Leandro da Silva Alves

Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros - PBMAC - da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de interação dos parâmetros climáticos e fisico-químicos com a dinâmica de ecossistemas florestais. Além de proceder com análises laboratóriais de C, N e P em água, sedimento e biomassa foliar (vegetação).

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Biologia Marinha

2017 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Ciclagem de Nutrientes (N, P) no Ecossistema Florestal de Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO - Teresópolis, RJ,Orientador:
Aguinaldo Nepomuceno Marques Junior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Floresta tropical; Dinâmica de Serrapilheira; Variáveis ambientais.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ambientes Costeiros.

Graduação em Abi - Ciências Biológicas

2011 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: Suficiência Amostral de Serrapilheira em fragmento de Floresta Ombrófila Densa, RJ, Brasil
Orientador: Aguinaldo Nepomuceno Marques Junior
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento de técnicas descritivas e inferenciais com o uso do BioEstat. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

Atividade de educação ambiental. , Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ, Brasil.

2013 - 2013

Gestão de QSMS. (Carga horária: 40h). , Biotecnal, BIOTECNAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Geral.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AMORIM, A. L. C. ; ALVES, L. S. ; BORGES, A. R. C. ; GUIMARAES, G. H. C. ; FONSECA, J. S. G. G. M. ; MARQUES, C. ; SILVA, K. M. M. ; COSTA, A. B. S. . XXIII EREB - Encontro Regional dos Estudantes de Biologia. 2012. (Outro).

AMORIM, A. L. C. ; ALVES, L. S. ; BORGES, A. R. C. ; GUIMARAES, G. H. C. ; FONSECA, J. S. G. G. M. ; MARQUES, C. ; SILVA, K. M. M. ; COSTA, A. B. S. . XXIII EREB - Encontro Regional dos Estudantes de Biologia. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1° Congresso de Biologia Marinha e Ambientes Costeiros. 2018. (Congresso).

XX BioSemana UFRJ. PANC - CONHECENDO OUTRAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS. 2016. (Exposição).

XXVI Encontro Regional de Estudantes de Biologia da Região Sudeste. 2016. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. 2015. (Congresso).

VII Semana de Biologia e VI Dia de Educação Ambiental. 2014. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Coleção malacológica: Bem Natural Como Recusro Educacional. 2013. (Congresso).

VI Semana de Biologia e V Dia de Educação Ambiental. 2012. (Outra).

XXII Encontro Regional dos Estudantes de Biologia da Região Sudeste. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior

A. Nepomuceno; COSTA, M. R.. Pesquisa de tamanho ótimo amostral de serrapilheira para quantificação em um fragmento da floresta ombrófila densa, em área compreendida no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ, Brasil. 2016.

Mirian Araujo Carlos Crapez

CRAPEZ, M.A. C. Ciclagem de nutritentes (N,P) em dois ecossistemas florestais do Parque Nacional da Serra dos Òrgãos (Parnaso, RJ). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros) - Universidade Federal Fluminense.

Mirian Araujo Carlos Crapez

NEPOMUCENO JUNIOR, A.;CRAPEZ, M.A. C. Ciclagem de nutrientes (N, P) no ecossistema florestal de Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), Teresópolis, RJ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros) - Universidade Federal Fluminense.

Adriana Quintella Lobão

LOBÃO, A. Q.; MARQUES JUNIOR, A. N.; CORTINES, E.. Dinâmica da serrapilheira em duas áreas florestais de Parque Nacional da Serra dos Órgão (PARNASO), RJ, em diferentes altitudes. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Marcus Rodrigues da Costa

MARQUES JR., A. N.;COSTA, MARCUS RODRIGUES DA. Pesquisa de tamanho ótimo amostral de serrapilheira para quantificação em um fragmento de floresta ombrófila densa, em áreas compreendidas dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ, Brasil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior

CICLAGEM DE NUTRIENTES (N, P) NO ECOSSISTEMA FLORESTAL DE MATA ATLÂNTICA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (PARNASO), TERESÓPOLIS - RJ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior

TAMANHO ÓTIMO DE AMOSTRA DE SERRAPILHEIRA PARA QUANTIFICAÇÃO EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA OMBRÓFILA DENSA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior;

Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior

Pesquisa de tamanho ótimo amostral de serrapilheira para quantificação em um fragmento de floresta ombrófila densa em área compreendida no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ, Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior;

Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior

Produção de serrapilheira nas bacias dos rios Paquequer e Soberbo, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior;

Odara Horta Boscolo

Conhecendo outras plantas alimentícias; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Odara Horta Boscolo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, L. S. ; MARQUES JUNIOR, A. N. . Suficiência Amostral de Serrapilheira em Floresta de Mata Atlântica no PARNASO. In: Encontro Águas e Áreas Protegidas como bens comuns - PARNASO, 2017, Teresópolis. Encontro Águas e Áreas Protegidas como bens comuns, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Ciclagem de Nutrientes (N, P) no Ecossistema Florestal de Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), Teresópolis, RJ, Descrição: O conhecimento da dinâmica de serrapilheira, que envolve a sua produção, acúmulo e decomposição, é fundamental para o domínio dos processos que mantém parte excepcional dos fluxos de nutrientes no solo, sendo um componente essencial da Mata Atlântica. Estes processos, por sua vez, são altamente relacionados com a produtividade primária, atividade biológica do solo, regulação do fluxo de energia e grau de perturbação dos ecossistemas. O presente estudo se insere no contexto de fornecer dados e prover bases de referência para a gestão e manejo de um ecossistema Florestal de Mata Atlântica, com o intuito de se obter maior conhecimento da dinâmica dos nutrientes neste ambiente através da realização de análises da dinâmica da serrapilheira, consequentemente da ciclagem dos nutrientes presentes na mesma, localizada próxima as bacias dos Rios Paquequer e Soberbo, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos localizado, nos Municípios de Teresópolis e Guapimirim, respectivamente. Será realizado o monitoramento da dinâmica da serrapilheira em duas áreas da Unidade de Conservação, durante o período de 12 meses, através da utilização de 7 coletores de formato quadrado que serão dispostos ao longo de 30m de raio, em cada área de coleta. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro da Silva Alves - Integrante / Aguinaldo Nepomuceno Marques Junior - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Suficiência Amostral de Serrapilheira em Fragmento de Floresta Ombrófila Densa, Descrição: Para a obtenção de uma estimativa da ciclagem de nutrientes em um fragmento florestal é extremamente importante que seja feita uma avaliação precisa da quantidade de serrapilheira depositada no mesmo e de sua variação. Grande parte dos estudos existentes nesta área tem gastado tempo e esforço além do necessário para se atingir este objetivo. Tendo em vista a necessidade de se estimar um tamanho ótimo amostral de serrapilheira em um fragmento de floresta ombrófila densa, este estudo tem por objetivo testar métodos de amostragem afim de reduzir esse esforço amostral. Para isso foram analisados dados primários, coletados em área dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), da biomassa de folhas de serrapilheira e dados secundários (anteriormente coletados por outro estudo), afim de se obter um número mínimo de coletores ótimo para essas áreas e inferir se existem diferenças estatisticamente significativas entre os pontos amostrais e a biomassa de folha de serrapilheira coletada na região, através de métodos existentes na vasta bibliografia. Observou-se que a variabilidade dos dados diminui à medida que se aumenta o tamanho de unidade amostral (coletores), até um ponto em que se atinge uma variação sem diferenças estatisticamente relevantes. Recomenda-se para a área estudada nos dados primários (através do método da máxima curvatura) um número mínimo de coletores igual a 6; já para área dos dados secundários (avaliada segundo outro método proposto na literatura) um número mínimo de 8.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leandro da Silva Alves - Integrante / Aguinaldo Nepomuceno Marques Junior - Coordenador / Conceição Denise Nunes Barboza - Integrante / Danieli Cristina Paiva dos Anjos - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Projeto de Educação Patrimonial e Cidadania, Descrição: Financiado pela FAPERJ em parceria com a Universidade Federal Fluminense e o CIEP 150. Que visa promover a produção e o registro do conhecimento dos bens naturais e culturais do município de Cabo Frio-RJ e utilizá-los como recursos educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e difusão deste conhecimento para os outros setores da comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Leandro da Silva Alves - Integrante / Alan Bonner da Silva Costa - Integrante / Augusto Barros Mendes - Integrante / Rosa Cristina Corrêa Luz de Souza - Integrante / Edson Pereira da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Biologia. , Outeiro São João Batista, Centro, 24001970 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292261

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Título do Projeto: Produção de serrapilheira nas bacias dos rios Paquequer e Soberbo (Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ)

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Laboratório de Genética e Evolução Marinha Programa de iniciação científica onde era desenvolvida pesquisa na área de Arqueozoologia e Evolução da Biodiversidade.