Raimundo Wilson de Carvalho

Iniciei em saúde pública atuando na Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), instituição extinta em 1990 dando lugar a FUNASA. Nesta fui então integrado aos Programas de Controle das Leishmanioses e Peste Bubônica no Estado do Rio de Janeiro, assumindo a responsabilidade pelo desenvolvimento dos programas de controle dessas zoonoses entre 1990 e 2002. Ao longo do tempo, fui me envolvendo com a epidemiologia delas e principalmente pelo estudo entomológico, no caso, pelos flebotomíneos e os sifonápteros, este último com grandes lacunas a ser preenchidas. Engajado em projetos com parcerias como outras instituições, principalmente, UFRRJ e UFRJ, interessei-me pela pesquisa e daí para o curso de mestrado foi um pulo. Dediquei aos flebotomíneos o objetivo de minha tese defendida em setembro de 1993. Em 1994 ingressei no doutoramento da Fundação Oswaldo Cruz, e, desta vez, dedicando-me aos sifonápteros, sua ecologia, filogenia e sua implicação como problema de saúde pública. Em 2002 fui transferido para a FIOCRUZ onde estou até os dias atuais. Atuo nas linhas de pesquisa, onde assumi a linha sobre sifonápteros, linha esta que estava parada desde a metade do século passado. Minha tese de doutoramento foi defendida em janeiro de 1999, ainda como servidor da Funasa, mas cedido ao laboratório, assim permaneci até julho de 2002 quando fui redistribuído definitivamente para a Fundação Oswaldo Cruz para dar continuidade a linha de pesquisa abraçada a partir de 1994. Os roedores são os principais hospedeiros das pulgas com muita importância nos focos naturais de peste, naturalmente fui me envolvendo com esta linha também e por isso a ecologia de pequenos roedores faz parte de meus objetos de pesquisa. Atualmente estou no Departamento de Ciências Biológicas da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, onde estou a frente do Laboratório de Parasitologia Ambiental. Em 16/03/2018 fui nomeado membro do comitê técnico científico assessor do Ministério da Saúde para vetor (CTAV/MS). Além disso sou responsável técnico pelos biotérios do Laboratório de Toxocologia Ambiental-DCB-ENSP/Fiocruz, pelo Laboratório de Ecotoxicologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) e também do Biotério da Universidade Iguaçu (BioUnig).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Parasitária

1994 - 1999

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Aspectos ecológicos das faunas de pequenos roedores sinantrópicos e de seus sifonápteros (relação parasito hospedeiro) do foco de peste bubônica da Serra dos Órgãos, municípios de Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil.
Orientador: Nicolau Maués da Serra Freire
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Siphonaptera; Roedores; Relação parasito hospedeiro.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia / Especialidade: Epidemiologia da Peste Bubônica. Setores de atividade: Saúde Humana; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Medicina Veterinária

1991 - 1993

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Aspectos ecológicos e fauna de flebotomíneos da Ilha do Araújo, município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro, Brasil,Ano de Obtenção: 1993
Nicolau Maués da Serra Freire.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Psychodidae; Flebotomíneos; Paraty.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva / Especialidade: Saúde Animal (Programas Sanitários). Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Programa de Controle de Insetos Vetores. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Planejamento e Gestão Em Saúde

1996 - 1996

Fundação Oswaldo Cruz
Bolsista do(a): Fundação Nacional de Saúde - Presidência, FUNASA, Brasil.

Graduação em Medicina Veterinária

1977 - 1982

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde. (Carga horária: 80h). , Instituto de Comunicação, Informação Científica e T, ICICT, Brasil.

2018 - 2018

Curso Avançado de Atualização em Ciência em Animais de Laboratório. (Carga horária: 100h). , Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos - FIOCRUZ, ICTB-FIOCRUZ, Brasil.

2009 - 2009

EPIINFO APLICADO A ZOONOSES. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Saúde Pública Veterinária, ABSPV, Brasil.

1995 - 1995

Curso de Curta Duração. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1994 - 1994

Curso de Curta Duração. , Fundação Nacional de Saúde, FUNASA, Brasil.

1987 - 1987

Curso de Curta Duração. , Associação Brazileira de Especialistas Em Zoonoses, ABEZ, Brasil.

1987 - 1987

Curso de Curta Duração. , Organização Panamericana de Saúde, OPAS, Brasil.

1987 - 1987

Curso de Curta Duração. , Associação Brazileira de Especialistas Em Zoonoses, ABEZ, Brasil.

1987 - 1987

Curso de Curta Duração. , Associação Brazileira de Especialistas Em Zoonoses, ABEZ, Brasil.

1985 - 1985

Curso de Curta Duração. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

1984 - 1984

Curso de Curta Duração. , Delegacia Federal de Agricultura no Distrito Federal Serviço de Inspeção de, SIPAV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Programas de Controle de Vetores e Roedores de Importância Em Saúde Pública.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Políticas de Educação e Saúde.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, R. W. ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués . Simpósio Regional Sobre Ensino em Parasitologia. 1994. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

55o. Congresso Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Fauna de pulgas do Brasil. 2019. (Congresso).

55o. Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. A tuberculose no município de Belford Roxo e a estratégia de capacitação dos profissionais municipais na notificação de casos e lida com pacientes tísicos. 2019. (Congresso).

Seminário de Filosofia, Direito e Educação da Baixada Fluminense.Bioética e Biodireito. 2019. (Seminário).

XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia. Comunidade de sifonápteros (SIPHONAPTERA, LATREILE, 1825) cosmopolitas da metrópole do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. 2019. (Congresso).

Mesa Redonda Sobre Ziza, Chikungunya, Dengue e Febre Amarela..ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICO DO ENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DE GUILLAIN?BARRÉ NO DENGUE E DA MICROCEFALIA NA ZIKA ENTRE 2010 E 2015 NA BAIXADA FLUMINENSE, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2018. (Outra).

Reunião de Comitê Técnico Assessor do Ministério da Saúde para Vetores.Doenças Transmissíveis por Vetores. 2018. (Outra).

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA DE ESPÉCIES DE PULGAS ENZOÓTICAS NOS FOCOS NATURAIS DE PESTE DO BRASIL, PERTENCENTES AO SUBGÊNERO NEOPOLYGENIS (SIPHONAPTERA: RhOPALOPSYLLIDAE). 2017. (Outra).

III Seminário do Mercosul sobre Escabiose, Miíase, Pediculose e Tungíase: \e: Uma Abordagem Interdisciplinar.Ácaros e suas Alergias: Patologia e Profilaxia. 2016. (Seminário).

III Seminário do Mercosul sobre Escabiose, Miíase, Pediculose e Tungíase: \e: Uma Abordagem Interdisciplinar.Vetores e Zoonoses Emergentes. 2016. (Seminário).

III Seminário do Mercosul sobre Escabiose, Miíase, Pediculose e Tungíase: \e: Uma Abordagem Interdisciplinar.Vetores e Zoonoses Emergentes. 2016. (Seminário).

III Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas.EPIDEMIOLOGIA DOS PATÓGENOS ISOLADOS DE PULGAS COSMOPOLITAS ENZOÓTICAS EM SÃO LEOPOLDO E NOVO HAMBURGO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. 2016. (Simpósio).

IX Congresso Latinoamericano de Entomologia. Sifonápteros cosmopolitas e seus Endossimbiontes implicados com agravos à saúde pública de São Leopoldo e Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, Brasi. 2016. (Congresso).

Mesa Redonda "Zica Zero".Zica. 2016. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia. Sifonápteros cosmopolitas e seus Endossimbiontes implicados com agravos à saúde pública de São Leopoldo e Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, Brasi. 2016. (Congresso).

Curso de Graduação em Enfermagem - Disciplina de Parasitologia, do Departamento de de Microbiologia e Parasitologia, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Siphonapteros de Importância em Saúde. 2015. (Outra).

I Congresso Fluminense Interdisciplinar da Integralidade Técnica e Científica para Desenvolvimento da Baixada F. Mesa-Redonda "Biodiversidade e Saúde" com o tema "Siphonaptera". 2015. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Levantamento de sifonápteros na região metropolitana de Porto Alegre, RS. 2014. (Congresso).

III Encontro de Parasitologia do Mercosul.Rickettsias. 2013. (Encontro).

XVIII Semana do Programa de Vocação Científica.Coleção de ectoparasitos ápteros do Laboratório de Vetores do Departamento de Ciências Biológicas - A Ordem Siphonaptera (LATREILLE, 1825). 2013. (Outra).

XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Rickettsias. 2013. (Congresso).

XVII Semana do Programa de Vocação Científica.A Ordem Siphonaptera (LATREILLE, 1825). 2012. (Outra).

XXVII Reunião Anual da FeSBE.COLEÇÃO DE ECTOPARASITOS ÁPTEROS DO LABORATÓRIO DE VETORES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS : A ORDEM siphonaptera. 2012. (Outra).

III Jornada de Zoologia da UNIRIO.Parasitologia Tropical. 2011. (Outra).

III Simpósio Brasileiro de Acarologia.Relação parasito-hospedeiro entre ácaros mesostigmata e pequenos roedores da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2011. (Simpósio).

VII Encontro de Pesquisadores da Reserva Biológica do Tinguá.Oral Presentation. 2011. (Encontro).

XIII International Congress of Acarology. The Ixodi fauna from Itaboraí, Cachoeiras de Macacú and Guapimirim, municipalities Included in the area of petrochemical complex of Petrobras (Comperj), State of Rio de Janeiro, Brazil. 2010. (Congresso).

I Encontro Internacional de Saúde Pública Veterinária. 2009. (Encontro).

III Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária. A peste no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2009. (Congresso).

I Seminário do Plano de Monitoramento Epidemiológico do Processo de Implantação do COMPERJ.Monitoramento de vetores e hospedeiros de Febre Maculosa nos Municípios de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Itaboraí. 2009. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Dados preliminares sobre ecto e endosimbiontes de pulgas Ropalopsilídeos do foco de Peste da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2007. (Congresso).

III Semana do Conhecimento da Universidade Iguaçu.Sazonalidade da fauna de Calliphoridae ( Insecta, Diptera) na região da Baixada Fluminense, RJ, Brasil. 2006. (Outra).

XI Semana de Vocação Científica - Fiocruz.Morfologia do propodossoma dos gêneros Polygenis Jordan, 1939 e Rhopalopsyllus Baker, 1905 (Siphonaptera: Rhopalopsyllidae. 2006. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. Sifonápteros de pequenos roedores e marsupiais do partque estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, Brasil.. 2006. (Congresso).

I Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses.I Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses. 2005. (Encontro).

II Congresso Latinoamericano de Higienistas de Alimentos. Transmissão de patógenos. 2005. (Congresso).

Reunião anual de avaliação da região Nordeste do Programa de Controle da Peste.A Peste, seus vetores e hospedeiros. 2005. (Outra).

Semana da Informação Profissional.A profissão do Médico Veterinário. 2005. (Outra).

VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. 2005. (Congresso).

X Jornada de Vocação Científica - Avançado.X Jornada de Vocação Científica. 2005. (Outra).

XX Reunião Anual da Federação de Sociedade de Biologia Experimental.XX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 2005. (Outra).

II Seminário estadual sobre vigilância de vetores, Reservatórios e animais peçonhentos promovido.II Seminário Estadual sobre Vigilância de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhentos. 2004. (Seminário).

I Seminário do Mercosul sobre Pediculose, Escabiose e Tungíase.Tungíase. 2004. (Seminário).

I Simpósio Latino-Americano de Rickettsioses.I Simpósio Latino-Americano de Rickettsioses. 2004. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. 2004. (Congresso).

XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2004. (Congresso).

I Workshop em controle de vetores e pragas urbanas..I Workshop em controle de vetores e pragas urbanas. Processamentos e manipulação de alimentos. 2003. (Outra).

Reunião Anual de Avaliação do Programa Nacional de Controle da Peste.Reunião Anual de Avaliação do Programa Nacional de Controle da Peste. 2003. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

VIII Jornada de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz.VIII Jornada de Vocação Científica (fase avançada ) da Fundação Oswaldo Cruz. 2003. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2003. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2003. (Congresso).

XXVII Congresso da Sociedade de zoológicos do Brasil. XXVII Congresso da Sociedade de zoológicos do Brasil. 2003. (Congresso).

XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2003. (Congresso).

III Bienal de Pesquisa da Fiocruz.III Bienal de Pesquisa da Fiocruz. 2002. (Outra).

I Seminário Estadual sobre Vigilância de Vetores e Reservatórios.I Seminário Estadual sobre Vigilância de Vetores e Reservatórios. 2002. (Seminário).

VII Jornada de Vocação Científica (fase inciante) da Fundação Oswaldo Cruz.VII Jornada de Vocação Científica (fase iniciante) da Fundação Oswaldo Cruz. 2002. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. XXIV Congresso Brasileiros de Zoologia- trabalho publicado em poster. 2002. (Congresso).

I Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. I Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia- trabalhos publicados em posters. 2001. (Congresso).

II World Congress of Leishmaniasis. II World Congress of Leishmaniosis - trabalho publicado em poster. 2001. (Congresso).

IV Congresso Estadual de Saúde Pública e Alimentos. IV Congresso Estadual de Saúde Pública e Alimentos - trabalhos publicados em posters. 2001. (Congresso).

Reunião de Atualização do Programa de Controle da Peste.Reunião de Atualização do Programa de Controle da Peste: Palestra: Os roedores e seus sifonápteros dos focos naturais de peste no Brasil. 2001. (Outra).

XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia. XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia - trabalhos publicados em posters. 2001. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia - trabalho publicado em posters. 2001. (Congresso).

XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - trabalhos publicados em posters. 2001. (Congresso).

52a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.52a Reunião Anual da Socidade Brasileira para o Progresso da Ciência - trabalhos publicados em posters. 2000. (Outra).

Centenário da Fundação Oswaldo Cruz.Centenário da Fundação Oswaldo Cruz - trabalhos publicados em posters. 2000. (Outra).

Conferência Sulamericana de Medicina Veterinária.Conferência Sulamericana de Medicina Veterinária - trabalhos publicados em posters. 2000. (Outra).

Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área Médica.Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área Médica - ouvinte. 2000. (Encontro).

II Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz.II Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz - trabalhos publicados em posters. 2000. (Outra).

IV Congresso de Gestão Laboratorial. IV Congresso de Gestão Laboratorial - trabalhos publicados em posters. 2000. (Congresso).

IV Semana do Aparelho Digestivo.IV Semana do Aparelho Digestivo - trabalhos publicados em posters. 2000. (Outra).

Seminários do Departamento de Entomologia do Instituto Oswaldo Cruz.Seminários do Departamento de Entomologia do Instituto Oswaldo Cruz - palestrante. 2000. (Seminário).

V Congresso do Mercosul. V Congresso do Mercosul - trabalhos publicados em posters. 2000. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VI Congresso Brasieiro de Saúde Coletiva - trabalho publicado em poster. 2000. (Congresso).

V Semana de Biologia da Unigranrio.V Semana de Biologia da Unigranrio - palestrante: Método para captura de insetos. 2000. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. XXI Congresso Brasileiro de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais- trabalhos apresentados em posters. 2000. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. XXXIV Cogresso Brasileiro de Patologia Clínica - trabalhos publicados em posters. 2000. (Congresso).

51a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.51a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: trabalhos publicados em posters. 1999. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Consevação de Felinos Neotropicais. I Congresso Brasileiro para Conservação de Felinos Neotropicais: trabalho publicado em poster. 1999. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Zoológicos. XIII Congresso Brasileiro de Zoológicos: trabalho publicado em poster. 1999. (Congresso).

XIV Congresso Latinoamericano de Parasitologia. XIV Congresso Latinoamericano de Parasitologia: Apresentação de trabalho oral e posters. 1999. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia. XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia: trabalhos publicados em posters. 1999. (Congresso).

IV Encontro Internacional de Zoológicos.IV Encontro Internacional de Zoológicos: trabalho publicado em poster. 1998. (Encontro).

IV Jornada Científica de Pós-Graduação da Fundação Oswaldo Cruz.IV Jornada Científica de Pós-Graduação:Apresentação oral de projeto de tese doutoramento e trabalho publicado em poster. 1998. (Outra).

VIII Encontro Nacional de Fitossanitaristas.VIII Encontro Nacional de Fitossanitaristas: ouvinte. 1998. (Encontro).

VII Seminário de Zoonoses e Animais Peçonhentos.VII Seminário de Zoonoses e Animais Peçonhentos: Participação em grupo de trabalho e trabalhos publicados em posters. 1998. (Seminário).

VII Simpósio de Saúde.VII Simpósio de Saúde: Palestra:Avanços no controle de agentes microbianos transmitidos por artópodes. 1998. (Simpósio).

XII Congresso Brasileiro de Zoológicos. XXII Congresso Brasileiro de Zoológicos: trabalho publicado em poster. 1998. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Entomologia. XVII Congresso Brasileiro de Entomologia: trabalhos publicados em posters. 1998. (Congresso).

Capacitação técnio-pedagógica no controle das leishmanioses.Palestra: O controle das leishmanioses. 1997. (Outra).

III Congresso Português de Parsitologia. III Congresso Português de Parasitologia: trabalho publicado em poster. 1997. (Congresso).

III Curso de formação de gerentes de centro de controle de zoonoses.Palestra:Pestebubônica, Epidemiologia, profilaxia e controle. 1997. (Outra).

I Jornada Sul Fluminense de Urologia.I Jornada Sul Fluminense de Urologia: Palestra - ouvinte. 1997. (Outra).

V Congresso Ibérico de Parasitologia. V Congresso Ibérico de Parasitologia: Apresentação tema livre publicado. 1997. (Congresso).

VI Simpósio de Saúde.VI Simpósio de Saúde. Palestra: Importância das moscas na transmissão de microorganismos patogênicos.. 1997. (Simpósio).

VI Simpósio de Saúde.VI Simpósio de Saúde: Mesa redonda - Palestra: Zoonoses não comuns no Brasil, enfoque em Peste Bubônica.. 1997. (Simpósio).

X Congresso Nacional Espanhol de Parasitologia. X Congresso Nacional Espanhol de Parasitologia: congressista. 1997. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Parasitologia. XV Congresso Brasileiro de Parasitologia: trabalhos publicados em posters. 1997. (Congresso).

XXII Congresso Médico Sul Fluminense. XXII Congresso Médico Sul Fluminense - congressista. 1997. (Congresso).

XXVIII Jornada Médica de Vassouras.XXVIII Jornada Médica de Vassouras: Palestra - Peste, epidemiologia e sua história. 1997. (Outra).

II Curso de Formação de Gerentes de Centro de Controle de Zoonoses.Palestra: Peste Bubônica, epidemiologia, profilaxia e controle.. 1996. (Outra).

I Jornada de Médicos Veterinários e Zootecnistas da Região de Itaguaí-RJ.I Jornada de Médicos Veterinários e Zootecnistas da Região de Itaguaí-RJ. 1996. (Outra).

VIII Jornada de Parasitologia.VIII Jornada de Parasitologia: Palestra: Leishmanioses, flebotomíneos e os animais. 1996. (Outra).

V Simpósio de Saúde.V Simpósio de Saúde: participante: Mesa redonda: Epidemiologia das leishmanioses. 1996. (Simpósio).

II Reunião Nacional de Pesquisas estratégicas em Leishmanioses.II Reunião de pesquisa estratégica em leishmanioses: Palestrante: A leishmaniose visceral na Região sudeste do Brasil.. 1995. (Outra).

I Seminário Nacional sobre Leishmaniose Visceral.I Seminário Nacional sobre Leishmaniose Visceral - Palestrante: A Leishmaniose visceral na região sudeste do Brasil. 1995. (Seminário).

VII Jornada de Parasitologia.VII Jornada Científica de Parasitologia - Palestra: Leishmanioses caninas e Flebotomíneos: Epidemiologia das leishmanioses. 1995. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Parasitologia. XIV Congresso Brasileiro de Parasitologia - Palestra:A peste Bubônica como zoonose. Mesa redonda sobre zoonoses. 1995. (Congresso).

Ciclo de treinamento da Prefeitura Municipal de Varre-Sai.Palestra: Capacitação técnica em prevenção das leishmanioses. 1994. (Outra).

Encontro Naciona de Gerentes Estaduais de Leishmaniose.Encontro Nacional de Gerentes Estaduais de Leishmaniose - Gerente do programa de Leishmanioses do Estado do Rio de Janeiro. 1994. (Encontro).

IV Simpósio de Saúde.IV Simpósio de Saúde da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda: Palestrante: Etiologia, patogenia, transmissão e aspectos epidemiológicos da Peste Bubônica no Brasil. 1994. (Simpósio).

Reciclagem para Agente de Saúde Pública.Palestra: O programa de controle das leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro. 1994. (Outra).

Reciclagem sobre Leishmanioses, Epidemiologia, Vigilância e Controle.Reciclagem sobre Leishmanioses, Epidemiologia, vigilância e Controle - participante como aluno. 1994. (Outra).

Simpósio Regional Sobre Ensino em Parasitologia.Simpósio Regional Sobre Ensino em Parasitologia - Presidente do simpósio. 1994. (Simpósio).

Treinamento de Agentes de Saúde do município de Cambuci.Palestra: Leishmaniose visceral e tegumentar americana. 1994. (Outra).

XXX Congresso da Socideade Brasileira de Medicina Tropical. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - trabalhos publicados em posters. 1994. (Congresso).

II Encontro de Especialistas em Zoonoses da Região Sudeste.II Encontro de Especialistas em Zoonoses da Região Sudeste- Palestra: Pulicídeos sinantrópicos. 1993. (Encontro).

II Simpósio Brasileiro de Brucelose. 1993. (Simpósio).

Proceeding of a National Workshop.Ecoepidemiology of visceral leishmaniasis in Rio de Janeiro.. 1993. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia - Palestra: Leishmanioses em áreas Peri-urbanas e trabalho publicado em poster. 1993. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro da Sociedade de Medicina Tropical. XXIX Congresso Brasileiro da Sociedade de Medicina Tropical - trabalhos publicados em posters. 1993. (Congresso).

Atualização em Leishmanioses e Peste Bubônica da Prefeitura Municipal de Teresópolis.Palestra: Leishmaniose e Peste Bubônica - Controle e Vigilância epidemiológica. 1991. (Outra).

IV Jornada Científica da Fundação Oswaldo Cruz - 70 anos do Hospital Evandro Chagas.IV Jornada Científica da Fundação Oswaldo Cruz - 70 anos do Hospital Evandro Chagas. - trabalho publicado em poster. 1991. (Outra).

XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - trabalho publicado em poster. 1991. (Congresso).

Ciclo de Palestras da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro.Palestra: Leishmaniose tegumentar americana - Epidemiologia e controle. 1990. (Outra).

XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropcial. XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - trabalho publicado em poster. 1990. (Congresso).

I First World Zoonoses Congresses. 1989. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Zoonoses. 1989. (Congresso).

II Seminário Brasileiro em Roedores e Vetores. 1989. (Seminário).

XIV Congresso Internacional de Hidatidologia. 1989. (Congresso).

XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - trabalho publicado em poster. 1989. (Congresso).

Encontro macroregional de avaliação do desempenho dos programas de controle da hanseníase, pênficgo foliáceo e leishmaniose tegumentar americana.Leishmanise Tegumentar Americana no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 1988. (Encontro).

IV Reunião da Sociedade Brasileira de Protozoologia.A survey for visceral leishmaniasis among 7.366 dogs from areas in Rio de Janeiro at risk of transmission: comparison of prevalences before and after control measurements.. 1988. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Zoonoses. 1987. (Congresso).

II Semana do Médico Veterinário. 1984. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Simone Valéria Costa Pereira

NORBERG, Antonio Neres; Duarte, Antonio Nascimento;CARVALHO, R. W.Cunha NC; Périssé, A.R.S.. Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Peste no Brasil no período de 2000 a 2009. 2012. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia Aplicada ao Serviço de Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Roberta Gomes Carvalho

Tauil P.L.;CARVALHO, R. W.; Braga I. A.. Risco de introdução do vírus chikungunya no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Xhênia Patrícia Corrêa Novo

MARZOCHI, Mauro Célio de AlmeidaCARVALHO, R. W.SOUZA, Marcos Barbosa de. Levantamento da fauna de flebótomos da Ilha da Marambáia, Município de Mangaratiba, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Simone Valéria Costa Pereira

NORBERG, Antonio Neres; Nogueira;CARVALHO, R. W.. Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Peste no Brasil no período de 2000 a 2009. 2011. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia Aplicada ao Serviço de Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Valdenir Bandeira Soares

KAWA, Hélia; SANTOS, Reinaldo Souza dos; OLIVEIRA, Rosely Magalhães de;CARVALHO, R. W.. Proposta de Vigilância Epidemiológica de Leishmaniose Tegumentar em Nível Local.. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Liliah Jurema Feitosa da Mata

MAURE, Edwin Pile; NORBERG, Antônio Neres; ALVES, Luciana Vignólio;CARVALHO, R. W.. Risco de transmissão congênita da Listeria monocytogenes em gestantes.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Vanusa Guimarães Dutra

MAURE, Edwin Alberto PileNORBERG, Antonio Neres; MALISKA, Carmelindo;CARVALHO, R. W.. Perfil comparativo de sensibilidade de cepas de Estafilococos patogências isoladas de indivíduos freqüentyadores e não freqüentadores do ambiente hospitalar. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Wellington do Espirito Santo Péche

BORJA, Gonzalo Efraín Moya;DUARTE, Antonio NascimentoCARVALHO, R. W.SANAVRIA, Argemiro. Fauna flebotomínica da localidade de Valão da Louça, município de Seropédica, área endêmica de Leishmaniose Tegumentar no Estado do Rio de Janeiro. 2004 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Andrade da Fonseca

FERREIRA, Ildemar;AMORIM, MarineteRIBEIRO, Vinicius RezendeCARVALHO, R. W.. Inquérito sobre espécies de ácaros plumícolas do gênero Trouessartia (Canestrini,1899) (ACAR:ASTIGMATA) no Distrito Federal, Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Lívia Helena Moreira da Silva

NORBERG, Antônio Neres; MENDES, André Luiz da Silva; FREIRE, Lícius de Sá;CARVALHO, R. W.. Ácaros plumícolas de Myrmotherula longipennis e o seu impacto na saúde dessas aves.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Maristela Possati Porto Martins

CARVALHO, R. W.; ROCHA, Gino Chaves da; LESSA, Cláudia Soares Santos. Identificação de Philornis torquans Nielsen 1911 (Diptera: Muscidae) determinando miíase em Molothrus bonariensis Gmelim, 1789 no Município de Osasco, Estado de São Paulo, Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Sandra Regina Martins

SILVA, J. R. M. E.;CARVALHO, R. W.. Registro de filariose linfática em humano nascido e criado em Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, com presença de microfilária. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Marise Lima Freire

CARVALHO, R. W.GAZÊTA, Gilberto Salles; MAHUÉ, A.. Análise da fauna de artópodes em ecossistema hospitalar no Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Enio Figueira Junior

AMORIM, Marinete; CIRUFFO, P. A. S. R.; BRITO, M. F.;CARVALHO, R. W.. Correlação entre respiradores bucais e indivíduos com hipersensibilidade respiratória causada por ácaros. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Vanderlei Campos da Silva

PINHEIRO, N. M.;CARVALHO, R. W.RIBEIRO, Vinicius Rezende. Estudo estrutural e ultraestrutural da variação observada em glândulas salivar de Anocentor nitens (Neumann, 1897) (Acari:Ixodidae). 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Nelson Svaiter

QUEIROZ, M. M. C.; ROSA, N.; DUARTE, M. J. R. S.;CARVALHO, R. W.. Ocorrência de Listeria monocytogenes em fezes darreicas de paciente imunodeprimidos. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Sinval César Machado

MELLO, Rubens Pinto; SCHERER, Paulo Oldemar; LOPES, L. M. S.;CARVALHO, R. W.. Prevalência de Vulvovaginite por Trichomonas vaginalis em pacientes atendidas no Hospital Universtário da Universidade Iguaçu. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: José Tadeu Madeira de Oliveira

MELLO, Rubens Pinto; PICCININI, R. S.;AMORIM, MarineteCARVALHO, R. W.. Ocorrência de miíase humanas na região da baixada fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: RONEY RODRIGUES GUIMARÃES

MAURE, Edwin Pile; D'ALMEIDA, J. M.; OLIVEIRA, V. C.;CARVALHO, R. W.. Ocorrência de Califorídeos (Diptera: Calliphoridae) no Campus I da Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu Rio de Janeiro, Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Marta Helena Guimarães Desiderio

SERRA-FREIRE, Nicolau Maués; MELLO, R. P.; FERREIRA, Ildemar;CARVALHO, R. W.. Diagnóstico das espécies de Pupipara (Diptera: Hippoboscidae) parasito de cervídeos (Artiodactyla: Cervidae) no Brasil. 1999 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Cesar Ribeiro

QUEIROZ, M. M. C.; AMENDOEIRA, M. R. R.;CARVALHO, R. W.. Incidência de Cryptosporidium spp em pacientes imunodeprimidos internados no Hospital Geral de Nova Iguaçú, Rio de Janeiro, Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Pedro Alberto Monteiro Amaral

MENDONÇA, G. A.;RIBEIRO, Vinicius Rezende; SANTOS, M. A. J.;CARVALHO, R. W.. Leishmaniose visceral canina: Observações anátomo e histopatológicas em cães na macdrorregião do Município do Rio de Janeiro. 1998. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mauro Blanco Brandolini

SERRA-FREIRE, Nicolau Maués; OLIVEIRA, R. L.;CARVALHO, R. W.. Manutenção de Anopheles (Nyssorhynchus) albitarsis Lynch-Arribalzaga 1878 em laboratório. 1995 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Benoni de Souza Consorte

SERRA-FREIRE, Nicolau Maués; NORBERG, Antônio Neres;CARVALHO, R. W.. Listeriose em rebanhos de ovinos do Estado do Rio de Janeiro. 1994. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ernani Costa Mendes

Trotte L. A. C.; Minayo M. C. S.; Oliveira M. H. B.; Morais M. I. D. M.;CARVALHO, R.W.; Bonfatti R. J.; Vasconcellos L. C. F.. Cuidados Paliativos e Câncer: Uma questão de direitos humanos, saúde e cidadania.. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Juliana Cardoso de Almeida

Peracchi A.L.; Famadas KM; JURBERG, José;CARVALHO, R.W.; Dias D.. Estudo dos ácaros (Acari: Mesostigmata: Spinturnicidae, Macronyssidae). 2016. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ELIZABETE CAPTIVO LOURENÇO

Famadas KM; Alejos J.L.F;CARVALHO, R. W.BITTENCOURT, E. B.; Esbérard C.E.L.; Luz J.L.; Azevedo T.R.C.. Ectoparasitros de morcegos (Chiroptera): análises entre supracomunidades em áreas de mata ciliar, Floresta Atlântica, Estado do Rio de Janeiro.. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ronald Rodrigues Guimarães

Duarte, Antonio Nascimento;MOYA-BORJA, Gonzalo Efrain; AGUIAR-COELHO, V. M.;SOUZA, Marcos Barbosa de; Vasconcelos L.C.F; Toma H.K.;CARVALHO, R. W.. Tabanidae (Insecta: Diptera) caracterização, ecologia e interação com a população quilombola da Ilha da Marambaia, Rio de Janeiro, Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Josué Lopes de Castro

BORJA, Gonzalo Efraín Moya;QUEIROZ, M. M. C.; MELLO, Rubens Pinto; D'ALMEIDA, J. M.;CARVALHO, R. W.; Coumendouros K.; Azevedo T.R.C.. Galinha D'Angola (Numida meleagris), como predadora de larvas e pupas da Musca domestica. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabíola do Nascimento Corrêa

Fonseca AH; Faccini;CARVALHO, R. W.; Salles; Ribeiro. Epidemiologia da infecção por Borrelia Burgdoferi, Babesia bovis, Babesia bigemina e Anaplasma Marginalis. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Maria Lins Calheiros

LINARDI, Pedro Marcos; Linhares A.X.;CARVALHO, R. W.; OLIVEIRA, P. R.; PEREIRA, M. H.; Heukelbach J.. Aspectos biológicos e ecológicos de Tunga penetrans (L., 1758) (Siphonaptera: Tungidae) em áreas endêmicas brasileiras. 2007. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: RONEY RODRIGUES GUIMARÃES

MOYA-BORJA, Gonzalo EfrainMAYHÉ-NUNES, Antonio JoséCARVALHO, R. W.; XEREZ, Roberto de; RODRIGUES, William Costa. Sazonalidade da fauna califorídica (Insecta, Diptera: Calliphoridae) e de microhimenópteros parasitóides (Insecta: Hymenoptera) associados a Cochliomyia hominivorax (Coquerel, 1958), na região da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanderlei Campos da Silva

PINHEIRO, Nadja Lima; SANTOS, Jacenir Reis dos; SOUZA, Nataly Araújo de;CARVALHO, R. W.RIBEIRO, Vinicius Rezende; COSTA, Waldemar Silva; CARDOSO, Tânia Regina Dantas. Avaliação da infestação por Aedes albopictus (Skuse 1894) (Diptera: Culicidae) associada à diversidade de criadouros e tipos de imóveis em uma localidade de Campo Grande-RJ e as alterações histológicas de larvas infectadas com Bacillus thuringiensis israelensis utilizado no controle desse inseto.. 2005. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: MARCOS BARBOSA DE SOUZA

CARVALHO, R. W.PUJOL-LUZ, José RobertoMARZOCHI, Mauro Célio de AlmeidaSANAVRIA, Argemiro. Fauna flebotomínica do município do Rio de Janeiro: Comportamento da fauna e ausência de Lutzomyia longipalpis em áreas com ocorrência de casos humanos autóctones de leishmaniose visceral americana. 2002 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilda Maria Sales Barbosa

CARVALHO, R. W.MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida; SCHUBACH, A.; MASSARD, C. L.; AZEVEDO, A.. Leishmaniose Tegumentar Americana(LTA) em duas tribos indígenas do Município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro. 2001 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Saulo Teixeira de Moura

CARVALHO, R. W.; GOMES, C. W.;MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida; AZEVEDO, A.. Aspectos epidemiológicos do Calazar canino em área urbana de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.. 2000 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Denise Alves de Lima Lyra

CONFORT, E. M.;CARVALHO, R.W.; GODINHO, E. M.; SANTOS, F. N.. Estudo da Vulnerabilidade Socioambiental à Transmissão da Leishmaniose Visceral da População Residente da Ilha da Marambaia, Mangaratiba - RJ.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gilberto dos Santos Seppa

CARVALHO, R. W.; Teva A.; Santos, H.A.. Risco zoonótico para humanos, equídeos e cães domésticos dos municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçú, Piraí, Queimados, Seropédica e Rio de Janeiro, sujeitos às infestações por carrapatos (Arachnida) e pulgas (Siphonaptera). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Gilberto dos Santos Seppa

Santos, H.A.; Teva A.;CARVALHO, R. W.. Risco zoonótico para humanos, eqüídeos e cães domésticos dos municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçú, Piraí, Queimados e Seropédica, sujeitos às infestações por carrapatos (Arachnida) e pulgas (Siphonaptera).. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: Ronald Rodrigues Guimarães

CARVALHO, R. W.; Teva A.; Santos-Mallet J.R.. Doenças emergentes e Saúde Pública: Caracterização de Tabanidae (Insecta: Diptera) e interações entre hospedeiros e agentes etiológicos na região da Ilha da Marambaia, Rio de Janeiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SOUZA, Marcos Barbosa deCARVALHO, R. W.Wermelinger. Programas de controles de vetores nos municípios do estado do Rio de Janeiro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Vocação Científica nível avançado) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Aluno: Rosana Paz

SOUZA, Nataly Araújo de;CARVALHO, R. W.. A Tungíase na Vila Histórica de Mambucaba e Perequê, Angra dos Reis-RJ, Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Entomologia Médica) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: FERNANDA MARTINS-HATANO

MELLO, Rubens Pinto; JURBERG, José;CARVALHO, R. W.. Ectoparasitismo por sifonápteros em roedores e marsupiais em uma área de Mata Atlâncitica da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. 2003 - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Patrícia Conceição dos Santos

CARVALHO, R. W.SOUZA, Marcos Barbosa de. Doença do cromossomo 4: Doença de Huntington. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Ana Carolina Mello de Andrade

SOUZA, Marcos Barbosa deCARVALHO, R. W.. Estudo clínico, epidemiológico e laboratorial das onicomicoses no Laboratório de Micologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Aline Soares de Souza

SOUZA, Marcos Barbosa deCARVALHO, R. W.. A Dengue em Nova Iguaçu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Camilla Nunes

NORBERG, Antonio NeresCARVALHO, R. W.. Terapia de restrição e indução do movimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Camila Maia Alvarenga

NORBERG, Antonio NeresCARVALHO, R. W.; OLIVEIRA, J. T. M.. da bola suiça no tratamento em crianças portadoras de paralisia cerebral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Camila Lima Quintanilha

NORBERG, Antonio NeresCARVALHO, R. W.; OLIVEIRA, J. T. M.. Atuação cinesioterapêutica na gonartrose. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Bianca Machado Lima

NORBERG, Antonio NeresCARVALHO, R. W.; OLIVEIRA, J. T. M.. A importância da fisioterapia intensiva em queimaduras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Bruna Alves dos Santos

NORBERG, Antonio NeresCARVALHO, R. W.; OLIVEIRA, J. T. M.. A importância da cinesioterapia respiratória na distrofia muscular de Duchenne. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Aline Verne de Souza

SOUZA, Marcos Barbosa deCARVALHO, R. W.. Marsupiais do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Tiago Rodrigues Arantes

CARVALHO, R. W.; MATOS, Dalva Maria da Silva;D'ANDREA, Paulo Sérgio. Ecologia de populações de roedores silvestres de um foco natural de peste bubônica da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro. 2002 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raphael de Azevedo Botão Miranda

CARVALHO, R. W.GAZÊTA, Gilberto SallesSERRA-FREIRE, Nicolau Maués. Amblyomma cajennense (Fabricius, 1787) (Acari: Ixodidae) em Gallus domesticus L. naturalmente parasitados: possível efetivação do ciclo0 vital.. 2001 - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Cyntia Lemes da Costa

CARVALHO, R. W.; ALMEIDA, S. T.; GITTI, C.. Aspectos da ecologia de pequenos roedores de Imbú, Município de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2000 - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Jorge Luiz Martins Gama

CARVALHO, R. W.SERRA-FREIRE, Nicolau MauésAMORIM, Marinete. Reavaliação de Amblyomma deminutivum (Neumann, 1899; Acari: Ixodidae).. 1999 - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Alessandro Claudio Fontoura Miranda

CARVALHO, R. W.AMORIM, MarineteSERRA-FREIRE, Nicolau Maués. Avaliação do potencial zoonótico de helmintos geotrópicos de Rio Bonito e Silva Jardim, Rio de Janeiro. 1999 - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Márcio Ventura de Azeve3do Pessôa

CARVALHO, R. W.GAZÊTA, Gilberto SallesSERRA-FREIRE, Nicolau Maués. Prevalência da Leishmaniose visceral canina no Município do Rio de Janeiro, por reação de imunofluorescência indireta. 1999 - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Karla Bitencourth Garcia

CARVALHO, R. W.GAZÊTA, Gilberto SallesAMORIM, Marinete; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués. Análise do número da forma de cerdas internas do Órgão de Haller de larvas de Amblyomma nodosum, Neumann, 1899 (Acari:Ixodidae). 2005. Outra participação, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Sobreira P G; DAVILA, J.;CARVALHO, R.W.. Projetos de Iniciação Científica (PIC-UNIG). 2018. Universidade Iguaçu.

Nogueira; SILVA, Valmir Laurentino;CARVALHO, R. W.. Seleção para a Pós-Graduação em Saúde Pública. 2010. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

CARVALHO, R. W.GAZÊTA, Gilberto SallesAMORIM, Marinete. XI Semana de Vocação Científica. 2006. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

CARVALHO, R.W.. Seleção para a Pós-Graduação em Saúde Pública, 2010 Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. 2019. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

CARVALHO, R. W.; Nogueira;NORBERG, Antonio Neres. Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Peste no Brasil no período de 200 a 2009. 2011. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

CARVALHO, R. W.; Godoy. Seleção de candidatos ao mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em ensino Ciências da Saúde e Meio Ambiente. 2009. Centro Universitário de Volta Redonda.

CARVALHO, R. W.; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués;GAZÊTA, Gilberto SallesAMORIM, Marinete. Programa de Vocação Científica da Escola Politécnica Joaquim Venâncio. 2005. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nicolau Maués Serra-Freire

SERRA-FREIRE, N.M.; AMENDOEIRA, Regina; HERZOG, Marilza. Levantamento parcial da fauna de Flebotomineos (Diptera: Psychodidae) na Ilha de Araújo, município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro.. 1993 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marilza Maia Herzog

Maia-Herzog, M.. Fauna de Flebótomos (Diptera, Psychodidae) na Ilha de Araújo, Município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro. 1993 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

José Roberto Machado e Silva

CARVALHO, R. W.;MACHADO-SILVA, José Roberto. Siphonápteros (Siphonaptera Latreille, 1825) de pequenos roedores sinantrópicos do foco de peste bubônica da Serra dos Órgãos, Município de Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis. 1999. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Gilberto Salles Gazêta

Gazêta, G. S.SERRA-FREIRE, N M; AMENDOEIRA, R. R.; HERZOG, M.;SERRA-FREIRE, N. M.. Fauna de Flebotómos (Diptera: Psychodidae) na Ilha do Araújo, Município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro.. 1993 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Gilberto Salles Gazêta

Gazêta, G. S.; LINARDI, P. M.;NORBERG, A. N.; JOURBERG, J.; SILVA, J. R. M. E.. Aspectos ecológicos das faunas de pequenos roedores sinantrópicos e seus sifonápteros (relação parasito-hospedeiro) do foco de peste bubônica da Serra dos Órgãos, Município de Nova Friburgo, Sumidouro e teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil.. 1999. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Denise Alves Lima Lyra

Estudo da vulnerabilidade socioambiental à transmissão da Leishmaniose Visceral da população humana civil residente da Ilha de Marambaia, Mangaratiba, Rio de Janeiro; Início: 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Arlete Gomes

Padrão epidemiológico da febre amarela no estado do Rio de Janeiro, Brasil no bienio 2017 ? 2018: fundamentos da epizootia e do surto entre humanos; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Instituto de Educacao Superior Latinoamericano; (Orientador);

Camila Camanho Silva

Mcroscopia eletrônica de varredura de espécies de pulgas, pertencentes ao subgênero Neopolygenis (SIPHONAPTERA: ROPALOPSYLLIDAE); Subprojeto - Estudo comparativo dos segmentos abdominais modificados de Polygenis (Neopolygenis) atopus, P; (N; ) dentei, P; (N; ) pygaerus e Polygenis (N; ) pradoi; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Faculdades Integradas Maria Thereza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

João Victor Sá Ferreira de Medeiros

Distribuição geográfica de sifonápteros no Brasil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas, Universidade Estácio de Sá) - Centro de Integração Empresa Escola - RJ, Centro de Integração Empresa Escola - RJ; (Orientador);

Maria Gabrielli Santos Ribeiro

MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA DE ESPÉCIES DE PULGAS ENZOÓTICAS NOS FOCOS NATURAIS DE PESTE DO BRASIL, PERTENCENTES AO SUBGÊNERO NEOPOLYGENIS (SIPHONAPTERA: ROPALOPSYLLIDAE); Início: 2018 - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

ISABELLY GOMES DE AMORIM

PULGAS COSMOPOLITAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E OS PATÓGENOS POR ELAS TRANSMITIDOS; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venância; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Felipe Caluga

A Situação da Malária em Angola; 2014; Dissertação (Mestrado em Maestría en Ciencias Biológicas) - Universidad Autonoma de Asuncion,; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Simone Valéria Costa Pereira

Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Peste no Brasil no período de 2000 a 2009; 2012; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia Aplicada ao Serviço de Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Heleticia Mara Manzico

Microscopia de Varredura da cabeça de Polygenis (Neopolygenis) atopus e Polygenis (Neopolygenis) pradoi; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Universit Autónoma del Assumpcion,; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Ernani da Costa Mendes

A neurocisticercose no município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro: Aspectos epidemiológicos; 2004; 63 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu,; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

paulo roberto rodrigues da cunha

Avaliação da pesquisa sitemática de Giardia lamblia (Stiles, 1915) por biópsias da segunda porção duodenal em pacientes portadores de dispepsia atendidos no Centro Integrado de Gastroenterologia; 2001; 99 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu, Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Luiz Augusto da Silva

Prevalência de Helicobacter pylori em pacientes atendidos no Centro Integrado de Gastroenterologia, Município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro; 2001; 107 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu, Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Paulo Roberto Azizi

A urbanização da Leishmaniose tegumentar americana no Maciço do Gericinó, Município de Mesquita - Estado do Rio de Janeiro; 2000; 58 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu, Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Ronald Rodrigues Guimarães

Tabanidae (Insecta: Diptera) caracterização, ecologia e interação com a população quilombola da Ilha da Marambaia, Rio de Janeiro, Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Gilberto dos Santos Seppa

Risco zoonótico para humanos, eqüídeos e cães domésticos dos municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçú, Piraí, Queimados e Seropédica, sujeitos às infestações por carrapatos (Arachnida) e pulgas (Siphonaptera); 2011; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Ronald Rodrigues Guimarães

Tabanídeos e os possíveis agentes infecciosos por eles veiculados na região da Costa Verde, Estado do Rio de Janeiro, Brasil; ; 2011; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Heloiza Helena de Oliveira Morelli Amaral

Ecologia de Phthiraptera, Siphonaptera e Acari (Ixodidae) de pequenos roedores e marsupiais do Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, Brasil; 2008; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Nathalie Costa da Cunha

2010; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Raimundo Wilson de Carvalho;

Ronie Oliveira Dutra

SAZONALIDADE DE SIFONÁPTEROS SIPHONAPTERA (LATREILE, 1825) COSMOPOLITAS DA METRÓPOLE DO RIO DE JANEIRO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Entomologia Médica) - Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Suelen Pedro Barbosa

ENDOSSIMBIONTES DE PULGAS COSMOPOLITA DA ÁREA DA BAIXADA FLUMINENSE DO RJ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Thais da Silva Flôres

O USO DO CONFREI NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EM RATTUS NORVEGICUS (WISTARS) DIABÉTICOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Francisco de Souza Lima

Endossimbiontes de formigas capturadas em nosocômios da Baixada Fluminense; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Michel Santos da Silva

Estudo da fauna de mesostigmatas de pequenos roedores do ecossistema da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro, Brasil; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Entomologia Médica) - Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Denise Alves de Lima

Tendência da Peste no Brasil, passado, presente e perspectivas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Paula Borba Cruz Ferreira

Perfil Epidemiológico das Pulgas da família Rhopalopsyllidae encontradas em roedores na Serra dos Órgãos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Técnico Educacional Souza Marques; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Rosana Paz

A Tungíase na localidade de Vila Histórica de Mambucaba e Perequê, Angra dos Reis-RJ, Brasil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Entomologia Médica) - Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Vanessa de Freitas Bezerra

Aspectos relevantes do HIV; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Técnico Educacional Souza Marques; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Paulo César de Azevedo Silveira

Da possiblidade de identificação de famílias de Sifonápteros (Siphonaptera) Sulamericansas através da morfologia do Sensilium; 2005; 74 f; Monografia - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Sidinei da Silva Soares

Comparação da eficácia dos produtos, ABATE (Temefós - Organofosforado) e ALTOCID (Methoprene - Hormônio juvenil) no controle de larvas de Aedes (stegomyia) aegypti; 1995; 46 f; Monografia - Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Maíra Rios Ferreira

RECIBOS DE PAGAMENTOS Anais-XXVICBE-IXCLE-2016 (1) manual_vigilancia_prevencao_controle_hantaviroses Mesa Documentos Pages Pré-Visualização Rodent-borne_diseases_and_their_risks_fo file Fleas_of_dog_and_cat_species_biology_and-2 eu, luis e adilson; jpg cópia de TCLE_Onda3_FINAL An_epidemiological_and_serological_study Infectious_Diseases_and_Arthropods_by_J MANUAL DE BOAS VINDAS_2044838_Raimundo do; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Suelen Pedro Barbosa

Endossimbiontes de pulgas cosmopolitas do Estado do Rio de Janeiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Thatianna Paula do Nascimento Portela

Endossimbionte de Hemolinfa de Rhipicephalus Sanguineus (LATREILLE,1806); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Raphaela Nunes da Silva

Erlichiose, uma revisão bibliográfica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Ana Carolina Mello de Andrade

Estudo clínico, epidemiológico e laboratorial das onicomicoses no Laboratório de Micologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Djalma Giacomo Cavalcante

Fauna de pequenos roedores da reserva ecológica do Tinguá, Município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro; 2000; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Grande Rio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Cyntia Lemes da Costa

Aspectos da ecologia de pequenos roedores em Imbu no Município de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro, Brasil; 2000; 43 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Grande Rio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Márcio Ventura de Azevedo Pêssoa

Prevalência da Leishmaniose visceral canina no Município do Rio de Janeiro, por reação de imunofluorescência idireta; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Grande Rio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Juliana Maciel Duque

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICO DO ENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ NO DENGUE E DA MICROCEFALIA NA ZIKA ENTRE 2010 E 2015 NA BAIXADA FLUMINENSE, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL -SUBPROJETO ZIKA/GUILLAIN-BARRÉ/MICROCEFALIA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Iguaçu, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Fernanda Kengen Vasconcelos Leon de Oliveira

Aspectos epidemiológicos do envolvimento da Síndrome de Guillain Barré no dengue e da microcefalia na Zika entre os anos de 2010 e 2015, estado do Rio de Janeiro, Brasil - subprojeto dengue/guillain barré; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Iguaçu, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Callinca Paolla Gomes Machado

MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA DE ESPÉCIES DE PULGAS ENZOÓTICAS NOS FOCOS NATURAIS DE PESTE DO BRASIL, PERTENCENTES AO SUBGÊNERO NEOPOLYGENIS (SIPHONAPTERA: ROPALOPSYLLIDAE); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Iguaçu, Universidade Iguaçu; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Carlos Alexandre de Andrade

Estudo ecológico de pequenos roedores e seus ectoparasitos em área de restauração, regeneração de floresta ombrófila densa no entorno da Reserva Biológica do Tinguá, Rio de Janeiro, Brasil; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Bruna Evelin Rei Nogueira

ESTUDO ECOLÓGICO DE PEQUENOS ROEDORES E SEUS ECTOPARASITOS EM ÁREA DE RESTAURAÇÃO, REGENERAÇÃO DE FLORESTA OMBRÓFILA DENSA NO ENTORNO DA RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ, RIO DE JANEIRO, BRASIL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Iguaçu, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Gisllany Alves Costa

Construindo as coleções de artrópodes do Laboratório de Vetores Miguel Alves de Souza do Departamento de Ciências Biológicas; 2012; Orientação de outra natureza; (Programa de Vocação Científica - Projeto Avançado) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venância, Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Lucas Teixeira Lopes

A Ordem Siphonaptera (LATREILLE, 1825); 2012; Orientação de outra natureza; (Programa de Vocação Científica - Etapa Iniciante) - Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Gisllany Alves Costa

A coleção de sifonápteros do Departamento de Ciências Biológicas; 2010; Orientação de outra natureza; (Programa de Vocação Científica) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venância, Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Guilherme Macedo Moreira

Morfologia do propodosoma dos gêneros Polygenis Jordan 1939 e Rhopalopsyllus Baker 1905 pertencentes à família RHOPALOPSYLLIDAE; 2006; 1 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Priscila Ferreira de Oliveira Machado

QUETOTAXIA DA TÍBIA POSTERIOR DAS ESPÉCIES, Polygenis (Polygenis) rimatus, P; (P; ) tripus, P; (Neopolygenis) atopus e P; (N; ) pradoi, PERTENCENTES À FAMÍLIA RHOPALOPSYLLIDAE; 2006; 5 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Guilherme de Macedo Moreira

Morfologia do propodossoma dos gêneros Polygenis Jordan, 1939 e Ropalopsyllus Baker, 1905 (Siphonaptera:Ropalopsyllidae); 2006; 12 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Priscila Ferreira de Oliveira Machado

Quetotaxia da tíbia posterior das espécies, Polygenis (Polygenis) rimatus, P; (P; ) tripus, P; (Neopolygenis) atopus e P; (N; ) prodoi, pertencentes a família Rhopalopsyllidae; 2006; 13 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Priscila Ferreira de Oliveira Machado

Estrutura morfológica da famíliaTungidae (Siphonaptera); 2004; 3 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Guilherme de Macedo Moreira

Morfologia da família Pulicidae (Siphonaptera); 2004; 3 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Palmira de Jesus Barreto Rodrigues

A consolidação da Coleção de Sifonápteros do Laboratório de Ixodides, Departamento de Entomologia, Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz; 2004; 2 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Palmira Assis de Jesus Barreto Rodrigues

Estudo estrutural e morfológico do gênero Polygenis (SIPHONAPTERA: ROPALOPSYLLIDAE; 2002; 5 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Débora D'Alegria

Estudo estrutural e morfológico do gênero Ropalopsyllys (SIPHONAPTERA: ROPALOPSYLLIDAE); 2002; 4 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venância; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Nathália Pereira Cerqueira

Sifonápteros de pequenos roedores do foco de peste bubônica da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro; 2001; 5 f; Orientação de outra natureza - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venância, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Raimundo Wilson de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nicolau Maués Serra-Freire

Aspectos da fauna de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) na Ilha do Araujo, município de Paraty, RJ; ; 1993; 99 f; Dissertação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nicolau Maués Serra-Freire;

Nicolau Maués Serra-Freire

Aspectos ecológicos das faunas de pequenos roedores sinantrópicos e de seus sifonápteros (relação parasito hospedeiro) do foco de peste bubônica da Serra dos Órgãos, município de Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis-Rio de Janeiro, Brasil; ; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nicolau Maués Serra-Freire;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DOS SANTOS, ANTONIA LÚCIA ; DE MEDEIROS, JOÃO VICTOR FERREIRA ; GRAULT, CARLOS EDUARDO ; SANTOS, MANOEL JOSÉ SOARES ; SOUZA, ANDRÉ LUIZ ALMEIDA ; DE CARVALHO, RAIMUNDO WILSON . The fungus Pestalotiopsis sp., isolated from Perna perna (Bivalvia:Mytilidae) cultured on marine farms in Southeastern Brazil and destined for human consumption. MARINE POLLUTION BULLETIN , v. 153, p. 110976-4, 2020.

  • GUIMARAES, RONALD RODRIGUES ; GUIMARÃES-JÚNIOR, RONALD RODRIGUES ; STORTI RODRIGUES, HARLAN RONALD ; GUIMARÃES, RONEY RODRIGUES ; CARVALHO, RAIMUNDO WILSON . First record of Leptus sp. (Latreille) (Acari: Erythraeidae) parasitizing horse fly (Diptera: Tabanidae) from Marambaia Island, Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brazil. ENTOMOBRASILIS (VASSOURAS) , v. 12, p. 31-34, 2019.

  • GUIMARÃES, R. R. ; GUIMARAES JUNIOR, R. R. ; HARLAN-RODRIGUES, R. S. ; RODRIGUES-GUIMARAES, R. ; CARVALHO, R. W. ; XEREZ, R. . Seasonality and Relative Abundance of tabanids (Diptera, Tabanidae) on Marambaia Island, Rio de Janeiro, Brazil.. ENTOMOBRASILIS (VASSOURAS) , v. 10, p. 82, 2017.

  • Stroher A.V. ; Machado C.P.G. ; CARVALHO, R.W. ; Medeiros S.M. . EVALUATION OF STERILIZATION OF THE SURFACE OF EGGS AND STERILITY TEST OF Chrysomya putoria (WIEDEMANN, 1818) (INSECTA: DIPTERA: CALLIPHORIDAE) FOR USE IN BIOTHERAPY. REVISTA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA (UNIG) , v. 17, p. 30-37, 2017.

  • GUIMARÃES, Ronald Rodrigues ; GUIMARÃES JÚNIOR, RONALD RODRIGUES ; VIEIRA, RODRIGO ; GUIMARÃES, RONEY RODRIGUES ; SEPPA, GILBERTO DOS SANTOS ; CARVALHO, RAIMUNDO WILSON DE . The robber flies (Diptera, Asilidae) from Marambaia Island, Rio de Janeiro, Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 12, p. 1829-4, 2016.

  • GUIMARÃES, R. R. ; Guimarães-Júnior R.R. ; HARLAN-RODRIGUES, R. S. ; RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney Rodrigues ; Carvalho FL ; Araúj-Junior MLC ; CARVALHO, R. W. . Cutaneous neoplasm in Phaeotabanus litigiosus (Diptera, Tabanidae) collected on the Marambaia Island, Rio de Janeiro, Brazil. Invertebrate Survival Journal , v. 13, p. 23-27, 2016.

  • GUIMARAES, R. R. ; GUIMARAES JUNIOR, R. R. ; BUYS, S. C. ; RODRIGUES, H. R. S. ; RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney. ; WERMELINGER1, E. D. ; CARVALHO, R. W. . Remarks on Behavior of Horse Guard Wasps (Hymenoptera, Crabronidae, Bembicinae) and Interrupted Hematophagism of Horse Flies (Diptera, Tabanidae). International Journal of Biology , v. 8, p. 27-31, 2016.

  • GUIMARÃES, Ronald Rodrigues ; Guimarães-Júnior R.R. ; Harlan-Rodrigues R S ; RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney. ; CARVALHO, RAIMUNDO WILSON . Checklist and Notes on Behavior of Horse Flies (Diptera: Tabanidae) from Marambaia Island, Rio de Janeiro, Brazil, with New Records for the State. EntomoBrasilis (Vassouras) , v. 9, p. 73-80, 2016.

  • WERMELINGER, Eduardo Dias ; CARVALHO, RAIMUNDO WILSON DE ; WERMELINGER, Eduardo Dias ; CARVALHO, RAIMUNDO WILSON DE . Métodos e procedimentos usados no controle do Aedes aegypti na bem-sucedida campanha de profilaxia da febre amarela de 1928 e 1929 no Rio de Janeiro. Epidemiologia e Servicos de Saude , v. 25, p. 837-844, 2016.

  • GUIMARAES, RONALD RODRIGUES ; RODRIGUES, HARLAN RONALD STORTI ; GUIMARÃES JÚNIOR, RONALD RODRIGUES ; GUIMARAES, RONEY RODRIGUES ; CARVALHO, RAIMUNDO WILSON DE . Percepções e representações sociais da comunidade quilombola acerca dos tabânidas (Diptera, Tabanidae) na Ilha da Marambaia, Mangaratiba, Rio de Janeiro. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia , v. 4, p. 71-79, 2016.

  • Guimarães-Júnior R.R. ; GORAYEB, I. S. ; RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney Rodrigues ; Seppa GS ; CARVALHO, R. W. . Description of Dichelacera (Dichelacera) walteri n. sp. (Diptera: Tabanidae) with a Key to Related Species in the Subgenus Dichelacera Macquart. Neotropical Entomology (Impresso) , p. 1-5, 2015.

  • WERMELINGER, Eduardo Dias ; CARVALHO, R.W. . Aedes aegypti eggs oviposited on water surface collected from field ovitraps in Nova Iguaçu City, Brazil. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista , v. 48, p. 770-772, 2015.

  • GIEHL, P. A. S. M. ; GUERRASANCHES, F. ; RIBEIRO, P. C. ; CARVALHO, R. W. ; SERRAFREIRE, N. M. ; NORBERG, A. N. ; NORBERG, A. N. . Pneumocistosis asociada a la infección por el virus de la inmunodeficiencia humana en la ciudad de Rio de Janeiro, Brasil. Revista Cubana de Medicina Tropical , v. 66, p. 1-8, 2014.

  • Norberg C.M.B.M. ; RIBEIRO, P. C. ; Satyro-Carvalho N. ; Sanches ; CARVALHO, R. W. ; NORBERG, A. N. . Entamoeba gingivalis (Gros, 1849) and Trichomonas tenax (Muller, 1773) oral infections in patients from Baixada Fluminense, province of Rio de Janeiro, Brazil. Science Journal of Public Health , v. 2, p. 288-292, 2014.

  • GUIMARÃES, Ronald Rodrigues ; Buys S.C. ; VIVALLO, F. ; GUIMARAES-JUNIOR, R. R. ; HARLAN-RONALD R. S. ; RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney Rodrigues ; Seppa GS ; CARVALHO, R. W. . Vespas bembecíneas (Crabronidae, Bembicinae) da Ilha da Marambaia (Mangaratiba, RJ, Brasil): inventário preliminar de espécies e notas bionômicas. Acta Biológica Paranaense , v. 43, p. 77-84, 2014.

  • OLIVEIRA, H.H. ; GOMES, V. ; AMORIM, M. ; GAZÊTA, G.S. ; SERRA-FREIRE, N.M. ; QUINELATO, I.P.F. ; MORELLI-AMARAL, V.F. ; ALMEIDA, A.B. ; CARVALHO, R.W. ; CARVALHO, A.G. . Diversidade de ixodida em roedores e marsupiais capturados no Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, Brasil. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 66, p. 1097-1104, 2014.

  • GUIMARÃES, Ronald Rodrigues ; GUIMARAES JUNIOR, R. R. ; RODRIGUES, H. R. S. ; RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney. ; Xerez, R. ; SEPPA, G. S. ; CARVALHO, R. W. . Remarks on Record of Chlorotabanus inanis (Fabricius, 1787) (Diptera, Tabanidae) and its Occurrence in Rio de Janeiro Province, Brazil. Entomology, Ornithology & Herpetology , v. 4, p. 1, 2014.

  • Barbosa G.M.S ; MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida ; CARVALHO, R. W. ; Alonso R.S ; Novo S.P.C . Fauna flebotomínica em duas Aldeias Indígenas Guarani do Municípios de Parati, Rio de Janeiro, Brasil. Revista de Ciência & Tecnologia (UNIG) , v. 13, p. 54-62, 2013.

  • Galardo K. R. ; Galardo C.D ; SANTANA, A. A. ; Mendes J.C.C. ; Souza F. R. A. ; Duarte P. D. ; Saraiva J. F. ; Pinna L. C. L. ; CARVALHO, R. W. ; Correa A. P. S. A. ; Lima A. C. S. F. . Primeira Ocorrência de Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis Lutz & Neiva, 1912 (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) no Estado do Amapá, Brasil. Biota Amazônia , v. 3, p. 179-183, 2013.

  • CARVALHO, R. W. ; GAZETA, G. S. ; DUTRA, A. E. A. ; GUERRASANCHES, F. ; SERRAFREIRE, N. M. ; NORBERG, A. N. . Toxoplasmose em murinos silvestres e peridomiciliados da região serrana do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista de Ciência & Tecnologia (UNIG) , v. 12, p. 40-48, 2012.

  • OLIVEIRA, Heloiza Helena de ; ALMEIDA, A. B. ; GOMES, Valmir ; QUINELATO, Igor Pastor de Freitas ; MORELLI-AMARAL, V. F. ; SERRA-FREIRE, N.M. ; SERRA-FREIRE, N. M. ; CARVALHO, R. W. ; CARVALHO, Acácio Geraldo de . Roedores e marsupiais capturados no Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro: distribuição e relação com o ambiente. Revista UNIABEU , v. 5, p. 158-180, 2012.

  • PÉCHE, Wellington Do Espírito Santo ; SOUZA, Marcos Barbosa de ; CARVALHO, R. W. . Fauna flebotomínica da localidade de Valão da Louça, município de Seropédica: área endêmica de leishmaniose tegumentar americana, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista de Ciência & Tecnologia (UNIG) , v. 11, p. 7-12, 2011.

  • SOUZA, Marcos Barbosa de ; CARVALHO, R. W. ; Wermelinger ; MACHADO, Roberto Ney Martins ; Ponte, César do Santo ; Lima D. A. ; Soza, Thaís Leal . Infecção natural de Lutzomyia fischeri (Pinto, 1912) por nematódeos (Nematoda: Tylenchida) na localidade de Pau da Fome, município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista de Ciência & Tecnologia (UNIG) , v. 11, p. 53-55, 2011.

  • NORBERG, A. N. ; NORBERG, C. M. B. M. ; RIBEIRO, P. C. ; GUERRASANCHES, F. ; Souza, Marcos Barbosa ; CARVALHO, R. W. . Avaliação in vitro da resistência de Candida albicans Berkhout, 1923 aos antifúngicos utilizados em pacientes portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Revista de Ciência & Tecnologia (UNIG) , v. 11, p. 14-19, 2011.

  • FREITAS, M. R. G. ; Nascimento O.J.M ; Catharino AMS ; MELLO, M. P. ; REIS, C. H. M. ; CARVALHO, R. W. . Síndrome de Guillan-Barré pós-infecção por Dengue: Relato de Caso. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 18, p. 24-27, 2010.

  • SILVA, V. C. ; PINHEIRO, Nadja Lima ; RIBEIRO, Vinicius Rezende ; CARVALHO, R. W. ; SCHERER, Paulo Oldemar ; Santos ; Santos-Mallet J.R. . Structural study of the salivary glands of Anocentor nitens (Neumann, 1897) (Acari: Ixodidae) during the feeding cycle. Microscopy Research and Technique (Print) , v. 73, p. 45-50, 2010.

  • Moutinho FFB ; SOUZA, Marcos Barbosa de ; CARVALHO, R. W. . Flebotominos de las zonas endémicas de leishmaniasis cutânea americana en el municipio de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. Revista Colombiana de Entomologia , v. 36, p. 82-85, 2010.

  • OLIVEIRA, H. H. ; ALMEIDA, Adilson Benedito de ; CARVALHO, R. W. ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; QUINELATO, Igor Pastor de Freitas ; CARVALHO, Acácio Geraldo de . Siphonaptera of small rodents and marsupials in the Pedra Branca State Park, State of Rio de Janeiro, Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online) , v. 19, p. 51-56, 2010.

  • NORBERG, A. N. ; GUERRASANCHES, F. ; Souza, Marcos Barbosa ; Duarte, Antonio Nascimento ; CARVALHO, R. W. . Salmonelose em Crotallus durissus terrificus (L. 1758) mantidas em cativeiro. Revista de Ciência & Tecnologia (UNIG) , v. 10, p. 7-11, 2010.

  • SOUZA, Marcos Barbosa de ; CARVALHO, R. W. ; MACHADO, Roberto Nei Martins ; Wermelinger . Flebotomíneos de áreas com notificações de casos autóctones de leishmaniose visceral canina e leishmanioste tegumentar americana em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 53, p. 147-150, 2009.

  • NORBERG, Antonio Neres ; REIS, C. H. M. ; QUEIROZ, M. M. C. ; RIBEIRO, Paulo César ; MAURE, Edwin Alberto Pile ; CARVALHO, R. W. . Pneumonia por Pneumocystis jiroveci (PPC) em pacientes com SIDA atendidos em hospitais da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. Colombia Médica (Online) , v. 40, p. 213-217, 2009.

  • SOUZA, M. B. ; CARVALHO, R. W. ; MACHADO, Roberto Nei Martins ; WERMELINGER, Eduardo Dias . Flebotomíneos de áreas com notificações de casos autóctones de leishmaniose visceral canina e leishmaniose tegumentar americana em Angra dos reis, Rio de Janeiro,RJ.. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 53, p. 147-150, 2009.

  • SOUZA, Marcos Barbosa de ; WERMELINGER, Eduardo Dias ; PONTE, César dos Santos ; MEIRA, Antonio de Medeiros ; MACHADO, Roberto Ney Martins ; VARGAS, Paulo Sérgio Rocha ; CARVALHO, R. W. . Rare occurence of gynandromorphism in Lutzomyia davisi (Root 1934) (Diptera-Psychodidade - Phlebotomine) in Brazil. Journal of Medical Entomology , Estados Unidos, v. 45, n.10.2006, p. 166-168, 2008.

  • PÉCHE, Wellington Do Espírito Santo ; Ribeiro Ana Lúcia M. ; SOUZA, Marcos Barbosa de ; Rodrigues Jorge S. V. ; Leite Helena S. ; CARVALHO, R. W. . Simpatria de Lutzomyia longipalpis (Lutz & Neiva) e Lutzomyia cruzi (Mangabeira) em foco urbano de Leishmaniose Visceral Americana (LVA), em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.. Revista de Ciência & Tecnologia (Nova Iguaçu) , v. 8, p. 33-36, 2008.

  • RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney Rodrigues ; GUIMARÃES, Ronald Rodrigues ; Barros ; CARVALHO, R. W. ; MOYA-BORJA, G. E. . Sinantropia da Fauna de Califorídeos (Diptera, Calliphoridae) na Baixada Fluminense. Revista de Ciência & Tecnologia (Nova Iguaçu) , v. 8, p. 22-33, 2008.

  • RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney Rodrigues ; GUIMARÃES, Ronald Rodrigues ; Barros ; CARVALHO, R. W. ; MOYA-BORJA, Gonzalo Efrain . Abundância absoluta, relativa e sazonalidade de dípteros califorídeos (Diptera: Calliphoridae) na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. Revista de Ciência & Tecnologia (Nova Iguaçu) , v. 7, p. 49-62, 2007.

  • Salvador ; Carvalho- Pinto ; CARVALHO, R. W. ; Graipel ; Simões-Lopes . Interação parasito-hospedeiro entre ectoparasitos (Ixodida & Siphonaptera) e gambás Didelphis aurita (Wied-Neuwied, 1826 (Mammalia: Didelphimorphia), no continente e em ilhas do litoral de Santa Catarina, Sul do Brasil. Biotemas (UFSC) , v. 20, p. 81-90, 2007.

  • RODRIGUES-GUIMARÃES, Roney Rodrigues ; GUIMARÃES, Ronald Rodrigues ; CARVALHO, R. W. ; MAYHÉ-NUNES, Antonio José ; MOYA-BORJA, Gonzalo Efrain . Registro de Aphaereta laeviuscula (Spinola) (Hymenoptera: Braconidae) e Nasonia vitripennis (Walker) (Hymenoptera: Pteromalidae) como parasitóide de Cocliomyia hominivorax (Coquerel) (Diptera: Calliphoridae), no Rio de Janeiro.. Neotropical Entomology (Impresso) , Rio Grande do Sul-Brasil, v. 35, n.3, p. 414-419, 2006.

  • Ferreira MC ; NORBERG, Antonio Neres ; Torres ; RIBEIRO, Paulo César ; Sanches ; QUEIROZ, M. M. C. ; CARVALHO, R. W. . Perfil higiênico de carne bovina moída comercializada na cidade do Rio de Janeiro e adjacências. Cadernos UniFOA (Impresso) , v. 1, p. 83-89, 2006.

  • SILVA, Scintilla Santos da ; FONSECA, Edson Alexandre La Terza ; SOUZA, Hilana Regina Ribeiro de ; MENDES, Ernani Costa ; CARVALHO, R. W. . Protocolo de tratamento fisioterapêutico para pacientes portadores de neurocisticercose. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , v. 6, n.3, p. 230-233, 2005.

  • MENDES, Ernani Costa ; SILVA, Scintilla Santos da ; FONSECA, Edson Alexandre La'terza ; SOUZA, Hilana Regina Ribeiro de ; CARVALHO, R. W. . A Neurocisticercose na Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 63, n.4, p. 904-908, 2005.

  • GAZÊTA, Gilberto Salles ; CARVALHO, R. W. ; AVELAR, Robsnei Ferreira ; AMORIM, Marinete ; Aboud-Dutra A. E. . Ocorrência de Babesia sp. em pequenos roedores no Brasil. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, v. 56, n.6, p. 741-744, 2004.

  • GAZETA, Gilberto Salles ; CARVALHO, R. W. ; ALMEIDA, Adilson Benedito de ; COSTA, Jerônimo Nunes da . Relationships between ticks and fleas recovered from small rodents from the Serra dos Órgãos Mountain range, Rio de Janeiro State, Brazil. Entomología y Vectores , Rio de Janeiro, v. 10, n.3, p. 379-390, 2003.

  • SOUZA, Marcos Barbosa de ; MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida ; CARVALHO, R. W. ; RIBEIRO, Paulo César ; PONTES, César dos Santos ; CAETANO, Jairo Meródio ; MEIRA, Antonio de Medeiros . Ausência da Lutzomyia longipalpis em algumas áreas de ocorrência de leishmaniose visceral no Município do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 19, n.6, p. 1881-1885, 2003.

  • SOUZA, Marcos Barbosa de ; CARDOSO, Patrícia G ; SANAVRIA, Argemiro ; MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida ; CARVALHO, R. W. ; RIBEIRO, Paulo César ; PONTES, César dos Santos ; MEIRA, Antonio de Medeiros ; MERÓDIO, Jc . Fauna flebotomínica do Município de Bom Jardim, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Impresso) , Seropédica-RJ, v. 12, n.4, p. 150-153, 2003.

  • CARVALHO, R. W. ; ALMEIDA, A B ; BARBOSA-SILVA, S. C. ; AMORIM, M ; RIBEIRO, P. C. ; SERRA-FREIRE, N.M. . The patterns of tungiasis in Araruama township, State of Rio de Janeiro, Brazil.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 98, n.1, p. 31-36, 2003.

  • CARVALHO, R. W. ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; LINARDI, Pedro Marcos ; ALMEIDA, Adilson Benedito de ; COSTA, J. N. . Small Rodents Fleas from the Bubonic Plague Focus Located in the Serra dos Órgãos Mountain Range, State of Rio de Janeiro, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , Rio de Janeiro-RJ Brazil, v. 96, n.5, p. 603-609, 2001.

  • CARVALHO, R. W. ; SOARES, V. B. ; COSTA, J. N. ; BITTENCOURT, E. B. ; Barbosa-Siva C. Silvia . Sifonápteros de pequenos roedores da Costa Verde, Região Sul do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Entomología y Vectores , Rio de Janeiro Brasil, v. 8, n.3, p. 385-390, 2001.

  • BONVICINO, Cibele Rodrigues ; OLIVEIRA, J. A. ; D'ANDREA, Paulo Sérgio ; CARVALHO, R. W. . The endemic Atlantic forest rodent Phaenomys Ferrugineus (Thomas, 1894) (Sigmodontinae): New data on its morphology and karyology. Boletim do Museu Nacional. Zoologia , Rio de Janeiro Brasil, v. 467, n.467, p. 1-12, 2001.

  • OLIVEIRA, H. H. ; ALMEIDA, Adilson Benedito de ; CARVALHO, R. W. ; MELLO, R. P. ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués . Registro de Hoplopleura do Grupo quadridentata (Anoplura: Hoplopleuridae) no Brasil. Entomología y Vectores , Rio de Janeiro Brasil, v. 8, n.1, p. 81-86, 2001.

  • OLIVEIRA, H. H. ; ALMEIDA, Adilson Benedito de ; CARVALHO, R. W. ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués . Registro de Hoplopleura imparata Linardi, Teixeira & Botelho, 1984 (Anoplura: Hoplopleuridae) e de dois novos hospedeiros no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro Brasil, v. 8, n.1, p. 87-93, 2001.

  • DESIDERIO, M. H. G. ; CARVALHO, R. W. ; MIRANDA, M. A. ; ALBUQUERQUE, N. I. ; ORIO, A. J. ; SERRA-FREIRE, N.M. . Registro de Lipoptena cervi Linnaeus, 1758 (Diptera: Hipposboscidae) parasitando Mazama rondoni Ribeiro, 1919 (Artiodactyla: Cervidae) em Altamira, Pará, Brasil.. Entomología y Vectores , Universidade Gama Filho-RJ., v. 8, n.3, p. 311-315, 2001.

  • OLIVEIRA, H. H. ; ALMEIDA, Adilson Benedito de ; CARVALHO, R. W. ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués . Anopluros de roedores dos focos pestígenos da Serra dos Órgãos, Municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Sumidouro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Entomología y Vectores , Rio de Janeiro Brasil, v. 8, n.2, p. 229-243, 2001.

  • CARVALHO, R. W. ; SOUZA, Marcos Barbosa de ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; PONTES, C. S. ; CONCEIÇÃO, N. F. ; ALMEIDA, Adilson Benedito de ; CAMPOS, V. S. . Flebotomíneos (Diptera; Psychodidae) da Ilha do Araújo, Município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2- Comportamento da fauna frente a variação horária e ao ciclo lunar.. Entomología y Vectores , Rio de Janeiro Brasil, v. 7, n.2, p. 143-153, 2000.

  • SOUZA, Marcos Barbosa de ; MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida ; PUJOL-LUZ, José Roberto ; CARVALHO, R. W. ; SANTOS, G. P. L. ; PONTES, César dos Santos ; MEIRA, Antonio de Medeiros . Estudo da fauna flebotomínica de zona peri-urbana do Município do Rio de Janeiro, Brasil, com leishmaniose tegumentar e visceral. Entomología y Vectores , Rio de Janeiro Brasil, v. 7, n.4, p. 355-365, 2000.

  • CARVALHO, R. W. ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; LINARDI, Pedro Marcos . Aspectos Ecológicos das Faunas de Pequenos Roedores Sinantrópicos e de seus Sifonápteros (Relação Parasito - Hospedeiro) do Foco de Peste Bubônica da Serra dos Órgãos, Municípios de Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis - Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 15, n.4, p. 913-915, 1999.

  • SOARES, S. S. ; CARVALHO, R. W. . Comparação da eficácia dos produtos ABATE (Temefós - Organofosforado) e ALTOSID (Methoprene - Hormônio juvenil) no controle de larvas de Aedes (stegomyia) aegypti. Parasitología al Día , Chile, v. 20, p. 53-58, 1996.

  • SOUZA, Marcos Barbosa de ; MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida ; SANAVRIA, Argemiro ; CARVALHO, R. W. ; PONTES, César dos Santos ; CONCEIÇÃO, N. F. . Comportamento da fauna flebotomínica no município de Santana do Deserto, Minas Gerais, Brasil. Parasitología al Día , Chile, v. 20, p. 53-58, 1996.

  • CARVALHO, R. W. ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; SOUZA, Marcos Barbosa de ; ALMEIDA, Adilson Benedito de . Fauna de flebótomos da Ilha do Araújo, Município de Paraty-RJ -1 Diversidade e aspectos do comportamento. Parasitología al Día , Chile, v. 19, n.3-4, p. 104-112, 1995.

  • SOUZA, Marcos Barbosa de ; MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida ; CARVALHO, R. W. ; PONTES, César dos Santos ; SANTOS, G. P. L. . Flebótomos em áreas de ocorrência de Leishmaniose Tegumentar no Município de São José do Vale do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasil. Parasitología al Día , Chile, v. 19, n.3-4, p. 97-103, 1995.

  • MARZOCHI, K. ; MARZOCHI, Mauro Célio de Almeida ; CARVALHO, R. W. . Visceral Leishmaniasis in Rio de Janeiro. Parasitology Today (Regular ed. Print) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1471-4922 Trends in Parasitology) , v. 10, n.1, p. 37-40, 1994.

  • NUNES, M. P. ; JACKSON, J. ; CARVALHO, R. W. ; FURTADO, N. ; COUTINHO, S. . Serological survey for canine cutaneous and visceral leishmaniasis in areas at risk for transmission in Rio de Janeiro where prophylatic measures had been adopted. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , Rio de Janeiro- Brasil, v. 86, n.4, p. 411-417, 1991.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, R. W. ; AMORIM, Marinete ; ALMEIDA, Adilson Benedito de ; Barbosa-Siva C. Silvia ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués . Programa de Controle da tungíase no Município de Araruama. 1998.

DUARTE, Antonio Nascimento ; SANTOS, F. N. ; SILVA, Valmir Laurentino ; ROQUE, A. L. R. ; Teva A. ; MARINHO, D. P. ; MARTINS, L. F. S. ; Cunha NC ; SOUZA, Marcos Barbosa de ; DANDREA, P. S. ; CARVALHO, R. W. ; FREIRE, S. M. . Ecologia de Doenças Transmissíveis (ENSP.06.724.1). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. W. . SIPHONAPTERA: Biologia, ecologia e importância Médica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, R. W. . SIPHONAPTERA: Manual de identificação de pulgas para o Programa de Vigilância e Controle da Peste. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SOUZA, Marcos Barbosa de ; DUARTE, Antonio Nascimento ; CARVALHO, R. W. . Parasitologia Tropical. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. W. ; ALMEIDA, Adilson Benedito de . Biologia e Ecologia de roedores urbanos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, R. W. . Curso de Ecologia, biologia de pequenos roedores e seus sifonápteros dos focos naturais de Peste Bubônica do Brasil. 2007. .

CARVALHO, R. W. . Curso de ecologia, biologia de pequenos roedores e sifonápteros de importância nos focos naturais de peste bubônica do Brasil. 2006. .

CARVALHO, R. W. . Curso de ecologia, biologia de pequenos roedores e sifonápteros de importância nos focos naturais de Peste do Brasil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, R. W. . Curso de ecologia, biologia de pequenos roedores e sifonápteros dos focos de Peste Bubônica do Brasil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, R. W. . Ecologia, biologia de pequenos roedores e sifonápteros de importância nos focos naturais de Peste Bubônica do Brasil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, R. W. . Curso de ecologia, biologia de pequenos roedores e sifonápteros de importância nos focos naturais de Peste Bubônica do Brasil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, R. W. . Curso de ecologia, biologia de pequenos roedores e sifonápteros de importância nos focos naturais de peste bubônica do Brasil. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso de roedores e pulgas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Padrão epidemiológico da febre amarela no estado do Rio de Janeiro, Brasil no bienio 2017 - 2018: fundamentos da epizootia e do surto entre humano., Descrição: O estudo se baseia nas ocorrências de febre amarela no Estado do Rio de Janeiro, tal como noticiado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Elizabeth Brito da Silva Alves - Integrante / Ronie de Oliveira Dutra - Integrante / Marisa Alves de Almeida Carvalho - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Projeto piloto para implantação de uma unidade de apoio em vigilância epidemiológica e ambiental no DCB na Ilha de Marambaia- RJ: sub-projeto V: Detecção de parasitos veiculados pela água e pelo solo em comunidades que vivem na Ilha de Marambaia., Descrição: Destina-se avaliação da qualidade da água consumida pelas comunidades da Ilha de Marambaia bem como, a educação em saúde e ambiente para melhoria das condições de vida das pessoas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Antonio Nascimento Duarte - Integrante / Elizabeth Brito da Silva Alves - Integrante / Ronie de Oliveira Dutra - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Estudos sobre a morfologia externa e interna de sifonápteros ropalosídeos (Siphonaptera: Rhopalopsyllidae) e seu significado na capacitação vetorial de patódenos., Descrição: Microscopia eletrônica de varredura de espécie de pulgas enzoóticas nos focos naturais de peste do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Antonio Nascimento Duarte - Integrante / Elizabeth Brito da Silva Alves - Integrante / Ronie de Oliveira Dutra - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Estudos sobre a morfologia externa e interna de sifonápteros ropalosídeos (Siphonaptera: Rhopalopsyllidae) e seu significado na capacitação vetorial de patódenos., Descrição: Microscopia eletrônica de varredura de espécie de pulgas enzoóticas nos focos naturais de peste do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Antonio Nascimento Duarte - Integrante / Elizabeth Brito da Silva Alves - Integrante / Ronie de Oliveira Dutra - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Avaliação e monitoramento de risco sanitário vetorial na população civil e militar da Ilha da Marambaia, Mangaratiba, RJ., Descrição: Trata-se de projeto que avalia a ação de tabanídeos sobre humanos residentes e/ou trabalhadores da Ilha de Marambaia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Elizabeth Brito da Silva Alves - Integrante / Ronie de Oliveira Dutra - Integrante.

  • 2018 - Atual

    ANÁLISE TEMPORAL DAS DOENÇAS NOTIFICÁVEIS NO MUNICÍPIO DE BELFORD ROXO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL: O CASO DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO E ESTRATÉGIA INOVADORA NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS MUNICIPAIS, Descrição: Vigilância Epidemiológica é o processo sistemático e contínuo de coleta, análise, interpretação e disseminação de informações com a finalidade de recomendar medidas preventivas e de controle de problemas de saúde. No Brasil, a Lei 8.080 que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS) definiu a vigilância epidemiológica como sendo o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos. Desde 1969, no Brasil, a vigilância epidemiológica tem organizado suas ações através do registro sistemático das chamadas Doenças de Notificação Compulsória. Por compulsória compreende-se a obrigatoriedade da notificação, visando a cobertura universal dos agravos selecionados. Belford Roxo é um município brasileiro localizado na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Atualmente o município é o sexto mais populoso do estado, contando com 495.783 mil habitantes. Dentre os agravos notificáveis, a tuberculose é a doença cujos níveis de morbimortalidade remetem ao grau de subdesenvolvimento socioeconômico de um país. Dentre os municípios priorizados, encontra-se Belford Roxo que apresentou taxa de incidência em torno de 67,6 casos por 100 mil habitantes no ano de 2008. Assim, dispõe esse projeto dos objetivos, conhecer a atual prevalência da tuberculose no município de Belford Roxo; estabelecer a tendência secular e a temporalidade das doenças de notificação compulsória com ênfase na tísica tuberculosa; promover a capacitação dos funcionários da saúde envolvidos com a notificação dos casos de tuberculose; criar o boletim epidemiológico municipal das doenças de notificação compulsória.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Nathália Satyro de Carvalho - Integrante / Fernanda Kengen Vasconcelos Leon de Oliveira - Integrante / Fabiano Lacerda Carvalho - Integrante / Zenaide Cadette dos Santos Dutra - Integrante., Financiador(es): Universidade Iguaçu - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - Atual

    Taxonomia Integrada de Insetos de Importância Médica, Sanitária e Forense (Diptera, Hemiptera, e Siphonaptera), Descrição: A correta identificação taxonômica dos insetos de importância médica-veterinária e forense é uma atividade complexa e de grande responsabilidade, pois é a premissa básica para o correto encaminhamento e solução de questões entomológicas em saúde pública. Entre os dípteros, a identificação dos muscoides normalmente é realizada através da identificação do adulto, pois a identificação dos imaturos é difícil ou em alguns casos, impossível; já para os Simulídeos onde persistam espécies crípticas, a taxonomia específica está baseada na fêmea com o uso conjugado do macho e dos estágios imaturos (pupa e larva). A mesma dificuldade ocorre em triatomíneos e pulgas no caso de espécies crípticas. Isto ocorre pela ausência de caracteres diagnósticos específicos e/ou variações intraespecíficas observadas em algumas regiões geográficas. Esta proposta visa aplicar a taxonomia integrada através de técnicas de cromatografia acoplada à espectrometria de massas para análise de hidrocarboneto cuticulares (HCs), compostos comuns a todos os insetos, sendo, no entanto, espécie-específico; do sequenciamento de genes mitocondriais e nucleares, que por apresentar regiões variáveis vem sendo utilizado com bastante frequência em estudos de caracterização de populações, subespécies e espécies; da microscopia eletrônica de varredura; e da morfometria geométrica. As análises de HCs, análise de DNA e morfometria ou etanol, facilitando assim o trabalho de campo. Adicionalmente, a extração de HCs não utiliza o espécime para estudos morfológicos. A taxonomia integrada pode ser utilizada de forma a confirmar a classificação taxonômica de insetos cujas espécies apresentam problemas de identificação pela taxonomia clássica e em estudos de biodiversidade e de entomologia forense, beneficiando vários museus e coleções entomológicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Margareth Maria de Carvalho Queiroz - Integrante / Viviane Zahner - Integrante / Marina Braga - Integrante / Catarina Lopes - Integrante / Jacenir Mallet - Integrante / Marilza Herzog - Integrante / Janyra Costa - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Bionomia de Tabanidae (Insecta: Diptera) da Reserva Biológica do Tinguá, Rio de Janeiro, Brasil, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Integrante / Gilberto dos Santos Seppa - Integrante / RONALD RODRIGUES GUIMARÃES JÚNIOR - Integrante / Ronald Rodrigues Guimarães - Coordenador / Roney Rodrigues Guimarães - Integrante / Marcelo da Silva Melo - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Doenças emergentes e Saúde Pública: Caracterização de Tabanidae (Díptera) e estudo epidemiológico com inquérito sorológico na região da Ilha da Marambaia, Rio de Janeiro, Descrição: O objetivo deste estudo é o de identificar junto à comunidade quilombola da Ilha da Marambaia as representações sociais e suas percepções sobre a influência dos tabanídeos sobre o dia a dia na ilha. Estas moscas são bastante comuns em toda a Ilha. Um questionário foi proposto para os 60 residentes e a análise desenvolvida sob a Teoria das Representações Sociais. Os primeiros resultados da bionomia dos tabanídeos e os resultados preliminares do questionário indicam que, ao contrário de outros conhecimentos que são bem incorporados no cotidiano das comunidades, a importância médica, veterinária e ecológica dos tabanídeos ainda é desconhecida, em que pese o fato de que para o ilhéu essas moscas são consideradas pragas. Tem-se que o desenvolvimento da educação sanitária e ambiental será promissor no que diz respeito ao conhecimento do papel desses dípteros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Roney Rodrigues Guimarães - Integrante / Ronald Rodrigues Guimarães - Integrante / Gilberto dos Santos Seppa - Integrante / Ronald Rodrigues Guimarãe Júnior - Integrante / HARLAN RONALD STORTI RODRIGUES - Integrante / Roberto Xerex - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    Risco zoonotico de animais domésticos sujeitos às infestações por ectoparasitos em áreas de desenvolvimento industrial no Estado do Rio de Janeiro - PV, Descrição: Avaliar o risco da população animal e humana sujeitas ao parasitismo por pulgas e carrapatos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Antonio Nascimento Duarte - Integrante / Elizabeth Brito da Silva Alves - Integrante / Ronie de Oliveira Dutra - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Risco zoonótico para humanos, eqüídeos e cães domésticos dos municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçú, Piraí, Queimados e Seropédica, sujeitos às infestações por carrapatos (Arachnida) e pulgas (Siphonaptera), Descrição: Os ixodídeos e os sifonápteros são ectoparasitos de humanos e de animais e acarretam prejuízos econômicos - zootécnico nos sistemas de produção animal e danos à saúde humana. Por isso são considerados de grande importância em saúde pública. Os dois grupos vêm tomando importância no estado do Rio de Janeiro devido aos recentes episódios de Febre Maculosa Brasileira registrada nos últimos quatro anos nos municípios limítrofes ao Rio de Janeiro em especial, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu, Piraí, Queimados e Seropédica. Os principais animais acometidos são caninos, eqüídeos, roedores, capivaras e marsupiais, animais com intenso contato como os seres humanos. O Brasil está às portas de sediar dois grandes eventos de cunho internacional a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, onde o ecoturismo estará em alta. Reportando-se especial atenção para as Olimpíadas, dentre as várias modalidades esportivas, ocorrerão competições eqüestres em que virão eqüídeos de alta linhagem zootécnica e desempenho, de vários países; tornando importante o monitoramento dessa zoonose nessas regiões. Acredita-se que o monitoramento destas regiões permitirá ampla visão epidemiológica da Febre Maculosa Brasileira, garantindo a segurança daqueles que virão ao estado em busca do lazer além de usufruir dos eventos programados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Marcos Barbosa de Souza - Integrante / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Michel Santos da Silva - Integrante / Adivaldo Henrique da Fonseca - Integrante / Denise Alves de Lima - Integrante / Gilberto dos Santos Seppa - Integrante / Carlos Luiz Massard - Integrante / Verônica Cristina Lopes Menezes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Risco zoonótico para humanos, eqüídeos e cães domésticos dos municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Piraí, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica, sujeitos às infestações por carrapatos (Arachnida) e pulgas (Siphonaptera)., Descrição: Os ixodídeos e os sifonápteros são ectoparasitos humanos e de animais e acarretam prejuízos econômicos - zootécnico cos sistemas de produção animal e danos à saúde humana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Antonio Nascimento Duarte - Integrante / Elizabeth Brito da Silva Alves - Integrante / Ronie de Oliveira Dutra - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Plano de Monitoramento Epidemiológico do Processo de Implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), Descrição: Acompanhamento analítico da evolução de doenças e agravos segundo parâmetros epidemiológiocos pré-estabelecidos. Projeto financiado pela Petrobrás para a implantação do Polo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. Polo de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social do país e do estado do Rio de Janeiro. Apresenta os objetivos de estruturar desenho metodológico geral que proporcione em nível intra-municipal, a identificação de ár5esas mais críticas em termos de condições materiais de vida e que, consequentemente, permita a identificação dos grupos populacionais vulneráveis e a que riscos de adoecimento e morte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Michel Santos da Silva - Integrante / Nathalie Costa da Cunha - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Bolsa / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Estudo epidemiológico de carrapatos e hemoparasitos transmitidos para animais e humanos na área de implantação do complexo petroquímico do Rio de Janeiro, Descrição: Em março de 2006 foi anunciada pela Petrobras a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ?COMPERJ, que prevê que sejam instaladas uma Unidade de produção de Petroquímicos Básicos ? UPB - e as Unidades de Petroquímicos Associados ? UPAs na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O COMPERJ gerará, inexoravelmente, uma grande alteração na dinâmica econômica fluminense, seja pelos seus impactos diretos, seja pelos impactos indiretos e efeito renda, ou mesmo pelo enorme potencial de atração de empresas da 3ª geração petroquímica para sua região de influência. Desta forma, é reconhecido de que o COMPERJ é de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social do país, e do estado do Rio de Janeiro, em particular, mas a instalação deste Complexo, tal como qualquer outro empreendimento de cunho econômico, promoverá, de forma contraditória, vastas inclusões e, ao mesmo tempo, grandes vulnerabilidades sociais. Este projeto faz parte do Plano de Monitoramento Sanitário do Processo de Implantação do COMPERJ que apresenta como objetivo avaliar os riscos diretos e indiretos à saúde da população dos municípios envolvidos em uma parceria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) através do Laboratório de Doenças Parasitárias com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), pelo Laboratório de Vetores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Integrante / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Michel Santos da Silva - Integrante / Nathalie Costa da Cunha - Coordenador / Adivaldo Henrique da Fonseca - Integrante / Charles Passos Rangel - Integrante / Fabio Silva de Souza - Integrante / Jania de Rezende - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2004 - Atual

    Estudos sobre a morfologia externa e interna de sifonápteros ropalopsilídeos (Siphonaptera: Rhopalopsyllidae) e seu significado na capacidade vetorial de patógenos, Descrição: A ordem Siphonaptera reúne os insetos conhecidos por pulgas. São transmissores de vários patógenos e dentre eles se destaca a Yersinia pestis causadora da peste bubônica, doença re-emergente sujeita ao Regulamento Sanitário Internacional. Há focos naturais no Brasil com ocorrência recente de caso humano. Pelo menos 100 espécies diferentes transmitem a Y. pestis, destacando-se a Xenopsylla cheopis. Nos focos da América do Sul, ressaltam-se as espécies da família Rhopalopsyllidae como mantenedoras da peste silvestre. A veiculação da Y. pestis depende do bloqueio parcial ou total do proventrículo pelas colônias da bactéria. Esse processo leva o espécime a sucessivas picadas em seus hospedeiros na tentativa de se desbloquear, o que gera vários repiques em um mesmo hospedeiro ou em outros. Estudos relacionados com a morfologia do proventrículo foram realizados principalmente com a espécie X. cheopis, não há, entretanto, estudos com pulgas sulamericanas implicadas na transmissão. Além disso, entre as espécies de origem neotropical, apenas quatro estudos ultraestrutural da morfologia externa foram desenvolvidos, três sobre o gênero Tunga e um sobre o gênero Polygenis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Marcos Barbosa de Souza - Integrante / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Alessandra Miranda Soares - Integrante / Jacenir Reis dos Santos Mallet - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Vigilância e Saúde - Cooperação / Secretaria de Vigilância e Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2000 - 2003

    Leishmaniose Tegumentar Americana na região do Maciço do Gericinó, Estado do Rio de Janeiro, Descrição: A ação do homem sobre o meio vem possibilitando o aparecimento de uma fauna, adaptada a conviver próximo ao espaço ocupado pelas atividades humanas, envolvendo espécies de animais com hábitos sinantrópicos e espécies de insetos e dentre estes os flebotomíneos, pos sua vez, já adaptados aos ambientes com grande potencial de transmissão pelo aumento de sua densidade neste meio. Assim tanto para a prevenção quanto para o controle dessa endemia, os fatores que favorecem a transmissão entre os homens e os animais seus hospedeiro devem ser estudados, preferencialmente em parceria com as comunidades e intituições envolvidas. Favorecer o intercâmbio institucional entre o Instituto de Biologia do Exército, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Iguaçu e Fundação Nacional de Saúde e promover formação a nível de pos-graduação, iniciação científica além de verificar a transmissão entre os militares do campo do Gericinó, entre moradores de áreas urbanas do Maciço de mesmo nome estão entre os principais objetivos desse projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Marcos Barbosa de Souza - Integrante / Antonio de Medeiros Meira - Integrante / Paulo César Ribeiro - Integrante / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Nilton Francisco da Conceição - Integrante / Antonio Neres Norberg - Integrante / Roberto Henrique Guedes Farias - Integrante / Ailton Gonçalves da Silva - Integrante / Cézar dos Santos Pontes - Integrante / Luiz Carlos Leite Pinna - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração / Instituto de Biologia do Exército - Remuneração / Instituto de Biologia do Exército - Cooperação / Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro / Universidade Iguaçu - Bolsa / Fundação Nacional de Saúde - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2000 - Atual

    Vigilância epidemiológica do foco natural de peste bubônica da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Vigilância epidemiológica do foco natural de peste bubônica da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro. É um projeto que nasceu da necessidade de atender às necessidades de manutenção da vigilância dos focos naturais de peste, tendo em vista, tratar-se de agravo de notificação internacional obrigatória. O foco da Serra dos Órgãos foi detectado em 1952 e é o mais isolado do Brasil, está silente desde 1967 quando registrou 9 casos humanos com 2 óbitos. A justificativa para este estudo está amparada no fato de que, apesar da comprovação sorológica de epizootias na região, em momento algum foi isolado o agente causador a Yersinia pestis, tão pouco os vetores foram definidos. Os objetivos principais são: definir o vetor biológico, isolar a bactéria responsável, promover a vigilância no foco, já que se trata de doença de notificação obrigatória.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Marcos Barbosa de Souza - Integrante / Paulo Roberto de Almeida Barbosa - Integrante / Ângela Cristina Veltri Teixeira - Integrante / Sérgio Ferreira Romariz - Integrante / João Batista Furtado Vieira - Integrante / Felicidade dos Anjos Carvalho Cavalcante - Integrante / Antonio Carlos Santos Ferreira - Integrante / Simone Valéria Costa Pereira - Integrante / Michel Santos da Silva - Integrante / Denise Alves de Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Vigilância e Saúde - Outra / Secretaria Estadual de Saúde - Cooperação / Secretaria de Vigilância e Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1

  • 1999 - 2008

    Desenvolvimento de coleção de sifonápteros no Laboratório de Ixodides a partir dos exemplares recebidos de todo território brasileiro., Descrição: INSTITUTO OSWALDO CRUZ Projeto de Pesquisa ? 1999-2005 Departamento de Entomologia Laboratório de Ixodides Título do Projeto: ?COLEÇÃO DE SIPHONÁPTEROS DO LABORATÓRIO DE IXODIDES, DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA, INSTITUTO OSWALDO CRUZ-FIOCRUZ.? Subprojeto 4: Desenvolvimento de coleção de sifonápteros no Laboratório de Ixodides a partir dos exemplares recebidos de todo território brasileiro. Responsável: Raimundo Wilson de Carvalho, PhD (FIOCRUZ) Colaboradores: Marinete Amorim PhD (FIOCRUZ) Bolsistas provoc: Débora D'Alegria Silva e Palmira Assis de Jesus Barreto Rodrigues Escola Politécnica de SaúdeJoaquim Venâncio Wiliam Bezerra Sant'Anna - Estagiário Aluno de graduação da UERJ Introdução Após profícua e bem sucedida fase de investigação sobre pulgas no Brasil, as pesquisas com esta Ordem declinaram até próximo a extinção. No Brasil como um todo praticamente só há dois especialistas em ação pesquisando sobre pulgas; paradoxalmente a Fundação Nacional de Saúde tem programa específico para combater à Peste com Y. pestis como bioagente e em sua rotina que envolve práticas com os sifonápteros, são freqüentes os equívocos na identificação das espécies de pulgas, mesmo as mais comuns em ambientes urbanos. As expectativas de que novos especialistas possam socorrer a sociedade nesta lacuna é grande. Sensível ao problema, o Laboratório de Ixodides que comumente recebe pulgas misturadas com carrapatos para identificação achou oportuna a reativação desta linha de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz ao tempo em que visa estreitar o intercâmbio institucional FUNASA/FIOCRUZ/IBEX. Este projeto já está em andamento desde 1998 sendo dividido em 5 fases. A quarta, está relacionada com a construção da coleção propriamente dito com elaboração de programa de computador apropriado, figuras esquemáticas a partir de desenhos dos exemplares depositados e o registro da espécie. A reativação da linha de pesquisa no. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Michel Santos da Silva - Integrante / Silvio Montenegro Marins - Integrante / Rogerio de Moura Tavares - Integrante., Financiador(es): Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 1999 - 2008

    SIPHONÁPTEROS DE PEQUENOS ROEDORES SINANTRÓPICOS ( SILVESTRES E COMENSAIS) DO FOCO DE PESTE BUBÔNICA DA SERRA DOS ÓRGÃOS, MUNICÍPIOS DE NOVA FRIBURGO, SUMIDOURO E TERESÓPOLIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: No Estado do Rio de Janeiro, a peste surgiu em janeiro de 1900 e até 1906 fez 2.400 mortes com média de 500 casos nos cinco primeiros anos do século XX no Rio de Janeiro (CRUZ, 1906). Atualmente há o foco da Serra dos Órgãos e do ponto de vista epidemiológico, suscita grande interesse por ser o mais isolado geograficamente, apesar de não ser o foco mais importante. A partir de 1967, os estudos da região se intensificaram através de inquéritos sorológicos por hemaglutinação visando o diagnóstico precoce das epizootias sobre a fauna de pequenos roedores e caninos domésticos, conseguindo-se evidenciar a circulação do agente etiológico entre pequenos roedores em 84, 86, 88 e em cães domésticos nos anos de 87, 89, 90 e 92 (ALMEIDA & cols., 1985; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1967;1987; 1989;VIEIRA & cols., 1994), contudo, não houve o isolamento do agente, nem tão pouco a confirmação do vetor biológico na região. Objetivos do Projeto: Fase 1: Sifonápteros - Identificação da fauna; Conhecimento das interações ecológicas considerando fatores tais como: temperatura, umidade relativa, altitude e vegetação das localidades; Relação parasito-hospedeiro: Conhecimento dos índices pulicidianos globais e específicos da região pestígena e o coeficiente interespecífico a fim de determinar a especificidade ou a inespecificidade dos sifonápteros em relação às espécies de roedores da região.(CONCLUÍDO) Fase 2: Estabelecimento de colônias e descrição de formas imaturas de sifonápteros das principais espécies identificadas na fase 1: Craneopsylla minerva minerva, Polygenis atopus, P. pradoi, P. pygaerus, P. rimatus (EM ANDAMENTO) Fase 3: Buscar através da biologia molecular (PCR) e bacteriologia, o isolamento do bioagente causador das epizootias de peste entre os pequenos roedores e as espécies de pulgas transmissoras da peste na região, comprovando ou não a transmissão e a conseqüente circulação do bioagente na Serra dos Órgãos; Intercâmbio institucional FUNASA; IBEx, FIOC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Jerônimo Nunes da Costa - Integrante / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Paulo César Ribeiro - Integrante / Paulo César de Azevedo Silveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração / Instituto de Biologia do Exército - Cooperação / Secretaria Estadual de Saúde - Auxílio financeiro / Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4

  • 1999 - 2000

    Leishmaniose tegumentar americana: importância dos roedores sinantrópicos (comensais e não comensais) na transmissão peridomiciliar em focos na região da baía da Ilha Grande. Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Estudar a importância dos roedores com hábitos domésticos como hospedeiros vergebrados que participam da transmissão da LTA em localidades da região da Baía da Ilha Grande, Estado do Rio de Janeiro, com padrão de transmissão peridomiciliar. Analisar a dfistribuição da LTA na região, identificando áreas de ocorrência de casos com nível de endemicidade expressivo. Estudar a freqüência relativa das diferentes espécies de roedores com hábitos sinantrópicos e realizar inquérito flebotomínico nessas localidades com alta incidência de LTA. Estudar a freqüência de infecção por LTA em roedores sinantrópicos comensais ou não comensais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Integrante / Valdenir Bandeira Soares - Integrante / Jerônimo Nunes da Costa - Integrante / Sidinei da Silva Soares - Integrante / Paulo Chagastelles Sabrosa - Coordenador / Claude Pirmez - Integrante / Helia Kawa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Ensino Pesquisa Desenvolvimento Tecnológico e Cooperação à Esco - Auxílio financeiro / Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração / Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 2008

    Sifonápteros: implicações com a saúde humana e de outros animais, estudo morfológico, biológico, filogenético e a coleção do laboratório de Ixodides., Descrição: Título do projeto: SIFONÁPTEROS: IMPLICAÇÕES COM A SAÚDE HUMANA E DE OUTROS ANIMAIS, ESTUDO MORFOLÓGICO, BIOLÓGICO, FILOGENÉTICO E A COLEÇÃO DO LABORATÓRIO DE IXODIDES. Título do Subprojeto:SIFONÁPTEROS DE PEQUENOS ROEDORES SINANTRÓPICOS ( SILVESTRES E COMENSAIS) DO FOCO DE PESTE BUBÔNICA DA SERRA DOS ÓRGÃOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: A Busca do agente causador da Peste no foco natural da Serra dos Órgãos (2003-2005). Responsável: Raimundo Wilson de Carvalho, Phd (FIOCRUZ) Colaboradores: ü Nicolau Maués da Serra ? Freire, Phd (FIOCRUZ) ü Paulo Cesar Ribeiro Msc (IBEX) ü Adilson Benedito de Almeida, técnico de campo e estagiário (FUNASA) ü Jerônimo Nunes da Costa, técnico de campo (FUNASA) ü Wiliam Bezerra de Sant`Anna (UERJ, estagiário candidato à bolsa PIBIC) ü Paulo César de Azevedo Silveira (FUNASA, aluno especialização) ü Débora D`Alegria Silva (ETJV-FIOCRUZ , bolsista PROVOC avançado) ü Palmira Assis de Jesus Barreto Rodrigues (ETJV-FIOCRUZ , bolsista PROVOC avançado) I ? INTRODUÇÃO A ordem Siphonaptera, Latreille é composta por guase 3.000 espécies (LEWIS, 1998), das quais 280 estão presentes na América do Sul. No Brasil, foram assinaladas 59 espécies, dessas apenas 16 ainda não foram encontradas parasitando roedores (GUIMARÃES, 1972; REY, 1991). Este montante entretanto está longe de espelhar a real fauna de sifonápteros brasileira, uma vez que parasitam mamíferos (94 %) e aves (6 %), sendo os roedores os hospedeiros preferenciais (74 %) entre 12 ordens de mamíferos (LINARDI, 2001), por sua vez, também é pouco conhecida apesar de ser uma das mais diversificadas do mundo com mais de 50 gêneros assinalados. A rigor, os estudos da ordem Rodentia estão restritos ao acompanhamento epidemiológico de agravos cuja participação dos roedores é evidente e ao controle devido aos prejuízos econômicos que podem causar de modo geral (ALHO, 1982). Consequentemente seus ectoparasitos também são pouco estudados e conhecidos. O estudo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Jerônimo Nunes da Costa - Integrante / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Nicolau Maués Serra Freire - Integrante / Paulo César Ribeiro - Integrante / Palmira Assis de Jesus Barreto Rodrigues - Integrante / Paulo César de Azevedo Silveira - Integrante / Wiliam Bezerra de Sant'anna - Integrante / Débora D'Alegria Silva - Integrante., Financiador(es): Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Bolsa / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Instituto de Biologia do Exército - Cooperação / Secretaria Estadual de Saúde - Auxílio financeiro / Fundação Nacional de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 3

  • 1996 - 1996

    Estudo da eficácia de inseticidas contra o Aedes aegipty, Descrição: Comparação da efetividade dos inseticidas ABATE (temephos - organofosforado granulado 1%) e ALTOSID (methoprene - regulador do crescimento 1,3 % p/p) no controle dos Aedes (stegomyia) aepypti. Atualmente a Fundação Naci0onal de Saúde, a nível nacional, utilia o ABATE no controle dos A. aegypti na dosagem de 1,0 ppm no tratamento focal. Esta concentração representa uma margem de segurança de 100%, porém na base deste programa estão certamente os problemas relacionados com a possível resistência e eliminação dos inimigos naturaiss em meio aquático. Estando atento a esse posssível acontecimento é que procurou-se alternativas capazes de garantir a mesma eficácia. Sendo assim, desenvolveu-se um projeto cuja base está em analisar e comparar a efetividade sos inseticidas relacionados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Sidinei da Silva Soares - Integrante / Allan Kardec de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 1994 - 1998

    SIPHONÁPTEROS DE PEQUENOS ROEDORES SINANTRÓPICOS ( SILVESTRES E COMENSAIS) DO FOCO DE PESTE BUBÔNICA DA SERRA DOS ÓRGÃOS, MUNICÍPIOS DE NOVA FRIBURGO, SUMIDOURO E TERESÓPOLIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: Objetivos do Projeto: Fase 1 relacionada ao meu doutoramento: Sifonápteros - Identificação da fauna; Conhecimento das interações ecológicas considerando fatores tais como: temperatura, umidade relativa, altitude e vegetação das localidades; relação parasito-hospedeiro, índices pulicidianos globais e específicos da região pestígena; reconhecimento da fauna de pequenos roedores do foco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Coordenador / Jerônimo Nunes da Costa - Integrante / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Nicolau Maués Serra Freire - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro / Fundação Nacional de Saúde - Remuneração.

  • 1992 - 1993

    Fauna de flebotomíneos da Ilha do Araújo, município de Paraty, Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Em 1988, após informações da Secretaria Municipal de Saúde de Paraty, sobre a suspeita de casos humanos de leishmaniose tegumentar americana na região, mais precisamente na Ilha do Araújo, realizou-se vários inquéritos que contribuíram com o diagnósitoco de oito casos autóctones na Ilha. O inquérito entomológico executado no período de setembro a novembro do mesmo ano resultou em um resumo publicado por Souza et al. com o encontro de 5 espécies de flebotomíneos. Este resultado chamou a atenção para a prevalência e os papéis das espécies transmissoras na Ilha, bem como o comportamento geral da fauna, uma vez que, a Ilha estava isolada do continente. Pelo fato da área não ser extensa, estar isolada do continente, e apresentar condições para manuetnção da cadeia epidemiológica entre os animais sinantrópicos e silvestres, abundantes na Ilha e pela possibilidade de se controlar o foco com o uso de metodologias apropriadas para isso, faz-se necessário a investigação ecológica desses dípteros na Ilha. Sendo assim, iniciou-se o presente projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Integrante / Marcos Barbosa de Souza - Integrante / Mauro Célio de Almeida Marzochi - Coordenador / César dos Santos Ponte - Integrante / Adilson Benedito de Almeida - Integrante / Nilton Francisco da Conceição - Integrante / Nicolau Maués Serra Freire - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 1989 - 1994

    Calazar - Estudo clínico, epidemiológico e imunológico das fases de estado e pós- tratamento, Descrição: Investigação da ocorrência de formas subclínicas, frustas e assintomáticas da protozoose através de estudos parasitológicos e imunológocos em áreas endêmicas do Rio de Janeiro e em Terezina-PI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Integrante / Marcos Barbosa de Souza - Integrante / Mauro Célio de Almeida Marzochi - Integrante / Moacir Vieira de Andrade - Integrante / Nilton Francisco da Conceição - Integrante / Keyla Belízia Feldman Marzochi - Coordenador / Mariza Zenaide R Gomes - Integrante / Maria Isabel Fragoso da Silveira - Integrante / Alexandre de Almeida - Integrante / Fernando Correia Lima - Integrante / Gil Antonio de Brito Cunha - Integrante / Maria do Amparo Salmito - Integrante / Maria Regina Reis Amendoeira - Integrante / Maria A R C Lira - Integrante / Albanita Viana de Oliveira - Integrante / Ricardo Ribeiro dos Santos - Integrante / Valmir Laurentino Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 1988 - 1996

    Leishmaniose tegumentar e visceral. Estudo das Infecções naturais, Descrição: Leishmaniose Tegumentar e Visceral. Estudo das infecções naturais e experimental em roedores, marsupiais e quirópteros. Objetivos: Avaliação soro-epidemiológica e parasitológica das infecções naturalis por Leishmania em roedores, marsupiais e quirópteros de Córrego Grande, município de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro. Justificativa: A leishmaniose tegumentar americana causada pela Leishmania b. braziliensis ocorre no município do Rio de Janeiro acomentendo populações humanas e animais, especialmente cães domésticos eqüinos. A leishmaniose visceral causada pela L. donovani chagasi de implantação mais recente, também se constitui um importante problema de saúde pública no Riuo de Janeiro. O papel desempenhado pelos cães domésticos como reservatórios de L. d. chagasi, no calazar, está bem estabelecido. Quanto a leishmaniose tegumentar são necessários , porém, estudos sobre a importância dos cães, assim como dos eqüídeos, na cadeia epidemiológica a mesma. Quanto aos animais silvestres, Barbosa et al. (1970) e Araújo Filho (1978) registraram a presença de Leishmania em Oryzomys eleurus, Proechimys dimidiatus Rattus novergicus; essas leishmanias, no entanto não puderam ser caracterizadas em espécies. Quanto à existência de reservatórios silvestres de L.b.braziliensis de L.d. chagasi no Rio de Janeiro, até o momento, não se tem qualquer informções a respeito. Estes dados justificam uma avaliação da suscetibilidade de diversas espécies de animais silvestres à L.b.braziliensis e à L.d.chagasi sobre aspectos sorológicos, parasitológicos e de transmissão, em condições experimentais. Para tanto, se pretende realizar capturas desses animais para a detecção da infecção natural e ou estabelecer a infecção experimental, pelas duas espécies de leishmania citadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Wilson de Carvalho - Integrante / Mauro Célio de Almeida Marzochi - Coordenador / Ginelza Peres Lima dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Prêmio Destaque ENSP 2009, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-FIOCRUZ.

2007

Jabuti de literatura médica nas categorias "Ciências Naturais" e "Ciências Médicas", Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública. , Avenida Leopoldo Bulhões, 1480, Departamento de Ciências Biológicas, sala 23, Manguinhos, 21041-210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982582, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Iguaçú

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Professor Convidado da Disciplina Entomologia Médica, coordenada pelo Prof. Dr. Rubens Pinto de Mello, do Curso de Especialização em Entomologia Médica, do Instituto Oswaldo Cruz

  • 2002 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Considerando-se o processo de transformações demográficas, sobretudo quanto ao envelhecimento, e as modificações em seu padrão de saúde decorrentes de exposições ambientais, hábitos e comportamentos vinculados ao fenômeno de urbanização crescente, esta linha de pesquisa pretende estudar os efeitos vivenciados pela população brasileira na esfera das doenças cardiovasculares, do câncer, das causas externas e de outras doenças relacionadas.

  • 2002 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Veterinári, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Considerando-se o processo de transformações demográficas, sobretudo quanto ao envelhecimento, e as modificações em seu padrão de saúde decorrentes de exposições ambientais, hábitos e comportamentos vinculados ao fenômeno de urbanização crescente, esta linha de pesquisa pretende estudar os efeitos vivenciados pela população brasileira na esfera das doenças cardiovasculares, do câncer, das causas externas e de outras doenças relacionadas.

  • 2002 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Epidemiologia de doenças transmissíveis.: O objetivo desta linha é o estudo quantitativo da dinâmica de transmissão de doenças infecciosas e parasitárias, além do desenvolvimento de métodos e desenhos de estudos epidemiológicos.

  • 1998 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cedido pela Fundação Nacional de Saúde a partir de junho de 1998 até julho de 2002.

    Atividades

    • 07/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais.

    • 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fapemig, .,Cargo ou função, Consultor Ad Hoc.

    • 10/2009

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Diagnóstico parasitológico das infecções entéricas e teciduais

    • 07/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, .,Cargo ou função, Participante da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-FIOCRUZ.

    • 02/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Consultor ad hoc Transaction of the Royal Society of Tropical and Hygiene.

    • 10/2002

      Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Continuação da revisão do Manual de Controle da Peste, editado pela Funasa-MS.

    • 07/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1999

      Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Identificação de sifonápteros oriundos do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Sorocaba -SP..

    • 10/1998

      Ensino, Especialização Em Entomologia Médica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina ministrada: Ordem Siphonaptera, filogenia, biologia, importância e controle

    • 10/2004 - 10/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Consultor ad hoc American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.

    • 01/2005 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc da Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

    • 10/2005 - 11/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Consultor ad hoc Expert Review of Anti-Infective Therapy.

    • 08/2005 - 08/2005

      Ensino, Curso de Biologia Ecologia Taxonomia de Pequenos R, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Identificação de roedores e pulgas de importância nos focos naturais de Peste Bubônica do Brasil

    • 08/2005 - 08/2005

      Ensino, Curso de Biologia Ecologia Taxonomia de Pequenos R, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ecologia, biologia de pequenos roedores e sifonápteros dos focos brasileiros de Peste Bubônica

    • 10/2004 - 12/2004

      Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Estudo da Epidemiologia da Tungíase em Araruama.

    • 08/2004 - 09/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc Neotropical Entomology.

    • 04/2004 - 04/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Artópodes vetores de enteresse em saúde pública, Unimev-RJ, carga horária de 8 horas.

    • 02/2002 - 12/2003

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Saúde Pública. Universidade Iguaçu. Carga horária 30 horas. Professor responsável - disciplina ministrada em módulo noturno., Disciplina: Planejamento estratégico para o controle de agravos vetorados. Carga horária 30 horas. Professor responsável.

    • 07/2003 - 08/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Consultor Ad-Hoc do periódico Entomologia y Vectores issn 0328-0381.

    • 04/2003 - 05/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc da Revista de la Sociedad Entomologica Argentina.

    • 06/1998 - 12/2002

      Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Identificação de sifonápteros para o Programa de Controle da Peste Bubônica da Fundação Nacional de Saúde, regional Rio de Janeiro..

    • 11/2002 - 11/2002

      Treinamentos ministrados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Treinamentos ministrados, Treinamento de campo para servidores da Funasa ( Programa de Controle da Peste), sobre ecologia, captura, identificação de sifonápteros. Carga horária 24 horas

    • 09/2002 - 10/2002

      Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Estudo da epidemiologia da Tungíase em território Yanomami.

    • 08/2002 - 09/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Consultor Ad-ho da Revista da Universiade Rural Série Ciências da Vida.

    • 12/2001 - 12/2001

      Ensino, Especialização Em Microbiologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Vetores transmissores de patógenos. Faculdade Técnico-Educacional Souza Marques. Carga horária: 24 horas. Professor convidado. Disciplina ministrada em módulos aos sábados

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Ciências da Saúde Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina de Saúde Pública. Universidade Iguaçu. Carga horária: 40 horas. Professor convidado. Disciplina ministrada em módulo no período noturno.

    • 11/2001 - 11/2001

      Ensino, Especialização Em Entomologia Médica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Ordem Siphonaptera, reconhecimento das espécies, técnica de captura e controle. 6 horas

    • 10/2001 - 10/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ordem Siphonaptera, filogenia, biologia, importância e controle

    • 08/2001 - 08/2001

      Ensino, Especialização Em Microbiologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Vetores transmissores de patógenos. Faculdade Técnico-Educacional Souza Marques. Carga horária 24 horas. Professor convidado. Disciplina ministrada em módulo no período noturno.

    • 06/2001 - 06/2001

      Treinamentos ministrados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Treinamentos ministrados, Ecologia de roedores e pulicídeos de importância epidemiológica para a peste no Brasil. Atualização do Programa de Controle da Peste. Fundação Nacional de Saúde. Carga horária: 24 horas

    • 08/2000 - 11/2000

      Ensino, Ciências da Saúde Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Pública. Universidade Iguaçu. Carga horária: 40 horas. Professor convidado. Disciplina ministrada em módulo noturno.

    • 09/2000 - 09/2000

      Ensino, Especialização Em Microbiologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Vetores transmissores de patógenos. Faculdade Técnico- Educacional Souza-Marques. Carga horária 24 horas. Professor convidado. Disciplina ministrada em módulo aos sábados.

    • 10/1999 - 10/1999

      Ensino, Especialização Em Entomologia Médica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina: Ordem Siphonaptera, filogenia, biologia, importância e controle

    • 02/1999 - 06/1999

      Ensino, Ciências da Saúde Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento estratégico, epidemiologia e controle de agravos de importância em Saúde Pública transmitidas por artrópodes. Carga horária 40 horas. Universidade Iguaçu, Professor convidado

    • 03/1999 - 03/1999

      Treinamentos ministrados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Treinamentos ministrados, Treinamento e qualificação de servidores do Município de Miguel Pereira em Biologia e Controle de roedores.

    • 02/1999 - 03/1999

      Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Identificação de ectoparasitos oriundo de Curaça-Bahia.

    • 05/1998 - 02/1999

      Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Serviço realizado, Identificação de sifonápteros e orientação para o controle de Tungíase no Município de Araruama-RJ..

    • 10/1998 - 10/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso técnico em Biologia Parasitária. Módulo Ordem Siphonaptera, morfologia, biologia e importância médica. Carga horária. 8 horas. Curso nível segundo grau.

    • 09/1998 - 09/1998

      Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sifonapterologia aplicada à Saúde Pública

  • 1987 - 1998

    Fundação Nacional de Saúde - Presidência

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cedido para a Fundação Oswaldo Cruz em 1998, onde desenvolve pesquisa básica em entomologia. A partir de 10.7.2002 foi redistribuido para o Departamento de Entomologia, Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ.

    Atividades

    • 09/1993 - 06/1998

      Serviços técnicos especializados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Serviço realizado, Coordenação do Programa de Vigilância do foco natural de Peste Bubônica do Estado do Rio de Janeiro. Atribuição: Orientação, supervisão das tarefas de campo; organização de inquéritos soro-epidemiológicos e entomológicos para definir metodologia e estraté.

    • 05/1996 - 05/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc da Revista da Universidade Estadual de Maringá UNIMAR.

    • 09/1993 - 04/1998

      Direção e administração, Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Vigilância da Peste Bubônica no Estado do Rio de Janeiro.

    • 09/1993 - 04/1998

      Direção e administração, Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Controle das Leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro..

    • 09/1993 - 04/1998

      Serviços técnicos especializados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Serviço realizado, Coordenação do Programa de Controle das Leishmanioses. Atribuição: Orientação, supervisão das tarefas de campo; Organização de inquéritos soro-epidemiológicos e entomológicos para definir metodologia e estratégia a ser empregada..

    • 06/1997 - 06/1997

      Treinamentos ministrados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Treinamentos ministrados, Curso de capacitação técnico-pedagógico no controle das leishmaniose. Cadeia de transmissão, reservatórios, meio ambiente, vetores e hospedeiros; Estrutura biótica espacial dos focos das doenças transmitidas por artrópodes; Epidemiologia das leishmanioses

    • 06/1996 - 06/1996

      Estágios , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Divisão de Vetores e Epidemiologia.,Estágio realizado, Curso de atualização em biologia e controle de flebotomíneos, realizado em João Pessoa-PB. Carga horária 40 horas..

    • 08/1995 - 08/1995

      Treinamentos ministrados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Treinamentos ministrados, Curso de Especialização em Entomologia Médica, do Departamento de Parasitologia da UFMG com a disciplina Epidemiologia e controle de Doenças transmitidas por artropodes. Carga horária 2 horas

    • 11/1994 - 11/1994

      Treinamentos ministrados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre Biologia e Controle de Roedores, no Município de Aperibé com 32 horas.

    • 09/1994 - 09/1994

      Treinamentos ministrados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Treinamentos ministrados, Aula complementar sobre Ectoparasitos, Siphonaptera e Anoplura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Parasitologia e Biofísica com duração de 2 horas.

    • 09/1994 - 09/1994

      Treinamentos ministrados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Treinamentos ministrados, Curso de Especialização em Entomologia Médica, Departamento de Parasitologia da Universidade Federal do Minas Gerais. Disciplina: Epidemiologia e Controle das doenças transmitidas por artrópodes, ministrando aoula sobre Peste Bubônica. Carga horária: 2 ho

    • 03/1987 - 12/1991

      Direção e administração, Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Cargo ou função, Coordenador dos Programa de Controle das Leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro.

    • 03/1987 - 12/1991

      Direção e administração, Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Vigilância da Peste Bubônica no Estado do Rio de Janeiro.

    • 03/1987 - 12/1991

      Serviços técnicos especializados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Serviço realizado, Coordenador dos Programas de Controle das Leishmanioses: Orientação das tarefas de campo, organização de inquéritos soro-epidemiológico e entomológico, Supervisão das tarefas de campo. Elaboração de planejamento.

    • 03/1987 - 12/1991

      Serviços técnicos especializados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Serviço realizado, Coordenação do Programa de Vigilância do foco natural de Peste Bubônica do Estado do Rio de Janeiro. Atribuição: Orientação, supervisão das tarefas de campo; organização de inquéritos soro-epidemiológicos e entomológicos para definir metodologia e estraté.

    • 09/1991 - 09/1991

      Treinamentos ministrados , Fundação Nacional de Saúde Coordenação Regional do Rio de Janeiro, Equipe de Controle de Vetores e Endemias.,Treinamentos ministrados, Palestrante no Curso de Atualização em Leishmanioses e Peste para a Prefeitura Municipal de Teresópolis. Carga horária 4 horas.

    • 05/1988 - 05/1988

      Serviços técnicos especializados , Superintendência de Campanhas de Saúde Pública, Serviços de Operações de Campo.,Serviço realizado, Membro do grupo de trabalho sobre Leishmanioses no Encontro de avaliação de desempenho dos Programas de controle da Hanseníase, Pênfigo foliáceo e Leishmanise tegumentar americana..

    • 08/1987 - 08/1987

      Estágios , Superintendência de Campanhas de Saúde Pública, Coordenação Regional do Ceará da Superintendência de Campanhas de Saúde Púb.,Estágio realizado, Treinamento na Campanha Contra as Leishmanioses, Controle de Flebotomíneos, realizado no Estado do Ceará..

    • 08/1987 - 08/1987

      Estágios , Organização Panamericana de Saúde Opas, Superintendência de Campanhas de Saúde Pública Regional Pernambuco.,Estágio realizado, Curso sobre Biologia e Controle de Roedores de Importância em Saúde Pública. Realizado em Garanhuns-PE. Carga horária 112 horas.

  • 2019 - 2020

    Universidade Iguaçú

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Disciplina de Anatomia patológica, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Anatomia patológica veterinária

  • 2014 - 2020

    Universidade Iguaçú

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Responsabilidade técnica pelo Biotério da Universidade Iguaçu

  • 1998 - 2020

    Universidade Iguaçú

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Foi professor das cadeiras de Microbiologia e Imunologia no curso de Medicina entre 2013 3 2017. Atualmente é professor da cadeira de hematologia e imunologia no curso de Ciências Biologia e da cadeira de Bioterismo no Curso de Medicina Veterinária. Foi professor da cadeira de Patologia Geral nos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Orienta Trabalho de Conclusão de Curso e Seminários no curso de Ciências Biológicas. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição. Orientador do Programa de Iniciação Científica da Universidade. É o Responsável Técnico do Biotério da Instituição (BIO-UNIG)

    Atividades

    • 03/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Escola de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade realizada, Responsável pelo biotério (Bio-Unig).

    • 04/2009

      Ensino, Microbiologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Imunologia

    • 08/1998

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Imunologia, Patologia

  • 2016 - 2018

    ABEU Centro Universitário

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor da disciplina de Imunologia, ministrado no Curso de Graduação de Enfermagem

  • 2006 - 2012

    fundação técnico educacional souza marques

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

    Atividades

    • 09/2006

      Ensino, Especialização em Microbiologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Patógenos veiculados por artrópodes

  • 2007 - 2010

    Universidad Autonoma de Asuncion

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular

    Outras informações:
    Professor do Curso de Mestrado em Ciências Biológicas nas disciplinas de Helmintologia e Imunologia das enfermidades parasitárias.

    Atividades

    • 07/2007

      Ensino, Maestría en Ciencias Biológicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermedades causadas por helmintos, Inmunología aplicada a las enfermedades parasitarias

  • 2000 - 2009

    Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor assistente de Saúde Pública. Professor do Curso de Pós-Graduaç]ão do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.