Paula Rossi Baldini

Enfermeira pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Atuação em Unidade Básica de Saúde e Unidade da Criança e do Adolescente na área de enfermaria e pronto-atendimento, todos na cidade de São Carlos (2016 - 2017). Membro fundadora da Liga Acadêmica de Saúde da Criança e do Adolescente - LASCA na UFSCar (2017). Desenvolveu projetos de pesquisa na área de urgência e emergência (2016) e atenção básica (2014).

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Enfermagem

2012 - 2017

Universidade Federal de São Carlos
Título: Professors? Training in Cardiopulmonary Resuscitation Using Realistic Simulation Evaluation of the Effectiveness
Orientador: Regimar Carla Machado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Urgência e Emergência.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Autoconfiança dos Professores com Relação ao Manejo Inicial das Intercorrências de Saúde na Escola. 2017. (Congresso).

Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Osce como estratégia de avaliação na capacitação em ressuscitação cardiopulmonar. 2016. (Congresso).

Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DE DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. 2016. (Congresso).

Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Avaliação da capacitação teórico/prático para enfermagem acerca das manobras básicas em reanimação cardiorrespiratória. 2016. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica. CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DE DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. 2016. (Congresso).

Congresso de Iniciação Cientifica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. A Incorporação do Diagnóstico de Saúde como Tecnologia para o Cuidado Coletivo na Atenção Primária à Saúde. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cássia Irene Spinelli Arantes

A incorporação do diagnóstico de saúde como tecnologia para o cuidado coletivo na atenção primária à saúde; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cássia Irene Spinelli Arantes;

Regimar Carla Machado

Treinamento de professores em ressuscitação cardiopulmonar usando simulação realista: avaliação da eficácia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Regimar Carla Machado;

Regimar Carla Machado

Capacitação teórica e prática de docentes da área da saúde para o atendimento da parada cardiorrespiratória - PIBIC ?CNPq; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Regimar Carla Machado;

Aline Cristiane Cavicchioli Okido

Apoio social, mutualidade entre os pais e qualidade de vida das cuidadoras de crianças com necessidades especiais de saúde; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROSSI BALDINI, PAULA ; MACHADO, REGIMAR CARLA ; BASSETO, MELISSA ; GERMANI LUCAS, MARINA ; DE OLIVEIRA, ISABELA CRISTINA ; BATISTINI, HILAINE CRISTINA ; FONSECA, ERIKA ; FORMENTON, ALESSANDRO ; RODRIGUES DE SOUZA, ANDRESSA ; DA SILVA GRAZZIANO, ELIANE . Professors' Training In Cardiopulmonary Resuscitation Using Realistic Simulation: Evaluation Of The Effectiveness. INTERNATIONAL ARCHIVES OF MEDICINE , v. 9, p. 1-8, 2016.

  • BALDINI, P. R. ; OKIDO, A. C. C. ; ZONTA, J. B. ; CHAVES, G. H. ; FREITAS, L. ; EDUARDO, A. H. A. . AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES COM RELAÇÃO AO MANEJO INICIAL DAS INTERCORRÊNCIAS DE SAÚDE NA ESCOLA. In: VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2017, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2017.

  • BALDINI, P. R. ; MACHADO, REGIMAR CARLA ; DA SILVA GRAZZIANO, ELIANE ; SILVA, J. A. M. ; FORMENTON, ALESSANDRO ; BASSETO, MELISSA ; FONSECA, ERIKA . OSCE como estratégia de avaliação na capacitação em ressuscitação cardiopulmonar. In: Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2016, São Paulo. A Cardiologia Atual e Futura, 2016. v. 26. p. 232-232.

  • BALDINI, P. R. ; ASSALIN, A. C. B. ; GERMANI LUCAS, MARINA ; SOUZA, A. C. ; FORMENTON, ALESSANDRO ; DA SILVA GRAZZIANO, ELIANE ; MACHADO, REGIMAR CARLA . Avaliação da capacitação teórico/prático para enfermagem acerca das manobras básicas em reanimação cardiorrespiratória. In: Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2016, São Paulo. A Cardiologia Atual e Futura, 2016. v. 26. p. 235-235.

  • BALDINI, P. R. ; BASSETO, MELISSA ; FORMENTON, ALESSANDRO ; GOMES, V. R. Q. ; DA SILVA GRAZZIANO, ELIANE ; MACHADO, REGIMAR CARLA . CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DE DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. In: Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2016, São Paulo. A Cardiologia Atual e Futura, 2016. v. 26. p. 225-225.

  • BALDINI, P. R. . CAPACITAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DE DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALDINI, P. R. . CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DE DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALDINI, P. R. . A INCORPORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE SAÚDE COMO TECNOLOGIA PARA O CUIDADO COLETIVO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BALDINI, P. R. . Capacitação Teórico e Prática com uso de Simulação Realística sobre Parada Cardiorrespiratória para Profissionais da Área da Saúde. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DE DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA, Descrição: Os profissionais de saúde necessitam estar atualizados e capacitados para um atendimento qualificado de uma parada cardiorrespiratória (PCR) e aplicação adequada de manobras básicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), com manuseio do desfibrilador externo automático (DEA). Frente a isso, pretendese aplicar um programa de capacitação teórico e prático para docentes da área da saúde acerca da ressuscitação cardiopulmonar e comparar o conhecimento prévio e posterior à capacitação. Os profissionais elegíveis para o estudo serão docentes da área de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e gerontólogos de uma instituição de ensino superior público do interior do Estado de São Paulo mediante aulas teóricas e práticas, em que será aplicado um teste com questões de múltipla escolha sobre o tema antes e após a capacitação de ressuscitação cardiopulmonar. A análise dos resultados será de forma quantitativa e a partir disso se dará a observação das respostas da pré-capacitação e as da póscapacitação, analisando se foi compreendido o objetivo do treinamento teórico e prático de capacitação à vida. Considerando-se assim, que as propostas de capacitação de profissionais de saúde sugeridas neste estudo possam subsidiar a qualidade do atendimento em situações de emergência e, busca de evidência científica para embasar a prática clínica na RCP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Rossi Baldini - Coordenador / Regimar Carla Machado - Integrante / BASSETO, MELISSA - Integrante / GERMANI LUCAS, MARINA - Integrante / DE OLIVEIRA, ISABELA CRISTINA - Integrante / BATISTINI, HILAINE CRISTINA - Integrante / FONSECA, ERIKA - Integrante / FORMENTON, ALESSANDRO - Integrante / RODRIGUES DE SOUZA, ANDRESSA - Integrante / DA SILVA GRAZZIANO, ELIANE - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Capacitação de Profissionais da Saúde quanto ao Acolhimento e Classificação de Risco em Unidades de Pronto Atendimento e Manobras Básicas de Reanimação Cardiopulmonar, Descrição: Os profissionais de saúde que atuam em serviços de emergência necessitam estar atualizados e capacitados para um atendimento qualificado. A chegada de pacientes com diferentes perfis clínicos, nas mais diversas prioridades de atendimento (de imediato a não urgente) nesses serviços, requerem dos profissionais de saúde, e de maneira importante da equipe de enfermagem, ações potencialmente decisivas na organização e implementação da promoção da saúde, por meio de acolhimento efetivo deste usuário e classificação de seu risco, além do reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR) e aplicação adequada de manobras básicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), com manuseio do desfibrilador externo automático (DEA).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paula Rossi Baldini - Coordenador / Regimar Carla Machado - Integrante.

  • 2013 - 2014

    A incorporação do diagnóstico de saúde como tecnologia para o cuidado coletivo na atenção primária à saúde, Descrição: A atenção primária à saúde caracteriza-se como um conjunto de ações individuais e coletivas que abrangem a promoção, proteção e manutenção da saúde. A Estratégia Saúde Família, forma prioritária de implementação da atenção primária no Brasil, não tem conseguido modificar rapidamente o modelo de atenção à saúde de caráter individual e curativo. As equipes de saúde da família apresentam dificuldades e limitações para organizar e produzir ações coletivas, bem como para utilizar tecnologias como o diagnóstico de saúde da população do seu território de abrangência. Este estudo teve como objetivo geral analisar a incorporação do diagnóstico coletivo de saúde na produção da atenção primária à saúde por equipes de saúde da família do município de São Carlos, estado de São Paulo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os sujeitos foram os membros de onze equipes de saúde da família (enfermeiros, médicos, dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares odontológicos e agentes comunitários de saúde), que aceitaram participar da pesquisa, respondendo em grupo a um roteiro de questões semiestruturadas. A análise quantitativa dos dados obtidos com as respostas das equipes foi realizada, por meio da estatística descritiva e para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da análise quantitativa apontaram que a grande maioria das equipes afirmou que já elaborou o diagnóstico por duas vezes ou mais. As equipes reconheceram sua utilidade, mas citaram que possuem várias dificuldades para sua elaboração. A dificuldade mais frequente foi relacionada à obtenção das informações necessárias. A expressiva maioria das equipes identificou vantagens no trabalho em saúde da família com a utilização do diagnóstico. Por outro lado, a maioria das equipes (55%) manifestou apresentar dificuldades na utilização do diagnóstico coletivo, dentre elas a mais frequente foi a diferença de visão entre os profissionais das equipes sobre a valorização do uso dessa tecnologia no trabalho. Os resultados da análise qualitativa originaram cinco categorias temáticas: Concepção das equipes de saúde da família sobre o diagnóstico coletivo de saúde; Ideário de como se elabora um diagnóstico coletivo de saúde na visão das equipes de saúde da família; Dificuldades apontadas pelas equipes de saúde da família na realização do diagnóstico coletivo de saúde; Aplicações e benefícios do desenvolvimento do diagnóstico coletivo de saúde no trabalho das equipes; e Propostas das equipes para facilitar e potencializar a realização do diagnóstico coletivo de saúde. Os resultados evidenciaram que embora as equipes de saúde da família reconheçam a importância da elaboração e utilização do diagnóstico coletivo de saúde, a sua incorporação efetiva como tecnologia no processo de trabalho cotidiano dos profissionais na atenção primária á saúde ainda precisa ser alcançada por meio de estratégias científicas, de gestão e de educação na saúde. Conclui-se que este estudo iniciou a construção de conhecimento, contribuindo para visualizar caminhos para se concretizar algumas dessas estratégias e avançar na utilização do diagnóstico coletivo em saúde como tecnologia de cuidado na atenção primária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paula Rossi Baldini - Coordenador / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Lina Karina Bernal Ordoñez - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos. , Rodovia Washington Luís, km 235 - SP 310, Jardim Guanabara, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (016) 33518111

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional