William Gaida
Possui graduação em Geografia (Bacharelado, 2012), mestrado (2015), doutorado (2021) e recentemente concluiu o pós-doutorado (2024) em Ciência e Tecnologia Ambiental, todos pela Universidade Federal de Santa Maria. Também possui formação técnica em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico da mesma universidade (2014). É membro do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da UFSM. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, desenvolvendo projetos de pesquisa focados em geografia física, geoprocessamento, cartografia, agricultura, uso da terra, resposta espectral e análises de ambientes aquáticos e florestais.
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2017 - 2021
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Avaliação dos efeitos topográficos e direcionais sobre os índices de vegetação na definição de zonas de manejo em povoamentos de pinus no Sul do Brasil
, Ano de obtenção: 2021. Fábio Marcelo Breunig. Coorientador: Edison Rogério Perrando. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Silvicultura; Resposta espectral; Manejo florestal; Geometria de visada; Modelagem Topográfica.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
Mestrado em Geografia
2013 - 2015
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Estudo das variações da reflectância e dos índices de vegetação em função dos parâmetros da modelagem topográfica no Parque Estadual do Turvo, Rio Grande do Sul, Ano de Obtenção: 2015
Fábio Marcelo Breunig.Coorientador: Lênio Soares Galvão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; estudos florestais; fator topográfico de iluminação; geometria de aquisição de dados; relevo.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica / Especialidade: Sensoriamento Remoto.
Graduação em Geografia Bacharelado
2009 - 2012
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Análise da interferência do uso da terra no ambiente aquático da bacia de captação do Reservatório Ernestina, RS
Orientador: Waterloo Pereira Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Geoprocessamento
2015 - 2017
Pós-doutorado
2023 - 2024
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen, UFSM, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Hidrogeografia.
Formação complementar
2024 - 2024
Estatística: conceitos e representações. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2024 - 2024
Planejamento Ambiental. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2024 - 2024
Estatística: medidas de posição e dispersão. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2023 - 2023
Regurarização de imóveis urbanos e georreferenciamento de imóveis rurais. (Carga horária: 8h). , Georref Topografia e Engenharia, GEORREF, Brasil.
2022 - 2022
Avaliação de imóveis rurais. (Carga horária: 20h). , A Mais Agro Treinamentos & Consultoria, A MAIS AGRO, Brasil.
2018 - 2018
Oficina: Ubuntu GNU/Linux versão 16.04 LTS. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
2017 - 2017
Estatítica básica em Ambiente R. (Carga horária: 44h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2015 - 2015
Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Rio Grande do Sul, SENAR - RS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de capacitação de tutores. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Estágio Extra curricular. (Carga horária: 280h). , Procampo Planejamentos Rurais, PROCAMPO, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Pós-processamento de dados GPS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geopocessamento.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Limnologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Hidrogeografia.
Participação em eventos
XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Classificação de imagem para a identificação de estágios fenológicos de cultivos comerciais de pinus no sul do Brasil. 2019. (Simpósio).
XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento e XXV Exposicarta. Sensoriamento remoto multiangular no estudo do Parque Estadual do Turvo - RS. 2014. (Congresso).
XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento e XXV Exposicarta. Avaliação da topografia do Parque Estadual do Turvo, RS, utilizando o modelo digital de elevação ASTER GDEM versão 2. 2014. (Congresso).
I Workshop de Geoinformação e Sensoriamento Remoto. 2013. (Outra).
27ª Jornada Acadêmica Integrada.Imagens de satélite como recurso didático no estudo do espaço vivido por alunos de escolas em ambiente urbano e rural. 2012. (Outra).
27ª Jornada Acadêmica Integrada.Dinâmica da vegetação na bacia de captação do alto curso do Rio Jacuí e sua inflência em reservatórios. 2012. (Outra).
Analise da transição demográfica a partir dos resultados do Censo Demográfico do ano de 2010. 2012. (Outra).
Ciclo de Cinema Cidades do Futuro. 2012. (Outra).
XI Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2012. (Outra).
10ª Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2011. (Outra).
26ª Jornada Acadêmica Integrada.Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) na área de captação do Reservatório Passo Real, RS, nas condições de entressafra e desenvolvimento vegetativo das culturas anuais. 2011. (Outra).
26ª Jornada Acadêmica Integrada.Atlas Geográfico Digital do Bairro no ensino de geografia: o estudo do lugar na/da cidade. 2011. (Outra).
IV Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações. 2011. (Outra).
25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. 2010. (Outra).
9ª Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2010. (Outra).
II Seminário Sustentabilidade na Região da Campanha. 2010. (Seminário).
Trabalhadores sobrantes nas periferias das grandes metrópoles. 2009. (Seminário).
Participação em bancas
BREUNIG, F. M.; GALVAO, L. S.; BOURSCHEIDT, V.;GAIDA, W.; BALBINOT, R.. Caracterização espectral-temporal de florestas subtropicais integrando dados multiespectrais, fitossociológicos e geomorfológicos. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BILHALVA, W. D. B.;GAIDA, W.; SANTOS, P. V.. Aspectos da regulamentação fundiária urbana: um estudo de caso do município de São José do Inhacorá/RS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
BILHALVA, W. D. B.; SAMPAIO, M. I. R.;GAIDA, W.. Projeto para implementação de uma rede geodésica para o Município de Candelária/RS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
BILHALVA, W. D. B.; NUNES, M. S.;GAIDA, W.. Documentação exigida pelos registros de imóveis nos procedimentos que envolvem georreferenciamento de imóveis rurais. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
NUNES, M. S.;GAIDA, W.; BILHALVA, W. D. B.. Georreferenciamento de perímetro urbano na Cidade de Roque Gonzales/RS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
BREUNIG, F. M.GAIDA, W.; PERRANDO, E. R.. Aplicação de técnicas de Machine Learning a dados de sensoriamento remoto para o estudo de florestas plantadas de pinus. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen.
Comissão julgadora das bancas
BREUNIG, F. M.GALVAO, L. S.DALAGNOL, R.; TRENTIN, R.;MOURA, Y. M.. Delineamento de zonas de manejo em povoamentos florestais comerciais de pinus no sul do Brasil com uso do sensoriamento remoto: vantagens e limitações. 2021. Tese (Doutorado em Programa de PG em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BREUNING, Fabio; GALVAO, L. S.; MOURA, Y. M.;TRENTIN, R.; SILVA, R. D.. DELINEAMENTO DE ZONAS DE MANEJO EM POVOAMENTOS FLORESTAIS COMERCIAIS DE PINUS NO SUL DO BRASIL COM USO DO SENSORIAMENTO REMOTO: VANTAGENS E LIMITAÇÕES. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BREUNING, Fabio;TRENTIN, ROMARIO; PERRANDO, E. R.; MOURA, Y. M.;BENEDETTI, Ana Caroline Paim. DELINEAMENTO DE ZONAS DE MANEJO EM POVOAMENTOS FLORESTAIS DE PINUS NO SUL DO BRASIL COM USO DE SÉRIES TEMPORAIS E DADOS MULETIANGULARES DE SENSORIAMENTO REMOTO. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BREUNING, Fabio Marcelo; PERREIRA FILHO, Waterloo;TRENTIN, ROMARIO; CASSOL, Roberto. Estudo das Variações da Reflectância e dos Índices de Vegetação em Função dos Parâmetros da Modelagem Topográfica no Parque Estadual do Turvo, RS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociênci) - Universidade Federal de Santa Maria.
PERREIRA FILHO, Waterloo; CASSOL, Roberto;TRENTIN, Romario. Análise da Interferência do Ambiente Terrestre no Ambiente Aquático da Bacia Hidrográfica do Reservatório Ernestina/RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
GROSS, J. A.; PEREIRA, O. J.; VIEIRA, V.. Utilização de dados de sensoriamento remoto para análise do índice de estado trófico do reservatório UHE Passo Real. 2016 - Universidade Federal de Santa Maria.
PEREIRA FILHO, Waterloo;WERLANG, M. K.; Carvalho. Análise espacial por meio do uso de geotecnologias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BREUNIG, F. M.; GALVAO, L. S.; SILVA, R. D.;TRENTIN, R.; MOURA, Y. M.;WOLLMANN, C. A.; BALBINOT, R.. Delineamento de zonas de manejo em povoamentos florestais comerciais de Pinus no sul do Brasil com uso de sensoriamento remoto: vantagens e limitações. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BREUNIG, Fábio MarceloPEREIRA FILHO, W.GALVAO, L. S.. VARIAÇÕES DA REFLECTÂNCIA E DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM FUNÇÃO DOS PARÂMETROS DA MODELAGEM TOPOGRÁFICA NO PARQUE ESTADUAL DO TURVO, RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BREUNIG, Fábio Marcelo; GALVÃO, Lênio Soares; DALAGNOL, R.;TRENTIN, RomárioMOURA, Y. M.. Avaliação dos efeitos topográficos e direcionais sobre os índices de vegetação na definição de zonas de manejo em povoamentos de pinus no Sul do Brasil.. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BREUNIG, Fábio Marcelo; DE MOURA, YHASMIN MENDES;PERRANDO, E. R.; BENEDETTI, A. C. P.;TRENTIN, Romário. DELINEAMENTO DE ZONAS DE MANEJO EM POVOAMENTOS FLORESTAIS DE PINUS NO SUL DO BRASIL COM USO DE SÉRIES TEMPORAIS E DADOS MULETIANGULARES DE SENSORIAMENTO REMOTO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
Multirresíduos agrotóxicos na bacia hidrográfica do Rio Fortaleza: impactos e perspectivas para o agronegócio no Noroeste do Rio Grande do Sul; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen; (Coorientador);
Foi orientado por
limnologia de Itaipu; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência; Orientador: Waterloo Pereira Filho;
VARIAÇÕES DA REFLECTÂNCIA E DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM FUNÇÃO DOS PARÂMETROS DA MODELAGEM TOPOGRÁFICA NO PARQUE ESTADUAL DO TURVO, RS; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio Marcelo Breunig;
Avaliação dos efeitos topográficos e direcionais sobre os índices de vegetação na definição de zonas de manejo em povoamentos de pinus no Sul do Brasil; ; 2021; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio Marcelo Breunig;
DELINEAMENTO DE ZONAS DE MANEJO EM POVOAMENTOS FLORESTAIS COMERCIAIS DE PINUS NO SUL DO BRASIL COM USO DO SENSORIAMENTO REMOTO: VANTAGENS E LIMITAÇÕES; 2017; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio Marcelo Breunig;
2024; Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fábio Marcelo Breunig;
2023; Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fábio Marcelo Breunig;
Produções bibliográficas
-
BREUNIG, FÁBIO MARCELO ; DALAGNOL, RICARDO ; GALVÃO, LÊNIO SOARES ; BISPO, POLYANNA DA CONCEIÇÃO ; LIU, QING ; BERRA, ELIAS FERNANDO ; GAIDA, WILLIAM ; LIESENBERG, VERALDO ; SAMPAIO, TONY VINICIUS MOREIRA . Monitoring Cover Crop Biomass in Southern Brazil Using Combined PlanetScope and Sentinel-1 SAR Data. Remote Sensing , v. 16, p. 2686, 2024.
-
ROSA, GENESIO MARIO DA ; GAMBOA, ADRIANA CAROLINA ; MACHADO, ANDRESSA MAIARA DE ALMEIDA ; SANTOS, CRISTIANO NUNES DOS ; GAIDA, WILLIAM ; MAHNKE, MATHIAS REZENDE . Influência dos Usos do Solo na Meso e Macrofauna Edáfica: Um Estudo na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. REVISTA DE GEOCIÊNCIAS DO NORDESTE , v. 10, p. 402-413, 2024.
-
KONZEN, I. S. ; GAMBOA, A. C. ; GAIDA, W. ; ROSA, G. M. ; FLACH, K. A. ; BONES, U. A. ; BREUNIG, F. M. ; MENDONCA, A. M. ; MAHNKE, M. R. ; MACIEL, D. H. . IMPACTO DAS ATIVIDADES ANTRÓPICAS E DO USO DA TERRA NA QUALIDADE DA ÁGUA: UMA ANÁLISE EM MICROBACIAS DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 20, p. e2070, 2024.
-
ERTHAL, D. A. ; GAIDA, W. ; BREUNIG, F. M. . Caracterização Geomorfológica do Parque Estadual do Turvo e a sua influência na relação da distribuição Fitossociológica das espécies arbóreas. GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , v. 28, p. e84597, 2024.
-
GAIDA, W. ; BREUNIG, F. M. ; ERTHAL, D. A. ; SAMPAIO, T. V. M. ; SPOHR, R. B. . Avaliação de modelos digitais de elevação para análise hidrológica em ambientes florestais: estudo de caso do Parque Estadual do Turvo, Rio Grande do Sul. GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , v. 28, p. e85914, 2024.
-
VOLPI, GABRIEL ; VOELTZ, THALIA DA SILVA ; ROCHA, MARCELO CARVALHO DA ; LUZ, FELIPE BONINI DA ; SANTOS, NILSON FERREIRA DOS ; ROSA, GENESIO MARIO DA ; BRATZ, LUCAS HEMSING ; TURCHETTO, RICARDO ; CLASEN, BARBARA ESTEVAO ; SILVA, FABIANA REGINA DA ; GAIDA, WILLIAM . Efeitos da presença de Hedychium coronarium e do uso da terra na qualidade da água na zona de amortecimento do Parque Estadual do Turvo. GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , v. 28, p. e85976, 2024.
-
GAIDA, WILLIAM ; BREUNIG, FÁBIO MARCELO ; BALBINOT, RAFAELO ; GALVÃO, LÊNIO SOARES ; MOURA, YHASMIM MENDES . DIRECTIONAL EFFECTS ON THE SPECTRAL RESPONSE OF PINUS ELLIOTTII STANDS CULTIVATED IN SUBTROPICAL LATITUDES. RA'E GA (UFPR) , v. 56, p. 140-161, 2023.
-
GAIDA, WILLIAM ; BREUNIG, FÁBIO MARCELO ; PERRANDO, EDISON ROGÉRIO . Efeito Topográfico sobre a Resposta Espectral de Povoamentos Florestais de Pinus taeda Linnaeus no Sul do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 14, p. 3765-3787, 2021.
-
GAIDA, WILLIAM ; BREUNIG, FÁBIO MARCELO ; GALVÃO, LÊNIO SOARES ; PONZONI, FLÁVIO JORGE . Correção Atmosférica em Sensoriamento Remoto: Uma Revisão. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 13, p. 229-248, 2020.
-
GAIDA, W. ; BREUNIG, F. M. ; GALVAO, L. S. ; TELES, T. S. ; BALBINOT, R. . Variações da reflectância e dos índices de vegetação em função dos parâmetros da modelagem topográfica no Parque Estadual do Turvo, Rio Grande do Sul, Brasil. Investigaciones Geográficas - Instituto de Geografía. Universidad Nacional Autónoma de México , v. 91, p. 105-123, 2016.
-
GROSS, J. A. ; SANTOS, F. C. ; TONIOLO, G. R. ; GAIDA, W. ; PEREIRA FILHO, W. ; BREUNIG, F. M. . RESPOSTA ESPECTRAL DE DOSSÉIS DE SOJA EM FUNÇÃO DE CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILAS. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE) , v. 68, p. 1397-1409, 2016.
-
TELES, THIAGO SOUSA ; GALVÃO, LÊNIO SOARES ; BREUNIG, FÁBIO MARCELO ; BALBINOT, RAFAELO ; GAIDA, WILLIAM . Relationships between MODIS phenological metrics, topographic shade, and anomalous temperature patterns in seasonal deciduous forests of south Brazil. International Journal of Remote Sensing (Print) , v. 36, p. 4501-4518, 2015.
-
GALVÃO, LÊNIO SOARES ; BREUNIG, FÁBIO MARCELO ; TELES, THIAGO SOUSA ; GAIDA, WILLIAM ; BALBINOT, RAFAELO . Investigation of terrain illumination effects on vegetation indices and VI derived phenological metrics in subtropical deciduous forests. GIScience and Remote Sensing , v. 53, p. 360-381, 2015.
-
BREUNIG, F. M. ; GALVAO, L. S. ; SANTOS, J. R. ; GITELSON, A. A. ; MOURA, Y. M. ; TELES, T. S. ; GAIDA, W. . Spectral anisotropy of subtropical deciduous forest using MISR and MODIS data acquired under large seasonal variation in solar zenith angle. International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation , v. 35, p. 294-304, 2014.
-
GAIDA, W. ; PEREIRA FILHO, W. ; WACCHOLZ, F. ; KONRAD, C. G. . Dinâmica da vegetação e uso da terra com uso do NDVI na bacia hidrográfica do Alto Jacuí. Geo UERJ (2007) , v. 2, p. 684-698, 2012.
-
GAIDA, WILLIAM ; Gross, Joceli Augusto ; Toniolo, Gustavo Rodrigues . Desempenho de algoritmos de correção atmosférica sobre dados de reflectância aplicados ao monitoramento remoto da qualidade das águas continentais. In: Joceli Augusto Gross. (Org.). Geografia por sensoriamento remoto. 1ed.Canoas: Mérida Publishers, 2021, v. , p. 45-57.
-
GAIDA, W. ; BREUNIG, F. M. ; PERRANDO, E. R. ; BOSTELMANN, S. L. ; MARTARELLO, V. ; CONTE, B. . Classificação de imagem para a identificação de estágios fenológicos de cultivos comerciais de pinus no sul do Brasil. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos, SP. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2019. v. 17. p. 271-274.
-
SANTOS, F. C. ; GAIDA, W. ; TONIOLO, G. R. ; GROSS, J. A. ; PEREIRA FILHO, W. . Análise das características físicas da área de captação do reservatório Ernestina, Rio Grande do Sul, Brasil. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos, SP. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2019. v. 17. p. 3064-3067.
-
TONIOLO, G. R. ; GROSS, J. A. ; GAIDA, W. ; FACCO, D. S. ; SANTOS, F. C. ; PEREIRA FILHO, W. . Estimativa da transparência da água em uma área piloto do reservatório Itaipu por meio de dados do sensor OLI/LANDSAT-8. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos, SP. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2019. v. 17. p. 3149-3152.
-
GROSS, J. A. ; TONIOLO, G. R. ; GAIDA, W. ; FACCO, D. S. ; SANTOS, F. C. ; PEREIRA FILHO, W. . Reflectância da água em função das concentrações de clorofila-a em um compartimento aquático do reservatório de Itaipu. In: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos, SP. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2019. v. 17. p. 3236-3239.
-
FACCO, D. S. ; DIOGO, A. M. ; FONSECA, E. L. ; GROSS, J. A. ; TONIOLO, G. R. ; GAIDA, W. . Relação entre o EVI2 e a precipitação pluviométrica em uma savana florestada no bioma Pantanal. In: 7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2018, Jardim, MS. Anais do 7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2018. p. 760-769.
-
GAIDA, W. ; GROSS, J. A. ; TONIOLO, G. R. ; SANTOS, F. C. ; FACCO, D. S. ; PEREIRA FILHO, W. . Efeito de diferentes modelos de correção atmosférica na reflectância da água obtida pelo sensor Operational Land Imager (OLI) para a recuperação de sólidos suspensos totais. In: 7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2018, Jardim, MS. Anais do 7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2018. p. 956-966.
-
KAISER, E. A. ; GROSS, J. A. ; FACCO, D. S. ; GAIDA, W. ; PEREIRA FILHO, W. . Influência do espaço urbano sobre o potencial hidrogeniônico do Lajeado Monjolo ? RS ? Brasil. In: Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente, 2016. Reflexões sobre a Geografia Física e o ambiente num mundo em conflito, 2016.
-
GAIDA, W. ; TONIOLO, G. R. ; GROSS, J. A. ; FACCO, D. S. ; KAISER, E. A. ; PEREIRA FILHO, W. . Análise da interferência do uso da terra no ambiente aq uático do Reservatório Ernestina, Rio Grande do Sul, Brasil. In: Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente, 2016, Maputo. Reflexões sobre a Geografia Física e o ambiente num mundo em conflito. Maputo: Editora Educar, 2016.
-
GROSS, J. A. ; SANTOS, F. C. ; GAIDA, W. ; TONIOLO, G. R. ; PEREIRA FILHO, W. . Influência de concentrações de clorofila na resposta espectral de cultivares de soja. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015.
-
BUFFON, E. C. ; ROSA, P. R. R. ; SANTOS, F. C. ; GAIDA, W. ; PEREIRA FILHO, W. . Uso de imagens de satélite como recurso didático no estudo do lugar em escolas de realidades distintas. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015.
-
GALVAO, L. S. ; BREUNIG, F. M. ; SANTOS, J. R. ; TELES, T. S. ; GAIDA, W. ; MOURA, Y. M. . Uso de imagens RapidEye no estudo das variações sazonais de índices de vegetação no Parque Estadual do Turvo (PET). In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015.
-
OSTO, J. V. D. ; PEREIRA FILHO, W. ; GAIDA, W. ; KAISER, E. A. ; FACCO, D. S. ; JORGE, E. D. . Uso de sensoriamento remoto como ferramenta de educação ambiental em turmas do sexto ano do ensino fundamental. In: Jornadas Argentinas de Geotecnologías, 2015, San Luis. Anais Jornada de Tecnologia 2015, 2015.
-
KAISER, E. A. ; PEREIRA FILHO, W. ; GAIDA, W. ; OSTO, J. V. D. ; FACCO, D. S. . Características da água de uma secção do Rio Jacuí, RS, após uma série de represas. In: Jornadas Argentinas de Geotecnologías, 2015, San Luis. Anais Jornada de Tecnologia 2015, 2015.
-
GAIDA, W. ; BREUNIG, F. M. ; GALVAO, L. S. ; TELES, T. S. . Estudo das variações da reflectância de imagens RapidEye em função dos parâmetros da modelagem topográfica no Parque Estadual do Turvo, Rio Grande do Sul. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015.
-
BREUNIG, F. M. ; GALVAO, L. S. ; BALBINOT, R. ; GAIDA, W. ; TELES, T. S. . Sensoriamento remoto multiangular no estudo do Parque Estadual do Turvo - RS. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento e XXV Exposicarta, 2014, Gramado, RS. Anais, 2014.
-
GAIDA, W. ; GROSS, J. A. ; BREUNIG, F. M. ; GALVAO, L. S. ; TELES, T. S. . Avaliação da topografia do Parque Estadual do Turvo, RS, utilizando o modelo digital de elevação ASTER GDEM versão 2. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento e XXV Exposicarta, 2014, Gramado, RS. Anais, 2014.
-
BREUNIG, F. M. ; GALVAO, L. S. ; BALBINOT, R. ; DENARDI, L. ; GAIDA, W. ; TELES, T. S. ; TRAUTENMULLER, J. W. ; VENDRUSCULO, R. . Avaliação do efeito combinado do ângulo zenital solar e da perda de folhas sobre imagens MODIS/ e MISR/Terra. In: XI Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, 2014, Curitiba. Anais do XI Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, 14 a 16 de outubro de 2014, 2014. p. 186-193.
-
KAISER, E. A. ; PEREIRA FILHO, W. ; SANTOS, F. C. ; GAIDA, W. . Influência do uso da terra e da precipitação nas variáveis limnológicas da Usina Hidrelétrica Passo Real. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013, Santa Maria. Anais da 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013.
-
GAIDA, W. ; PEREIRA FILHO, W. ; SANTOS, F. C. . Dinâmica da vegetação na bacia de captação no alto curso do Rio Jacuí e sua influência em reservatórios. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.
-
BUFFON, E. C. ; PEREIRA FILHO, W. ; SANTOS, F. C. ; ROSA, P. R. R. ; GAIDA, W. . Imagens de satélite como recurso didático no estudo do espaço vivido por alunos de escolas em ambiente urbano e rural. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.
-
GAIDA, W. ; PEREIRA FILHO, W. ; WACCHOLZ, F. ; SANTOS, F. C. . Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) na área de captação do reservatório Passo Real, RS, nas condições de entressafra e desenvolvimento vegetativo das culturas anuais. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.
-
ROSA, P. R. R. ; GAIDA, W. ; BOLFE, S. A. . Atlas Geográfico Digital do bairro no ensino de Geografia: o estudo do lugar na/da cidade. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.
-
GAIDA, W. . Geotecnologias no monitoramento ambiental no sul do Brasil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GAIDA, W. ; BREUNIG, F. M. ; PERRANDO, E. R. ; BOSTELMANN, S. L. ; MARTARELLO, V. ; CONTE, B. . Classificação de imagem para a identificação de estágios fenológicos de cultivos comerciais de pinus no sul do Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GAIDA, W. ; GROSS, J. A. ; BREUNIG, F. M. ; GALVAO, L. S. ; TELES, T. S. . Avaliação da topografia do Parque Estadual do Turvo, RS, utilizando o modelo digital de elevação ASTER-GDEM versão 2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BREUNIG, F. M. ; GALVAO, L. S. ; BALBINOT, R. ; GAIDA, W. ; TELES, T. S. . Sensoriamento remoto multiangular no estudo do Parque Estadual do Turvo - RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GAIDA, WILLIAM ; PEREIRA FILHO, W. ; SANTOS, F. C. . Dinâmica da vegetação na bacia de captação no alto curso do Rio Jacuí e sua influência em reservatórios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUFFON, E. C. ; PEREIRA FILHO, W. ; SANTOS, F. C. ; ROSA, P. R. R. ; GAIDA, WILLIAM . Imagens de satélite como recurso didático no estudo do espaço vivido por alunos de escolas em ambiente urbano e rural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSA, P. R. R. ; BOLFE, S. A. ; GAIDA, WILLIAM ; ROCHA, A. M. . ATLAS GEOGRÁFICO ?DIGITAL? DO BAIRRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: o estudo do lugar na/da cidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GAIDA, WILLIAM ; PEREIRA FILHO, W. ; WACCHOLZ, F. ; SANTOS, F. C. . Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) na área de captação do reservatório Passo Real ? RS, nas condições de entressafra e desenvolvimento vegetativo das culturas anuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
GAIDA, W. ; VOLPI, G. B. ; BREUNIG, F. M. . Rainfall Data Downloader 0.1.0. 2024.
GAIDA, W. . Introdução ao processamento digital de imagens em sensoriamento remoto. 2023. .
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Desenvolvimento de sinergias para qualificação dos recursos hídricos em bacias de captação de água, Descrição: Compreender a dinâmica da contaminação hídrica em micro bacias por meio de uma abordagem interdisciplinar da qualidade das águas e dos solos, a identificação de soluções para sanar ou mitigar problemas ambientais e a elaboração de protocolo para os órgãos de gestão e manejo. Objetivo geral: Qualificar os recursos hídricos explorando as sinergias da ação interdisciplinar, com inovação e desenvolvimento de abordagens de monitorar a presença e determinar a sensibilidade bacteriana, frente a agentes antimicrobianos, no extremo norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina, região caracterizada por possuir uma matriz produtiva ligada a produção em confinamento de aves, suínos e produção leiteira. Além disso, esse projeto também tem como objetivo a garimpagem de antimicrobianos da flora subtropical. Objetivos Específicos: Desenvolver um protocolo de mapeamento, qualificação/caracterização e remediação de contaminantes bacterianos com resistência a antimicrobianos; Consolidar o PPGCTA da UFSM e a rede aqui formada como de excelência na formação de profissionais capazes de lidar com a prevenção, detecção, gerenciamento e a solução de problemas ambientais decorrentes da atuação do homem em seu meio; Garimpar antimicrobianos potencialmente ativos contra bactérias de veiculação hídrica na flora subtropical no RS. As avaliações serão ancoradas na coleta de amostras de bactérias isoladas de diversas fontes dos ambientes rurais, no extremo norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina, Brasil. As amostras serão caracterizadas pela sua identificação de gênero, bem como a presença de genes que representam as características de virulência e resistência a antibióticos tradicionais de uso comum. Posteriormente, serão testados os aspectos de resistência a antimicrobianos de extratos da flora da região. Nesse sentido, o projeto será dividido em três fases: Na 1 fase deverá ser realizada a caracterização do meio abiótico, indicando a interferência antrópica no meio terrestre e aquático. Na 2 fase serão coletadas amostras para caracterização e identificação de gênero, bem como a presença de genes que representam as características de virulência e resistência a antibióticos tradicionais de uso comum. Na 3 fase serão realizados testes de ação antimicrobiana de extratos e óleos de plantas da flora da região nas cepas com resistência a antimicrobianos. Na 4 fase deverão ser indicadas ações que possibilitem a preservação do ecossistema considerando o uso antrópico instalado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: William Gaida - Integrante / Fábio Marcelo Breunig - Coordenador / Genesio Mario da Rosa - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Jefferson Alves da Costa Junior - Integrante / Gabriel Baraldi Volpi - Integrante / Hilda Hildebrand Soriani - Integrante / Kauane Andressa Flach - Integrante / Adriana Carolina Gamboa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2024
CONESAT - Monitoring the CONESUL using remote sensing data, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fábio Marcelo Breunig em 03/02/2020., Descrição: The accurate monitoring of large regions is an important asset of remote sensing data and techniques. Because of its multidisciplinary approach, remote sensing is essential to assess the dynamic of the biosphere, atmosphere, hydrosphere, lithosphere and anthroposphere. The integration of these five spheres through remote sensing is a natural process, considering that the instantaneous overlap of the spheres is registered by the imagery at a per-pixel coverage, in space and time. Such data were acquired at high, medium and coarse spatial resolution and under a great range of spectral resolution specifications. High and medium spatial multispectral data are adequate to conduct local and regional studies, while the coarse spatial resolution were widely used to global-scale studies. Integration of remote sensing, meteorology and field archives is absolutely necessary to facing unprecedented environmental challenges worldwide. Global programs have attempted to provide basic scenarios to anywhere. However, some of these results are poorly explored and validated. The CONESUL (also named Southern Cone) refers to the austral zones of the South America and is represented by the territories that fall at the South of the Tropic of Capricorn (Argentina, South of Brazil, Chile, Paraguay and Uruguay). Despite a coverage of over four million km, the region has a lag regarding a holistic approach that will provide a unique understanding of the region dynamic and constraints. Because to its large latitudinal and altitudinal variation, the region present a high geological, climatic and environmental variability, which is a challenge for an integrated approach. By combining remote sensing techniques and data to study the five spheres of CONESUL region, we hope to address part of the gap of studies covering the area and so, advance in the understanding of the spatial and temporal dynamics of the many ecosystems and urban areas that comprise the region. The results will focus on natural vegetation, agricultural areas, inland water systems, urban areas, atmosphere, and the synergetic evaluation of all components through its identification, monitoring and modeling. The CONESAT objective is to make use the remote sensing data to understand the dynamics of CONESUL region at multiple scales. For that, local and regional studies will be carried out addressing primarily the following topics: environment; agriculture; inland and coastal water; forest and biomes; urban areas, and atmosphere. The scientific goals of this project is to obtain a better understanding of the CONESUL region using a multidisciplinary approach. The research findings will support the environment management and decision makers at local, regional and national scale. The project will help to train and teach students in the main steps of the scientific methodology using integrated and collaborative initiatives to process, analyze and disseminate the knowledge derived from the CONESAT project. As several areas worldwide, the CONESUL region can be subjected to new scenarios of extreme events in the future. In the region, changes in terrestrial ecosystems due to droughts and floods have affected the quality of the waters for human consumption and food production. Mismanagement of agricultural area leads to a proliferation of invasive species and loss of the biomes biodiversity. In addition, reservoirs, lakes and humid areas play an important role on greenhouse gases concurrently to the land ecosystems emissions. Facing such reality, the CONESAT project represents a great challenge.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: William Gaida - Integrante / Daniele Arndt Erthal - Integrante / Fábio Marcelo Breunig - Coordenador / Vandoir Bourscheidt - Integrante / Gabriel Pereira - Integrante / Franciele da Silva Cardoso - Integrante / Malva Andrea Mancuso - Integrante / Tatiana Mora Kuplich - Integrante / Geovane Sestari - Integrante / Renato Souza Santos - Integrante / Janaine Jachi - Integrante / Henrique Scalco - Integrante / Eduardo Rieder - Integrante / Schayana Pavelski - Integrante / Adir Volnei Klauck Scheeren - Integrante / Eleandro Otero Lourenço - Integrante / Diandra Pinto Della Flora - Integrante.
-
2014 - 2018
Utilização de sensores remotos para avaliar o índice de estado trófico da água, em uma área piloto na margem esquerda do reservatório da hidrelétrica de Itaipu., Descrição: O reservatório da UHE Itaipu proporciona a maior produção de energia elétrica do mundo. O lago de grandes dimensões está vulnerável a diferentes efeitos ambienteais proporcionado pela natureza e pela ação antrópica. O sensoriamento remoto consiste em um recurso que permite o seu monitoramento, no que se refere a variáveis oticamente ativas, tanto no tempo quanto no espaço. Neste sentido, o projeto preve a identificação das características espectrais da sua água avaliada a nível de campo e orbital, a avaliação das condiçoes limnológicas, monitoramento da ocorrência de macrófitas aquáticas e a identificação do estado trófico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: William Gaida - Integrante / Waterloo Pereira Filho - Coordenador / Felipe Correa dos Santos - Integrante / Eduardo André Kaiser - Integrante / Diego de Almeida Prado - Integrante / Eliege Cassiele Buffon - Integrante / Francieli de Lima Sarmento - Integrante / Joceli Augusto Gross - Integrante / ROBERTO CASSOL - Integrante.
-
2013 - 2017
Discriminação de espécies nativas e caracterização do dossel de florestas subtropicais com imagens de alta resolução espacial, Descrição: Estudos com espécies nativas baseados em imagens orbitais carecem de pesquisas, apesar de sua gama de aplicações. Este projeto visa avaliar a resposta espectral de um fragmento de floresta subtropical nativo, utilizando imagens multiespectrais de alta resolução espacial do Worldview-2, para a identificação de espécies nativas, estimar a concentração pigmentos (clorofila) e parâmetros estruturais do dossel (Índice de Área Foliar (IAF), considerando a região espectral do visível e infravermelho próximo. De forma complementar, serão utilizadas simulações com modelos de transferência radiativa. O estudo combinará de forma inédita dados de alta resolução espacial do Worldview-2, medidas de clorofila e IAF em campo, inventário florestal, identificação botânica e dados auxiliares (medidas de precipitação, imagens Landsat e fotografias de pequeno porte). A área de estudo selecionada está localizada no norte do RS, dentro do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no município de Frederico Westphalen, totalizando aproximadamente 80 ha de florestal subtropical nativa. O projeto esta baseado na utilização de produtos do satélite Worldview-2, com uma banda pancromática (0,5 m de resolução espacial) e oito multiespectrais (2 m). Os dados de satélite serão transformados em reflectância de superfície, corrigidos dos efeitos aftmoféricos. As atividades de campo serão conduzidas para identificação botânica das espécies dominantes, obtenção de medidas de clorofila e IAF. As medidas de clorofila serão feitas utilizando um clorofilometro portátil e validadas com medidas em laboratório. As estimativas de IAF serão geradas a partir da aquisição de fotografias hemisféricas no campo, em parcelas pr-e-estabelecidas. Para a identificação de espécies serão utilizados os espectros de reflectância do Worldview-2 e aplicadas técnicas como a análise discriminante, mapeador do ângulo espectral (SAM) e support vector machine (SVM). A identificação de campo será utilizada como base para a extração dos espectros de referência. Os resultados da identificação das espécies serão analisados de acordo com sua distribuição espacial. A validação será feita com visitas a campo para aferir a eficácia do métodos de classificação. Outro passo será a avaliação das relações entre clorofila e IAF com dos dados de reflectância. Assim, serão elaboradas correlações/gráficos e regressões gerar estimativas desses parâmetros. De forma complementar, serão feitas avaliações através do modelo de transferência radiativa PROSAIL. Os dados de clorofila e IAF serão utilizados como parâmetros de entrada no modelo, permitindo gerar um espectro de reflectância para cada espécie. Esses resultados serão confrontados com os espectros do Worldview-2. Espera-se que as informações geradas permitam avançar na compreensão das relações entre caraterística bioquímicas e biofísicas do dossel de florestas subtropicais nativas e sua resposta espectral com base em imagens de alta resolução espacial do satélite Worldview-2. Com isso, é esperado que o conhecimento relacionado ao monitoramento de florestas subtropicais nativas e estimativas de parâmetros da vegetação avance no sentido de gerar novas técnicas para a silvicultura de precisão. Destacam-se ainda os benefícios em termos de formação acadêmica. Todos os resultados (dados, mapas e modelos) serão disponibilizados na página do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (LGSR) da UFSM, para o livre acesso da comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: William Gaida - Integrante / Alisson Rafael Dierings - Integrante / Daniele Arndt Erthal - Integrante / Paulo Afonso da Rosa - Integrante / Tarik Cuchi - Integrante / Lênio Soares Galvão - Integrante / Rafaelo Balbinot - Integrante / Luciano Denardi - Integrante / Fábio Marcelo Breunig - Coordenador / Vandoir Bourscheidt - Integrante / Renato Beppler Spohr - Integrante / Gabriel Pereira - Integrante / FELIPE AUGUSTO REICHERT - Integrante / William José Zatti - Integrante / Franciel Rex - Integrante / Pâmela Suélen Käfer - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2015
Estudos espectrais e angulares em ambientes florestais e agrícolas, Descrição: A grande necessidade de aumento de produtividade nas áreas de silvicultura e agricultara tem criado a novas demandas e uma maior dependência de informações sobre as culturas (florestas, soja, milho, trigo, etc). Nesse contexto, o uso do sensoriamento remoto é visto como uma alternativa aos exaustivos e custosos trabalhos de campo em algumas atividades como o monitoramento de áreas de plantio florestal, agrícolas e de vegetação nativa, estimativa de parâmetros biofísicos da vegetação e do solo, mapeamento de regiões em escala sinótica, planejamento, etc. Contudo, essas informações são dependentes da resposta espectral dos alvos e das características da geométrica de iluminação e visada, além da data de obtenção das imagens. Assim, o objetivo do projeto consiste na elaboração de estudos espectrais, angulares e temporais, com base em dados de sensoriamento remoto, em ambientes florestais e agrícolas. O estudo terá foco na região geográfica do Norte do Rio Grande do Sul, contudo, podendo ser estendido para outras áreas de interesse. O projeto terá como base o Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (LGSR) instalado no CESNORS/UFSM. As imagens do que serão utilizadas são dos sensores TM-Landsat 5, MODIS/Terra e Aqua/ ASTER/EO-1, Hyperion/EO-1; MISR/EO-1, CBERS. Além das imagens de reflectância de superfície, serão utilizados produtos como índices de vegetação, índice de área foliar, produtividade primária total. A análise será desenvolvida em aplicativos específicos de processamento de imagens e sistemas de informação geográfica (ENVI/IDL®; SPRING; gvSIG, etc), pacotes estatísticos, linguagem de programação (Matlab®; IDL®), entre outros. Além dos dados brutos, serão utilizadas simulações através de modelos de transferência radiativa dentro de dosséis vegetais. Com esse projeto, visa-se desenvolver novos conhecimentos em relação a dependência dos produtos do sensoriamento remoto aos efeitos direcionais, espectrais e temporais. Em termos de formação, o projeto ajudará na formação da Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso, estágios e pós-graduandos. Como resultados diretos espera-se obter uma maior divulgação da área de sensoriamento remoto entre a comunidade local/regional e gerar publicações científicas de relevante contribuição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: William Gaida - Integrante / Alisson Rafael Dierings - Integrante / Andrews Signori - Integrante / Cleomar Andre Ganzer - Integrante / Daniele Arndt Erthal - Integrante / Luiz Henrique Natalli - Integrante / Paulo Afonso da Rosa - Integrante / Tarik Cuchi - Integrante / Fábio Marcelo Breunig - Coordenador.
-
2012 - 2013
Avaliação temporal da qualidade da água do Rio Jacuí nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Passo Real e Dona Francisca, Descrição: A construção de diversos reservatórios em série em um rio, explorando-se ao máximo seu potencial energético, configura-se como reservatórios em cascata. Este procedimento foi adotado no rio Jacuí no Rio Grande do Sul, neste sentido este trabalho tem o objetivo de identificar o efeito na reflectância da água dos reservatórios do rio Jacuí devido ao efeito cascata e relacioná-las. Serão utilizadas imagens do satélite Landsat para identificar as diferenças espectrais relacionados aos reservatórios daquele rio. As imagens serão corrigidas em relação ao efeito atmosférico e convertidas para reflectância para que assim seja possível a comparação entre imagens de diferentes estações do ano. As imagens serão relacionadas às variáveis limnológicas. É esperado que a precipitação de sólidos promovida pela criação de ambientes lênticos no rio proporcione diferenças nos componentes oticamente ativos da água e na reflectância oriunda de imagens de satélite.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: William Gaida - Integrante / Waterloo Pereira Filho - Coordenador / Felipe Correa dos Santos - Integrante / Eduardo André Kaiser - Integrante / Gustavo Rodrigues Toniolo - Integrante / Iuri Prass Bitencourte - Integrante.
-
2011 - 2012
Dinâmica da vegetação na bacia de captação no alto curso do Rio Jacuí e sua influência em reservatórios, Descrição: A importância do estudo do uso da terra consiste na detecção de quais as atividades que estão sendo desenvolvidas em uma área a fim de determinar os efeitos das atividades antrópicas. Este estudoirá abrangera Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí, na qual se localizam cinco reservatórios de usinas hidrelétricas dispostos em cascata ao longo do curso do rio Jacuí. Assim será possível identificar a dinâmica do uso da terra utilizando-se os produtos NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) do sensor MODIS/Terra (MODerate resolution Imaging Spectroradiometer) que permitem delimitar áreas com cobertura vegetal e solo exposto, sendo possível assim apontar quais fatores que atuam na dinâmica do uso e ocupação da terra na bacia hidrográfica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: William Gaida - Integrante / Waterloo Pereira Filho - Coordenador / Felipe Correa dos Santos - Integrante.
Prêmios
2023
Melhor Tese da área de Geotecnologias do Programa de Pós-graduação em Geografia no período 2021/2022, Programa de Pós-graduação em Geografia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Maria, Depto. de Engenharia Florestal ? Cesnors/FW. , BR 386 km40, s/n - Sala 59, bloco de apoio 4, Linha 7 de Setembro, 98400000 - Frederico Westphalen, RS - Brasil, Telefone: (55) 37448964, Ramal: 8751, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2013
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Docente orientado, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente Orientado na Disciplina de Hidrogeografia no curso de Geografia Bacharelado
2012 - 2013
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC/FAPERGS, Carga horária: 20
2012 - 2012
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de Sensoriamento Remoto, Carga horária: 8
2011 - 2012
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica CNPq, Carga horária: 20
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de Hidrogeografia, Carga horária: 8
Atividades
-
09/2011 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Membro discente da COmissão de avaliação das atividades complementares de graduação do Curso de Geografia Bacharelado.
-
09/2011 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Membro discente da Comissão de análise de ingresso/reingresso no Curso de Geografia Bacharelado.
-
09/2011 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Membro discente do Colegiado do Curso de Geografia Bacharelado.
2019 - 2019
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
2017 - 2017
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Atividades
-
11/2017 - 11/2017
Ensino, Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto
2024 - Atual
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CAMPUS FREDERICO WESTPHALENVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor voluntário da Disciplina DEF1108 - Geomática, do Curso de Engenharia Florestal
Você é William Gaida?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de William Gaida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?