Cássia Abadia da Silva

Graduada - Licenciatura e Bacharelado - (2014) e Mestre (2016) em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Com a formação pautada principalmente pelas discussões do campo da História Social e da História Cultural, tem interesse nos seguintes temas: História e Literatura; História e Cultura; Cultura e Política; História e Teatro; História do teatro Brasileiro. Atualmente é doutoranda em História na linha de pesquisa História e Cultura na Universidade Federal de Uberlândia e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2016 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Título: "Do porão ao musical": a trajetória artística do teatrólogo Luís Antonio Martinez Corrêa,
Kátia Rodrigues Paranhos. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Mestrado em História

2014 - 2016

Universidade Federal de Uberlândia
Título: "Anarquia, beleza e magia": Luís Antonio Martinez Corrêa e "O percevejo" na cena brasileira,Ano de Obtenção: 2016
Kátia Rodrigues Paranhos.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Historia e Teatro; "O percevejo"; Vladímir Maiakóvski; Encenação; Luís Antonio Martinez Corrêa.

Graduação em Historia

2009 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia
Título: "O poeta não é uma pedra perdida" - reflexões acerca do engajamento intelectual de Pablo Neruda em "Para nascer nasci"
Orientador: Dr.ª Prof.ª Dilma Andrade de Paula

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Indomables: una historia de Mujeres Libres. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2014 - 2014

Frida Kahlo e o ensino de história. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Seminários de História Local e Regional. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2013 - 2013

Raros e rotos, restos, rastros e rostos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

SEMINÁRIO COLETIVO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINU. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

HISTÓRIA EM AÇÃO. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Diálogos entre história Oral e Antropologia Visual. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Gênero, mulheres, historiografia e poder: práticas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

" As redes sociais e o laço social". (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

história. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2010 - 2010

Workshop Teoria da História. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2010 - 2010

Programa cinegeo. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2010 - 2010

Ensinando com música e musicando história.. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2009 - 2009

A produção de vídeos no Ensino de Histórica.. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2009 - 2009

A violência Racial nos Estados Unidos na Década de. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, Cássia A. ; FACHINI, R. A. . Semana de História UFU - "Não serei historiador de um tempo caduco": subversão, poder e os papéis da história. 2018. (Outro).

SILVA, Cássia A. ; MARTINS, C. C. O. ; SANTANA, F. S. ; FACHINI, R. A. ; SOLIZ, V. H. . Semana de História - UFU: "Discursos competentes e a história". 2015. (Outro).

SILVA, Cássia A. ; SILVA, K. A. A. ; NASCIMENTO, M. R. ; CARMO, M. A. ; SILVA, M. C. A. ; SOUZA, N. A. ; MENDES, P. C. B. ; OLIVEIRA, P. F. ; RIBEIRO, R. . Fórum: A formação do historiador. 2013. (Outro).

SILVA, Cássia A. . Aula inaugural do PPGHIS - UFU: ??Intelectuais brasileiros e argentinos e o contexto cultural de transição democrática nos dois países??. 2013. (Outro).

SILVA, Cássia A. ; RIBEIRO JUNIOR, F. P. . Seminários de História Local e Regional - "Culturas, Identidades e Memórias". 2013. (Outro).

SILVA, Cássia A. ; CARNEIRO, D. F. . II Simpósio Nacional História do Crime, Polícia e Justiça Criminal. 2012. (Congresso).

SILVA, Cássia A. ; PAULA, D. A. . VII Simpósio Nacional Estado e Poder: sociedade civil. 2012. (Congresso).

SILVA, Cássia A. . Semana de História UFU 2011 - Função Social do Historiador: Teoria, Historiografia e Ensino de História. 2011. (Outro).

SILVA, Cássia A. . 1º Colóquio - Circularidades políticas e culturais: percursos investigativos. 2011. (Outro).

SILVA, Cássia A. . XVII Encontro Regional de História - Conhecer, pesquisar e ensinar história: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo. 2010. (Congresso).

SILVA, Cássia A. . Semana de História UFU 2011 - Função Social do Historiador: Teoria, Historiografia e Ensino de História. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IIº Congresso Nacional e Internacional de Historia del Arte, Cultura y Sociedad. De "irreverente e inventivo" a "caçador de musicais": o teatrólogo Luís Antonio Martinez Corrêa. 2017. (Congresso).

Semana de História UFU - Opressão, Violência e Resistência: contra o avanço conservador e retrocesso nos direitos sociais.?Um artista original?: Luís Antonio Martinez Corrêa e suas distintas cenas aos olhos da crítica. 2017. (Outra).

VII Simpósio Internacional de Musicologia."O caçador de musicais": a produção de Luís Antonio Martinez Corrêa no teatro musical brasileiro. 2017. (Simpósio).

XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: história e democracia."Alegria e agressão": as experiências teatrais de Luís Antonio Martinez Corrêa e o grupo Pão & Circo. 2017. (Simpósio).

VI Colóquio nacional de história cultural e sensibilidades - Sertões: histórias e memórias.Em meio a escritos e rabiscos: a produção teatral do "imprevisível diretor brasileiro" Luís Antonio Martinez Corrêa. 2016. (Outra).

XXIII Encontro estadual de história - História: por quê e para quem?.Entre imagens, folhas amareladas e recordos: a beleza e magia de "O percevejo" na cena brasileira. 2016. (Encontro).

III Semana de História do Pontal - A profissionalização do historiador.Do texto ao palco: reflexões sobre o processo de criação da versão brasileira de "O percevejo". 2015. (Outra).

III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia.O degelo de Maiakóvski e "O percevejo" na cena brasileira a partir da recepção crítica. 2015. (Seminário).

Semana de História - UFU: "Discursos competentes e a História".A representação do outro à luz da obra cinematográfica "Orações a Bobby". 2015. (Outra).

XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios."Um ato confuso de amor" com "uma soma feliz de talentos" de "uma peça contraditória" - A (des)construção de "O percevejo" pela crítica. 2015. (Simpósio).

II Colóquio Internacional sobre Poesia e Dramaturgia: O amor e a morte na poesia, na dramaturgia e na arte Ibero Latino Americana. 2014. (Outra).

II Seminário de História e Cultura: Imagens na escrita da História.Maiakóvski nos palcos brasileiros: em cena "O Percevejo". 2014. (Seminário).

I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectiva. 2014. (Simpósio).

IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e oder. "Um texto decisivo" - (re) leituras de "O Percevejo" pelo Teatro Brasileiro. 2014. (Congresso).

NEPHISPO+20 - Walter Benjamin: pensamento figurativo, mímesis e imaginação. 2014. (Outra).

O Congado em Uberlândia: Registros e Memórias. 2014. (Outra).

Palestra: História e Música. 2014. (Outra).

Palestra: História e Teatro. 2014. (Outra).

XXII Encontro Estadual de História: História - da produção ao espaço público."O Percevejo" - sátira, comédia e tragédia: (re) significações e apropriações de Maiakóvski. 2014. (Encontro).

Fórum: A formação do historiador. 2013. (Outra).

I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História.A relação entre arte-política-sociedade: em cena "O Percevejo" de Vladímir Maiakóvski. 2013. (Seminário).

XXVII Simpósio Nacional de História.A relação entre arte-política-sociedade: em cena o poeta chileno Pablo Neruda. 2013. (Simpósio).

I Colóquio Acadêmico Cultura−Estética−Linguagens: Apropriações Artísticas e Sociais. 2012. (Outra).

II Simpósio Nacional História do Crime, Polícia e Justiça Criminal. 2012. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFU/2012 - ENCONTROS COM A HISTÓRIA: Dálogos de pesquisa e atuações docentes.A Construção do Teatro Nacional pelo Crítico e Historiador Sábato Magaldi. 2012. (Simpósio).

VII Simpósio Nacional Estado e Poder: Sociedade Civil. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Nacional de História Cultural - Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar.A construção da História do Teatro Brasileiro pelo crítico Sábato Magaldi. 2012. (Simpósio).

1° Colóquio - Circularidades Políticas e culturais: percursos investigativos. 2011. (Outra).

Impressos e Leituras. 2011. (Outra).

Semana de Historia UFU - Função social do historiador: Teoria, Historiografia e Ensino de história.O teatro brasileiro sob a perspectiva crítica de Sábato Magaldi. 2011. (Outra).

4ºSeminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado.. 2010. (Seminário).

Colóquio Internacional "Tramas e dramas do político - linguagens, formas, jogos".. 2010. (Outra).

I Ciclo de Estudos- História e Cultura: Múltiplas Possibilidades.. 2010. (Outra).

XVII Encontro Regional de História, CONHECER, PESQUISAR E ENSINAR HISTÓRIA: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo.. 2010. (Encontro).

Semana de Historia 2009 - X Encontro de Professores de Historia do Triangulo Mineiro.. 2009. (Congresso).

VII Encontro Nacional Perpectivas para o Ensino de História. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriela de Araujo Oliveira

PARANHOS, K. R.;SILVA, Cássia A.; SILVA, L. G.. "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come": história e teatro nos anos 1960. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Alyne Carvalho Alves

SPINI, A. P.; CAMPO, M. B.;SILVA, Cássia A.. ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981): família, trabalho e movimento operário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leandro José Nunes

PAULA, D. A.NUNES, L. J.; SPINI, A. P.. ?O poeta não é uma pedra pedida? ? reflexões acerca do engajamento intelectual de Pablo Neruda em ?Para Nascer Nasci?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Mônica Brincalepe Campo

PARANHOS, K. R.;CAMPO, Mônica B.; NOSELLA, B. L. D.. "Anarquia, beleza e magia": Luís Antônio Martinez Corrêa e "O percevejo" na cena brasileira.. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Mônica Brincalepe Campo

PARANHOS, K. R.;CAMPO, Mônica B.; TELLES, N.. "O que é o que é?" - o degelo de O percevejo na cena brasileira: rememorações e olhares sobre a encenação de Luis Antonio Martinez Corrêa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Ana Paula Spini

PAULA, D. A.;SPINI, Ana Paula; NUNES, L. J.. O poeta não é uma pedra perdida - reflexões acerca do engajamento intelectual de Pablo Neruda em "Para Nascer Nasci". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Berilo Luigi Deiró Nosella

PARANHOS, Kátia Rodrigues; CAMPO, M. B.;NOSELLA, B. L. D.NOSELLA, B. L. D.. Anarquia, beleza e magia : Luís Antonio Martinez Corrêa e O percevejo na cena brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Kátia Rodrigues Paranhos

PARANHOS, Kátia Rodrigues; NOSELLA, Berilo Luigi Nosella; CAMPO, Mônica Brincalepe. 'Anarquia, beleza e magia': Luís Antônio Martinez Corrêa e 'O percevejo' na cena brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Kátia Rodrigues Paranhos

PARANHOS, Kátia Rodrigues; CAMPO, Mônica Brincalepe; TELLES, Narciso Larangeira. "O que é que é?" - o degelo de "O percevejo" na cena brasileira: rememorações e olhares sobre a encenação de Luis Antonio Martinez Corrêa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Narciso Larangeira Telles da Silva

TELLES, N.; PARANHOS, K.R.; CAMPO, M. B.. 'O que é que é?' - O degelo de O percevejo na cena brasileira: rememorações e olhares sobre a encenação de Luis Antonio Martinez Correa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Monitoria na Disciplina Métodos e Técnicas da Pesquisa em História - MTPH; 2012; Orientação de outra natureza; (História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Regina Ilka Vieira Vasconcelos;

Dilma Andrade de Paula

O poeta não é uma pedra perdida - reflexões acerca do engajamento intelectual de Pablo Neruda em Para nascer, nascí; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Dilma Andrade de Paula;

Kátia Rodrigues Paranhos

"Do porão ao musical": a trajetória artística do teatrólogo Luís Antonio Martinez Corrêa; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Kátia Rodrigues Paranhos

'Anarquia, beleza e magia': Luís Antônio Martinez Corrêa e 'O percevejo' na cena brasileira; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Kátia Rodrigues Paranhos;

Kátia Rodrigues Paranhos

Historiografia Brasileira - Monitoria remunerada (graduação); 2013; Orientação de outra natureza; (História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Kátia Rodrigues Paranhos;

Rosangela Patriota Ramos

A construção da História nas críticas teatrais de Sábato Magaldi; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosangela Patriota Ramos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, Cássia A. . ?Ansiava o futuro, ressuscita-me?: a encenação de 'O percevejo' sob os olhares da crítica. ArtCultura (UFU) , v. 18, p. 187-206, 2016.

  • SILVA, Cássia A. . Entre elementos intertextuais, o diabo e seus ardis tomam forma feminina em sua versão enamorada. Revista Urutágua (Online) , v. n. 33, p. 81-90, 2016.

  • SILVA, Cássia A. . Neruda: A poesia é um ofício. Revista de História Bilros. História(s), Sociedade(s) e Cultura(s) , v. 3, p. 69-95, 2015.

  • SILVA, Cássia A. . 'O que é vermelho?'. Correio de Uberlândia, 27 jul. 2012.

  • SILVA, Cássia A. . O que foi legado a contemporaneidade: injustiças, frustrações, medos, inseguranças?. Correio de Uberlândia, 03 fev. 2012.

  • SILVA, Cássia A. . O ensino de história e suas múltiplas faces. Correio de Uberlândia, Revista, p. B2 - B2, 01 jul. 2011.

  • SILVA, Cássia A. . ?Theatro Musical Brazileiro?: as encenações e contribuições de Luís Antonio Martinez Corrêa. In: XXIV Encontro Regional da ANPUH - Seção São Paulo - História e Democracia: precisamos falar sobre isso, 2018, Guarulhos. Anais do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. Guarulhos: Unifesp, 2018. v. 000000. p. 1-11.

  • SILVA, Cássia A. . 'Alegria e agressão': as experiências teatrais de Luís Antonio Martinez Corrêa e o Grupo Pão & Circo. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília: ANPUH/UNB, 2017. p. 1-9.

  • SILVA, Cássia A. . 'O caçador de musicais': a produção de Luis Antonio Martinez Corrêa no teatro musical brasileiro. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia: Musicologia e Diversidade / Musicology and Diversity, 2017, Goiânia. Anais do VII Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia: UFG, 2017. v. 0. p. 291-300.

  • SILVA, Cássia A. . Entre imagens, folhas amareladas e recordos: a beleza e magia de 'O percevejo' na cena brasileira. In: XXIII Encontro de História - História: por que e para quem?, 2016, Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. Assis: Unesp, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • SILVA, Cássia A. . Em meio a escritos e rabiscos: a produção teatral do 'imprevisível diretor brasileiro' Luís Antonio Martinez Corrêa. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: Histórias e memórias, 2016, Caicó / RN. Anais eletrônicos do VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. Caicó / RN: UFRN/CERES, 2016. v. 0. p. 176-187.

  • SILVA, Cássia A. . 'Um ato confuso de amor' com 'uma soma feliz de talentos' de 'uma peça contraditória' - A (des)construção de 'O percevejo' pela crítica. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianopólis. Anais eletrônicos: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015. p. 1-16.

  • SILVA, Cássia A. . Maiakóvski nos palcos brasileiros: em cena 'O Percevejo'. In: II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História, 2014, Uberlândia. Anais do II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História, 2014. p. 1-12.

  • SILVA, Cássia A. . 'O Percevejo' - sátira, comédia e tragédia: (re) significações e apropriações de Maiakóvski. In: XXII Encontro Estadual de História - História: da produção ao espaço público, 2014, Santos. Anais do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP, 2014. p. 1-12.

  • SILVA, Cássia A. . ?UM TEXTO DECISIVO?: (RE) LEITURAS DE ?O PERCEVEJO? PELO TEATRO BRASILEIRO. In: IV Congresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder, 2014, Jataí. Anais eletrônicos do IV Congresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder, 2014. p. 1-10.

  • SILVA, Cássia A. . A Relação entre Arte - Política ? Sociedade: em cena o poeta chileno Pablo Neruda. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social, 2013, Natal. XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento Histórico e Diálogo Social, 2013. p. 01-10.

  • SILVA, Cássia A. . A RELAÇÃO ENTRE ARTE ? POLÍTICA ? SOCIEDADE: Em cena ?O percevejo? de Vladímir Maiakóvski. In: I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História, 2013, Uberlândia. Anais do I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História, 2013. p. 01-12.

  • SILVA, Cássia A. ; RAMOS, R. P. . A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO PELO CRÍTICO SÁBATO MAGALDI. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita da História: Ver - Sentir - Narrar, 2012, Teresina. Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar, 2012. p. 01-10.

  • SILVA, Cássia A. . A construção da dramaturgia brasileira: Entre o palco do Teatro de Arena e a crítica. In: III SEMANA DE HISTÓRIA DA UFTM ?História, Cultura e Poder?, 2012, Uberaba. ANAIS DA III SEMANA DE HISTÓRIA DA UFTM ?História, Cultura e Poder?, 2012. p. 95-104.

  • SILVA, Cássia A. . O TEATRO BRASILEIRO SOB O OLHAR CRÍTICO E HISTÓRICO DE SÁBATO MAGALDI. In: 5º. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual., 2011, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 5º. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual, 2011. p. 1-6.

  • SILVA, Cássia A. ; CAPELOZI, L. C. . A cultura incaica sob um olhar contemporâneo. In: 4º Seminário Nacional de História da Historiografia. Tempo presente & usos do passado., 2010, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado.. Ouro Preto: EdUFOP, 2010.

  • SILVA, Cássia A. . 'Alegria e agressão': as experiências teatrais de Luís Antonio Martinez Corrêa e o grupo Pão & Circo. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. CADERNO DE RESUMOS DO XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia. Brasília: ANPUH, 2017. p. 908-909.

  • SILVA, Cássia A. . De 'irreverente e inventivo' a 'caçador de musicais': o teatrólogo Luís Antonio Martinez Corrêa. In: IIº Congreso Nacional e Internacional de Historia del Arte, Cultura y Sociedad: Espacio, Tiempo y Forma en Latinoamérica, 2017, Santiago. Programa - IIº Congresso Nacional e Internacional de Historia del Arte, Cultura y Sociedad. Santiago: UA, 2017.

  • SILVA, Cássia A. . Entre imagens, folhas amareladas e recordos: a beleza e magia de 'O percevejo' na cena brasileira. In: XXIII Encontro estadual de história - História: por quê e para quem?, 2016, Assis. Caderno de resumos: XXIII Encontro estadual de história - História: por quê e para quem?. Assis: Unesp/Assis, 2016. v. 000. p. 45-45.

  • SILVA, Cássia A. . Da tradução à cena: Maiakóvski e 'O percevejo' descongelam-se nos palcos do teatro brasileiro. In: VI Colóquio nacional de história cultural e sensibilidades - Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó. Caderno de resumos - VI Colóquio nacional de história cultural e sensibilidades. Caicó: UFRN, 2016. v. 000000. p. 44-44.

  • SILVA, Cássia A. . Em meio a escritos e rabiscos: a produção teatral do 'imprevisível diretor brasileiro' Luís Antonio Martinez Corrêa. In: VI Colóquio nacional de história cultural e sensibilidades - Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó. Caderno de resumos - VI Colóquio nacional de história cultural e sensibilidades. Caicó: UFRN, 2016. v. 000000. p. 139-140.

  • SILVA, Cássia A. . Da tradução à cena: Maiakóvski e 'O percevejo' descongelam-se nos palcos do teatro brasileiro. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó / RN. Anais eletrônicos do VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. Caicó / RN: UFRN/CERES, 2016. v. 000. p. 44-44.

  • SILVA, Cássia A. . Em meio a escritos e rabiscos: a produção teatral do 'imprevisível diretor brasileiro' Luís Antonio Martinez Corrêa. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó / RN. Cadernos de Resumos: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. Caicó / RN: UFRN/CERES, 2016. v. 000. p. 139-140.

  • SILVA, Cássia A. . 'Um ato confuso de amor' com 'uma soma feliz de talentos' de 'uma peça contraditória' - A (des)construção de 'O percevejo' pela crítica. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos Historiadores: Velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. Caderno de resumos do XXVII Simpósio de História: Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015. p. 805-806.

  • SILVA, Cássia A. . Maiakóvski nos palcos brasileiros: em cena 'O Percevejo'. In: II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História, 2014, Uberlândia. Caderno de resumos: II Seminário de História e Cultura. Uberlândia: Edufu, 2014. p. 112-113.

  • SILVA, Cássia A. . 'Um texto decisivo' - (re) leituras de 'O Percevejo' pelo Teatro Brasileiro. In: IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder, 2014, Jataí. Caderno de programação e resumos: IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder, 2014. p. 183-184.

  • SILVA, Cássia A. . 'O Percevejo' - sátira, comédia e tragédia: (re) significações e apropriações de Maiakóvski. In: XXII Encontro Estadual de História - História: da produção ao espaço público, 2014, Santos. XXII Encontro Estadual de História - História: da produção ao espaço público. São Paulo: ANPUH/SP, 2014. p. 158-159.

  • SILVA, Cássia A. ; CAPELOZI, L. C. . Um olhar sobre o outro; permanências e assimilação na cultura incaica da contemporaneidade.. In: XVII Encontro Regional de Historia. CONHECER, PESQUISAR E ENSINAR HISTÓRIA: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo., 2010, Uberlândia. Caderno de resumos e programação. Uberlândia: Edufu, 2010.

  • SILVA, Cássia A. . ?Nos tempos do rebolado?: os musicais de Luís Antonio Martinez Corrêa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . ?Theatro Musical Brazileiro?: as encenações e contribuições de Luís Antonio Martinez Corrêa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . 'Alegria e agressão': as experiências teatrais de Luís Antonio Martinez Corrêa e o grupo Pão & Circo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . 'o caçador de musicais': a produção de Luís Antonio Martinez Corrêa no teatro musical brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . De 'irreverente e inventivo' a 'o caçador de musicais': o teatrólogo Luís Antonio Martinez Corrêa pela crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . ?Um artista original?: Luís Antonio Martinez Corrêa e suas distintas cenas aos olhos da crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . Entre imagens, folhas amareladas e recordos: a beleza e magia de 'O percevejo' na cena brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . Em meio a escritos e rabiscos: a produção teatral do 'imprevisível diretor brasileiro' Luís Antonio Martinez Corrêa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . Da tradução à cena: Maiakóvski e 'O percevejo' descongelam-se nos palcos do teatro brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . A representação do outro à luz na obra cinematográfica 'Orações a Bobby'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . Do texto ao palco: reflexões sobre o processo de criação da versão brasileira de 'O percevejo'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . O degelo de Maiakóvski e 'O percevejo' na cena brasileira a partir da recepção crítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . 'Um ato confuso de amor' com 'uma soma feliz de talentos' de 'uma peça contraditória' - A (des)construção de 'O percevejo' pela crítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . Maiakóvski nos palcos brasileiros: em cena 'O Percevejo'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . 'Um texto decisivo' - (re) leituras de 'O Percevejo' pelo Teatro Brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . 'O Percevejo' - sátira, comédia e tragédia: (re) significações e apropriações de Maiakóvski. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . A relação entre arte-política-sociedade: em cena o poeta chileno Pablo Neruda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . A relação entre arte-política-sociedade: em cena 'O Percevejo' de Vladímir Maiakóvski. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . A construção da História do Teatro Brasileiro pelo crítico Sábato Magaldi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Cássia A. . A construção da dramaturgia brasileira: entre o palco do Teatro de Arena e a crítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . A história do teatro brasileiro sob a perspectiva crítica de Sábato Magaldi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Cássia A. . A Construção do Teatro Nacional pelo Crítico e Historiador Sábato Magaldi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. . O teatro brasileiro sob o olhar crítico e histórico de Sábato Magaldi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Cássia A. . O teatro brasileiro sob a perspectiva crítica de Sábato Magaldi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Cássia A. ; CAPELOZI, L. C. . Um olhar sobre o outro; permanências e assimilação na cultura incaica da comtemporaneidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Cássia A. ; CAPELOZI, L. C. . A cultura Incaica sobre um olhar contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, Cássia A. ; SPINI, A. P. ; SILVEIRA, Daniela M. ; RIBEIRO JUNIOR, F. P. ; FERREIRA, J. S. ; NASCIMENTO, M. R. . Comissão de Estudos para implementação da Coordenação de Extensão do Instituto de História. 2012.

SILVA, Cássia A. ; FERREIRA, T. D. R. . ST História, Linguagens & Ficções. 2018. (Co-coordenação de grupo de trabalho).

SILVA, Cássia A. ; ARANTES, C. P. . História e Linguagens. 2017. (Co-coordenação de grupo de trabalho).

SILVA, Cássia A. . 'O que é que é?' - O degelo de 'O percevejo' na cena brasileira: rememorações e olhares sobre a encenação de Luís Antonio Martinez Corrêa. 2015. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Cássia A. ; FERREIRA, E. S. . História & Linguagens Artísticas: discursos, perspectivas e métodos em diálogo. 2015. (Co-coordenação de grupo de trabalho).

SILVA, Cássia A. ; NORONHA, G. C. ; SILVA, F. M. ; SIMIAO, P. A. V. . História e os discursos artísticos: usos e possibilidades de pesquisa. 2015. (Mediador de mesa de debate).

SILVA, Cássia A. ; FERREIRA, E. S. . A obra de arte e o fazer histórico. 2015. (Co-coordenação de grupo de trabalho).

SILVA, Cássia A. . O TEATRO BRASILEIRO SOB O OLHAR CRÍTICO E HISTÓRICO DE SÁBATO MAGALDI. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Cássia A. . A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO PELO OLHAR CRÍTICO E HISTÓRICO DE SÁBATO MAGALDI. 2012. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Experiências de ensino e aprendizagem em História nos espaços do LEAH, Descrição: Esta proposta de trabalho pretende-se como continuidade e desdobramento do projeto Práticas de pesquisa e ensino de História; produção e circulação de saberes1 , cuja execução se encontra em andamento no Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH), do Instituto de História (INHIS) da Universidade Federal de Uberlândia. O Laboratório de História é órgão complementar do Instituto de História e tem a finalidade de promover a reflexão teórica, a pesquisa e a experimentação de metodologias de ensino de História, integradas a projetos de extensão desse Instituto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Cássia Abadia da Silva - Integrante / Mara Regina do Nascimento - Coordenador / Rosemary Ribeiro - Integrante / Paula Cecília Borges Mendes - Integrante / Nilva Ambrósio de Souza - Integrante / Pedro Ferreira Oliveira - Integrante.

  • 2012 - 2012

    O teatro brasileiro sob o olhar crítico e histórico de Sábato Magaldi - Em cena o Teatro de Arena de São Paulo, Descrição: Integra o Projeto "Teatro dos Críticos ? Politização ? Estetização ? Pós-Modernização [1950-2010]" coordenado pela Prof. Dra. Rosangela Patriota Ramos do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cássia Abadia da Silva - Integrante / Rosangela Patriota Ramos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    O teatro brasileiro sob olhar crítico e histórico de Sábato Magaldi, Descrição: Integra o Projeto "Teatro dos Críticos ? Politização ? Estetização ? Pós-Modernização [1950-2010]" coordenado pela Prof. Dra. Rosangela Patriota Ramos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássia Abadia da Silva - Integrante / Rosangela Patriota Ramos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História. , João Naves de Avila, Santa mônica, 38400600 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32394130, Ramal: 55, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/ Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Doutoranda da linha História e Cultura; Representante discente no Conselho do Instituto de História; Bolsista Fapemig.

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/ pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Mestrado em História na linha de pesquisa "História e Cultura".

  • 2009 - 2014

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Aluna de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante/ pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Licenciatura e Bacharelado em História.

    Atividades

    • 05/2013 - 09/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Monitoria remunerada na disciplina "Historiografia Brasileira", sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Kátia Rodrigues Paranhos.

    • 11/2012 - 04/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Monitoria remunerada na disciplina "Métodos da Pesquisa em História" - MTPH, sob a orientação da Profª. Drª. Regina Ilka Vieira Vasconcelos.

    • 02/2012 - 11/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Monitoria na disciplina "Estudos Históricos II", sob a orientação da prof.ª Dr.ª Rosangela Patriota Ramos.

    • 03/2011 - 03/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Representante discente no conselho acadêmico do Instituto de História.

    • 08/2011 - 12/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Monitoria na disciplina "História Moderna II", sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Rosangela Patriota Ramos.

    • 03/2011 - 07/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Monitoria na disciplina "História Moderna I", sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Rosangela Patriota Ramos.

    • 03/2010 - 07/2010

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Monitoria na disciplina "História Antiga do Mundo Grego", sob orientação do Prof. Dr. André Fabiano Voigt.

  • 2013 - 2013

    Prefeitura Municipal de Uberlândia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educador Infantil, Carga horária: 30