Simoneide Correia Araújo de Jesus

Mestra em História pelo Programa de Pós Graduação de História, PPGH da Universidade Federal de Alagoas (2016). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2011), especialização em Formação para a Docência do Ensino no Superior (2013), pelo Cesmac. Integrei a Equipe de Produção de Material Didático em Educação a Distância, no Núcleo de Transição Didática e desenvolvi atividades como Tutora da Ead Cied - Ufal (2014). Integro a empresa Escola Espaço Educar, como Pedagoga dos setores Comunicação e Produção Pedagógica CPP e Núcleo de Tecnologia Educacional NTE (2014 ? atualmente). Atuei como colaboradora na elaboração da plataforma do Curso de Avaliação e Tecnologias Educacionais / Plataforma Evidências (MEC - 2018). Atuei como Docente Uninassau (2018). Atuo como Docente da Faculdade de Negócio ? FAN (2020 ? atualmente). Integro a equipe do Cesmac EAD, como Tutora (2020 ? atualmente). Experiência na área de História da Educação, com ênfase em Historiografia Brasileira, Formação Docente (recursos tecnológicos como ferramenta em sala de aula) e Tecnologia Educacional, atuando em formações on-line e tutoria na Educação a Distância ? EAD, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVA / MOODLE e Blackbord Learn.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2014 - 2016

Universidade Federal de Alagoas
Título: MELLO MORAES E O MODELO DE HISTORIOGRAFIA NO BRASIL ? IMPÉRIO,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Arrisete Costa
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil. Palavras-chave: Fontes; PERIÓDICO.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Formação para a Docência no Ensino Superior

2012 - 2013

Centro Universitário CESMAC
Título: A dimensão da disciplina História da Educação na formação do pedagogo
Orientador: Stella Lima de Albuquerque

Graduação em Pedagogia

2007 - 2011

Universidade Federal de Alagoas
Título: A produção de impressos estudantis de Maceió (1858/1943)
Orientador: Maria das Graças de Loiola Madeira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2006 - 2008

Instituto Federal de Alagoas - Matriz

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Colégio Atheneu

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 -

Inglês Basico - I. (Carga horária: 60h). , Casa de Cultura Britânica - Ufal, CCB, Brasil.

2013 - 2013

Tutoria. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Encontro Nacional de História da UFAL.A pintura de artistas brasileiros nos livros didáticos do Ensino de História das séries iniciais. 2013. (Simpósio).

IX Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia. 2011. (Encontro).

III Encontro Norte/Nordeste de História da Educação e X Colóquio de História da educação na Bahia.Concepção de Paschoal Lemme sobre a educação de adulto, a partir da obra "Educação Supletiva: educação de adultos" (1940). 2010. (Encontro).

I Semana do Estudante de Serviço Social. 2010. (Encontro).

VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Inventário da produção de periódicos estudantis alagoanos (1859 - 1943). 2010. (Congresso).

19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.A Pedagogia Cientifica de J. Herbart e Luorenço Filho: em busca de aproximações pela psicologia experimental. 2009. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas.A produção de alunos em periódicos alagoanos (seculo XX). 2009. (Encontro).

I Encontro Internacional da Pedagogia. 2008. (Encontro).

III Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas.A PROFISSIONALIZAÇÃO DE DOCENTES ALAGOANOS EM FONTES PERIÓDICAS (1858-1890). 2008. (Encontro).

Semana de Pedagogia. 2008. (Seminário).

V Congresso Acadêmico. Roteiro de fontes da educação em periódicos de Alagoas ? a trajetória da profissionalização e da organização docente (1850 ? 1950). 2008. (Congresso).

V Congresso da Sociedade Brasileira de História de Eucação. 2008. (Congresso).

Semana de Pedagogia. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria das Graças de Loiola Madeira

MADEIRA, M. G. L.; Amorim, R.; SILVA, G. C. M.. A produção de impressos estudantis de Maceió (1858-1943). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Rayne Moreira Melo Santos

SANTOS, R.M.M.. A Dimensão da Disciplina Histórica da Educação na Formação do Pedagogo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário CESMAC.

Roseane Maria de Amorim

Maria das Graças Loyola;AMORIM, R. M.; Gian Carlo. A produção de impressos estudantis de Maceió (1858/1943). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Pedro Lima Vasconcellos

LIMA, M. L.;VASCONCELLOS, P. L.. Alexandre José de Mello Moraes e o modelo de historiografia no Brasil Império. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas.

Pedro Lima Vasconcellos

COSTA, A.;VASCONCELLOS, P. L.. Alexandre José de Mello Moraes e o modelo de historiografia no Brasil Impériodre. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Alagoas.

Gian Carlo de Melo Silva

Madeira, M. G. L.;SILVA, G. C. M.; Amorim, Roseane. A Produção de Impressos Estudantis de Maceió (1858-1943). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Arrisete Cleide de Lemos Costa

COSTA, A. C. L.; MADEIRA, M. G. L.; VASCONCELLOS, P. L.. Alexandre de Mello Moraes e o Modelo de Historiografia no Brasil Império.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

Rossana Viana Gaia

LIMA, Maria de Lourdes; VASCONCELLOS, P. L.;GAIA, Rossana V.. Alexandre José de Mello Moraes e o modelo de Historiografia no Brasil Império. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

Maria de Lourdes Lima

LIMA, M. L.; GAIA, R. V.; VASCONCELLOS, P. L.. Alexandre José de Mello Moraes e o modelo de historiografia no Brasil Império. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cassia Pauly

TRIVUM: uma introdução à Educação Clássica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Maurício de Nassau - Maceió; Orientador: Simoneide Correia Araujo de Jesus;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria das Graças de Loiola Madeira

A produção de impressos estudantis de Maceió (1858-1943); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria das Graças de Loiola Madeira;

Maria das Graças de Loiola Madeira

Roteiro de fontes da educação em periódicos alagoanos (1870-1950); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria das Graças de Loiola Madeira;

Maria das Graças de Loiola Madeira

Roteiro de fontes da educação em periódicos de Alagoas (1870-1950); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria das Graças de Loiola Madeira;

Maria das Graças de Loiola Madeira

Roteiro de fontes da educação em periodicos de Alagoas: aprofissionalização e a organização do trabalho docente (1850-1950); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria das Graças de Loiola Madeira;

Cleriston Izidro dos Anjos

Estágio em Educação Infantil; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Cleriston Izidro dos Anjos;

Arrisete Cleide de Lemos Costa

ALEXANDRE JOSÉ DE MELLO MORAES E O MODELO DE HISTORIOGRAFIA NO BRASIL IMPÉRIO (1872-1887); 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Arrisete Cleide de Lemos Costa;

Arrisete Cleide de Lemos Costa

Mello Moraes e o modelo de Historiografia no Brasil Império; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Arrisete Cleide de Lemos Costa;

Arrisete Cleide de Lemos Costa

Estágio Docente: Historiografia Geral; 2014; Orientação de outra natureza; (Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Arrisete Cleide de Lemos Costa;

Stella Lima de Albuquerque

A Dimensão da Disciplina História da Educação na Formação do Pedagogo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Stella Lima de Albuquerque;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MADEIRA, M. G. L. ; JESUS, S. C. A. ; SANTOS, M. A. . ROTEIRO DE FONTES DA EDUCAÇÃO EM PERIÓDICOS DE ALAGOAS (1870-1950). 2011. (Relatório de pesquisa).

MADEIRA, M. G. L. ; JESUS, S. C. A. ; SANTOS, M. A. . ROTEIRO DE FONTES DA EDUCAÇÃO EM PERIÓDICOS DE ALAGOAS (1870-1950). 2010. (Relatório de pesquisa).

JESUS, S. C. A. . Direito à Educação Básica de Crianças e Adolescentes: Implicações para a Prática Pedagógica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JESUS, S. C. A. . Arquivos e fontes para história da educação: usos e perspectivas. 2009. .

MADEIRA, M. G. L. ; SILVA, R. G. ; JESUS, S. C. A. . ROTEIRO DE FONTES DA EDUCAÇÃO EM PERIÓDICOS DE ALAGOAS - A TRAJETÓRIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO DOCENTE (1850-1950). 2009. (Relatório de pesquisa).

JESUS, S. C. A. . Pesquisa Biográfica: aspectos teórico-metodológicos na história da educação. 2008. .

JESUS, S. C. A. . A análise do discurso na pesquisa educacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JESUS, S. C. A. . A Contação de História como Recurso Pedagógico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JESUS, S. C. A. . O papel do educador frente as novas tecnologias. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JESUS, S. C. A. . Pesquisa oe Copisa: que prática é essa?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Roteiro de fontes da educação em periódicos de Alagoas ? a trajetória da profissionalização e da organização docente (1850 ? 1950), Descrição: O local da pesquisa é o Instituto Histórico de Alagoas e por último o acervo do Arquivo Público do Estado de Alagoas. O grande objetivo desta pesquisa é elaborar um catálogo de fontes jornalísticas sobre a profissionalização e a organização dos docentes alagoanos dos séculos XIX e XX. As fontes de pesquisa utilizadas são os jornais locais como o Diário de Alagoas (1858 - 1870), o Gutenberg (1884 ? 1903) e O Liberal (1869 ? 1876).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simoneide Correia Araujo de Jesus - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Escola Espaço Educar

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Revisora, Carga horária: 20

2013 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Tutor Presencial, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Componente da Equipe de Transição Didática, do Núcleo de Produção de Material Didático e Tutora da CIED - UFAL.

2008 - 2011

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Graduanda de Pedagogia, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei no projeto durante 3 anos seguidos, 2008-2009 / 2009-2010 / 2010-2011, sendo o segundo ano como colaborado e os demais como bolsista.

2009 - 2010

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

2008 - 2008

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria

Outras informações:
Monitoria da disciplina Fundamentos Historicos da Educação e da Pedagogia

2012 - 2013

Colégio de São José

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da Educação Infantil.

2012 - 2013

Colégio Santa Rosa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora da Educação Infantil

2013 - 2013

ESCOLA ESTADUAL ENGENHEIRO EDSON SALUSTIANO DOS SA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de séries iniciais.