Bruna Zavati Zavitoski

Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atualmente, cursa doutorado no programa de Biologia Funcional e Molecular no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Biologia Funcional e Molecular

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Gonçalo Amarante Guimarães Pereira.

Mestrado em Biotecnologia

2014 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Efeitos da adição de linhagens de Saccharomyces cerevisiae de culturas estoques de laboratório adicionadas ao creme de levedura industrial durante fermentações sucessivas de melaço,Ano de Obtenção: 2016
Cecilia Laluce.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Biocombustíveis

2011 - 2013

Instituto Federal de São Paulo
Título: Isolamento, seleção e cultivo de microalgas como matéria-prima para a produção de biodiesel
Orientador: Jean Carlos Rodrigues da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Refino de Petróleo e Controle Ambiental. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2014 - 2014

O controle de qualidade dos combustíveis no Brasil. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP, IFSP, Brasil.

2012 - 2012

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS DE MICROALGA. (Carga horária: 4h). , XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia, ALAM, Brasil.

2011 - 2011

Planejamento Fatorial à Síntese de Biodiesel. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GONCALVES, V. C. ; MESSIANO, G. B. ; PULITANO, V. M. S. E. ; SOUZA, C. O. ; SANTOS, A. B. ; LEITE, G. R. ; ZAVITOSKI, B. Z. ; SANTOS, L. F. ; CORDEIRO, R. ; FREITAS, C. V. ; TU, K. . Jornada de Ciência e Tecnologia. 2013. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

27º Congresso Brasileiro de Microbiologia. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE VINHAÇA NO CULTIVO DE CHLORELLA SP. VISANDO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2013. (Congresso).

4º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE VINHAÇA NO CULTIVO DE MICROALGAS VISANDO À PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2013. (Congresso).

Jornada de Ciência e Tecnologia - IFSP Campus Matão.ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE VINHAÇA NO CULTIVO DE CHLORELLA SP. VISANDO A PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2013. (Outra).

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Congresso).

III Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. CULTIVO DE MICROALGAS DE UM LAGO DE ÁGUA DOCE COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2012. (Congresso).

XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia (XXI ALAM). Isolamento, seleção e cultivo de microalgas de um lago de água doce da cidade de Matão/SP como matéria-prima para a produção de biodiesel. 2012. (Congresso).

II Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Márcia Luzia Rizzatto

SILVA, J. C. R.;RIZZATTO, Márcia Luzia; SOUSA, S. R.. Isolamento, Seleção e Cultivo de Microalgas como Matéria-prima para a Produção de Biodiesel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Matão.

Edwil Aparecida de Lucca Gattas

LALUCE, C;GATTAS EAL; MEDINA, K. J. D.. Efeitos da adição de Saccharomyces cerevisiae de culturas estoques de laboratório ao creme de levedura industrial durante fermentações sucessivas de melaço. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto de Química de Araraquara Unesp.

Edwil Aparecida de Lucca Gattas

Laluce, CGATTAS EAL; MEDINA, K. J. D.. Efeitos da adição de linhagens de Saccharomyces cerevisiae de culturas estoque ao creme de levedura industrial durante fermentações sucessivas de melaço. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Instituto de Química de Araraquara Unesp.

Jeferson Gross

GROSS, J.. CONSTRUÇÃO DE UM ATLAS GENÔMICO PARA TERMOTOLERÂNCIA EM Saccharomyces cerevisiae VISANDO PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ETANOL DE PRIMEIRA E SEGUNDA GERAÇÃO. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Bioenergia) - Universidade Estadual de Campinas.

Jean Carlos Rodrigues da Silva

da SILVA, J. C. R.; RIZZATTO, M. L.; SOUSA, S. R.. Isolamento, seleção e cultivo de microalgas como matéria-prima para a produção de biodiesel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo - Campus Matão.

Kelly Johana Dussán Medina

Laluce, C.; Gattas, E.A.L.;DUSSÁN, K.J.. Efeitos da adição de linhagens de Saccharomyces cerevisiae de culturas estoques ao creme de levedura industrial durante fermentações sucessivas de melaço. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto de Química - UNESP - Araraquara.

Kelly Johana Dussán Medina

Laluce, C.; Gattas, E.A.L.;Dussan, K.J.. Efeitos da adição de linhagens de Saccharomyces cerevisiae de culturas estoques ao creme de levedura industrial durante fermentações sucessivas de melaço. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Instituto de Química - UNESP - Araraquara.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leandro Vieira dos Santos

Construção de um atlas genômico para termotolerância em Saccharomyces cerevisiae visando processos 1G e 2G; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Gonçalo Amarante Guimarães Pereira

Construção de um atlas genômico para termotolerância em Saccharomyces cerevisiae visando processos 1G e 2G; Início: 2017; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jean Carlos Rodrigues da Silva

Isolamento, seleção e cultivo de microalgas como matéria-prima para a produção de biodiesel; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Jean Carlos Rodrigues da Silva;

Jean Carlos Rodrigues da Silva

Análise da utilização de vinhaça no cultivo de microalgas visando à produção de biodiesel; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Jean Carlos Rodrigues da Silva;

Jean Carlos Rodrigues da Silva

Isolamento, seleção e cultivo de microalgas como matéria-prima para a produção de biodiesel; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Jean Carlos Rodrigues da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LALUCE, C. ; LEITE, G. R. ; ZAVITOSKI, B. Z. ; ZAMAI, T. T. ; VENTURA, R. . Fermentation of sugarcane juice and molasses for ethanol production. In: Ian O'Hara; Sagadevan Mundree. (Org.). Sugarcane-based Biofuels and Bioproducts. 1ed.New York: Wiley-Blackwell, 2016, v. , p. 104-.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Análise da utilização de vinhaça no cultivo de microalgas visando à produção de biodiesel, Descrição: Com o aumento da produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, é notório um aumento na geração de resíduos associados neste sistema de produção. Como exemplo destaca-se a vinhaça, que é o principal resíduo gerado do processo de destilação do caldo fermentado da cana-de-açúcar, e que pode acarretar uma série de problemas para o meio ambiente. Como estratégia para remediar este problema, torna-se possível a utilização destes subprodutos gerados nas usinas de álcool e açúcar como elementos nutrientes para a produção de microalgas, estas destinadas a obtenção de biomassa que muitas vezes são ricas em lipídeos, proteínas e carboidratos. Os lipídeos encontrados nas microalgas possuem características físico-químicas e químicas similares aos de óleos vegetais e por isso elas podem ser consideradas como potencial matéria-prima para a produção de biodiesel. O presente trabalho teve como objetivo a adição de vinhaça no meio de cultivo de Chlorella sp. avaliando seu crescimento e composição de ácidos graxos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Zavati Zavitoski - Integrante / Jean Carlos Rodrigues da Silva - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Isolamento, seleção e cultivo de microalgas como matéria-prima para a produção de biodiesel, Descrição: Os cultivos de microalgas constituem-se em ferramentas fundamentais para a obtenção de informações básicas sobre processos ecológicos, fisiológicos e bioquímicos, além de apresentarem vastas aplicações com importância econômica, tais como: geração de biomassa e produção de substâncias de interesse industrial, como óleos. Os óleos encontrados nas microalgas possuem características físico-químicas e químicas similares aos de óleos vegetais e por isso elas podem ser consideradas como potencial matéria-prima para a produção de biodiesel. Entretanto, apesar de apresentarem tal potencialidade, os dados sobre o cultivo de microalgas para a produção de biocombustíveis são escassos. O presente projeto visa obtenção, seleção e cultivo de microalgas marinhas e de água doce, visando a aplicação na produção de biodiesel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Zavati Zavitoski - Integrante / Jean Carlos Rodrigues da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Genética e Evolução. , AC Unicamp, Cidade Universitária, 13083970 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35216650

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional