Maria do Perpetuo Socorro Progene Vilhena

Possui graduação, Bacharelado em Química com enfase em Fitoquímica; mestrado em Geoquímica e Petrologia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Química Analítica no Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal do Para (2014). Atualmente é professora DE da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiências na área de Geociências com enfase em biogeoquímica, atuando nos seguintes temas: estudo em ambiente costeiro e estuarino, sedimento (manguezal), vegetação, organismos (caranguejos e ostras), tecido capilar, transferências de Hg, As, Se e outros metais no sedimento-vegetação-caranguejo-homem, poluentes metálicos, nutrientes, uso e reuso de compostos orgânicos, composição elementar e isotópica, e biomarcadores em ecossistemas terrestres e aquáticos.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2009 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: BIOINDICADORES AMBIENTAIS: FITOPLÂNCTON E OSTRAS (CRASSOSTREA GASAR E PAXYODON PONDERROSUS) EM ESTUÁRIOS DA COSTA NORTE DO BRASIL
Prof. Dr. Marcondes Lima da Costa. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Isótopos; Fator de transferência; Bioacumulação; Elementos traços no organismo; Ostras..Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências.

Mestrado em Geologia e Geoquímica

2005 - 2007

Universidade Federal do Pará
Título: Mineralogia e Geoquímica dos Sedimentos dos Manguezais de Marapanim (Litoral do Estado do Pará), e suas Influências sobre a Rhizophora Mangle, Caranguejos (Ucides Cordatus) e Cabelo Humano,Ano de Obtenção: 2007
Marcondes Lima da Costa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mineralogia; caranguejo; manguezal; Marapanim.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química. Setores de atividade: Pesca.

Graduação em Bacharelado em Química

1987 - 2001

Universidade Federal do Pará
Título: Constituintes Químicos do Caule de Conceveiba guianensis (Euphorbiaceae).
Orientador: Gisele Maria Skelding Pinheiro Guilhon
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Taxonomia de Algas Continentais. (Carga horária: 40h). , Embrapa Amazônia Oriental, EMBRAPA, Brasil.

2006 - 2006

Acompanhamento Pedagógico. (Carga horária: 8h). , Fundação Darci Ribeiro, FUNDAR, Brasil.

2006 - 2006

Formação dos Educadores do ProJovem. (Carga horária: 160h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Biogeoquímica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Agrícola.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, X Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e I Feira Mundial da Sociobiodiversidade. CARACTERIZAÇÃO DOS NUTRIENTES DOS SOLOS E RESÍDUOS ORGÂNICOS DE TOMÉ-AÇU-PA, PARA O PROCESSO DE COMPOSTAGEM. 2018. (Congresso).

XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, X Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e I Feira Mundial da Sociobiodiversidade. CARACTERIZAÇÃO NUTRICIONAL DE SOLOS PARA CULTIVO EM TOMÉ-AÇU, NORDESTE DO PARÁ. 2018. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia VETERINÁRIA. Infecção por Henneguya sp. em Acestrorhynchus sp capturados no Rio Capim da região Amazônica, Para, Brasil. 2018. (Congresso).

XV SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE A APARTIR DO USO DE ESTERCO BOVINO E FOLHA DO DENDÊ (Elaesis guineenses) DO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/ PA.. 2017. (Seminário).

XV SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BRIQUETE COMO COMBUSTÍVEL DE BIOMASSA SÓLIDA FEITO DA CASCA DE CACAU (Theobroma cacao) DA REGIÃO DE TOMÉ-AÇU-PA.. 2017. (Seminário).

XV SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE POR COMPOSTAGEM COM ESTERCO DE CAPRINO E SERRAGEM EM TOMÉ-AÇU-PA. 2017. (Seminário).

XV SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.ANALISE NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE TOMÉ AÇU. 2017. (Seminário).

XV SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Briquetes de serragem: Alternativa para eliminação de resíduos orgânicos do município de Tomé-Açu/Pa. 2017. (Seminário).

14° Simpósio de Geologia da Amazônia. MODIFICAÇÕES DIAGENÉTICAS IDENTIFICADAS EM CARAPAÇAS FÓSSEIS (TARTARUGA MARINHA) DO IGARAPÉ DIABINHO, ACRE-AC.. 2015. (Congresso).

13º Simpósio de Geologia da Amazônia. MINERALOGIA E QUÍMICA DOS SEDIMENTOS LAMOSOS DE CURUÇÁ, COSTA NORTE DO BRASIL. 2013. (Congresso).

46° CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. Aplicação de 13C e 15N para Avaliação de contaminação de ostras (crassostrea sp e perliferas: Paxyodon ponderosus por metais pesados em estuários da Costa Paraense. 2012. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica. Aplicação de 13C e 15N para Avaliação de contaminação de ostras (crassostrea sp e perliferas: Paxyodon ponderosus por metais pesados em estuários da Costa Paraense. 2011. (Congresso).

45 Gongresso Brasileiro de Geologia. Assinaturas Geoquímicas dos sedimentos da Formação Barreiras nos Manguezais de Bragança, NE do Pará. 2010. (Congresso).

IX SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DA AMZÕNIA.A biodisponibilidade química em sedimentos do manguezal de Marapanim (litoral do Estado do Pará) e sua transferência para os caranguejos. 2006. (Simpósio).

XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Transferência de A, Hg, Se entre outros metais dos sedimentos para as folhas, caranguejos e cabelo hmano, dominio dos manguezais de Marapanim (Nordeste do Pará). 2006. (Congresso).

XLII CONGRESSO BASILEIRO DE GEOLOGIA. Concentrações de As, Hg e Se em sedimentos de mangue e seus caranguejos na região costeira do nordeste do Pará. 2004. (Congresso).

XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. Geoquímica e mineralogia de sedimentos de manguezais do nordeste do Estado do Pará. 2004. (Congresso).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA. Mercúrio em sedimentos de mangues, crustáceo (caranguejo) e no homem (cabelo) em torno dos manguezais do nordeste do Pará. 2003. (Congresso).

Sociedade Brasileira de Química 24ª Reunião Anual. Estudo de Conceveiba Guianensis (Euphorbiaceae). 2001. (Congresso).

XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. Síntese de compostos orgânicos nitrogenados: oximas. 2001. (Congresso).

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.INVESTIGAÇÃO QUÍMICA DE PLANTAS AMAZÔNICAS COM PROPRIEDADES BIOLÓGICAS ÚTEIS. 2000. (Seminário).

XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.CONSTITUINTES QUÍMICOS DO EXTRATO HEXÂNICO E DICLOMETÂNICO DO CAULE DE CONCEVEIBA GUIIANENSIS. 2000. (Seminário).

II ENCONTRO PARAENSE DE ENSINO DE QUÍMICA; I JORNADA DE ENGENHARIA QUÍMICA E QUÍMICA INDUSTRIAL; XVIII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA; X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPA.. 1999. (Seminário).

XVIII Encontro Nacional dos estudantes de química - SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raquel Gomes da Silva

Maria S. P. Vilhena; CINTRA, I. H. A.; SARAIVA, A. L. L.. DISTRIBUIÇÃO DE METAIS PESADOS EM SEDIMENTOS DE ÁREAS DE CULTIVOS DE OSTRAS DO NORDESTE PARAENSE (BRASIL). 2014. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Renata Lelly da Costa Barbosa

VILHENA, M. P. S. P; ROCHA, E. J. P.; FIGUEIREDO, R. O.. TRATAMENTO DE EFLUENTES DA INDUSTRIA DE ALUMINA PARA REUSO DA ÁGUA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ingledir Suely Silva Barra

KERN, D. C.;VILHENA, M. P. S. P. MINERALOGIA E QUÍMICA DOS SOLOS E FRAGMENTOS CERÂMICOS DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO JABUTI, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ROSILDO SANTOS PAIVA

COSTA, M. L.; SILVA, J. F. B. R.;PAIVA, R. S.; DANTAS, K. G. F.; LEMOS, V. P.. Bioindicadores Ambientais: Fitoplâncton e Ostras (Crassostrea gasar e Paxuodon ponderrosus) de Dois Estuários da Costa Norte do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química do ICEN) - Universidade Federal do Pará.

Marcondes Lima da Costa

COSTA, M. L.; MADUREIRA;PAIVA, R. S.Silva, A. K. T.. Utilização de biodindacores (ostras Crassostrea sp. e Paxyoidon ponderrrosus E Plancton) para avaliação da qualidade ambientyal de ecossistemas costeiros do Para. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Pará.

Luiz Drude de Lacerda

Lacerda, L.D.; COSTA, M. L.. Mineralogia e geoquimica dos sedimentos dos manguezais de Marapanim (Litoral do Estado do Pará) e suas influências sobre Rhizophora mangle, caranguejos (Ucides cordatus) e cabelo humano. 2006. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

Vanda porpino Lemos

COSTA, M. L.; K.D.G.Fernandes; Silva, F.F.B.R;LEMOS, V. P.; PAIVA, R. S.;Lemos, V.P.. Bioindicadores ambientais: fitoplankton e ostras (crassostrea gazar e paxyodon ponderrosus) em estuatios da costa norte do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

Kelly Das Graças Fernandes Dantas

DANTAS, KELLY G. F.COSTA, M. L.LEMOS, V. P.; SILVA, J. F. B. R.; PAIVA, R. S.. Bioindicadores ambientais: Fitoplancton e ostras (Crassostrea Gasar e Paxyodon Ponderrosus) em estuários da costa norte do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

JOSE FRANCISCO BERREDO REIS DA SILVA

COSTA, MARCONDES L.; DANTAS, K. G. F.; Paiva; Lemos;BERRÊDO, JOSÉ FRANCISCO. Bioindicares ambientais: fitoplâncton e ostras (Crassostrea gasar e Paxyodon ponderrossus) em estuários da costa norte do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em química) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ingledir Suely Silva Barra

Estudos Arqueométricos e Tecnológicos de Artefatos Cerâmicos de Ocupações Pré-históricas no Estuário do Nordeste Paraense, Amazônia (Brasil); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Museu Paraense Emílio Goeldi, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Perpetuo Socorro Progene Vilhena;

Clauber Jacynto da Silva

Estudos Arqueométricos de artefatos cerâmicos Provenientes dos Sítios Arqueológicos Marinaldo, Pau Preto, P32 da região de Salobo (Marabá-Pa) e Jacarequara (Barcarena-Pa); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Museu Paraense Emílio Goeldi, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Perpetuo Socorro Progene Vilhena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcondes Lima da Costa

Se, Hg, As em sedimentos de mangue, caranguejo (EUCIDES CORDATUS) e cabelos humanos na regiâode Marapanim Nordeste do Pará; ; 2006; Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Marcondes Lima da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VILHENA, MARIA P.S.P. ; COSTA, MARCONDES L. ; BERREDO, JOSÉ F. ; PAIVA, ROSILDO S. ; MOREIRA, MARCELO Z. . The sources and accumulation of sedimentary organic matter in two estuaries in the Brazilian Northern coast. REGIONAL STUDIES IN MARINE SCIENCE , v. 18, p. 188-196, 2017.

  • VILHENA, MARIA P.S.P. ; COSTA, MARCONDES L. ; BERRÊDO, JOSÉ F. ; PAIVA, ROSILDO S. ; SOUZA, CRISVALDO C.S. . Chemical elements in pearl oysters (Paxyodon ponderosus), phytoplankton and estuarine sediments from eastern Amazon (Northern Brazil): Bioaccumulation factors and trophic transfer factors. Journal of South American Earth Sciences , v. 67, p. 1-10, 2016.

  • BERRÊDO, JOSÉ F. ; COSTA, M. L. ; VILHENA, M. P. S. P ; MATOS, C. R. L. . Modificações nas propriedades físico-químicas de sedimentos de manguezais submetidos ao clima amazônico. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Série Ciências da Terra , v. 11, p. 313, 2016.

  • Vilhena, Maria Do Perpetuo Socorro Progene ; Costa, Marcondes Lima Da ; Berrêdo, José Francisco ; PAIVA, ROSILDO SANTOS ; ALMEIDA, PRYSCILA DENISE . Chemical composition of phytoplankton from the estuaries of Eastern Amazonia. Acta Amazonica (Impresso) , v. 44, p. 513-526, 2014.

  • VILHENA, MARIA S. P. ; COSTA, MARCONDES L. ; BERREDO, JOSE FRANCISCO . Accumulation and transfer of Hg, As, Se, and other metals in the sediment-vegetation-crab-human food chain in the coastal zone of the northern Brazilian state of Pará (Amazonia). Environmental Geochemistry and Health , v. 35, p. 1-20, 2013.

  • VILHENA, M. P. S. P ; Costa, Marcondes Lima Da ; Berrêdo, José Francisco . Continental and marine contributions to formation of mangrove sediments in an Eastern Amazonian mudplain: The case of the Marapanim Estuary. Journal of South American Earth Sciences , v. 29, p. 427-438, 2010.

  • BERREDO, J. F. ; M.L, C. ; VILHENA, M. P. S. P ; Santos, Josiana Torres . MINERALOGIA E GEOQUÍMICA DE SEDIMENTOS DE MANGUEZAIS DA COSTA AMAZÔNICA: O EXEMPLO DO ESTUÁRIO DO RIO MARAPANIM (ESTADO DO PARÁ).. Revista Brasileira de Geociências , v. 38, p. 26-37, 2008.

  • BERREDO, J. F. ; COSTA, M. L. ; VILHENA, M. P. S. P . Efeitos das variações sazonais do clima tropical úmido sobre as águas e sedimentos de manguezais da costa norte do Brasil (NE do Estado do Pará).. Acta Amazonica , v. 38, p. 473-482, 2008.

  • VILHENA, M. P. S. P ; COSTA, M. L. ; BERREDO, J. F. ; G.C.SA, ; COSTA, A. M. ; SANTOS, E. O. ; BRABO, E. S. . Mercúrio em sedimentos de mangues, caranguejos (Ucides cordatus) e cabelos humanos em torno dos manguezais do nordeste do Pará. Mercúrio em sedimentos de mangues, caranguejos (Ucides cordatus) e cabelos humanos em torno dos manguezais do nordeste do Pará, Geochim. Brasil., v. 17, n.2, p. 121-129, 2003.

  • VILHENA, M. P. S. P ; COSTA, M. L. ; BERREDO, J. F. . A biodisponibilidade química em sedimentos do manguezal de Marapanim (litoral do estado do Pará) e sua transferência para os caranguejos.. In: Lucia Travassosda Rosa-Costa, Evanfro Luiz Klein, Eduardo Paim Viglio.. (Org.). Contribuições à Geologia da Amazônia. 1ed.Belem-PA: Publitec Gráfica & ERditora, 2007, v. 5, p. 155-166.

  • Vilhena, Maria Do Perpetuo Socorro Progene ; COSTA, M. L. ; BERREDO, J. F. . MINERALOGIA E QUÍMICA DOS SEDIMENTOS LAMOSOS DE CURUÇÁ, COSTA NORTE DO BRASIL. In: 13º Simpósio de Geologia da Amazônia, 2013, Belém-Pará. 13º Simpósio de Geologia da Amazônia, 2013.

  • VILHENA, M. P. S. P ; COSTA, M. L. ; BERREDO, J. F. . A biodisponibilidade química em sedimentos do manguezal de Marapanim (litoral do estado do Pará) e sua transferência para os caranguejos. In: IX Simpósio de Geologia da Amazônia, 2006, Belém-PA. Anais, 2006.

  • PEREIRA, P. F. ; M.L, C. ; DINIZ, H. A. F. ; VILHENA, M. P. S. P . A CONTRIBUIÇÃO DA FERTILIDADE NATURAL DOS SOLOS NO DESENVOLVIMENTO DO ABACAXI "GIGANTES DE TARAUACÁ" (ESTADO DO ACRE). In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE GIOQUÍMICA, 2005, PORTO DE GALINHAS. ANAIS DO X CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA, 2005.

  • Vilhena, Maria Do Perpetuo Socorro Progene ; COSTA, M. L. ; BERREDO, J. F. ; PAIVA, R. S. ; MOREIRA, M. Z. . APLICAÇÃO DE δ13C E δ15N PARA AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO DE OSTRAS (CRASSOSTREA SP. E PERLIFERAS: PAXYODON PONDERROSUS) POR METAIS PESADOS EM ESTUÁRIOS DA COSTA PARAENSE. In: 46° CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 2012, Santos - SP. 46° CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA 1° CONGRESSO DE GEOLOGIA DOS PAÍSES DE LIÍNGUA PORTUGUESA, 2012.

  • VILHENA, M. P. S. P ; COSTA, M. L. ; PAIVA, R. S. ; BERREDO, J. F. ; KRUSCHE, A. V. . As ostras (Paxyodon ponderrosus) e o plâncton como bioindicadores de metais no estuário do rio Pará (Barcarena), região norte do Brasil.. In: XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2011, Gramado-RS. XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica III Simpósio dos Países do Mercosul, 2011. v. 1.

  • Teixeira, M.C. ; BERREDO, J. F. ; Silveira, O ; VILHENA, M. P. S. P ; Santos, V. F. . Características Mineralógicas e Químicas dos Sedimentos da Planície Costeira do Amapá-AP. In: XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2011, Gramado-RS. XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica III Simpósio dos Páíses do Mercosul, 2011. v. 1.

  • Cruz, C.C. ; Berrêdo, José Francisco ; Neto, S.V.C. ; VILHENA, M. P. S. P . Assinaturas Geoquímicas dos Sedimentos da Formação Barreiras de Bragança, NE do Pará. In: 45 Gongresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém-PA. 45 Gongresso Brasileiro de Geologia, Desenvolvimento e Mudanças Globais: a Importância das Geociências, 2010. v. 1.

  • VILHENA, M. P. S. P ; COSTA, M. L. ; BERREDO, J. F. . Transferência de As, Hg, Se entre outros metais dos sedimentos para as folhas, caranguejos e cabelo humano, no domínio dos manguezais de Marapanim (nordeste do Pará). In: XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, 2006, Aracaju. Livros de resumos, 2006. p. 242-242.

  • VILHENA, M. P. S. P ; M.L, C. ; BERREDO, J. F. . Concentrações de As, Hg e Se em sedimentos de mangue e seus caranguejos na região costeira do nordeste do Pará. In: XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá-MG. XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004.

  • BERREDO, J. F. ; M.L, C. ; VILHENA, M. P. S. P . Geoquímica e Sedimentos de Manguezais do nordeste do Estado Pará. In: Geoquímica e Sedimentos de Manguezais do nordeste do Estado Pará, 2004, Araxá-MG. Geoquímica e Sedimentos de Manguezais do nordeste do Estado Pará..

  • VILHENA, M. P. S. P ; M.L, C. ; BERREDO, J. F. ; COSTA, A. M. . Mercúrio em sedimentos de mangues, crustáceos (caranguejo) e no homem (cabelo) em torno dos manguezais do nordeste do Pará.. In: IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2003, Belém-PA. Livros de resumos expandidos, 2003. v. 1. p. 558-560.

  • BERREDO, J. F. ; M.L, C. ; VILHENA, M. P. S. P . Aluminossilicatos neoformados em manguezais de clima tropical úmido (Costa nordeste do estado do Pará).. In: IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2003, Belém-PA. Aluminossilicatos neoformados em manguezais de clima tropical úmido (Costa nordeste do estado do Pará), 2003. v. 1. p. 265-267.

  • M.L, C. ; VILHENA, M. P. S. P ; BERREDO, J. F. . Geoquímica de ecossistemas atuais praianos, de manguezais e de terra preta e avaliação da inter-relação substrato (Sedimentos-Solo),cultivar(dieta vegetal),crustáceos-peixes (dieta animal) e saúde humana. In: VIII Simpósio de Geologia da Amazônia, 2003, Manaus-AM. Geoquímica de ecossistemas atuais praianos, de manguezais e de terra preta e avaliação da inter-relação substrato (Sedimentos-Solo),cultivar(dieta vegetal),crustáceos-peixes (dieta animal) e saúde humana, 2003.

  • GUILHON, G. ; VILHENA, M. P. S. P . Constituintes químicos de Conceveiba guianensis (Euphorbiaceae). In: 25ª Reunião Anual da SBQ,, 2002, Poços de Caldas. Constituintes químicos de Conceveiba guianensis (Euphorbiaceae), 2002.

  • BERREDO, J. F. ; M.L, C. ; VILHENA, M. P. S. P . Halitização de sedimentos de mangue na região costeira do nordeste do Pará. In: XLI Congresso Brasileiro de Geologia SBG- Sociedade Brasileira de Geologia, 2002. Halitização de sedimentos de mangue na região costeira do nordeste do Pará, 2002.

  • SOUZA, H. C. ; MULLER, A. H. ; GUILHON, G. ; VILHENA, M. P. S. P . Estudo químico de Conceveiba guianensis (Euphorbiaceae).. In: 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas. 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001.

  • BITENCOURT, H. R. ; AQUINO, A. J. ; COSTA, F. F. ; VILHENA, M. P. S. P . SÍNTESE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS NITROGENADOS: OXIMAS. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2001, PORTO ALEGRE. ANAIS DOS RESUMOS, 2001.

  • MENDES, A. K. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; VILHENA, M. P. S. P . PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE POR COMPOSTAGEM COM ESTERCO DE CAPRINO E SERRAGEM EM TOMÉ-AÇU. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2010

    Integração de dados Geológicos e Geoquímicos na Reconstrução das Paleogeografia da Costa Amazônica do Terciário no Recente - AMASIS, Descrição: Reconhecer os ambientes costeiros recentes e paleo-feições (e.g. paleoclimas, paleodunas) emersas através de dados de sensores remotos orbitais e testemunhagens, bem como seus prováveis prolongamentos na plataforma continental adjacentes, através de dados de sísmica rasa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2008

    PIATAM mar II (Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira), Descrição: O objetivo geral desta proposta é gerar cartas de sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo (Cartas SAO), associada a um sistema de informação geográfica, com um banco de dados sócio-ambiental relacionado, enfatizando atuação dos processos costeiros, a classificação dos ambientes costeiros e da linha de costa, seus recursos biológicos e sócio-econômicos. Tais resultados fornecerão subsídios para a utilização do INFOPAE na costa amazônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    USO DA SERRAGEM E OUTROS COMPOSTOS ORGÂNICOS PARA PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BRIQUETE, ALTERNATIVAS NA REDUÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, Descrição: Em diversos sistemas de produção, a grande quantidade de resíduos gerados não recebe nenhum tipo de tratamento ou manejo, sendo inadequadamente utilizados ou dispostos, causando prejuízos ambientais e, a produção de biofertilizante e briquetes é uma das alternativas mais eficaz para o tratamento de resíduos sólidos. Este projeto tem como objetivo produzir biofertilizante e briquete para fornecer alternativas adequadas para resíduos orgânicos da região de Tomé-Açu, do ponto de vista ambiental segundo a Lei nº 12.305/2010-Política Nacional de Resíduos Sólidos, aos resíduos sólidos orgânicos (serragem, esterco de gado, capim, casca de frutas, de legumes, folhas secas de dendê, etc.) proveniente da região e aplicar o produto final o biofertilizante, em culturas da região e, os briquetes como fontes energéticas onde a emissão de gases formados não compromete o produto, e ainda pode ser utilizado como biofertilizante na agricultura. Os produtos formados pode-se estabelecer cooperações regionais, com empresas, cooperados, grupos de pesquisas e a sociedade em geral. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria do Perpetuo Socorro Progene Vilhena - Coordenador / José Francisco Berrêdo - Integrante / Marcondes Lima da Costa - Integrante / Michele Velasco Oliveira da Silva - Integrante / Risete Maria Queiroz LeãoBraga - Integrante / Edilson Rodrigues Matos - Integrante / Maria José de Sousa Trindade - Integrante / Christiene Rafaela Lucas de Matos - Integrante / Thiago Pereira de Souza - Integrante / Myrella Katlhen da Cunha de Araujo - Integrante / Amanda Pinheiro Lobato - Integrante / José Renan da Silva e Silva - Integrante / Dagner Machado Rangel Filho - Integrante / Felipe da Cunha Flores - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Rural da Amazônia - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    USO DA SERRAGEM E OUTROS COMPOSTOS ORGÂNICOS PARA PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BRIQUETE, ALTERNATIVAS NA REDUÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, Descrição: Em diversos sistemas de produção, a grande quantidade de resíduos gerados não recebe nenhum tipo de tratamento ou manejo, sendo inadequadamente utilizados ou dispostos, causando prejuízos ambientais e, a produção de biofertilizante e briquetes é uma das alternativas mais eficaz para o tratamento de resíduos sólidos. Este projeto tem como objetivo produzir biofertilizante e briquete para fornecer alternativas adequadas para resíduos orgânicos da região de Tomé-Açu, do ponto de vista ambiental segundo a Lei nº 12.305/2010-Política Nacional de Resíduos Sólidos, aos resíduos sólidos orgânicos (serragem, esterco de gado, capim, casca de frutas, de legumes, folhas secas de dendê, etc.) proveniente da região e aplicar o produto final o biofertilizante, em culturas da região e, os briquetes como fontes energéticas onde a emissão de gases formados não compromete o produto, e ainda pode ser utilizado como biofertilizante na agricultura. Os produtos formados pode-se estabelecer cooperações regionais, com empresas, cooperados, grupos de pesquisas e a sociedade em geral. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria do Perpetuo Socorro Progene Vilhena - Coordenador / José Francisco Berrêdo - Integrante / Marcondes Lima da Costa - Integrante / Michele Velasco Oliveira da Silva - Integrante / Risete Maria Queiroz LeãoBraga - Integrante / Edilson Rodrigues Matos - Integrante / Maria José de Sousa Trindade - Integrante / Christiene Rafaela Lucas de Matos - Integrante / Thiago Pereira de Souza - Integrante / Myrella Katlhen da Cunha de Araujo - Integrante / Amanda Pinheiro Lobato - Integrante / José Renan da Silva e Silva - Integrante / Dagner Machado Rangel Filho - Integrante / Felipe da Cunha Flores - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Rural da Amazônia - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    USO DA SERRAGEM E OUTROS COMPOSTOS ORGÂNICOS PARA PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BRIQUETE, ALTERNATIVAS NA REDUÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, Descrição: Em diversos sistemas de produção, a grande quantidade de resíduos gerados não recebe nenhum tipo de tratamento ou manejo, sendo inadequadamente utilizados ou dispostos, causando prejuízos ambientais e, a produção de biofertilizante e briquetes é uma das alternativas mais eficaz para o tratamento de resíduos sólidos. Este projeto tem como objetivo produzir biofertilizante e briquete para fornecer alternativas adequadas para resíduos orgânicos da região de Tomé-Açu, do ponto de vista ambiental segundo a Lei nº 12.305/2010-Política Nacional de Resíduos Sólidos, aos resíduos sólidos orgânicos (serragem, esterco de gado, capim, casca de frutas, de legumes, folhas secas de dendê, etc.) proveniente da região e aplicar o produto final o biofertilizante, em culturas da região e, os briquetes como fontes energéticas onde a emissão de gases formados não compromete o produto, e ainda pode ser utilizado como biofertilizante na agricultura. Os produtos formados pode-se estabelecer cooperações regionais, com empresas, cooperados, grupos de pesquisas e a sociedade em geral. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria do Perpetuo Socorro Progene Vilhena - Coordenador / José Francisco Berrêdo - Integrante / Marcondes Lima da Costa - Integrante / Michele Velasco Oliveira da Silva - Integrante / Risete Maria Queiroz LeãoBraga - Integrante / Edilson Rodrigues Matos - Integrante / Maria José de Sousa Trindade - Integrante / Christiene Rafaela Lucas de Matos - Integrante / Thiago Pereira de Souza - Integrante / Myrella Katlhen da Cunha de Araujo - Integrante / Amanda Pinheiro Lobato - Integrante / José Renan da Silva e Silva - Integrante / Dagner Machado Rangel Filho - Integrante / Felipe da Cunha Flores - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal Rural da Amazônia - Cooperação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Tomé-Açu. , Rodovia PA 140, Km 03, Açaizeiro, 68680000 - Tomé-Açu, PA - Brasil, Telefone: (91) 999025396

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pos-Doctor, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

    Vínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

  • 2009 - 2010

    FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

    Vínculo: serviço prestado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Matéria, energia e processos industriais

  • 2007 - 2010

    FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

    Vínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

  • 2007 - 2010

    FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

    Vínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação. Disciplinas ministradas: Substâncias Especificidades Símbolos e Códigos e Oficina de Prática, Universo e Planeta Terra, Materia e Energia. Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação. Disciplinas ministradas: Organização dos seres vivos e oficina de prática

  • 2007 - 2010

    Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2004 - 2007

    Projovem Belém - Prefeitura de Belém

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ensino Técnico de Radiologia Médica - Disciplina ministrada: Química da Radioatividade

  • 2004 - 2007

    COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA SOCIAL DA FUNDAÇÃO INSTITUTO NAÚTICO

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ensino Técnico de Radiologia Médica - Disciplina Ministrada: Química da Radioatividade

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal Rural da Amazônia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2018

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental

    • 06/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus de Tomé-Açu, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2016

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral; Bioquímica; Geologia

    • 04/2016

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica; Bioquímica; Metodologia Científica

    • 05/2018 - 09/2018

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecotoxicologia

    • 10/2017 - 03/2018

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, QUÍMICA ANALÍTICA

    • 10/2017 - 03/2018

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 05/2017 - 09/2017

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 04/2017 - 09/2017

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrador

    • 04/2017 - 09/2017

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrador II

    • 04/2017 - 09/2017

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Básica

    • 10/2016 - 03/2017

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, QUÍMICA ANALÍTICA

    • 10/2016 - 03/2017

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIOQUÍMICA

    • 10/2016 - 03/2017

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GEOLOGIA BÁSICA

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Básica

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIOQUIMICA

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

    • 07/2016 - 07/2016

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Aplicada