Elesiane Bonatto

Graduanda no curso de História, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente é bolsista vinculado ao Laboratório de Estudos de Cidade (LEC), da mesma instituição, através do projeto "Quantos Brasis cabem nos Estados Unidos?: Comunidade, Territórios e Transnacionalismo entre brasileiros nos Estados Unidos (1985-2010)" coordenado pela professor Emerson César de Campos.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2012 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Outros.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antero Maximiliano Dias dos Reis

CAMPOS, E. C.;REIS, Antero.; GOMES, A. P.. Experiências e Retorno: reflexões sobre trabalho cotidiano de brasileiros nos Estados Unidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bibiana Werle

Aprendendo a ensinar História: experiência de estágio no 7° ano do Ensino Fundamental; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Bibiana Werle;

Maria Teresa Santos Cunha

Percurso de uma pesquisa: O acervo profissional de Elpídio Barbosa; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Teresa Santos Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, F. F. ; BONATTO, E. . A Emergência de uma Área: Estado da Arte sobre a Temática Patrimônio Cultural nos Congressos Brasileiros de História da Educação (2000 - 2013). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    QUANTOS BRASIS CABEM NOS ESTADOS UNIDOS?: Comunidade, Territórios e Transnacionalismo entre brasileiros nos Estados Unidos (1985-2010), Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar diferentes e possíveis idéias e experiências vividas pelos brasileiros quando lançados e inseridos nos fluxos emigratórios para os Estados Unidos. Pretendo investigar mais detidamente a idéia de comunidade e territórios da cultura brasileira em perspectiva transnacional. Embora seja reconhecidamente um tema histórico, o Brasil Emigrante é ainda apenas timidamente considerado pelos Historiadores em geral. A emigração brasileira para os Estados Unidos, mais nitidamente iniciada na década de 1980, é muito difícil de ser precisada em números. Uma considerável parte de estudos acadêmicos produzidos por sociólogos, antropólogos e demógrafos estimam que mais de um milhão de brasileiros estejam residindo nos Estados Unidos. Além da difícil enumeração, é também árdua a tarefa de compreender o fenômeno emigracional brasileiro quanto as suas extensões, visibilidade e as lutas que envolvem o plebiscito diário (Ernest Renan) ou seja, os embates em torno da nação republicana brasileira no Brasil Fora de Si e neste Tempo Presente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elesiane Bonatto - Integrante / Emerson César de Campos - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Perfil de uma biblioteca, traços de um leitor: Estudos sobre o acervo de um professor - Victor Márcio Konder (1925-2005), Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo inventariar, higienizar, catalogar, para dar forma a uma análise, um acervo pessoal composto por um fundo documental de cerca de mil peças entre livros, revistas, catálogos além de 45 (quarenta e cinco) cadernos com manuscritos pessoais escritos entre 1962 a 1992, que pertenceram ao professor, intelectual de esquerda e político catarinense Victor Márcio Konder (1925-2005), um revolucionário letrado, segundo suas próprias palavras (2006). Este material se encontra depositado, por doação da família, na Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC e no Laboratório de Patrimônio Cultural do Departamento de História /FAED/UDESC, em Florianópolis/SC. Sob o prisma combinado da História Cultural (em seu âmbito se situa a História da Educação que aborda a história do livro e da leitura tanto na transmissão de conhecimentos como rastreamento de marcas de leitura presentes em sua biblioteca pessoal), da História do Tempo Presente (pelo testemunho deixado nos cadernos estudados pela via da cultura escrita) e do Patrimônio Cultural (pela análise das instâncias que o custodiam e o caracterizam como um acervo pessoal) este projeto pretende proceder uma análise do legado documental de Victor Márcio Konder como um homem de letras - tal como propõe CHARTIER (1996) por suas vinculações ao mundo da escrita e da leitura - e como intelectual tal como propõe SAID (2005) - um pensador da cultura - que, pela posse de livro e pelas anotações pessoais em cadernos escolares deixou registros sobre cenários de sua época. A investigação seria desenvolvida tendo por ponto de partida os estudos sobre sua biblioteca e de seus cadernos pessoais, que, ainda que tenham sofrido inúmeras triagens, alterações e re-alocações, anunciam marcas de seletividade e de intenção de perpetuidade. A pesquisa parte do pressuposto que salvaguardar um acervo desse porte é preservar uma memória de leitor e de professor. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elesiane Bonatto - Integrante / Flávia de Freitas Souza - Integrante / Maria Teresa Santos Cunha - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Cientifica, Carga horária: 20