Eliana Izabel Scurciatto

Possui doutorado em Letras - Área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Letras - Área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e graduação em Letras com habilitação em português e alemão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Atualmente é professor titular I da Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul , professora de Gramática no Ensino Médio no Colégio Cecafe e professora substituta de Comunicação e Expressão junto ao Departamento de Engenharia Civil da UNESP de Ilha Solteira. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, discurso e gramática.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa

1999 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A retórica dos diálogos amorosos em romances brasileiros dos séculos XIX e XX
Antonio Suárez Abreu. Palavras-chave: retórica; amor; discurso; literatura brasileira.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Linguistica e Lingua Portuguesa

1993 - 1997

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Discurso e história: memórias de Inês de Castro,Ano de Obtenção: 1997
Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: discurso; semiótica; história.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCURCIATTO, E. I. . 2º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC. 2011. (Outro).

SCURCIATTO, E. I. . 1o Fórum de Iniciação Científica da FUNEC. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC.A sequência didática como prática de ensino de artigo de opinião em língua portuguesa. 2012. (Outra).

IX Semana de Letras.Aula de Português: a que será que se destina?. 2008. (Outra).

16º Cole - Congresso de Leitura do Brasil. 2007. (Congresso).

VII Semana de Letras.Análise do Discurso: uma introdução. 2005. (Outra).

I Encontro de Pesquisa de Letras.A argumentação no discurso amoroso de São Bernardo. 2004. (Encontro).

III Jornada Cultural.Os aspectos argumentativos nos diálogos amorosos da literatura. 2004. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. A metáfora no discurso amoroso de São Bernardo. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eva Cleide Berto

SCURCIATTO, E. I.; Durigan, Marlene. Operadores Argumentativos na Veja: o escãndalo do mensalão. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Yara de França Catarino Barros

SCURCIATTO, E. I.. O ethos do idoso no bolsão sul-matogrossense: entre o estatuto e o asilo. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Izabel Eugênia de Souza Oliveira dos Santos

SCURCIATTO, E. I.. Representação social da voz do estado no discurso do desenvolvimento tecnológico. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rosa Maria Santana Marchewicz

SCURCIATTO, E. I.. Com a palavra índios e índias: uma introdução ao estudo das representações no mundo Terena. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Irma Lino de Assis Oliveira

SCURCIATTO, E. I.. Práticas discursivas na igreja Assembléia de Deus: modelo lingüístico e estruturação discursiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Regina Maria de Souza

SCURCIATTO, E. I.. Migração e trabalho: impactos do processo migratório na vivência cotidiana da mulher nordestina. 2014. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcela de Almeida Moschem

SCURCIATTO, E. I.. Riobaldo e Diadorim - um Estudo dos Esquemas de Imagem dentro do Cenário criado pela Metáfora da Travessia. 2011. Tese (Doutorado em Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marta Maria Pagadigorria

SCURCIATTO, E. I.. Funcionalidade das parábolas e das imagens em artigos de opinião; uma proposta de leitura. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: MARIA EUNICE BARBOSA VIDAL MENDONÇA

SCURCIATTO, E. I.. A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wiliam Cesar Ramos

SCURCIATTO, E. I.. Um roteiro para a escrita de abstracts de artigos de pesquisa: estrutura retórica e técnicas de argumentação. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eloisa Cerdan Del Lama Barbieri

SCURCIATTO, E. I.. Aplicações descritivas da gramática funcional-cognitiva ao espanhol. 2005. Tese (Doutorado em Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Euclides Oliveira Cabral e Marcela Almeida Freitas

SCURCIATTO, E. I.. A quase memória nas crônicas de Carlos Heitor Cony. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Bárbara Pereira Martins e Daniele Alves Chevalier Santiago

SCURCIATTO, E. I.. A poética do devaneio em Manoel de Barros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Alessandro V

SCURCIATTO, E. I.; Guilhen mazote, J. R.. Dianna, Keila M. Campanholo e Rodrigo Domingue.Análise discursiva da propaganda Natura Chronos: beleza feminina e verdade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Cleonilde Guerra Cabral, Kelly Aurelianao do Nascimento e Ro

SCURCIATTO, E. I.. A presença da linguagem metafórica em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Aline Emanueli Rodrigues

SCURCIATTO, E. I.. O Sombrio e o misterioso em Edgar Allan Poe e Lygia Fagundes Telles: Estudo Comparativo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Roberta Késia Barbosa Márquez

SCURCIATTO, E. I.. O fantástico em O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Cibele P da Silva, Ieda M Macedo e Juliana C de Souza

SCURCIATTO, E. I.. O discurso na publicidade da Phillips: as vozes conflituosas da modernidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Paulo Césr Ferreira

Duran, José Estevão;SCURCIATTO, E. I.. A responsabilidade social corporativa no interior das organizações empresariais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Juliana Garcia Mescua e Sirlei Aparecida Frias

SCURCIATTO, E. I.. A informalidade no texto digital: um encontro entre o oral e o escrito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Gabriela Romano de Matos e Sandra Regina da Silva

SCURCIATTO, E. I.. Uma análise sobre a metodologia do ensino de Língua Inglesa de escola pública no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Aluno: Adriana Regina da Silva

SCURCIATTO, E. I.. As marcas da semântica argumentativa no texto opinativo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

SCURCIATTO, E. I.. 6º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC. 2015. Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

SCURCIATTO, E. I.; RODRIGUES, M. C. T.; COSTA, E. D. M.. processo seletivo de docentes. 2014. Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

SCURCIATTO, E. I.. 5º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC. 2014. Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

SCURCIATTO, E. I.. 4º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC. 2013. Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

SCURCIATTO, E. I.. 3º Fórum de Iniciação Científica da FUNEC. 2012. Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

SCURCIATTO, E. I.; Scurciatto, Alines Leda; Lalo, Maria Cristina C.. Processo seletivo. 2011. Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

SCURCIATTO, E. I.. Banca de trabalhos de Iniciação científica. 2011. Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

SCURCIATTO, E. I.. Banca de apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. 2010. Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Professores da rede estadual de ensino - SEE-SP

16 TCC - ED 2011/12 - Especialização em Língua Portuguesa para Professores do EF II e EM; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Elizandra Donizete Vieira Santos

A representação dialógica na canção "Faltando um pedaço" de Djavan; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Linguísticos e Literário) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Cláudia Alvares dos Santos

O erotismo na mídia e seu reflexo na sociedade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Linguísticos e Literário) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Michel Angelo Rodrigues Vilalva

A CRÔNICA NA INTERNET: UMA FERRAMENTA MOTIVADORA DA LEITURA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Emilly Nunes Haas

O DISCURSO DO PROFESSOR PARA O ALUNO TRANSGÊNERO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Graziele Ferreira dos Santos e Maria Gabriela Arozio Vieira

A LEITURA COMO MEIO DE EMPODERAMENTO FEMININO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Mayara Lindolfo Lizieiro Bonfim Vera Lúcia Martins Marinho T

POR QUE LER OS CLÁSSICOS JÁ?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Lucas Elias Cunha

MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

CLÁUDIO A

de F; Júnior; Wesley A; G; Araujo; Antonio Minhar; Uma vida entre livros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Celia M

Pereira; Dennis H; Pereira; Ivete Z; Domingues; Mulheres em foco; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Ana Kesla Vilas Boas Silva e Lilian Brasan Silva

Mulheres e auto-ajuda: um estudo sobre leitura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Francisco Wagner Alencar e Josiana Alexandre Tonello

Levantamento e discurso dos atos de fala: por que todo dizer é um fazer?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Maria Flávia Laureto

A subjetividade nos textos jornalísticos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

xxx

O jovem e a sociedade moderna; 2000; Iniciação Científica - Faculdades Integradas Urubupungá; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

xxx

Alguns Tópicos de Língua Portuguesa; 2000; Iniciação Científica - Faculdades Integradas Urubupungá; Orientador: Eliana Izabel Scurciatto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCURCIATTO, E. I. . Da importância dos estudos linguísticos para a análise literária. Revista Funec Científica , v. 1, p. 34-37, 2011.

  • SCURCIATTO, E. I. . Gramática pra quê?. Saber Universitário (FUNEC) , v. 1, p. 11-12, 2007.

  • SCURCIATTO, E. I. . A retórica do discurso amoroso na literatura brasileira. Futura Mente (Faculdades Integradas Urubupungá) , v. 1, p. 11-15, 2003.

  • SCURCIATTO, E. I. . No princípio era o professor-leitor. In: Henry M. M. Silva; Maria Célia de S. G. Mazote. (Org.). Educação em debate: saber docente e abordagem da prática pedagógica. 1ed.São José do Rio Preto: Editora Inteligência 3, 2011, v. 1, p. 128-142.

  • SCURCIATTO, E. I. . O discurso do dominado em Saramago. In: Grupo de Estudos Linguísticos, 2001, Marília. Anais do GEL, 2001. v. XXX.

  • SCURCIATTO, E. I. . A importância do curso de Letras na educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCURCIATTO, E. I. . Estudar mais: pra quê?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCURCIATTO, E. I. . Aula de português: a que será que se destina?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCURCIATTO, E. I. . Os aspectos argumentativos nos diálogos amorosos da literatura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCURCIATTO, E. I. . A argumentação no discurso amoroso de São Bernardo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCURCIATTO, E. I. . A metáfora no discurso amoroso de São Bernardo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCURCIATTO, E. I. . A retórica do discurso amoroso na literatura brasileira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCURCIATTO, E. I. . A argumentação no discurso amoroso de romances brasileiros. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCURCIATTO, E. I. . Discurso histórico X discurso literário; as diferentes construções. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCURCIATTO, E. I. . O discurso do dominado em José Saramago. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCURCIATTO, E. I. . Literário e histórico: as diferentes construções. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCURCIATTO, E. I. . Literário e histórico: as diferentes construções. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCURCIATTO, E. I. . Narrativa de um crime: a personificação do criminoso e da vítima nas tramas midiáticas. 2012.

SCURCIATTO, E. I. . XIII Encontro Mato-Grossense de Estudantes de Letras e do XIV Encontro Regional de Estudantes de Letras (EMEL ? EREL Centro Oeste 2012). 2010.

SCURCIATTO, E. I. ; Scurciatto, Alines Leda ; Tizzo, Célio . Professores de Letras e a pesquisa. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SCURCIATTO, E. I. . A produção e compreensão do discurso escrito. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SCURCIATTO, E. I. . Estudos linguísticos e literários. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCURCIATTO, E. I. . Estudos Linguísticos e Literários. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Certificado de apreço para professores, Supremo Conselho de Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil.

2013

Menção Honrosa de 2º lugar de orientação de TCC, FUNEC.

2013

Menção Honrosa de 3º lugar por Orientação de TCC, Funec.

2012

Menção Honrosa de 1º lugar Orientação de Trabalho apresentado no 3º fórum de IC, FUNEC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul. , Av Mangará, 477, Jardim Mangará, 15775-000 - Santa Fe do Sul, SP - Brasil, Telefone: (017) 36419000, Ramal: 9002, Fax: (017) 36419000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - Atual

Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministrando a disciplina de: - Comunicação e Expressão no curso de ADS desde 2010 e no curso de Engenharia Civil desde 2012.

2001 - 2007

Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2005 - 12/2008

    Direção e administração, FUNEC, .,Cargo ou função, Diretora Pedagógica.

  • 06/2001 - 12/2004

    Direção e administração, FUNEC, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Letras.

2016 - Atual

Universidade Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

2016 - Atual

Faculdades Integradas de Paranaíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2013 - 2016

Centro de Ensino Caminho Feliz

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 12

1998 - 2009

Faculdades Integradas Urubupungá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Curso Superior, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional On-line, Carga horária: 24

2001 - 2001

Centro Universitário de Rio Preto

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor ensino superior, Carga horária: 8

1998 - 1999

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 20

2014 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplina Comunicação e Expressão junto ao Departamento de Engenharia Civil