Andressa Maria Abreu Pereira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Linguística, A Teoria dos Gêneros Textuais e o Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa LES - Linguagem, Escola e Sociedade, cadastrado no CNPq, sob a orientação da Profa. Dra. Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2015 - 2017

Universidade Federal do Piauí
Título: Letramento e competência comunicativa no ensino médio: uma abordagem etnográfica,Ano de Obtenção: 2017
Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI, Brasil. Palavras-chave: Letramento; Competência comunicativa; Ensino médio; Língua materna; Etnografia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letramento.

Especialização em Linguística, Teoria dos Gêneros e Ensino da L. P.

2013 - 2014

Universidade Estadual do Piauí
Título: Oralidade, Letramento e Alfabetização: uma relação para além do texto.
Orientador: Valdulce Ribeiro Cruz Sousa

Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português

2009 - 2012

Universidade Federal do Piauí

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Extensão em Língua Portuguesa-Módulo II. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Extensão em Língua Portuguesa-Modulo I. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio Nacional de Literatura, Memória e Subjetividade e XI Semana de Letras.LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE LETRAMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2017. (Outra).

I CONGRESSO NACIONAL DE VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS. LETRAMENTO ESCOLAR E COMPETÊNCIA COMUNICATIVA: UMA ANÁLISE SOBRE A ORALIDADE LETRADA DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2016. (Congresso).

X GOGITE-Colóquio de Estudos sobre Gêneros e Texto.CONCEPÇÕES E EXPECTATIVAS ACERCA DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA EM EDITAIS DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. 2016. (Outra).

II Congresso Nacional de Educação. LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UM OLHAR SOBRE A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS. 2015. (Congresso).

II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Cultura, Linguagens e Ensino.O gênero textual "diário pessoal" no livro didático: uma análise à luz do letramento. 2015. (Encontro).

IX Semana Acadêmica de Letras.A ANÁFORA NOMINAL NA ORALIDADE. 2015. (Outra).

I ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA.ESPAÇO DA AULA: O BLOG NO PROCESSO EDUCATIVO. 2014. (Encontro).

III COGITE- COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS E TEXTOS.ESPAÇO DA AULA: O BLOG NO PROCESSO EDUCATIVO. 2013. (Outra).

VIII Congresso Internacional da ABRALIN. EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO NUMA COMUNIDADE E NUMA ESCOLA EM TERESINA-PI: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA. 2013. (Congresso).

VIII Congresso Internacional da ABRALIN. A ENCENAÇÃO DO CRIME: AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E AS PROVAS RETÓRICAS NAS CAPAS DAS REVISTAS ÉPOCA E ISTOÉ. 2013. (Congresso).

II SIELP ? SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.ETNOGRAFIA DOS EVENTOS DE ORALIDADE NUMA COMUNIDADE SOCIAL E SUA INSERÇÃO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA COMUNIDADE PARA A ESCOLA. 2012. (Simpósio).

VI Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em Letras/UFPI.ETNOGRAFIA DOS EVENTOS DE ORALIDADE NUMA COMUNIDADE SOCIAL E SUA INSERÇÃO NA ESCOLA. 2012. (Encontro).

XX Seminário de Iniciação Científica e III Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS EVENTOS DE ORALIDADE E DE LETRAMENTO EM TERESINA: CARACTERIZANDO OS SIGNIFICADOS SOCIAIS DA ORALIDADE NUMA COMUNIDADE EM TERESINA. 2011. (Seminário).

V Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras da UFPI.O projeto de pesquisa Variação Linguística em Teresina nos eventos de oralidade e letramento: pesquisa e teorização. 2010. (Encontro).

XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Kayo César Sousa Gomes

COSTA, Catarina de Sena S. M. da; MAGALHAES NETO, P. R.;PEREIRA, Andressa Maria A.. Discutindo o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa em sala de aula: uma contribuição da sociolinguística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Letras-Português) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa

COSTA, C. S. S. M.. LETRAMENTO E COMPETÊNCIA COMUNICATIVA: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Iveuta de Abreu Lopes

LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Letramento e competência comunicativa no ensino médio: uma abordagem etnográfica. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Iveuta de Abreu Lopes

COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Letramento e competência comunicativa: uma análise etnográfica na escola e na comunidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Pedro Rodrigues Magalhães Neto

COSTA, C. S. S. M.; LOPES, I. A.;MAGALHÃES NETO, P. R.. Letramento e Competência Comunicativa no Ensino Médio: Uma Abordagem Etnográfica. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Pedro Rodrigues Magalhães Neto

COSTA, C. S. S. M.; LOPES, I. A.;MAGALHÃES NETO, P. R.. Letramento e Competência Comunicativa: uma análise etinográfica na escola e na comunidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valdulce Ribeiro Cruz Sousa

ORALIDADE, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: UMA RELAÇÃO PARA ALÉM DO TEXTO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Valdulce Ribeiro Cruz Sousa;

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa

Letramento e Competência Comunicativa no Ensino Médio:uma abordagem etnográfica; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa;

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa

LETRAMENTO E COMPETÊNCIA COMUNICATIVA: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrqado Acadêmico em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa;

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa

Variação linguística nos eventos de oralidade e de letramento em Teresina: caracterização dos significados sociais da Oralidade numa comunidade social; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piuaí; Orientador: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa;

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa

Variação Linguística nos eventos de oralidade e de letramento em Teresina: caracterizando os significados sociais da Oralidade numa comunidade em Teresina; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piuaí; Orientador: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa;

João Benvindo de Moura

Análise do Discurso; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras Português Inglês e Francês) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Benvindo de Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, Deislandia Sousa ; PEREIRA, Andressa Maria A. . TEMPO VERBAL NOS LIVROS DIDÁTICOS: POR ANÁLISE REFLEXIVA À LUZ DOS PRINCÍPIOS ENUNCIATIVOS DA TEORIA DAS OPERAÇÕES ENUNCIATIVAS DE A. CULIOLI. Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos , v. v.01, p. 58-73, 2017.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; NASCIMENTO, J. F.do . ORALIDADE E LETRAMENTO EM SALA DE AULA: DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. In: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa. (Org.). (Org.). VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO: ESCOLA E COMUNIDADE. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2014, v. 1, p. 115-128.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; COSTA, Catarina de Sena S. M. da . LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UM OLHAR SOBRE A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Campina Grande. Anais II CONEDU. Campina Grande: REALIZE, 2015. v. 2.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. . ESPAÇO DA AULA: O BLOG NO PROCESSO EDUCATIVO. In: I ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA, 2014, São Luís. Anais do I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória - ENAFDM. São Luís: EDUFMA, 2014.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; COSTA, Catarina de Sena S. M. da . VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS EVENTOS DE ORALIDADE E DE LETRAMENTO EM TERESINA: CARACTERIZANDO OS SIGNIFICADOS SOCIAIS DA ORALIDADE NUMA COMUNIDADE EM TERESINA. In: XX Seminário de Iniciação Científica e III Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2011, Teresina-PI. XX Seminário de Iniciação Científica da UFPI, 2011.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. . O GÊNERO TEXTUAL ?DIÁRIO PESSOAL? NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE À LUZ DO LETRAMENTO. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: cultura, linguagens e ensino, 2015, Teresina-PI. : O GÊNERO TEXTUAL ?DIÁRIO PESSOAL? NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANALISE À LUZ DO LETRAMENTO. Teresina-PI: EDUFPI, 2015.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. ; REIS, Maria Eduarda C. dos . A ENCENAÇÃO DO CRIME: AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E AS PROVAS RETÓRICAS NAS CAPAS DAS REVISTAS ÉPOCA E ISTOÉ. In: VIII CONGRESSO INTERNCIONAL DA ABRALIN, 2013, Natal- RN. VIII CONGRESSO INTERNCIONAL DA ABRALIN, 2013.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. . EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO NUMA COMUNIDADE E NUMA ESCOLA EM TERESINA-PI: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA. In: VIII CONGRESSO INTERNCIONAL DA ABRALIN, 2013, Natal- RN. VIII CONGRESSO INTERNCIONAL DA ABRALIN, 2013.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. . ESPAÇO DA AULA: O BLOG NO PROCESSO EDUCATIVO. In: III COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS E TEXTOS (COGITE), 2013, Teresina-PI. III COGITE- COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS E TEXTOS. Teresina-PI: Núcleo Cataphora/UFPI, 2013. p. 42-43.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. . ETNOGRAFIA DOS EVENTOS DE ORALIDADE NUMA COMUNIDADE SOCIAL E SUA INSERÇÃO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA COMUNIDADE PARA A ESCOLA. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2012, Uberlândia - MG. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2012. p. 354-355.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; COSTA, Catarina de Sena S. M. da . ETNOGRAFIA DOS EVENTOS DE ORALIDADE NUMA COMUNIDADE SOCIAL E SUA INSERÇÃO NA ESCOLA. In: VI ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS DA UFPI, 2012, Teresina-PI. VI ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS DA UFPI, 2012. p. 81-82.

  • PEREIRA, Andressa Maria A. . LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE LETRAMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. . CONCEPÇÕES E EXPECTATIVAS ACERCA DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA EM EDITAIS DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. . LETRAMENTO ESCOLAR E COMPETÊNCIA COMUNICATIVA: UMA ANÁLISE SOBRE A ORALIDADE LETRADA DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. . O GÊNERO TEXTUAL ?DIÁRIO PESSOAL? NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE À LUZ DO LETRAMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; COSTA, Catarina de Sena S. M. da . LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UM OLHAR SOBRE A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICAS SOCIAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. . A ANÁFORA NOMINAL NA ORALIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. . ESPAÇO DA AULA: O BLOG NO PROCESSO EDUCATIVO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. . EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO NUMA COMUNIDADE E NUMA ESCOLA EM TERESINA-PI: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. . ESPAÇO DA AULA: O BLOG NO PROCESSO EDUCATIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; SILVA, Deislandia de S. ; REIS, Maria Eduarda C. dos . A ENCENAÇÃO DO CRIME: AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E AS PROVAS RETÓRICAS NAS CAPAS DAS REVISTAS ÉPOCA E ISTOÉ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. . ETNOGRAFIA DOS EVENTOS DE ORALIDADE NUMA COMUNIDADE SOCIAL E SUA INSERÇÃO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA COMUNIDADE PARA A ESCOLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; COSTA, Catarina de Sena S. M. da . ETNOGRAFIA DOS EVENTOS DE ORALIDADE NUMA COMUNIDADE SOCIAL E SUA INSERÇÃO NA ESCOLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. ; COSTA, Catarina de Sena S. M. da . VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS EVENTOS DE ORALIDADE E DE LETRAMENTO EM TERESINA: CARACTERIZANDO OS SIGNIFICADOS SOCIAIS DA ORALIDADE NUMA COMUNIDADE EM TERESINA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Andressa Maria A. . AUTORIA E LETRAMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Variação Linguística nos eventos de oralidade e de letramento em Teresina: caracterizando os significados sociais da oralidade numa comunidade em Teresina, Descrição: Essa pesquisa foi realizada sob a orientação da Profa. Dra. Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Maria Abreu Pereira - Coordenador / Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Secretaria da Educação e Cultura do Piauí

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora Substituta de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC- PI).

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor bolsista pelo programa de mestrado, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Estágio de Docência no Ensino Superior, realizado para alunos de Licenciatura Plena em Letras/Português, Período 2016.1, em virtude de sua pesquisa ser financiada pela FAPEPI. Disciplina ministrada: Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa (Carga horária total de 60 horas)

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR DE DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atuei como monitora da disciplina Linguística IV Monográfico, junto ao Departamento de Letras, sob a orientação do professor João Benvindo de Moura, perfazendo um total de 192 horas de atividades acadêmicas.

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Pesquisador de Iniciação Científica sob orientação da Profa. Dra. Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa.

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador na Educação a Distância, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor Formador do Núcleo de Educação a Distância; Curso: Especialização em Estudos Linguísticos e Literários; Disciplina: Sintaxe da Língua Portuguesa; Período: 2018/1