Rosângela Wosiack Zulian

Possui graduação em História e Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa., mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998) e doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura e religiosidade, atuando principalmente nos seguintes temas: catolicismo; hierarquia católica, romanização, discurso religioso, religiosidade e identidades; representações.

Informações coletadas do Lattes em 31/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2004 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Entre o Aggiornamento e a solidão: práticas discursivas de D. Antonio Mazzarotto, primeiro bispo da Diocese de Ponta Grossa - PR (1930-1965)
Artur Cesar Isaia. Palavras-chave: romanização; discurso religioso; catolicismo; hierarquia católica; poder sombólico; episcopado; Igreja católica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Mestrado Em Educação

1994 - 1998

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Catolicismo e Educação em Ponta Grossa, Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Drª Maria Elisabeth Blanck Miguel
Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Geografia

1978 - 1980

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em História

1971 - 1974

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura e religiosidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Religião, cultura e política no Paraná: práticas, conflitos e mediações, Descrição: Religião e política, esferas tradicionalmente associadas ao sagrado e ao profano não estão imunes, na sua historicidade, às dinâmicas e à lógica das sociedades em que se inserem. Mesmo que a relação entre religião e política tenha sido pensada como algo antitético e suas formulações conceituais se expressem de forma dicotômica, as práticas sociais se encarregam de tensioná-las reciprocamente. A emergência de conflitos internos e externos às instituições, onde adesões políticas são atravessadas por práticas e expressões de crenças as mais diversas e com resultados imprevisíveis, são produtos de uma historicidade ainda difusa e com polarização de opiniões nos momentos mais cruciais do político e do religioso. Ou seja, política e religião se mesclam nas suas práticas: a política não prescinde da religião e, em dados momentos, o discurso religioso cumpre uma função claramente política. Nos Campos Gerais, espaço plural e multifacetado, cujo processo histórico foi marcado, a princípio, por uma catolicidade tributária do sistema de cristandade, foram se construindo formas distintas de expressão religiosa atreladas, nos momentos propícios, a um ou outro viés político, normalmente de ordem conservadora.Isso pode ser observado, por exemplo, historicizando o papel das associações religiosas de matriz romanizadora, as formas de crença dos primeiros habitantes da região, as particulares vivência religiosa dos grupos imigrantes que chegam à cidade nos finais do século XIX e, recentemente, das relações entre grupos políticos e comunidades religiosas específicas. Nos projetos que desenvolvemos e nos trabalhos de iniciação científica por nós orientados, tal relação pode ser observada, ainda carecendo de pesquisas mais amplas nas múltiplas fontes que estamos investigando.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosângela Wosiack Zulian - Coordenador / Danile Visnieski - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Imigração e catolicidade: conflitos identitários na Diocese de Ponta Grossa (PR), Descrição: A proposta desta investigação é a de analisar dois processos encontrados no Centro de Documentação do DEHIS e que se referem ao indiciamento e penalização de dois integrantes do clero polonês na cidade de Ponta Grossa (PR). O primeiro processo se estende de 1908 a 1911 e relata o apenamento de um padre católico polonês, acusado de agressão contra alguns alunos do Colégio Sant?Ana. O segundo se prende às supostas atividades heréticas do padre Teofilo Bartnicki, representante da Igreja Vetero ?católica, a qual teve em Ponta Grossa seu primeiro local de instalação. Este processo data de 1934 e se estende até 1935. Ambos os processos remetem aos conflitos relacionados ao grupo imigrante polonês e que repercutiram de forma inusitada perante a cidade e o Estado, possibilitando distintas apreensões do processo. Largamente debatidos nos jornais e na crônica da congregação verbita, permitem perceber que a romanizaçãofoi um processo plural e passível de múltiplas interpretações. Compreender o atravessamento desses embates simbólicos de representações e os discursos produzidos possibilitará a compreensão dos sentidos das práticas discursivas do jornal, dos verbitas, do bispo, dos poloneses católicos e daqueles cooptados pela "heresia".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosângela Wosiack Zulian - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Polonidades e catolicidades: ambigüidades e contradições na organização da Diocese de Ponta Grossa (PR), Descrição: A Sociedade do Verbo Divino foi a primeira congregação que se estabeleceu na cidade sob a diretriz romanizadora.Seu objetivo, dentre outros, foi a tentativa de preservação da fé católica dos imigrantes poloneses e alemães. No entanto, os poloneses reagiram , em diversos momentos, de forma pouco alinhada ao que se esperava de tal comunidade, tradicionalmente católica. Os conflitos e as relações entre a comunidade imigrante e a população local, mediados pelo bispo, produziram uma documentação que indica que o processo de romanização da Igreja católica, especialmente nessa diocese, foi plural e conflituoso. Compreender esses embates simbólicos de representações e os discursos que produziram é a proposta do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosângela Wosiack Zulian - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de História. , Praça Santos Andrade, s/nº, Centro, 84010-790 - Ponta Grossa, PR - Brasil, Telefone: (42) 32203794, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1991 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Asisstente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 03/2003

    Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.,Cargo ou função, Portaria R. n 59 de 31 de março de 2003 - Diretora Adjunta do Setor.

  • 09/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Resolução CEPE n 031 de 05 de setembro de 2002 - Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

  • 03/2000

    Extensão universitária , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Jornal de História.

  • 07/1998

    Extensão universitária , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, , com carga horária de 08 horas semanais.

  • 03/1991

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval (Atual), Fundamentos do Conhecimento Histórico (1999)

  • 02/2012 - 05/2012

    Direção e administração, mestrado em História.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 03/2002 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Serviço realizado, Portaria PROAD n 084, de 12 de março de 2002- Elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas junto a Usina do Conhecimento de Ponta Grossa.

  • 08/2001 - 03/2003

    Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Portaria R. n 144 de 20 de agosto de 2001- Designa para chefia de Adjunto do Departamento de História com mandato de 01/09/2001 a 31/08/2003.

  • 08/2001 - 09/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Portaria R. 152 de 27 de agosto de 2001 - Designa como Representante Docente do Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, junto ao Conselho de Ensino pesquisa e Extensão - CEPE.

  • 09/1999 - 08/2001

    Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Portaria R. n 198 de 20 de agosto de 1999 - Designa para chefia do Departamento de História.

  • 09/1998 - 03/2000

    Treinamentos ministrados , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Treinamentos ministrados, Corrdenação do Núcleo de Religião e Religiosidade

  • 09/1997 - 08/1999

    Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Portaria R. 492 de 28 de agosto de 1997 - Chefe -Adjunto do Departamento de História.

  • 01/1998 - 01/1998

    Ensino, História e Sociedade Novas Tendências e Abordagens, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História Medieval

  • 07/1996 - 08/1996

    Ensino, História do Paraná, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História