ADRIANO RODRIGUES

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (2008). Possui graduação em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Possui experiência na área de História e Filosofia, com docência na Educação Básica, atuando principalmente nas etapas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Atuou como professor de Ciências Sociais no Ensino Fundamental II (2017-2018); como professor de Educação Socioemocional no Ensino Fundamental II (2019-2021). Atualmente é professor convocado de Filosofia na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, na cidade de Dourados (2012-2023); e, na rede privada, na Escola Franciscana Imaculada Conceição (2017-2023). Possui experiência no Ensino Integral, atuando nas disciplinas de Unidades Curriculares e Eletivas - Novo Ensino Médio. Desenvolve projetos de estudos na área da Filosofia - leitura de obras filosóficas no ensino médio, voltado para a preparação dos Estudantes para o Enem e para o desenvolvimento do olhar crítico. Seus interesses de pesquisa se voltam aos estudos da Filosofia e História da Educação, Memórias da Educação no Brasil e Ensino de História no contexto da Ditadura Militar. Atualmente é estudante do último semestre curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/turma de 2020).

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2012 - 2016

Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Filosofia

2006 - 2008

Universidade Católica Dom Bosco
Título: ÉTICA ARISTOTÉLICA: A CONCEPÇÃO DE FELICIDADE E A SOCIEDADE PÓS-MODERNA
Orientador: CARLOS AUGUSTO FERREIRA DE OLIVEIRA

Formação complementar

2021 - 2021

Capacitação aos profissionais atuantes no Centros Estaduais de Educação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, SED/MS, Brasil.

2015 - 2015

Formação Continuada para Profissionais da Educação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, SED/MS, Brasil.

2014 - 2015

Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2014 - 2014

Aprendendo a Filosofar. (Carga horária: 30h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2013 - 2013

Língua Espanhola - Nível Básico 1. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

Formação Continuada para profissionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. 2015. (Outra).

IV Congresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder. 2014. (Congresso).

IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder - Minicurso: Versões cinematográficas da História: os fatos históricos vis vistos através das lentes do cinema. 2014. (Oficina).

IV Encontro de Integração - Dias de História. 2014. (Encontro).

ENEPE: Encontro de ensino, pesquisa e extensão.As representações da infância no grupo escolar Abigail Borralho em Dourados (1960-1970). 2013. (Encontro).

II Simpósio a humanidade nas humanidades: nós, os outros, o mundo. 2013. (Simpósio).

V Seminário do grupo de pesquisa "Educação e processo civilizador": Educação, História e Sociedade.As representações da infância no Grupo Escolar Abigail Borralho em Dourados (1960-1970). 2013. (Seminário).

VI Semana de Educação e VI Seminário de Pesquisa: desafios para a educação no século XXI. 2012. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • Eliane Maria Amaro ; RODRIGUES, A. . O jogo de damas como instrumento de metodologia ativa. Educação Franciscana: Rede Scalifra-ZN, Santa Maria/RS, p. 69 - 71.

  • RODRIGUES, A. . As representações da infância no Grupo Escolar Abigail Borralho em Dourados, 1960-1970. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Escola Franciscana Imaculada Conceição

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e História, Carga horária: 20

2012 - 2022

Escola Estadual Presidente Vargas

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Convocado, Carga horária: 20

2022 - Atual

ESCOLA ESTADUAL VILMAR VIEIRA MATOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convocado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina de Filosofia e Unidades Curriculares

2022 - Atual

Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convocado, Carga horária: 4