Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho

Pesquisador de conceito 1A do CNPq, Ciro Marcondes Filho é o criador da Nova Teoria da Comunicação, que dá bases para a constituição do Campo da Comunicação nas ciências humanas a partir do amadurecimento e da operacionalização do conceito de comunicação, assim como de um modo específico de sua investigação, o metáporo. Bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble (França), é professor titular da ECA-USP desde 1987. Ministrou, na pós-graduação, sem repetição, 43 cursos diferentes, sendo 23 deles sobre a Nova Teoria da Comunicação. Atualmente coordena o FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, da ECA-USP. Entre 1992 a 2000, foi coordenador do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura da USP, onde editou 37 revistas Atrator entranho, realizou 45 encontros acadêmicos, 5 congressos internacionais e publicou 5 livros. Já, no FiloCom, publicou, em 2002 e em 2004, o primeiro e o segundo volume da trilogia Nova Teoria da Comunicação. Em 2010/11 completou-se a obra com a publicação de 5 tomos do Volume III da Nova Teoria. Em 2011, propôs a criação da Rede Nacional de Grupos de Pesquisa em Comunicação, vinculando dezenas de núcleos de pesquisa de todo o país. Entre 2013 e 2016 esteve envolvido no projeto Triangulação Internacional da Comunicação, atuando junto com colegas de Chicago e de Zurique na discussão do tema ?Comunicação e Alteridade?. Em 2014, dinamizou o Projeto FiloCom ?Quinta Essencial?, reunindo 5 grandes nomes da comunicação no Brasil debatendo entre si suas propostas, numa roda de debates que deverá se estender pelos próximos semestres. Formou vários pesquisadores que são hoje referência no Brasil nas áreas de comunicação, imagem, cibercultura e jornalismo. Tem atuado como conferencista pelo país e no exterior, produziu cerca de 50 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise. Foi editor de várias revistas (Comunicação e Artes, Comunicação & política, Atrator estranho), traduziu Niklas Luhmann para ao português. É responsável pela coleção "Filosofia da Comunicação", junto à Editora Paulus, onde propõe títulos revisa traduções do inglês, francês e alemão. Em jornalismo, foi editor do Jornal da USP, colaborador do jornal LEIA, colunista da revista Caros Amigos e da Rádio USP. Criou, a partir de 2017, os Poros da Comunicação, série de diálofos FiloCom-Fapcom, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Em rádio, produziu 57 programas da série O Teatro do Mundo - A Canção, para a Rádio USP, coleção essa acolhida pelo acervo do MIS/SP.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia da Comunicação

1976 - 1981

Universidade Johann Wolfgang Goethe
Título: Comunicação, Ideologia e Dominação
Orientador: Dieter Prokop
Bolsista do(a): DAAD Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD, Alemanha.

Mestrado em Ciência Política

1973 - 1976

Universidade de São Paulo
Título: Elementos para uma Estética Sociológica - um Estudo de Lima Barreto,Ano de Obtenção: 1976
Gabriel Cohn.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Jornalismo

1968 - 1972

Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Sociais

1968 - 1972

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Epistemologia da Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Filosofia da Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Linguagens mediáticas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Imagem, som e texto na comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Metáporo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gabriel Cohn

ELEMENTOS PARA UMA ESTÉTICA SOCIOLÓGICA; 1976; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Gabriel Cohn;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2012

    Dilema da Incomunicabilidade IV, Descrição: O módulo IV do Dilema da Incomunicabilidade trata dos produtos culturais que se utilizam da ficção para realizar a comunicação. Especial destaque se dá aqui à fotografia e, mais particularmente, ao cinema. Com base no referencial teórico e epistemológico da Nova Teoria, esta linha de pesquisa busca trabalhar intensivamente a comunicação engendrada por esses processos, especialmente no que se refere à sua capacidade de quebrar modelos e hábitos instalados no receptor. O cinema tem a potencialidade de produzir trepidações através de sua atuação específica no núcleo empírico da realização da comunicação, ou seja, no processo de afecção, percepção e dos perceptos, que Deleuze chama de blocos de sensações . O cinema, de forma mais bem-sucedida que as demais artes, e incomparavelmente superior às formas discursivas de comunicabilidade tem mais condições de realizar a promessa de comunicação , carente em outros meios, ou seja, produzir choques e violência perceptiva que mexem com o pensamento. O módulo trabalhará intensivamente com Gilles Deleuze, sem abandonar Bergson, Blanchot e Shaviro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O Dilema da Incomunicabilidade, III, Descrição: O terceiro módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade trata da questão da possibilidade da comunicação em relações sociais restritas, como as da convivência conjugal. A pesquisa está sendo tranalhada a partir de autores da Escola de Palo Alto, do relato de narrativas literárias e da discussão filosófica relacionada com o outro e a comunicação, todas vinculadas aos resultados da pesquisa Nova Teoria da Comunicação, já desenvolvida em anos anteriores.. Assim como nos casos anteriores, este módulo deverá render uma obra de consulta e pesquisa, produto das discussões realizadas neste período da pesquisa.,. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O Dilema da Incomunicabilidade, II, Descrição: O segundo módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade (Projeto Temático Fapesp 2009-2013) tratou da comunicação eletrônica e das dificuldades de comunicação ocorridas nessa plataforma. Seu resultado foi a obra "Fascinação e Miséria da Cibercultura", aceito pela Editora Annablume para publicação para o ano de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2005 - 2009

    Nova Teoria da Comunicação, IV, Descrição: A partir de 2006 iniciou-se a terceira e conclusiva parte da pesquisa Nova Teoria da Comunicação desenvolvida pelo FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Nesta fase, caminhou-se para a produção da obra conclusiva, o livro Nova Teoria da Comunicação, III, em 5 tomos, que começaram a ser publicados em 2010. Faz parte também desta fase a realização do seminário "10 Anos de FiloCom : A Nova Teoria nos 44 Anos de ECA", que contou com a participação dos principais pensadores e pesquisadores de comunicação do país, que forma chamados para debate as propostas da Nova Teoria. É também deste período a produção do Dicionário de Comunicação (São Paulo, Paulus, 2008) pelo líder do projeto, proposta nacional que contou com dezenas de especialistas brasileiros redigindo verbetes para o dicionário. Da mesma forma, foi parte do projeto o lançamento do livro Para Entender a Comunicação: Contatos Antecipados com a Nova Teoria (São Paulo, Paulus, 2009), lançado também na Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Elisa Antunes Viviani - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Cristina Valéria Flausino - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Thiago Scarelli - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Nova Teoria da Comunicação, III, Descrição: A partir do ano 2000 iniciou-se o Projeto Nova Teoria da Comunicação, III, com a dissolução do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura e a criação do FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. A intenção de tal empreitada foi a realização de debates, textos e publicação do Volume 2 da Nova Teoria que foi publicado em 2004 pela Editora Paulus.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Eliana Simões Costa - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Alex Galeno - Integrante / Josimey Costa - Integrante / Eduardo Duarte - Integrante.

  • 1989 - 1998

    Nova Teoria da Comunicação, I, Descrição: O Projeto Nova Teoria da Comunicação iniciou-se em 1989 com a definição da proposição de se pensar uma nova teoria da comunicação para a área. A partir de dessa data iniciaram-se os cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes com ess título. Em 1992 foram realziados os primeiros workshops e a publicação dos mesmos na revista Atratos Estranho. Entre 1992 e 1998 foram realizados 45 workshops e publicadas 38 revistas. Foi produzido e publicado o livro Pensar-Pulsar (São Paulo, Edições NTC, 1996), assim como os livros Cenários do Novo Mundo e Vivências Eletrônicas. Na época constituiu-se o núcleo NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura. Foram criados cerca de dez subnúcleos nacionais do NTC, foram realizados congressos internacionais e foram ministrados cursos ao público interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eugênio Rondini Trivinho - Integrante / Beltrina Côrte - Integrante / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Solange Wajnman - Integrante / Mayra Rodrigues Gomes - Integrante / Vani Moreira Kenski - Integrante / Liv Rebecca Sovik - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Marcondes Filho, Ciro (Org.) - Integrante / Denise Camargo - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Wilson Roberto Vieira Ferreira - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Rodrigo Ortiz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Dilema da Incomunicabilidade IV, Descrição: O módulo IV do Dilema da Incomunicabilidade trata dos produtos culturais que se utilizam da ficção para realizar a comunicação. Especial destaque se dá aqui à fotografia e, mais particularmente, ao cinema. Com base no referencial teórico e epistemológico da Nova Teoria, esta linha de pesquisa busca trabalhar intensivamente a comunicação engendrada por esses processos, especialmente no que se refere à sua capacidade de quebrar modelos e hábitos instalados no receptor. O cinema tem a potencialidade de produzir trepidações através de sua atuação específica no núcleo empírico da realização da comunicação, ou seja, no processo de afecção, percepção e dos perceptos, que Deleuze chama de blocos de sensações . O cinema, de forma mais bem-sucedida que as demais artes, e incomparavelmente superior às formas discursivas de comunicabilidade tem mais condições de realizar a promessa de comunicação , carente em outros meios, ou seja, produzir choques e violência perceptiva que mexem com o pensamento. O módulo trabalhará intensivamente com Gilles Deleuze, sem abandonar Bergson, Blanchot e Shaviro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O Dilema da Incomunicabilidade, III, Descrição: O terceiro módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade trata da questão da possibilidade da comunicação em relações sociais restritas, como as da convivência conjugal. A pesquisa está sendo tranalhada a partir de autores da Escola de Palo Alto, do relato de narrativas literárias e da discussão filosófica relacionada com o outro e a comunicação, todas vinculadas aos resultados da pesquisa Nova Teoria da Comunicação, já desenvolvida em anos anteriores.. Assim como nos casos anteriores, este módulo deverá render uma obra de consulta e pesquisa, produto das discussões realizadas neste período da pesquisa.,. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O Dilema da Incomunicabilidade, II, Descrição: O segundo módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade (Projeto Temático Fapesp 2009-2013) tratou da comunicação eletrônica e das dificuldades de comunicação ocorridas nessa plataforma. Seu resultado foi a obra "Fascinação e Miséria da Cibercultura", aceito pela Editora Annablume para publicação para o ano de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2005 - 2009

    Nova Teoria da Comunicação, IV, Descrição: A partir de 2006 iniciou-se a terceira e conclusiva parte da pesquisa Nova Teoria da Comunicação desenvolvida pelo FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Nesta fase, caminhou-se para a produção da obra conclusiva, o livro Nova Teoria da Comunicação, III, em 5 tomos, que começaram a ser publicados em 2010. Faz parte também desta fase a realização do seminário "10 Anos de FiloCom : A Nova Teoria nos 44 Anos de ECA", que contou com a participação dos principais pensadores e pesquisadores de comunicação do país, que forma chamados para debate as propostas da Nova Teoria. É também deste período a produção do Dicionário de Comunicação (São Paulo, Paulus, 2008) pelo líder do projeto, proposta nacional que contou com dezenas de especialistas brasileiros redigindo verbetes para o dicionário. Da mesma forma, foi parte do projeto o lançamento do livro Para Entender a Comunicação: Contatos Antecipados com a Nova Teoria (São Paulo, Paulus, 2009), lançado também na Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Elisa Antunes Viviani - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Cristina Valéria Flausino - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Thiago Scarelli - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Nova Teoria da Comunicação, III, Descrição: A partir do ano 2000 iniciou-se o Projeto Nova Teoria da Comunicação, III, com a dissolução do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura e a criação do FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. A intenção de tal empreitada foi a realização de debates, textos e publicação do Volume 2 da Nova Teoria que foi publicado em 2004 pela Editora Paulus.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Eliana Simões Costa - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Alex Galeno - Integrante / Josimey Costa - Integrante / Eduardo Duarte - Integrante.

  • 1989 - 1998

    Nova Teoria da Comunicação, I, Descrição: O Projeto Nova Teoria da Comunicação iniciou-se em 1989 com a definição da proposição de se pensar uma nova teoria da comunicação para a área. A partir de dessa data iniciaram-se os cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes com ess título. Em 1992 foram realziados os primeiros workshops e a publicação dos mesmos na revista Atratos Estranho. Entre 1992 e 1998 foram realizados 45 workshops e publicadas 38 revistas. Foi produzido e publicado o livro Pensar-Pulsar (São Paulo, Edições NTC, 1996), assim como os livros Cenários do Novo Mundo e Vivências Eletrônicas. Na época constituiu-se o núcleo NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura. Foram criados cerca de dez subnúcleos nacionais do NTC, foram realizados congressos internacionais e foram ministrados cursos ao público interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eugênio Rondini Trivinho - Integrante / Beltrina Côrte - Integrante / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Solange Wajnman - Integrante / Mayra Rodrigues Gomes - Integrante / Vani Moreira Kenski - Integrante / Liv Rebecca Sovik - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Marcondes Filho, Ciro (Org.) - Integrante / Denise Camargo - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Wilson Roberto Vieira Ferreira - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Rodrigo Ortiz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Dilema da Incomunicabilidade IV, Descrição: O módulo IV do Dilema da Incomunicabilidade trata dos produtos culturais que se utilizam da ficção para realizar a comunicação. Especial destaque se dá aqui à fotografia e, mais particularmente, ao cinema. Com base no referencial teórico e epistemológico da Nova Teoria, esta linha de pesquisa busca trabalhar intensivamente a comunicação engendrada por esses processos, especialmente no que se refere à sua capacidade de quebrar modelos e hábitos instalados no receptor. O cinema tem a potencialidade de produzir trepidações através de sua atuação específica no núcleo empírico da realização da comunicação, ou seja, no processo de afecção, percepção e dos perceptos, que Deleuze chama de blocos de sensações . O cinema, de forma mais bem-sucedida que as demais artes, e incomparavelmente superior às formas discursivas de comunicabilidade tem mais condições de realizar a promessa de comunicação , carente em outros meios, ou seja, produzir choques e violência perceptiva que mexem com o pensamento. O módulo trabalhará intensivamente com Gilles Deleuze, sem abandonar Bergson, Blanchot e Shaviro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O Dilema da Incomunicabilidade, III, Descrição: O terceiro módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade trata da questão da possibilidade da comunicação em relações sociais restritas, como as da convivência conjugal. A pesquisa está sendo tranalhada a partir de autores da Escola de Palo Alto, do relato de narrativas literárias e da discussão filosófica relacionada com o outro e a comunicação, todas vinculadas aos resultados da pesquisa Nova Teoria da Comunicação, já desenvolvida em anos anteriores.. Assim como nos casos anteriores, este módulo deverá render uma obra de consulta e pesquisa, produto das discussões realizadas neste período da pesquisa.,. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O Dilema da Incomunicabilidade, II, Descrição: O segundo módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade (Projeto Temático Fapesp 2009-2013) tratou da comunicação eletrônica e das dificuldades de comunicação ocorridas nessa plataforma. Seu resultado foi a obra "Fascinação e Miséria da Cibercultura", aceito pela Editora Annablume para publicação para o ano de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2005 - 2009

    Nova Teoria da Comunicação, IV, Descrição: A partir de 2006 iniciou-se a terceira e conclusiva parte da pesquisa Nova Teoria da Comunicação desenvolvida pelo FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Nesta fase, caminhou-se para a produção da obra conclusiva, o livro Nova Teoria da Comunicação, III, em 5 tomos, que começaram a ser publicados em 2010. Faz parte também desta fase a realização do seminário "10 Anos de FiloCom : A Nova Teoria nos 44 Anos de ECA", que contou com a participação dos principais pensadores e pesquisadores de comunicação do país, que forma chamados para debate as propostas da Nova Teoria. É também deste período a produção do Dicionário de Comunicação (São Paulo, Paulus, 2008) pelo líder do projeto, proposta nacional que contou com dezenas de especialistas brasileiros redigindo verbetes para o dicionário. Da mesma forma, foi parte do projeto o lançamento do livro Para Entender a Comunicação: Contatos Antecipados com a Nova Teoria (São Paulo, Paulus, 2009), lançado também na Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Elisa Antunes Viviani - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Cristina Valéria Flausino - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Thiago Scarelli - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Nova Teoria da Comunicação, III, Descrição: A partir do ano 2000 iniciou-se o Projeto Nova Teoria da Comunicação, III, com a dissolução do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura e a criação do FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. A intenção de tal empreitada foi a realização de debates, textos e publicação do Volume 2 da Nova Teoria que foi publicado em 2004 pela Editora Paulus.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Eliana Simões Costa - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Alex Galeno - Integrante / Josimey Costa - Integrante / Eduardo Duarte - Integrante.

  • 1989 - 1998

    Nova Teoria da Comunicação, I, Descrição: O Projeto Nova Teoria da Comunicação iniciou-se em 1989 com a definição da proposição de se pensar uma nova teoria da comunicação para a área. A partir de dessa data iniciaram-se os cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes com ess título. Em 1992 foram realziados os primeiros workshops e a publicação dos mesmos na revista Atratos Estranho. Entre 1992 e 1998 foram realizados 45 workshops e publicadas 38 revistas. Foi produzido e publicado o livro Pensar-Pulsar (São Paulo, Edições NTC, 1996), assim como os livros Cenários do Novo Mundo e Vivências Eletrônicas. Na época constituiu-se o núcleo NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura. Foram criados cerca de dez subnúcleos nacionais do NTC, foram realizados congressos internacionais e foram ministrados cursos ao público interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eugênio Rondini Trivinho - Integrante / Beltrina Côrte - Integrante / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Solange Wajnman - Integrante / Mayra Rodrigues Gomes - Integrante / Vani Moreira Kenski - Integrante / Liv Rebecca Sovik - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Marcondes Filho, Ciro (Org.) - Integrante / Denise Camargo - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Wilson Roberto Vieira Ferreira - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Rodrigo Ortiz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Dilema da Incomunicabilidade IV, Descrição: O módulo IV do Dilema da Incomunicabilidade trata dos produtos culturais que se utilizam da ficção para realizar a comunicação. Especial destaque se dá aqui à fotografia e, mais particularmente, ao cinema. Com base no referencial teórico e epistemológico da Nova Teoria, esta linha de pesquisa busca trabalhar intensivamente a comunicação engendrada por esses processos, especialmente no que se refere à sua capacidade de quebrar modelos e hábitos instalados no receptor. O cinema tem a potencialidade de produzir trepidações através de sua atuação específica no núcleo empírico da realização da comunicação, ou seja, no processo de afecção, percepção e dos perceptos, que Deleuze chama de ?blocos de sensações?. O cinema, de forma mais bem-sucedida que as demais artes, e incomparavelmente superior às formas discursivas de comunicabilidade tem mais condições de realizar a ?promessa de comunicação?, carente em outros meios, ou seja, produzir choques e violência perceptiva que mexem com o pensamento. O módulo trabalhará intensivamente com Gilles Deleuze, sem abandonar Bergson, Blanchot e Shaviro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O Dilema da Incomunicabilidade, III, Descrição: O terceiro módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade trata da questão da possibilidade da comunicação em relações sociais restritas, como as da convivência conjugal. A pesquisa está sendo tranalhada a partir de autores da Escola de Palo Alto, do relato de narrativas literárias e da discussão filosófica relacionada com o outro e a comunicação, todas vinculadas aos resultados da pesquisa Nova Teoria da Comunicação, já desenvolvida em anos anteriores.. Assim como nos casos anteriores, este módulo deverá render uma obra de consulta e pesquisa, produto das discussões realizadas neste período da pesquisa.,. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O Dilema da Incomunicabilidade, II, Descrição: O segundo módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade (Projeto Temático Fapesp 2009-2013) tratou da comunicação eletrônica e das dificuldades de comunicação ocorridas nessa plataforma. Seu resultado foi a obra "Fascinação e Miséria da Cibercultura", aceito pela Editora Annablume para publicação para o ano de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2005 - 2009

    Nova Teoria da Comunicação, IV, Descrição: A partir de 2006 iniciou-se a terceira e conclusiva parte da pesquisa Nova Teoria da Comunicação desenvolvida pelo FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Nesta fase, caminhou-se para a produção da obra conclusiva, o livro Nova Teoria da Comunicação, III, em 5 tomos, que começaram a ser publicados em 2010. Faz parte também desta fase a realização do seminário "10 Anos de FiloCom : A Nova Teoria nos 44 Anos de ECA", que contou com a participação dos principais pensadores e pesquisadores de comunicação do país, que forma chamados para debate as propostas da Nova Teoria. É também deste período a produção do Dicionário de Comunicação (São Paulo, Paulus, 2008) pelo líder do projeto, proposta nacional que contou com dezenas de especialistas brasileiros redigindo verbetes para o dicionário. Da mesma forma, foi parte do projeto o lançamento do livro Para Entender a Comunicação: Contatos Antecipados com a Nova Teoria (São Paulo, Paulus, 2009), lançado também na Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Elisa Antunes Viviani - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Cristina Valéria Flausino - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Thiago Scarelli - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Nova Teoria da Comunicação, III, Descrição: A partir do ano 2000 iniciou-se o Projeto Nova Teoria da Comunicação, III, com a dissolução do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura e a criação do FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. A intenção de tal empreitada foi a realização de debates, textos e publicação do Volume 2 da Nova Teoria que foi publicado em 2004 pela Editora Paulus.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Eliana Simões Costa - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Alex Galeno - Integrante / Josimey Costa - Integrante / Eduardo Duarte - Integrante.

  • 1989 - 1998

    Nova Teoria da Comunicação, I, Descrição: O Projeto Nova Teoria da Comunicação iniciou-se em 1989 com a definição da proposição de se pensar uma nova teoria da comunicação para a área. A partir de dessa data iniciaram-se os cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes com ess título. Em 1992 foram realziados os primeiros workshops e a publicação dos mesmos na revista Atratos Estranho. Entre 1992 e 1998 foram realizados 45 workshops e publicadas 38 revistas. Foi produzido e publicado o livro Pensar-Pulsar (São Paulo, Edições NTC, 1996), assim como os livros Cenários do Novo Mundo e Vivências Eletrônicas. Na época constituiu-se o núcleo NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura. Foram criados cerca de dez subnúcleos nacionais do NTC, foram realizados congressos internacionais e foram ministrados cursos ao público interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eugênio Rondini Trivinho - Integrante / Beltrina Côrte - Integrante / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Solange Wajnman - Integrante / Mayra Rodrigues Gomes - Integrante / Vani Moreira Kenski - Integrante / Liv Rebecca Sovik - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Marcondes Filho, Ciro (Org.) - Integrante / Denise Camargo - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Wilson Roberto Vieira Ferreira - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Rodrigo Ortiz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Dilema da Incomunicabilidade IV, Descrição: O módulo IV do Dilema da Incomunicabilidade trata dos produtos culturais que se utilizam da ficção para realizar a comunicação. Especial destaque se dá aqui à fotografia e, mais particularmente, ao cinema. Com base no referencial teórico e epistemológico da Nova Teoria, esta linha de pesquisa busca trabalhar intensivamente a comunicação engendrada por esses processos, especialmente no que se refere à sua capacidade de quebrar modelos e hábitos instalados no receptor. O cinema tem a potencialidade de produzir trepidações através de sua atuação específica no núcleo empírico da realização da comunicação, ou seja, no processo de afecção, percepção e dos perceptos, que Deleuze chama de ?blocos de sensações?. O cinema, de forma mais bem-sucedida que as demais artes, e incomparavelmente superior às formas discursivas de comunicabilidade tem mais condições de realizar a ?promessa de comunicação?, carente em outros meios, ou seja, produzir choques e violência perceptiva que mexem com o pensamento. O módulo trabalhará intensivamente com Gilles Deleuze, sem abandonar Bergson, Blanchot e Shaviro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O Dilema da Incomunicabilidade, III, Descrição: O terceiro módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade trata da questão da possibilidade da comunicação em relações sociais restritas, como as da convivência conjugal. A pesquisa está sendo tranalhada a partir de autores da Escola de Palo Alto, do relato de narrativas literárias e da discussão filosófica relacionada com o outro e a comunicação, todas vinculadas aos resultados da pesquisa Nova Teoria da Comunicação, já desenvolvida em anos anteriores.. Assim como nos casos anteriores, este módulo deverá render uma obra de consulta e pesquisa, produto das discussões realizadas neste período da pesquisa.,. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O Dilema da Incomunicabilidade, II, Descrição: O segundo módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade (Projeto Temático Fapesp 2009-2013) tratou da comunicação eletrônica e das dificuldades de comunicação ocorridas nessa plataforma. Seu resultado foi a obra "Fascinação e Miséria da Cibercultura", aceito pela Editora Annablume para publicação para o ano de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2005 - 2009

    Nova Teoria da Comunicação, IV, Descrição: A partir de 2006 iniciou-se a terceira e conclusiva parte da pesquisa Nova Teoria da Comunicação desenvolvida pelo FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Nesta fase, caminhou-se para a produção da obra conclusiva, o livro Nova Teoria da Comunicação, III, em 5 tomos, que começaram a ser publicados em 2010. Faz parte também desta fase a realização do seminário "10 Anos de FiloCom : A Nova Teoria nos 44 Anos de ECA", que contou com a participação dos principais pensadores e pesquisadores de comunicação do país, que forma chamados para debate as propostas da Nova Teoria. É também deste período a produção do Dicionário de Comunicação (São Paulo, Paulus, 2008) pelo líder do projeto, proposta nacional que contou com dezenas de especialistas brasileiros redigindo verbetes para o dicionário. Da mesma forma, foi parte do projeto o lançamento do livro Para Entender a Comunicação: Contatos Antecipados com a Nova Teoria (São Paulo, Paulus, 2009), lançado também na Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Elisa Antunes Viviani - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Cristina Valéria Flausino - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Thiago Scarelli - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Nova Teoria da Comunicação, III, Descrição: A partir do ano 2000 iniciou-se o Projeto Nova Teoria da Comunicação, III, com a dissolução do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura e a criação do FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. A intenção de tal empreitada foi a realização de debates, textos e publicação do Volume 2 da Nova Teoria que foi publicado em 2004 pela Editora Paulus.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Eliana Simões Costa - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Alex Galeno - Integrante / Josimey Costa - Integrante / Eduardo Duarte - Integrante.

  • 1989 - 1998

    Nova Teoria da Comunicação, I, Descrição: O Projeto Nova Teoria da Comunicação iniciou-se em 1989 com a definição da proposição de se pensar uma nova teoria da comunicação para a área. A partir de dessa data iniciaram-se os cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes com ess título. Em 1992 foram realziados os primeiros workshops e a publicação dos mesmos na revista Atratos Estranho. Entre 1992 e 1998 foram realizados 45 workshops e publicadas 38 revistas. Foi produzido e publicado o livro Pensar-Pulsar (São Paulo, Edições NTC, 1996), assim como os livros Cenários do Novo Mundo e Vivências Eletrônicas. Na época constituiu-se o núcleo NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura. Foram criados cerca de dez subnúcleos nacionais do NTC, foram realizados congressos internacionais e foram ministrados cursos ao público interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eugênio Rondini Trivinho - Integrante / Beltrina Côrte - Integrante / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Solange Wajnman - Integrante / Mayra Rodrigues Gomes - Integrante / Vani Moreira Kenski - Integrante / Liv Rebecca Sovik - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Marcondes Filho, Ciro (Org.) - Integrante / Denise Camargo - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Wilson Roberto Vieira Ferreira - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Rodrigo Ortiz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Dilema da Incomunicabilidade IV, Descrição: O módulo IV do Dilema da Incomunicabilidade trata dos produtos culturais que se utilizam da ficção para realizar a comunicação. Especial destaque se dá aqui à fotografia e, mais particularmente, ao cinema. Com base no referencial teórico e epistemológico da Nova Teoria, esta linha de pesquisa busca trabalhar intensivamente a comunicação engendrada por esses processos, especialmente no que se refere à sua capacidade de quebrar modelos e hábitos instalados no receptor. O cinema tem a potencialidade de produzir trepidações através de sua atuação específica no núcleo empírico da realização da comunicação, ou seja, no processo de afecção, percepção e dos perceptos, que Deleuze chama de ?blocos de sensações?. O cinema, de forma mais bem-sucedida que as demais artes, e incomparavelmente superior às formas discursivas de comunicabilidade tem mais condições de realizar a ?promessa de comunicação?, carente em outros meios, ou seja, produzir choques e violência perceptiva que mexem com o pensamento. O módulo trabalhará intensivamente com Gilles Deleuze, sem abandonar Bergson, Blanchot e Shaviro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O Dilema da Incomunicabilidade, III, Descrição: O terceiro módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade trata da questão da possibilidade da comunicação em relações sociais restritas, como as da convivência conjugal. A pesquisa está sendo tranalhada a partir de autores da Escola de Palo Alto, do relato de narrativas literárias e da discussão filosófica relacionada com o outro e a comunicação, todas vinculadas aos resultados da pesquisa Nova Teoria da Comunicação, já desenvolvida em anos anteriores.. Assim como nos casos anteriores, este módulo deverá render uma obra de consulta e pesquisa, produto das discussões realizadas neste período da pesquisa.,. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O Dilema da Incomunicabilidade, II, Descrição: O segundo módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade (Projeto Temático Fapesp 2009-2013) tratou da comunicação eletrônica e das dificuldades de comunicação ocorridas nessa plataforma. Seu resultado foi a obra "Fascinação e Miséria da Cibercultura", aceito pela Editora Annablume para publicação para o ano de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2005 - 2009

    Nova Teoria da Comunicação, IV, Descrição: A partir de 2006 iniciou-se a terceira e conclusiva parte da pesquisa Nova Teoria da Comunicação desenvolvida pelo FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Nesta fase, caminhou-se para a produção da obra conclusiva, o livro Nova Teoria da Comunicação, III, em 5 tomos, que começaram a ser publicados em 2010. Faz parte também desta fase a realização do seminário "10 Anos de FiloCom : A Nova Teoria nos 44 Anos de ECA", que contou com a participação dos principais pensadores e pesquisadores de comunicação do país, que forma chamados para debate as propostas da Nova Teoria. É também deste período a produção do Dicionário de Comunicação (São Paulo, Paulus, 2008) pelo líder do projeto, proposta nacional que contou com dezenas de especialistas brasileiros redigindo verbetes para o dicionário. Da mesma forma, foi parte do projeto o lançamento do livro Para Entender a Comunicação: Contatos Antecipados com a Nova Teoria (São Paulo, Paulus, 2009), lançado também na Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Elisa Antunes Viviani - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Cristina Valéria Flausino - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Thiago Scarelli - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Nova Teoria da Comunicação, III, Descrição: A partir do ano 2000 iniciou-se o Projeto Nova Teoria da Comunicação, III, com a dissolução do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura e a criação do FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. A intenção de tal empreitada foi a realização de debates, textos e publicação do Volume 2 da Nova Teoria que foi publicado em 2004 pela Editora Paulus.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Eliana Simões Costa - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Alex Galeno - Integrante / Josimey Costa - Integrante / Eduardo Duarte - Integrante.

  • 1989 - 1998

    Nova Teoria da Comunicação, I, Descrição: O Projeto Nova Teoria da Comunicação iniciou-se em 1989 com a definição da proposição de se pensar uma nova teoria da comunicação para a área. A partir de dessa data iniciaram-se os cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes com ess título. Em 1992 foram realziados os primeiros workshops e a publicação dos mesmos na revista Atratos Estranho. Entre 1992 e 1998 foram realizados 45 workshops e publicadas 38 revistas. Foi produzido e publicado o livro Pensar-Pulsar (São Paulo, Edições NTC, 1996), assim como os livros Cenários do Novo Mundo e Vivências Eletrônicas. Na época constituiu-se o núcleo NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura. Foram criados cerca de dez subnúcleos nacionais do NTC, foram realizados congressos internacionais e foram ministrados cursos ao público interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eugênio Rondini Trivinho - Integrante / Beltrina Côrte - Integrante / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Solange Wajnman - Integrante / Mayra Rodrigues Gomes - Integrante / Vani Moreira Kenski - Integrante / Liv Rebecca Sovik - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Marcondes Filho, Ciro (Org.) - Integrante / Denise Camargo - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Wilson Roberto Vieira Ferreira - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Rodrigo Ortiz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Dilema da Incomunicabilidade IV, Descrição: O módulo IV do Dilema da Incomunicabilidade trata dos produtos culturais que se utilizam da ficção para realizar a comunicação. Especial destaque se dá aqui à fotografia e, mais particularmente, ao cinema. Com base no referencial teórico e epistemológico da Nova Teoria, esta linha de pesquisa busca trabalhar intensivamente a comunicação engendrada por esses processos, especialmente no que se refere à sua capacidade de quebrar modelos e hábitos instalados no receptor. O cinema tem a potencialidade de produzir trepidações através de sua atuação específica no núcleo empírico da realização da comunicação, ou seja, no processo de afecção, percepção e dos perceptos, que Deleuze chama de ?blocos de sensações?. O cinema, de forma mais bem-sucedida que as demais artes, e incomparavelmente superior às formas discursivas de comunicabilidade tem mais condições de realizar a ?promessa de comunicação?, carente em outros meios, ou seja, produzir choques e violência perceptiva que mexem com o pensamento. O módulo trabalhará intensivamente com Gilles Deleuze, sem abandonar Bergson, Blanchot e Shaviro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O Dilema da Incomunicabilidade, III, Descrição: O terceiro módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade trata da questão da possibilidade da comunicação em relações sociais restritas, como as da convivência conjugal. A pesquisa está sendo tranalhada a partir de autores da Escola de Palo Alto, do relato de narrativas literárias e da discussão filosófica relacionada com o outro e a comunicação, todas vinculadas aos resultados da pesquisa Nova Teoria da Comunicação, já desenvolvida em anos anteriores.. Assim como nos casos anteriores, este módulo deverá render uma obra de consulta e pesquisa, produto das discussões realizadas neste período da pesquisa.,. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O Dilema da Incomunicabilidade, II, Descrição: O segundo módulo do Projeto O Dilema da Incomunicabilidade (Projeto Temático Fapesp 2009-2013) tratou da comunicação eletrônica e das dificuldades de comunicação ocorridas nessa plataforma. Seu resultado foi a obra "Fascinação e Miséria da Cibercultura", aceito pela Editora Annablume para publicação para o ano de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Marília Franco - Integrante.

  • 2005 - 2009

    Nova Teoria da Comunicação, IV, Descrição: A partir de 2006 iniciou-se a terceira e conclusiva parte da pesquisa Nova Teoria da Comunicação desenvolvida pelo FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Nesta fase, caminhou-se para a produção da obra conclusiva, o livro Nova Teoria da Comunicação, III, em 5 tomos, que começaram a ser publicados em 2010. Faz parte também desta fase a realização do seminário "10 Anos de FiloCom : A Nova Teoria nos 44 Anos de ECA", que contou com a participação dos principais pensadores e pesquisadores de comunicação do país, que forma chamados para debate as propostas da Nova Teoria. É também deste período a produção do Dicionário de Comunicação (São Paulo, Paulus, 2008) pelo líder do projeto, proposta nacional que contou com dezenas de especialistas brasileiros redigindo verbetes para o dicionário. Da mesma forma, foi parte do projeto o lançamento do livro Para Entender a Comunicação: Contatos Antecipados com a Nova Teoria (São Paulo, Paulus, 2009), lançado também na Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eliana Simões Costa - Integrante / Karenine Miracelly Rocha da Cunha - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Rafael Elias Teixeira - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Ana Elisa Antunes Viviani - Integrante / Ana Paula de Morais Teixeira - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Cristina Valéria Flausino - Integrante / Manfred Fassler - Integrante / Frank Hartmann - Integrante / Thiago Scarelli - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Lauren Ferreira Colvara - Integrante / Maurício Augusto Nascimento Liesen - Integrante.

  • 2000 - 2005

    Nova Teoria da Comunicação, III, Descrição: A partir do ano 2000 iniciou-se o Projeto Nova Teoria da Comunicação, III, com a dissolução do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura e a criação do FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. A intenção de tal empreitada foi a realização de debates, textos e publicação do Volume 2 da Nova Teoria que foi publicado em 2004 pela Editora Paulus.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Eliana Simões Costa - Integrante / Elenildes Dantas - Integrante / Claudenir Módulo Alves - Integrante / Eliany Salvatierra Machado - Integrante / Marco Toledo de Assis Bastos - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Alex Galeno - Integrante / Josimey Costa - Integrante / Eduardo Duarte - Integrante.

  • 1989 - 1998

    Nova Teoria da Comunicação, I, Descrição: O Projeto Nova Teoria da Comunicação iniciou-se em 1989 com a definição da proposição de se pensar uma nova teoria da comunicação para a área. A partir de dessa data iniciaram-se os cursos de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes com ess título. Em 1992 foram realziados os primeiros workshops e a publicação dos mesmos na revista Atratos Estranho. Entre 1992 e 1998 foram realizados 45 workshops e publicadas 38 revistas. Foi produzido e publicado o livro Pensar-Pulsar (São Paulo, Edições NTC, 1996), assim como os livros Cenários do Novo Mundo e Vivências Eletrônicas. Na época constituiu-se o núcleo NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura. Foram criados cerca de dez subnúcleos nacionais do NTC, foram realizados congressos internacionais e foram ministrados cursos ao público interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho - Coordenador / Eugênio Rondini Trivinho - Integrante / Beltrina Côrte - Integrante / Rosamaria de Melo Rocha - Integrante / Solange Wajnman - Integrante / Mayra Rodrigues Gomes - Integrante / Vani Moreira Kenski - Integrante / Liv Rebecca Sovik - Integrante / Danielle Naves de Oliveira - Integrante / Tarcyanie Cajueiro Santos - Integrante / Ana Célia Martines Guarnieri - Integrante / Marcondes Filho, Ciro (Org.) - Integrante / Denise Camargo - Integrante / José Alberto Pereira - Integrante / Wilson Roberto Vieira Ferreira - Integrante / Maria Cristina Daniels - Integrante / Rodrigo Ortiz - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Comunicações e Artes da USP, Departamento de Jornalismo e Editoração. , AV. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 Bloco A Sala 41, Cidade Universitária, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 30914329, Fax: (011) 38141324, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Cátedra Unesco Memorial da América Latina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2014 - Atual

    Faculdade Casper Líbero

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 1998 - 2000

    Universidade Stendhal de Grenoble

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesp, Carga horária: 40

  • 1989 - 1998

    Escola de Comunicações e Artes da USP

    Vínculo: Dedicaçao exclusiva, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2013

      Direção e administração, Departamento de Jornalismo e Editoração, .,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento.

  • 1974 - 1974

    Faculdades Integradas Alcântara Machado

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

  • 1974 - 1974

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

  • 1974 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1986 - 1986

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: DIRETOR DA DIVISAO DE COMUNICACAO SOCIAL

    Atividades

    • 12/2014

      Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento.

    • 03/1986

      Extensão universitária , Universidade de São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, EDICAO DO JORNAL DA USP; COORDENACAO DE TODA DIVULGACAO DA USP.

    • 05/1974

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Linhas de pesquisa

  • 1983 - 1986

    Instituto Metodista de Ensino Superior

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 03/1983 - 12/1986

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação

  • 1981 - 1985

    Sociedade Visconde de Sao Leopoldo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: FACULDADE DE DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO