Verônica Maria Morandi da Silva

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular de Células Vasculares - Université Paris 7-Denis Diderot (1994). É Profa. Associada do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da UERJ, no Departamento de Biologia Celular. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UERJ de abril de 2009 a março de 2012. Atuou como Research Fellow (Pesquisador Visitante) na Harvard University (Harvard Medical School - Department of Pathology, junto ao Center for Vascular Biology Research, Beth Israel Deaconess Medical Center, Boston - USA), de abril de 2012 a março de 2013. Tem experiência na área de Biologia Celular, com ênfase na Biologia de Células Endoteliais (adultas e progenitoras), atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da adesão celular na angiogênese e no câncer; proteínas matricelulares; angiogênese terapêutica; interação de células tumorais e patógenos com o endotélio.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologie Cellulaire Et Moléculaire Du Vaisseau

1989 - 1994

Université Paris Diderot
Título: Régulation de la Synthèse et de la Sécretion de la trombospondine: implications dans les phénomènes d'adhésion et differentiation cellulaire
Orientador: Yves J Legrand
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: adesão celular; matriz extracelular; DIFERENCIAÇÃO CELULAR; angiogênese.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Bioquímica

1984 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Multímeros plasmáticos do fator von Willebrand: Revelação por Técnica Imunoenzimática,Ano de Obtenção: 1987
Orientador: Mauro Velho de Castro Faria
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fator vW; estrutura multimérica; doença de von Willebrand; ensaios imunoenzimáticos.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.

Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas

1980 - 1983

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Atividade da Na+,K+-ATPase de rato em fígados normais e em regeneração
Orientador: Mauro Velho de Castro Faria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Harvard Medical School/Beth Israel Deaconess Medical Center, BIDMC/HMS, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular/Especialidade: Biologia de Células Vasculares.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular/Especialidade: Angiogênese.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Proteínas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cancerologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nicole Milaré Garavello

Morandi, Verônica. Carcaterização do papel das proteínas-quinases C na proliferação e auto-renovação das células-tronco embrionárias humanas. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carla Freitas

Morandi, Verônica. Indução de potencial procoagulante em células endoteliais humanas pela toxina ExoU de Pseudomonas aeruginosa. 2009. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Rodrígues Lanzana Ferreira

Morandi, Verônica. Avaliação do perfil de virulência de diferentes cepas do Soporothrix schenckii utilizando-se modelos in vivo e in vitro. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lisandra Antonia Castro Teixeira

Morandi, Verônica. Implicações do processo aterosclerótico sobre o potencial anti-coagulante dos glicosaminoglicanos arteriais. 2009. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Naiara Miranda Rust

Morandi, V.. Estudos da infecção de células endoteliais humanas por arborvírus modulada pelos peptídeos bradicinina e angiotensina 1-7. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Ribeiro Pereira

Morandi, V.. Modulação das vias de sinalização intracelulares pelo sistema NADPH-oxidase em melanoma humano. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Antônio Castelo Teixeira

Morandi, V.. Estudo Comparativo entre a virulência e a adesividade e modulação da virulência do fungo Sporothrix schenckii. 2007 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo da Cunha Boldrini Pereira

Morandi, V.. Bioengenharia de Proteses Vasculares Xenogeneicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Ferreira Gomes Saldanha da Gama

Morandi, V.. Estudo sobre o efeito da MLD/VGD desintegrina VLO5 na sobrevivência de neutrófilos humanos. 2005. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Escorsim Machado

Morandi, V.. Estudo imunohistoquímico da distribuição do VEGF e de seu receptor KDR na endometriose. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Reis Bernardes de Souza Engemann

Morandi, V.. Validação de teste sorológico aplicado no diagnóstico da esporotricose. 2004 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Mariano de Oliveira

Morandi, V.. Alternagina-C, uma desintegrina ECD de Bothrops alternatus: efeito sobre a ativação, migração e vias de sinalização em neutrófilos humanos. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Acácio Santini Pereira

Morandi, V.. Estudo bioquímico e sorológico de glicoconjugados da forma de levedura de três cepas de Sporothrix schenckii. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ADRIANO SILVA SEBOLLELA

Morandi, V.. Identificação de um possível sítio de ligação de heparina no fator de crescimento de colônias de grabulócitos e macrófagos (GM-CSF). 2003. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela Vargas Borges Duarte

Morandi, V.; JAMIL; MÉDICO. Avaliação da Função Endotelial no Digsnóstico da Pré-Eclampsia. 2001 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lucia de Jesus Cordeiro Coelho

Morandi, V.. Efeito da jarastatina, uma nova desiontegrina isolada do veneno de Bothrops jararaca, sobre a migração de neutrófilos e a dinâmica do citoesqueleto de actina. 1999. Dissertação (Mestrado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilson Costa dos Santos Junior

Morandi, Verônica. Estudo da cromatina nos sítios de fixação à matriz nuclear no domínio do gene TP53 e das modificações epigenéticas no modelo de progressão mamária 21T. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Ferreira Eduardo da Costa

Morandi, Verônica. Apoptose induzida por estreptococos do grupo B em células epiteliais respiratórias A549. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sheila Coelho Soares Lima

Morandi, Verônica. Alterações epigenéticas e suas consequências funcionais em carcinoma epidermóide de esôfago. 2012. Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Flávia Castello Branco Vidal

Morandi, Verônica. Análise da via Wnt e seu envolvimento no processo da tumorigênese do câncer colo-retal. 2010. Tese (Doutorado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Neves Tanaka

Morandi, Verônica. Mecanismos celulares e moleculares modulados por PGE2 e TGF beta durate a progressão do câncer colo-retal. 2010. Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Cassiano Felippe Gonçalves

Morandi, Verônica. Estudos Comparativos dos Aspectos Inflamatórios da endotoxina leptospirótica, ácido oléico e ouabaína. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Uema Ribeiro

Morandi, Verônica. Efeito das desintegrinas Altenagina-C e DisBa-01 de Bothrops alternatus em células tumorais. 2009. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Roberta Ferreira Gomes Saldanha da Gama

Morandi, Verônica. Estudo do papel da integrina alfa 9 beta 1 nas funções de neutrófilos humanos. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela da Silva Santos

Morandi, V.. Interação de Streptococcus agalactiae com células endoteliais humanas: vias de sinalização celular.. 2006. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Oscar Henrique Pereira Ramos

Morandi, V.. Desintegrinas de Bothrops alternatus: biologia molecular, estudos in vitro, in vivo e de bioinformática estrutural. 2005. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Patrícia Barbosa Jurgilas

Morandi, V.FARIA NETO, Hugo Caire de Castro; RUMJANEK, Vivian Mary Dodd. DM43, um inibidor de metaloproteases de matriz envolvidas em osteoartrite e neoplasias. 2004. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Dionne da Encarnação Lorena

Morandi, V.. Estudo da Expressão da Osteopontina em fígados normais e fibróticos de ratos e camundongos. 2004. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Osana Cunha de Lima

Morandi, V.. Ligação de células de levedura e conídios do fungo Sporothrix schenckii à fibronectina e laminina. 2003. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Ferreira romão

Morandi, V.. Angiogênese. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jairo Alves de Oliveira

Morandi, V.. Análise histopatológica, imunohistoquímica e da expressão gênica de citocinas e MMPs em placentas humanas de pacientes com Lúpus eritematoso sistêmico e pré-eclâmpsia.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Eduardo Ocke Reis

Morandi, V.. Mecanismos Celulares da Arteriosclerose. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Acácio Santini Pereira

Morandi, V.. Interação de Aspergillus fumigatus com células endoteliais em cultura. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Mariano de Oliveira

Morandi, V.. Efeito dos fragmentos da pró-trombina sobre a migração e a ativação de neutrófilos humanos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Boffoni Gentile

Morandi, V.. Avaliação do papel das fosfolipases A2 secretórias na angiogênese induzida por câncer de cólon. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dionne da Encarnação Lorena

Morandi, V.. Estudo da expressão da osteopontina em fígados normais e fibróticos de ratos, camundongos e humanos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Fernandes Tavares Cezar de Mello

Morandi, V.. Efeito de um análogo de 15-Epi-lipoxinas sobre o citoesqueleto de actina de células endoteliais humanas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Acácio Santini Pereira

Morandi, V.. Adesão do fungo Sporothrix schenckii a componentes da Matriz Extracelular. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Ferreira e Teixeira

Morandi, V.. Análise Citoquímica e Ultraestrutural da Interação de Streptococcus agalactiae com macrófagos de camundongos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Morandi, V.. Concurso público para provimento de cargo de Prof Adjunto - Dep de Genética-UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Morandi, V.NADER, H. B.; CHAMMAS, R.. Concurso Público para provimento do Cargo de Professor Assistente do Departamento de Biologia Celular e Genética/UERJ. 1999. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Barbosa Domont

DOMONT, GB. Multímeros plasmáticos do fator de von Willebrand: revelação por técnica imunoenzimática. 1987. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcella Tavares Ferreira

Modulação angiogênica de fibroblastos ativados por matrizes de melanoma: possível papel na radioresistência; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Antonio Gilclêr Ferreira Lima

Efeito de Moléculas Moduladoras da Adesão na Radioresistência de Células Tumorais; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcella Tavares Ferreira

Microambiente tumoral: Papel da matriz extracelular de melanomas na ativação de fibroblastos humanos; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Antonio Gilclêr Ferreira Lima

Papel da NADPH oxidase na regulação da adesão mediada por integrinas em células de carcinoma de próstata; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Laila Ribeiro Fernandes

Estudo da adesão, sobrevivência e tubulogênese endotelial em modelo de células de glioma silenciadas para a expressão de TN-C; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Aline Oliveira da Silva

A Tenascina-C e a sinalização celular na diferenciação tubulogênica endotelial; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Viviane Wallerstein Mignone Dantas

Papel da fucana sulfatada FucSulf I na interação entre células tumorais e o endotélio in vitro; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Francisco Vardiero Morais

Papel de Catepsinas na Angiogênese induzida por TSP Hep II, um peptídeo derivado do Domínio N-terminal da Trombospondina-1; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Marcela Ferreira Marques

Efeito da glicoproteína DM43, de Didelphis marsupialis, na modulação da angiogênese e da interação tumor-endotélio; 2010; Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Paula Magalhães Souza Deccache

Sinalização celular no curso da infecção de células endoteliais humanas pelo fungo patogênico Sporothrix schenckii; 2005; 87 f; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Tercia Rodrigues Alves

Papel de Fatores Astrocitários na Diferenciação Endotelial In Vitro; 2002; 83 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Sara Santana Nunes

Caracterização preliminar de proteoglicanos de superfície envolvidos no reconhecimento da trombospondina-1 por células endoteliais humanas; ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Marianna Augusta Ferrari do Outeiro

Mecanismos celulares da indução da angiogênese in vitro pelo domínio N-terminal da trombospondina-1; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Camila Castro Figueiredo

Caracterização de Receptores Endoteliais envolvidos na Interação do fungo patogênico Sporothrix schenckii com células endoteliais em cultura; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Ana Carolina Magalhães Andrade

Modulação da Viabilidade de Células Endoteliais em Cultura por um Fragmento N-terminal da Trombospondina-1; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Osana Cunha de Lima

Estudo de adesão do patógeno Sporothrix schenckii a proteínas da matriz extracelular; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Coorientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Laila Ribeiro Fernandes

Papel Pró-Tumoral da Trombospondina-1 em um Modelo de Adenicarcinoma Mamário; 2019; Tese (Doutorado em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Viviane Wallerstein Mignone Dantas

Polissacarídeos sulfatados de invertebrados marinhos e progressão tumoral: Efeitos na interação tumor-endotélio, angiogênese e radiorresistência; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências (31004016001P3)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Marcela Ferreira Marques

Biologia das células endoteliais progenitoras circulantes no contexto da obesidade; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Aline Oliveira da Silva

Regulação da diferenciação angiogênica endotelial por matrizes de gliomas humanos; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Andreza Maia Vieira

Efeito do ATL-1, um análogo sintético de 15-epi-Lipoxina A4, em células endoteliais moduladas pela interação com células de melanoma humano; 2014; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Biociências-31004016001P3) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Juliana Vieira Dias

?EFEITO DO DOMÍNIO N-TERMINAL DA TROMBOSPONDINA-1 NA MODULAÇÃO DAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS DE CÉLULAS ENDOTELIAIS PROGENITORAS HUMANAS IN VITRO E IN VIVO: PROPOSTA DE UM PRODUTO PARA TERAPIA CELULAR; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biociências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Paula Magalhães Souza Deccache

Transmigração endotelial do fungo patogênico Sporothrix schenckii: modulação da via de p38MAPK/MLCK, Src e de moléculas de adesão celular; 2009; Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Georgia Cristina Tavolaro Soares Monteiro

Caracterização molecular de amostras de estreptococos do Grupo B e análise da expressão de proteases; 2007; Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Tercia Rodrigues Alves

Modulação da apoptose e da diferenciação angiogênica em gliomas humanos:papel da matriz extracelular tumoral; 2007; Tese (Doutorado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Sara Santana Nunes de Vasconcelos

Adesao celular a trombospondina-1 e a fibronectina: papel do sindecan-4; 2006; Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Marianna Augusta Ferrari do Outeiro Bernstein

Propriedades angiogênicas do domínio N-terminal da trombospondina-1: estudos in vitro e in vivo; 2004; 148 f; Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Camila C Figueiredo

Interação do fungo patogênico Sporothrix schenckii com células endoteliais humanas: papel de citocinas moduladoras da inflamação; 2004; 159 f; Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Osana Cunha de Lima

Ligação de células de levedura e conídios do fungo Sporothrix schenckii à fibronectina e laminina; 2003; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Coorientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Andreza Maia Vierra

2018; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Verônica Maria Morandi da Silva;

Edward Helal Neto

2012; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Verônica Maria Morandi da Silva;

Camila Figueiredo Kawakubo

2006; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Verônica Maria Morandi da Silva;

Adelaide Monteiro

Silenciamento do Sindecan-4 em células endoteliais e sua implicação no efeito pró-angiogênico do domínio N-terminal da Trombospondina-1; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Laila Ribeiro Fernandes

Padronização das condições de silenciamento por RNA de interferência em linhagem de glioma; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Aline Oliveira da Silva

Modelos in vitro para estudo da interação entre células tumorais e endoteliais: uso de condições estáticas e dinâmicas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Francisco Vardiero Morais

Proteases na indução da angiogênese por peptídeos N-terminais da trombospondina-1; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Sara Santana Nunes

Obtenção de anticorpos monoclonais dirigidos contra a trombospondina plaquetária humana; ; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Tercia Rodrigues Alves

Estudo da Expressão de Proteínas da Matriz Extracelular por Células em Cultura: Implicações para a Diferenciação Angiogênica in vitro; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Camila Castro Figueiredo

Caracterização Preliminar das Moléculas da Superfície Endoteliais Envolvidas na Interação com o Fungo Patogênico Sporothrix schenckii; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Marianna Augusta Ferrari do Outeiro

Culturas de células endoteliais como modelo para o estudo da angiogênese in vitro; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Caroline Barbosa Peres do Nascimento

desenvolvimento de modelos de células transfectadas para estudo da tubulogênese endotelial; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Marcella Tavares Ferreira

Papel de matrizes tumorais na ativação de fibroblastos: implicações no processo angiogênico; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Viviane Wallerstein Mignone Dantas

Interação de células tumorais com o endotélio in vitro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Francisco Vardiero Morais

Obtenção e caracterização de precursores endoteliais circulantes de adultos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Suellen Bernardo

Interação de células tumorais com o endotélio e proteínas da matriz subendotelial; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Paula Fontoura

Interação de células tumorais com o endotélio e proteínas da matriz subendotelial; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Lilyane Ramalho Cordeiro

Lilyane Ramalho Cordeiro; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Paula Magalhães Souza Deccache

Interação do fungo patogênico Sporothrix schenckii com células endoteliais; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Rafael Garrido da Silva Lemos

Obtenção e Caracterização de Células Endoteliais de Artérias Umbilicais Humanas; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Flávia Alves Abrantes

Estudo da interação do fungo Patogênico Sporothrix schenckii com células endoteliais em cultura; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Sara Santana Nunes

Técnicas Moleculares para Estudo da Viabiliade Celular; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Marianna Augusta Ferrari do Outeiro

Culturas de Células Endoteliais Humanas para estudo da Angiogênese In Vitro; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Camila C Figueiredo

Estudo da interação do fungo Patogênico Sporothrix schenckii com células endoteliais em cultura; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Tercia Rodrigues Alves

Estudo comparativo do comportamento adesivo de células endoteliais humanas de diferentes origens; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Marianna Augusta Ferrari do Outeiro Bernstein

Células Endoteliais Progenitoras de Adultos: obtenção e caracterização a partir de sangue periférico; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Maria Morandi da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COELHO-SAMPAIO, TATIANA ; TENCHOV, BORIS ; NASCIMENTO, MARCOS A. ; HOCHMAN-MENDEZ, CAMILA ; Morandi, Verônica ; CAARLS, MICHELLE BOTELHO ; ALTANKOV, GEORGE . Type IV collagen conforms to the organization of polylaminin adsorbed on planar substrata. Acta Biomaterialia , v. S1742, p. 30291-30299, 2020.

  • HELAL-NETO, EDWARD ; DE BARROS, ALINE OLIVEIRA DA SILVA ; SALDANHA-GAMA, ROBERTA ; BRANDÃO-COSTA, RENATA ; ALENCAR, LUCIANA MAGALHÃES REBÊLO ; DOS SANTOS, CLENILTON COSTA ; MARTÍNEZ-MÁEZ, RAMÓN ; RICCI-JUNIOR, EDUARDO ; ALEXIS, FRANK ; Morandi, Verônica ; BARJA-FIDALGO, CHRISTINA ; SANTOS-OLIVEIRA, RALPH . Molecular and Cellular Risk Assessment of Healthy Human Cells and Cancer Human Cells Exposed to Nanoparticles. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES , v. 21, p. 230, 2020.

  • CASTIGLIONE, R.C. ; BARBOSA, C.M.L. ; PROTA, L.F.M. ; MARQUES-NETO, S.R. ; PERRI-OLIVEIRA, M. ; HELAL-NETO, E. ; Morandi, V. ; BARJA-FIDALGO, C. ; BOUSKELA, E. . Effects of preadipocytes derived from mice fed with high fat diet on the angiogenic potential of endothelial cells. NUTRITION METABOLISM AND CARDIOVASCULAR DISEASES , v. 28, p. 937-943, 2018.

  • SIMÕES, R. L. ; DE-BRITO, N. M. ; CUNHA-COSTA, H. ; Morandi, V. ; FIERRO, I. M. ; ROITT, I. M. ; BARJA-FIDALGO C. . Lipoxin A 4 selectively programs the profile of M2 tumor-associated macrophages which favour control of tumor progression. International Journal of Cancer (Print) , v. 140, p. 346-357, 2017.

  • CHAGAS, MÔNICA ANTUNES ; Morandi, Verônica ; BARJA-FIDALGO, CHRISTINA . Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. RBPG. REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO , v. 14, p. 1-19, 2017.

  • Helal Neto, E. ; BRANDAO-COSTA, R. M. ; SALDANHA-GAMA, R. ; RIBEIRO-PEREIRA, C. ; MIDLEJ, V. ; BENCHIMOL, M. ; Morandi, V. ; BARJA-FIDALGO, C. . Priming Endothelial Cells with a Melanoma-Derived Extracellular Matrix Triggers the Activation of Alpha v Beta3/VEGFR2 Axis. Journal of Cellular Physiology (Print) , p. n/a-n/a, 2016.

  • DA SILVA, L. H. A. ; PANAZZOLO, D. G. ; MARQUES, M. FERREIRA ; SOUZA, M. G. C. ; PAREDES, B. DIAS ; NOGUEIRA NETO, J. F. ; LEÃO, L. M. C. S. M. ; Morandi, V. ; BOUSKELA, E. ; KRAEMER-AGUIAR, L. G. . Low-dose estradiol and endothelial and inflammatory biomarkers in menopausal overweight/obese women. CLIMACTERIC , v. XX, p. 1-7, 2016.

  • MICOCCI, KELLI CRISTINA ; DE OLIVEIRA MORITZ, MILENE NÓBREGA ; LINO, RAFAEL LUIS BRESSANI ; FERNANDES, LAILA RIBEIRO ; LIMA, ANTONIO GILCLÊR FERREIRA ; FIGUEIREDO, Camila Castro ; Morandi, Verônica ; SELISTRE-DE-ARAUJO, HELOISA SOBREIRO . Adam9 Silencing Inhibits Breast Tumor Cells Transmigration Through Blood And Lymphatic Endothelial Cells. BIOCHIMIE , v. 128-9, p. 174-182, 2016.

  • PLOTKOWSKI, MARIA CRISTINA ; ESTATO, VANESSA ; SANTOS, SABRINA ALVES ; ALVES DA SILVA, MAURICIO COSTA ; SILVA DE MIRANDA, ALINE ; MARQUES, PEDRO ELIAS ; PINHO, VANESSA ; TIBIRIÇA, EDUARDO ; Morandi, Verônica ; TEIXEIRA, MAURO MARTINS ; VIANA DE OLIVEIRA, ALBANITA ; SALIBA, ALESSANDRA MATTOS . Contribution of the platelet activating factor signaling pathway to cerebral microcirculatory dysfunction during experimental sepsis by ExoU producing Pseudomonas aeruginosa . PATHOG DIS , v. 73, p. ftv046, 2015.

  • VIEIRA, A.M. ; NETO, E.H. ; Figueiredo, C.C. ; BARJA FIDALGO, C. ; FIERRO, I.M. ; Morandi, V. . ATL-1, A SYNTHETIC ANALOG OF LIPOXIN, MODULATES ENDOTHELIAL PERMEABILITY AND INTERACTION WITH TUMOR CELLS THROUGH A VEGF-DEPENDENT MECHANISM. BIOCHEMICAL PHARMACOLOGY , v. 90, p. 388-396, 2014.

  • GONÇALVES-DE-ALBUQUERQUE, CASSIANO FELIPPE ; BURTH, PATRÍCIA ; SILVA, ADRIANA RIBEIRO ; DE MORAES, ISABEL MATOS MEDEIROS ; DE JESUS OLIVEIRA, FLORA MAGNO ; SANTELLI, RICARDO ERTHAL ; FREIRE, ALINE SOARES ; DE LIMA, GERSON SILVA ; DA SILVA, EMILSON DOMINGOS ; DA SILVA, CAMILA IGNÁCIO ; Morandi, Verônica ; BOZZA, PATRÍCIA TORRES ; YOUNES-IBRAHIM, MAURICIO ; DE CASTRO FARIA NETO, HUGO CAIRE ; DE CASTRO FARIA, MAURO VELHO . Murine lung injury caused by Leptospira interrogans glycolipoprotein, a specific Na/K-ATPase inhibitor. Respiratory Research (Online) , v. 15, p. 93, 2014.

  • DIAS, INGRID B. F. ; PANAZZOLO, DIOGO G. ; MARQUES, MARCELA F. ; PAREDES, BRUNO D. ; SOUZA, MARIA G. C. ; MANHANINI, DIOGO P. ; Morandi, Verônica ; FARINATTI, PAULO T. V. ; BOUSKELA, ELIETE ; KRAEMER-AGUIAR, LUIZ G. . Relationships between emerging cardiovascular risk factors, z-BMI, waist circumference and body adiposity index (BAI) on adolescents. Clinical Endocrinology (Oxford. Print) , v. 79, p. n/a-n/a, 2013.

  • ANDRADE, D. ; Serra, R ; Svensjö, E ; LIMA, Ana Paula ; Ramos Junior, ES ; Azevedo, FS ; Morandini, ACF ; Morandi, Verônica ; Soeiro, MNC ; Tanowitz, HB ; SCHARFSTEIN, Julio . Trypanosoma cruzi invades host cells through the activation of endothelin and bradykinin receptors: a converging pathway leading to chagasic vasculopathy. British Journal of Pharmacology , v. 165, p. 1333-1347, 2012.

  • DIAS, JULIANA VIEIRA ; BENSLIMANE-AHMIM, ZAHIA ; EGOT, MARION ; LOKAJCZYK, ANNA ; GRELAC, FRANÇOISE ; GALY-FAUROUX, ISABELLE ; Juliano, Luiz ; LE-BONNIEC, BERNARD ; TAKIYA, CRISTINA MAEDA ; FISCHER, ANNE-MARIE ; BLANC-BRUDE, OLIVIER ; Morandi, Verônica ; BOISSON-VIDAL, CATHERINE . A motif within the N-terminal domain of TSP-1 specifically promotes the proangiogenic activity of endothelial colony-forming cells. Biochemical Pharmacology , v. 84, p. 1014-1023, 2012.

  • FREITAS, CARLA ; ASSIS, MARIA-CRISTINA ; SALIBA, ALESSANDRA MATTOS ; Morandi, Veronica Maria ; FIGUEIREDO, Camila Castro ; PEREIRA, MIRIAN ; PLOTKOWSKI, MARIA-CRISTINA . The infection of microvascular endothelial cells with ExoU-producing Pseudomonas aeruginosa triggers the release of von Willebrand factor and platelet adhesion. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 107, p. 728-734, 2012.

  • MONTENEGRO, CYNTIA F. ; SALLA-PONTES, CARMEN L. ; RIBEIRO, JULIANA U. ; MACHADO, ALINE Z. ; RAMOS, RAFAEL F. ; FIGUEIREDO, CAMILA C. ; Morandi, Verônica ; SELISTRE-DE-ARAUJO, HELOISA S. . Blocking v3 integrin by a recombinant RGD disintegrin impairs VEGF signaling in endothelial cells. Biochimie (Paris. Print) , v. 94, p. 1812-1820, 2012.

  • ALVES, T. R. ; Fonseca, ACC ; NUNES, S. S. ; SILVA, Aline Oliveira da ; Dubois, LGF ; Faria J ; Kahn, SA ; Viana,NB ; Marcondes,J ; LEGRAND, C. ; MOURA NETO, V. ; Morandi, V. . Tenascin-C in the extracellular matrix promotes the selection of highly proliferative and tubulogenesis-defective endothelial cells. Experimental Cell Research , v. 317, p. 2073-2085, 2011.

  • SMADJA, D. ; Daudigier, C ; Bièche, I ; Evrard, S ; Mauge, L. ; DIAS, J. V. ; Laurendeau, I ; Marsac, B ; Dizier, B ; Wagner-Ballon, O ; BOISSON-VIDAL, C. ; Morandi, Verônica ; Duong-Van-Huyen, J.-P. ; Bruneval, P ; Dignat-George, F ; Emmerich, J ; Gaussem, P . Thrombospondin-1 is a plasmatic marker of peripheral arterial disease that modulates endothelial progenitor cell angiogenic properties. Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology , v. 31, p. 551/21148423-559, 2011.

  • Morandi, V. . The N-Terminal Domain of Thrombospondin-1: a Key for the Dual Effect of TSP-1 in Angiogenesis and Cancer Progression?. The Scientific World Journal , v. 9, p. 133-136, 2009.

  • Nunes, Sara Santana ; Outeiro-Bernstein, Marianna A. Ferrari do ; Juliano, Luiz ; Vardiero, Francisco ; Nader, Helena B. ; Woods, Anne ; LEGRAND, Chantal ; Morandi, V. . Syndecan-4 contributes to endothelial tubulogenesis through interactions with two motifs inside the pro-angiogenic N-terminal domain of thrombospondin-1. Journal of Cellular Physiology (Print) , v. 214, p. 828-837, 2008.

  • Soares, GCMT ; Silva, BA ; Santos, MHB ; Costa, AFE ; Santos, ALS ; Morandi, V. ; Nagao-Ferreira, PE . Metallopeptidases produced by group B streptococcus: Influence of proteolytic inhibitors on growth and on interaction with human cell lineages. International Journal of Molecular Medicine , v. 22, p. PMID: 18575784-125, 2008.

  • RAMOS, O ; TERRUGGI, C ; RIBEIRO, J ; COMINETTI, M ; Figueiredo, C ; BERARD, M ; CREPIN, M ; Morandi, V. ; SELISTREDEARAUJO, H . Modulation of in vitro and in vivo angiogenesis by alternagin-C, a disintegrin-like protein from Bothrops alternatus snake venom and by a peptide derived from its sequence. Archives of Biochemistry and Biophysics (Print) , v. 461, p. 1-6, 2007.

  • FIGUEIREDO, C. C. ; Deccache, P. M. S. ; LOPES-BEZERRA, L. M. ; Morandi, V. . TGF-beta1 induces transendothelial migration of the pathogenic fungus Sporothrix schenckii by a paracellular route involving extracellular matrix proteins. Microbiology (Reading. Print) , v. 153, p. 2910-2921, 2007.

  • Faria, Jane ; Romão, Luciana ; Martins, Sheila ; Alves, Tércia ; Mendes, Fabio A. ; de Faria, Giselle Pinto ; Hollanda, Rosenilde ; Takiya, Christina ; Chimelli, Leila ; MORANDI, VERONICA ; de Souza, Jorge Marcondes ; Abreu, Jose Garcia ; Neto, Vivaldo Moura . Interactive properties of human glioblastoma cells with brain neurons in culture and neuronal modulation of glial laminin organization. Differentiation (London) , v. 74, p. 562-572, 2006.

  • Selistre-de-Araujo, H.S. ; Cominetti, M.R. ; Terruggi, C.H.B. ; Mariano-Oliveira, A. ; De Freitas, M.S. ; Crepin, M. ; Figueiredo, C.C. ; Morandi, V. . Alternagin-C, a disintegrin-like protein from the venom of Bothrops alternatus, modulates alpha21 integrin-mediated cell adhesion, migration and proliferation. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , Ribeirão Preto - SP - Brazil, v. 38, n.10, p. 1505-1511, 2005.

  • Figueiredo, C ; LIMA, O. C. ; LOPESBEZERRA, L. M. ; Morandi, V. . The in vitro interaction of Sporothrix schenckii with human endothelial cells is modulated by cytokines and involves endothelial surface molecules. Microbial Pathogenesis , Inglaterra, v. 36, n.4, p. 177-188, 2004.

  • Cominetti, M. R. ; TERRUGI, Cristina ; RAMOS, Oscar Henrique Pereira ; FOX, Jay W ; Mariano-Oliveira, A. ; De Freitas, M.S. ; FIGUEIREDO, Camila Castro ; Morandi, V. ; ARAUJO, Heloisa Sobreiro Selistre de . Alternagin-C, a Disintegrin-like Protein, Induces Vascular Endothelial Cell Growth Factor (VEGF) Expression and Endothelial Cell Proliferation in Vitro. The Journal of Biological Chemistry (Print) , Estados Unidos, v. 279, n.18, p. 18247-18255, 2004.

  • TODOROV, A. ; ANDRADE, D. ; PESQUERO, J. B. ; ARAÚJO, R. C. ; Bader, M ; STEWART, J. ; GERA, L. ; MÜLLERESTERL, W. ; Morandi, Verônica ; Goldenberg, RC ; FARIA NETO, Hugo Caire de Castro ; SCHARFSTEIN, Julio . Trypanosoma cruzi induces edematogenic responses in mice and invades cardiomyocytes and endothelial cells in vitro by activating distinct kinin receptor (B1/B2) subtypes.. The FASEB Journal , v. 17, p. 73-75, 2003.

  • Ferrari do Outeiro-Bernstein, M ; NUNES, S. S. ; ANDRADE, A. C. ; ALVES, T. R. ; LEGRAND, Chantal ; Morandi, V. . A recombinant NH2-terminal heparin-binding domain of the adhesive glycoprotein, thrombospondin-1, promotes endothelial tube formation and cell survival: a possible role for syndecan-4 proteoglycan. Matrix Biology (Print) , Amsterdam, v. 21, n.4, p. 311-324, 2002.

  • PLOTKOWSKI, M. C. ; COSTA, A. O. ; Morandi, V. ; BARBOSA, H. S. ; BENTZMANN, S. ; NADER, H. ; PUCHELLE, E. . Heparan sulfate proteoglycans as cell surface receptors allowing the adherence of nonpiliated Pseudomonas aeruginosa to untight human epithelial respiratory cells. Journal of Medical Microbiology , Estados Unidos, v. 50, n.2, p. 183/11211227-190, 2001.

  • LIMA, O. C. ; FIGUEIREDO, C. C. ; PREVIATO, J. O. ; Mendonca-Previato, L. ; Morandi, V. ; Lopes Bezerra, L. M. . Involvement of Fungal Cell Wall Components in Adhesion of Sporothrix schenckii to Human Fibronectin. Infection and Immunity (Print) , Washington DC,Estados Unidos, v. 69, n.11, p. 6874-6880, 2001.

  • SCHARFSTEIN, J. ; SCHMITZ, V. ; Morandi, V. ; CAPELLA, M. ; LIMA, Ana Paula ; MORROT, A. ; JULIANO, L. ; MÜLLERESTERL, W. . Host cell invasion by Trypanosoma cruzi is potentiated by activation of bradykinin B2 receptors. The Journal of Experimental Medicine , New York USA, v. 192, n.9, p. 1289-1300, 2000.

  • LIMA, O. C. ; FIGUEIREDO, Camila Castro ; PEREIRA, B. A. ; PINTOCOELHO, M. G. ; Morandi, V. ; LOPESBEZERRA, L. M. . Adhesion of the human pathogen Sporothrix schenckii to several extracellular matrix proteins. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , v. 32, p. 651-657, 1999.

  • LEGRAND, C. ; RABHI-SABILE, S. ; Morandi, V. . Functional and clinical significance of thrombospondin. Platelets (Edinburgh. Print) , INGLATERRA, v. 8, p. 211-224, 1997.

  • INCARDONA, F. ; LEWALLE, J. M. ; Morandi, V. ; LAMBERT, S. ; LEGRAND, Y. J. ; FOIDART, J. M. ; LEGRAND, C. . Thrombospondin Modulates Human Adenocarcinoma Cell Adhesion To Human Vascular Endothelial Cells.. Cancer Research (Chicago, Ill.) , ESTADOS UNIDOS, v. 55, p. 166-173, 1995.

  • Morandi, V. ; CHERRADI, S. E. L. ; LAMBERT, S. ; FAUVEL-LAFEVE, F. ; LEGRAND, Y. ; LEGRAND, C. . Pro-Inflammatory Cytokines -Interleukin-1* And Tumor Necrosis Factor-*) Down-Regulate The Synthesis And Secretion Of Thrombospondin By Human Endothelial Cells.. Journal of Cellular Physiology , ESTADOS UNIDOS, v. 160, p. 367-377, 1994.

  • Morandi, V. ; EDELMAN, L. ; LEGRAND, Y. J. ; LEGRAND, C. . Characterization Of A Novel Monoclonal Antibody (V58a4) Raised Against A Recombinant Nh2-Terminal Heparin-Binding Fragment Of Human Endothelial Cell Thrombospondin.. FEBS Letters , Holanda, v. 346, p. 156-160, 1994.

  • Morandi, V. . Thrombospondin: Relationship To Protease And Growth Factor/Cytokine Activity. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Brasil, v. 27, p. 2153-2161, 1994.

  • CHAMAK, B. ; Morandi, V. ; MALLAT, M. . Brain Macrophages Stimulate Neurite Growth And Regeneration By Secreting Thrombospondin. Journal of Neuroscience Research , v. 38, p. 221-233, 1994.

  • LEGRAND, C. ; Morandi, V. ; MENDELOVITZ, S. ; HADASSA, S. ; HARTMAN, J. R. ; PANET, A. . Expression In Escherichia Coli Of A Recombinant Domain Of Thrombospondin: A Potent Inhibitor Of Platelet Aggregation.. Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology , v. 14, p. 1784-1791, 1994.

  • Morandi, V. ; FAUVEL-LAFEVE, F. ; LEGRAND, C. ; LEGRAND, Y. . Role Of Thrombospondin In The Adhesion Of Endothelial Cells In Primary Culture.. In Vitro Cellular & Developmental Biology. Animal , ESTADOS UNIDOS, v. 29, p. 585-591, 1993.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAUJO, Heloisa Sobreiro Selistre de ; Morandi, V. ; TERRUGI, Cristina Helena Bruno ; COMINETTI, Marcia Regina ; RAMOS, Oscar Henrique Pereira . Uso da alternagina-C (ALT-C) da Bothrops alternatus, peptídeo sintético derivado de sua estrutura, composição farmacêutica e método de obtenção da mesma - PI05012333. 2005.

Morandi, V. . Edital Universal 2006. 2006 (Auxílio à Pesquisa) .

Morandi, V. . Edital para Estudo de Neoplasias/CNPq. 2005 (Auxílio à Pesquisa) .

Morandi, V. . Edital para Estudo de Células-tronco (CNPq). 2005 (Auxílio à Pesquisa) .

Morandi, V. . Interações Celulares no Endotélio Vascular: uma Abordagem Multidisciplinar dos Mecanismos de Adesão Celular. 2003 (Auxílio Integrado de Pesquisa/CNPq) .

Morandi, V. . Edital 06/2001/CNPq - Doenças Crônico-Degenerativas. 2002 (Auxílio Integrado de Pesquisa) .

Morandi, V. . Auxílio Integrado de Pesquisa/CNPq. 2001 (Auxílio Integrado de Pesquisa/CNPq/Bolsas) .

PLOTKOWISKI, M. C. M. ; Morandi, V. ; BEZERRA, Leila Maria Lopes ; LEGRAND, Chantal ; PUCHELLE, E. . Convênio CAPES/COFECUB No. 347/01. 2001 (Cooperação Internacional) .

Morandi, V. ; LEGRAND, Chantal . Acordo CNPq/INSERM. 2001 (Acordo CNPq/INSERM) .

GOLDENBERG, S. ; Morandi, V. ; SCHARFSTEIN, Julio . PRONEX-2 136/97. 2001 (Cooperação Interinstitucional) .

Morandi, V. . Edital Universal 2000/CNPq. 2000 (Auxílio Integrado de Pesquisa/CNPq) .

Morandi, V. . Cientistas de Nosso Estado. 1999 (Auxílio para custeio de Projeto) .

Morandi, V. . TWAS Grant Program. 1999 (Auxílio para custeio de Projeto) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de um modelo endotelial in vitro para o estudo de cavernomas cerebrais, Descrição: Os cavernomas cerebrais são lesões vasculares formadas por capilares defeituosos no cérebro e que predispõem os pacientes a riscos elevados de acidente vascular cerebral hemorrágico, epilepsia e deficiências neurológicas diversas, dependendo de sua localização no sistema nervoso central. Esta doença possui uma frequência muito elevada na população (quase 1%), sendo a cirurgia o tratamento mais eficaz, quando as lesões ocorrerem fora das áreas cerebrais envolvidas no controle das funções vitais do paciente. Em outros casos, os sintomas incapacitantes têm sido tratados com drogas de espectro de ação amplo, como Fasudil e Simvastatina. O principal defeito que leva às lesões dos cavernomas no cérebro ocorre nas células endoteliais que formam os capilares. Nas células endoteliais doentes, ocorre um excesso de atividade da enzima ROCK, com tremendos impactos na estrutura dessas células e, por consequência, nos vasos por elas formados: os vasos defeituosos funcionam como tubos imperfeitos, que deixam extravasar o sangue, levando às hemorragias características da doença. Estudos em animais mostraram que a inibição específica da proteína ROCK pode fazer com que as células endoteliais defeituosas voltem a ter uma morfologia sadia, levando à formação de uma rede vascular plenamente funcional e desprovida de focos hemorrágicos. Em nosso laboratório (Laboratório de Biologia da Célula Endotelial e da Angiogênese ? LabAngio, Departamento de Biologia Celular - IBRAG) temos estudado como se formam estruturas endoteliais com lúmen e a correlação deste processo com diversas patologias que se caracterizam pela presença de vasos sanguíneos disfuncionais, como os que ocorrem nos tumores sólidos de elevado potencial angiogênico. Mais recentemente, como parte de um projeto mais amplo coordenado pelo Prof. Jorge Marcondes de Souza (HUCCF/UFRJ), nos propomos a modificar células endoteliais para expressarem um fenótipo morfo-funcional que mimetiza o endotélio patológico típico dos cavernomas, através do silenciamento de proteínas da família CCM. Pretendemos caracterizar as células modificadas, de forma a estabelecer parâmetros funcionais fisiologicamente relevantes para os fenótipos endoteliais característicos dos cavernomas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Verônica Maria Morandi da Silva - Coordenador / Francisco Vardiero de Morais - Integrante / Jorge Marcondes - Integrante / Carlos Alberto Manssour Fraga - Integrante / Caroline Barbosa Peres do Nascimento - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Biologia e recrutamento de células endoteliais progenitoras circulantes no contexto de patologias crônico-degenerativas: perspectivas terapêuticas, Descrição: Neste projeto, o foco é o estudo das células endoteliais progenitoras (EPCs), atualmente consideradas essenciais para a angiogênese associada ao reparo de lesões isquêmicas e ao câncer. O nível de EPCs circulantes tem sido proposto como possível biomarcador de estados patológicos não apenas no contexto do câncer, mas também para estimativas de risco cardiovascular em condições degenerativas como diabetes e obesidade. O Laboratório de Biologia da Célula Endotelial e da Angiogênese (LabAngio/UERJ) vem desenvolvendo métodos de expansão ex vivo de EPCs humanas de sangue periférico, no intuito de melhor compreender as propriedades biológicas destes progenitores e avaliar seu potencial terapêutico. Neste projeto, pretendemos desenvolver protocolos de caracterização fenotípica de EPCs em indivíduos normais e em portadores de patologias crônico-degenerativas, por citometria de fluxo, além de avaliar o potencial angiogênico de EPCs dessas diferentes origens, segundo os métodos tradicionalmente aceitos na área como parâmetros de funcionalidade endotelial: in vitro, serão estudadas a estabilidade cromossômica de EPCs expandidas em cultura; a proliferação; a diferenciação angiogênica e mobilização/incorporação destas células ao endotélio maduro. O potencial terapêutico será estudado também in vivo (uso de modelos de isquemia crítica de membros inferiores, em camundongos nude). Como metas especificamente aplicadas ao SUS, o projeto prevê: (1) a padronização do protocolo de detecção de EPCs no sangue periférico e seu uso como biomarcadores da progressão de patologias, de diagnóstico e de prognóstico; O LabAngio faz parte da Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Maria Morandi da Silva - Coordenador / Luiz Juliano - Integrante / MARQUES, MARCELA FERREIRA - Integrante / Eliete Bouskela - Integrante / Christina Barja-Fidalgo - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Papel da adesão celular no recrutamento de progenitores endoteliais circulantes por sítios isquêmicos, Descrição: Durante muito tempo o surgimento de novos vasos a partir de vasos pré-existentes (angiogênese) foi considerado como a única maneira de vascularização tumoral. Entretanto, células precursoras endoteliais circulantes de adultos (EPCs) têm sido implicadas nesse evento, por serem capazes de se incorporarem à parede vascular, num processo recentemente denominado como vasculogênese tumoral. Já foi fartamente demonstrado, na última década, que o recrutamento de EPCs oriundas da medula óssea é fundamental para a vascularização reparadora de lesões isquêmicas. Existem evidências de que, apesar de pequenas quantidades de EPCs serem recrutadas e incorporadas nos vasos presentes no microambiente tumoral, estas já seriam suficientes para iniciar a fase de crescimento tumoral ?angiogênica?. Entretanto, recentemente alguns pesquisadores têm gerado polêmica, ao afirmarem que as células derivadas da medula óssea encontradas associadas aos vasos recém formados no microambiente tumoral, são na verdade precursores murais. Assim, este projeto busca esclarecer os mecanismos envolvidos no recrutamento de EPCs, a fim de identificar novos alvos moleculares e desenvolver estratégias que visam o controle terapêutico do processo de recrutamento desses progenitores, em condições fisiopatológicas diversas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Verônica Maria Morandi da Silva - Coordenador / Juliana Vieira Dias - Integrante / Catherine Boisson-Vidal - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Papel da tenascina-C na angiogênese de gliomas, Descrição: Os gliomas são tumores de origem glial e constituem mais de 40% de todos os neoplasmas do sistema nervoso central (SNC), em particular os de composição astrocitária ou astrocitomas. São estremamente invasivos, infiltrativos, destrutivos e fatais. Apesar de serem altamente vascularizados, possuem uma angioarquitetura aberrante e sub-funcional. Dentre as particularidades dos gliomas, destacamos a matriz extracelular (MEC) específica que secretam, com elevados níveis de incorporação da tenascina-C (TN-C), uma glicoproteína matricelular com propriedades anti-adesivas, descrita como competidora glicoproteína adesiva fibronectina (FN), levando à desestabilizando das adesões focais e induzindo proliferação celular em gliomas. Já nos vasos sanguíneos neurais em repouso (quiescentes), a TN-C não é expressa, porém está fortemente localizada ao redor dos vasos recém-formados do glioma e parece colaborar com a angiogênese tumoral. Resultados prévios mostraram que a MEC secretada por gliomas induz apoptose por perda de adesão (anoikis) em células endoteliais em fase de progressão do ciclo celular (S-G2/M). Surpreendentemente, a sub-população de células endoteliais que resistiram à anoikis é 3 vezes mais proliferativa, apesar de menos eficiente na formação de estruturas tubulares in vitro (diferenciação angiogênica) quando comparada às células endoteliais cultivadas sobre MECs de fibroblastos ou autólogas, fato condizente com o quadro clínico de um GBM: alta densidade/proliferação vascular e vasos anormais. Demonstramos também que a TN-C, mais especificamente o seu domínio EGF-like, é responsável por esta deficiência na formação tubular. Este projeto visa prosseguir com estes estudos, identificando as quinases dependentes de ciclinas (cdk) e seus inibidores espcíficos (CKI) envolvidos nesta indução de proliferação endotelial pela MEC tumoral, a fim de avaliarmos o papel da TN-C da MEC tumoral na indução de apoptose endotelial e proliferação celular. Estes resultados serão tamb. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Maria Morandi da Silva - Coordenador / Tercia Rodrigues Alves - Integrante / Aline Oliveira da Silva - Integrante / Vivaldo Moura Neto - Integrante / Jorge Marcondes - Integrante / Luis Gustavo Feijó Dubois - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Interferência nos mecanismos de adesão entre células tumorais e o endotélio vascular, Descrição: Tem sido proposto, de forma crescente, que a adesão de células tumorais circulantes e a subsequente migração destas através do endotélio deva envolver mecanismos semelhantes aos descritos no tráfego leucocitário. As selectinas reconhecem glicanas específicas, que estão presentes em muitas células tumorais. O motivo estrutural principal reconhecido pelas selectinas é o tetrasacarídeo sialil-LewisX ou estereoisômeros de sua estrutura. Praticamente todos os carcinomas expressam ligantes de selectinas em suas superfícies devido à abundância de mucinas. Diversos trabalhos forneceram evidências de que a inibição de selectinas pode inibir a metástase hematogênica, em modelos animais. Além disso, na última década foi mostrado que a heparina, um HS com atividade anti-coagulante utilizada inicialmente para controlar quadros de trombose associados ao câncer, uma complicação freqüente desta patologia, inibe a atividade biológica de selectinas e atenua o aparecimento de metástases. O mesmo tipo de resultado foi obtido pelo uso de heparinas não-anticoagulantes, indicando que a atividade anti-metastática não depende de uma inibição do processo hemostático. Fucanas sulfatadas estão entre os mais estudados polissacarídeos sulfatados de origem não-mamífera que possuem atividades biológicas em sistemas mamíferos. Em colaboração com o grupo do professor Paulo Mourão (Instituto de Bioquímica Médica/UFRJ), apoiada pelo edital PRONEX-CNPq/FAPERJ desde 2007, estamos avaliando capacidade de polissacarídeos sulfatados extraídos de invertebrados marinhos interferirem na interação de linhagens de células tumorais com células endoteliais, em modelos experimentais que simulem os passos necessários para o processo de metástase.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Maria Morandi da Silva - Coordenador / Francisco Vardiero de Morais - Integrante / Paulo Antônio de Souza Mourão - Integrante / Mauro Pavão - Integrante / Viviane Wallerstein Mignone Dantas - Integrante / Antonio Gilclêr Ferreira Lima - Integrante.

  • 1998 - Atual

    Efeitos pró-angiogênicos e pró-tumorais do domínio N-terminal da trombospondina-1 (TSP-1), Descrição: Dados do nosso grupo mostraram que um fragmento N-terminal de ligação à heparina da trombospondina-1 (TSP-1), denominado NTSP-1, induz a diferenciação de células endoteliais humanas em estruturas tubulares e que estas propriedades pró-angiogênicas são mediadas pelo sindecan-4, que teria sua capacidade de reconhecer a fibronectina, alterada pelos motivos pró-angiogênicos da TSP-1. No presente projeto, temos estudado do papel do sindecan-4 como mediador dos efeitos pró-angiogênicos da TSP-1, em modelos experimentais de células endoteliais transfectadas. Pretende-se investigar o papel do microambiente tridimensional de fibrina (matriz provisional comparável aos existentes em sítios inflamatórios, isquêmicos e tumorais angiogênicos) ou ricos em lâmina basal (característico de vasos maduros), na diferenciação de células transfectadas. Tais ambientes terão sua composição em fragmentos de TSP-1 e fibronectina, em paralelo com a determinação dos níveis de expressão e atividade dos receptores de VEGF (VEGFRs) e FGFs nos dois tipos de ambiente, uma vez que a atividade desses receptores tirosina-quinase podem ser potencializadas pelo domínio NTSP-1. O domínio N-terminal da TSP-1 participa ainda na interação entre células de carcinoma mamário organizada em esferóides e na interação destas com o endotélio, sugerindo que esta região da molécula possa estar envolvida de forma crucial nos efeitos pró-metastáticos já apontados para a TSP-1. Considerando que estudos clínicos atuais - em andamento em diversos estágios - se baseiam no uso de peptídeos miméticos da TSP-1 para inibição da angiogênese, torna-se fundamental elucidar os contextos genéticos, celulares e fisiológicos nos quais a TSP-1 deixa de ser eficaz nesta inibição e passe a, possivelmente, promover eventos metastáticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Verônica Maria Morandi da Silva - Coordenador / Francisco Vardiero de Morais - Integrante / Juliana Vieira Dias - Integrante / Laila Ribeiro Fernandes - Integrante / Jack Lawler - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Departamento de Biologia Celular. , Rua São Francisco Xavier, 524 PHLC Lab.203/204, Maracanã, 20550-013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340499, Fax: (21) 23340309

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

Beth Israel Deaconess Medical Center - Harvard Medical School

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting Scientist/Research Fellow, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como pesquisadora visitante do Departamento de Patologia do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC)/Center for Vascular Biology Research, no laboratório chefiado pelo Dr. Jack Lawler.

2012 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1994-2011 : Professor Adjunto de Biologia Celular (DBCG/UERJ), credenciado em cursos de Graduação (Medicina e Ciências Biológicas), Pós-graduação em Biologia (IBRAG/UERJ) e em Microbiologia (Fac. de Ciências Médicas/UERJ), Programa de PG em Ciências Morfológicas/UFRJ (a partir de 1999). maio de 2009-abril de 2012: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB/UERJ). Curso conceito 6 na CAPES

1990 - 1994

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Em 1990, ocorreu a mudança de regime de enquadramento do contrato de trabalho, de celetista para servidor público. No período disposto neste ítem, esta pesquisadora esteve na França, através de afastamento remunerado, para cursar o Doutorado pleno (48 meses), como bolsista CAPES/COFECUB.

1985 - 1990

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
1985-86: Professora Auxiliar de Biologia Celular (DBCG/UERJ) 1986-1987: Professora Auxiliar de Biologia Celular (DBCG/UERJ) em caráter permanente (40 horas semanais), após Concurso Público de Títulos e Provas (Portaria UERJ 240/86), de 10 de abril de 1986 à 3 de julho de 1988. 1988-1989: Professora Assistente de Biologia Celular (DBCG/UERJ), 40 horas semanais, à partir de 4 de julho de 1988 (Portaria UERJ 519/88). Ensino Ministrado: Biologia Celular (150 horas por semestre) para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e Medicina; Biologia e Evolução (curso interdisciplinar, 15 horas) para o Curso de Graduação em Ciências Biológicas; Biologia das Proteínas de Membrana, para o Curso de Mestrado em Histologia e Embriologia, Departamento de Histologia do Instituto de Biologia, UERJ.

Atividades

  • 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sub Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Sr 2, .,Cargo ou função, Representante Docente na Comissão Especial de Capacitação Docente da SR-2/UERJ.

  • 03/2000

    Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Biologia Celular e Genética.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Condomínio do Pav. Haroldo Lisboa da Cunha.

  • 08/1996

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular Experimental - módulo de 15 h no tema

  • 03/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1994

    Ensino, Biologia (Biociências Nucleares), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Biologia Celular

  • 03/1994

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de disciplinas de estágio: Tópicos especiais - 45 h/semestre (300 horas para o aluno) e monografias de conclusão de curso, 75 h/semestre (600 h para o aluno)

  • 03/1987

    Ensino, Vários, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Participa regularmente da Disciplina de Biologia Celular para o ciclo básico dos Cursos de Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia, Nutrição e Enfermagem, em blocos varáveis de 30 a 60 horas, a depender de outras atividades didáticas

  • 04/2009 - 03/2012

    Direção e administração, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências.

  • 06/2008 - 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CSEPE.,Cargo ou função, Representante Docente do Centro Biomédico da UERJ.

  • 01/2008 - 06/2009

    Direção e administração, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 07/2007 - 04/2009

    Direção e administração, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências.

  • 08/2006 - 12/2007

    Direção e administração, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento.

  • 07/2004 - 08/2005

    Direção e administração, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/2001 - 05/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sub Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Sr 2, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes.,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno de Avaliação do Edital de Apoio à Infraestrutura das Entidades Estaduais/FAPERJ.

  • 03/1999 - 11/2000

    Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Biologia Celular e Genética.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 05/1999 - 06/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sub Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Sr 2, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes.,Cargo ou função, Membro eleita do Conselho Consultivo da Sub-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

  • 03/1998 - 02/1999

    Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Biologia Celular e Genética.,Cargo ou função, Sub-Chefe de Departamento.

  • 04/1998 - 09/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sub Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Sr 2, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes.,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno de Avaliação do PIBIC.

  • 03/1996 - 08/1996

    Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Biologia Celular e Genética.,Cargo ou função, Sub-Chefe de Departamento.

  • 03/1994 - 02/1995

    Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Biologia Celular e Genética.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)