Jéssica Fernanda Bicalho

Aluna de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) da Universidade Estadual de Maringá.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

2016 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
Orientador:Dr. Rogério Pereira Bastos.Coorientador: Ricardo Lourenço-de-Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2011 - 2015

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Curso de Inglês. (Carga horária: 4h). , Instituto de Línguas, ILG, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Diferentes olhares sobre a origem da vida. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2015 - 2015

Estudo do Sistema Nervoso Entérico. (Carga horária: 28h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2014 - 2014

Noções de Taxonomia e Identificação de Fungos. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2013 - 2013

Aplicação da Reação em Cadeia pela Polimerase (PC. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

Biologia e ecologia de cetáceos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Extensão Biologia Marinha. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Biologia e conservação de tartarugas marinhas. (Carga horária: 20h). , Instituto de Pesquisas Cananéia, IPEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Ambiental.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BICALHO, J. F. . XIV Encontro Maringaense de Biologia e XXVII Semana da Biologia. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXX Ciclo de Debates em Ecologia de Água Doce. 2016. (Outra).

24º Encontro Anual de Iniciação Científica e 4º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM SETORES DE UMA INDÚSTRIA DE RÓTULOS E EMBALAGENS NA CIDADE DE MARIALVA-PR. 2015. (Encontro).

V Curso de Inverno em Biologia Celular e Molecular. 2015. (Outra).

XII SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA DO AR INTERNO DE UMA INDÚSTRIA DE RÓTULOS E EMBALAGENS. 2015. (Simpósio).

23° Encontro Anual de Iniciação Científica.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. 2014. (Encontro).

I Congresso Paranaense de Microbiologia e Simpósio Sul-americano de Escherichia coli. ANÁLISE QUANTITATIVA DA MICROBIOTA DO AR DE AMBIENTES CLIMATIZADOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.. 2014. (Congresso).

XII Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos IV IAFP Latin America. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR DE AMBIENTES CLIMATIZADOS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. 2014. (Congresso).

22º Encontro Anual de Iniciação Científica e 3° Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação.Avaliação da qualidade microbiológica do ar em ambientes climatizados internos da Universidade Estadual de Maringá. 2013. (Encontro).

III Curso de Inverno em Biologia Celular e Molecular. 2013. (Outra).

VII EBIC - Encontro de Biologia e Iniciação Científica.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM AMBIENTES INTERNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. 2013. (Encontro).

XIV Encontro Maringaense de Biologia E XXVII Semana da Biologia. 2013. (Encontro).

Evento Pró-animal em Ação. Pró-animal em Ação. 2011. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Isabela Carolini de Pascoli

PASCOLI, I. C.; ANJOS, M. M.. .Análise microbiológica de superfícies de uma indústria de rótulos e embalagens alimentícias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Estadual de Maringá.

Márcia Maria dos Anjos

ANJOS, M. M.; DE PASCOLI, ISABELA CAROLINI. Análise microbiológica de superfícies de uma indústria de rótulos e embalagens alimentícias.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.

Benício Alves de Abreu Filho

ABREU FILHO, Benício Alves de; Anjos, M. M.;PASCOLI, I. C.. Análise microbiológica de superfícies de uma indústria de rótulos e embalagens alimentícias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Lourenço-de-Moraes

PLASTICIDADE FENOTÍPICA FRENTE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM ANUROS NEOTROPICAIS; 2016; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ricardo Lourenço-de-Moraes;

Benício Alves de Abreu Filho

Análise microbiológica de superfícies de uma indústria de rótulos e embalagens alimentícias; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Benício Alves de Abreu Filho;

Benício Alves de Abreu Filho

Análise microbiológica do ar e da água em uma indústria de rótulos e embalagens da cidade de Marialva-PR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Benício Alves de Abreu Filho;

Benício Alves de Abreu Filho

Avaliação da qualidade microbiológica do ar em setores de uma indústria de rótulos e embalagens na cidade de Marialva-PR; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Benício Alves de Abreu Filho;

Benício Alves de Abreu Filho

Avaliação da qualidade do ar em ambientes climatizados da Universidade Estadual de Maringá; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Benício Alves de Abreu Filho;

Benício Alves de Abreu Filho

Avaliação da qualidade microbiológica do ar em ambientes climatizados internos da Universidade Estadual de Maringá; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Benício Alves de Abreu Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BICALHO, J. F. ; NAKAMURA, C. V. ; ABREU FILHO, B. A. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM SETORES DE UMA INDÚSTRIA DE RÓTULOS E EMBALAGENS NA CIDADE DE MARIALVA-PR. In: 24.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 4.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2015, Maringá. 24.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 4.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2015.

  • BICALHO, J. F. ; ABREU FILHO, B. A. ; NAKAMURA, C. V. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. In: 23º Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. 23º Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014.

  • BICALHO, J. F. ; PASCOLI, I. C. ; NAKAMURA, C. V. ; ABREU FILHO, B. A. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM AMBIENTES INTERNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. In: 22° Encontro Anual de Iniciação Científica e 3° Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2013, Foz do Iguaçu. 22° Encontro Anual de Iniciação Científica e 3° Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação.

  • BICALHO, J. F. ; ABREU FILHO, B. A. ; PRADO, D. B. ; PASCOLI, I. C. ; NAKAMURA, C. V. . AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA DO AR INTERNO DE UMA INDÚSTRIA DE RÓTULOS E EMBALAGENS. In: 11º SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015, Campinas. 11º SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015.

  • BICALHO, J. F. ; ABREU FILHO, B. A. ; NAKAMURA, C. V. . ANÁLISE QUANTITATIVA DA MICROBIOTA DO AR DE AMBIENTES CLIMATIZADOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. In: I Congresso Paranaense de Microbiologia e Simpósio Sul-americano de Escherichia coli, 2014, Londrina. I Congresso Paranaense de Microbiologia e Simpósio Sul-americano de Escherichia coli, 2014.

  • BICALHO, J. M. ; ANJOS, M. M. ; SILVA, A. A. ; PASCOLI, I. C. ; NAKAMURA, C. V. ; ABREU FILHO, B. A. . AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR DE AMBIENTES CLIMATIZADOS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. In: XII Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, 2014, Foz do Iguaçu. XII Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, 2014.

  • BICALHO, J. F. ; ABREU FILHO, B. A. ; NAKAMURA, C. V. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM AMBIENTES INTERNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. In: VII EBIC - Encontro de Biologia e Iniciação Científica, 2013, Cornélio Procópio. VII EBIC - Encontro de Biologia e Iniciação Científica, 2013.

  • BICALHO, J. F. ; ABREU FILHO, B. A. ; PRADO, D. B. ; PASCOLI, I. C. ; NAKAMURA, C. V. . AVALIAÇÃO DA MICROBIOTA DO AR INTERNO DE UMA INDÚSTRIA DE RÓTULOS E EMBALAGENS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BICALHO, J. F. ; ABREU FILHO, B. A. ; NAKAMURA, C. V. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM SETORES DE UMA INDÚSTRIA DE RÓTULOS E EMBALAGENS NA CIDADE DE MARIALVA-PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BICALHO, J. F. ; ABREU FILHO, B. A. ; NAKAMURA, C. V. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BICALHO, J. F. ; NAKAMURA, C. V. ; ABREU FILHO, B. A. . ANÁLISE QUANTITATIVA DA MICROBIOTA DO AR DE AMBIENTES CLIMATIZADOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BICALHO, J. M. ; ANJOS, M. M. ; SILVA, A. A. ; PASCOLI, I. C. ; NAKAMURA, C. V. ; ABREU FILHO, B. A. . AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR DE AMBIENTES CLIMATIZADOS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BICALHO, J. F. ; ABREU FILHO, B. A. ; NAKAMURA, C. V. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM AMBIENTES INTERNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BICALHO, J. F. ; PASCOLI, I. C. ; ABREU FILHO, B. A. ; NAKAMURA, C. V. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO AR EM AMBIENTES INTERNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Análise microbiológica do ar ambiente e da água em uma indústria de rótulos e embalagens da cidade de Marialva-PR., Descrição: Com o crescimento potencial e surgimento de várias indústrias, é necessário que dois recursos essenciais devam ser analisados nestes locais, a água e o ar. Os ambientes de trabalho, na indústria de alimentos e sua produção, podem carrear pelo ar ou pela água, microrganismos patogênicos ou deteriorantes que vão interferir na qualidade final do produto. Assim, o objetivo geral do presente estudo é avaliar as condições ambientais com relação ao ar ambiente e climatizado e a qualidade da água utilizada em ambiente de fábrica de rótulos e etiquetas na cidade de Marialva-PR. A qualidade do ar será investigada através de impactador de ar em placas e a qualidade da água será analisada por meio da técnica de membrana filtrante. Serão quantificados, na amostragem do ar fungos e bactérias. Enquanto que, na amostragem da água, será quantificada a presença de Coliformes Totais e Escherichia coli (Coliformes fecais), bem como de bactérias heterotróficas. Todas as análises com meios de cultura, período, temperatura de incubação específicos para isolamento, coloração de Gram e possível identificação de bactérias, além de teste de sensibilidade aos antimicrobianos pelas bactérias isoladas de interesse em saúde. Os parâmetros de qualidade serão baseados na Resolução nº 09, de 16 de janeiro de 2003 da ANVISA para o ar; e na Portaria nº 2914 de 12/12/2011 do Ministério da Saúde do Brasil para a água.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jéssica Fernanda Bicalho - Integrante / Celso Vataru Nakamura - Integrante / Benício Alves de Abreu Filho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    Avaliação da qualidade do ar em setores de uma indústria de rótulos e embalagens na cidade de Marialva-PR., Descrição: Na década de 30 surgiram os ambientes climatizados, e a partir de então se inseriu no meio os aparelhos de ar condicionado. Esses aparelhos são usados com a finalidade de levar conforto às pessoas em determinados ambientes. No entanto, os condicionadores de ar vêm se mostrando como locais em potencial para o crescimento, transporte e proliferação de fungos e bactérias. Os ambientes de trabalho, na indústria de alimentos e sua produção, podem carrear pelo ar, microrganismos deteriorantes ou patogênicos que vão interferir na qualidade final do produto. O objetivo geral do presente estudo é avaliar as condições ambientais com relação ao ar climatizado, refrigerado em ambiente de fábrica de rótulos e etiquetas na cidade de Marialva-PR. A qualidade do ar será investigada através de impactador de ar em placas. Serão quantificados na amostragem fungos e bactérias. Todas as análises com meios de cultura, período, temperatura de incubação específicos para isolamento, coloração de Gram e possível identificação de bactérias, além de teste de sensibilidade aos antimicrobianos pelas bactérias isoladas de interesse em saúde. Os parâmetros de qualidade serão baseados na Resolução nº 09, de 16 de janeiro de 2003 e parâmetros industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jéssica Fernanda Bicalho - Coordenador / Celso Vataru Nakamura - Integrante / Benício Alves de Abreu Filho - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Avaliação da qualidade microbiológica do ar em ambientes climatizados da Universidade Estadual de Maringá, Descrição: Nos últimos trinta anos desenvolveu-se um novo ecossistema criado pelo homem: o ambiente interno controlado, revestido da carcaça externa vedada dos modernos edifícios comerciais. Numa jornada de trabalho, o trabalhador de um modo geral, passa pelo menos oito horas por dia no ambiente de trabalho. A maioria dos ambientes de trabalho são fechados, com pessoas trabalhando muito próximas uma das outras e, muitas vezes com sistema de ar condicionados. Dentre alguns setores de trabalho, a qualidade dos alimentos está diretamente relacionada ao ambiente onde são manipulados e a qualidade do ar é muito importante. O objetivo geral do presente estudo é avaliar as condições ambientais com relação ao ar climatizados em alguns setores administrativos, estudantil, e setores de manipulação de alimentos da Universidade Estadual de Maringá. A qualidade do ar será investigada através de impactador de ar em placas. Serão pesquisadas na amostragem, contaminantes microbiológicas do ar conforme determinação da Resolução nº 09, de 16 de janeiro de 2003: pesquisa de fungos e bactérias. Todas as análises com meios de cultura, período, temperatura de incubação específicos para isolamento, coloração de Gram e possível identificação de bactérias, além de teste de sensibilidade aos antimicrobianos pelas bactérias isoladas de interesse em saúde ou alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jéssica Fernanda Bicalho - Integrante / Benício Alves de Abreu Filho - Coordenador / Celso Vataru Nakamura - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Avaliação da qualidade microbiológica do ar em ambientes climatizados internos da Universidade Estadual de Maringá, Descrição: Nos últimos trinta anos desenvolveu-se um novo ecossistema criado pelo homem: o ambiente interno controlado, revestido da carcaça externa vedada dos modernos edifícios comerciais. Numa jornada de trabalho, o trabalhador de um modo geral, passa pelo menos oito horas por dia no ambiente de trabalho. A maioria dos ambientes de trabalho são fechados, com pessoas trabalhando muito próximas uma das outras e, muitas vezes com sistema de ar condicionados. Dentre alguns setores de trabalho, a qualidade dos alimentos está diretamente relacionada ao ambiente onde são manipulados e a qualidade do ar é muito importante. O objetivo geral do presente estudo é avaliar as condições ambientais com relação ao ar climatizados em alguns setores administrativos, estudantil, e setores de manipulação de alimentos da Universidade Estadual de Maringá. A qualidade do ar será investigada através de impactador de ar em placas. Serão pesquisadas na amostragem, contaminantes microbiológicas do ar conforme determinação da Resolução nº 09, de 16 de janeiro de 2003: pesquisa de fungos e bactérias. Todas as análises com meios de cultura, período, temperatura de incubação específicos para isolamento, coloração de Gram e possível identificação de bactérias, além de teste de sensibilidade aos antimicrobianos pelas bactérias isoladas de interesse em saúde ou alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jéssica Fernanda Bicalho - Integrante / Benício Alves de Abreu Filho - Coordenador / Isabela Carolini de Pascoli - Integrante / Celso Vataru Nakamura - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas. , Av. Colombo, 5790 - Bloco G-90, Jardim Universitário, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30114751

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2015

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20