Marco Antonio Araujo Leite

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (2009). Professor Adjunto do Depto de Medicina Clínica, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina (Neurologia)

2006 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: Cintilografia miocárdica com 123I meta-iodo-benzil-guanidina em indivíduos com diagnóstico recente de Doença de Parkinson e sem disautonomia clinicamente definida
Osvaldo José Moreira do Nascimento. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MIBG; Doença de Parkinson; Desordens do movimento; Cintilografia do miocárdio.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Mestrado em Medicina (Neurologia)

1993 - 1996

Universidade Federal Fluminense
Título: Esclerose Lateral Amiotrófica - Forma esporádica do adulto (Estudo clínico de 59 pacientes),Ano de Obtenção: 1996
Marcos Raimundo Gomes de Freitas.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adulto; Aspectos Clínicos; Critérios diagnósticos de; El-Escorial; ELA esporádica; Algoritmo dos 4 passos. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Neurociências; Saúde Humana.

Especialização - Residência médica

1990 - 1993

Universidade Federal Fluminense
Residência médica em: NeurologiaNúmero do registro: . Bolsista do(a): . Palavras-chave: Cefaléia; Desordens do movimento; Doenças cérebro-vasculares; Epilepsia; Métodos e critérios diagnósticos; Neuroimunologia. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Neurociências; Saúde Humana.

Aperfeiçoamento em Bloqueio (por toxina botulínica) guiado por métodos gráficos (USG e EMG)

2018 - 2018

Academic Association of Simtox
Título: Bloqueio neuromuscular e glandular com toxina botulínica por métodos gráficos (US e EMG). Ano de finalização: 2018

Aperfeiçoamento em XXII Programa de Estudos de Toxina Botulínica

2015 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Botulinum neurotoxin type A in neurology: update. Ano de finalização: 2015
Orientador: Tae Mo Chung

Graduação em Medicina

1984 - 1989

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Workshop de atualização no uso da toxina botulínica - "Falhas terapêuticas. (Carga horária: 24h). , Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo, CRER, Brasil.

2013 - 2013

Curso em aplicação terapêutica de toxina botulínica do HUCFF da UFRJ. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Doenças neurodegenerativas.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Desordens do movimento.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Bloqueio neuromuscular Toxina Botulínica A.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO . I Simpósio Intinerante de Distúrbios do Movimento do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Congresso).

Pacheco-Ferreira, H ; Araujo Leite, MA . 1ª Oficina do projeto "Elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para a vigilância da saúde das populações expostas ao mercúrio". 2013. (Outro).

Santos, J ; LEITE, M. A. A. ; BREDER, R. . I Seminário do Depto de Transtornos do Movimento da ANERJ. 2011. (Outro).

LEITE, M. A. A. ; Santos, J ; BREDER, R. . II Seminário do Depto de Transtornos do Movimento da ANERJ. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1st Parkinson`s disease and movement disorders course for nurses.Clinical Evaluation: Huntington?s Disease. 2019. (Outra).

1st Parkinson`s disease and movement disorders course for nurses.Dysautonomic Symptoms: Gastrointestinal. 2019. (Outra).

1st Parkinson`s disease and movement disorders course for nurses.Sleep Disorders in Parkinson?s Disease. 2019. (Outra).

1st Parkinson`s disease and movement disorders course for nurses.Bring your Own Case. 2019. (Outra).

1st Parkinson`s disease and movement disorders course for nurses.Movement Disorders: Classification and Treatment of Motor Symptoms. 2019. (Outra).

Pint of Science Brasil.Tremor. 2019. (Encontro).

XII Congresso Paulista de Neurologia. Perfil epidemiológico de referência ao ambulatório de neurologia do Hospital Universitário Antônio Pedro. 2019. (Congresso).

XII Congresso Paulista de Neurologia. 2019. (Congresso).

A toxina Botulínica em Reabilitação neurológica.A toxina botulínica no tratamento do Blefaroespasmo, síndrome de Meige e Síndrome de Brueghel. 2018. (Outra).

Bloqueio guiado por métodos gráficos (USG e EMG). 2018. (Oficina).

Segundo Neuro Noel.Tremores. 2018. (Simpósio).

Semana de Divulgação e Conscientização da Doença de Parkinson.Desequilíbrio na Doença de Parkinson. 2018. (Encontro).

13 encontro interdisciplinar da geriatria e gerontologia da UFF.Desafios do envelhecimento saudável. 2017. (Seminário).

Desafios do Envelhecimento Saudável.Toxina Botulínica - quando utilizar no AVC. 2017. (Seminário).

IX Congresso de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro - GERIATRIO 2017. Tratamento Farmacológico da Doença de Parkinson. 2017. (Congresso).

NeuroCon. 2017. (Simpósio).

Semana de Divulgação e Conscientização da Doença de Parkinson.Parkinson que doença á essa? Sintomas e queixas - como viver com ela?. 2017. (Encontro).

Um encontro com a Informação.Parkinson que doença é essa? Sintomas e queixas. Como conviver com eles?. 2017. (Encontro).

Encontro do Segundo ANiversário de Grupo de Apoio no Whatsapp "Amigos do inglês - Parkinson".Mesa redonda sobre Doença de Parkinson. 2016. (Encontro).

Encontro do Segundo ANiversário de Grupo de Apoio no Whatsapp "Amigos do inglês - Parkinson".Mesa redonda sobre Doença de Parkinson. 2016. (Encontro).

I Simpósio Intinerante de Distúrbios do Movimento do Estado do Rio de Janeiro.Há espaço para a toxina botulínica na doença de Parkinson?. 2015. (Simpósio).

IV encontro sobre doença de Parkinson: Avanços em Neuroimagem.Estudo da Neurotransmissão Simpática Cardíaca na Doença de Parkinson através da cintilografia com 123I cMIBG. 2015. (Encontro).

Seminário sobre doença de Parkinson.Seminário de Doença de Parkinson da Câmara de Vereadores de Niterói. 2015. (Seminário).

IX Encontro Nacional de distúrbios do Movimento. 2014. (Encontro).

Projeto elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para a vigilância da saúde das populações expostas ao mercúrio II Oficina.Projeto elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para a vigilância da saúde das populações expostas ao mercúrio II Oficina. 2014. (Oficina).

Cidades Inteligentes.Grupo temático. 2013. (Oficina).

Projeto de Elaboração de Protocolos Clínicos e diretrizes terapêuticas para a vigilância da saúde das populações expostas ao mercúrio.Apresentação dos dados levantados na etapa 1 do Projeto. 2013. (Oficina).

VI Congresso da ANERJ. Formas atípicas de Paralisia supranuclear progressiva. 2013. (Congresso).

VI Congresso da ANERJ. Presidente da sessão de Transtornos do Movimento. 2013. (Congresso).

V Reunião do Departamento Científico de Transtornos do Movimento da Academia Brasileira de Neurologia V REunião de pesquisadores em distúrbios do Movimento e gãnglios da basse. 2013. (Encontro).

8 Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. 2012. (Congresso).

7 Congresso brasileiro de cérebro, comportamento e emoções. 2011. (Congresso).

7 Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. 2011. (Congresso).

Entendendo a Violência e os comportamentos violentos: a neurociência moderna entra em campo. 7 congresso brasileiro de cérebro, comportamento e emoções. 2011. (Congresso).

IV Congresso da Associação de Neurologia do Rio de Janeiro. Distúrbios do Movimento (Doença de Parkinson). 2011. (Congresso).

IV reunião de pesquisadores em distúrbios do movimento e gânglios da base. 2011. (Encontro).

IV Reunião do DC de Transtornos do Movimento da ABN e de Pesquisadores em Distúrbios do Movimento e Gânglios da Base. 2011. (Congresso).

Sessão Conjunta do Departamento Científico de Neuroimagem com o Departamento Científico de Desordens do Movimento.Paralisia Supranuclear Progressiva - Aspectos Clínicos. 2011. (Encontro).

Fórum Inovação em Parkinson. 2010. (Outra).

I Fórum de Neurologia/Neurociências da Universidade Federal Fluminense.Linhas de pesquisa em desordens do movimento. 2010. (Outra).

XXIIV Congresso Brasileiro de Neurologia. Doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento. Debatedor - sessão de posters.. 2010. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia. Manifestações não motoras na Doença de Parkinson. 2010. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia. Dor em enfermidades neurológicas I: Dor na Doença de Parkinson. 2010. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia. 2010. (Congresso).

III Reunião de pesquisadores em distúrbios do movimento e gânglios da base.Fenômeno do transbordamento do tremor: uma manifestação psicogênica. 2009. (Encontro).

III Reunião de pesuisadores em distúrbios do movimento e gânglios da base. 2009. (Encontro).

South American Forum of PD ans RLS. 2009. (Outra).

Capacitação de Médicos do Programa Médico de Família.Cefaléias. 2008. (Outra).

Fórum Latino-americano de atualização em neurologia. 2008. (Outra).

I Encontro da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro. A Neurologia no Estado do Rio de Janeiro.Associação de Neurologia de Niterói (ANN) - Um desafio conquistado. 2008. (Encontro).

I Simpósio do Departamento de dor da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), I Simpósio do Departamento de Neuropatias Periféricas da ABN, I Simpósio da Sociedade Brasileira de Neuropatias Periféricas.Dor nas enfermidades neurológicas: Diagnóstico e tratamento - Dor na doença de Parkinson. 2008. (Simpósio).

I Simpósio do Departamento de dor da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), I Simpósio do Departamento de Neuropatias Periféricas da ABN, I Simpósio da Sociedade Brasileira de Neuropatias Periféricas.Dor neuropática em pacientes com doença de Parkinson. 2008. (Simpósio).

Manhãs de sábado.Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono. 2008. (Encontro).

Programa nacional de educação continuada em dor e cuidados paliativos da Associação Médica Brasileira.Dor: abordagem atual, dfesafios e oportunidades para médicos, gestores e profissionais de saúde. 2008. (Seminário).

The Parkinson's disease centers of excellence tour and levodopa lectures. 2008. (Outra).

XI Encontro interdisciplinar sobre envelhecimento e o idoso e X simpósio interdisciplinar de demâncias:.Parkinsonismo - avanços, implicações clínicas e terapêuticas. 2008. (Encontro).

XXII Congresso Brasileiro de Neurollogia, VIII encontro Luso-brasileiro de Neurologia, I encontro Pan-Amzônico de Neurologia tropical, VIII encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica. Desordens do Movimento e alteração comportamental como primeira manifestação de diabete em paciente com Doença de Fahr. 2008. (Congresso).

30 semana científica de Faculdade de Medicina da UFF.Atualização terapêutica em Neurologia: Tratamento da doença de Parkinson. 2007. (Seminário).

5 Encontro Nacional de Distúrbios do Movimento. 2007. (Encontro).

Curso Internacional de genética em distúrbios do movimento. 2007. (Outra).

II Encontro Brasil Itália de cefaléia e I Jornada Internacional de Cefaléia na Infância e Adolescência da SBCe. 2007. (Encontro).

Reunião científica da Associação Médica de Macaé.Tratamento Farmacológico da Doença de Parkinson. 2006. (Encontro).

Primeiro congresso científico brasileiro de reabilitação. Espasticidade - formas de tratamento. 2004. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Neurologia. 2004. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Cefaléia. 2002. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Cefaléia. 2001. (Congresso).

Aspectos atuai em clínica médica.Acidente vascular encefálico. 2000. (Outra).

Aspectos atuais em Clínica Médica.Comas. 2000. (Outra).

I Curso especial para soccorristas da Guarda Municipal.Crises convulsivas tipo grande mal. 2000. (Outra).

III Curso de Emergência e Trauma do HMSF.Abordagem do AVE na Emergência. 2000. (Outra).

Simpósio Internacional do Projeto Atlântico Sul de Esclerose Múltipla.Atualização e tratamento de Esclerose Múltipla. 1999. (Simpósio).

Aspectos atuais em neurologia.ELA: Teorias de fisiopatologia e etiopatogenia. 1996. (Seminário).

Jornada Científica da Associação Médica Fluminense.Esclerose Lateral Amiotrófica - Novas Condutas. 1996. (Encontro).

XVII Congresso Brasileiro de Neurologia.Esclerose Lateral Amitrófica do Adulto (Estudo Clínico de 59 pacientes). 1996. (Oficina).

XV Congresso Brasileiro de Neurologia. Ativação Imunológica em pacientes com esclerose múltipla. 1992. (Congresso).

XVII Reunião anual da LBE.Crises epilépticas isoladas (estudo evolutivo de 3 anos). 1992. (Encontro).

12 Congresso bBrasileiro de Eletroencefalografia e Neurofisiologia Clínica. Eletroencefalograma focal e crises convulsivas noturnas: Estudo de 175 traçados eletroencefalográficos. 1991. (Congresso).

VIII Congresso Panamericanoo de Neurologia. Neurologic complication of anti-epileptic drugs. 1991. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luisa Ribeiro Figueiredo Valdetaro

Leite MA; KUBRUSLY, R. C. C.; VELASCO, P. C.. Estudo de marcadores neurais e análise funcional do trato gastrointestinal de camundongos modelo de Parkinson. 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda Castro Lopes Azevedo

RUSSO, J. A.; MORAES, D. R.;ARAUJO LEITE, MARCO ANTONIO. O uso de psicotrópicos na atenção básica: uma revisão da literatura brasileira nos últimos dez anos (2007-2017). 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Mashye Kawano

Moreira Filho, PF; CRUZ FILHO, R. A.;Araujo Leite, MA. Lesões de Substância Branca encefálica na HAM/TSP: Associação com fatores de risco cardiovascular. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Beatriz da Silva Fagundes

ORTIZ SOBRINHO, C.;Araujo Leite, MA; GARCIA, C. S. N. B.. Proposta de um protocolo de mobilização precoce como estratégia de prevenção de delirium na unidade de terapia intensiva pediátrica - visão da equipe multidisciplinar. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mayara Cristina Martins Teles

Moreira Filho, PF;Araújo Leite, Marco; SOARES, R. L. S.. Miastenia Gravis: Avaliação retrospectiva da evolução clínica de pacientes submetidos à timectomia. 2017. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Christianne Martins Corrêa da Silva

LOPES, A. J.; LEMES, L. N. A.;LEITE, MARCO ANTONIO ARAUJO. Disfunção neuromuscular da via aérea superior na patogênese da apneia obstrutiva do sono na doença de Parkinson.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Astrogilda Pinto da Silva

BRITO, A. R.;LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO; CUPOLILLO, M. V.. Estudo sobre a viabilidade operacional da Escala de Edinburg (EPDS) pelo pediatra na puericultura do SUS de Niterói. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lidiane da Silva

Araujo Leite, MA; Vater, MCS; Vieira, CM. Diagnóstico de exposição ao mercúrio metálico em atividade garimpeira no município de Humaitá - AM: Uma possível estimativa de gastos para o sistema único de saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Práticas em desenvolvimento sustentável) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa de Assumpção

Araujo Leite, MA; Pupe C; Curi, A. Avaliação da compreensão do termo de consentimento livre e esclarecido em voluntários do Hospital Universitário Antônio Pedro. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor de Almeida Kosac

LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO; DAVIDOVICH, E. R.; PUPE, C. Avaliação de dor neuropática em pacientes com esclerose múltipla através do potencial evocado por calor. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Denise Fidry

Araujo Leite, MA; WERNER JUNIOR, J.. Comparação entre saúde mental de crianças e adolescentes com epilepsia e seus cuidadores. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Henriques Dias

LEITE, M. A. A.; SOUZA, L. B. R.; Matta, APC. Avaliação pragmática, semântica e morfossintática de crianças autistas verbais e não verbais. 2012. Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernado de Mendonça Cardoso

Nascimento, OJMLEITE, M. A. A.; DURAES, S.. Neuropatia Periférica Tardia: uma nova forma de hanseníase. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ursula Thomé Costa

Souza, JA;LEITE, M. A. A.; GOMES, M.. Desempenho matemático em crianças e adolescentes com epilepsias idiopáticas: aspectos neuropsicológocios e fatores clínicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: VIVIANE VIEIRA SANTOS

Nascimento, OJM; Moreira Filho, PF;LEITE, M. A. A.. Programa auto-supervisionado para pacientes com Doença de Parkinson: um modelo para aplicabilidade fisioterapêutica. 2009. Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Ribeiro Silveira

de Freitas, MRG; Moreira Filho, PF;LEITE, M. A. A.. Estudo da prevalência da dor em brasileiros com doença de Parkinson. 2009. Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wagner Oliveira Batista

GURGEL, J. L.; DESLANDES, A. C.; SANTANA, R. F.; FERREIRA, F. P. M.;ARAUJO LEITE, MARCO A.. Institucionalização de idosos, habilidades motoras, funções executivas, sintomas depressivos e suas interrelações. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda de Souza Moreira

Araujo Leite, MA; WERNER JUNIOR, J.; SOUZA, H. V. F.; MALFETANO, F. R.; FERNANDES, A. R.. Acurácia do Mini Exame do Estado Mental para a triagem de deficiência Intelectual em uma amostra clínica de crianças e adolescentes com dificuldade escolar. 2017. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel de Azevedo Amitrano

Araujo Leite, MA; Py, M; Moreira Filho, PF; Matta, APC;Santos A. Alterações Tomográficas precoces no acidente vascular cerebral agudo: prevalência e relação com o prognóstico. 2014. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Clayton Amaral Domingues

Nascimento, O. J. M.; Krymchantowski, A.V>;LEITE, M. A. A.Silva, J.G; Neves, E.B.. Potenciais evocados visuais em paradigma com o tiro prático de pistola. 2012. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joao Paulo Lima Daher

BOAVENTURA, G. T.; LAGE, C. A. S.; MARTINEZ, A. M. B.;LEITE, M. A. A.; CARDOSO, L. C.; CAPELLA, M. A. M.. Modelos transgênicos da doença de Parkinson. O papel da LRRK2 na degeneração induzida pela alfa-sinucleína. 2011. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marco Antonio Orsini Neves

Nascimento, O. J. M.LEITE, M. A. A.; Moreira Filho, PF;Silva, J.G; Oliveira, AB. Escala de Gravidade e habilidade funcional (EGHF): Um novo instrumento para o acompanhamento clínico e funcional em indivíduos com Esclerose Lateral Amiotrófica. 2011. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sávio Luís Oliveira da Silva

Quelhas, OLG; VIEIRA NETO, J.; ZOTES, L. P.; Pereira, JS;Araújo Leite, Marco. O custo da doença de Parkinson: Proposta de modelo para os custos intangíveis e seus impactos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michelle Hyczy de Siqueira Tosin

OLIVEIRA, B. G. R. B.; FERRAZ, H. B.; SANTANA, R. F.; PIEMONTE, M. E. P.;Araújo Leite, Marco. "Escala de avaliação da adesão medicamentosa na doença de Parkinson: desenvolvimento e validação clínica?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gisele Vieira de Paula

Marco Antonio Araujo LeiteSilva, J.G; Marco Orsini; SOUZA, J. A.; Paula Grazielle Chaves da Silva. Realidade virtual na reabilitação dos membros superiores de pacientes com Doença de Parkinson. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Arielle kirmse

ARAUJO LEITE, MARCO ANTONIO. Polineuropatia amiloidotica familiar: revisão da literatura. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianca Lima Ferreira Aleixo

Araujo Leite, MA. Abordagem diagnóstica da neuropatia motora multifocal:revisão. 2017 - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Bastos Saraquino

LEITE, M. A. A.. Terapia celular em pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico. 2012.

Aluno: Fábio Anciães da Silva

LEITE, M. A. A.. Paraplegia espástica familiar: revisão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nathália de Paula Guimarães

LEITE, M. A. A.. Sensibilidade dos critérios diagnósticos da sociedade brasielira de cefaléias para migrânea. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Lima Simões

LEITE, M. A. A.. Ressonância Magnética Cerebral com Espectroscopia de Prótons no Diagnóstico de Doença de Alzheimer. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andréia Cristina Teles Izabel de Alvarenga

LEITE, M. A. A.. Estudo da Prevalência das Causas de Demência em Pacientes Pré-senis. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vivian Alves Trajano de Oliveira

ARAUJO LEITE, MARCO A.; Souza JA; SOARES, R. L. S.. DOR: Filogênese, Fisiopatologia e Neuroanatomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Livia Valverde Fajardo

ARAUJO LEITE, MARCO A.; Souza JA; Moreira Filho, PF. O IMPACTO DA DEMÊNCIA : CUIDANDO DO IDOSO DEPENDENTE E SEUS CUIDADORES ? RELATO DE CASO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patricia Batista Matos

Araújo Leite, Marco; SOUZA, J. A.; Nascimento OJM. Miastenia Gravis Ocular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Gonçalves Silva

LEITE, M. A. A.. Teste da Bissecção para avaliação da atenção espacial em indivíduos normais.. 2011 - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cecilia Rosmaninho Mantovani

LEITE, M. A. A.; de FREITAS, M. R. G.. Estudo do comprometimento cognitivo leve em participantes do grupo de programação do envelhecimento saudável do programa interdisciplinar de geriatria e gerontologia da Universidade Federal Fluminense - PIGG/UFF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thiago Lacerda de Macedo Soares

LEITE, M. A. A.. O tratamento medicamentoso da paralisia de Bell. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Beatriz Mazza Mascarenhas

LEITE, M. A. A.. Aspectos clínicos das discinesias induzidas pela levodopa na Doença de Parkinson. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Ricardo Mello

LEITE, M. A. A.. Doença de Parkinson e L1KRR2. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Paula Carolina da Rocha Silva

LEITE, M. A. A.. Cefaléia Numular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Leandro de Souza Duarte

LEITE, M. A. A.. Tratamento Medicamentoso da crise de migrânea em unidades de emergência: revisão da literatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Fernanda Castro Lopes Azevedo

LEITE, M. A. A.. Diagnóstico diferencial entre crise miastênica e a crise colinérgica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Juliana S

LEITE, M. A. A.. Santos.Gliossarcoma cerebral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Maria Lúcia Mendes Mendonça

LEITE, M. A. A.. Tumor cerebral: glioblastoma multiforme. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Priscila Carolina Corrêa e Correia Fragoso

LEITE, M. A. A.. Doença de Parkinson. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pérola Drach

LEITE, M. A. A.. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em adultos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Dair Mara medeiros Cortat

LEITE, M. A. A.. Agnesia de corpo caloso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Rodrigo de Melo Lima

LEITE, M. A. A.. Métodos de tratamento do glioblastoma multiforme. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Bruna de Paula Alves

LEITE, M. A. A.. Atendimento da cefaléia no departamento de emergência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Suzana Maria Costa Monteiro

LEITE, M. A. A.. Tratamento clínico e cirúrgico da doença de Parkinson. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Simone Assumpção Peroba

LEITE, M. A. A.. Dor herpética e pós-herpética em paciente idosa e imunodeprimida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Reginaldo Paula Pessoa Azevedo Filho

LEITE, M. A. A.. Doença de Alzheimer. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Isaias Diniz Magalhães

LEITE, M. A. A.. Encefalopatia hipóxico-isquêmica no adulto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio.

Moreira Filho, PF;Nascimento, O. J. M.; SOUZA, J. A.;Araujo Leite, MA. Professor substituto de Neurologia MMC UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

Nascimento, Osvaldo J.M.;Araujo Leite, MA; PUPE, C. Professor substituto de Neurofisiologia MMC UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

Araujo Leite, MA; da Matta, AC;de Freitas, MRG; Moreira Filho, P; Cruz, M; Wilson Marques Júnior. Professor Adjunto da Disciplina de Neurologia (neurofisiologia). 2014. Universidade Federal Fluminense.

de Freitas, MRG; Moreira Filho, PF;LEITE, M. A. A.. Concurso de Especialização Lato Sensu em Neurologia. 2012. Universidade Federal Fluminense.

Moreira Filho, PF; Souza, JA;LEITE, M. A. A.. Concurso de Especialização Lato Sensu em Neurologia. 2011. Universidade Federal Fluminense.

Souza, JA; Bezerra Marcelo;LEITE, M. A. A.. Professor Adjunto da Disciplina de Neurologia. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LEITE, M. A. A.. Médicos Neurologista e Neuropediatra - Prefeitura municipal de Aracajú. 2008. Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF.

LEITE, M. A. A.. Médico Neurologista. 2007. Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF.

LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO. Bolsas estímulo à Inovação - PIBIT/PIBInova 2013/2014. 2016. Universidade Federal Fluminense.

LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO. Acidentes vasculares cerebrais isquemicos em pacientes com doença de chagas admitidos na rede Sarah de Hospitais de reabilitação entre 2009 e 2013: Um estudo multicêntrico. 2016. Universidade Federal Fluminense.

LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO. Estudo transversal de soroprevalência de anticorpos contra poliovírus em pacientes HIV positivos do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Universidade Federal Fluminense.

LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO. Bolsas estímulo à Inovação - PIBIT/PIBInova 2013/2014. 2014. Universidade Federal Fluminense.

Araujo Leite, MA. Avaliador bolsas projetos PIBITI/ PibiNova 2013 PROPPI - AGIR. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Araujo Leite, MA. Avaliador de E-Fomento/FOPESQ da PROPPI/UFF. 2013. Universidade Federal Fluminense.

LEITE, M. A. A.. Avaliador de bolsas Agir do edital PIBITI / PIBInova 2012 - PROPPI/UFF. 2012. Universidade Federal Fluminense.

LEITE, M. A. A.. Comitê Institucional de Inovação - PROPPI/UFF. 2012. Universidade Federal Fluminense.

LEITE, M. A. A.; Souza, JA; Matta, APC. Concurso para monitoria em Neurologia. 2011. Universidade Federal Fluminense.

Moreira Filho, PF;LEITE, M. A. A.; Matta, APC. Morbimortalidade de Idosos atendidos no serviço ambulatorial de demências de Campos de Goytacazes. 2011. Universidade Federal Fluminense.

LEITE, M. A. A.. Avaliador de E-Fomento/FOPESQ da PROPPI/UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.

LEITE, M. A. A.. Julgador de trabalhos apresentados no XXI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres vigência 2010/2011. 2011. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jano Alves de Souza

DE FREITAS, M.R.G.;MOREIRA FILHO, P. F.; ARAUJO, E. A.;Souza JA; PEREIRA, J.S.. Cintilografia Miocárdica com 123 I Meta-iodo-benzil-guanidina em Indivíduos com diagnóstico Recente de Doença de Parkinson e sem Disautonomia Clinicamente Definida. 2009. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Pedro Ferreira Moreira Filho

DE FREITAS, M.R.G.MOREIRA FILHO, P. F.MOREIRA FILHO, P. F.; ARAÚJO, E.; SOUZA, J.A.; PEREIRA, J.S.. Cintilografia Miocárdica com 123 I Meta-iodo-benzil-guanidina em Indivíduos com diagnóstico Recente de Doença de Parkinson e sem Disautonomia Clinicamente Definida. 2009. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Marcos Raimundo Gomes de Freitas

DE FREITAS, M.R.G.MOREIRA FILHO, P. F.; ARAÚJO, E. S.; ALVES, J.; SANTOS, J.. Avaliaçãop do MIBG cardíaco com manifestação disautonômica da Doença de Parkinson. 2009. Tese (Doutorado em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense.

Osvaldo José Moreira do Nascimento

BARREIRA, A. A.; LIMA, JMB;NASCIMENTO, OSVALDO. Esclerose lateral amiotrófica. Forma esporádica do adulto ( Estudo clínico de 59 pacientes). 1996. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

João Santos Pereira

Marcos Raimundo Gomes de Freitas; Edmar Augusto Santos Araújo; Pedro Ferreira Moreira Filho; Jano Alves de Souza;João Santos Pereira. Cintilografia miocárdica com 123 meta-iodo-benzil-guanidina em indivíduos com diagnóstico recente de Doença de Parkinson e sem disautonomia clinicamente definida. 2009. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cristina de Almeida Pereira

Perdas Financeiras na Doença de Parkinson; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Nélio Silva de Souza

Estudo do efeito de pistas externas e da imagética motora sobre a marcha de Parkinsonianos com e sem freezing responsíveis à levodopa; Início: 2017; Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Thiago Lousa Passos Rodrigues Vieira

MOVIMENTOS ANORMAIS DA FACE: ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DAS DISCINESIAS CRÂNIO-OROMANDIBULO-FACIAIS E SEUS TRATAMENTOS NOS USUÁRIOS SUS/HUAP (IC167703); Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Ana Beatriz Myashiro Goto

Movimentos anormais da face: elaboração de um protocolo para avaliação do espasmo hemifacial, do blefaroespasmo e dos seus tratamentos nos usuários do SUS/H; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Daniella Caroline Moreira Alcantara

MOVIMENTOS ANORMAIS DA FACE: ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DAS DISCINESIAS CRÂNIO-OROMANDIBULO-FACIAIS E SEUS TRATAMENTOS NOS USUÁRIOS SUS/HUAP; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Caroline Lourenço de Medeiros

Movimentos anormais da face: elaboração de um protocolo para avaliação do espasmo hemifacial, do blefaroespasmo e dos seus tratamentos nos usuários do SUS/H; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Ingrid Pereira Marques

Movimentos anormais da face: elaboração de um protocolo para avaliação do espasmo hemifacial, do blefaroespasmo e dos seus tratamentos nos usuários do SUS/H; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Ingrid Pereira Marques

Iniciação em desenvolvimento tecnológico e Inovação - Desenvolvimento de dispositivo para avaliação de destreza manual no âmbito das desordens do movimento; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Fluminense; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ninive Pinto

ELABORAÇÃO DE CARTILHA INFORMATIVA SOBRE PROBLEMAS DESTACADOS POR PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON: EXPERIÊNCIA COM GRUPO DE APOIO COM PARKINSONIANOS NA CIDADE DE NITERÓI - RJ; 2017; Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Isabel Pereira Alfradique da Cunha

Estudo piloto da verificação da concordância interexaminadores de testes de emprego rápido e simples, realizáveis por médicos, que avaliem a função visuoespacial de pessoas com Doença de Parkinson; 2017; Dissertação (Mestrado em Neurociências/Neurologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Raphael Breder

Independência funcional e desempenho na avaliação cognitiva Montreal (MoCA) em indivíduos com doença de Parkinson e Mini Exame do Estado Mental normal; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Celmir de Oliveira Vilaça

Teoria dopaminérgica da enxaqueca: o comportamento da enxaqueca em pacientes com doença de Parkinson; 2014; Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Gisele de Paula Vieira

REALIDADE VIRTUAL NÃO-IMERSIVA NO DESEMPENHO FUNCIONAL, SINTOMAS DE DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA NA DOENÇA DE PARKINSON: UM ESTUDO PILOTO; 2018; Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Anna Carolina Damm de Assis

Metilcobalamina no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Fabio Andelfo Gaitan Tello

Anticolinesterásicos de ação central no tratamento de transtorno comportamental do Sono REM na Doença de Parkinson; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Lilian Carvalho de Oliveira

Discutindo os conceitos de tique: uma revisão; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Eline lannes

Fenótipos do parkinsonismo pelo Park 2; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Lilian Recchia Corade Juncá

Neuroestimulação na Doença de Parkinson; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Aline Vieira de Paula

Formas atípicas de paralisia supranuclear progressiva; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Talita de Moura Nohra

Atualização no tratamento farmacológico dos tiques; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Fernanda Azevedo Castro

A importância do exercício físico no manejo dos sintomas motores da Doença de Parkinson; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Maria Fernanda Oliveira

Tratamento farmacológico do tremor essencial:revisão; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Leonardo Viguini Modenezi

Doença de Huntington like do tipo 2; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Aline Vieira de Paula

Manifestações neurológicas na doença de Wilson; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Beatriz Mazza Mascarenhas

Aspectos clínicos das discinesias induzidas pela levodopa na Doença de Parkinson; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Ricardo Mello Cordeiro

Doença de Parkinson e L1KRR2; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Paula Carolina da Rocha Silva

Cefaléia Numular; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Fernanda Castro Lopes Azevedo

Diagnóstico diferencial entre a crise miastênica e a crise colinérgica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Juliana S

Santos; Gliossarcoma cerebral; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Renato Covre Medeiros

Tratamento de encefalopatia hipóxica-isquêmica com hipotermia: relato de caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Maria Lúcia Mendes Mendonça

Tumor cerebral: glioblastoma multiforme; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Daiana de Souza Gomes

Uso do rFVII (fator VII ativo) no AVE hemorrágico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Lívia de Assunção Melo

Proposta de atendimento a vítimas de acidentes vasculares encefálicos isquêmicos em uma unidade terciária ou quaternária; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Nicholai Faulhaber Pourchet

Terapia endovascular no acidente vascular encefálico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Bárbara Braga de Miranda

Tratamento da migrânea na gravidez; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Cláudia Maria Vale Joaquim

Gabapentina:substância de grande eficácia na epilepsia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Camila Quadrio Guedes

Encefalopatia anóxico-isquêmica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Raphael Simões Ferreira

Uso de neurotoxina botulínica na profilaxia da migrânea; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Thiago Monteiro Ferro

Uso do aciclovir na paralisia facial periférica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Marco Antonio Araujo Leite;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Osvaldo José Moreira do Nascimento

Cintilografia miocárdica com 123I meta-iodo-benzil-guanidina em indivíduos com diagnóstico recente de Doença de Parkinson e sem disautonomia clinicamente definida; 2010; Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Osvaldo Jose Moreira do Nascimento;

Osvaldo José Moreira do Nascimento

Cintilografia miocárdica com 123I meta-iodo-benzil-guanidina em indivíduos com diagnóstico recente de Doença de Parkinson e sem disautonomia clinicamente definida; 2009; Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Osvaldo Jose Moreira do Nascimento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, ANA CAROLINA G ; DE SOUZA, NELIO SILVA ; ANTONIO A LEITE, MARCO ; MACHADO, CHRISTIANO B ; Orsini, Marco ; CARDOSO, CARLOS EDUARDO ; M SOUZA, RICARDO PESSOA ; SOUZA, GIRLEY C ; LACERDA, FERNANDO P ; V BASTOS, VICTOR HUGO DO ; T L TRAJANO, EDUARDO . Relationship between Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Ocular Convergence Insufficiency: Future Perspectives. JOURNAL OF NOVEL PHYSIOTHERAPIES , v. 08, p. 1-2, 2018.

  • SILVA DE SOUZA, NÉLIO ; RAMOS BARCELLOS, RENAN ; G. MARTINS, ANA ; M. M. VIANNA DA ROSA, GLÓRIA ; A. ARAÚJO LEITE, MARCO ; P. AYRES DA SILVA, CARLA ; TEIXEIRA, SILMAR ; HUGO BASTOS, VICTOR . Morphotypological Prevalence of Individuals Assessed by the Method of Global Postural Reeducation by Proprioceptive and Muscular Rebalancing (GPR/PMR). Journal of Functional Morphology and Kinesiology , v. 3, p. 33, 2018.

  • VOIGT, DANIELLE D. ; NASCIMENTO, CAROLINE M. ; DE SOUZA, RITIELE B. ; CABELLO ACERO, PEDRO H. ; JÚNIOR, MÁRIO CAMPOS ; DA SILVA, CAMILLA P. ; PEREIRA, JOÃO S. ; ROSSO, ANA LUCIA ; ARAUJO LEITE, MARCO A. ; VASCONCELLOS, LUIZ FELIPE R. ; DELLA COLETTA, MARCUS V. ; DA SILVA, DELSON J. ; NICARETTA, DENISE H. ; GONÇALVES, ANDRESSA P. ; DOS SANTOS, JUSSARA M. ; CALASSARA, VELUMA ; SANTOS-REBOUÇAS, CÍNTIA B. ; PIMENTEL, MÁRCIA M.G. . CHCHD2 mutational screening in Brazilian patients with familial Parkinson?s disease. NEUROBIOLOGY OF AGING , v. 74, p. 236.e7-236.e8, 2018.

  • BREDER, RAPHAEL ; LEITE, MARCO ANTONIO ARAUJO ; PINTO, JONY ARRAIS ; CAVALCANTE, IGOR PINTO ; PESSOA, BRUNO LIMA ; NEVES, MARCO ANTÔNIO ORSINI . Low Sensitivity of the Mini-Mental State Examination for Cognitive Assessment of Brazilian Patients With Parkinson Disease. JOURNAL OF GERIATRIC PSYCHIATRY AND NEUROLOGY , v. 30, p. 089198871773182-315, 2017.

  • DA SILVA, CAMILLA P. ; DE M. ABREU, GABRIELLA ; CABELLO ACERO, PEDRO H. ; JÚNIOR, MÁRIO CAMPOS ; PEREIRA, JOÃO S. ; DE A. RAMOS, SARAH R. ; NASCIMENTO, CAROLINE M. ; VOIGT, DANIELLE D. ; ROSSO, ANA LUCIA ; ARAUJO LEITE, MARCO A. ; VASCONCELLOS, LUIZ FELIPE R. ; NICARETTA, DENISE H. ; DELLA COLETTA, MARCUS V. ; DA SILVA, DELSON JOSÉ ; GONÇALVES, ANDRESSA P. ; DOS SANTOS, JUSSARA M. ; CALASSARA, VELUMA ; VALENÇA, DÉBORA CRISTINA T. ; DE M. MARTINS, CYRO J. ; SANTOS-REBOUÇAS, CÍNTIA B. ; PIMENTEL, MÁRCIA M.G. . Clinical profiles associated with LRRK2 and GBA mutations in Brazilians with Parkinson's disease. JOURNAL OF THE NEUROLOGICAL SCIENCES , v. 15, p. 160-164, 2017.

  • SPINDOLA, BRUNO ; LEITE, MARCO ANTÔNIO ; Orsini, Marco ; FONOFF, ERICH ; LANDEIRO, JOSÉ ALBERTO ; PESSOA, BRUNO LIMA . Ablative surgery for Parkinson?s disease: Is there still a role for pallidotomy in the deep brain stimulation era?. CLINICAL NEUROLOGY AND NEUROSURGERY , v. 158, p. 33-39, 2017.

  • SILVA DE SOUZA, NÉLIO ; MARTINS, ANA ; FERREIRA, CAROLINE ; MOTIZUKI, YASMIN ; MACHADO, CHRISTIANO ; Orsini, Marco ; LEITE, MARCO ; BASTOS, VICTOR . Effect of Cervical Kinesthetic Motor Imagery on Postural Control of Healthy Young Adults with Fear of Falling. Journal of Functional Morphology and Kinesiology , v. 2, p. 21, 2017.

  • Ferreira AS ; Marco Orsini ; Felício LR ; Souza JA ; LEITE, M.A.A. ; Oliveira, AB ; Nascimento, O. J. M. ; de Freitas, MRG . Augmented Movement Strategies for Postural Control in patients with spinocerebellar ataxia type 3: a case-control study. REVISTA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA , v. 52, p. 18-26, 2017.

  • ORSINI, M.A. ; de Freitas, MRG ; LEITE, M.A.A. . Botulinum Toxin and Parkinson's Disease: A Powerful Therapeutic Agent when Used with Awareness. Journal of Clinical Medicine and Therapeutics , v. 4, p. 1138-1138, 2017.

  • ORSINI, Marco ; De Freitas MRG ; LEITE, M. A. A. ; MARINHO, V. ; TEIXEIRA, S. S. ; BASTOS, Victor Hugo ; EIGENHERR, Júlia Fernades . Emotions and Amyotrophic Lateral Sclerosis. EC Neurology , v. SI, p. 4-7, 2017.

  • ABREU, GABRIELLA DE M. ; VALENÇA, DÉBORA CRISTINA T. ; CAMPOS, MÁRIO ; DA SILVA, CAMILLA P. ; PEREIRA, JOÃO S. ; ARAUJO LEITE, MARCO A. ; ROSSO, ANA LUCIA ; NICARETTA, DENISE H. ; VASCONCELLOS, LUIZ FELIPE R. ; DA SILVA, DELSON JOSÉ ; DELLA COLETTA, MARCUS V. ; DOS SANTOS, JUSSARA M. ; GONÇALVES, ANDRESSA P. ; SANTOS-REBOUÇAS, CÍNTIA B. ; PIMENTEL, MÁRCIA M.G. . Autosomal dominant Parkinson?s disease: Incidence of mutations in LRRK2, SNCA, VPS35 and GBA genes in Brazil. Neuroscience Letters (Print) , v. 635, p. 67-70, 2016.

  • FONTES, RHAILANA ; RIBEIRO, JÉSSICA ; GUPTA, DAYA S. ; MACHADO, Dionis ; LOPES-JÚNIOR, FERNANDO ; MAGALHÃES, FRANCISCO ; BASTOS, Victor Hugo ; ROCHA, KALINE ; MARINHO, VICTOR ; LIMA, GILDÁRIO ; VELASQUES, BRUNA ; RIBEIRO, PEDRO ; Orsini, Marco ; PESSOA, BRUNO ; ARAUJO LEITE, MARCO ANTONIO ; TEIXEIRA, SILMAR . Time perception mechanisms at central nervous system. Neurology International , v. 8, p. 14-22, 2016.

  • VILAÇA, CELMIR DE OLIVEIRA ; Orsini, Marco ; ARAUJO LEITE, MARCO A. ; DE FREITAS, MARCOS R.G. ; DAVIDOVICH, EDUARDO ; FIORELLI, ROSSANO ; FIORELLI, STENIO ; FIORELLI, CAMILA ; Oliveira, Acary Bulle ; PESSOA, BRUNO LIMA . Cervical spondylotic myelopathy: what the neurologist should know. Neurology International , v. 8, p. 39-47, 2016.

  • COSTA, RAQUEL QUIMAS MOLINA DA ; MARROCOS, ROGÉRIO PAYSANO ; LEITE, MARCO ANTONIO ARAUJO ; PORTO, FABIO HENRIQUE GOBBI . All that glitters is not gold: When motor and vocal tics in a child do not match Tourette syndrome: A case report. Dementia & Neuropsychologia , v. 10, p. 251-253, 2016.

  • VIANNA, T. C. ; PAZ, T. S. R. ; SILVA, A. E. L. ; VIEIRA, G. P. ; LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAÚJO ; ALLODI, S. ; Marco Orsini ; CORREA, C. L. . Avaliação dos membros superiores na doença de Parkinson: implicações para a Reabilitação Física. Rev Bras Neurol. , v. 52, p. 12, 2016.

  • Orsini M ; FELICIO, L. R. ; RODRIGUES, E. C. ; SOUZA, J. A. ; LEITE, M. A. A. ; Oliveira, ASB ; NUNES, M. ; BASTOS, V. H. V. ; TEIXEIRA, S. ; Nascimento, OJM ; FERREIRA, A. S. . Augmented Movement Strategies For Postural Control in Patients With Spinocerebellar Ataxia Type 3: A Case- Control Study. REVISTA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA , v. 52, p. 18, 2016.

  • SOUZA, N. S. ; MARTINS, A. C. G. ; ALMEIDA, R. S. ; BASTOS, Victor Hugo ; Silva DCM ; TEIXEIRA, S. S. ; FREITAS, A. C. M. ; Orsini, Marco ; LEITE, M. A. A. . Effect of Motor Imagery in the complex regional pain syndrome type 1: a critical review. Fisioterapia Ser , v. 11, p. 104-107, 2016.

  • PIMENTEL, MÁRCIA M.G. ; RODRIGUES, FABÍOLA C. ; ARAUJO LEITE, MARCO A. ; JÚNIOR, MÁRIO CAMPOS ; ROSSO, ANA LUCIA ; NICARETTA, DENISE H. ; PEREIRA, JOÃO S. ; JOSÉ DA SILVA, DELSON ; DELLA COLETTA, MARCUS V. ; VASCONCELLOS, LUIZ FELIPE R. ; DE M. ABREU, GABRIELLA ; DOS SANTOS, JUSSARA M. ; SANTOS-REBOUÇAS, CÍNTIA B. . Parkinson disease: α-synuclein mutational screening and new clinical insight into the p.E46K mutation. Parkinsonism & Related Disorders , v. 15, p. S1353-8020(15)0, 2015.

  • Orsini M ; De Freitas ; LEITE, M. A. A. ; Bruno C ; BASTOS, V. H. ; Ferreira AS ; MENEZES, S. L. S. ; Alves JS . Charcot-Marie-Tooth disease and rehabilitation: a perfect match. Revista Brasileira de Neurologia , v. 51, p. 20-22, 2015.

  • Orsini M ; De Freitas MRG ; SOUZA, J. A. ; LEITE, M. A. A. ; Silva, J.G ; PETITO, T. J. ; Oliveira AB . Previous acute polio and post-polio syndrome: recognizing the pathophysiology for the establishment of rehabilitation programs. Neurology International , v. 7, p. 1-1, 2015.

  • Orsini M ; SARNET, A. ; CONSIDERA, D. ; Alves JS ; Araújo, MA . Metástases cerebrais em carcinoma pancreático: uma situação rara.. Revista Brasileira de Neurologia , v. 50, p. 88-88, 2015.

  • SILVA, D. ; Orsini M ; NUNES, M. ; TEIXEIRA, S. ; GAITAN, F. ; LEITE, M. A. A. ; SOUZA, J. A. ; MATTA, A. ; BASTOS, V. H. . The Fatigue of Central Origin as Performance Restrictor in Rehabilitation Programs. Physical Medical and Rehabilitation International , v. 2, p. 1-2, 2015.

  • Vilaça C ; LEITE, M. A. A. ; Orsini M ; De Freitas MRG ; Nascimento OJM . Convulsões relacionadas ao Alcoolismo. Revista Brasileira de Neurologia , v. 51, p. 31-36, 2015.

  • Vilaça C ; Orsini M ; Nascimento, Osvaldo J.M. ; LEITE, M. A. A. ; De Freitas MRG ; SOUZA, J. A. . Metabolismo da Homocisteína em Doenças Neurológicas. Revista Brasileira de Neurologia , v. 51, p. 72-77, 2015.

  • Orsini, Marco ; LEITE, MARCO ANTONIO ARAUJO ; CHUNG, TAE MO ; BOCCA, WLADIMIR ; DE SOUZA, JANO ALVES ; DE SOUZA, OLIVIA GAMEIRO ; MOREIRA, RAYELE PRISCILA ; Bastos, Victor Hugo ; TEIXEIRA, SILMAR ; Oliveira, Acary Bulle ; MORAES, BRUNO DA SILVA ; MATTA, ANDRE' PALMA ; JACINTO, LUIS JORGE . Botulinum neurotoxin type A in neurology: update. Neurology International , v. 7, p. 5886/ PMC459149, 2015.

  • CAlheiros, M ; MOREIRA, RAYELE PRISCILA ; Bastos, Victor Hugo ; PUPE, C ; BITTAR, C. ; NOVELLINO, P. ; Cunha MF ; DE SOUZA, OLIVIA GAMEIRO ; DE SOUZA, JANO ALVES ; de Freitas, MRG ; Araujo Leite, MA ; Marco Orsini . Health Promotion in Neurology and Rehabilitation: A New Paradigm Treat, Care, Guide, Re Discuss Goals and Ponder. Physical Medicine and Rehabilitation - International , v. 2, p. 1065-1066, 2015.

  • Souza N ; MARTINS, A. C. G. ; MACHADO, Dionis ; BASTOS, Victor Hugo ; Orsini, Marco ; LEITE, M. A. A. . Motor imagery and its effect on complex regional pain syndrome: an integrative review. Neurology International , v. 7, p. 58-61, 2015.

  • SOUZA, N. S. ; MARTINS, A. C. G. ; ALEXANDRE, D. J. ; Orsini, Marco ; BASTOS, Victor Hugo ; LEITE, M. A. A. . The influence of fear of falling on orthostatic postural control: a systematic review. Neurology International , v. 7, p. 62-65, 2015.

  • Orsini, Marco ; Oliveira, Acary Bulle ; Nascimento, Osvaldo J.M. ; REIS, CARLOS HENRIQUE MELO ; LEITE, MARCO ANTONIO ARAUJO ; DE SOUZA, JANO ALVES ; PUPE, CAMILA ; DE SOUZA, OLIVIA GAMEIRO ; BASTOS, Victor Hugo ; DE FREITAS, MARCOS R.G. ; TEIXEIRA, SILMAR ; BRUNO, CARLOS ; DAVIDOVICH, EDUARDO ; SMIDT, BENNY . Amyotrophic lateral sclerosis: new perpectives and update. Neurology International , v. 7, p. 39-46, 2015.

  • VILAÇA, CELMIR DE OLIVEIRA ; ARAUJO LEITE, MARCO ANTONIO ; DE SOUZA, JANO ALVES ; Orsini, Marco ; PEREIRA, JOÃO SANTOS ; AMARAL, CLAYTON . The behavior of migraine in patients with Parkinson's disease. Neurology International , v. 7, p. 66-69, 2015.

  • GONCALVES, G. B. ; LEITE, M. A. A. ; Marco Orsini ; Pereira, JS . Effects of using the Nintendo Wii Fit Plus Platform in the sensorimotor training of gait disorders in Parkinson?s disease. Neurology International , v. 5, p. 1, 2014.

  • Vieira GP ; Correia, CL ; Orsini M ; Araujo Leite, MA . Virtual reality in physical rehabilitation with Parkinson,s disease: updating... Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso) , v. 24, p. 31-41, 2014.

  • BELLO, Y. B ; Catharino A ; Orsini M ; Araujo Leite, MA . Probable Creutzfeldt-Jakob Disease: Case Report. American Medical Journal , v. 5, p. 13, 2014.

  • Orsini M ; BASTOS, V. H. V. ; LEITE, M. A. A. ; De Freitas MRG ; Bruno C ; Alves JS . Neurological Rehabilitation in Patients with Spinocerebellar Ataxia: it?s Really Effective and Permanent ?. Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America , v. 1, p. 2, 2014.

  • Orsini M ; LEITE, M. A. A. ; BRUNO, C. ; SOUZA, J. A. ; BASTOS, V. H. ; CORREA, C. L. . New Auxiliaries of Rehabilitation in Parkinsons Disease. Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America , v. 1, p. 1-2, 2014.

  • LEITE, MARCO ANTONIO ARAUJO ; NASCIMENTO, OSVALDO J. M. ; PEREIRA, JOÃO SANTOS ; AMARAL, CLAYTON ; MESQUITA, CLÁUDIO T. ; AZEVEDO, JADER C. ; BRITO, ADRIANA S. X. DE ; PEDRAS, FELIPE VILLELA . Cardiac 123I-MIBG uptake in de novo Brazilian patients with Parkinson's disease without clinically defined dysautonomia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 72, p. 430-434, 2014.

  • Orsini, Marco ; HASUE, RENATA HYDEE ; LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAÚJO ; MENEZES, SARA LÚCIA SILVEIRA DE ; Silva, Júlio Guilherme ; Oliveira, Acary Bulle . Neuromuscular diseases: revisiting the "overtraining". Fisioterapia e Pesquisa , v. 21, p. 101-102, 2014.

  • REIS, CARLOS HENRIQUE MELO ; Orsini, Marco ; LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO ; FREITAS, MARCOS RG DE ; SOUZA, JANO ALVES DE ; Bastos, Victor Hugo ; BRUNO, CARLOS ; BARBOSAM, MARIANE DOELINGER ; VILAÇA, CELMIR ; Oliveira, Acary Bulle . AMYOTROPHIC LATERAL SCLEROSIS: HOW TO UNDERSTAND SUCH A DIVERSE AND ENTANGLED PATHOPHYSIOLOGY?. American Journal of Microbiology , v. 5, p. 1-2, 2014.

  • LEITE, M. A. A. ; Orsini, Marco ; FREITAS, M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; MACHADO, S. ; ARIAS-CARRIÓN, OSCAR ; Oliveira Acary Souza Bulle . Another perspective on fasciculations: when is it not caused by the classic form of amyotrophic lateral sclerosis or progressive spinal atrophy?. Neurology International , v. 6, p. 47-51, 2014.

  • Orsini, Marco ; Oliveira Acary SB ; LEITE, M. A. A. ; FREITAS, Marcos Rg de ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Souza JA . Rehabilitation in amyotrophic lateral sclerosis: risks and benefits. Revista Brasileira de Neurologia , v. 50, p. 57-59, 2014.

  • Machado S ; Orsini M ; PAES, F. ; ROCHA, N. ; LEITE, M. A. A. ; Alves JS ; LEITE, R. ; Carrión OA . Mental Practice combined with motor rehabilitation to treat sensorimotor deficits in upper limbs of post-stroke patients: clinical and experimental evidence. Phys Med Rehabil Int , v. 1, p. 1-3, 2014.

  • LEITE, M. A. A. ; DE FREITAS, M.R.G. ; ORSINI, MARCO ; PEREIRA, JOÃO ; GOBBI, F. H. P. ; BASTOS, V. H. ; MACHADO, D. ; MACHADO, S. ; ARRIAS-CARRION, O. ; OLIVEIRA, ACARY . Another perspective on fasciculations: when is it not caused by the classical form of lateral amyotrophic sclerosis our progressive spinal atrophy?:. Neurology International , v. 6, p. 5208, 2014.

  • Orsini M ; Orsini M ; Melo Reis CH ; Quintanilha G ; LEITE, M. A. A. . Neurociências no Brasil: Vocação do Pesquisador ou Sobrevivência Acadêmica?. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 21, p. 148-154, 2013.

  • Orsini M ; Orsini M ; Oliveira AB ; LEITE, M. A. A. ; Melo Reis CH ; Alves JS . O Resgate do Cuidar na Medicina e o Real Valor do Médico no Brasil. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 21, p. 155-161, 2013.

  • Vilaça C ; LEITE, M. A. A. ; Alves JS ; Santos J ; Orsini M ; Orsini M . Seria a Doença de Parkinson fator de proteção da Enxaqueca ?. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 21, p. 455-460, 2013.

  • WAISSMAN, F ; Santos, J ; Orsini M ; Araujo Leite, MA . Sensitive training through body awareness to improve the writing of patients with writer s cramp. Neurology International , v. 5, p. 84, 2013.

  • Bastos AF ; Carrapatoso ; Orsini M ; LEITE, M. A. A. ; Silva, J.G ; Souza GGL . Functional Recovery of Upper Limb Post-Stroke: Mental Practice with Motor and Non-Motor Imagery. American Medical Journal , v. 3, p. 50-55, 2012.

  • Orsini M ; Guilher, J ; Correia, CL ; Rodrigues, D ; Oliveira, ASB ; OLIVEIRA, A. S. B. ; Coelho, VM ; Gollo, D ; Catbarino, AMS ; Machado, D ; LEITE, M. A. A. ; Bastos, VH ; Souza, GGL ; Reis C H M ; Menezes, SLS . Physical therapy improved hand function in a patient with traumatic peripheral lesion: A case study. American Medical Journal , v. 3, p. 161-168, 2012.

  • Pereira PD ; Orsini M ; LEITE, M. A. A. ; Miranda R ; BASTOS, V. H. ; Machado D . Assessment of Risk of falls in Elderly: Patients with Osteoarthritis of the Knee and Low Back Pain. American Medical Journal , v. 3, p. 231-236, 2012.

  • Orsini M ; De Freitas MRG ; Melo Reis CH ; Catharino AM ; Luiz R ; Porto F ; LEITE, M. A. A. ; Oliveira AB ; Silveira VC ; Menezes SL ; Correa CL ; Chieia MAT . Literatura e Arte sobre o Cuidar em Neurologia. Literature and Art of caring in Neurology. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 20, p. 162-168, 2012.

  • Orsini M ; Orsini M ; Mello MP ; Kale N ; Joppert D ; LEITE, M. A. A. ; Oliveira AB . Qualidade de Vida de cuidadores e pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 12, p. 1-7, 2012.

  • Orsini, Marco ; De Freitas MRG ; Silva, J.G ; LEITE, M. A. A. . Motor Neuron Disease and Acquired Axonal Neuropathy Association in HIV Infection: Case Report and Update.. Current HIV Research (Print) , v. 10, p. 694-699, 2012.

  • PORTELA, C. ; MACHADO, S. ; ORSINI, M. ; RIBEIRO, P. ; LEITE, M. A. A. . Relationship between early and late stages of information processing: An Event-Related Potential study. Neurology International , v. 4, p. 71-77, 2012.

  • SANTOS, VIVIANE VIEIRA ; ARAÚJO, MARCO ANTONIO ; NASCIMENTO, OSVALDO J. M ; GUIMARÃES, FERNANDO SILVA ; Orsini, Marco ; FREITAS, MARCOS R. G. DE . Effects of a physical therapy home-based exercise program for Parkinson's disease. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 25, p. 709-715, 2012.

  • Furtado Bastos, Aline ; Orsini, Marco ; Machado, Dionis ; Pimentel Mello, Mariana ; Nader, Sergio ; Silva, Júlio Guilherme ; Da Silva Catharino, Antonio Marcos ; Bastos, Victor Hugo ; Pereira, Alessandra ; Lacerda Pessoa, Luciane ; Sztajnbok, Flavio R. ; Araújo Leite, Marco ; Nascimento, Osvaldo J.M. ; Bastos, Victor Hugo . Amyotrophic lateral sclerosis: one or multiple causes?. Neurology International , v. 3, p. 12-16, 2011.

  • Orsini M ; Oliveira AB ; Melo Reis CH ; De Freitas MRG ; Chieia MAT ; Pássaro CP ; Pereira A ; LEITE, M. A. A. ; Chiapetta ALM ; Silva, J.G ; Menezes SL ; Carvalho LB . Principios de Compaixão e Cuidado: A arte de tratar pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica.. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 19, p. 382-390, 2011.

  • Catharino AM ; Orsini M ; Alvarenga RP ; Catharino F ; Cosendey JHSD ; Silveira VC ; Melo Reis CH ; Souza NS ; LEITE, M. A. A. . Vertebral Morphostructural changes in neurofibromatosis type-1 patient. Revista Brasileira de Neurologia , v. 47, p. 47-47, 2011.

  • Orsini M ; Oliveira AB ; De Freitas MRG ; Puccioni MS ; LEITE, M. A. A. ; Nascimento OJM . Benign fasciculations and Corticosteroid use: possible association? An Update.. Neurology International , v. 3, p. 41-43, 2011.

  • Orsini M ; De Freitas MRG ; Oliveira AB ; LEITE, M. A. A. ; Nascimento OJM . Clinical and Functional Profile of 24 ALS patients in Rio de Janeiro: A one year follow up.. American Journal of Neuroscience , v. 2, p. 65-71, 2011.

  • Orsini, M ; Oliveira, AB ; Nascimento, OJM ; Melo Reis CH ; Chieia MAT ; LEITE, M. A. A. ; Mello, MP ; Catharino AM ; de Freitas, MRG . Young-onset sporadic amyotrophic lateral sclerosis: A purpose of three cases in the same region.. Revista de Neurología (Ed. Impresa) , v. 50, p. 442-444, 2010.

  • Orsini M ; De Freitas MRG ; LEITE, M. A. A. ; Oliveira AB ; Silva, J.G ; Nascimento OJM . Effects of a Proprioceptive Neuromuscular Facilitation (PNF) Program on Benign Monomelic Amyotrophy. Efeitos de um programa de facilitação neuromuscular proprioceptiva nas amiotrofias monomelicas benignas. Revista de Neurología (Ed. Impresa) , v. 51, p. 317-318, 2010.

  • Orsini M ; De Freitas MRG ; Nascimento OJM ; Mello MP ; Porto F ; Silva SP ; Vaz AC ; Melo Reis CH ; Silveira VC ; CAMARGO, V. ; LEITE, M. A. A. ; BASTOS, V. H. ; Catharino AM ; Quintanilha G ; Cardoso F . Neurological Rehabilitation Guideline for Post-Polio Syndrome. Guia de Reabilitação Neurológica na Síndrome Pós-Poliomielite.. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 18, p. 204-213, 2010.

  • Thome, U ; Fernandes, A ; Nascimento, OJM ; de Freitas, MRG ; LEITE, M. A. A. . Late onset presentation of Leigh syndrome on two cases.. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 68, p. 466-468, 2010.

  • Orsini M ; Melo Reis CH ; Catharino AM ; Marcos Chieia ; Nascimento OJM ; Oliveira AB ; LEITE, M. A. A. ; De Freitas MRG ; Covarrubias E . Bilateral Distal Muscular Atrophy of Upper Limbs (O?Sullivan-McLeod Syndrome): Case Report. Atrofia Muscular Distal Bilateral dos Membros Superiores: Síndrome de O´Sullivan-McLeod: Relato de Caso. Revista Brasileira de Neurologia , v. 46, p. 34-35, 2010.

  • Orsini M ; Guimarães R ; Catharino AM ; Melo Reis CH ; LEITE, M. A. A. ; Silveira VC ; Nascimento OJM ; De Freitas MRG ; Puccioni MS . Neurocisticercose: ?Atualização sobre uma antiga doença?. Neurocysticercosis: ?Update Concepts about an old disease?.. Revista Brasileira de Neurologia , v. 18, p. 581-594, 2010.

  • LEITE, M. A. A. . Tremor Essencial. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto (Impresso) , v. 9(Jan), p. 21-29, 2010.

  • Marco Orsini ; Freitas MRG ; Nascimento, OJM ; LEITE, M. A. A. ; Reis C H M ; Catbarino, AMS ; CHIEIA, Marco Antonio ; Quintanilha G ; Oliveira, ASB . Atrofia Muscular distal Bilateral dos Membros Superiores (Síndrome de O`Sullivan_McLeod). Revista Brasileira de Neurologia , v. 46, p. 43-35, 2010.

  • PORTO, F ; LEITE, M. A. A. ; FONTENELLE, L ; MARROCOS, R ; SZCZERBACK, N ; DEFREITAS, M . The Syndrome of Irreversible Lithium-Effectuated Neurotoxicity (SILENT): One-year follow-up of a single case. Journal of the Neurological Sciences , v. 277, p. 172-173, 2009.

  • Orsini, M ; Guimarães R ; Mello, MP ; Eigenheer JF ; LEITE, M. A. A. ; Guimarães R ; Quintanilha JA ; Nascimento, OJM . Atualização em Neuropatias Periféricas relacionadas às alterações neurais e vasculares ocorrentes na Diabetes Mellitus em modelos animais.. Revista Brasileira de Neurologia , v. 45, p. 13-20, 2009.

  • Araujo E ; de Freitas, MRG ; Santos A ; LEITE, M. A. A. . Progressive Primary Form of Multiple Sclerosis. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 67, p. 536-538, 2009.

  • LEITE, M. A. A. ; Nascimento, O. J. M. . Diagnostic accuracy of cardiac metaiodobenzylguanidine scintigraphy in Parkinson disease. European Journal of Neurology , p. EJoN-09-0683, 2009.

  • Orsini M ; Nascimento OJM ; Melo Reis CH ; Mello MP ; Catharino AM ; LEITE, M. A. A. . Man-in-the-barrel syndrome, a symmetrical proximal brachial amyotrophic diplegia related to motor neuron diseases: a survey of nine cases. Síndrome do Homem no Barril, uma diplegia amiotrófica braquial proximal simétrica relacionada a doença do neurônio motor: a propósito de 9 casos.. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 55, p. 547-552, 2009.

  • Mello MP ; Orsini M ; Nascimento OJM ; LEITE, M. A. A. ; Pernes M ; Brás JM ; Heitor C . O paciente oculto: Avaliação da Qualidade de Vida entre cuidadores e pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. The occult patient: Quality of Life of caregivers and patients with diagnosis of Amyotrophic Lateral Sclerosis.. Revista Brasileira de Neurologia , v. 45, p. 5-16, 2009.

  • Cascon R ; Orsini M ; De Freitas MRG ; Nascimento OJM ; LEITE, M. A. A. ; Mello MP . Exercícios de Força na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): Atualização dos efeitos do treinamento e suas possíveis aplicações aplicações. The resistance exercise in Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS): The effects of the training e possibles applications: Update.. Revista de Neurociencias (EPM) , v. 18, p. 116-121, 2009.

  • Porto F ; Orsini, M ; dos Santos, JM ; Pulier S ; Mello, MP ; LEITE, M. A. A. ; Nascimento, OJM . Mills Syndrome: Case Report. Neurology International , v. 1, p. 54-56, 2009.

  • Fontenelle, LF ; LEITE, M. A. A. . Treatment-Resistant self-mutilation, tics, and obsessive-compulsive disorders in neuroachantocytosis; a mouth guard as a therapeutic approach.. Journal of Clinical Psychiatry , v. 69, p. 1186-1187, 2008.

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. ; DE SOUZA, JANO ALVES ; Orsini, M . Doenças Neurológicas. Hermógenes Obstetrícia Básica. 3eded.São Paulo: Editora Atheneu, 2015, v. 1, p. 655-671.

  • LEITE, M. A. A. ; Alves JS . Marcha nas Doenças Neuromusculares. In: Orsini. (Org.). Reabilitação nas Doenças Neuromusculares: Abordagem Interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, v. 1, p. 1-376.

  • LEITE, M. A. A. . Epilepsia e Crises epilépticas no Adulto e no Idoso. In: Luna RL, Sabrá A. (Org.). Medicina da Família: Saúde do Adulto e do Idoso. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, v. 1, p. 716-730.

  • LEITE, M. A. A. . Envelhecimento patológico e alterações neurológicas. In: Luna RL, Sabrá A. (Org.). Medicina da Família: Saúde do Adulto e do Idoso. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, v. 1, p. 33-35.

  • Nicareta, DH ; LEITE, M. A. A. . Doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento. In: Luna. RL, Sabrá A. (Org.). Medicina da Família: saúde do adulto e do idoso. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, v. 1, p. 753-761.

  • de Freitas, MRG ; LEITE, M. A. A. . Neuropatias Periféricas. In: Luna RL, Sabrá A. (Org.). Medicina da Família: Saúde do Adulto e do Idoso. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, v. 1, p. 706-715.

  • LEITE, M. A. A. . Tratamento da Doença de Parkinson. O Debate - diário de Macaé, Macaé (RJ), p. 12 - 12, 03 out. 2006.

  • Rodrigues, C ; LEITE, M. A. A. . Rompendo a corrente da dor. O Fluminnense, Niterói - RJ, p. 12 - 12, 06 jun. 2005.

  • Reis, CHM ; ARAUJO LEITE, MARCO A. ; Brito, KGS ; Catharino, MAS ; Consendey JHSD ; Martins-Júnior CS ; Santos EB ; SILVEIRA, V. . IMPROVEMENT OF MOTOR SYMPTOMS OF A PATIENT WITH PARKINSON?S DISEASE AFTER ACCIDENTAL ELECTRIC SHOCK - CASE REPORT. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, 2018, São Paulo. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2018. v. 76. p. 491-491.

  • Diniz B ; Ferreira JMC ; ARAUJO LEITE, MARCO A. ; Macedo PHA ; Macedo YS ; Medeiros KQM ; Torezani GS . HEMIMYORHYTHMIA AND DYSTONIA FOLLOWING A PONTOMESENCEPHALIC HEMORRHAGIC STROKE. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROLOGIA, 2018, São Paulo. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2018. v. 76. p. 505-505.

  • ORSINI, M. ; FREITAS, M. R. ; OLIVEIRA, A. B. ; SHOLER, M. P. ; LEITE, M. A. A. ; REIS, C. H. M. . Doença do Neurônio Motor e Neuropatia Desmielinizante Adquirida na Infecção pelo HIV: relato de caso. In: XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2012, Goiânia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2012. v. 70. p. 64.

  • Orsini M ; LEITE, M. A. A. ; Cardoso AP ; Oliveira AB . Fasciculações Benignas e Uso de Corticóides: Provável Associação ?. In: IV Congresso da Associação de Neurologia do Rio de Janeiro, 2011, RJ. Revista Brasileira de Neurologia, 2011. p. 23-23.

  • Orsini M ; De Freitas MRG ; Oliveira AB ; Melo Reis CH ; LEITE, M . Perfil Clinico e Funcional de 98 pacientes com ELA no Rio de Janeiro: estudo de 1 ano de acompanhamento. In: IV Congresso da Associação de Neurologia do Rio de Janeiro, 2011, RJ. Revista Brasileira de Neurologia, 2011. p. 24-24.

  • Orsini M ; Melo Reis CH ; Oliveira, AB ; LEITE, M. A. A. ; Catharino AM ; De Freitas MRG . Principio de compaixão e cuidado: A arte de tratar de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. In: IV Congresso da Associação de Neurologia do Rio de Janeiro, 2011, RJ. Revista Brasileira de Neurologia, 2011. p. 28-28.

  • Orsini M ; Silva, J.G ; PUPE, C ; De Freitas MRG ; LEITE, M . Reabilitação Fisica na Lesão Traumática Periférica. In: IV Congresso da Associação de Neurologia do Rio de Janeiro, 2011, RJ. Revista Brasileira de Neurologia, 2011. p. 27-27.

  • Nascimento, OJM ; LEITE, M. A. A. ; de FREITAS, M. R. G. ; MARQUES JR, W ; PUPE, C . Cardiac Metaiodobenzylguanidine (cMIBG) Scintigraphy is a useful tool to access subclinical autonomic involvement in Peripheral Neuropathies. In: AAN Annual Meeting, 2010, Toronto. Neurology (Supplement), 2010. v. 74. p. A 380-A 380.

  • Orsini M ; Melo Reis CH ; Catharino AM ; LEITE, M. A. A. ; Junior NK ; Nascimento OJM ; Joppert D ; Oliveira AB . Amiotrofia espinhal distal dos membros superiores: O Sullivan-McLeod'. In: XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010, Rio de Janeiro. Academia Brasileira de Neurologia, 2010. p. 367-367.

  • Orsini M ; Melo Reis CH ; Mello MP ; De Freitas MRG ; LEITE, M. A. A. ; Junior NK ; Nascimento OJM ; Joppert D ; Oliveira AB . Poliomileite Anterior Aguda: Pitadas Históricas. In: XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010, Rio de Janeiro. Academia Brasileira de Neurologia, 2010. p. 695-695.

  • Orsini M ; de Freitas, MRG ; LEITE, M. A. A. ; Junior NK ; Shermont S . Novo instrumento clinico e funcional na Esclerose Lateral Amiotrófica. In: I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurológica, 2010, Petrópolis. Revista Brasileira de Fisioterapia. Brazilian Journal of Physical Therapy, 2010. v. 14.

  • Nascimento, OJM ; LEITE, M. A. A. ; de Freitas, MRG ; MARQUES JR, W . A CINTIGRAFIA COM METAIODOBENZILGUANIDINA (CMIBG) É UMA FERRAMENTA ÚTIL NO ESTUDO DO ENVOLVIMENTOAUTONÔMICO SUBCLÍNICO NAS NEUROPATIAS PERIFÉRICAS DOLOROSAS. In: XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010, Rio de Janeiro. XXIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 2010.

  • LEITE, M. A. A. ; PORTO, F . Fenômeno do transbordamento do tremor. In: III reunião do Departamento científico de Transtornos do Movimento da Academia Brasileira de Neurologia III Reunião de Pesquisadores em distúrbios do movimento e gânglios da base, 2009, Bento Gonçalves - RS. Anais do III reunião do Departamento científico de Transtornos do Movimento da Academia Brasileira de Neurologia III Reunião de Pesquisadores em distúrbios do movimento e gânglios da base, 2009. v. 1. p. 7-8.

  • LEITE, M. A. A. ; Hortala Jr, CC ; dos Santos, JM ; Barros, RL ; Battistella, V . Distonia causada por toxoplasmose em pacientes com SIDA. In: III reunião do departamento científico de transtornos do movimento da Academia Brasileira de Neurologia. III Reunião de pesquisadores em distúrbios do movimento e gânglios da base, 2009, Bento Gonçalves - RS. Anais da III Reunião do departamento científico de transtornos do movimento da Academia Brasileira de Neurologia, 2009. p. 7-7.

  • Nascimento, OJM ; AZEVEDO, J. ; de Freitas, MRG ; Quintanilha G ; LEITE, M. A. A. ; Orsini, M . Myocardial sympathetic innervation on patients with painful small fiber neuropathy wuth impaired glucose tolerance. In: 61st Annual meeting of the American Academy of Neurology, 2009, Seattle. Neurology. Baltimore, 2009. v. 72. p. 22-23.

  • Orsini, M ; de FREITAS, M. R. G. ; LEITE, M. A. A. ; Catharino, MAS ; Quintanilha,G ; Nascimento, OJM . Novo instrumento clínico e funcional para pacientes com esclerose lateral amiotrófica: descrição e resultados preliminares.. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurollogia, VIII encontro Luso-brasileiro de Neurologia, I encontro Pan-Amzônico de Neurologia tropical, VIII encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, 2008, Belém. Arq Bras Neuropsiq. São Paulo, 2008. v. 66. p. 11-11.

  • LEITE, M. A. A. ; Siqueira A, ; Azevedo, FCL ; Mascarenhas, BM ; Paula, AV ; Cardoso, CV ; Orsini, M . Utilização de benzodiazepínicos por trabalhadores de comércio de roupas.. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurollogia, VIII encontro Luso-brasileiro de Neurologia, I encontro Pan-Amzônico de Neurologia tropical, VIII encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, 2008, Belém - PA. Arq Bras Neuropsiq. São Paulo, 2008. v. 66. p. 151-151.

  • LEITE, M. A. A. ; Lengruber, R ; Cincinnatus, D ; Freitas, NC ; Cardoso, F ; Silveira, RR ; Santos, V . Desordem do movimento e alteração comportamental como primeira manifestação primeira manifestação de diabete em paciente com Doença de Fahr. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurollogia, VIII encontro Luso-brasileiro de Neurologia, I encontro Pan-Amazônico de Neurologia tropical, VIII encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, 2008, Belém. Arq Bras Neuropsiq. São Paulo, 2008. v. 66. p. 230-230.

  • LEITE, M. A. A. ; Freitas, AR ; Hortala Júnior, CC ; Baião, FS ; Gomes, EC . Distonia causada por toxoplasmose em pacientes com SIDA. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurollogia, VIII encontro Luso-brasileiro de Neurologia, I encontro Pan-Amazônico de Neurologia tropical, VIII encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, 2008, Belém. Arq Bras Neuropsiq. São Paulo, 2008. v. 66. p. 230-230.

  • PORTO, F ; LEITE, M. A. A. ; Orsini, M ; Araujo, E.A. ; Nascimento, OJM ; de FREITAS, M. R. G. . ?Fenômeno do transbordamento? no diagnóstico do tremor psicogênico. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurollogia, VIII encontro Luso-brasileiro de Neurologia, I encontro Pan-Amazônico de Neurologia tropical, VIII encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, 2008, Belém. Arq Bras Neuropsiq. São Paulo, 2008. v. 66. p. 236-236.

  • Costa, UT ; Vasconcelos, M ; Fernandes, A ; Britto, AR ; LEITE, M. A. A. ; Fraga, A . Síndrome de Opsomioclonus-mioclonus.. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurollogia, VIII encontro Luso-brasileiro de Neurologia, I encontro Pan-Amzônico de Neurologia tropical, VIII encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, 2008, Belém. Arq Bras Neuropsiq. São Paulo, 2008. v. 66. p. 247-247.

  • LEITE, M . Distonia causada por toxoplasmose em pacientes com SIDA. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurollogia, VIII encontro Luso-brasileiro de Neurologia, I encontro Pan-Amzônico de Neurologia tropical, VIII encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, 2008. Arq Bras de Neuropsiq, 2008.

  • Silveira, RR ; LEITE, M. A. A. ; Santos, V ; de FREITAS, M. R. G. ; Cagi, M ; Pereira, JS ; Nascimento, OJM . Prevalência de dor em pacientes com doença de Parkinson. In: 8 Simbidor- Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor, 2007, São Paulo. 8 Simbidor.Arquivos 2007. São Paulo: Office editora e Publicidade Ltda, 2007. p. 396-396.

  • Alberttino, S ; Souza, JA ; LEITE, M. A. A. . Diplegia facial com parestesia como manifestação de síndrome de Guillain Barré - relato de caso. In: 36 Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia. In: 36 Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, 2002, Florianópolis - SC. Anais do 36 Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, 2002.

  • Araujo, E.A. ; Santos, AAS ; De Oliveira, CP ; de FREITAS, M. R. G. ; LEITE, M. A. A. ; Boggis, GP ; Lopes Jr, PEA . Esclerose Múltipla: Estudo Evolutivo de Ressonância Nuclear Magnética em 27 pacientes mantidos em tratamento continuado com pulsos de metilprednisolona. In: XVIII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1998, São Paulo. Arq Neuropsiq, 1998. v. 56.

  • LEITE, M. A. A. ; de Freitas, MRG ; Araujo, E.A. ; Silva, HP ; Sallen Jr, P ; Luiz, RR . Esclerose Lateral Amitrófica do Adulto (Estudo Clínico de 59 pacientes). In: XVII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1996, Curitiba. Arquivos de Neuropsiquiatria, 1996. v. 54.

  • Araujo, E.A. ; de FREITAS, M. R. G. ; LEITE, M. A. A. ; Sztajnberg, M ; Edel, C ; Sallem Jr, P . Esclerose múltipla: emprego de plamaférese em cinco pacientes com evolução grave. In: XVII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1996, Curitiba. Arq Neuropsiq, 1996. v. 54.

  • Souza, JA ; Jevoux, C ; Moreira Filho, PF ; LEITE, M. A. A. ; Lugão, M . Síndrome Pós-Traumática em Traumatismos cranianos. In: XVI Congresso Brasileiro de Neurologia, 1994, Fortaleza _ CE. Arq Neuropsiq, 1994. v. 52.

  • Câmara, V.D. ; Carvalho, ML ; Ribeiro, MP ; Tenan, KC ; Claro, LBL ; LEITE, M. A. A. . Comparação múltipla de funções corticais superiores em demência multi-infartos. In: XV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1992. Arq Neuropsiq, 1992. v. 50.

  • Sarmento, MR ; LEITE, M. A. A. ; Mendonça, MLM ; Tenan, KC ; Machado, OD . Estudo evolutivo de crises epilépticaas espontâneas isoladas por três anos. In: XV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1992. Arq Neuropsiq, 1992. v. 50.

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. ; Valle, AA ; Silva, AA ; Quirico-Santos, T . Importância da avaliação clínica e imunológica na definição do diagnóstico da esclerose múltipla. In: XV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1992. Arq Neuropsiq, 1992. v. 50.

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. ; Valle, AA ; Sallem Jr, P . Pulsoterapia com metilprednisolona no tratamento da miastenia grave. In: XV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1992. Arq Neuropsiq, 1992. v. 50.

  • Quirico-Santos, T ; Silva, AA ; LEITE, M. A. A. ; Valle, AA ; Sallem Jr, P ; Araujo, E.A. . Melhoria clínica com manutenção da ativação imunológica em pacientes com esclerose múltipla tratados com imunossupressor. In: XV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1992. Melhoria clínica com manutenção da ativação imunológica em pacientes com esclerose múltipla tratados com imunossuupressor, 1992. v. 50.

  • Araujo, E.A. ; Quagglino, E ; LEITE, M. A. A. ; Furtado, ML ; Rocha, MP ; Santana, OA . Estudo clínico-evolutivo de pacientes com miastenia grave. In: XV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1992. Arq Neuropsiq, 1992. v. 50.

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. ; Valle, AA ; Sallem Jr, P ; Silva, AA ; Quirico-Santos, T . Eficiência da pulsoterapia com metilprednisolona no tratamento da esclerose múltipla. In: XV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1992. Arq Neuropsiq, 1992. v. 50.

  • ARAUJO LEITE, MARCO ANTONIO . Tremores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Ferreira, ACAF ; MAGALHÃES, T.N. ; BENEVIDES, T.P.R. ; KIRMSE, A. ; ASSIS, A. C. D. ; WESTIN, L. K. ; CUNHA, M. F. ; RIBAS, M. C. A. ; ARAUJO LEITE, MARCO A. . TRASIENT GLOBAL AMNESIA AND ITS UNUSUAL RECURRENCE IN TWO CASES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A.C.A.F. ; ASSIS, A. C. D. ; BENEVIDES, T.P.R. ; Cunha MF ; MAGALHÃES, T.N. ; KIRMSE, A. ; WESTIN, L. K. ; ARAUJO LEITE, MARCO A. . DESAFIO NO TRATAMENTO DA GESTANTE COM WILSON: ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silveira JOF ; Lebies K ; Cunha MF ; Vilaça C ; Breder R ; LEITE, M. A. A. . Three men with visual hallucinations and Parkinson's disease: diferent causes for similar symptoms. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Valença DCT ; Martins CJM ; Abreu GM ; Vasconcellos LFR ; Pereira JS ; Rosso AL ; LEITE, M. A. A. ; Denise ; Silva DJ ; Colleta MVD ; Santos-Rebouças CB ; Pimentel, MMG . Analysis of Mutations in SNCA, GBA and LRRK2 genes in Brazilian patients with familial parkinson´s disease. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marco Orsini ; Reis, CHM ; Ferreira AS ; Quintanilha,G ; Bruno C ; Dias JC ; Souza, JA ; LEITE, M. A. A. ; Guedes V ; Xavier MF ; de Freitas, MRG . Postural balance in Machado-Joseph disease as assessed from force platforms. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marco Orsini ; Felício LR ; Ferreira AS ; Bruno C ; Barbosa MD ; Quintanilha,G ; de Freitas, MRG ; LEITE, M. A. A. ; Reis, CHM ; Souza, JA ; Nascimento, O. J. M. ; Oliveira, AB . Effects of varenicline tartrate in postural control in patients with spinal cerebellar ataxia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Orsini, Marco ; de Freitas, MRG ; Nogueira CB ; Dias JC ; Barbosa MD ; Souza, JA ; LEITE, M. A. A. ; Nascimento, O. J. M. ; Oliveira, AB . ALS-Like demyelinating neuropathy association:case report. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pereira RB ; Orsini, Marco ; Bastos, VH ; Nogueira CB ; Dias JC ; Macedo RL ; LEITE, M. A. A. ; Souza, JA ; de Freitas, MRG . Immediate effects of using ankle-foot ortheses in the kinematics of gait and in the balance reactions in Charcot-Marie-Tooth disease. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Corade LR ; Lannes EA ; Barbosa MD ; Miranda IRP ; Marangon LM ; Rodrigues KMC ; LEITE, M. A. A. ; Pimentel, MMG . Two siblings with early-onset parkinsonism- identical genotypes and differences in the motor complications of levodopa: deletion of exon in park 2 gene. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, M. A. A. ; Nascimento, OJM . CINTILOGRAFIA MIOCÁRDICA COM 123I METAIODOBENZYLGUANIDINE (MIBGC) EM PACIENTES COMDIAGNÓSTICO RECENTE DE DOENÇA DE PARKINSON (DP) SEM DISAUTONOMIA CLINICAMENTE DEFINIDA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Orsini, M ; de FREITAS, M. R. G. ; Nascimento, OJM ; Reis, CHM ; Catharino, MAS ; Lima, JMB ; Pernes, M ; Oliveira, AB ; Mello, MP ; LEITE, M. A. A. . Escala de Gravidade e Habilidade Funcional para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica: Resultados Preliminares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Orsini, M ; de Freitas, MRG ; Nascimento, OJM ; Reis, CHM ; Catharino, MAS ; Mello, MP ; Quintanilha,G ; Oliveira, AB ; LEITE, M. A. A. . Perfil Clinico e Funcional de pacientes com diagnóstico de Síndrome Pós-Poliomielite: A propósito de 18 casos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Orsini, M ; Nascimento, OJM ; de Freitas, MRG ; Chieia MAT ; Oliveira, AB ; Catharino, MAS ; Reis, CHM ; Quintanilha,G ; Mello, MP ; LEITE, M. A. A. . Apresentações Várias de Amiotrofias Monomélicas Benignas: A propósito de 6 casos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Orsini, M ; de Freitas, MRG ; Nascimento, OJM ; Pernes, M ; Lima, JMB ; Heitor C ; Catharino, MAS ; Mello, MP ; LEITE, M. A. A. . Perfil Clinico e Funcional de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro e Instituto de Neurologia Deolindo Couto.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Orsini, M ; de Freitas, MRG ; Nascimento, OJM ; Pernes, M ; Lima, JMB ; Catharino, MAS ; Reis, CHM ; Quintanilha,G ; Mello, MP ; LEITE, M. A. A. . Perfil Social e Econômico de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica assistidos no Hospital Universitário Antônio Pedro e Instituto de Neurologia Deolindo Couto.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, M. A. A. ; Siqueira A, ; Azevedo, FCL ; Mascarenhas, BM ; Paula, AV ; Cardoso, F . Utilização de Benzodiazepínicos por trabalhadores de comércio de roupa.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, M. A. A. ; Santos, V ; Silveira, RR ; de Freitas, MRG ; Nascimento, OJM . Manifestações clínicas de coréia-acantocitose, onde predominam tiques, distonias e distúrbios neuro-psiquiátricos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Costa, UT ; LEITE, M. A. A. ; Vasconcelos, M ; de Freitas, MRG ; Cardoso, F . Distonia como manifestação clínica única da síndrome de Leigh. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Santos, V ; de Freitas, MRG ; LEITE, M. A. A. ; Nascimento, OJM ; Silveira, RR ; Orsini, M . SF-36, como instrumento avaliativo da qualidade de vida nos estágios da doença de Parkinson. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITE, M. A. A. . Distonia causada por toxoplasmose em pacientes com SIDA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Orsini, M ; de Freitas, MRG ; LEITE, M. A. A. ; Catharino, MAS ; Quintanilha,G ; Nascimento, OJM . Novo Instrumento Clinico e Funcional para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica: descrição e resultados preliminares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, M. A. A. ; Lengruber, R ; Cincinatus, D ; Cardoso, F ; Silveira, RR ; Santos, V . Desordem do movimento e alteração comportamental como primeira manifestação de diabetes em paciente com Doença de Fahr.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PORTO, F ; LEITE, M. A. A. ; Orsini, M ; Araujo, E.A. ; Nascimento, OJM ; de Freitas, MRG . Fenômeno do transbordamento no diagnóstico de tremor psicogênico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Costa, UT ; Vasconcelos, M ; Fernandes, A ; Britto, AR ; LEITE, M. A. A. ; Fraga, A . Sindrome Opsoclonus-Mioclonus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, M. A. A. . ELA : Teorias de Fisopatologia e Etiopatogenia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sarmento, MR ; LEITE, M. A. A. . Crises epilépticas isoladas (estudo evolutivo por 3 anos). 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. . Pulsoterapia com Metilprednisolona (MPL) em 9 pacientes miastênicos. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITE, M. A. A. ; Araujo, E.A. . Protocolo clínico para atendimento de pacientes com Miastenia Grave. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. . Protocolo clínico para o atendimento de pacientes com Esclerose Múltipla. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Câmara, V.D. ; LEITE, M. A. A. . Estudo Comparativo da Utilização da escala de scag em pacientes com ou sem distúrbios cognitivos: A propósito de 12 casos.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITE, M. A. A. ; Araujo, E.A. . Empiema Subdural. Diagnóstico e tratamento clínico com evolução para óbito. Relato de 1 caso.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Sarmento, MR ; LEITE, M. A. A. . Eletroencefalograma focal em crises convulsivas noturnas; estudo de 175 traçados eletroencefalográficos. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. . Tromboflebite de seio longitudinal superior. Criança com crises tônico-clônicas motoras dimidias, em focos variados após otite média. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Sarmento, MR ; Machado, OD ; LEITE, M. A. A. ; Barros, FA ; Cincinatus, D . Neurologic complication of anti-epileptic drugs. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. . Exame clínico do Paciente Comatoso. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Araujo, E.A. ; LEITE, M. A. A. . Diagnóstico Topográfico do Paciente Comatoso. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LEITE, M. A. A. ; Araujo, E.A. . Casuística dos Pacientes Comatosos no HUAP. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • da Silva, AP ; Marco Araujo Leite . Astrogilda Pinto - Depressão pós-parto:triagem na puericultura, uma experiência no SUS. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016 (Texto em badana / orelha de Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARQUES, U. B. ; ARAUJO LEITE, MARCO A. . Projeto de Lei: 'Semana Municipal de Divulgação e Conscientização sobre a Doença de Parkinson e de apoio àqueles que manifestam essa doença. 2016.

ARAUJO LEITE, MARCO A. ; CUNHA, I. P. A. . Doença de Parkinson - Conhecendo um pouco sobre ela. Nove perguntas sobre a Doença de Parkinson. 2016.

LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO ; PESSOA, B. ; VIVAS, P. . Qualidade de vida para doentes de Parkinson. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, MARCO ANTÔNIO ARAUJO ; LIMA, A. . Parkinson: avanços no tratamento. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, M. A. A. . Exercícios e Doença de Parkinson. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LEITE, M. A. A. . Tremor. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEITE, M. A. A. . Doença de Parkinson. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Pacheco-Ferreira, H ; Araujo Leite, MA ; Pérez MA ; Vater, MCS ; ROMERO, M. ; SCHAEFFER, P. ; Moreira, MFR ; AMORIM, A. P. C. F. ; GONCALVES, R. ; SILVA, R. D. . RELATÓRIO TÉCNICO RESULTADOS DO ESTUDO REALIZADO NA CIDADE DE HUMAITÁ E LAGO DO PURUZINHO, AM. 2016. (Relatório de pesquisa).

Pacheco-Ferreira, H ; Araujo Leite, MA ; Pérez MA ; Vater, MCS ; Moreira, MFR ; ROMERO, M. ; SCHAEFFER, P. ; Amorim AP ; VECHI, A. ; GONCALVES, R. ; SILVA, R. D. . RELATÓRIO TÉCNICO RESULTADOS DO ESTUDO REALIZADO NO MUNICÍPIO DE POCONÉ, MG. 2016. (Relatório de pesquisa).

Pacheco-Ferreira, H ; LEITE, M. A. A. ; Carmo,R ; Fróes, C ; Herling, A ; Haikel, S ; Nunes, F . Toxicologia ambiental e ocupacional para monitoramento de populações expostas às substâncias químicas. 2002. .

Pacheco-Ferreira, H ; LEITE, M. A. A. . Primeiro curso de neurotoxicologia ocupacional e ambiental. 2002. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2018

    Estudo internacional, prospectivo, observacional sobre a resposta em longo prazo a injeções de toxina Botulínica tipo A (BoNT-A)em pacientes que sofrem de distonia cervical (DC) idiopática - impacto fármaco-econômico, Descrição: As distonias focais são definidas como cocontrações anormais dos músculos agonistas e antagonistas que levam à torção de partes do corpo e a posturas anormais. A distonia cervical é a forma mais comum de distonia focal (Bhidayasiri & Tarsy 2006). A prevalência é relatada como 89 por milhão em Rochester, Minnesota, EUA (Nutt JG et, 1988) e 57 por milhão da população em oito países europeus (ESDE group, 2000). A A BoNT-A é considerada segura e eficaz para o tratamento da DC, de acordo com estudos clínicos consistentes e bem desenhados (Simpson DM et al, 2008), que podem não estar relacionados à prática real com pacientes distintos. O grupo INTEREST IN CD realizou um Estudo observacional a fim de documentar a resposta na prática real após um ciclo de injeção de BoNT-A (Misra VP et al, 2011). Dados clínicos e farmacoeconômicos de longo prazo na prática real são necessários. Trata-se de um Estudo internacional, prospectivo, observacional sobre a resposta em longo prazo a injeções de toxina Botulínica tipo A (BoNT-A) em pacientes que sofrem de distonia cervical (DC) idiopática ? impacto fármaco-econômico INTEREST IN CD 2. Objetivo(s) primário(s) Documentar a satisfação de longo prazo do participante referente ao controle dos sintomas associados à Distonia cervical (DC) idiopática e identificar fatores prognósticos para satisfação em uma grande coorte. Objetivo(s) secundário(s) ‾ Descrever os dados demográficos de baseline ‾ Descrever a história de DC ‾ Descrever a intensidade da DC ‾ Documentar tremores associados à DC ‾ Descrever o alívio da dor ‾ Descrever invalidez ‾ Documentar as alterações nos padrões de desvio de cabeça/ pescoço ‾ Documentar a localização anatômica da distonia ‾ Descrever as práticas de injeção Objetivos farmacoeconômicos ‾ Documentar os intervalos entre as injeções ‾ Documentar as alterações nos tratamentos concomitantes para DC e para os sintomas associados ‾ Descrever as alterações na condição empregatícia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Integrante / Peter MISRA - Coordenador / E outros relacionados a centros de 54 países CD2 group - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Elaboração de Protocolos Clínicos e Diretrizes terapêuticas para a vigilância em saúde das populações expostas ao mercúrio, Descrição: Elaboração de protocolos clínicos e neurológicos para a vigilância em saúde das populações expostas ao mercúrio no meio ambiente (solo, ar e peixes), objetivando instrumentalizar o Sistema Único de Saúde - SUS para a realização do diagnóstico e tratamento das populações impactadas associada a medidas preventivas e de vigilância ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Integrante / Pacheco-Ferreira - Coordenador / Maria Claudia da Silva Vater da Costa Fiori - Integrante / Pérez MA - Integrante / Moreira F - Integrante / Duarte P - Integrante / Marley Romero - Integrante / Ana Paula Amorim - Integrante / Moema Ferreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2008 - Atual

    Fatores genéticos de risco para a Doença de Parkinson: Investigação dos genes SNCA, PARKIN, UCH-L1, PINK1, DJ-1, LRRK2, GBA, ATP13A2, HTRA2 e GIGYF2 em pacientes brasileiros, Descrição: Objetiva fazer uma ampla análise de fatores genéticos associados à doença de Parkinson na população brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Integrante / Nicareta, DH - Integrante / Pereira - Integrante / Rosso AL - Integrante / Santos-Rebouças CB - Integrante / PIMENTEL, MÁRCIA M.G. - Coordenador / DELLA COLETTA, MARCUS V. - Integrante / VASCONCELLOS, LUIZ FELIPE R. - Integrante / DA SILVA, DELSON JOSÉ - Integrante / Karla Cristina Vasconcelos Moura - Integrante / Adriana Vaz dos Santos - Integrante / Cristiane Pinheiro Pestana - Integrante / Cláudia Bueno Abdalla - Integrante / Karen Rafaella da Silva Diniz - Integrante / Paloma Águia Martins - Integrante / Beatriz de Carvalho Guimarães - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

  • 2009 - 2010

    O paciente oculto: Avaliação da qualidade de vida entre cuidadores e pacientes com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, Descrição: : A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva da função motora e da capacidade respiratória, cuja mortalidade se deve fundamentalmente à repercussão respiratória. A primeira evidência da doença é o surgimento da fraqueza simétrica num dos membros (lateral), associada à atrofia progressiva dos músculos (amiotrófica). A família|cuidador tem uma influência e um papel muito importante para estes doentes, tanto para o tratamento como para o ajuste pessoal do doente à sua situação de incapacitante, necessitando assim o doente de um apoio prolongado e complexo. Por outro lado, o prestador de cuidados também sofre uma pressão muito maior, acabando por desenvolver níveis significativos de sobrecarga, afetando ao mesmo tempo as suas actividades de lazer, as relações sociais, as amizades, a intimidade, a liberdade e o equilibrio emocional. Há uma crescente evidência indicando que a avaliação da qualidade de vida pode ser considerada como adjuvante às avaliações clínicas e psicológicas em muitas condições, pois abarca as dimensões física, psicológica e social, podendo-se também considerar outros aspectos da vida dos indivíduos. Apesar do cuidador formal|informal ser considerado um indivíduo rotulado , para ajudar no processo de cuidar, acreditamos que essas atividades afetem a qualidade de vida e que resultados futuros possibilitarão uma ampla discussão acerca de tal problemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marco Antonio Araujo Leite - Coordenador / Marco Antonio Orsini Neves - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Academia Brasileira de Neurologia: Melhor Dissertação/Tese em Neurologia realizada no Brasil em 2009, Academia Brasileira de Neurologia.

2009

Prêmio de Melhor Trabalho Oral - ANERJ - Escala de Gravidade e Habilidade Funcional para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica: Resultados Preliminares, Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro.

2009

Professor Homenageado, Turma 2009 II - Medicina - UNIGRANRIO.

2008

Patrono da turma - formandos - Medicina 2008 I, UNIGRANRIO.

2008

Nome de turma "Marco Antonio Araujo Leite" - formandos em Medicina - 2008 II, UNIGRANRIO.

2006

Homenagem especial - formandos em Medicina - 2006 I, UNIGRANRIO.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Ciências Médicas. , R Marquês do Paraná, 303 - Térreo - Amb. de Neurologia, Centro, 24303-210 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (021) 2126299189, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do Depto de Medicina Clinica. Atuante nas disciplinas de Neurologia e Trabalho de Campo 3 e Iniciação Científica 5.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor do Depto de Medicina Clinica. Atuante nas disciplinas de Neurologia e Semiologia.

  • 2013 - 2017

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 2

    Outras informações:
    ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS CLÍNICOS E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA A VIGILÂNCIA DA SAÚDE DAS POPULAÇÕES EXPOSTAS AO MERCÚRIO

  • 2000 - 2001

    Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - IESC

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Livre

    Outras informações:
    Disciplina de Patologias do Trabalho (Neuropatias ocupacionais e ambientais) - Curso de Especialização em Medicina do Trabalho

  • 2002 - 2010

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Coordenador da disciplina de neurologia e prof. adjunto de neurologia do departamento de clínica médica do adulto e do idoso da Escola de Medicina

    Atividades

    • 05/2002

      Ensino, Clínica Médica do Adulto e do Idoso: Neurologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Neurologia

  • 1996 - 2000

    Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Livre

    Outras informações:
    Professor colaborador do curso de especialização em Clínica Médica Prof. Hélio de Souza Luz