Arthur Felipe Gressler

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Mauá(2010). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2011 - Atual

Universidade de Santa Cruz do Sul

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2010

Colégio Mauá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Admirável Mundo Novo, os Direitos Intelectuais e o papel da Universidade. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jorge Renato dos Reis

Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Renato dos Reis;

Aneline dos Santos Ziemann

Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aneline dos Santos Ziemann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GRESSLER, A. F. ; GREINER, M. G. ; PELLEGRINI, G. K. F. ; REIS, J. R. . O Direito de Autor no Constitucionalismo Contemporâneo: uma análise inicial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, P. R. M. ; GRESSLER, A. F. ; PELLEGRINI, G. K. F. ; REIS, J. R. . Inter - Relações Público - Privadas no Mundo Virtual: embates de direitos fundamentais no contexto da sociedade de informação - uma análise das novas tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, P. R. M. ; GRESSLER, A. F. ; PELLEGRINI, G. K. F. ; REIS, J. R. . Direito Autoral na Sociedade da Informação: impactos da tecnologia digital sobre a proteção ao autor - uma análise das novas tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2012

    Direito de Autor no Constitucionalismo Contemporâneo, Descrição: Os estudos dos institutos do direito privado abarcam uma nova leitura acerca de sua funcionalidade, notadamente, a partir do processo de irradiação principiológica dada pela Constituição de 1988. Nesta perspectiva, torna-se de grande relevância o estudo do Direito de Autor, tendo-se em vista a grande repercussão que esta temática apresenta na sociedade contemporânea, em especial, levando-se em conta o contexto tecnológico atual, que permite à coletividade um maior acesso aos bens intelectuais e, portanto, maior facilidade no acesso e disseminação do conhecimento e cultura. Por outro lado, a fácil acessibilidade e compartilhamento dos bens intelectuais causam uma crise no Direito de Autor, ocasionando por conseqüência uma situação de conflito entre autor e coletividade, no que tange ao direito de retribuição pelo uso dos bens de criação do autor contra o direito de acesso a tais obras intelectuais por parte da sociedade. Sendo assim, a pesquisa tem como cerne de estudo a investigação da proteção do Direito de Autor no Constitucionalismo Contemporâneo, especialmente frente à evolução tecnológica e à Sociedade da Informação. Nesse sentido, o presente estudo percorre uma trajetória em consonância com a função social do direito autor, na medida em que se investiga a dicotomia de interesses público-privados na relação do autor com a obra e o público, com base nas relações atuais de uso e consumo, balizadas pela internet. Assim, diante da perspectiva de visualização, de onde encontrar nesta seara dialética a funcionalidade, o estudo abrange uma análise da proteção do direito do autor, como forma de estímulo artístico e literário de produção criativa, juntamente com a utilização dos meios tecnológicos disponíveis para o acesso à obra a um maior número de pessoas, como forma de promoção do desenvolvimento cultural, econômico e tecnológico d a sociedade como um todo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Arthur Felipe Gressler - Integrante / Jorge Renato dos Reis - Coordenador / Fernanda Spiegel - Integrante / Eduarda Simonette Pase - Integrante / Grace Kellen de Freitas Pellegrini - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional