Ana Tereza do Nascimento Sales

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2007).Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pela ASSOBRAFIR (2013), Doutorado em Fisioterapia pela UFRN (2015). No período de Dezembro de 2013 e Agosto de 2014 foi bolsista do CNPq (bolsista SWE), realizando o doutorado sanduíche na cidade de Milão (Itália) na Instituição Politecnico di Milano. Funcionária pública do estado da Paraíba como Fisioterapeuta do Complexo Hospitalar de doenças infecto-contagiosas na cidade de João Pessoa (PB), desde 2008, atuando na área de Terapia Intensiva Adulto e Fisioterapia Hospitalar. Experiência como docente (Professora assistente III) do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte (2012-2015) nas áreas de Fisioterapia Pneumofuncional (estágio e sala de aula) e Cardiovascular (estágio e sala de aula), na cidade de Natal/RN. Professora substituta da UFRN na disciplina de Estágio supervisionado em Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular de Fevereiro a Julho de 2015. Atualmente, professora do quadro efetivo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no departamento de Fisioterapia.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Fisioterapia

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Desenvolvimento e validação tecnológica de dispositivo para avaliação dinâmica de músculos respiratórios.
Orientador: em Politecnico di Milano ( Andrea Aliverti)
com Guilherme Augusto Freitas Fregonezi. Palavras-chave: Músculos respiratórios; treinamento muscular respiratório; força muscular respiratória.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Fisioterapia

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: PREVALÊNCIA DE DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA(DAOP) E ALTERAÇÕES DE SENSIBILIDADE EM DIABÉTICOS TIPO II: IMPACTO DA DAOP NA QUALIDADE DE VIDA, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPOSIÇÃO CORPORAL.,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: GUILHERME AUGUSTO FREITAS FREGONEZI

Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto

2013 - 2014

Associação Brasileira de Fisiot. Cardiorrespiratória e Terapia Intensivai
Título: Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto

Graduação em fisioterapia

2002 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Teste de caminhada dos seis minutos em pacientes obesos:Estudo piloto
Orientador: Selma Sousa Bruno

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 -

Pilates Rehab. (Carga horária: 132h). , PhysioPilates Education, PHYSIOPILATES, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Atenção e cuidados na hipertenção arterial. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Assistência fisioterapêutica em enfermaria eUTI. (Carga horária: 960h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Fisioterapia Respiratória no Hospital V.S.. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Docência em Fisioterapia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Intensiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular (UTI e enfermaria).

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia nos distúrbios vasculares periféricos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SALES, A. T. N. . II COFIR- RN Congresso Potiguar de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva. 2015. (Congresso).

SALES, A. T. N. . II CONEFIR - Congresso Nordestino de Fisioterapia Respiratória. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I WORKSHOP DE FISIOTERAPIA E CARDIOLOGIA:PRINCÍPIOS E REABILITAÇÃO.REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR: PRINCÍPIOS E EVIDÊNCIAS. 2017. (Outra).

XVIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva. 2016. (Simpósio).

XVIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva.NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE A DOENÇA E O AUTOCUIDADO DE INDIVÍDUOS HIPERTENSOS. 2016. (Simpósio).

II COFIR-RN Congresso Potiguar de Fisioterapia Cardiorrespiratória e eme Terapia Intensiva. Palestra: Uso da VNI no pós-operatório de cirurgia cardíaca.. 2015. (Congresso).

II COFIR- RN Congresso Potiguar de Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva. Palestra Magna- A Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Intensiva e o novo contexto profissional da Fisioterapia ? a importância da ASSOBRAFIR. 2015. (Congresso).

III Congresso Nordestino de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva. Evidências da Fisioterapia Respiratória - Evidências sobre o EPAP. 2015. (Congresso).

III Congresso Nordestino de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva- III CONEFIR. Fisioterapia: Valorização profissional- Onde estamos?. 2015. (Congresso).

II CONEFIR - Congresso Nordestino de Fisioterapia Respiratória. DIFICULDADE NO DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA EM PACIENTES COM HIV. 2013. (Congresso).

6º Congresso internacional de fisioterapia. AVALIAÇÃO DE PÔSTERES. 2012. (Congresso).

6º Congresso internacional de Fisioterapia. AVALIAÇÃO DA MASSA DE GORDURA TOTAL E SEGMENTAR EM MULHERES DIABÉTICAS. 2012. (Congresso).

6º Congresso Internacional de Fisioterapia. INVESTIGAÇÃO E PREVALÊNCIA DE POLINEUROPATIA DISTAL DIABÉTICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE NATAL, RN. 2012. (Congresso).

XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliação da capacidade de exercício em pacientes diabéticos através do teste de caminhada de seis minutos.. 2011. (Congresso).

II Congresso Nordestino de Extensão Universitária. Investigação e prevenção das principais comorbidades associadas ao Diabetes Mellitus. 2010. (Congresso).

Curso Diagnóstico por Imagem. 2005. (Oficina).

I Jornada Acadêmica de fisioterapia. 2005. (Outra).

Workshop de Cinesioterapia aplicada á Neurologia. 2005. (Outra).

XI Ennefisio, VII Encontro de CA'S & DA'S. 2005. (Encontro).

56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Análise da correlação entre dois instrumentos de medição da extensão do joelho.. 2004. (Congresso).

Curso de Fisioterapia em bolas terapêuticas. 2004. (Oficina).

Curso de Fisioterapia em bolas terapêuticas. 2004. (Oficina).

Curso de Programas e políticas de Saúde. 2004. (Oficina).

Forúm Nacional de Ensino em Fisioterapia. 2004. (Simpósio).

X Encontro de Integração regional. 2004. (Encontro).

X Eneefisio, VII Encontro de CA'S & DA'S.. 2004. (Encontro).

XI Eneefisio, II Enafisio, VI Encontro de DA'S & CA'S. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ingrid Guerra Azevedo

CAMPOS, A; LISBOA, L; CÂMARA, S;SALES, ANA TEREZA DO N.; SOUZA, S. RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA REPRODUTIVA E DISFUNÇÕES DO ASSOALHO PÉLVICO COM FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM MULHERES DE MEIA IDADE E IDOSAS RESIDENTES NA COMUNIDADE. 2017. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: GABRIELY AZEVÊDO GOLÇALO SILVA

LIMA, ILLIA NADINNE D.F.; DANTAS, D.S;SALES, ANA TEREZA DO N.. RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DO TESTE DE CAMINHADA INCREMENTAL EM INDIVÍDUOS COM DPOC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2018.

Aluno: Adriana Santos Dantas

OLIVEIRA, MAG; BARROS, B.;SALES, ANA TEREZA DO N.. EFEITOS DA VNI COM PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA (CPAP) E PRESSÃO POSITIVA BI-NÍVEL(BIPAP) NO PÓS OPERATÓRIO MEDIATO DE CIRURGIA CARDIOVASCULAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Adriele Maria Cassimiro

SALES, A. T. N.; COUTINHO, G. F; Vânia, M. L. NÍVEIS DE PRESSÃO RESPIRATÓRIA MÁXIMA E FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA EM PACIENTES COM DIABETES TIPO 2. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Daniela de Castro Grutt e Haryadna do Nascimento Pereira

Simões, LCF; LIMA, I. N.;SALES, A. T. N.. A Hidroterapia na melhora da capacidade física em pacientes com DPOC: uma revisão sistemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Estácio Ponta Negra.

Aluno: Pâmela Tamara Mamede

Pinto, Janaína Dantas; Lima, Illia Nadine;SALES, A. T. N.. Avaliação da força muscular respiratória em corredores de rua: revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.

SALES, ANA TEREZA DO N.; COUTINHO, G. F; OLIVEIRA, MAG. CONCURSO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2018. Universidade Estadual da Paraíba.

COUTINHO, G. F;SALES, A. T. N.; ASSIS, T. A. CONCURSO PROFESSOR SUBSTITUTO. 2016.

SALES, A. T. N.; Mamam, A; ASSIS, T. A. CONCURSO PROFESSOR SUBSTITUTO. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vanessa Regiane Resqueti

Fregonezi, GAFLIMA, I. N. D. F.RESQUETI, V. R.. Endurance de musculos respiratorios apos treinamento muscular respiratorio em atletas e saudaveis nao atletas: uma revisao sistematica e metanalise. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Vanessa Regiane Resqueti

Fregonezi G. A. F:; Dias, Fernando A. L.;Resqueti,Vanessa Regiane. Impacto da Doença arterial periférica na qualidade de vida, nível de atividade física e composição corporal de pacientes diabéticos tipo 2. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Shirley Lima Campos

FREGONEZI, G. A. F.; FREGONEZI, V. R. R.; GUALDI, L. P.; KARSTEN, M.;CAMPOS, S. L.. Desenvolvimento e validação tecnológica de dispositivo para avaliação dinâmica de músculos respiratórios. 2015. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Guilherme Augusto de Freitas Fregonezi

Fregonezi, Guilherme A. F.; PERREIRA, D. A. G.;DIAS, F. A. L.. Prevalência de Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) e alterações de sensibilidade em pacientes diabéticos tipo 2: impacto da DAOP sobre a qualidade de vida, nível de atividade física e composição corporal. 2012. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Guilherme Augusto de Freitas Fregonezi

RESQUETI, V. R.; KARSTEN, M.;GUALDI, L. P.CAMPOS, S. L.Fregonezi, Guilherme A. F.. Desenvolvimento e validação tecnológica de dispositivo para avaliação dinâmica de músculos respiratórios. 2015. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Guilherme Augusto de Freitas Fregonezi

RESQUETI, V. R.LIMA, I. N. D. F.Fregonezi, Guilherme A. F.. Endurance de músculos respiratórios após treinamento muscular respiratório em atletas e saudáveis não atletas: uma revisão sistemática e metanálise. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Guilherme Augusto de Freitas Fregonezi

Resqueti, V.DIAS, F. A. L.Fregonezi, Guilherme A. F.. Impacto da Doenca arterial periferica na qualidade de vida, nivel de atividade fisica e composicao corporal de pacientes diabeticos tipo 2. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lucien Peroni Gualdi

FREGONEZI, G.;GUALDI, L. P.; RESQUETI, V. R.; KARSTEN, M.; CAMPOS, S. L.. Desenvolvimento e validação tecnológica de dispositivo para avaliação dinâmica de músculos respiratórios. 2015. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

ADRIELE CASSIMIRO DO NASCIMENTO

CORRELAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA COM A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E ALTERAÇÕES DE SENSIBILIDADE EM PACIENTES DIABÉTICOS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Beatriz Souza de Albuquerque Cacique New York

EFEITOS DO TREINAMENTO POR BIOFEEDBACK CARDÍACO NOS NÍVEIS PRESSÓRICOS, ESTRESSE E ANSIEDADE DE HIPERTENSOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Ana Tereza do Nascimento Sales Figueiredo Fernandes;

LÍVIA MADALENA VENTURA GUIMARÃES

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL, FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E QUALIADE DE VIDA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Ana Tereza do Nascimento Sales Figueiredo Fernandes;

Micaele Farias Nascimento

RISCOS CARDIOVASCULARES PÓS-OPERATÓRIOS EM CIRURGIAS CARDÍACAS: CORRELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO E AS ALTERAÇÕES DE FUNCIONALIDADE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Ana Tereza do Nascimento Sales Figueiredo Fernandes;

MIKAEL GLEIDISON DE MELO ARAÚJO MELO

COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÕES RESPIRATÓRIAS MÁXIMAS E DA CARGA VENTILATÓRIA MÁXIMA SUSTENTADA EM PRATICANTES DE NATAÇÃO E INDIVÍDUOS NÃO PRATICANTES; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Ana Tereza do Nascimento Sales Figueiredo Fernandes;

Adriele Maria Cassimiro do Nascimento

CORRELAÇÃO DAS PRESSÕES RESPIRATÓRIAS MÁXIMAS COM A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM DIABETES TIPO 2; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Ana Tereza do Nascimento Sales Figueiredo Fernandes;

Alicy Campos e Adriene Silva

UTILIZAÇÃO E EFICÁCIA DE ESTILUMAÇÃO DIAFRAGMÁTICA ELÉTRCA TRANSCUTÂNEA: REVISÃO SISTEMÁTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Ana Tereza do Nascimento Sales Figueiredo Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando Augusto Lavezzo Dias

PREVALÊNCIA DE DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA (DAOP) E ALTERAÇÕES SENSORIAIS EM PACIENTES DIABÉTICOS TIPO 2: Impacto da DAOP sobre a qualidade de vida, nível de atividade física e composição corporal; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Fernando Augusto Lavezzo Dias;

Guilherme Augusto de Freitas Fregonezi

Desenvolvimento e validação tecnológica de dispositivo para avaliação dinâmica de músculos respiratórios; 2015; Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Guilherme Augusto de Freitas Fregonezi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    CORRELAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA COM A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E ALTERAÇÕES DE SENSIBILIDADE EM PACIENTES DIABÉTICOS, Descrição: O projeto visa investigar a correlação entre a presença de distúrbios ventilatórios e alterações de sensibilidade periférica e autonômica em pacientes com diabetes tipo I e II. O diabetes por ser uma doença metabólica e acomete o metabolismo ocasionando uma situação de hiperglicemia persistente favorece o aparecimento de alterações do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático, o que contribui ainda mais com a queda na qualidade de vida e no status funcional do paciente acometido por essas complicações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Tereza do Nascimento Sales Figueiredo Fernandes - Coordenador / Adriele Maria Cassimiro do Nascimento - Integrante / Bárbara Renatha Barros - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Estadual da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor Efetivo, Carga horária: 40

  • 2008 - Atual

    Complexo Hospitalr de DIC Clementino Fraga

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Hospital Especializado no tratamento de doenças infecto-contagiosas. Atuação exclusiva na Unidade de Terapia Intensiva, Enfermarias e Semi Intensiva. No momento encontra-se de licença para a realização do doutorado.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora da disciplina de Estágio Supervisionado em Fisioterapia em Pneumologia, Cardiologia e Vascular

  • 2012 - 2015

    Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Estácio FATERN

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Docente do curso de graduação em Fisioterapia das disciplinas: - Estágio supervisionado em reabilitação cardiovascular e em pneumologia - Fisioterapia aplicada a cardiologia e pneumologia - Trabalho de Conclusão de Curso I

    Atividades

    • 08/2012 - 07/2015

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Fisioterapia Pneumofuncional (Hospital e Ambulatório)

    • 08/2012 - 07/2015

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia aplicada a Cardiovascular

    • 08/2012 - 07/2015

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia aplicada a Pneumologia

  • 2007 - 2008

    Empresa Fisiovitalis

    Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Fisioterapia Hospitalar em Enfermaria e UTI/Hospitais UNIMED, PAPI-Hospital geral, PROMATER, LIGA norteriograndense contra o câncer.