Danielton Campos Melonio

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2021). Mestre em Educação (2012) e graduado em Filosofia (2000) pela Universidade Federal do Maranhão. Foi Bolsista de Iniciação Científica (1998-1999), financiado pelo CNPq. Foi professor Substituto na UFMA, trabalhando junto ao Departamento de Filosofia. Foi professor departamento do Curso de Direito da Universidade CEUMA (2003-2013), ministrando a disciplina Filosofia do Direito. Foi professor da Faculdade Atenas Maranhense (2005-2010), atuando em diversos departamentos, ministrando a disciplina Filosofia e Ética. Foi professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão 2011-2013). Atualmente é professor adjunto III na UFMA. Pesquisador da Filosofia kantiana, especialmente a sua teoria estética. Realiza estudos sobre a relação entre o estético e o esclarecimento a partir das filosofias de Kant e Schiller. Realizou pesquisa sobre a relação entre Filosofia e Literatura a partir das categorias marxistas. Coordenou o Grupo de Estudo "Filosofia e Literatura: uma análise do materialismo histórico dialético a partir de textos literários". Atualmente é líder do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ESTÉTICA ALEMÃ MODERNA - GEP-ESTÉTICA, cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia

2017 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A crítica do gosto e o esclarecimento: afinidades entre o estético e o político em Kant e Schiller
Ricardo José Corrêa Barbosa. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Universidade Federal do Maranhão
Título: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E BARBÁRIE: A AVALIAÇÃO É ENTRAVE PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA?,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Palavras-chave: educação; emancipação; barbárie; AVALIAÇÃO; Curso de Direito.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

2002 - 2002

Universidade Federal do Maranhão
Título: FACULDADES SUPERIORES VESUS FACULDADE INFERIOR
Orientador: Lucinete Marques Lima

Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia

1996 - 2000

Universidade Federal do Maranhão
Título: PURIFICAÇÃO, PASSAGENS, SENTIMENTO: O SUBLIME E A LEI MORAL EM KANT
Orientador: MARIA OLÍLIA SERRA

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Formação de Gestores. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Organização de eventos

MELONIO, D. C. . I Congresso Internacional Rousseau x Kant ? UFMA, do III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: estética e representação e do I Congresso Kant ? UFMA: liberdade, justiça e dignidade. 2018. (Congresso).

MELONIO, D. C. . V Jornada Interdisciplinar de Filosofia. 2017. (Congresso).

MELONIO, D. C. . IV Jornada Interdisciplinar de Filosofia. 2016. (Congresso).

MELONIO, D. C. . III Jornada Interdisciplinar de Filosofia. 2015. (Outro).

MELONIO, D. C. . I CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU ? UFMA:. 2014. (Congresso).

MELONIO, D. C. . I Seminário Filosofia e Literatura: A revolução dos bichos, George Orwell. 2014. (Outro).

MELONIO, D. C. . II Jornada Interdisciplinar de Filosofia ? UFMA/PINHEIRO: Diálogos filosóficos: a interdisciplinaridade da filosofia com outras áreas de conhecimento. 2014. (Outro).

MELONIO, D. C. . IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO. 2010. (Outro).

MELONIO, D. C. . IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO. 2010. (Outro).

Participação em eventos

15° CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA BRASIL. A improvisação musical como expressão do gênio segundo Kant. 2021. (Congresso).

Ciclo de Conferências "A Critica da razão pura de Kant". 2021. (Outra).

Encontro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: Espaço, Memória e Temporalidade, a I Semana Acadêmica Internacional e a VII Semana Interdisciplinar em Cultura e Sociedade.O GÊNIO ARTÍSTICO E AS BELAS ARTES SEGUNDO KANT. 2021. (Encontro).

VIII Jornada Interdisciplinar de Filosofia.Esclarecimento, Estética e Educação: Um debate entre Kant e Schiller. 2021. (Seminário).

A CRÍTICA DA FACULDADE DE JULGAR, pressupostos e desdobramentos. 2020. (Outra).

ASPECTOS ESTÉTICOS, EDUCACIONAIS E POLÍTICOS DO TEATRO (PLATÃO, VOLTAIRE, ROUSSEAU E BERTOLT BRECHT). 2020. (Seminário).

Filosofia Online. 2020. (Seminário).

Filosofia Online.O uso público da razão em tempos de Fake News: uma leitura a partir de Kant. 2020. (Seminário).

Filosofia Online.Discussões sobre necro e biopolítica. 2020. (Seminário).

SEGUNDA JORNADA SCHOPENHAUER DA PUCPR: SCHOPENHAUER E O MUNDO CONTEMPORÂNEO. 2020. (Outra).

Ciclos de Palestras em Filosofia Alemã: Perspectivas de estudo sobre a obra kantiana.A relação entre o político e o estético em Kant. 2019. (Simpósio).

I Seminário Acadêmico de Filosofia.Não se ensina Filosofia, ensina-se filosofar. 2019. (Seminário).

Seminário de Pesquisa dos GEPI Rousseau ? Kant UFMA: Política, Estética e Representação em Rousseau e Kant.Kant e a abordagem antropológica pragmática do gosto. 2019. (Seminário).

VII JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA - JINTERFIL.Os escritos políticos kantianos e o ensaio sobre a Aufklärung. 2019. (Seminário).

VII JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA - JINTERFIL.Os escritos políticos kantianos e ensaio sobre a Aufklärung. 2019. (Seminário).

XXIII Semana de Filosofia: A Filosofia e a crise da verdade / I Seminário de Pesquisa do PROF-FILO UFMA - Filosofia e Crise: ensino, escola, curriculo.Os preconceitos e a verdade segundo Kant. 2019. (Seminário).

I Congresso Internacional Rousseau x Kant ? UFMA, do III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: estética e representação e do I Congresso Kant ? UFMA: liberdade, justiça e dignidade. UMA PERGUNTA, DUAS RESPOSTAS: o Esclarecimento segundo Mendelssohn e Kant. 2018. (Congresso).

I Congresso Internacional Rousseau x Kant ? UFMA, do III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: estética e representação e do I Congresso Kant ? UFMA: liberdade, justiça e dignidade. O GÊNIO KANTIANO E O ETHOS ROMÂNTICO. 2018. (Congresso).

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.https://www.doity.com.br/iii-simposio-nacional-de-tecnologias-digitais-na-educacao-iii-sntde-2018. 2018. (Simpósio).

I Semana de Filosofia & Literatura UFSCar.A poesia e as belas-artes segundo Kant. 2018. (Outra).

Jornada "200 anos de Marx, a crítica da economia política nos século XXIloIII. 2018. (Outra).

XIV Semana dos alunos da Pós Graduação em Filosofia. 2018. (Outra).

V Jornada Interdisciplinar de Filosofia.O sublime e a Lei moral em Kant: homogeneidades ou heterogeneidades?. 2017. (Seminário).

I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas do Maranhão. 2016. (Encontro).

II Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: ?Educação, Linguagem, Política e Estética?. MELODIA, HARMONIA, CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS: A MÚSICA COMO LÍNGUA EM ROUSSEAU. 2016. (Congresso).

IV Jornada Interdisciplinar de Filosofia. SUBLIME, LITERATURA E EMANCIPAÇÃO: A experiência estética do sublime como condição de possibilidade para a emancipação na obra literária de Orwell. 2016. (Congresso).

XXI Semana de Filosofia.Os elementos constitutivos do Romance: uma abordagem estética segundo Lukács. 2016. (Encontro).

XXI Semana de Filosofia.Os elementos constitutivos do romance: uma abordagem estética segundo Lukács. 2016. (Encontro).

II ENELF - Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia.Filosofia e Literatura: Uma análise do materislismo histórico dialético a partir de textos literários. 2015. (Encontro).

I CONGRESSO NACIONAL JEAN JACQUES ROUSSEAU - idiossincrasias & Diálogos. Estado de Natureza versus Estado Civil, prelúdio da barbárie? Uma leitura de Rousseau a partir de Adorno. 2014. (Congresso).

11 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA - BRASIL: Gosto, Interpretação e Crítica. ARTE E DOMINAÇÃO: uma análise do conceito de indústria cultural a partir de Adorno e Horkheimer. 2013. (Congresso).

I JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA DE GRAJAÚ-MA: Desafios contemporâneos do ensino de Filosofia.MAGISTÉRIO E BARBÁRIE: uma análise dos tabus que envolvem o magistério segundo o pensamento de Adorno. 2013. (Seminário).

V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: projeto para a emancipação ou exploração do capital?. 2011. (Outra).

I JORNADA CIENTÍFICA DO CCSo/UFMA.MAGISTÉRIO E BARBÁRIE: uma análise dos tabus que envolvem o magistério segundo o pensamento de Adorno. 2010. (Seminário).

IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO.EDUCAÇÃO E ESCLARECIMENTO: o processo de emancipação segundo a concepção kantiana. 2010. (Encontro).

ORALIDADE E ESCRITA NA SALA DE AULA. 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO "POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INCLUSÃO SOCIAL". 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO PEDAGÓGICO ?OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO DOCENTE FRENTE AO NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL?. 2005. (Seminário).

XII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SEMIC.JUIZO ESTÉTICO E MORALIDADE EM KANT. 2000. (Seminário).

XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O CARÁTER UNIVERSAL DO JUÍZO ESTÉTICO SEGUNDO KANT. 1999. (Seminário).

X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SEMIC.FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS PARA A MÚSICA: uma concepção hegeliana. 1998. (Seminário).

XI SEMANA DE FILOSOFIA. 1997. (Seminário).

I SEMANA DE HUMANIDADES/X SEMANA DE FILOSOFIA. 1996. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: MARCIA FERNANDA AMORIN GARCIA

MELONIO, D. C.; PARENTE, G. P.. O PROBLEMA DA ORIGEM DO MAL E O LIVRE-ARBÍTRIO: uma análise da origem do mal para Santo Agostinho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria de Jesus Nogueira Pachêco

MELONIO, D. C.; SILVA, A. F. L.. HUMANISMO E LIBERDADE: Uma análise da obra ?O Existencialismo é um Humanismo? de Jean-Paul Sartre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jasmine Marlena de Sousa Nascimento

MELONIO, D. C.. O NAZISMO EM HANNAH ARENDT: Uma análise filosófica sobre o regime totalitário como acontecimento político do século XX. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucidalva Pereira Gonçalves

MELONIO, D. C.. ÉTICA E SABEDORIA PRÁTICA: Um estudo sobre a Phrónêsis a partir da Ethica Nicomachea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Manoel Ferreira Silva

Rodrigues, Ubiratane;MELONIO, D. C.; LIMA, F. V.. DO ESTADO DE NATUREZA AO PACTO SOCIAL EM THOMAS HOBBES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: FERNANDA RAQUEL PEREIRA ABREU

MELONIO, D. C.. DEFICIÊNCIA DAS PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE NO PROCESSO DE REINSERÇÃO SOCIAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE DIREITO) - Universidade Ceuma.

Aluno: Denis Raimundo de Quadros Soares

MELONIO, D. C.. TUTELA ANTECIPADA E CAUTELAR, EFETIVIDADE E FUNGIBILIDADE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE DIREITO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ATHOS BARBOSA LIMA

MELONIO, D. C.. DIREITO E PERSUASÃO: Teoria dos discursos e argumentação jurídica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE DIREITO) - Universidade Ceuma.

Aluno: PAULA NUBIA MUNIZ

MELONIO, D. C.. ESCLARECIMENTO E EDUCAÇÃO EM KANT. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rejeane de Jesus L

MELONIO, D. C.. Viegas.O MÉTODO DIALÓGICO COMO ELEMENTO METODOLÓGICO NO PROGRAMA DE FILOSOFIA PARA CRIANÇA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Francisco das Chagas Athayde Lima Neto

MELONIO, D. C.. AS LUZES DO MITO E O BLECAUTE DA RAZÃO ? UMA LEITURA DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cícero de Sousa C

MELONIO, D. C.. Filho.O CONCEITO DE PODER NO ESTADO CIVIL HOBBESIANO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria do Perpétuo Socorro Costa Pereira

MELONIO, D. C.. A VERSÃO NIETZSCHEANA SOBRE A MORAL CRISTÃ. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Claudival Lourenço Alencar

MELONIO, D. C.. OS INIMIGOS DO SUPER-HOMEM NO PENSAMENTO DE NIETZSCHEANO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosa Linhares de Mesquita Pinheiro

MELONIO, D. C.. COMUNIDADE ÉTICA E O REINO DE DEUS EM KANT. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão.

MELONIO, D. C.; Freire, Wescley; MENDES JUNIOR, D. R.. Banca para seletivo de professor substituto de Filosofia. 2016. Universidade Federal do Maranhão.

MELONIO, D. C.; Rodrigues, Ubiratane; Freire, Wescley. Banca de Seletivo para professor Substituto - Pinheiro/MA. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

Comissão julgadora das bancas

Beatriz Sabóia

NASCIMENTO, I. V.;SABOIA, B.; BONFIM, M. N. B.. Avaliação, Educação, Emancipação e Barbárie: a avaliação escolar é entrave para a construção de uma educação emancipatória.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Lélia Cristina Silveira de Moraes

NASCIMENTO, I. V.;MORAES, Lélia Cristina Silveira de; Bonfim, Maria Núbia Barbosa. Educação, Emancipação e Barbárie: a avaliação é entrave para a construção de uma educação emancipatória?. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Vladimir Menezes Vieira

BARBOSA, R.LEMOS, F.VIEIRA, V. M.FRANCESCHINI, P. A. C.SÜSSEKIND, P.. A Crítica do gosto e o Esclarecimento: afinidades entre o estético e o político em Kant e Schiller. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vladimir Menezes Vieira

BARBOSA, R.VIEIRA, V. M.FRANCESCHINI, P. A. C.SÜSSEKIND, P.LEMOS, F.. A Crítica do gosto e o Esclarecimento: afinidades entre o estético e o político em Kant e Schiller. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Olilia Serra

SERRA, M. O.. FACULDADES SUPERIORES VERSUS FACULDADE INFERIOR: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DA OBRA "CONFLITO DAS FACULDADES"PARA UMA LEITURA DO CONTEXTO ATUAL DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Maranhão.

Maria Núbia Barbosa Bonfim

NASCIMENTO, I. V.; SABOIA, B.;BONFIM, M. Núbia. Avaliação, Educação, Emancipação e Barbárie: a avaliação escolar é entrave para a construção de uma educação emancipatória?. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Federal do Maranhão.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, RICARDO; FRANCESCHINI, P. A. C.; VIEIRA, Vladimir; CASTRO, Pedro Sussekind Viveiros de; BRITTO, F. L.. A Crítica do gosto e o Esclarecimento: afinidades entre o estético e o político em Kant e Schiller. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pedro Süssekind Viveiros de Castro

VIEIRA, V.; BARBOSA, R. J. C.; LEMOS, F.; FRANCESCHINI, Pedro;SÜSSEKIND, Pedro. A Crítica do gosto e o Esclarecimento: afinidades entre o estético e o político em Kant e Schiller. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ilma Vieira do Nascimento

NASCIMENTO, I. V.; SABOIA, Beatriz; BONFIM, Maria Núbia Barbosa. Avaliação, Educação, Emancipação e Barbárie: a avaliação escolar e entrave para a construção de uma educação emancipatória. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Ilma Vieira do Nascimento

NASCIMENTO, I. V.. Educação, Emancipação e Barbárie: a avaliação é entrave para a construção de uma educação emancipatória?. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Fabiano de Lemos Britto

BARBOSA, R. J. C.; FRANCESCHINI, P.; SUSSEKIND, P.; VIEIRA, V.;BRITTO, F. L.. A Crítica do gosto e o Esclarecimento: afinidades entre o estético e o político em Kant e Schiller. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Ana Gilmara Reis Sousa

Do gosto ao belo, do belo a arte: uma concepção estética da arte em Kant; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Ramonn de Oliveira Alves

A BANALIDADE DO MAL NA LITERATURA DE ORWELL: uma abordagem filosófica à luz do pensamento de Hannah Arendt; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Antonio Edilson Cardoso Linhares

O TRABALHO ALIENADO: filosofia e literatura em Marx e Orwell; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Gilnaldo Cantanhede Nunes

O belo e o sublime em Kant: uma análise comparativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Claudiane de Jesus Morais Martins

O princípio Responsabilidade em Hans Jonas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Antonio Edilson Cardoso Linhares

A alienação do trabalho em Marx e Orwell; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Jasmine Marlena de Susa Nascimento

O NAZISMO EM HANNAH ARENDT: Uma análise filosófica sobre o regime totalitário como acontecimento político do século XX; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

MARIA DO CARMO SILVA LOPES

A ALFABETIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO LEITORA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Maria do Socorro Pereira Santos

O INCENTIVO DO CONTO E RECONTO NA ORALIDADE E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA FREI DAMIÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA ? MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

JOÃO MANOEL RODRIGUES DE SOUSA

LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA: Um estudo de caso na Escola Municipal Raimundo Nonato Pimentel; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Maria da Conceição de Sousa

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA DAS CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO NONATO PIMENTEL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

NILCILENE SOARES SILVA

MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUSA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Carlilda Silva Sousa

PLANEJAMENTO ESCOLAR PARTICIPATIVO: Uma análise comparativa entre as escolas do Ensino Fundamental Deputado João de Araújo Silva e Maximiana Rosa Batista no município de Pindaré-Mirim; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

CARMESILDA PEREIRA DA COSTA

LITERATURA INFANTIL E PRÁTICA DOCENTE: A prática dos professores nos anos iniciais com o ensino de literatura infantil na escola municipal Frei Damião; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

CREUZIMAR DE ASSUNÇÃO FERREIRA

PLANEJAMENTO ESCOLAR E PRÁTICA DOCENTE: Estudo na Escola Municipal José Manuel da Silv; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

DILMA BENTA MARINHO PINHEIRO

GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO JOÃO ARAÚJO SILVA: UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Elissandra Sousa Costa

PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Um estudo na Escola Municipal Justina Batalha Maciel Ribeiro em Pindaré-Mirim-MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Janaína Silva Bastos

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO APRENDIZAGEM Um estudo na escola municipal Humberto de Campos em Santa Inês Pindaré-Mirim 2015; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Janicelia Cutrim Santos

EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O papel do docente no processo reingresso do aluno; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Ginaldo Cantanhede Nunes

Contemplação, sentimento: o belo e o sublime em Kant; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

KAROLINY DE PINHO PASSOS

A NOTÍCIA COMO ESPETÁCULO: reflexos jurídicos da abordagem sensacionalista da violência na mídia no caso do massacre de Pedrinhas no Programa Bandeira 2 da TV Difusosa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE DIREITO) - Universidade Ceuma; Orientador: Danielton Campos Melonio;

MAYARA MENDES LOBATO

A CONCEPÇÃO ÉTICA EM MACHADO DE ASSIS: análise da obra ?Memórias Póstumas de Brás Cubas?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Henrique Alfredo Macedo Viana

A INSERÇÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: não efetividade da lei; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE DIREITO) - Universidade Ceuma; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Teofilo Alexandrino de Brito Neto

MORALIDADE E LEGALIDADE EM KANT; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE DIREITO) - Universidade Ceuma; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Fernando Tajra Vasconcelos

A IMPORTÂNCIA DAS LEIS NA REPÚBLICA ROMANA NA VISÃO DE NICOLAU MAQUIAVEL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE DIREITO) - Universidade Ceuma; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Juliana Araújo Almeida

O CRITÉRIO DA OBJETIVIDADE DA NORMA JURÍDICA NA TEORIA PURA DO DIREITO DE HANS KELSEN: uma relação pragmática com a norma fundamental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE DIREITO) - Universidade Ceuma; Orientador: Danielton Campos Melonio;

Foi orientado por

Almir Ferreira da Silva Junior

Juízo estético e moralidade em Kant; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Almir Ferreira da Silva Junior;

Almir Ferreira da Silva Junior

A atonomia da estética na modernidade:Baumgarten, Kant e Hegel; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Almir Ferreira da Silva Junior;

Almir Ferreira da Silva Junior

Fundamentos filosóficos para a música: uma concepção hegeliana; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Almir Ferreira da Silva Junior;

Ricardo José Corrêa Barbosa

A Crítica do gosto e o Esclarecimento: afinidades entre o estético e o político em Kant e Schiller; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo José Corrêa Barbosa;

Lindinalva Shirllem Pena Forte Ferreira

Beleza livre e beleza aderente em Kant; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - Filosofia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Ilma Vieira do Nascimento

Educação, emancipação e barbárie: a avaliação é entrave para a construção de uma educação emancipatória?; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Ilma Vieira do Nascimento;

Produções bibliográficas

  • MELONIO, A. S. R. ; MELONIO, D. C. ; FACANHA, L. S. . O YouTube como ferramenta de ensino-aprendizagem. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 27, p. 26-39, 2018.

  • CARVALHO, ZILMARA DE JESUS VIANA DE ; MELONIO, DANIELTON CAMPOS . A divisão das belas artes: Kant e Hegel. GRIOT , v. 18, p. 198-216, 2018.

  • MELONIO, D. C. . MELODIA, HARMONIA, CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS: A música como língua em Rousseau. SABERES (NATAL) , v. 1, p. 38-51, 2017.

  • MELONIO, D. C. . PÓS-MODERNIDADE, CURRÍCULO E TRANSVERSALIDADE: A importância do debate sobre Ética e Multiculturalismo no contexto atual da escola. Revista Pesquisa em Foco em Educação e Filosofia , v. 6, p. 109, 2013.

  • MELONIO, D. C. . EDUCAÇÃO, PODER E CURRÍCULO: uma análise da relação entre escola, currículo e dominação a partir de Michael Apple. Revista Pesquisa em Foco em Educação e Filosofia , v. 5, p. 103-124, 2012.

  • MELONIO, D. C. . A RELAÇÃO SUJEITO/OBJETO: uma análise do fundamento epistemológico dos estatutos metodológicos de Durkheim, Marx e Weber. CEUMA Perspectivas , v. 17, p. 71-92, 2007.

  • MELONIO, D. C. . Anais da VIII jornada interdisciplinar de filosofia [recurso eletrônico]: filosofia, cultura, interdisplinaridade. 1. ed. São Luís - MA: EDUFMA, 2022. v. 1. 528p .

  • MELONIO, D. C. . Educação, emancipação e barbárie: uma abordagem filosófica. 1. ed. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2016. v. 1. 371p .

  • MELONIO, D. C. ; LEMOS, Fabiano . O gênio kantiano e o ethos romântico.. In: Luciano da Silva Façanha; Zilmara de Jesus Viana Carvalho. (Org.). Rousseau, Kant & Diálogos. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 1, p. 196-222.

  • MELONIO, D. C. . Filosofia e Literatura: uma análise do materialismo histórico dialético a partir de textos literários. In: Clever Luiz Fernandes; Wandeílson Silva De Miranda. (Org.). A filosofia nas escolas: o diálogo interdisciplinar entre a filosofia e as ciências humanas. 57ed.Porto Alegre: , 2016, v. 1, p. 49-73.

  • MELONIO, D. C. . Arte e dominação: uma análise do conceito de indústria cultural a partir de Adorno e Horkheimer. In: Verlaine Freitas; Rodrigo Duarte; Giorgia Cecchinato; Cíntia Vieira da Silva. (Org.). Gosto, Interpretação & Crítica. 1ed.Belo Horizonte: ABRE, 2015, v. 2, p. 40-.

  • MELONIO, D. C. ; MELONIO, D. C. . Educação e Emancipação: O processo educacional pode contribuir para a superação da barbárie?. In: Danielton Campos Melonio; José Henrique Sousa Assai. (Org.). Problemas de Filosofia e Ciências Humanas. 1ed.Porto Alegre - RS: Editora Fi, 2015, v. 1, p. 16-48.

  • MELONIO, D. C. . Apresentação. In: Danielton Campos Melonio; José Henrique Sousa Assai. (Org.). Problemas de Filosofia e de Ciências Humanas. 1ed.Portp Alegre: Editora Fi, 2015, v. 1, p. 9-15.

  • MELONIO, D. C. . Educação escolar: caminho para a emancipação?. In: Baltazar Macaíba de Sousa; Marcelo de Sousa Araújo. (Org.). Afinidades Marxistas. 1ed.São Luís: Café e Lápis, 2015, v. 1, p. 169-196.

  • MELONIO, D. C. ; MAIA, N. D. S. . ESCLARECIMENTO, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE ENTRE KANT E SCHILLER. In: VIII JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA - JINTERFIL, 2022, Pinheiro-MA. Anais da VIII jornada interdisciplinar de filosofia [recurso eletrônico]: filosofia, cultura, interdisplinaridade. SÃO LUÍS - MA: EDUFMA, 2022. v. 1. p. 32-47.

  • MELONIO, A. S. R. ; MELONIO, D. C. ; FACANHA, L. S. . O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2018, São Luís - MA. Anais [recurso eletrônico] do III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís - MA: EDUFMA, 2018. v. 1. p. 622-634.

  • MELONIO, D. C. ; HALABE, D. J. E. ; RODRIGUES, H. L. . POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: projeto para a emancipação ou exploração do capital?. In: V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2011, SÃO LUÍS-MA. V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Estado, Desenvolvimento e Crise do Capital. SÃO LUÍS, 2011.

  • MELONIO, D. C. ; ilma vieira do nascimento . PÓS-MODERNIDADE, CURRÍCULO E TRANSVERSALIDADE: A importância do debate sobre Ética e Multiculturalismo no contexto atual da escola. In: XX EPENN, 2011, MANAUS-AM. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste ? Educação, Culturas e Diversidades. MANAUS - AM, 2011.

  • MELONIO, D. C. . EDUCAÇÃO E ESCLARECIMENTO: o processo de emancipação segundo a concepção kantiana. In: IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, 2010, SÃO LUÍS-MA. IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO - ESTADO E SOCIEDADE: A educação pública brasileira em questão. SÃO LUÍS-MA, 2010.

  • MELONIO, D. C. . Os preconceitos e a verdade segundo Kant. In: XXIII Semana de Filosofia: Filosofia e a crise da verdade/ I Seminário do PROF-FILO UFMA, 2019, São Luís. Caderno de Resumos da XXIII Semana de Filosofia: Filosofia e a crise da verdade e I Seminário do PROF-FILO UFMA - Filosofia e Crise: ensino, escola, currículo. São Luís: EDUFMA, 2019. v. 1. p. 66-66.

  • MELONIO, D. C. . O GÊNIO KANTIANO E O ETHOS ROMÂNTICO. In: I Congresso Internacional Rousseau x Kant ? UFMA, do III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: estética e representação e do I Congresso Kant ? UFMA: liberdade, justiça e dignidade, 2018, São Luís - MA. Resumos do I Congresso Internacional Rousseau x Kant ? UFMA, do III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: estética e representação e do I Congresso Kant ? UFMA: liberdade, justiça e dignidade. São Luís - MA: EDUFMA, 2018. v. 1. p. 122-122.

  • MELONIO, D. C. . UMA PERGUNTA, DUAS RESPOSTAS: o Esclarecimento segundo Mendelssohn e Kant. In: I Congresso Internacional Rousseau x Kant ? UFMA, do III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: estética e representação e do I Congresso Kant ? UFMA: liberdade, justiça e dignidade, 2018, São Luís - MA. Resumos do I Congresso Internacional Rousseau x Kant ? UFMA, do III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: estética e representação e do I Congresso Kant ? UFMA: liberdade, justiça e dignidade. São Luís - MA: EDUFMA, 2018. v. 1. p. 176-176.

  • MELONIO, D. C. . MELODIA, HARMONIA, CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS: A MÚSICA COMO LÍNGUA EM ROUSSEAU. In: II Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: ?Educação, Linguagem, Política e Estética?, 2016, São Luis. Anais do II Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: ?Educação, Linguagem, Política e Estética?. São Luís, 2016. v. 1. p. 27-27.

  • MELONIO, D. C. . Estado de Natureza versus Estado Civil, prelúdio da barbárie? Uma leitura de Rousseau a partir de Adorno. In: I CONGRESSO NACIONAL JEAN JACQUES ROUSSEAU - Idiossincrasias e diálogos, 2014, SÃO LÚIS. Anais do I Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA: ?Idiossincrasias e Diálogos?rasias e diálogos. SÃO LUÍS: EDUFMA, 2014. v. 1. p. 42-43.

  • MELONIO, D. C. . ARTE E DOMINAÇÃO: uma análise do conceito de indústria cultural a partir de Adorno e Horkheimer. In: 11 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA: Gosto, Interpretação e Crítica, 2013, Belo Horizonte - MG. 11 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA: Gosto, Interpretação e Crítica, 2013. p. 18-18.

  • MELONIO, D. C. . MAGISTÉRIO E BARBÁRIE: uma análise dos tabus que envolvem o magistério segundo o pensamento de Adorno. In: I JORNADA CIENTÍFICA DO CCSo/UFMA, 2010, SÃO LUÍS. I JORNADA CIENTÍFICA DO CCSo/UFMA, 2010.

  • MELONIO, D. C. . JUÍZO ESTÉTICO E MORALIDADE. In: XII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFMA/CNPq, 2000, SÃO LUÍS. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - RESUMOS. SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, 2000. p. 129-129.

  • MELONIO, D. C. . O CARÁTER UNIVERSAL DO JUÍZO ESTÉTICO SEGUNDO KANT. In: XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFMA/CNPq, 1999, SÃO LUÍS. SEMIÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - RESUMOS. SÃO LÚIS: EDITORA DA UNIVESIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, 1999. p. 153-153.

  • MELONIO, D. C. . FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS PARA A MÚSICA: Uma concepção hegeliana. In: X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFMA/CNPq, 1998, SÃO LÚIS. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - RESUMOS. SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, 1998. p. 173-173.

  • MELONIO, D. C. . O GÊNIO ARTÍSTICO E AS BELAS ARTES SEGUNDO KANT. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . Esclarecimento, Estética e Educação: Um debate entre Kant e Schiller. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELONIO, D. C. . A improvisação musical como expressão do gênio segundo Kant. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, DANIELTON CAMPOS . O uso público da razão em tempos de Fake News: uma leitura a partir de Kant. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . KANT E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA PRAGMÁTICA DO GOSTO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . Os escritos políticos kantianos e o ensaio sobre a Aufklärung. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . Os preconceitos e a verdade segundo Kant. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . Não se ensina Filosofia, ensina-se filosofar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . A relação entre o político e o estético em Kant. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . UMA PERGUNTA, DUAS RESPOSTAS: o Esclarecimento segundo Mendelssohn e Kant. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . O GÊNIO KANTIANO E O ETHOS ROMÂNTICO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . A Poesia e as Belas-Artes segundo Kant. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, A. S. R. ; MELONIO, D. C. . Do espaço privado ao espaço público: um estudo sobre os impactos das redes sociais na exposição da privacidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . O sublime e a Lei moral em Kant: homogeneidades ou heterogeneidades?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . Marxismo, Humanismo, Educação e Emancipação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . MELODIA, HARMONIA, CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS: A MÚSICA COMO LÍNGUA EM ROUSSEAU. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . Os elementos constitutivos do romance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . SUBLIME, LITERATURA E EMANCIPAÇÃO: A experiência estética do sublime como condição de possibilidade para a emancipação na obra literária de Orwell. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . CUIDAR DE SI E CUIDAR DOS OUTROS: uma leitura filosófica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . Filosofia e Literatura: Uma análise do materislismo histórico dialético a partir de textos literários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PACHECO, M. J. N. ; MELONIO, D. C. . A concepção de Existência: Uma análise a partir do romance 'A Náusea'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . Educação e prática de Ensino: A filosofia na escola e suas possibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . Estado de Natureza versus Estado Civil, prelúdio da barbárie? Uma leitura de Rousseau a partir de Adorno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . EXPERIÊNCIA ESTÉTICA LITERÁRIA E DESBARBARIZAÇÃO: Uma análise à luz da teoria de Adorno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: o processo educacional pode contribuir para a superação da barbárie?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E BARBÁRIE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . ARTE E DOMINAÇÃO: uma análise do conceito de indústria cultural a partir de Adorno e Horkheimer. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . MAGISTÉRIO E BARBÁRIE: uma análise dos tabus que envolvem o magistério segundo o pensamento de Adorno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. ; HALABE, D. J. E. ; RODRIGUES, H. L. . POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: projeto para a emancipação ou exploração do capital?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . ADMIRAÇÃO E DOGMATICIDADE: elementos existenciais para a compreensão da importância e necessidade da Filosofia do Direito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . FACULDADES SUPERIORES E FACULDADE INFERIOR: uma análise do acesso ao ensino jurídico crítico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . CIÊNCIA E TECNOLOGIA: instrumentos para libertação ou dominação?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . O FORMALISMO KANTIANO COMO PRESSUPOSTO DE UMA FILOSOFIA DO DIREITO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . A ESTÉTICA COMO ABERTURA PARA ÉTICA KANTIANA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . DIREITO ALTERNATIVO: mitos e verdades. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . ÉTICA NA EDUCAÇÃO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELONIO, D. C. . PURIFICAÇÃO, PASSAGENS, SENTIMENTOS: o sublime e a lei moral em Kant. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . JUIZO ESTÉTICO E MORALIDADE EM KANT. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . A VISITA AOS GREGOS E A ORIGEM DA EDUCAÇÃO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . O CARÁTER UNIVERSAL DO JUÍZO ESTÉTICO SEGUNDO KANT. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELONIO, D. C. . FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS PARA A MÚSICA: uma concepção hegeliana. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELONIO, D. C. . A INDÚSTRIA CULTURAL: NAS CONCEPÇÕES DE ADORNO E HORKHEIMER. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MELONIO, D. C. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - PINHEIRO. 2016.

MELONIO, D. C. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FILOSOFIA LICENCIATURA ? PROFEBPAR/PERI MIRIM. 2016.

MELONIO, D. C. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA ? Imperatriz. 2016.

MELONIO, D. C. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? São Luís. 2016.

MELONIO, D. C. . Projeto do Curso de Especialização em Filosofia das Ciências Humanas. 2015. (Projeto Pedagogio de Curso).

MELONIO, D. C. . CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS/FILOSOFIA CAMPUS PINHEIRO Projeto Político-pedagógico. 2013. (Projeto Pedagogio de Curso).

MELONIO, D. C. . A PURIFICAÇÃO DA LEI MORAL: UM ESTUDO DA TEORIA ÉTICA DE KANT. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MELONIO, D. C. . O PAPEL DO ARTISTA NA FILOSOFIA DE KANT. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MELONIO, D. C. . JUÍZO ESTÉTICO E MORALIDADE EM KANT. 2000. (Relatório de pesquisa).

MELONIO, D. C. . O CARÁTER UNIVESAL DO JUÍZO ESTÉTICO SEGUNDO KANT. 1999. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST) -Pinheiro. , Estrada Pinheiro/Pacas, Km 10, S/N, Enseada, 65200000 - Pinheiro, MA - Brasil, Telefone: (098) 33811454, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1) Introdução à filosofia 2) Antropologia filosófica 3) Ética e filosofia ambiental 4) Filosofia política 5) Introdução à Estética: Kant e a arte contemporânea 6) História da Filosofia I 7) Teorias estéticas e de Filosofa da arte 8) História da Filosofia II

2016 - 2018

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação do Curso de Ciências Humanas, no Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia, UFMA.

2006 - 2008

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Prof. Subsituto do Departamento de Filosofia, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1) Introdução à filosofia 2) Ética 3) História da Filosofia no Brasil

2001 - 2003

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto do Depto. de Filosofia, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1) Introdução à filosofia 2) História da Filosofia IV (moderna II)

Atividades

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Básicos, Curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Campus de Pinheiro.,Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1) Introdução à filosofia 2) Metodologia Científica

2003 - 2013

Universidade Ceuma

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor do Departamento do Curso de Direito, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1) Introdução à filosofia 2) Filosofia do Direito 3) Ética geral e profissional

2007 - 2011

Faculdade Atenas Maranhense

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE DIVERSOS DEPARTAMENTOS, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1) Introdução à filosofia 2) Ética