Fernanda Martins Bastos

Bacharel (Fevereiro/2013) em Física pela Universidade Federal de Viçosa - MG e Mestre (Fevereiro/2015) na área de Ciência e Tecnologia das Radiações, pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - MG (CDTN/CNEN). Atualmente é aluna do Programa de Residência em Física Médica, na área de Radioterapia, do Instituto Nacional de Câncer (RJ).

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações

2013 - 2015

Centro de Desenvolvimento da Teconologia Nuclear
Título: Caracterização de Feixes de Raios-X de Baixa Energia com uma Câmara de Extrapolação,Ano de Obtenção: 2015
Teógenes Augusto da Silva.

Especialização em andamento em Residência em Física Médica - Radioterapia

2015 - Atual

Instituto Nacional de Câncer
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Física

2008 - 2013

Universidade Federal de Viçosa
Título: Estudo de surfactantes iônicos e da interação do poli(óxido de etileno) com o surfactante brometo de dodecil-trimetil amônio
Orientador: Alvaro Vianna Novaes de Carvalho Teixeira

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Escola Batista de Acesita

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Metrologia das Radiações Ionizantes e Dosimetria.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Físico-química de soluções poliméricas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

International Joint Conference RADIO 2014. Estudo da Dependência Energética de uma Câmara de Extrapolação em feixes de Raios-X de Baixa Energia. 2014. (Congresso).

Curso: Dosimetria em Tomografia Computadorizada. 2014. (Oficina).

Simpósio Internacional Peter W. Lund. 2012. (Simpósio).

VIII Encontro Mineiro de Física.Estudo de soluções aquosas do surfactante dodecil sulfato de sódio. 2012. (Encontro).

IX Escola de Inverno do CPBF. 2012. (Encontro).

Simpósio de Integração Acadêmica da UFV.Desenvolvimento de Recursos Humanos para atuar no Laboratório de Nanoscopia da UFV. 2011. (Simpósio).

Semana Acadêmica de Física. 2011. (Encontro).

Escola de Inverno de Física Médica Aplicada à Medicina e Biologia. 2011. (Encontro).

Simpósio de Integração Acadêmica da UFV.Desenvolvimento de Recursos Humanos para atuar no Laboratório de Nanoscopia da UFV. 2010. (Simpósio).

Semana Acadêmica de Física. 2010. (Simpósio).

Curso de Crescimento de Cristais. 2010. (Oficina).

Aplicações de Técnicas Óticas em Física Biológica. 2010. (Oficina).

Curso de Eletrônica Digital. 2010. (Oficina).

XXI Escola de Inverno do Curso de Pós-Graduação do Departamento de Física da UFMG. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andreza Germana da Silva Subtil

JOSE ESIO BESSA RAMOS JUNIOR; A. V. N. C. Teixeira;Subtil, A.G.S.. Estudo de Surfactantes Iônicos e da Interação do Poli (Óxido de Etileno) com o Surfactante Brometo de Dodecil-Trimetil Amônio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Viçosa.

Paulo Márcio Campos de Oliveira

DA SILVA, TEÓGENES A.;OLIVEIRA, Paulo Márcio Campos deNOGUEIRA, Maria Do Socorro; MEIRA-BELO, L.C.. Caracterização de Feixes de Raios-X de Baixa Energia com uma Câmara de Extrapolação. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais) - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.

Roberto Salomon de Souza

Silva, L.P.;SOUZA, R.S.; FORTES, S. S.. Validação de um Phantom para Controle de Qualidade de SBRT de Vértebra. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Oncologia - Física Médica em Radioterapia) - Instituto Nacional de Câncer.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Peres da Silva

Validação de um Phantom para controle de qualidade de SBRT de Vertebra; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Física Médica) - Instituto Nacional de Câncer, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo Peres da Silva;

ALVARO VIANNA NOVAES DE CARVALHO TEIXEIRA

Estudo de Surfactantes Iônicos e da Interação do Poli(Óxido de Etileno) com o Surfactante Brometo de Dodecil-Trimetil Amônio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Alvaro Vianna Novaes de Carvalho Teixeira;

ALVARO VIANNA NOVAES DE CARVALHO TEIXEIRA

Estudo de soluções iônicas contendo o polímero poli(óxido de etileno); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Alvaro Vianna Novaes de Carvalho Teixeira;

Maximiliano Luis Munford

Aplicação de diferentes técnicas de Microscopia de Ponta de Prova; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maximiliano Luis Munford;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Carrasco, I.S.S. ; Bastos, F.M. ; Munford, M.L. ; Ramos, E.B. ; Rocha, M.S. . Atomic Force Microscopy of spermidine-induced DNA condensates on silicon surfaces. Materials Science & Engineering. C, Biomimetic Materials, Sensors and Systems (Print) , v. 32, p. 36-39, 2012.

  • Bastos, F.M. ; SILVA, T. A. . Estudo da Dependência Energética de uma Câmara de Extrapolação em Feixes de Raios-X de Baixa Energia. In: International Joint Conference Radio 2014, 2014, Gramado. ANAIS do International Joint Conference Radio 2014, 2014.

  • M. T. T. FIGUEIREDO ; Bastos, F.M. ; T. A. Da Silva . On the Use of an Extrapolation Chamber for Dosimetry of Low Energy X-Ray Beams. In: 9th International Topical Meeting on Industrial Radiation and Radioisotope Measurement Applications, 2014, Valência. 9th International Topical Meeting on Industrial Radiation and Radioisotope Measurement Applications, 2014.

  • BASTOS, F. M. ; VASCONCELLOS, H. L. ; SILVA, L. E. ; MAZARO, S. J. ; REIS, R. G. ; SILVA, L. P. . Influência do Tamanho do GRID em Planejamentos de Radiocirurgia do Sistema Nervoso Central. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, F. M. ; SILVA, T. A. . Estudo da dependência energética de uma câmara de extrapolação em feixes de raios-X de baixa energia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Bastos, F.M. . Estudo de soluções aquosas do surfactante dodecil sulfato de sódio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BASTOS, F. M. ; Munford, M.L. ; CARRASCO, I. S. ; SOUZA, M. I. L. . Desenvolvimento de Recursos Humanos para atuar no Laboratório de Nanoscopia da UFV. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BASTOS, F. M. ; Munford, M.L. . Desenvolvimento de Recursos Humanos para atuar no Laboratório de Nanoscopia da UFV. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Caracterização de Feixes de Raios-X de Baixa Energia com uma Câmara de Extrapolação, Descrição: Em laboratórios que envolvem práticas de proteção radiológica, é usual utilizar radiações de referência para fins de calibração e estudos de dependência energética de dosímetros. A International Standardization Organization (ISO) define quatro séries de feixes de raios-X de referência através da norma ISO-4037. Os feixes de raios-X com potencial do tubo de até 30 kV, denominados ?feixes de baixa energia? são, na maioria das vezes, críticos quanto à determinação de parâmetros que os caracterizam, tal como a camada semirredutora. Câmaras de extrapolação são câmaras de ionização de placas paralelas que possuem um dos eletrodos móvel, o que possibilita a variação do volume de ar em seu interior. Neste trabalho, foi realizada a caracterização de uma câmara de extrapolação da PTW, modelo 23392, em feixes de raios-X de baixa energia das radiações de referência da norma ISO-4037, a partir da determinação da faixa de tensão de polarização através de curvas de saturação e valor do espaçamento nulo real. Além disso, a confiabilidade metrológica da câmara de extrapolação foi estudada durante o desenvolvimento do trabalho, a partir de medições do valor da corrente de fuga e de testes de repetibilidade e fidelidade, o que permitiu definir limites para o uso adequado da câmara. A câmara de extrapolação PTW23392 foi calibrada em termos de Kerma no ar em algumas séries das radiações ISO de baixa energia e permitiu estabelecer a rastreabilidade ao Dosímetro Padrão Nacional. Isso possibilitou o estudo da dependência energética da câmara de extrapolação e a estimativa das incertezas associadas aos coeficientes de calibração; mostrou-se que a dependência energética ficou reduzida a 4% com o uso da técnica de extrapolação. Por fim, as primeiras camadas semirredutoras das radiações ISO de baixa energia da série N foram determinadas utilizando-se a câmara de extrapolação PTW23392, em feixes colimados e não colimados, o que demonstrou que este detector é viável para tais medidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Martins Bastos - Integrante / Teógenes Augusto da Silva - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Estudo de soluções iônicas contendo o polímero poli(óxido de etileno), Descrição: Este projeto tem como objetivo caracterizar soluções contendo o homopolímero poli(óxido de etileno) - PEO e surfactantes iônicos e principalmente estudar a interação entre este polímero e surfactante brometo de dodecil-trimetil amônio DTAB através de medidas de espalhamento estático e dinâmico de luz e refratometria diferencial... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Martins Bastos - Integrante / Alvaro Vianna Novaes de C. Teixeira - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Estudo de soluções aquosas do surfactante dodecil sulfato de sódio, Descrição: Este projeto tem como principal objetivo caracterizar soluções aquosas diluídas do surfactante dodecil sulfato de sódio através de técnicas de espalhamento estático e dinâmico de luz e refratometria diferencial. Isto inclui a caracterização da concentração micelar crítica tanto para o SDS quanto para outros surfactantes. A motivação desse trabalho baseia-se em avaliar efeitos específicos de sistemas contendo sais complexos em misturas do homopolímero poli(óxido de etileno) PEO e surfactantes que podem levar a aplicações especificas como a extração de compostos com alto valor econômico... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fernanda Martins Bastos - Integrante / Alvaro Vianna Novaes de C. Teixeira - Coordenador / Kríscia Joabe Baião da Silva - Integrante / Francisco de Oliveira Neto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Desenvolvimento de Recursos Humanos para atuar no Laboratório de Nanoscopia da UFV, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maximiliano Luis Munford em 21/08/2013., Descrição: O objetivo principal deste projeto é a implantação da infraestrutura laboratorial básica de suporte técnico e de recursos humanos para o desenvolvimento de projetos no Laboratório de Nanoscopia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os objetivos específicos deste projeto são: a implementação da infraestrutura laboratorial básica do LabNano para viabilizar a realização de ensaios sistemáticos de microscopia de ponta de prova, treinamento/capacitação de estudante nas diferentes técnicas de SPM disponíveis no LabNano, visando tanto o aprimoramento da formação destes estudantes, quanto a criação contínua de um corpo de operadores capazes de suprir a demanda de ensaios a serem realizados por diversos usuários do LabNano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Martins Bastos - Integrante / Carrasco, I.S.S. - Integrante / Munford, M.L. - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Desenvolvimento da Teconologia Nuclear. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 30693401

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Focus

    Vínculo: Professor contratato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Proteção Radiológica I e Proteção Radiológica II

  • 2013 - 2015

    Centro de Desenvolvimento da Teconologia Nuclear

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - 2012

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista de Iniciação Científica