Débora Ribeiro Lopes

Possui graduação em Bacharelado em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ? CEFET-MG (2013), é mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN e doutoranda em Engenharia Química pela UFMG. Como bolsista atuou no Julius Kühn-Institut em Berlim e no Laboratório de Pós-Graduação em Microbiologia da UFMG (Laboratório de Ecologia e Biotecnologia de Leveduras). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Química

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Influência do processamento por deformação plástica severa na resistência à corrosão do magnésio e suas ligas.,
VANESSA DE FREITAS CUNHA LINS. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais

2014 - 2016

Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear
Título: Avaliação da corrosão por pites de aço inoxidável supermartensítico em meio contendo íons cloreto e tiossulfato.,Ano de Obtenção: 2016
Mônica Maria de Abreu Mendonça Schvartzman.Coorientador: Wagner Reis da Costa Campos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Corrosão; Tiossulfato; Aço inoxidável.

Graduação em Bacharelado em Química Tecnológica

2007 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: APROVAÇÃO DE FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA PARA USO EM SAPONÁCEO PÓ E CREMOSOCALCITA,
Orientador: Claudinei Rezende Calado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

CORROSÃO E TÉCNICAS DE CONTROLE. (Carga horária: 6h). , Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, COTEQ, Brasil.

2013 - 2013

BPSA BOAS PRÁTICAS NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2013 - 2013

5S. (Carga horária: 2h). , MAEPE CONSULTORIA, MAEPE, Brasil.

2013 - 2013

Comprometimento e Atitude. (Carga horária: 2h). , MAEPE CONSULTORIA, MAEPE, Brasil.

2013 - 2013

DOCUMENTOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE , 5S.. (Carga horária: 35h). , MAEPE CONSULTORIA, MAEPE, Brasil.

2013 - 2013

Almoxarifado. (Carga horária: 2h). , MAEPE CONSULTORIA, MAEPE, Brasil.

2013 - 2013

INTERPRETAÇÃO DA RDC 16/2013 E FORMAÇÃO DE AUDITOR. (Carga horária: 16h). , MODERNA CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MODERNA, Brasil.

2012 - 2012

LIBRAS. (Carga horária: 30h). , ÂNCORA CONSULTORIA, ÂNCORA, Brasil.

2011 - 2011

TECNOLOGIA DA BORRACHA. (Carga horária: 8h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2008 - 2008

Gestão de Resíduos Químicos Perigosos. (Carga horária: 9h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2008 - 2008

A Química dos Polímeros. (Carga horária: 9h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2008 - 2008

Metrologia Química: Cálculos de Incertezas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Corrosão.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13ª COTEQ - Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos e 35° CONBRASCORR - Congresso Brasileiro de Corrosão. EFEITO DA ADIÇÃO DE TIOSSULFATO DE SÓDIO NA CORROSÃO LOCALIZADA DE UM AÇO INOXIDÁVEL SUPERMARTENSÍTICO. 2015. (Congresso).

70º Congresso Anual da ABM - Internacional. EFEITO DA ADIÇÃO DE TIOSSULFATO DE SÓDIO NA CORROSÃO LOCALIZADA DE UM AÇO INOXIDÁVEL SUPERMARTENSÍTICO. 2015. (Congresso).

Mostra de Graduação 2010 CEFET-MG.Exposição sobre o curso de Bacharelado de Química Tecnológica e da disciplina de Microbiologia.. 2010. (Outra).

25º Congresso Brasileiro de Microbiologia. SELEÇÃO DE LEVEDURAS PRODUTORAS DE CELULASES E XILANASES ASSOCIADAS A BAGAÇO DE CANA DE AÇUCAR E A POSSÍVEL UTILIZAÇÃO DESSAS LINHAGENS NA PRODUÇÃO DE BIOETANOL.. 2009. (Congresso).

V Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG.?BIOETANOL: Seleção de leveduras da biodiversidade mineira capazes de fermentar pentoses e produzir celulases.. 2009. (Outra).

III Simpósio Mineiro de Química.MONITORA DO CURSO: A QUÍMICA DOS POLÍMEROS. 2008. (Simpósio).

I Jornada de Inverno de Química- UFMG. 2008. (Outra).

IV Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG. 2008. (Outra).

Seminário de química da III Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiza Esteves

ESTEVES, L.; FIGUEIREDO, R. B.; SOARES, R. B.;LINS, V. F. C.. Avaliação da Resistência à corrosão de ligas e compósitos de magnésio submetidos a deformação plásticas severa por deformação sob alta pressão em solução de Hank. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Vanessa de freitas Cunha Lins

SCHVARTZMAN, Mônica Maria de Abreu M; CAMPOS, W. R. C.; Quinan, M.A.D.;LINS, V. F. C.; RABELLO, E. G.. Avaliação da corrosão por pites de aço inoxidável supermartensítico em meio contendo íons cloreto e tiossulfato. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência e TEcnologia) - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.

Mônica Maria de Abreu Mendonça Schvartzman

Schvartzman, M. M. A. M.QUINAN, Marco Antônio Dutra; RABELLO, E. G.. Avaliação da Susceptibilidade à Corrosão Localizada do Aço Inoxidável Supermartensítico em Meio Salino Contendo Diferentes Concentrações de Tiossulfato. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tec. das Radiações, Minerais e Materiais) - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.

Roberto Braga Figueiredo

ESTEVES, L.;FIGUEIREDO, R B; SOARES, R. B.; LINS, V. F. C.. Avaliação da resistência à corrosão de ligas e compósitos de magnésio submetidos a deformação plástica severa por torção sob alta pressão em solução de Hank. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Emerson Giovani Rabello

SCHVARTZMAN, M.M.A.M.RABELLO, E. G.; QUINAN, M.A.D.; LINS, V.F.C.; GARCIA, D.C.S.. Avaliação da corrosão por pites de aço inoxidável supermartensíticos em meio contendo íons cloreto e tiossulfato. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência e Tecnologia) - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.

Renata Braga Soares

Luiza Esteves;Renata Braga Soares; Roberto Braga Figueiredo; Vanessa de Freitas Cunha Lins. Avaliação da resistência à corrosão de ligas e compósitos de magnésio submetidos a deformação plástica severa por torção sob alta pressão em solução de Hank. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Claudinei Rezende Calado

CALADO, Claudinei Rezende; GARCIA, C. F.; Patrício, P.S.O.. Validação de fornecedores de calcita,matéria prima para uso em saponáceo pó cremoso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Wagner Reis da Costa Campos

SCHVARTZMAN, M. M. A. M.CAMPOS, W. R. C.RABELLO, E. G.; QUINAN, M. A. D.. Avaliação da Suscetibilidade à Corrosão por Pites do Aço Inoxidável Supermartensítico 13Cr em Meio Ácido Contendo Íons Cloreto. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais) - Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanessa de freitas Cunha Lins

Corrosão de aço supermartensítico em meio contendo tiossulfato; Início: 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mônica Maria de Abreu Mendonça Schvartzman

Avaliação da Susceptibilidade à Corrosão Localizada do Aço Inoxidável Supermartensítico em Meio Salino contendo Diferentes Concentrações de Tiossulfato; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais) - Comissão Nacional de Energia Nuclear, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mônica Maria de Abreu Mendonça Schvartzman;

Fátima de Cássia Oliveira Gomes

Bioetanol: Seleção de leveduras da biodiversidade mineira capazes de fermentar pentoses e produzir celulases; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fatima de Cassia Oliveira Gomes;

Renata Braga Soares

Influência do processamento por deformação plástica severa na resistência à corrosão do magnésio e suas ligas; Início: 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Wagner Reis da Costa Campos

Avaliação da Suscetibilidade à Corrosão por Pites do Aço Inoxidável Supermartensítico 13Cr em Meio Ácido Contendo Íons Cloreto; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais) - Comissão Nacional de Energia Nuclear, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Wagner Reis da Costa Campos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Daniella B. V. Borges ; Mário José B. de S. Freitas ; Mônica Maria de A. M. Schvartzman ; LOPES, D. R. . AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇO INOXIDÁVEL SUPERMARTENSÍTICO EM MEIO SALINO CONTENDO DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO.. In: 13ª COTEQ - Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos e 35° CONBRASCORR - Congresso Brasileiro de Corrosão, 2015, Cabo de Santo Agostinho. 13ª COTEQ - Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, 2015.

  • LOPES, D. R. ; SCHVARTZMAN, M. M. A. M. ; ARAUJO, A. C. A. . EFEITO DA ADIÇÃO DE TIOSSULFATO DE SÓDIO NA CORROSÃO LOCALIZADA DE UM AÇO INOXIDÁVEL SUPERMARTENSÍTICO. In: 13ª COTEQ - Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos e 35° CONBRASCORR - Congresso Brasileiro de Corrosão, 2015, cABO DE sANTO aGOSTINHO. 13ª COTEQ - Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, 2015.

  • MANSUR, F. A. ; SCHVARTZMAN, M. M. A. M. ; LOPES, D. R. . INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE CLORETO NA SUSCEPTIBILIDADE À CORROSÃO POR PITE DA LIGA 800 EM AMBIENTE SIMILAR DO CIRCUITO SECUNDÁRIO DE REATOR NUCLEAR. In: 13ª COTEQ - Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos e 35° CONBRASCORR - Congresso Brasileiro de Corrosão, 2015, Cabo de Santo Agostinho. 13ª COTEQ - Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos, 2015.

  • LOPES, D. R. ; SCHVARTZMAN, M. M. A. M. ; ARAUJO, A. C. A. . EFEITO DA ADIÇÃO DE TIOSSULFATO DE SÓDIO NA CORROSÃO LOCALIZADA DE UM AÇO INOXIDÁVEL SUPERMARTENSÍTICO. In: 70º Congresso Anual da ABM - Internacional, 2015, Rio de Janeiro. 70º Congresso Anual da ABM - Internacional, 2015.

  • SANTOS, R. O. ; FERREIRA, L. L. ; LOPES, D. R. ; CADETE, R. M. ; GOMES, F. C. O. ; ROSA, C. A. . SELEÇÃO DE LEVEDURAS PRODUTORAS DE CELULASES E XILANASES ASSOCIADAS A BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM DECOMPOSIÇÃO E A POSSÍVEL UTILIZAÇÃO DESSAS LINHAGENS NA PRODUÇÃO DE BIOETANOL. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. 25 Congresso Brasileiro de Microbiologia: programa e resumos, 2009.

  • LOPES, D. R. . BIOETANOL: SELEÇÃO DE LEVEDURAS DA BIODIVERSIDADE MINEIRA CAPAZES DE FERMENTAR PENTOSES E PRODUZIR CELULASES. In: V SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2009, BELO HORIZONTE. V SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2009.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Química. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34091737

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Sciavicco Comércio e Indústria

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gestora da qualidade, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Atuação no gerenciamento do sistema de gestão da qualidade, gerenciamento de desenvolvimento de processos de fabricação, coordenação dos colaboradores, atendimento aos requisitos dos clientes. Realização de controle dos processos produtivos, monitoramentos dos fornecedores. Programas de Melhorias (Kaizen/Lean Manufacturing). Auditorias internas e acompanhamente de auditoria da ANVISA. Desenvolvimento e aplicação de treinamentos voltados para conscientização da Qualidade e Meio Ambiente. Abordagem dos controles de acidentes dos trabalhadores. Desenvolvimento do treinamento 5S. Produção do PGRE (PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESPECIAIS)

  • 2012 - 2012

    Julius Kühn-Institut - Siebeldingen, JKI/Siebeldingen

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora / Intercambista

    Outras informações:
    Estudos para identificação de compostos fisiologicamente ativos de plantas. Que podem ser usados para modificar o comportamento de insetos e larvas, que atacam produtos armazenados como feijão, farinha e chocolate. Identificação de compostos por Cromatografia Gasosa acoplada a Eletroantenografia (CG-EAD).

  • 2011 - 2012

    BOMBRIL MINAS

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária

    Outras informações:
    Controle de qualidade e auditoria de matéria prima, produção, produtos acabados e estoque. Análises físico-químicas e visuais de produtos granel e acabado, matéria prima e embalagens. Utilização do sistema SAP, tabela NQA e programa 5S.

  • 2011 - 2011

    Colégio Batista Mineiro de Betim

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Professora de Química do nono ano do ensino fundamental, primeira, segunda e terceira série do ensino médio.

  • 2011 - 2011

    COLÉGIO BATISTA MINEIRO

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Monitor do Laboratório de Química

    Outras informações:
    Preparo e aplicação de aulas práticas do ensino fundamental e médio. Produção e revisão de material para ensino de química. Acompanhamento dos alunos com deficiência visual e com dislexia.

  • 2009 - 2010

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

    Outras informações:
    Coordenação do Laboratório de Microbiologia para aulas práticas do ensino técnico e bacharelado em Química Tecnológica, preparação de aulas práticas, produção e revisão de material para ensino de microbiologia, manutenção do almoxarifado e arquivos do laboratório.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

    Outras informações:
    Desenvolvimento do projeto ?Diversidade e caracterização de leveduras associadas à cana de açúcar em decomposição quanto à produção de celulases e xilanases e fermentação de pentoses para a produção de BIOETANOL?