Raphael Chaves Ferreira
Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011) e mestrado em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2015) e, atualmente, é aluno de graduação na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP). Foi bolsista de iniciação científica do CNPq e de mestrado pela CAPES. Tem experiência na área de História, com ênfase em Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica colonial, economia e sociedade em Minas Gerais no século XVIII, mercado de crédito em Minas Gerais no século XVIII, direito e orfandade no Antigo Regime português.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História
2012 - 2015
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: As três chaves do Juízo: o cofre dos órfãos e o crédito nos tempos do declínio do ouro - Vila de São João del-Rei (1774-1806),Ano de Obtenção: 2015
Afonso de Alencastro Graça Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mercado creditício - Minas Gerais - Séc. XVIII.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Graduação em História
2008 - 2011
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: SOBRE O COMÉRCIO DE ALMAS NA COMARCA DO RIO DAS MORTES (1774-1779) ? O MERCADO NEGREIRO, O CRÉDITO E AS TROCAS
Orientador: Afonso de Alencastro Graça Filho
Formação complementar
2009 - 2009
Imprensa Política e História. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Leitura Documental. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2008 - 2009
Estágio: Higienização de Documentos - LABDOC. (Carga horária: 63h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2008 - 2008
História Social do Futebol Brasileiro. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Participação em eventos
X Semana de História da UFSJ. 2010. (Outra).
IX Semana de História da Universidade Federal de São João del-Rei. 2009. (Outra).
III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. 2008. (Simpósio).
II Seminário Nacional de História da Historiografia: a dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. 2008. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, R. C. . Somos portugueses: identidade, soberania, crédito e controle social nos quadros do império português - Minas Gerais (1774-1779). In: X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica e XI Conferência Internacional em História de Empresas, 2013, Juiz de Fora. X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica e XI Conferência Internacional em História de Empresas - BRC - Módulo Brasil Colônia, 2013.
-
FERREIRA, R. C. . 'Em nome do Bem Comum': Orfandade e Crédito na vila de São João del-Rei (1774-1776). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, R. C. . O comércio de escravos em São João del-Rei no período de 1750 a1850. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, R. C. . Sobre o comércio de almas na Comarca do Rio das Mortes (1774-1779) - o mercado negreiro, o crédito e as trocas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
FERREIRA, R. C. ; GRAÇA FILHO, Afonso de Alencastro. . Sobre o comércio de almas na Comarca do Rio das Mortes (1774-1779) - o mercado negreiro, o crédito e as trocas. 2011. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Tráfico de escravos em São João del-Rei, 1750-1850: o mercado negreiro, Descrição: A pesquisa tinha por objetivo funcionar como um primeiro impulso no sentido de reconstruir a dinâmica do comércio negreiro na Comarca do Rio das Mortes entre 1750 e 1850, buscando perceber suas flutuações e mudanças no grau de endividamento entre a praça de São João del Rei e o Rio de Janeiro, que havia se constituído como principal fornecedor de escravos para Minas Gerais como a historiografia vem mostrando. Além disso, objetivávamos saber quem eram os agentes envolvidos neste comércio, buscando mensurar a participação dos mineiros neste processo comparativamente aos negociantes cariocas. Com este fim, pretendemos promover um levantamento de informações a partir de fontes diversas: os Livros de Notas de São João del Rei, que cobrem o período entre 1774-1850, as sizas sobre vendas de escravos na sede da Comarca do Rio das Mortes, que cobrem os anos entre 1809 e 1832, além dos inventários post-mortem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raphael Chaves Ferreira - Integrante / Afonso de Alencastro Graça filho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São João Del-Rei, DECIS. , Praça Dom Helvécio, 74, Dom Bosco, 36301-160 - Sao Joao Del Rei, MG - Brasil, Telefone: (32) 33792454
Experiência profissional
2009 - 2009
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitoria da disciplina História Antiga II, ministrada pelo Professor Dr. Moisés Romanazzi Torres.
2009 - 2009
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão do LABDOC, Carga horária: 18
Outras informações:
Atividades de extensão no LABDOC, consistindo de leitura e catalogação de documentos primários em um banco de dados eletrônico, referentes à efetivação do projeto: "Conservação, organização, descrição e indexação em banco de dados de Acervo Foresnse de Queluz do Município de Conselheiro Lafaiete".
Você é Raphael Chaves Ferreira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raphael Chaves Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?