Talita Garcia Ferreira

Graduanda do curso de Direito na Faculdade CESUSC. Graduada no Curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2013-2016). Foi bolsista de Iniciação Científica vinculada ao Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq/UDESC) (2016), e ao Laboratório de Ensino de História (LEH/UDESC). Foi bolsista do programa PIBIB/CAPES de História na UDESC (2014-2015).

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2019 - Atual

Faculdade CESUSC

Graduação em andamento em Direito

2019 - Atual

Faculdade CESUSC

Graduação em História

2013 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: O livro "Admissão ao Ginásio" (1943-1971) e a escrita da História do Brasil
Orientador: Cristiani Bereta da Silva

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Dom Bosco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, T. G. . VI Semana Acadêmica de História "Visões de Mundo: História, representações e narrativas". 2015. (Outro).

FERREIRA, T. G. . V Semana Acadêmica de História "História e Segredo: Dimensões entre o Público e o Privado". 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso: Acessibilidade e inclusão com deficiência no trabalho: estratégias de atuação. 2021. (Outra).

XV CONGRESSO DIREITO UFSC. 2021. (Congresso).

VI Congresso de Licitações e Contratos de Florianópolis: contratações públicas durante a pandemia. 2020. (Congresso).

VI Congresso de Processo Civil de Florianópolis. 2020. (Congresso).

Palestra: Reflexos das alterações propostas pela MP 871/2019. 2019. (Outra).

XIV Congresso Direito UFSC. 2019. (Congresso).

XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC. 2016. (Encontro).

XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC.O ensino de História do Brasil por meio do livro ?Admissão ao Ginásio? (Décadas de 1940-1960). 2016. (Encontro).

XXVIII Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). 2015. (Simpósio).

História e Pornografia. 2014. (Outra).

II Seminário de Iniciação à Docência. 2014. (Seminário).

Memória e História Oral: do gravador para a sala de aula. 2014. (Outra).

V Semana Acadêmica de História - História e Segredo: dimensões entre o público e o privado. 2014. (Outra).

III Jornada Catarinense de Patrimônio Cultural. 2013. (Outra).

I Jornada de Pesquisa sobre o movimento Contestado. 2013. (Outra).

IV Semana Acadêmica de História - Entre o discurso e a espada: conflitos, traumas e memórias. 2013. (Outra).

Mídia e Conflitos. 2013. (Outra).

Sensíveis Memórias de um tempo arbítrio: a segunda guerra mundial vivida em Santa Catarina. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elaine Prochnow Pires

SILVA, C. B.; Cunha, Maria Teresa Santos;PIRES, E. P.. O livro de Admissão ao Ginásio (1943 - 1971) e a escrita da História do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Teresa Santos Cunha

SILVA, C. B.CUNHA, MARIA TERESA SANTOS; PIRES, E.P.. O livro Admissão ao Ginásio (1943-1771) e a escrita da História do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Núcia Alexandra Silva de Oliveira

PIBID - História; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nucia Alexandra Silva de Oliveira;

Bibiana Werle

Conflitos e resistências etnicorraciais no ensino de história do Brasil; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Bibiana Werle;

Cristiani Bereta da Silva

História escolar e o Exames de Admissão ao Ginásio; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristiani Bereta da Silva;

Cristiani Bereta da Silva

O livro ?Admissão ao Ginásio? e a escrita da história do brasil nas décadas de 1940 a 1960; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Historia) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristiani Bereta da Silva;

Luciana Rossato

O pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica III; 2016; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciana Rossato;

Caroline Jaques Cubas

Conflitos e resistências etnicorraciais no ensino de história do Brasil; 2016; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Caroline Jaques Cubas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, T. G. . Conexões temporais: relações que jovens do 1 E.M. fazem entre presente a passado na história - Florianópolis, 2016. In: Nucia Alexandra de Oliveira; Caroline Jaques Cubas. (Org.). Experiências de ensino de história no estágio supervisionado. 1ed.Jundiaí: Paco, 2019, v. IV, p. 1-174.

  • SILVA, Cristiani Bereta da. ; FERREIRA, T. G. . O ensino de História do Brasil por meio do livro ?Admissão ao Ginásio? (Décadas de 1940-1960). In: XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC, 2016, Chapecó. Anais do XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC, 2016.

  • FERREIRA, T. G. ; SILVA, Cristiani Bereta da. . O livro 'Admissão ao Ginásio' e a escrita da História do Brasil nas décadas de 1940 a 1960. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Larissa Canuto Dantas ; FERREIRA, T. G. . Ensino de História Indígena: experiências na Escola Municipal Henrique Veras, Florianópolis-SC (PIBID-UDESC). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, T. G. ; Larissa Canuto Dantas . Recursos Didáticos e Ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Talita Garcia Ferreira - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / César Augusto Jungblut - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Caroline Jaques Cuba - Integrante / Geovanni Rocha Junior - Integrante / Amanda Zuffo Nicoleit dos Santos - Integrante / Eduardo Muller Farias - Integrante / Mateus Vieira - Integrante / Lucas Wolff Schmidt - Integrante / Igor Lemos Moreira - Integrante / Luciana Rossato - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Talita Garcia Ferreira - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / César Augusto Jungblut - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Caroline Jaques Cuba - Integrante / Geovanni Rocha Junior - Integrante / Amanda Zuffo Nicoleit dos Santos - Integrante / Eduardo Muller Farias - Integrante / Mateus Vieira - Integrante / Lucas Wolff Schmidt - Integrante / Igor Lemos Moreira - Integrante / Luciana Rossato - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Talita Garcia Ferreira - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / César Augusto Jungblut - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Caroline Jaques Cuba - Integrante / Geovanni Rocha Junior - Integrante / Amanda Zuffo Nicoleit dos Santos - Integrante / Eduardo Muller Farias - Integrante / Mateus Vieira - Integrante / Lucas Wolff Schmidt - Integrante / Igor Lemos Moreira - Integrante / Luciana Rossato - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    PIBID/CAPES/UDESC - Subprojeto HISTÓRIA, Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação docente dos graduandos do curso de história a partir da inserção dos mesmos em duas escolas públicas (EE Simão José Hess e EBM Henrique Veras) sob supervisão dos professores Renata Mibielli e Cesar Jungblut. O projeto conta com 12 bolsas de Iniciação a docência e tem como principais atividades o acompanhamento das atividades do professor supervisor, a elaboração e aplicação de sequências didáticas e o desenvolvimento de oficinas de história nas escolas. Com este projeto pretende-se investigar o pensamento histórico de crianças e adolescentes na Educação Básica e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios colocados à formação docente inicial, a partir dos pressupostos da Didática da História. É a Didática da História, principalmente a delimitada pela bibliografia alemã, que fornece os aportes teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação do pensamento histórico no sentido de que possibilita entender que a formação histórica dos diferentes sujeitos não se restringe ao espaço escolar ou mesmo no a partir da Ciência de referência, mas que é elaborada e reelaborada no âmbito da cultura, em diferentes contextos. Essa perspectiva irredutivelmente impõe novos desafios ao ensino de História, e, por conseqüência, à formação docente inicial em História... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Talita Garcia Ferreira - Integrante / Núcia Alexandra Silva de Oliveira - Integrante / César Augusto Jungblut - Integrante / Renata Mibielli - Integrante / Nathalia Joniane Hermann - Integrante / Christian Gonçalves Vidal da Fonseca - Integrante / Larissa Canuto Dantas - Integrante / Ana Carolina Brasil - Integrante / Caroline Jaques Cuba - Integrante / Geovanni Rocha Junior - Integrante / Amanda Zuffo Nicoleit dos Santos - Integrante / Eduardo Muller Farias - Integrante / Mateus Vieira - Integrante / Lucas Wolff Schmidt - Integrante / Igor Lemos Moreira - Integrante / Luciana Rossato - Coordenador.