Érica Andreza da Silva Borges

É Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Astronomia e em História da Astronomia no Brasil. Trabalhou nas áreas de Astronomia e Astrofísica com bolsa de Iniciação Científica.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências da Natureza

2012 - 2018

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Educandario Nossa Senhora do Santissímo Sacramento

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Oficina de Astronomia e Astrofísica. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paula Dagnone Malavski

OLIVEIRA, L. M.; PEREIRA, L. L.;MALAVSKI, P. D.. Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino de Astronomia: um novo olhar para o céu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Leonésia Leandro Pereira

MALAVSKI, P. D.; OLIVEIRA, L. M.;LEANDRO, L.. Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino de Astronomia: Um Novo Olhar para o Universo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alessandro Pereira Moisés

Procura por Objetos Estelares Jovens e de Alta Massa através do telescópio espacial Spitzer; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; (Orientador);

Alessandro Pereira Moisés

Objetos Estelares Jovens e de Alta Massa e a Estrutura Morfológica da Via Láctea; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Alessandro Pereira Moisés

Conexão entre a distribuição de MYSOs e a estrutura dos braços espirais da Via Láctea; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alessandro Pereira Moisés;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Objetos Estelares Jovens e Alta Massa e a Estrutura Morfológica da Via Láctea, Descrição: Os Objetos de estudo são objetos estelares de alta massa (em inglês, ''Massive Young Stellar Objects''). São estrelas de vida curta se comparadas com estrelas de baixa massa. A radiação dessas estrelas aquece o meio interestelar, ionizando, as chamadas regiões HII que, são sítios de formação estelar, composto de hidrogênio ionizado e são a chave para compreender a formação estelar. A maior parte desse tipo de estrelas se forma nas regiões dos braços espirais da Via Láctea, por ser a região de maior concentração de gás e poeira interestelar. Então, obter informações sobre a distribuição das regiões HII e sobre a formação dessas estrelas de alta massa, ajuda-nos, a saber, a morfologia da Galáxia, no caso, sua estrutura espiral. O objetivo desse projeto é mapear essas regiões HII e possíveis MYSOs, utilizando informações no infravermelho, para um possível mapeamento da estrutura espiral da Via Láctea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Érica Andreza da Silva Borges - Integrante / Alessandro Pereira Moisés - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Inniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.