNING, G. ; ANDRADE, M. T. P. ; CAMPELO, M. . Mayara Campêlo Fisioterapia - jogos e habilidades sociais. 2018; Tema: RPG e Habilidades Sociais. (Rede social).

ANDRADE, M. T. P. ; HENNING, G. . Psicólogos encontram no RPG ferramenta para motivar adolescentes e jovens. 2017; Tema: Terapia de Grupo, Habilidades Sociais, Competência Social. (Site).

HENNING, G. . Como fazer gráficos no Excel.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo tutorial desenvolvido para auxiliar na produção de gráficos).

HENNING, G. . História do Jazz. 2001 (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Diferenciação da duração de resposta e o controle de estímulos exteroceptivos., Descrição: O objetivo do presente estudo é investigar se, quando um estímulo exteroceptivo acompanha diferentes critérios de reforçamento em uma diferenciação, é possível colocar o responder sob controle discriminativo de tais estímulos e se características do processo de diferenciação, podem ser colocados sob controle discriminativo de estímulos exteroceptivos. O método consistiu no uso de dois ratos Wistars e caixas experimentais do modelo Standard da marca Med Associates (27 x 28 x 30 cm) equipadas com uma barra ao lado de um bebedouro, uma lâmpada de 24W na parede oposta que ilumina a caixa no início da sessão e escurece ao final e caixa do som acima do bebedouro. O procedimento consistiu em: 1) Determinação do peso e do consumo de água e alimento em condição ab lib e introdução do procedimento de privação, 2) Nível operante, 3) Instalação da resposta de pressão à barra, 4) Fortalecimento da resposta instalada, 5) Primeiro teste de generalização, 6) Primeiro treino discriminativo do primeiro estímulo sonoro, 7) Segundo teste de generalização, 8) Segundo treino discriminativo do segundo estímulo sonoro, 9) terceiro teste de generalização e 10) Extinção. Os resultados dos testes de generalização relevam que os diferentes estímulos exteroceptivos não acompanharam a diferenciação da resposta de pressão à barra, porém produziram maior variação nas durações dessas respostas na presença de um terceiro estímulo sonoro ausente nas sessões de treino discriminativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Germano Henning - Coordenador / Nilza Micheletto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Paradigma: Núcleo de Análise do Comportamento

    Vínculo: Psicólogo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Psicoterapia analítico-comportamental e atendimentos extraconsultório, nos moldes de Acompanhamento Terapêutico (AT). Terapia individual com autistas.

  • 2009 - 2014

    Consultório Particular

    Vínculo: Psicólogo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Psicoterapia analítico-comportamental e extraconsultório, nos moldes de Acompanhamento Terapêutico (AT). Terapia individual e grupos no consultório (adolescentes e adultos).

  • 2006 - 2006

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Psicologia Comportamental I: Laboratório de Psicologia Experimental

  • 2006 - 2006

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Psicologia Comportamental II: Laboratório de Psicologia Experimental