Alfredo César da Veiga

Graduação em Filosofia, História, Teologia e Psicologia. Especialista em Terpaia Cognitivo-Comportamental (PUC-PR), Mestre em Estética e História da Arte pela USP (aprovado com distinção), Doutor em História Social pela FFLCH-USP (aprovado com distinção), Doutor em Psicologia Social (PUC-SP). Pós-Doutorado Psicologia Social (PUC-SP)Membro da International Association for the Psychology of Religion, membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e da Sociedade Brasileira de Psicologia. Pesquisador na área da Educação e das relações entre o emocionar e a alfabetização na idade adulta.

Informações coletadas do Lattes em 18/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)

2017 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Do esforço pessoal à admiração estética: a constituição de uma identidade de leitor
Cecília Pescattore. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Alfabetização de Adulto; Educação; Estética.Grande área: Ciências Humanas

Doutorado em História Social

2006 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: Teologia da Libertação: Nascimento, expansão, recuo e sobrevivência da imagem do excluído dos anos 1970 à época atual
, Ano de obtenção: 2009. Prof. Dr. Francisco Cabral Alambert Júnior. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Estética e História da Arte

2003 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Cláudio Pastro: A arte como veículo do sagrado
, Ano de Obtenção: 2005.Daisy Valle Machado Peccinini de Alvarado.Palavras-chave: Arte Sacra Contemporânea; Sagrado; Pós-Modernidade; Símbolo; Imagem.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Moral. Setores de atividade: Outro; Educação Superior.

Especialização em TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

2021 - 2022

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: sem título
Orientador: sem orientador

Especialização em TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

2021 - 2022

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: sem título
Orientador: sem orientador

Especialização em Psicossomática

2000 - 2001

FACIS/IBEHE

Especialização em Teologia Moral

1999 - 2000

Centro Universitário Assunção

Graduação em Psicologia

2010 - 2015

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Fazer beleza a partir da vida: A arte mural mexicana à luz da psicologia da arte de Vigotski
Orientador: Prof. Dr.: Alex Moreira Carvalho

Graduação em Teologia

1989 - 1992

Centro Universitário Assunção

Graduação em História

1987 - 1989

Centro Universitário Assunção

Graduação em Filosofia

1983 - 1985

Centro Universitário Assunção

Pós-doutorado

2022

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Terapias Cognitivo-comportamentais nos Transtornos de Ansiedade. , Faculdade de Medicina USP, FMUSP, Brasil.

2018 - 2018

Advanced English. (Carga horária: 40h). , University of Toronto, UTORONTO, Canadá.

2016 - 2016

Certificat d'Etudes Françaises. (Carga horária: 40h). , Institut Lyonnais, IL, França.

2011 - 2011

Extensão universitária em Psicogerontologia: Fundamentos e Perspectivas. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2011 - 2011

Fenomenologia da Vida em Michel Henry e as Psicote. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Arte e Cultura nos anos 60. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Organização de eventos

VEIGA, A. C. ; ZACHARIAS, R. . Igreja e escândalos sexuais: a urgência de uma nova cultura formativa. 2019. (Congresso).

VEIGA, Alfredo César . Clero Católico: Construindo Identidades em meio a crises. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

Religion in Society. Liberation Theology: Origin, Expansion, Retreat and Survival of the Excluded People Images. 2019. (Congresso).

XX ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO. Do esforço pessoal à admiração estética: a constituição de uma identidade de leitor. 2019. (Congresso).

A História e seus Públicos.Teologia e História: Atuação dos teólogos da libertação na divulgação da história para os excluídos. 2012. (Simpósio).

IV Semana de Psicologia. 2011. (Congresso).

Oficinas de Pesquisa em Psicologia. 2011. (Oficina).

V Congresso Internacional de Ética e Cidadania: Psicologia e Cristianismo. 2011. (Congresso).

V Curso de Atualização em Psicopatologia para Equipes de Saúde Mental. 2011. (Oficina).

Ideias Vespertinas.Aspectos Contemporâneos de Comunicação e Arte. 2010. (Encontro).

Conferência - Universidade Metodista.O corpo e as mazelas do corpo: aprendendo pelo olhar. 2006. (Simpósio).

VIII Seminário de Pós-Graduação em História Social - USP.O pobre na representação iconográfica da Teologia da Libertação. 2006. (Seminário).

III Congresso em Estética e História da Arte. A querela do sagrado: O pobre na representação iconográfica da Teologia da Libertação. 2005. (Congresso).

III Congresso em Estética e História da Arte ? Arte Brasileira ? Interfaces para a Contemporaneidade. A Querela do Sagrado: O pobre na representação iconográfica da Teologia da Libertação: A estética para os excluídos entre os anos 1960 a 1980. 2005. (Congresso).

Palestra - Universidade de São Paulo.A presença do sagrado na Arte Contemporânea. 2005. (Outra).

Segundo Congresso em Estética e História da Arte: Estética USP 70 anos. A Arte e o Sagrado. 2004. (Congresso).

Primeiro Congresso em Estética e História da Arte: Metáforas urbanas. Cláudio Pastro: A Arte como Veículo do Sagrado. 2003. (Congresso).

Segundo Simpósio Multidisciplinar ? Ética e novas tecnologias.Ética e Estética no Modernismo Latino Americano. 2003. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Gustavo Rocha de Moraes

VEIGA, Alfredo César; BRAMBILLA, B. B.; ALVES, CECÍLIA PESCATORE. Lideranças Comunitárias no Contexto da Pandemia: Um estudo sobre Identidade-Metamorfose. 2023. Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA SOCIAL) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA.

Aluno: Cléia Helena de Carvalho Goulart

VEIGA, Alfredo César; ALVARADO, D. V. M. P.; GONCALVES, L. R.. Carlos Eduardo Uchôa: Um artista beneditino contemporâneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Rocha de Moraes

ALVES, CECÍLIA PESCATORE;VEIGA, A. C.. Lideranças Comunitárias no Contexto da Pandemia: Um estudo sobre Identidade-Metamorfose. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cléia Helena de Carvalho Goulart

Veiga, Alfredo César;VEIGA, Alfredo César. Carlos Eduardo Uchôa: Um artista beneditino contemporâneo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Rolim Capelato

CAPELATO, M. H. R.. Teologia da Libertação: nascimento, expansão, recuo e sobrevivência da imagem do excluído dos anos 1970 à época atual. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Vanessa Louise Batista

ALVES, Cecília Pescatore; CARVALHO, A. M.; Antunes, Mitsuco A. M; SANDOVAL, S. A. M.;BATISTA, Vanessa Louise. Do esforço pessoal à admiração estética: a constituição de uma identidade de leitor. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Enio Jose da Costa Brito

BRITO, E. J. C.. Cláudio Castro: Arte como veículo do Sagrado. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Vinicius Furlan

ALVES, C. P.;FURLAN, V.; ALMEIDA, J. A.. Do esforço pessoal à admiração estética: A constituição de uma identidade de leitor. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Paula Tavares Magalhães

MAGALHÃES, A.P.T.; ALAMBERT, Francisco Cabral; CAPELATO, Maria Helena Rolim; PECCININI, Daisy Valle Machado; AJZENBERG, Elza Maria. Teologia da libertação: nascimento, expansão, recuo e sobrevivência da imagem do excluído dos anos 1970 à época atual. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Mitsuko Aparecida Makino Antunes

ALVES, Cecilia Pescatore; SANDOVAL, Salvador Antonio Meirelles;ANTUNES, M. A. M.; CARVALHO, A.M.; Batista, V. L.. "DO ESFORÇO PESSOAL À ADMIRAÇÃO ESTÉTICA: A CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE DE LEITOR. 2021. Tese (Doutorado em PEPG em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mitsuko Aparecida Makino Antunes

ALVES, Cecilia Pescatore; SANDOVAL, Salvador Antonio Meirelles;ANTUNES, M. A. M.. Do esforço pessoal à admiração estética: A constituição de uma identidade de leitor. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Alex Moreira Carvalho

CARVALHO, Alex Moreira; Antunes, Mitsuko; SANDOVAL, S.; Batista, Vanessa; Alves, Cecilia Pescatore. Do esforço pessoal à admiração estética: a constituição de uma identidade de leitor.. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lisbeth Ruth Rebollo Goncalves

GONCALVES, L. R. R.. Cláudio Pastro: arte como veículo do sagrado. 2005. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte.

Orientou

Cléia Helena de Carvalho Goulart

A Igreja e o Museu a Céu Aberto; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Museu, Educacao e Artes) - Universidade de São Paulo; Orientador: Alfredo César da Veiga;

Foi orientado por

Cecília Pescatore Alves

Do esforço pessoal à admiração estética: A constituição de uma identidade de leitor; 2018; Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em psicologia social) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA-SÃO PAULO, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cecília Pescatore Alves;

Francisco Alambert

Arte e religião: Brasil século XX; 2006; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Francisco Alambert;

Produções bibliográficas

  • VEIGA, ALFREDO CÉSAR DA ; ALVES, CECÍLIA PESCATORE . O relato de história de vida à luz do pensamento de Walter Benjamin: contribuições aos estudos de identidade. Psicologia-Universidade de SP-USP (Impresso) , v. 31, p. 1/190072-11, 2020.

  • VEIGA, Alfredo César . Teologia da Libertação: A luta pela sobrevivência do rosto do oprimido em meio à Restauração Conservadora na Igreja Católica após os anos 1980. SACRILEGENS , v. 15, p. 23-35, 2019.

  • VEIGA, ALFREDOCÉSARDA . BRAZILIANS AND TIREDNESS TO DEMOCRACY. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED RESEARCH , v. 6, p. 373-378, 2018.

  • VEIGA, A. C. . O corpo e as mazelas do corpo: aprendendo pelo olhar. Histórica (São Paulo. Online) , v. -, p. -, 2007.

  • VEIGA, A. C. . A Igreja e os usos políticos do passado. Histórica (São Paulo. Online) , v. -, p. ---, 2007.

  • VEIGA, A. C. . Tecnologia e Espiritualidade: A arte religiosa na era virtual. Histórica (São Paulo. Online) , v. -, p. ---, 2007.

  • VEIGA, A. C. . PSICOLOGIA SOCIAL DO RECONHECIMENTO. 1. ed. São Paulo: CRV, 2022. v. 1. 223p .

  • VEIGA, A. C. . Alfabetização de Adultos: Da Admiração Estética à Constituição de uma Identidade de Leitor. 1ª. ed. Belo Horizonte: Dialética, 2021. 355p .

  • VEIGA, Alfredo César ; ZACHARIAS, R. . Igreja e Escândalos Sexuais: Por uma nova cultura formativa. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2019. 323p .

  • VEIGA, Alfredo César . Pedofilia entre o clero católico na visão de especialistas. 1. ed. São Paulo SP: O som das palavras, 2018. v. 01. 227p .

  • VEIGA, A. C. ; GOUVEA NETO, A. L. (Org.) ; ZANGELMI, A. J. (Org.) ; OLIVEIRA, F. R. C. (Org.) ; AMES, J. L. (Org.) ; Veiga, Alfredo César (Org.) ; BAPTISTA, S. T. C. (Org.) ; FERREIRA, P. P. (Org.) ; ROSA, M. D. (Org.) ; GUIMARAES, L. E. (Org.) . Religião e Política Encontros Desencontros Possibilidades. 1. ed. São Paulo: O Som das Palavras, 2018. v. 1. 232p .

  • VEIGA, Alfredo César . O Rosto dos Oprimidos: Como a Teologia da Libertação 're-humanizou' os santos católicos. 1ª. ed. São Paulo: All Print, 2016. v. 1. 235p .

  • VEIGA, Alfredo César ; ZACHARIAS, R. . Acompanhamento afetivo-sexual como parte da formação do seminarista. In: Veiga, Alfredo Cesar; Zacharias, Ronaldo. (Org.). Igreja e escândalos sexuais: Por uma nova cultura formativa. 1ed.Sao Paulo: Paulus, 2019, v. , p. 157-172.

  • VEIGA, A. C. . A imagética da Teologia Política nos Anos de Chumbo. In: Veiga, Alfredo César. (Org.). Religião e Política Encontros Desencontros Possibilidades. 1ed.São Paulo: O som das Palavras, 2018, v. , p. 211-232.

  • Veiga, Alfredo César ; VEIGA, A. C. . Do Homo Faber ao Homo Economicus. In: Ajzenberg, Elza; Munanga, Kabengele. (Org.). Arte, cidade e meio ambiente. São Paulo: PGEHA-USP, 2010, v. , p. -.

  • VEIGA, A. C. . Arte Cristã Contemporânea: Uma leitura. In: Victor Aquino. (Org.). Metáforas da Arte. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008, v. , p. -.

  • VEIGA, A. C. . O corpo e as mazelas do corpo: Aprendendo pelo olhar. In: Elza Ajzenberg. (Org.). ARTECONHECIMENTO. 1ed.São Paulo: Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte/USP, 2006, v. 1, p. 1-404.

  • VEIGA, A. C. . A Querela do Sagrado: O pobre na representação iconográfica da Teologia da Libertação: A estética para os excluídos entre os anos 1960 a 1980. In: Elza Ajzenberg. (Org.). Arte Brasileira: Interfaces para a Contemporaneidade. 1ed.São Paulo: Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte/USP, 2005, v. 1, p. 1-280.

  • VEIGA, A. C. . A arte e o sagrado. In: Elza Ajzenberg. (Org.). Estética - USP 70 anos. 1ed.São Paulo: Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte/USP, 2004, v. 1, p. 1-371.

  • VEIGA, A. C. . Cláudio Pastro: A Arte como Veículo do Sagrado. In: Elza Ajzenberg. (Org.). Metáforas Urbanas. 1ed.São Paulo: Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte/USP, 2003, v. 1, p. 1-268.

  • VEIGA, A. C. . Joguem pedra na Geisy. Diário do Comércio, São Paulo, p. 3, 17 nov. 2009.

  • VEIGA, A. C. . Marcio Teryia: A dor como remissão. Jornal da ABCA, 21 set. 2009.

  • VEIGA, A. C. . Arte Sacra contemporânea: Uma leitura. JORNAL DA ABCA, São Paulo, p. 11 - 11, 01 out. 2008.

  • VEIGA, A. C. . Brasil: Orgulho e vergonha. Jornal da Tarde, São Paulo, 17 jun. 2007.

  • VEIGA, A. C. . A mensagem do papa. Jornal da Tarde, São Paulo, 18 maio 2007.

  • VEIGA, A. C. . Qual foi, afinal, a mensagem do papa?. Gazeta de Pinheiros, São Paulo, 18 maio 2007.

  • VEIGA, A. C. . De onde vem a força da Igreja?. GAZETA DE PINHEIROS, São Paulo, 06 abr. 2007.

  • VEIGA, A. C. . Que papa é esse?. Jornal da Tarde, São Paulo, 01 abr. 2007.

  • VEIGA, A. C. . Que papa é esse que virá ao Brasil. JORNAL DO BUTANTÃ, São Paulo, 02 mar. 2007.

  • VEIGA, A. C. . Arte e religião: uma relação conflitante?. Jornal do Butantã, São Paulo, 12 maio 2006.

  • VEIGA, Alfredo César ; ALVARADO, D. V. M. P. . Projeto Humanista dos Jesuítas e o início da Cidade de São Paulo. In: X Congresso Internacional de Estética e História da Arte - Escrita da História e (Re)construcao das memórias: arte e arquivos em debate, 2016, São Paulo. Escrita da História e (re) construção das memórias: Arte e arquivos em debate. Sao Paulo: Museu de Arte Contemporanea de Sao Paulo, 2016.

  • VEIGA, Alfredo César . Psicoterapia Breve de Adulto: Paciente EAC. In: XXI Seminário de Práticas Supervisionadas, 2015, São Paulo. Práticas em Textos: Relatórios de estágios em Psicologia. São Paulo: Editora Mackenzie, 2015. v. 5.

  • VEIGA, A. C. ; CARVALHO, A. M. . E não foram felizes para sempre: Uma análise de contos revisitados pelas fotografias de Dina Goldstein. In: Psicologia do Cotidiano, 2012, São Paulo. Caderno de Pesquisas: Psicologia do Cotidiano. São Paulo: Mackenzie, 2012. v. 1. p. 09-69.

  • VEIGA, A. C. . Teologia da Libertação e crítica ao imperialismo norte-americano. In: América, Américas: Arte e Memória, 2007, São Paulo. América, Américas: Arte e Memória. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo. v. 1. p. 105-113.

  • VEIGA, A. C. . A querela do Sagrado: O pobre na representação iconográfica da Teologia da Libertação: A estética para os excluídos entre os anos 1960 a 1980. In: Arte Brasileira: Interfaces para a Contemporaneidade, 2005, São Paulo. Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2005. v. 01. p. 88-91.

  • VEIGA, A. C. . A arte e o sagrado em Cláudio Pastro. In: Estética USP 70 Anos, 2004, São Paulo. Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2004. v. 01. p. 60-67.

  • VEIGA, A. C. . Cláudio Pastro: A Arte como Veículo do Sagrado. In: Congresso em Estética e História da Arte ? Metáforas Urbanas, 2003, São Paulo. Metáforas Urbanas. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2003. v. 01. p. 19-267.

  • VEIGA, A. C. ; Veiga, Alfredo César . O povo em marcha: peregrinações e romarias sob o olhar da Teologia da Libertação. PLURA, Revista de Estudos de Religião , 2010.

  • VEIGA, A. C. . The role of the Life Story Reporting method as a liberation tool for literacy. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, A. C. . Quem sou eu para julgar?: O Papa Francisco e a Espiritualidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VEIGA, Alfredo César . Aesthetics contributions to the study on identity: A case of adult education. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, Alfredo César . Liberation Theology: Excluded People Images. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, Alfredo César . Formação afetiva dos sacerdotes e os escândalos sexuais na Igreja. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VEIGA, Alfredo César . O componente estético-emotivo de aprender a ler e a escrever na idade adulta. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, Alfredo César . Aprender a ler e a escrever na idade adulta: Um ato de resistência e desejo de emancipação e autonomia em meio a um ambiente neoliberal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, Alfredo César . Utopia e emancipação na alfabetização adulta: Um caso emblemático. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, Alfredo César . Teologia da Libertação: A luta pela sobrevivência do rosto do oprimido em meio à Restauração Conservadora na Igreja Católica após os anos 1980. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, Alfredo César . Religião na Sociedade Globalizada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VEIGA, Alfredo César . Projeto Humanista dos Jesuitas e o início da Cidade de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, Alfredo César . Fazer beleza a partir da vida: A arte mural mexicana à luz da psicologia da arte de Vigotski. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VEIGA, Alfredo César . Atendimento em Psicoterapia Breve de Adulto: Paciente EAC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VEIGA, A. C. . Arte cristã contemporânea: Uma leitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VEIGA, A. C. . Tecnologias e Espiritualidade: A arte religiosa na era digital. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, A. C. . Tecnologias e Espiritualidade: A arte religiosa na era digital. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, A. C. . Arte Cristã contemporânea: Uma leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, A. C. . O corpo e as mazelas do corpo: aprendendo pelo olhar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VEIGA, A. C. . A Querela do Sagrado: O pobre na representação iconográfica da Teologia da Libertação: A estética para os excluídos entre os anos 1960 a 1980. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VEIGA, A. C. . Arte e uso político do passado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VEIGA, A. C. . A Querela do Sagrado: O pobre na representação iconográfica da Teologia da Libertação: A estética para os excluídos entre os anos 1960 a 1980. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, A. C. . A Presença do Sagrado na Arte Contemporânea. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VEIGA, A. C. . A arte e o sagrado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, A. C. . Ética e Estética. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VEIGA, A. C. . Cláudio Pastro: Arte como veículo do sagrado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VEIGA, Alfredo César . Abuso sexual na Igreja Católica: Compreendendo as dinâmicas. São Paulo: Paulus, 2019. (Tradução/Artigo).

  • Cruz, Eduardo R. ; VEIGA, A. C. . Repensando o Secular: ciência, tecnologia e religião hoje. São Paulo: Paulinas, 2011. (Tradução/Artigo).

  • VEIGA, A. C. . A Igreja e os usos políticos do passado 2007 (Eletrônica).

  • VEIGA, A. C. . Tecnologia e Espiritualidade: A arte religiosa na era virtual 2007 (Eletrônica).

  • VEIGA, A. C. . O corpo e as mazelas do corpo: aprendendo pelo olhar 2007 (Eletrônica).

Outras produções

VEIGA, A. C. . Diálogos da Psicologia com Michel Foucault. 2018.

VEIGA, A. C. . Os motivos da árvore da vida e de dois pregadores metodistas numa gravura inglesa do século 18: visualizando a sinergia divino-humana na arte anglicana popular. 2018.

VEIGA, Alfredo César . Revista de Psicologia da UNESP Assis. 2014.

Veiga, Alfredo César ; VEIGA, A. C. . III Congresso Internacional de Artes, Novas Tecnologias e Comunicação - CIANTEC. 2009.

VEIGA, A. C. . ENTREVISTA COM BIAL. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VEIGA, A. C. ; ALVARADO, D. V. M. P. . Projeto humanista dos jesuítas e início da cidade de São Paulo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VEIGA, Alfredo César . Curso Preparatório para o Concurso Público da Cidade de Sorocaba. 2020. .

VEIGA, Alfredo César . Pedofilia entre o Clero Católico na visão de especialistas. 2018. (Editoração/Livro).

Veiga, Alfredo César ; GOUVEA NETO, A. L. ; ZANGELMI, A. J. ; OLIVEIRA, F. R. C. ; BINKOWSKI, G. I. ; AMES, J. L. ; FERREIRA, P. P. ; BAPTISTA, S. T. C. ; VEIGA, A. C. . Religião e Política: Encontros, Desencontros, Possibilidades. 2018. (Editoração/Livro).

VEIGA, Alfredo César . O Imaginário da Teologia da Libertação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Veiga, Alfredo César ; VEIGA, A. C. . Ciência na Arte do Renascimento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Veiga, Alfredo César ; VEIGA, A. C. . Arte, novas tecnologias e comunicação: Fenomenologia da contemporaneidade. 2010. (Parecerista Ad Hoc).

VEIGA, A. C. . Marcas do Sagrado na Arte Contemporânea. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVARADO, D. V. M. P. ; VEIGA, A. C. . Brecheret e a Escola de Paris. 2009 (Exposição).

VEIGA, A. C. . História da Paixão de Cristo. 2007.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Do esforço pessoal à admiração estética: a constituição de uma identidade de leitor, Descrição: Parte-se de uma situação na qual o sujeito iletrado, ao escrever pela primeira vez o próprio nome ?se vê? nele para, a partir daí, indagar a respeito dos sentimentos e emoções presentes naquele instante. Esse instante é como uma obra de arte, ou um ?momento estético?, como dizia Adorno (1988, p. 18). Como obra de arte, o nome escrito é capaz de carregar em si a força da identidade desse sujeito? Pode ser considerado um ?fragmento de alteridade? (ADORNO, 1988, p. 18) na medida em que nesse momento o sujeito consegue romper com estereótipos de ?descapacidade?? Nesse sentido, a escrita do próprio nome é uma forma de ?materialidade da identidade? (CIAMPA, 2011, p. 156), a concretização da identidade (Id., p. 148). Desse modo, a pesquisa deverá se debruçar sobre a possibilidade de se verificar uma ?reação estética? no instante em que o sujeito finalmente consegue escrever o próprio nome e se reconhecer nele. A ?reação estética? pode ser constitutiva da identidade? Ela tem o potencial de romper com a mesmice e construir indivíduos autônomos?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / Cecília Pescatore Alves - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - Atual

    Grupo de estudos e pesquisas psicossociais do cotidiano, Descrição: Os diferentes temas pesquisados (Arte; Família; Mídia; Educação; Processos Grupais e Cultura e Trabalho e Lazer) representam recortes que configuram fenômenos amplos a partir dos quais são construídos objetos de pesquisa. Obviamente há intersecção entre os temas, de forma que haja uma perspectiva interdisciplinar entre unidades temáticas. A partir das ferramentas conceituais da Psicologia Social, busca-se ir além do cotidiano, analisando-o dialeticamente, isto é, como produção humana que ora tende para a transformação ora para a manutenção da vida social. Assim, o horizonte ético/político integra, de forma substancial, a análise que se faz ao investigar os processos de subjetivação. Publicação dos livros: Introdução à Psicologia do Cotidiano (2007) e Temas Contemporâneos em Psicologia do Cotidiano(2009) Ed. Expressão e Arte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / Anete Aparecida de Souza Farina - Integrante / Alex Moreira Carvalho - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Teologia da Libertação: Nascimento, expansão, recuo e sobrevivência da imagem do excluído dos anos 1970 à época atual, Descrição: Destaca a reconstituição histórica e estética do processo da arte político-religiosa no Brasil de 1970 aos dias atuais. O período marca o nascimento, expansão, recuo e sobrevivência da Teologia da Libertação, e junto com o discurso que brota dessa reflexão, nasceu uma produção iconográfica própria e que escapa daqueles modelos consagrados pela teologia tradicional. O negro, o índio, o retirante nordestino, a mulher marginalizada, emprestam seus rostos à Virgem Maria e a Jesus Cristo, a fim de reafirmar o nascimento de um homem novo que surge dos escombros da colonização e da dependência política e econômica que marcaram a América Latina. As figuras, os desenhos, os cartazes, as expressões corporais, se transformaram em documentos que essa teologia produziu ao longo das décadas e que aqui serão abordados. De fato, o que nos interessa de perto, não é privilegiar questões de estilo, mas compreender, através de dados iconográficos, a latência de uma teologia exuberante e eficaz em sua intenção de se tornar a voz do pobre e marginalizado. A hipótese da pesquisa se constitui no problema referente ao processo de sacralização de iconografias, personagens profanos sob a égide da Teologia da Libertação no decorrer desse período no Brasil. A originalidade está em mostrar como esse ideário tomou forma através de representações pictóricas que facilitavam a sua compreensão e aceitação por parte do povo, especialmente o morador da periferia das grandes cidades ou do campo. Nesses lugares, graças a essa estratégia, conjugada a outras, como canções, danças e novos rituais, a Teologia da Libertação teve grande aceitação e força, semeando, através das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), a proposta da criação de uma nova sociedade, baseada em relações mais justas e fraternas, superando a exploração e a opressão dos poderosos a serviço do sistema capitalista. No entanto, a partir do final dos anos 1980, o rosto do sagrado estampado no rosto do pobre começa a esmaecer, sinal de um reto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Coordenador.

  • 2006 - Atual

    CEDE - Coletivos Estudos de Estética, Descrição: O Coletivo Estudos de Estética é um grupo de pesquisa constituído na Universidade de São Paulo, onde mantém sede e a coordenação de suas atividades. É integrado por pesquisadores de estética com interesse nas relações desse campo de estudo com a arte, a comunicação e a cultura. Além da USP, onde se localiza a maioria dos integrantes do grupo, outras instituições, a exemplo de UNESP, UDESC, INMOD e SENAC estão nele representadas. Um dos pesquisadores é docente da Ecole Nationale Chimie-Physique-Biologie, de Paris. Entre as atividades regulares constam pesquisas, eventos acadêmicos e publicações, como a revista on-line "Metáforas Record", que se publica regularmente desde maio de 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / Victor Aquino - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Cláudio Pastro: Arte como veículo do sagrado, Descrição: Destaca Cláudio Pastro como artista e aborda o sagrado em suas obras como alternativa para o homem que se vê cercado pelo transitório e pelo descartável da vida pós-moderna e contemporânea. O estudo de seus trabalhos envolve questões pertinentes no que tange às releituras e hibridismos ali presentes. A originalidade desta pesquisa está em dispor um confronto entre o artista, seu pensamento e testemunho através de sua fala e obra e a latência do transcendente para o homem das megalópoles e ainda fazer dialogar um passadismo e uma busca do sagrado como zeitgeist. Ao adotar elementos da arte medieval, Cláudio Pastro quer oferecer um sentido novo ao mundo caótico e fragmentado da pós-modernidade, onde o simbólico represente não um afastamento da realidade, mas uma reação criativa à crise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

  • 2005 - Atual

    Arteconhecimento, Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e a publicação de documentos, ensaios e comunicados de docentes, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Geralmente, acompanha a programação dos eventos científicos, organizado pelo Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alfredo César da Veiga - Integrante / ELZA MARIA AJZENBERG - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Estágio de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio Pós Doc, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso Metodologia em Psicologia Social: Relato de História de Vida, de agosto a dezembro de 2022 ministrado a alunos de pós-graduação no Programa de Estudos e pós-graduação em Psicologia Social

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: discente

2006 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutor Pesquisador

2005 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente Autor

2000 - 2005

CNPq

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente Autor