RENATO DE CARVALHO CARDOSO

Mestre e doutorando em música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP. Bacharel em música: habilitação em violão pela mesma instituição, período em que fez parte do Grupo PET-Música, no qual desenvolveu inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão. Formado em guitarra elétrica pela Universidade Livre de Música (ULM-SP). Apresenta-se em recitais solo e em grupo de câmara, e é compositor e arranjador do grupo Espírito do Tempo. Áreas de interesse: Performance musical; Música Antiga; Interpretação musical do barroco; Filosofia da música; Epistemologia; Pensamento complexo; Arte como forma de conhecimento; Arte-educação; Educação musical.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Uma epistemologia complexa para a educação musical: conhecimento multidimensional e criação,
Profa. Dra. Margarete Arroyo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Filosofia da educação musical; formas de conhecimento; criação em música; Complexidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Música.

Mestrado em Música

2012 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Repertório Barroco e suas possibilidades no violão: aspectos teóricos e métodos transcritivos a partir das cordas dedilhadas,Ano de Obtenção: 2014
Profa. Dra. Gisela Gomes Pupo Nogueira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: performance historicamente orientada; violão; cordas dedilhadas; transcrição musical; transcrição direta; Barroco ao violão. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: HISTÓRIA DA MÚSICA.

Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Instrumento

2008 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Violonistas em Período Universitário - Formação musical e estratégias de profissionalização
Orientador: Paulo Augusto Castagna

Curso técnico/profissionalizante

2006 - 2010

Centro de Estudos Musicais Tom Jobim

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Fazer a ponte no Brasil. (Carga horária: 30h). , Aquifolium Educacional, AQUIFOLIUM, Brasil.

2014 - 2014

Encontro sobre Arte da Fundação Bienal de São Paul. (Carga horária: 2h). , Fundação Bienal São Paulo, FBSP, Brasil.

2013 - 2013

Cordas dedilhadas - Prof. Hopkinson Smith (SUI). (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Formação em Educação e Arte Contemporânea. (Carga horária: 3h). , Fundação Bienal São Paulo, FBSP, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Música e história: reflexões socioculturais. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Conexões musicais: Linguagem musical e sociedade. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Festival Leo Brouwer. (Carga horária: 38h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2007

Percepção Musical para Vestibulares de Música. (Carga horária: 72h). , Universidade Livre de Música, ULM, Brasil.

2007 - 2007

O Romantismo e a Gênese da Modernidade. (Carga horária: 32h). , Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, CEM TOM JOBIM, Brasil.

2007 - 2007

Composição e orientação Estética. (Carga horária: 40h). , Universidade Livre de Música, ULM, Brasil.

2007 - 2007

O Negro na Música Erudita do Século XX. (Carga horária: 32h). , Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, CEM TOM JOBIM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música - práticas interpretativas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria dos Sistemas - Música.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do conhecimento e arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARROYO, M. ; CARDOSO, Renato. . IV Seminário Temático do Grupo de Pesquisas APREMUS ? Jovens e Músicas na contemporaneidade. 2017. (Congresso).

Grupo PET-Música ; CARDOSO, R. C. . Mini-curso Música na Escola: Noções Musicais para um Ensino Criativo. 2011. (Outro).

CASTAGNA, P. ; Grupo PET-Música ; CARDOSO, R. C. ; AJA - Projetos Culturais . Semana Conhecendo-nos. 2010. (Outro).

AGAZZI, Anna Cláudia ; CARDOSO, R. C. ; Grupo PET-Música ; AJA - Projetos Culturais . XX Festival UNESP Ritmo e Som. 2010. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9o Seminário Amigos do Guri - For All. 2018. (Seminário).

II Encontro dos Grupos de Pesquisa do Instituto de Artes da UNESP (E-GRUPE).APREMUS - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade. 2017. (Encontro).

IV Seminário Temático do Grupo de Pesquisas APREMUS.Música como forma de conhecimento: educação musical e complexidade. 2017. (Seminário).

II Simpósio de Estética e Filosofia da Música.Entre o sapiens e o demens moriniano: o lúdico, o estético e o poético na educação musical. 2016. (Simpósio).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música.Uma suíte, sua entabulação e a poética do alaúde barroco: considerações sobre a Suíte em Sol Menor, BWV 995, de Johann Sebastian Bach. 2015. (Encontro).

VII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII - Música e Memória.Uma Suite, sua entabulação e a poética do alaúde barroco: considerações sobre a Suite em Sol menor, BWV 995, de Johann Sebastian Bach. 2015. (Encontro).

VII  Encontro de Pesquisadores  sobre   a  Abordagem Hermenêutico-­Fenomenológica   e complexidade.Os estados lúdico, estético e poético na arte-educação em música a partir do pensamento complexo de Edgar Morin. 2015. (Encontro).

XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Transcrições para violão de peças originalmente escritas para alaúde barroco: uma revisão bibliográfica. 2014. (Congresso).

IV Semana de Música Antiga da UFMG.Conceito de indeterminação e o repertório para alaúde barroco: considerações interpretativas e filosóficas. 2013. (Simpósio).

II Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música - SIMPOM.Valores no uso de instrumentos antigos e modernos para a música barroca. 2012. (Simpósio).

VIII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE ABEM.Formação musical e a diversidade de contextos de aprendizado - Uma abordagem qualitativa com estudantes de bacharelado em violão da UNESP. 2012. (Encontro).

4 EALE - Encontro Anual Letras Espanhol. 2010. (Encontro).

III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música.Resistência à aplicação da música de John Cage na apologia ao som ambiental. 2010. (Encontro).

Palestra - 'Para que pesquisar?'. 2010. (Outra).

XV Encontro Nacional dos Grupos PET. 2010. (Encontro).

Simpósio Estética, História e Filosofia da Música em Carl Darlhaus. 2009. (Simpósio).

Festival Leo Brouwer.Recital Ensemble de violões do Festival Leo Brouwer. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gisela Gomes Pupo Nogueira

NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo; KERR, D. M.; CHARLIER, C. B.. Repertório Barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e práticos a partir das cordas dedilhadas. 2014. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) - INSTITUTO DE ARTES DA UNESP.

Gisela Gomes Pupo Nogueira

NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo; KERR, D. M.; CASTAGNA, P. A.. Repertório barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e prático. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) - INSTITUTO DE ARTES DA UNESP.

Gisela Gomes Pupo Nogueira

CASTAGNA, P. A.;NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo. VIOLONISTAS EM PERÍODO UNIVERSITÁRIO: FORMAÇÃO MUSICAL E ESTRATÉGIAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM MÚSICA HABILITAÇÃO EM VIOLÃO) - INSTITUTO DE ARTES DA UNESP.

Dorotéa Machado Kerr

NOGUEIRA, G. G. P.;KERR, D.; CHARLIER, C. B.. Defesa de Dissertação de Mestrado em Música Repertório barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e métodos transcritivos a partir das cordas dedilhadas. São Paulo.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes da UNESP.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.; NOGUEIRA, G. G. P.. Violonistas em período universitário: formação musical e estratégias de profissionalização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gisela Gomes Pupo Nogueira

REPERTÓRIO BARROCO E SUAS POSSIBILIDADES NO VIOLÃO; 2014; Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) - INSTITUTO DE ARTES DA UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gisela Gomes Pupo Nogueira;

Margarete Arroyo

Uma epistemologia complexa para a educação musical: conhecimento multidimensional e criação; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes-UNESP; (Orientador);

Margarete Arroyo

ESTÁGIO DOCÊNCIA; 2016; Orientação de outra natureza; (Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Música)) - Instituto de Artes-UNESP; Orientador: Margarete Arroyo;

Margarete Arroyo

Estágio Docência - Educação, Cultura e Sociedade; 2016; Orientação de outra natureza; (Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Música)) - Instituto de Artes-UNESP; Orientador: Margarete Arroyo;

Paulo Augusto Castagna

Violonistas em período universitário: formação musical e estratégias de profissionalização; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bach; em Música: Hab; Inst/Violão (MIZ)) - Instituto de Artes - UNESP; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, Renato. . O universo lúdico, estético e poético na educação musical: reflexões a partir de Edgar Morin. DEBATES (UNIRIO) , v. n.18, p. 232-247, 2017.

  • CARDOSO, Renato. . Uma suíte, sua entabulação e a poética do alaúde barroco: considerações sobre a Suíte em Sol Menor, BWV 995, de Johann Sebastian Bach. Revista Música (Online) , v. 16, p. 231-240, 2016.

  • CARDOSO, R. C. . Resistência à aplicação dos conceitos da música de John Cage na apologia ao som ambiental. Revista PETulante , v. 4, p. 21-34, 2012.

  • CARDOSO, Renato. . John Cage e Música Antiga: indeterminação nas práticas composicionais e interpretativas. In: Lia Tomás. (Org.). Fronteiras da música: filosofia, estética, história e política. 1ed.São Paulo: Editora da ANPPOM, 2016, v. , p. 443-452.

  • CARDOSO, Renato. . Edgar Morin e ligação dos saberes: uma epistemologia em direção à arte-educação em música. In: Solonildo Almeida da Silva; Simone Cesar da Silva. (Org.). Arte e Docência. 1ed.Fortaleza: IFCE, 2015, v. , p. 227-234.

  • CARDOSO, Renato. . Entre o sapiens e o demens moriniano: o lúdico, o estético e o poético na educação musical. In: II SEFIM ? Simpósio de Estética e Filosofia da Música da UFGRS, 2017, Porto Alegre. Anais do SEFiM - Interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação, 2017. v. 3.

  • CARDOSO, Renato. . Transcrições para violão de peças originalmente escritas para alaúde barroco: uma revisão bibliográfica. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014.

  • CARDOSO, Renato. . Conceito de indeterminação e o repertório para alaúde barroco: considerações interpretativas e filosóficas. In: IV Semana de Música Antiga da UFMG, 2014, Belo Horizonte. Anais da IV Semana de Música Antiga da UFMG: bizzarie alegórica. Belo Horizonte, 2013. v. 1. p. 30-40.

  • CARDOSO, R. C. . Formação musical e a diversidade de contextos de aprendizado - Uma abordagem qualitativa com estudantes de bacharelado em violão da UNESP. In: VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2012, São Paulo. ANAIS - IV SEMANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL IA-UNESP, VIII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ABEM, 2012. p. 868-876.

  • CARDOSO, R. C. . Valores no uso de instrumentos antigos e modernos para a música barroca. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. ANAIS - II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012. p. 1655-1664.

  • CARDOSO, Renato. . Entre o sapiens e o demens moriniano: o lúdico, o estético e o poético na educação musical. In: II Simpósio de Estética e Filosofia da Música, 2016, Porto Alegre. Música, Filosofia e Bildung. Porto Alegre: UFGRS, 2016. p. 349-350.

  • CARDOSO, Renato. . Uma Suite, sua entabulação e a poética do alaúde barroco: considerações sobre a Suite em Sol menor, BWV 995, de Johann Sebastian Bach. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, Renato. . Os estados lúdico, estético e poético na arte­educação em música a partir do pensamento   complexo   de   Edgard   Morin. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, Renato. . John Cage e Música Antiga: indeterminação nas práticas composicionais e interpretativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, Renato. . Transcrições para violão de peças originalmente escritas para alaúde barroco: uma revisão bibliográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, R. C. . Conceito de indeterminação e o repertório para alaúde barroco: considerações interpretativas e filosóficas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, R. C. . Formação musical e a diversidade de contextos de aprendizado - Uma abordagem qualitativa com estudantes de bacharelado em violão da UNESP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, R. C. . Valores no uso de instrumentos antigos e modernos para a música barroca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, R. C. . Resistência à aplicação da música de John Cage na apologia ao som ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUIMARÃES, Márcia ; CARDOSO, R. C. ; Grupo PET-Música . Planejamento Anual de Atividades do Grupo PET-Música. 2011.

GUIMARÃES, Márcia ; CARDOSO, R. C. ; Grupo PET-Música . Relatório Anual de atividades do Grupo PET-Música. 2010.

GUIMARÃES, Márcia ; CARDOSO, R. C. ; Grupo PET-Música . Planejamento Anual de Atividades do Grupo PET-Música. 2010.

GUIMARÃES, Márcia ; CARDOSO, R. C. ; Grupo PET-Música . Relatório Anual de atividades do Grupo PET-Música. 2009.

CARDOSO, R. C. . Relatório anual enviado ao PPG em Música - IA/UNESP. 2013. (Relatório de pesquisa).

CARDOSO, R. C. . Relatório anual enviado ao PPG em Música - IA/UNESP. 2012. (Relatório de pesquisa).

CARDOSO, Renato. ; KENJI, Caio . Apresentação do Duo xviii. 2016. Interpretação.

CARDOSO, Renato. . Gravação ao violão de quatro peças de alaúde barroco. 2015. Registro Fonográfico.

CARDOSO, Renato. . Gravação de vídeo - Suite IX de Silvius Leopold Weiss. 2015. Audiovisual.

CARDOSO, Renato. . Recital de qualificação de mestrado. 2014. Interpretação.

CARDOSO, Renato. . Recital de defesa de mestrado. 2014. Interpretação.

CARDOSO, R. C. . O violão e a música barroca alemã. 2013. Interpretação.

CARDOSO, R. C. ; ROCHA, Atilio ; MENEZES, N. ; THEODORO, R. . Concerto Quarteto Moto Contínuo. 2012. Interpretação.

CARDOSO, Renato. ; ZIBORDI, Bruno ; KENJI, Caio . Espírito do Tempo - Gravação de CD. 2012. Registro Fonográfico.

CARDOSO, R. C. ; ROCHA, Atilio . Recital Museu Paulista. 2011. Interpretação.

CARDOSO, R. C. . Mostra de Música Contemporânea do IA-UNESP. 2011. Interpretação.

CARDOSO, R. C. ; Grupo PET-Música . Mostra de Música Contemporânea do IA-UNESP. 2011. Interpretação.

CARDOSO, R. C. . Recital de violão - Museu Paulista. 2011. Interpretação.

CARDOSO, R. C. . Recital de formatura IA-UNESP, violão solo. 2011. Interpretação.

CARDOSO, R. C. . Grupo Espírito do Tempo - XII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IA-UNESP. 2011. Interpretação.

CARDOSO, R. C. ; ROCHA, Atilio . Recital de violão - Atilio Rocha e Renato Cardoso. 2010. Interpretação.

CARDOSO, R. C. ; ROCHA, Atilio . Recital de violão - Atilio Rocha e Renato Cardoso. 2010. Interpretação.

CARDOSO, R. C. . Recital de violão solo - Renato Cardoso. 2009. Interpretação.

CARDOSO, R. C. ; ANBALI, Gabriela . Duo Cravo-Violão apresenta obras de Johann Sebastian Bach. 2009. Interpretação.

Ensemble Leo Brouwer ; GLOEDEN, Edelton ; DELNERI, Celso ; CARDOSO, R. C. . Projeto "Música: Memória e Cidadania". 2008. Interpretação.

Ensemble Leo Brouwer ; DELNERI, Celso ; GLOEDEN, Edelton ; CARDOSO, R. C. . Concerto Ensemble Leo Brouwer. 2008. Interpretação.

CARDOSO, R. C. ; ZIBORDI, Bruno . Espírito do Tempo - Espírito do Tempo. 2008 (Gravação de CD) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    APREMUS - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Renato de Carvalho Cardoso - Integrante / Margarete Arroyo - Coordenador / Heloisa Faria Braga Feichas - Integrante / Andrea Orrigo Lima - Integrante / Caio Abreu Chiarini - Integrante / Daniel Augusto Oliveira Machado - Integrante / Heraldo Veridiano dos Santos - Integrante / Silvia Regina de Camera Corrêa Bechara - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Violonistas em Período Universitário - Formação musical e estratégias de profissionalização, Descrição: Monografia para o Trabalho de Conclusão de Curso do Instituto de Artes da UNESP, 2011. Trata-se de uma investigação qualitativa sobre a participação da universidade na formação musical e nas escolhas dos caminhos profissionais dos violonistas em período universitário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Menção Honrosa no Prêmio de Excelência pelo Trabalho de Conclusão de Curso, Conselho dos Cursos de Bacharelado em Música e Licenciatura em Educação Musical do IA/UNESP..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional