Evelyn Ariane Lauro

Graduanda em História na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Possui pós graduação Lato Senso em diritos Humanos, Diversidade e Violência pela Universidade Federal do ABC (2019), graduação em Turismo pela Faculdade Editora Nacional (2007) e formação técnica em Museus pelo Centro Paula Souza (2009). Tem experiência na área Cultural, sobretudo no segmento museológico. Realiza pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil Império.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência

2017 - 2019

Universidade Federal do ABC
Título: O Museu da Imigração do Estado de São Paulo e a Memória sem Trauma
Orientador: Marilda Aparecida de Menezes

Graduação em História

2011 - 2017

Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulho
Título: FESTAS PÚBLICAS E RITOS CÍVICOS NA INCORPORAÇÃO DO PARÁ AO ESTADO NACIONAL BRASILEIRO (1826 ? 1831)
Orientador: André Roberto de Arruda Machado
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Turismo

2004 - 2007

Faculdade Editora Nacional
Título: Paranapiacaba: O turismo e acriação de una nova identidade local
Orientador: Angela Fileno da Silva
Bolsista do(a): .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Semana de Educação - Jovens, Adultos e Educação: Epaço de Lutas e Resistências.O sentido da educação e as identidades trans: A Experiência do Cursinho Popular Transformação. 2017. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andréa Slemian

SLEMIAN, A.; MACHADO, A. R. A.; LOMBARDI, M. F.. Festas públicas e ritos cívicos na incorporação do Pará ao Estado nacional brasileiro (1826-1831). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de São Paulo.

Maria Fernanda Lombardi Fernandes

FERNANDES, Maria Fernanda Lombardi; SLEMIAN, A.; MACHADO, A. R. A.. Festas públicas e ritos cívicos na incorporação do Pará ao Estado nacional brasileiro (1826-1831). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de São Paulo.

André Roberto de Arruda Machado

MACHADO, A. R. A.; SLEMIAN, A.; FERNANDES, M. F. L.. Festas Públicas e ritos cívicos na incorporação do Pará ao estado nacional brasileiro (1826-31). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Roberto de Arruda Machado

Festas públicas e ritos cívicos na incorporação do Pará ao Estado Nacional Brasileiro (1826 1831); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de São Paulo - Campus Guarulhos; Orientador: André Roberto de Arruda Machado;

André Roberto de Arruda Machado

Festas públicas e ritos cívicos na incorporação do Pará ao Estado Nacional Brasileiro (1826 ? 1831) : Balanço historiográfico, análise, compilação e organização de fontes; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Roberto de Arruda Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Festas públicas e ritos cívicos na incorporação do Pará ao Estado Nacional Brasileiro (1826 ? 1831): balanço historiográfico, análise, compilação e organização de fontes., Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo refletir sobre o papel das festas públicas e dos ritos cívicos realizados no Pará entre 1826 e 1831. Pretende-se dialogar com um debate internacional, também em crescimento no Brasil, no qual se defende que as festas públicas e ritos cívicos tiveram um papel significativo na formação dos estados nacionais. A hipótese deste trabalho é que esses ritos e festas tiveram fundamental importância pedagógica para, por meio do disciplinamento popular e legitimação das insígnias imperiais, promover no campo simbólico a incorporação da província do Pará ao Estado Nacional Brasileiro. O recorte cronológico proposto, entre 1826 e 1831, corresponde à efetiva adaptação das elites políticas locais ao novo sistema administrativo, cujo ponto de maior relevância é a entrada de representantes paraenses no Parlamento do Império do Brasil. Na outra ponta tem-se o golpe que depõe no Pará o presidente de província indicado pelo império, colocando em xeque a capacidade do sistema representativo de controlar os partidos locais, que visionavam diferentes projetos de futuro. Esta proposta é parte de um trabalho coletivo vinculado ao projeto Vassalos ou cidadãos, obrigados ao trabalho coordenado pelo Prof. Dr. André Machado, financiado pelo CNPQ. A fonte documental base é o acervo do Arquivo Público do Estado do Pará correspondente ao período, que já se encontra digitalizado e à disposição no Centro de Memória e Pesquisa Histórica da UNIFESP. Para cada um dos documentos o grupo registrará verbetes que, dispostos num banco de dados, ficarão disponíveis a público.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evelyn Ariane Lauro - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulho, Unifesp. , Estrada do Caminho Velho, 333, Bairro dos Pimentas, 07252312 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (11) 33812000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulho

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento Técnico / Fluxo Contínuo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Este projeto pretendeu construir um relatório sobre as arbitrariedades e as formas de resistência ocorridas na Universidade de São Paulo no período de 1964-1982. O objeto de estudo se desdobrou nos seguintes itens: (1) identificar professores, alunos e funcionários, vítimas de arbitrariedades; (2) levantar e analisar os instrumentos institucionais que permitiram diferentes formas de perseguição na universidade; (3) identificar as diversas formas de resistência ocorridas na universidade. Este projeto fez parte da Comissão da Verdade USP e foi coordenado pela Professora Doutora Janice Theodoro da Silva.